View Full Version : Imagens de satélite de Salvador (e não são do google earth!)

Will_NE
November 2nd, 2005, 02:31 AM
Oi, gente! Por incrível que pareça, eu não sou novo nesse fórum... Eu participava desse fórum com o nome de Interligado, mas acabei caindo na besteira de fazer uns threads city x city no SSC Brasil ( Salvador x Recife e Rio x São Paulo) q acabaram causando muita confusão e baderna no fórum. Resultado: me confundiram com um forista novo de Recife (q era muuito barrista, por sinal) e baniram eu e ele do fórum (se bem q eu mereci, d uma certa forma...)
Mas, eu quero voltar pra mostrar pra vcs, em especial aos foristas de Salvador, um site q descobri na net c imagens de satélite INCRÍVEIS de Salvador, quase tão boas quanto as q o google earth mostra de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, etc. O site é

http://www.conder.ba.gov.br/informs/

e lá, vcs clicam no link "Pontos Notáveis de Salvador", e vai aparecer outra janela, onde vai ser carregado um mapa simples de Salvador e região metropolitana, c vários ícones à direita. À medida q vai se clicando c o mouse em cima do mapa, a imagem vai se aproximando, se aproximando, e...finalmente!!!! As imagens de satélite aparecem! E se continuarem clicando, as imagens começam a ficarem mais próximas ainda! Dá até pra ver os carros andando!!!
E nesse site, não tem só de Salvador, não... tem de Feira de Santana ( fotos preto e branco e muito desatualizadas ) , de Itacaré, de Valença e cidades da região metropolitana.
Conder é a sigla da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia , uma empresa do governo estadual da Bahia q é responsável pela coordenação de obras de urbanização no estado.

Roque
November 2nd, 2005, 03:11 AM
Grande achado!!! Como é mesmo o teu nome???

Valeu

Baianóide
November 2nd, 2005, 03:36 AM
Eu me lembro bem daquela confusão, espero que não tenha sido você o pivô daquilo tudo. Mas de qualquer forma legal esse site, eu conheço bem o local da Conder. Valeu :)

Roque
November 2nd, 2005, 03:46 AM
^^^^
^^^
Essas fotos só existem com as legandas, será que se pode tirá-las???

Will_NE
November 2nd, 2005, 04:32 PM
Impossível tirar as legendas, Roque. Aliás, eu tentei colocar algumas fotos através do imageshack e não consegui...

augusto_cbs
November 2nd, 2005, 10:05 PM
q achado é esse, rpz!!! já vi q ficarei preso ao computador durante alguns dias, heuahueaheuaheua. vlw msm cara. vc tem q receber o premio meste pastinha, na boa, kkkkkkkkkkkk. mas é serio, quem vai sair ganhando são os foristas do SSC, já q temos material suficiente pra postar aqui. o ruim é que as imagens estão muito desatualizadas, o q não chega a ser algo q comprometa a preciosidade dessa sua descoberta, hehehe. então é isso, meus parabens cara!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deco
November 23rd, 2010, 09:52 PM
Será que a gente encontra ainda as fotos de satélite (o "google earth") de Salvador do ano 1959??

ISSO É INCRÍVEL!!!!

Deco
November 23rd, 2010, 10:15 PM
Achei no email duas fotos que fiz a partir deste tópico!

Uma antiga, de 1959, e uma nova, de 2006 do mesmo lugar (av. Tancredo Neves, av. Magalhães Neto, Centro de Convenções, Itaigara, Pernambués, av. ACM, av. Juracy Magalhães Jr, Pituba, Costa Azul, Armação, Stiep, início da av. Paralela, pedacinho do Imbuí, Rótula do Abacaxi, pedacinho de Brotas, pecadinho do Nordeste de Amaralina).

1959
http://img526.imageshack.us/img526/4990/ssa1959.jpg

2006
http://img831.imageshack.us/img831/2522/saosalvador2006.jpg

Para quem não se localizou, identifiquei alguns locais:
http://img684.imageshack.us/img684/351/ssa2006comlocais.jpg

tonyssa
November 23rd, 2010, 10:20 PM
^^
A diferença na ocupação é absurda, nessa época não havia quase nada por esses lados.

Felipelopes
November 23rd, 2010, 10:26 PM
^^

Que evolucao, quase nao se vê mais verde...

Rekarte
November 23rd, 2010, 10:41 PM
Bom trabalho 06!
N tinha ainda visto esta imagem de 59,alguem sabe qual era a população de Salvador nesta epoca?
se eu n estiver enganado,Salvador chegou aos 1 milhão de habitantes na decada de 70

Que coisa,o Will ja tinha sido banido do forum ha muito tempo atrás! =O
e o forum ja era bastante movimentado e cheio de brigas ja em 2005! =O

Soteropolis1
November 23rd, 2010, 11:11 PM
Será que essa mais antiga é de 1959 mesmo? Pelo que eu sei essas avenidas de vale da Pituba foram todas abertas a partir de 1967 com ACM como prefeito. Pela foto já se ve as avenidas abertas, embora totalmente despovoadas. De qualquer forma é uma enorme diferença. Impressionante.

cesgbio
November 23rd, 2010, 11:12 PM
Aí dá pra ver até onde as dunas dominavam! Só sobrou aquele restinho de duna alí no Stiep! Quanta diferença!

Deco
November 23rd, 2010, 11:36 PM
Será que essa mais antiga é de 1959 mesmo? Pelo que eu sei essas avenidas de vale da Pituba foram todas abertas a partir de 1967 com ACM como prefeito. Pela foto já se ve as avenidas abertas, embora totalmente despovoadas. De qualquer forma é uma enorme diferença. Impressionante.

Na verdade, só se vê areia nas margens dos rios, não necessariamente as avenidas.
E essa informação de ser do ano de 1959 era do próprio site da conder, informs.
Que avenidas de vale da Pituba você fala? ACM, Magalhães Neto? Só tem rio e estradinha de barro seguindo a linha dos rios!

Soteropolis1
November 24th, 2010, 12:23 AM
Pode ser areia mesmo, mas já se ve uma linha reta, ao lado da rodoviária, atual traçado do trecho da acm ao lado da Indiana. Mas é impressionante mesmo. Não canso de olhar. As décadas de 60 a 80 foram o auge de crescimento de SSA. Daqui pra diante tende a estabilizar a população. Tomara. O poder público tem assim uma grande oprotunidade de melhorar a vida da população ela crescendo menos.

tonyssa
November 24th, 2010, 12:26 AM
Aí dá pra ver até onde as dunas dominavam! Só sobrou aquele restinho de duna alí no Stiep! Quanta diferença!
^^
Realmente, toda a área do Costa Azul, STIEP, Imbuí, Jd. Armação e Boca do Rio era coberta por dunas.

Soteropolis1
November 24th, 2010, 03:30 PM
Até mesmo a parte baixa da Pituba era pura areia. Dá pra ver que as ruas já traçadas, e quase não ocupadas, incluindo a Manoel Dias, apresentam pavimento branco (areia) indicando inclusive que ainda não eram pavimentadas!!! Há ainda um resto de duna, hoje quase totalmente coberta pela vegetação, na parte alta do final do atual parque da cidade (região da Santa Cruz), atrás do prédio da Petrobrás, indicando quanto era extensa a área de dunas, até na Pituba.

Deco
November 25th, 2010, 12:49 AM
Inebriante esta imagem, né?
Há várias outras, mas eu só salvei esta :(

Farol da Barra
November 25th, 2010, 01:19 AM
Vocês ressuscitaram um tópico de 2005?:D

carlos-PE
November 25th, 2010, 05:44 PM
acabaram com as dunas