View Full Version : Update do projecto: central solar no Alentejo

Petronius
October 26th, 2005, 02:53 PM
http://www.forbes.com/business/feeds/afx/2005/10/26/afx2299359.html

AFX News Limited
Portugal govt launches world's largest solar power project
10.26.2005, 06:17 AM

LISBON (AFX) - Manuel Pinho, the economy minister, formally granted an operating permit to the world's largest solar power site, where an investment of 250 mln eur is projected to lead directly to the creation of 130 jobs and indirectly to another 300, Jornal de Negocios Online reported.

The Moura site is scheduled to include a factory to make solar panels, owned by BP Solar, and a research laboratory.

The installed capacity of 49.6 megawatts will be able to produce 88 gigawatts of electricity a year, according to the report.

The town of Moura owns the majority of the firm, Amper Central Solar, which is overseeing the solar power project.

The plant will have 350,000 solar panels spread over 114 hectares and will be several times bigger than the largest existing solar power station, in Germany, according to Lusa newsagency.

equitynext@afxnews.com

Petronius
October 26th, 2005, 02:56 PM
lembram-se de termos discutido isto? De dizermos que o governo português , às tantas, não ia aprovar o projecto? Pelos vistos foi aprovado! Estamos de parabéns :applause:

Daniel_Portugal
October 26th, 2005, 05:56 PM
É de facto muito bom para Portugal, não só pela energia que vamos ter com isto, mas também pelo facto de termos o maior do mundo! =) se portugal começa-se a investir muito em energias alternativas.. bem que se podia livrar da sombra do petrólio.. que tantas dores de cabeça nos tem dado a nivel económico =((((

Barragon
October 26th, 2005, 09:01 PM
O Ref já tinha posto essa notícia aí.... mas não sei em que thread!!! Excelente mesmo!

Phobos
October 26th, 2005, 09:26 PM
Aquilo vai ser mesmo enorme.Até qeuria saber de mais dados para comparar quanto maior vai ser a nossa central quando comparadado com a alemã.

Daniel_Portugal
October 26th, 2005, 09:31 PM
sabem o que eu gostava? que houvesse uma noticia que se iam fazer 5 centrais solares maiores do planeta no nosso pais.. assim como 5 maiores barragens e 5 maiores campos de energia eolica =D espalhados por todo o territorio.. digamos que criarmos energia quase "TANTA" que nao fosse preciso importar petroleo.. e assim gastar o dinheiro noutras coisas =)))) asserio k o facto de nos termos k comprar IMENSO petroleo e um GRANDE corte na nossa economia =(((((

Phobos
October 26th, 2005, 09:36 PM
O que gostaria realmente é que fizessem os 5 maiores arranha-céus do mundo em Portugal,ou se não for possivel isso pelo menos os 5 maiores da europa para baixar a crista da "city" >(

Daniel_Portugal
October 26th, 2005, 10:15 PM
LOOOOL preferias os 5 maiores arranha ceus do mundo, ou 5 centrais de energia alternativa de cada.. maiores do mundo? se preferires os arranha ceus devote dizer que na minha modesta opiniao estas a ser um pouco obtuso =D centrais de energia alternativa eu penso que é a coisa mais importante que os paises devem fazer.. dado que o petroleo vai acabar... e dado que PORTUGAL NAO TEM PETROLEO E GASTA MILHOES A COMPRALO TODOS OS ANOS!

Phobos
October 26th, 2005, 10:17 PM
É claro que eu estava a brincar Dani.Os arranha-céus seria só para "os ingleses verem",como se diz aqui no Brasil. :D

Daniel_Portugal
October 26th, 2005, 10:20 PM
ehehehehe ate faria logica essa expressao neste caso.... dado que os ingleses sao a maior fatia de turistas em portugal =D ehehe

Phobos
October 26th, 2005, 10:22 PM
E além disso seria bom para eles verem que aqui não se faz arranha-ceus por tudo quanto é lado como na capital deles,que daqui a uns anos vai parecer é uma cidade americana.Fucking brits :mad2:

Barragon
October 26th, 2005, 10:35 PM
sabem o que eu gostava? que houvesse uma noticia que se iam fazer 5 centrais solares maiores do planeta no nosso pais.. assim como 5 maiores barragens e 5 maiores campos de energia eolica =D espalhados por todo o territorio.. digamos que criarmos energia quase "TANTA" que nao fosse preciso importar petroleo.. e assim gastar o dinheiro noutras coisas =)))) asserio k o facto de nos termos k comprar IMENSO petroleo e um GRANDE corte na nossa economia =(((((

Isso era o meu sonho..... faltava só as 5 maiores usinas de dessalinização do mundo!

Reflex
October 26th, 2005, 11:19 PM
The plant will have 350,000 solar panels spread over 114 hectares and will be several times bigger than the largest existing solar power station, in Germany, according to Lusa newsagency.
:eek2::eek2::eek2:

Reflex
October 26th, 2005, 11:24 PM
Reparem bem a diferença...:shocked:
A maior central solar do mundo, actualmente... (http://www.dw-world.de/dw/article/0,1564,1321857,00.html)

Barragon
October 27th, 2005, 12:14 AM
1.800 casas... não é mto!

Daniel_Portugal
October 27th, 2005, 12:29 AM
E além disso seria bom para eles verem que aqui não se faz arranha-ceus por tudo quanto é lado como na capital deles,que daqui a uns anos vai parecer é uma cidade americana.Fucking brits :mad2:

não cheguei a perceber uma coisa... achas bom construir-se arranha ceus por tudo quanto é lado ou nao?

Reflex
October 27th, 2005, 12:33 AM
O que eu ainda nao vi foi quando irá arrancar o projecto e qual a previsao para a sua conclusao...
(e ja agora a quantos mil lares poderá ser fornecida a energia daqui proveniente...)

Daniel_Portugal
October 27th, 2005, 12:40 AM
se a outra da 1800 e esta é maior.. deve dar pra algumas centenas mais k 2000

Barragon
October 27th, 2005, 12:44 AM
O Phobos odeia ver arranha ceus em outro sítio senão o CBD!

Daniel.... errado... a central de moura é umas 8 vezes maior... penso... logo praí uns 15.000 lares!

Daniel_Portugal
October 27th, 2005, 12:52 AM
PORRA 8 vezes maior que a actual maior do mundo?! :eek2: estamos de facto de parabens!!!!!

Fern
October 27th, 2005, 12:56 AM
O que gostaria realmente é que fizessem os 5 maiores arranha-céus do mundo em Portugal,ou se não for possivel isso pelo menos os 5 maiores da europa para baixar a crista da "city" >(
A city e o canary wharf!! Vao ficar do outro mundo! ;)

Arpels
October 27th, 2005, 01:46 AM
bem a area é enorme, cerca de 118 campos de futebol :eek2: capacidade para 88 giga wates de energia!!

Daniel_Portugal
October 27th, 2005, 02:13 AM
realmente.. ca grande cena!

Filipe_Golias
October 27th, 2005, 03:06 AM
WOOHOO!!! :applause:

114 hectares???????? :runaway: Vai ser uma planicie espelhada :D

Então a nossa vai dar pra alimentar quantas habitações durante que periodo de tempo, pra eu ter uma ideia?

JohnnyMass
October 27th, 2005, 03:44 AM
fantástica notícia!!!:applause:...vamos lá a ver é se não leva mais de 20 anos a construir como o Alqueva!

JohnnyMass
October 27th, 2005, 03:47 AM
esta só tem 33,500 painés, a nossa vai ser 10 vezes maior logo 18,000 casas.

Daniel_Portugal
October 27th, 2005, 04:09 AM
jonny isto e totalmente diferente.. penso k seja muito mais rapido a construir =)

traveler
October 27th, 2005, 12:52 PM
Pararbens Portugal. :applause:

Arpels
October 27th, 2005, 02:27 PM
WOOHOO!!! :applause:

114 hectares???????? :runaway: Vai ser uma planicie espelhada :D

Então a nossa vai dar pra alimentar quantas habitações durante que periodo de tempo, pra eu ter uma ideia?

a bem dizer é isso mesmo, uma planicie espelhada :okay: o bom deste projecto é k alem de produzir energia apartir do sol vai tambem criar milhares de postos de trabalho para uma zona onde não há postos de trabalho nenhuns.

TeKnO_Lx
October 27th, 2005, 04:28 PM
A Central Fotovoltaica de Amareleja (Moura) - a maior do género do mundo - vai começar a fornecer energia a partir de painéis solares para a Rede Eléctrica Nacional a partir de Janeiro de 2007. A garantia foi ontem dada por Manuel Pinho, ministro da Economia, no acto de entrega da licença de estabelecimento daquela unidade.

A construção da central deverá iniciar-se até ao final do ano, para ficar concluída em Dezembro de 2006, iniciando a laboração em Janeiro de 2007.

Com um investimento previsto de 250 milhões de euros, comportará 350 mil painéis solares. Durante a fase de construção serão criados 130 postos de trabalho e 200 na Fábrica de Painéis Solares.

Com uma potência de 62 MW, a Central Fotovoltaica vai produzir anualmente 88 GWh, "tendo o preço sido fixado em 320 euros/MW. A partir do terceiro ano, irá produzir energia para exportação", referiu Manuel Pinho.

Considerando o projecto como inovador, o ministro da Economia referiu que "a operação financeira para a construção da central está a ser montada". Manuel Pinho acrescentou que poderão aparecer novos investimentos nesta área, pois "existem ainda 24 MW disponíveis". Teixeira Correia

Arpels
October 27th, 2005, 04:43 PM
esperemos k a moda pegue por ca e depois deste aparecem mais :cheers:

Daniel_Portugal
October 27th, 2005, 05:43 PM
é mesmo... e ja agora que pegue a moda de energias alternativas em geral.. se usassemos o sol, o vento e a agua para termos energia em vez de comprarmos petroleo.. isso a k era um grande passo na nossa economia!

Barragon
October 27th, 2005, 08:06 PM
Naõ percebi uma coisa..... existem ainda 24 MW disponíveis???? ahn??? mas impuseram limites??? A gente quer é mais 10 centrais iguais a essa por todo o alentejo e interior!!!

Phobos
October 27th, 2005, 11:15 PM
Aquilo vai ser mesmo grande!Muitas vezes maior do que a segunda maior. :applause:

Reflex
October 27th, 2005, 11:48 PM
Será que, tal como a muralha da China, esta vai ser visto do espaço???:D

Phobos
October 27th, 2005, 11:52 PM
Só se forem os reflexos :D dos painéis solares.

Barragon
October 27th, 2005, 11:53 PM
Manuel Pinho acrescentou que poderão aparecer novos investimentos nesta área, pois "existem ainda 24 MW disponíveis". Teixeira Correia

Algúem que me explique isto!

Reflex
October 28th, 2005, 12:03 AM
Não sei, Barra... Talvez haja 1 limite estabelecido...:|

Barragon
October 28th, 2005, 12:04 AM
Limite??????? Que cromos men...... sem comentários!!

TeKnO_Lx
October 28th, 2005, 12:19 AM
deve ser limite da energia solar.
o governo concedeu X percento de licenças..secalhar com a eolica é outra historia
pa mas nao sei.. tou so um bitate :laugh:.

Reflex
October 28th, 2005, 12:20 AM
Não sei... É essa a ideia que dá, que existe 1 tecto relativo a limite pre-estabelecido ou capacidade... Mas isso é pura especulaçao da minha parte...:|

Mas acho o Alentejo tem capacidade para albergar, pelo menos mais um ou dois projectos deste de médio/alta dimensao...:okay:

Daniel_Portugal
October 28th, 2005, 12:21 AM
calma nao stressem.. mesmo k haja limite este vai ser cerca de 10 vezes maior k o actual maior do mundo.. alias o eventual limite será para essa area especifika.. porke talvez se criam mais centrais solares ao longo do pais.. e eolicas tambem :) (assim eu espero)

Reflex
October 28th, 2005, 12:24 AM
Sim, Daniel, mas o Alentejo será, à partida, a zona do país que melhor comportaria este tipo de projectos...;)

Daniel_Portugal
October 28th, 2005, 12:26 AM
logico que sim... mas o que eu disse aplica-se na mesma... essa tal limitaçao imposta deve ser para essa zona.. nao impedindo assim a construçao em outras areas do alentejo..

quanto a outras areas.. provavelmente deveriam (e vao) investir em energia eolica :)

JohnnyMass
October 28th, 2005, 03:10 AM
então deixa ver...ainda não começaram a construção...ainda estão em negociações...estamos a 14 meses de Dezembro de 2006...tenho dúvidas que num ano fique pronta.

Arpels
October 28th, 2005, 12:29 PM
pois e ainda não apareceram as criticas e os estudos de impacto!!

Reflex
October 28th, 2005, 11:54 PM
Ah, mas isso é porque não é em Lisboa, porque senao o senhor Sá Fernandes ja andava a tratar disso...:bash:

(e tambem porque o dito nao se quer candidatar à CM Moura...):|

Arpels
October 29th, 2005, 02:01 AM
lol no minimo :laugh:

Barragon
October 29th, 2005, 12:16 PM
Pessoal ....114 hectares são 11,4 km2 certo??

O concelho de Moura tem 958,0 km2 ...... e não é dos maiores (há praí uns 10 maiores) ..... decerteza que caberiam muitas mais centrais iguais a esta SÒ no concelho de Moura.... fora no de Serpa, Barrancos, Mertola .... etc!! C'mon.... vamos fazer mais para sermos autosuficientes!

jceia
October 29th, 2005, 04:16 PM
eu acho que são 1,14Km2

jceia
October 29th, 2005, 04:21 PM
Eu acho este projecto muito bom, aliás, porque todos os concelhos do Alentejo, que não têm muita população e nem muitas necessidades energéticas poderias ser auto-suficientes caso houvesse um investimento bem estruturado no âmbito de equipar esta região ao nível energético, com centrais de energia solar, eólica, e biomassa entre outros.
Para as zonas do litoral, bem mais povoadas, a energia nuclear agora muito mais segura e limpa seria uma excelente opção.

Barragon
October 29th, 2005, 04:35 PM
eu acho que são 1,14Km2

Pois é..... ainda mais me ajudas....

jceia
October 29th, 2005, 04:48 PM
1Km2 são 100ha =)

[Smeagol]
October 29th, 2005, 05:29 PM
a regra geral para a converção de MW para população é de:

~1MW----900pessoas , logo 88MW---- 80 000Habitantes

jceia
October 29th, 2005, 05:59 PM
entao a central só vai servir para 80mil habitantes? :s isso é muito pouco... para a maior central solar do mundo

[Smeagol]
October 29th, 2005, 06:55 PM
mas o governo em 2010 que ter em renovaveis:

150MW em fotovoltaica 135 000 hab

4500MW em eolica 4 050 000 hab

50MW em ondas de marés 45 000 hab

400MW em minihidricas 360 000 hab

4940MW em grande hidrica 4 450 000 hab

350MW em biomassa 315 000 hab

300MW em geotermica 270 000 hab

O que prefaz um total de 9 625 000 hab que utilizaram energias renovaveis... mas estes 10 690MW representao apenas 44% do total de consumo nacional!!!

se conseguirem estas metas, vai ser a melhor coisa que portugal alguma vez fez... :)

jceia
October 29th, 2005, 07:04 PM
vai ser apenas 44% porque aém dos habitantes também há as fabricas e assim não é?

[Smeagol]
October 29th, 2005, 08:02 PM
claro, tudo o resto tbm consome, nao é só fabricas, qualquer tipo de instalações obviamente consome energia...

e mesmo a ilunimação piblica consome muito em portugal... já li em algum lado mas n me lembro onde... era mais ou menos 15% do total nacional!!!!

Daniel_Portugal
October 29th, 2005, 08:06 PM
mesmo assim se tiver toda essa produção de energia renovavel.. meu deus.. ficamos muito mais autosuficientes e sem tanta dependencia da merda do petroleo k nos tem saido tao caro.. =S

Fern
October 29th, 2005, 08:09 PM
entao a central só vai servir para 80mil habitantes? :s isso é muito pouco... para a maior central solar do mundo
Os paineis solares ainda sao relativamente pouco eficientes! Pode ser que no futuro com desenvolvimentos tecnologicos se possa tornar mais productiva.

Daniel_Portugal
October 29th, 2005, 08:11 PM
Os paineis solares ainda sao relativamente pouco eficientes! Pode ser que no futuro com desenvolvimentos tecnologicos se possa tornar mais productiva.

isso seria optimo :)

[Smeagol]
October 29th, 2005, 08:53 PM
http://www.energiasrenovaveis.com/img/img_noticias/03973_2.jpg
Mas felizmente vem ai o H2 que nos vai salvar a todos... como a europa depende muito do petroleo somos os que mais estamos a desenvolver i&d neste campo... inda esta senana li no D.E. que portugal tem grandes potencialidades mesmo na matéria do hidrogénio... pois é dos paises que mais se está a investigar esta forma de energia...

parece dificil acreditar mas é verdade...

Actualidade

As células de combustível em Portugal ainda não passam de projectos de demonstração ou de investigação a nível dos Institutos de Investigação ou Departamentos universitários. Destacam-se neste panorama o INETI (Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial), o IST (Instituto Superior Técnico) o INEGI (Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial) e a faculdade de Engenharia do Porto.

De todos os projectos levados a cabo nestas instituições, a que tem mais relevância é o Projecto CUTE (Clean Urban Transport for Europe), cujo objectivo é desenvolver e demonstrar um sistema de transporte livre de emissões e com baixo ruído que, incluindo a respectiva infra-estrutura energética, tem um grande potencial para reduzir a emissão de gases de efeito de estufa, indo ao encontro dos compromissos do Protocolo de Quioto, melhorando a qualidade de vida em zonas densamente povoadas e conservando os recursos fósseis.

Para se atingir este objectivo haverá um total de 27 autocarros que circularão no Porto e que serão construídos pela EvoBus baseados no modelo Citaro da Mercedes Benz. A alimentação é constituída por uma pilha de combustível do tipo PEMFC com uma potência de 250 kW, que juntamente com o restante do sistema está montado no tecto do autocarro. O módulo de armazenamento consiste em 9 cilindros de 205 litros para uma capacidade total de 44 kg de hidrogénio a 350 bar.

Para abastecer os autocarros, é necessário uma estação de alta pressão, operando a 450 bar, capaz de reabastecer o autocarro em cerca de 10 minutos. O hidrogénio é produzido na própria estação ou transportado para esta na forma líquida. A produção do hidrogénio tal como referido anteriormente é uma questão vital para que o impacte ambiental seja minimizado. As possibilidades variam desde a electrólise à reformação da gasolina, gás natural passando pelo metanol.

Mais recentemente nasceu em Portugal a primeira empresa virada para a produção e comercialização de células de combustível. O seu nome é SRE (soluções Racionais de Energia) e acabou de lançar a “Lucis”, a primeira pilha de combustível nacional. A “Lucis não é mais que uma PEMFC, com a possibilidade de serem acopladas em unidades de quatro células, com um peso de 200 gramas. A prazo poderão substituir uma bateria convencional de seis quilos, abrindo as portas a uma multiplicidade de utilizações: carrinhos de golfe, iluminação para câmaras de vídeo, cadeiras para pessoas deficientes, veículos industriais eléctricos e um grande número de aplicações móveis. A autonomia de uma pilha de combustível deste tipo é de 60 horas, ao contrário das 10 horas de uma bateria tradicional.

Os projectos futuros da empresa passam pela comercialização da “lucis” e esperam adquirir o “know-how” suficiente para se lançarem nas tecnologias de alta temperatura para produção estacionária de energia. Esse know how poderá provir da central de hidrogénio que vai ser construída nos Açores, na Praia da Vitória

Futuro

Com a SRE e esperemos que outras spin offs saiam dos centros de investigação das faculdades o mercado das células de combustível deverá expandir-se em Portugal. A CARRIS (em Lisboa) e a SCTP (no Porto) deverão ser capazes de substituir alguns autocarros da sua frota por veículos a hidrogénio. A forma de produção de hidrogénio ainda não está definida, mas a electrólise é uma boa solução, pois a electricidade é barata em Portugal, podendo ser obtida a partir de PV ou de aerogeradores (situação no Norte do país). O lobby do gás e da gasolina fará sua força, mas esperemos que a solução gasolina ou gás natural não se venha a concretizar, para bem do nosso ambiente e das células de combustível! A experiência islandesa na produção de hidrogénio com base em Metanol, pode reavivar esta antiga forma de energia em Portugal, pois não nos faltam culturas agrícolas com o potencial de o vir a produzir. A solução hidrogénio puro é a ideal, mas a níveis de veículos ligeiros, a tecnologia ainda não o permite.
Digamos que para os autocarros o futuro parece passar por uma desta técnicas. No caso dos automóveis, a solução não será nacional, mas mundial, pois a que for adoptada pelos fabricantes mundiais será a que ditará o futuro da produção de Hidrogénio em Portugal.

Á semelhança de outros países pesqueiros, a nossa frota de pesca poderá também ser convertida para hidrogénio, mas dada a crise que as pescas atravessam, essa possibilidade ainda está longe. A União europeia terá nesse campo um papel fundamental ao incentivar economicamente a conversão das frotas de pesca.

A título de conclusão, espera-se que a tecnologia evolua bastante nos próximos tempos, levando a que o hidrogénio possa de facto ser elevado ao estatuto de motor económico mundial, destronando o petróleo!

Projecto que já está em desenvolvimento na ilha terceira http://www.lamtec-id.com/Pages/energy_phases_p.html

Cronologia:
Sistema de Hidrogénio Renovável na ilha Terceira (Praia da Vitória) para investigação e demonstração de aplicações.

2 0 0 5

Hidrogénio e Geotermia, para
auto-suficiência eléctrica na ilha Terceira.
Introdução do H2 noutras ilhas Açorianas.

2 0 1 0

Aumento da capacidade de produção e armazenamento de Hidrogénio, para tornar o sistema energético da
ilha Terceira totalmente auto-sustentado.
Auto-sustentabilidade energética em diversos sectores nas outras ilhas Açorianas e em Portugal Continental.

2 0 2 0

Autonomia energética dos Açores.
Exportação de Hidrogénio para o território Continental Português.

2 0 2 5

Barragon
October 29th, 2005, 08:57 PM
excelentes notícias :applause:

Fern
October 29th, 2005, 09:27 PM
E' curioso e' que eles nao referem ai a quantidade de energia necessaria para produzir esse hidrogenio (dividir moleculas de agua)! Talvez a construccao de umas centrais nucleares extra!?

[Smeagol]
October 29th, 2005, 09:49 PM
esse ainde é o grande problema... dai a nessecidade de mais investigação... mas n te preocupes que o futuro é este... o h2 é a alternativa ao petroleo...

Fern
October 29th, 2005, 09:59 PM
Eu sei que estao a desenvolver tecnicas para tornar viavel o H2 (gaseificacao com biomassa, electrolise de acido bromhidrico, que usa aoenas metade da energia, e fotoelectrolise esta ultima poderia funcionar se enchessemos o Alentejo de paineis solares!) mas ja ouvi muitos cientistas dizer que e' uma perda de tempo e dinheiro, que se deveria estar a pensar em outras alternativas!

Reflex
October 29th, 2005, 11:30 PM
Porquê uma estação nos Açores?
Ha 1ns tempos atras, 1 professor meu disse-nos que hoje em dia ja existe a tecnologia e o conhecimento necessario para que o h2 pudesse ser uma fonte de energia com 1 importancia quase tao grande como a gasolina (referindo-se a automoveis...) e que so nao acontece devido ao lobby do petroleo...:|

Filipe_Golias
October 30th, 2005, 01:48 AM
Bem, Smeagol! Essas metas de capacidade de produção em energias renováveis é fantástica! Era um valente passo para uma autonomia energética nacional e um ambiente muito mais limpo! :applause:

Espero ansiosamente que tudo isto se cumpra :yes: Eu bem vejo uns quantos H2Bus cá no Porto... dá um gozo ver o vapor d'água a sair por cima :)

Arpels
October 30th, 2005, 01:50 AM
nos Açores podia-se era dar maior uso e desenvolvimento a energia geotermica :yes: e na energia do vento, numca vi uma terra tão ventosa como aquelas ilhas!!

Reflex
October 30th, 2005, 01:45 AM
Espero ansiosamente que tudo isto se cumpra :yes: Eu bem vejo uns quantos H2Bus cá no Porto... dá um gozo ver o vapor d'água a sair por cima :)
Se bem que quando 1 gajo está distraido a 1ª coisa que pensa é "cab%&/ dos autocarros que só deitam fumo... A poluição que aquela merda está para ali a fazer..." ...e depois :doh: aquilo é vapor de água!!!:rofl:

Barragon
October 30th, 2005, 02:50 PM
nos Açores podia-se era dar maior uso e desenvolvimento a energia geotermica :yes: e na energia do vento, numca vi uma terra tão ventosa como aquelas ilhas!!

Olha boa ideia..... no futuro devem surgir projectos eólicos decerto!

TeKnO_Lx
October 30th, 2005, 02:52 PM
eh pa eles que não ponham muitos!
se forem á Galiza vão ver akilo cheio de moinhos de vento (windmills).. mas tão em todo o lado chega a ser demais..

Barragon
October 30th, 2005, 02:54 PM
Quando é demais também enjoa né? mas é preciso Tekno....

TeKnO_Lx
October 30th, 2005, 02:56 PM

poix eu tb vi isso no Porto.. fiquei admirado.. mas inda bem para voces!
os nosso da Carris apesar de novos não sao desses que deitam vapor..dá um belo tunning

Barragon
October 30th, 2005, 03:15 PM
Os nossos são a gás natural... menos mal!

Lss911
October 30th, 2005, 08:47 PM
Please apostem no Hidrogénio!!! é o combustível para o futuro próximo! Está extremamente bem colocado para substituir gradualmente o petroleo!!

Lss911
October 30th, 2005, 08:55 PM
Mercedes F600 Hygenius

http://www.leblogauto.com/images/hygenius_side.jpg
http://www.leblogauto.com/images/hygenius.jpg
http://www.leblogauto.com/images/hygenius_interior.jpg

A Mercedes está bastante avançada nos seus estudos para a produção e venda de um veículoa hidrogenio num futuro muito proximo!

Estudos anteriores têm sido feitos normalmente na base do Classe A

http://img.drive.com.au/drive_images/Editorial/2004/09/17/17F-CELL.JPG
http://www.jalopnik.com/cars/images/mercedes_fuel_cell.jpg
http://www.tu.no/multimedia/archive/00007/necar_bil_mercedes_7886a.jpg
http://www.mercedes-benz.com/content/media_library/mbcom/innovation/laboratory/fuelcell/technologie/technology_3_410x220.object-Single-MEDIA.tmp/fuels.jpg

F500 Mind
http://www.autonews.com/files/2003tokyo/mercedes/mercedesf500_mind250.gif

Filipe_Golias
October 30th, 2005, 08:57 PM
Os nossos são a gás natural... menos mal!

Grande parte dos autocarros da STCP tb andam a gás natural :yes: Só mesmo aqueles velhinhos laranjas da Volvo ainda não estão adaptados. Mas esses é pra sucata. Os novos azuis é que são bonitos :)

Arpels
October 31st, 2005, 07:34 PM
eh pa eles que não ponham muitos!
se forem á Galiza vão ver akilo cheio de moinhos de vento (windmills).. mas tão em todo o lado chega a ser demais..

é um mal menos mal Teckno :( embora devam legislar sobre onde se deve ou não fazer este tipo de parques energeticos!!

Arpels
October 31st, 2005, 07:35 PM
Olha boa ideia..... no futuro devem surgir projectos eólicos decerto!

tambem ja la estão a chegar :banana: