View Full Version : Placas informativas das estações do fura-fila e das linhas 5 e 8 do metrô

Osasco Station
October 11th, 2005, 03:20 AM
Isso mesmo, aquelas placas que ficam dentro dos trens.. não são idênticas? Não dá pra sonhar enqto não fica pronto?

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/9/9d/Mapa-Fura-Fila1.jpg
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/thumb/9/9e/8_rosa.jpg/800px-8_rosa.jpg
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/thumb/a/a2/Lilas18dm.jpg/800px-Lilas18dm.jpg

Bibiana
October 11th, 2005, 03:31 AM
é... talvez lá pra 2050...
e o que é essa estação "C.A.Y"???

RRC
October 11th, 2005, 04:30 AM
^^ C.A.Y. = Clube Atlético Ypiranga ;)

A estação Ana Neri seria bem próxima a minha casa :(

Que linha 8- Rosa é essa?

A linha 5 já deveria existir, acho que a mais essencial atualmente.

Osasco Station
October 11th, 2005, 05:22 AM
^^ C.A.Y. = Clube Atlético Ypiranga ;)

A estação Ana Neri seria bem próxima a minha casa :(

Que linha 8- Rosa é essa?

A linha 5 já deveria existir, acho que a mais essencial atualmente.

A linha 8 já foi divulgada no site da STM e pelo próprio secretário (Jurandir Fernandes)... dê uma olhada no meu topico sobre linhas novas de metrô, eu desenhei essa linha também.

neosoux
October 11th, 2005, 07:47 AM
Ué, mas qdo fica pronta essa linha rosa???

mopc
October 11th, 2005, 02:27 PM
^^A linha rosa começará a ter sua construção cogitada financeiramente só após a conclusão dos projetos atuais, o último dos quais será a fase II da linha 5, lá por 2012-2015. Se a linha 8-Rosa ficar pronta nem que parcialmente antes de 2020, será uma vitória pra São Paulo!

Osasco Station, onde vc conseguiu esses mapas??????? A linha 5 não vai perder estações????

mopc
October 11th, 2005, 02:32 PM
E outra coisa: no mapa da linha 8 porque a estação Lapa não mostra conexão com as estações Lapa das atuais linhas B e C??? Interessante notar que já aparece a estação Cerro Corá da linha 2, como será a extensão oeste da linha dois? Só vai ter uma estação a mais?

E o mapa da linha Freguesia-Oratório??? Existe?

Otis LA
October 11th, 2005, 03:39 PM
Mas vão terminar o Fura-Fila? Parece que iam aproveitar o viaduto para ônibus Parque Dom Pedro-São Mateus, ou não?

Osasco Station
October 11th, 2005, 04:50 PM
^^A linha rosa começará a ter sua construção cogitada financeiramente só após a conclusão dos projetos atuais, o último dos quais será a fase II da linha 5, lá por 2012-2015. Se a linha 8-Rosa ficar pronta nem que parcialmente antes de 2020, será uma vitória pra São Paulo!

Osasco Station, onde vc conseguiu esses mapas??????? A linha 5 não vai perder estações????

Esses mapas não são oficiais... a linha 5 provavelmente vai perder estações sim, como a Granja Julieta, que foi excluída.. o que sabemos por enqto é que mais 2 foram retiradas, de acordo com o Programa Prioridade na Rede (PITU 2010).

Osasco Station
October 11th, 2005, 04:53 PM
E outra coisa: no mapa da linha 8 porque a estação Lapa não mostra conexão com as estações Lapa das atuais linhas B e C??? Interessante notar que já aparece a estação Cerro Corá da linha 2, como será a extensão oeste da linha dois? Só vai ter uma estação a mais?

E o mapa da linha Freguesia-Oratório??? Existe?

Realmente esqueceram das conexões com as linhas A e B.

Quanto à extensão da linha 2, creio que haverá uma estação antes de Cerro Corá, e depois vai haver a Vila Leopoldina, integrada à linha B da CPTM.

Ainda não achei o da linha Freguesia-Oratório....

Osasco Station
October 11th, 2005, 04:54 PM
Mas vão terminar o Fura-Fila? Parece que iam aproveitar o viaduto para ônibus Parque Dom Pedro-São Mateus, ou não?

Li que fariam um corredor de ônibus elétrico até a Cidade Tiradentes, mas essas estações são da época do Fura-Fila.

mopc
October 11th, 2005, 06:01 PM
Realmente esqueceram das conexões com as linhas A e B.

Quanto à extensão da linha 2, creio que haverá uma estação antes de Cerro Corá, e depois vai haver a Vila Leopoldina, integrada à linha B da CPTM.

Ainda não achei o da linha Freguesia-Oratório....

Aé, A e B, nã B e C!!!

mopc
October 11th, 2005, 06:03 PM
Esses mapas não são oficiais... a linha 5 provavelmente vai perder estações sim, como a Granja Julieta, que foi excluída.. o que sabemos por enqto é que mais 2 foram retiradas, de acordo com o Programa Prioridade na Rede (PITU 2010).

Tinha até esquecido que um dia houve uma estação Granja Julieta no projeto da linha 5!!!! Quais serão as duas estações retiradas??? Aposto que serão Paulo Eiró e Campo Belo.

mopc
October 11th, 2005, 06:33 PM
Com essa linha 8, mais a extensão da linha 2 até Leopoldina, ficaria assim a rede:

http://img.photobucket.com/albums/v636/mopc/SaoPaulo2014-linha8.jpg

Osasco Station
October 11th, 2005, 09:44 PM
Tinha até esquecido que um dia houve uma estação Granja Julieta no projeto da linha 5!!!! Quais serão as duas estações retiradas??? Aposto que serão Paulo Eiró e Campo Belo.
Como eu tinha dito, acho que Paulo Eiró e Servidor.

Osasco Station
October 11th, 2005, 09:45 PM
Ainda bem que retiraram, pelo menos na questão de nome.. chega de estações com nomes duplicados!

Osasco Station
October 11th, 2005, 09:49 PM
Com essa linha 8, mais a extensão da linha 2 até Leopoldina, ficaria assim a rede:

http://img.photobucket.com/albums/v636/mopc/SaoPaulo2014-linha8.jpg
Não se esqueça da linha Freguesia-Oratório, conforme consta no mapa que fiz.. também faltam as unificações Lapa e Água Branca e a Estação Bom Retiro.. também já poderia retirar a Estação Júlio Prestes e fazer as adequações do Projeto Integração Centro.

mopc
October 11th, 2005, 10:39 PM
Vc acredita na estação Bom Retiro? E quem deu certeza de que a Júlio Prestes será desativada logo? Pra mim seria ótimo se ela fosse o ponto incial do Expresso Aeroporto ...o trem sairia de costas daí se encaixaria na via da Integração Centro.... parece que Barra Funda já foi escolhida e tem a vantagem da ligação direta com o metrô e CPTM, mas JP foi cogitada.

Caio
October 11th, 2005, 10:57 PM
Mopc, o Expresso Aeroporto vai sair mesmo?

Osasco Station
October 12th, 2005, 12:16 AM
Vc acredita na estação Bom Retiro? E quem deu certeza de que a Júlio Prestes será desativada logo? Pra mim seria ótimo se ela fosse o ponto incial do Expresso Aeroporto ...o trem sairia de costas daí se encaixaria na via da Integração Centro.... parece que Barra Funda já foi escolhida e tem a vantagem da ligação direta com o metrô e CPTM, mas JP foi cogitada.
Não queria acreditar, mas como continua constando nos mapas, acho que vai acabar existindo...
A JP virará um centro cultural, e creio que a única forma do Expresso Aeroporto sair e passar por ali será em subterrâneo, razão pela qual isso foi descartado, devido ao custo.

mopc
October 13th, 2005, 03:13 PM
Mopc, o Expresso Aeroporto vai sair mesmo?

O Estado vive dizendo que tá prestes a começar tudo, com dinheiro coreano, sei lá o que, mas a verdade é que não há data para o começo das obras. O discurso é que sai antes de 2010, o que significa que sai depois de 2010. O negócio é que o metrô está com projetos demais até 2020, difícil saber o que realmente vai ser feito e quando. É provável que depois do término da fase II da linha 4 (que era pra 2010 mas agora o Estado diz que só em 2012) a prioridade seja o expresso Aeroporto (que pode começar a ser feito bem antes, é mais barato, quem sabe já no ano que vem começa a obra) e a fase II da linha 5, que é muito cara (R$3,5 - 4 bilhões) e duvido que comece a ser construída antes de 2012.

Osasco Station
October 14th, 2005, 03:20 AM
O Estado vive dizendo que tá prestes a começar tudo, com dinheiro coreano, sei lá o que, mas a verdade é que não há data para o começo das obras. O discurso é que sai antes de 2010, o que significa que sai depois de 2010. O negócio é que o metrô está com projetos demais até 2020, difícil saber o que realmente vai ser feito e quando. É provável que depois do término da fase II da linha 4 (que era pra 2010 mas agora o Estado diz que só em 2012) a prioridade seja o expresso Aeroporto (que pode começar a ser feito bem antes, é mais barato, quem sabe já no ano que vem começa a obra) e a fase II da linha 5, que é muito cara (R$3,5 - 4 bilhões) e duvido que comece a ser construída antes de 2012.

$ não é problema, é pura questão de interesses políticos.

Alexpira
October 14th, 2005, 04:34 AM
Sinceramente, ainda creio que esta história de Linha 8 do Metrô é mais discurso pré-eleitoral do Secretário que plano concreto. A Linha 4 não fica pronta antes de 2010, no minimo...a Linha 5 é mais cara ainda e deve começar por volta de 2009 a 2010, se a 4 nao atrasar...
E isto se nao houver mudança de partido nas eleicoes de 2006...
Temos que lembrar que atualmente nao é mais possível fazer linhas de 20 a 30 km, como a Norte-Sul em dois a três anos a custa do endividamento do Estado...a Lei de Responsabilidade Fiscal impede.

Osasco Station
October 14th, 2005, 02:17 PM
Sinceramente, ainda creio que esta história de Linha 8 do Metrô é mais discurso pré-eleitoral do Secretário que plano concreto. A Linha 4 não fica pronta antes de 2010, no minimo...a Linha 5 é mais cara ainda e deve começar por volta de 2009 a 2010, se a 4 nao atrasar...
E isto se nao houver mudança de partido nas eleicoes de 2006...
Temos que lembrar que atualmente nao é mais possível fazer linhas de 20 a 30 km, como a Norte-Sul em dois a três anos a custa do endividamento do Estado...a Lei de Responsabilidade Fiscal impede.

Eles podem começar uma linha sem terminar a outra, pois todas elas são feitas em trechos..

mopc
October 14th, 2005, 02:59 PM
Eu também sou cético quando à continuação dos projetos atuais, a linha 4 continua é claro, se bem que pode haver mais atrasos, o Expresso Aeroporto é de interesse econômico e acho que sai sem demorar muito, minha dúvida é a continuação da linha 5. É muito cara.