View Full Version : Urgente - Campanha para salvar o Hotel das Bandeiras

JorgeRubies
November 5th, 2005, 07:11 PM
http://www.piratininga.org/hotel-das-bandeiras/hotel-das-bandeiras.jpg

Gente, o prédio do Hotel das Bandeiras é de 1922 e fica na região da estação da Luz, e estava sendo demolido pelo metrô junto com outro na rua Brigadeiro Tobias. O Departamento do Patrimônio Histórico deu um parecer favorável à preservação e agora a decisão cabe ao Conpresp, que é o órgão responsável pelos tombamentos em nível municipal. Nós organizamos um comitê, do qual fazem parte o Gabriel e o José Rodolfo e eu entre outros para tentar salvar esses prédios, e a decisão sai na terça-feira. Adesões também podem ser feitas preenchendo o formulário no site http://www.etur.com.br/conteudocompleto.asp?IDConteudo=8572

Obs. A reunião do Conpresp para decidir o destino do Hotel das Bandeiras será no próximo dia 8 de novembro, portanto pedimos às pessoas que queiram aderir ao requerimento abaixo que enviem com até a manhã do dia 7 (segunda) nome, rg e ocupação para o email: hoteldasbandeiras@piratininga.org

xxxx

Ao Exmo. Sr. Professor Doutor José Eduardo de Assis Lefèvre
Presidente do CONPRESP - Conselho Municipal De Preservação Do Patrimônio Histórico, Cultural E Ambiental Da Cidade De São Paulo

REQUERIMENTO

Nós, do Comitê pela Preservação do Hotel das Bandeiras, solicitamos através deste documento a preservação pelo Conpresp do prédio do Hotel das Bandeiras, de 1922, na avenida Cásper Líbero, e do prédio art déco que foi ocupado pela Secretaria Municipal das Finanças, ambos ameaçados de demolição pelo metrô. Os dois prédios constituem um patrimônio arquitetônico da cidade de São Paulo, e são elementos da maior relevância na paisagem da região da Estação da Luz. O Hotel das Bandeiras é o único daquele lado da avenida a ter sobrevivido ao alargamento da via nos anos 40, por já ter sido construído com recuo frontal.

Não existe argumento minimamente consistente que justifique a demolição desses imóveis; não há em absoluto incompatibilidade entre a construção da importantíssima linha 4 do metrô e a preservação dos imóveis em questão. Negar tal fato seria inclusive desmerecer o nível internacional de excelência atingido pela engenharia brasileira há décadas. A cidade de Paris, por exemplo, é uma das mais modernas do mundo mesmo tendo mantido totalmente preservado o seu centro, construído em grande parte no século XIX, e aliás cortado por inúmeras linhas de metrô. Como disse Marisa Assumpção “a cidade moderna zela pelo patrimônio em vez de destruir aquilo que não entende”(*)

A construção do metrô de São Paulo sacrificou um sem-número de bens da maior importância histórica e arquitetônica. Um exemplo é o Palacete Santa Helena, demolido em 1971 e que agora se torna objeto de um livro que será lançado em breve. A demolição do Palacete Santa Helena seria inadmissível nos dias de hoje, bem como a do prédio do Caetano de Campos, que esteve ameaçado no final dos anos 70 - na época, alegava-se que seria impossível a construção da estação República sem a derrubada do imóvel. Porém, a sociedade se mobilizou e exigiu a preservação do Caetano de Campos, e hoje tanto a estação como o prédio estão lá. Como no caso do Caetano de Campos, a ameaça de perda dos prédios da região da Luz está sendo repudiada pela sociedade, e será especialmente repudiada pelas futuras gerações de paulistanos, que certamente farão o mais severo juízo a respeito dos eventuais responsáveis por tal ato.

A preservação e restauração dos prédios custará uma fração do custo total da linha 4 do metrô, e a construção de um metrô moderníssimo respeitando os monumentos do passado será motivo de grande orgulho para nós paulistanos; o contrário será mais uma mostra de nosso descaso com o passado e pior de tudo, da nossa incapacidade de aprender com o passado.

Por esses motivos, solicitamos ao CONPRESP que acompanhe o impecável parecer técnico do DPH no sentido de preservar os prédios em questão. Além disso, chamamos a atenção do Conpresp para um prédio na mesma quadra na esquina das ruas Brigadeiro Tobias e Washington Luís, a fim de que não venha a ser ameaçado de demolição pelo metrô, e informamos que o Comitê não se desmobilizará após a decisão sobre tais prédios, pelo contrário, continuará lutando pela preservação de outros bens ameaçados na região da estação da Luz, especialmente do prédio do final do século XIX na esquina das ruas Mauá e Couto de Magalhães, ameaçado por uma absurda proposta de alargamento da rua Mauá.

* Assumpção, Marisa. In "Cartas de leitores". O Globo, rio de Janeiro, 26.05.99. apud Nonato, José Antonio e Santos, Nubia Melhem. Era uma vez o Morro do Castelo. Rio de Janeiro, Iphan, 2000, 2ª ed. pg. 306.

O PRÉDIO DO HOTEL DAS BANDEIRAS É DO POVO DE SÃO PAULO

São Paulo, 4 de novembro de 2005.

Comitê pela Preservação do Hotel das Bandeiras
Integrantes:

Também aderem a este requerimento:

Nome Profissão RG

Adesões ao requerimento: hoteldasbandeiras@piratininga.org

Site da campanha para salvar o Hotel das Bandeiras: www.piratininga.org/hotel-das-bandeiras/hotel-das-bandeiras.htm

http://www.piratininga.org/hotel-das-bandeiras/casper-libero3.jpg
O prédio do Hotel das Bandeiras em 1929. Observar o recuo do imóvel, que permitiu sua salvação quando do alargamento da avenida Cásper Líbero nos anos 40 Foto do livro "São Paulo, anos 20: andar, vagar, perder-se, de João Luiz Musa, Evandro Carlos Jardim e Ricardo Mendes. Ed. Melhoramentos

http://www.piratininga.org/hotel-das-bandeiras/brigadeiro-tobias.jpg
O prédio da r. Brigadeiro Tobias que foi ocupado pela Secretaria Municipal das Finanças

RRC
November 6th, 2005, 05:34 AM
Bem, eu sou a favor da preservação de prédios antigos, especialmente os de valor histórico. No caso desse hotel, apesar de ele ter 83 anos, pra ser bem honesto, não vejo muito valor histórico nele, aparenta ser uma construção normal e mesmo sua fachada não é muito bonita. É bem verdade que existem prédios bem mais feios tanto na própria Caspér Líbero como no resto do centro e que, como dito, a demolição não se mostra requisito imprescindível para o avanço do metrô, pode ser que eu esteja falando bobagem, mas será que esse prédio tem assim tanto valor histórico para não ser derrubado.

O bairro da Luz já foi muito bonito, com avenidas com contruções belas e bem cuidadas, com o passar do tempo no entanto quase todas foram demolidas e em seu lugar foram cosnturidos prediso feios mais altos. É claro que não gosto do que fizeram, mas o que quero dizer é que de que adianta manter em pé contruções antigas normais se essas são em sua maioria mal cuidadas, na mão sabe-se-lá-de-quem, destinado ao usos mais vagabundos, como hotéis de quinta, prostíbulos, botecos, ponto de drogas etc. Situaçãos emelhante ocorre no bairro do Glicério, onde ainda existem diversas casas, sobrados e casarões em ruínas tranformandos em cortiços e comercio popular. mesmo ewu, que adoro a arquitetura antiga sou a favor de naquele bairro passarem a trator e reurbanizarem totalmente a area.

Voltando a Luz, existem outros prédios da região parecem que vão ser restaurados, como os hotéis da rua mauá em frente a estação, que aparecem em primeiro plano na fotos em preto e branco. Esses sim na minha singela opinião tem valor histórico, com uma fachada e localização mais relevante.

Baianóide
November 6th, 2005, 06:46 AM
Fiquei com pena do Hotel das Bandeiras.

Bent
November 6th, 2005, 02:39 PM
Eu tb não quero q o derrubem...olhem para aquele prédio cinza horrorasamente feio ao lado do Hotel q aparece na primeira foto! Aquilo sim teria que ser demolido...e não um Hotel q mesmo não tendo muita importância histórica ou arquitetônica, faz parte das poucas construções antigas q se salvaram na cidade...

WallyP
November 6th, 2005, 03:11 PM
Ele é feio(ou ficou conforme o tempo). Chão, chão chão...

Thina
November 6th, 2005, 04:02 PM
Interessante, vou ler com mais calma o requerimento e as opiniões dos foristas, talvez participe.

WallyP
November 6th, 2005, 04:10 PM
Pé pé pé...o valor histórico dele é mais importante que qualquer highrise pos-moderno. =/
(não sei o que eu quero, nunca)

Menino de Sampa
November 6th, 2005, 08:17 PM
Tb não acho esse prédio grande coisa. De qualquer modo, acho que vou preencher o cadastro...

Alexpira
November 6th, 2005, 10:49 PM
Acho que devemos salvar o que possui interesse histórico ou arquitetônico...mas não algo por apenas ter sido construido em 1900 ou 1920....não quero um Centro totalmente engessado, vivendo do passado apenas...

JoseRodolfo
November 7th, 2005, 12:21 AM
Bem, eu sou a favor da preservação de prédios antigos, especialmente os de valor histórico. No caso desse hotel, apesar de ele ter 83 anos, pra ser bem honesto, não vejo muito valor histórico nele, aparenta ser uma construção normal e mesmo sua fachada não é muito bonita.

Pensava o mesmo antes de vê-lo pessoalmente outro dia quando fui com o Jorge Rubies.

É bem verdade que existem prédios bem mais feios tanto na própria Caspér Líbero como no resto do centro e que, como dito, a demolição não se mostra requisito imprescindível para o avanço do metrô, pode ser que eu esteja falando bobagem, mas será que esse prédio tem assim tanto valor histórico para não ser derrubado.

Pois é, a demolição não é requisito imprescindível para construção da estação, ela será subterrânea, e alí será uma praça (de acordo com o projeto monumenta), sendo que com as demolições já feitas, há espaço suficiente para tal.

O bairro da Luz já foi muito bonito, com avenidas com contruções belas e bem cuidadas, com o passar do tempo no entanto quase todas foram demolidas e em seu lugar foram cosnturidos prediso feios mais altos. É claro que não gosto do que fizeram, mas o que quero dizer é que de que adianta manter em pé contruções antigas normais se essas são em sua maioria mal cuidadas, na mão sabe-se-lá-de-quem, destinado ao usos mais vagabundos, como hotéis de quinta, prostíbulos, botecos, ponto de drogas etc. Situaçãos emelhante ocorre no bairro do Glicério, onde ainda existem diversas casas, sobrados e casarões em ruínas tranformandos em cortiços e comercio popular. mesmo ewu, que adoro a arquitetura antiga sou a favor de naquele bairro passarem a trator e reurbanizarem totalmente a area.

Este pensamento rasteiro que destruiu (e segue destruindo) grande parte do patrimônio de São Paulo.
Para recuperar edifícios existem as restaurações. E a destruição do Glicério seria outra perda enorme para a pouca memória arquitetônica que a cidade ainda preserva.

Voltando a Luz, existem outros prédios da região parecem que vão ser restaurados, como os hotéis da rua mauá em frente a estação, que aparecem em primeiro plano na fotos em preto e branco. Esses sim na minha singela opinião tem valor histórico, com uma fachada e localização mais relevante.

O HOtel bandeirantes é o mais antigo daquele lado da avenida casper líbero, e forma um conjunto harmonioso com os edifícios vizinhos, duvido que no local construirão algo melhor caso este seja demolido.

JoseRodolfo
November 7th, 2005, 12:23 AM
Acho que devemos salvar o que possui interesse histórico ou arquitetônico...mas não algo por apenas ter sido construido em 1900 ou 1920....não quero um Centro totalmente engessado, vivendo do passado apenas...

Digo o mesmo a vc, pessoalmente o prédio se ve bem melhor, mais interessante e "valioso" do que parece nesta foto.

Bent
November 7th, 2005, 12:29 AM
Eu achei a fachada bem legal, simples mas bonita...é só imaginá-lo restaurado com uma cor melhorzinha, e perceberá q é muito charmoso até.

JorgeRubies
November 7th, 2005, 03:38 AM
Bem, eu sou a favor da preservação de prédios antigos, especialmente os de valor histórico. No caso desse hotel, apesar de ele ter 83 anos, pra ser bem honesto, não vejo muito valor histórico nele, aparenta ser uma construção normal e mesmo sua fachada não é muito bonita. É bem verdade que existem prédios bem mais feios tanto na própria Caspér Líbero como no resto do centro e que, como dito, a demolição não se mostra requisito imprescindível para o avanço do metrô, pode ser que eu esteja falando bobagem, mas será que esse prédio tem assim tanto valor histórico para não ser derrubado.

Olá Rafael, respeito sua opinião, porém não sou só eu quem está dizendo que o Hotel das Bandeiras merece ser preservado, houve também um parecer dos técnicos do Departamento do Patrimônio Histórico, que fizeram um estudo muito aprofundado e reconheceram neste e no outro prédio méritos que justificam sua preservação.

Pensem no caso de Paris, considerada a cidade mais linda do mundo. Ela possui um patrimônio arquitetônico 10 vezes maior que São Paulo. E lá ninguém pensa em demolir os prédios antigos mas sim em restaurá-los

Em tempo: a fotografia realmente não está boa, e o prédio está pintado com cores de mau gosto e em mau estado de conservação, tenho certeza que caso venha a ser restaurado a sua beleza e importância na paisagem urbana poderão ser devidamente apreciadas.

Bent
November 7th, 2005, 03:41 AM
Concordo com vc, Jorge. E é isso q faz de Paris uma cidade charmosa...vários prédios são até q bem sem graça isoladamente. Como o Moulin Rouge, que, tirando o moinho de cima, é um prédio bem vagabundo, sem qlq atrativo.

Luis FTC
November 7th, 2005, 03:53 AM
Já preenchi. Acho que o Centro pode preservar seu patrimônio sem ficar engessado. Mesmo porque, bloco tosco e vagabundo, bom pra ser derrubado, não falta. O centro tem que se desenvolver, mas sem destruir ainda mais sua memória...

Marquinho
November 7th, 2005, 01:14 PM
Concordo com vc, Jorge. E é isso q faz de Paris uma cidade charmosa...vários prédios são até q bem sem graça isoladamente. Como o Moulin Rouge, que, tirando o moinho de cima, é um prédio bem vagabundo, sem qlq atrativo.

é verdade que o moulin rouge é feio. ele queimou varias vezes, foi reconstruido fake... mais bom, é historia né?

falando no hotel, eu nao querou que seja derrubado. nao entendo como sampa nao tombo todos os edificios antigos do centro! tem poucos em sampa, é preciso preservar eles, renovalos, integrar eles no entorno! achou que o que fa que o centro de sampa é lindo, é o fato dele ser multi estiloso, eclectico, de misturar predinhos velhinhos charmosos, espigão art déco, multiestructuras modernistas, neo classicismo bem pensado...

entao preservem este centro, por favor!

e jorge, ja que fala de paris, saiba que agora é prohibido fazer um predio de mais de 30 andares na cidade toda! a razao é que monte de gente acha feio o estilo 70's que arrasou um tempo na cidade, entao pra maioria, toore que dizer problema social, cidade feia e tudo demais! fala sério...

Bent
November 7th, 2005, 01:47 PM
é verdade que o moulin rouge é feio. ele queimou varias vezes, foi reconstruido fake... mais bom, é historia né?
Eu não acho o Moulin Rouge feio, só é simplesinho, mas tem uam BAITA de uma história, com cenas retratadas pelo Toulouse Lautrec ( o melhor pintor de todos os tempos, na minha humilde opnião ) =)
Concordo com tudo o q vc disse, Marquinho! Tem sim q preservar o centro com a sua miscelânia arquitetônica!
E não sabia dessa lei de Paris!! Nem em La Defense se pode construir prédios com mais de 30 andares?!
Eu sempre achei q Paris é uma cidade fantástica por isso mesmo: tem seu centro histórico maravilhoso e o moderníssimo bairro de La Defense com seus arranha-céus!

Marquinho
November 7th, 2005, 02:17 PM
la defense nao fica em paris!
bom, esta mesmo na porta da cidade, bem pertinha. mais ali parece ser que vao construir mais duas torres, nem taaaaooo assim, legalzinhas, que nem aquela no cruzamento da JK com a Faria lima, meio torcida... ve os render la no forum frances...

mais na cidade, nem falar! toda a commundade arquitectonica parisina esta revoltada contra isso, dizem que fazer um que outro espigao lindo e moderno seria legal, so que a prefeitura falou que nao tem jeito, o povo nao quer mais torres em Paris!

edificios comercial frances de hoje é tudo baixinho, legalzinho e bonitinho, tudo mesma coisa, nada demais, skyline esqueça!

TEBC
November 8th, 2005, 11:41 AM
nem acho ele tao importante assim, pra continuar do jeito q ta melhor derrubar mesmo

JoseRodolfo
November 8th, 2005, 03:41 PM
nem acho ele tao importante assim, pra continuar do jeito q ta melhor derrubar mesmo

Seria interessante que vc lesse tudo que foi escrito aí acima.

GRGM
November 9th, 2005, 02:17 AM

Bah, que belo raciocínio... a Catedral da Sé, por exemplo, estava TERRÍVEL antes da restauração, tanto que ela foi fechada depois que, do nada, caiu um tijolo dela... então tinham que ter colocado ela no chão, não é mesmo???

Tô impressionado como tanta gente fala essas coisas de derrubar... e depois ainda se sentem no direito de reclamar dos casos absurdos do passado em que demoliram várias construções antigas! Ai ai...

JoseRodolfo
November 9th, 2005, 05:21 PM
Aqui vai uma mostra do resultado desta campanha!!!
Obrigado pelo apoio de todos!!!!!! A cidade merece!!! :okay:

Primeira parte
http://img.photobucket.com/albums/v240/joserodolfo/materiahotaldasbandeiras1Custom.jpg

Segunta parte
http://img.photobucket.com/albums/v240/joserodolfo/materiahotaldasbandeiras2Custom.jpg

Artibeus
November 9th, 2005, 06:29 PM
^ Tu ficou parecendo um X-Man, com esses olhos pretões! =P hehehe.

RRC
November 9th, 2005, 11:06 PM
Pensava o mesmo antes de vê-lo pessoalmente outro dia quando fui com o Jorge Rubies.

Ok, pode ser que eu esteja enganado mesmo.

Pois é, a demolição não é requisito imprescindível para construção da estação, ela será subterrânea, e alí será uma praça (de acordo com o projeto monumenta), sendo que com as demolições já feitas, há espaço suficiente para tal.

Então, o objetivo das demolições ao que aprece é exatamente tenatr revitalizar a area, retirando imóveis que trazerm problemas de ocupação precária, situação muito comum na Luz e Campos Elíseos.

Este pensamento rasteiro que destruiu (e segue destruindo) grande parte do patrimônio de São Paulo.
Para recuperar edifícios existem as restaurações. E a destruição do Glicério seria outra perda enorme para a pouca memória arquitetônica que a cidade ainda preserva.

Não sei se vc conhece o Glicério, mas eu pelo menos, que passo por lá a muito tempo não conheço uma única construção de valor histórico relevante. existem sim muitas casas térreas e alguns sobrados em sua maioria já totalmente desconfigurados e prestes a desmoronar. Como bem sabemos que a restauração desses prédios sem valor histórico e praticamente impossível preferia vê-lo totalmente reurbanizado a ver o que ele é hoje, um bairro sujo, muito feio e lotado de cortiços. Aproveitando que é um birro bem préoximo do centro podiam arrebentar tudo, contruir novas avenidas e liberar a regiçai para prédios altos :)

O HOtel bandeirantes é o mais antigo daquele lado da avenida casper líbero, e forma um conjunto harmonioso com os edifícios vizinhos, duvido que no local construirão algo melhor caso este seja demolido.

Pelas fotos não aprece que forma conjunto harmonioso não. Ao lado dele parece que tem uns blocões horríveis (que também deveriam ser demolidos, diga-se de passagem).

Outra coisa, se ele não for demolido vai ficar esse paredão na lateral de frente para a praça, ideal para os pichadores? :? Podiam fazer umas janelas desse lado então.

RRC
November 9th, 2005, 11:15 PM
Olá Rafael, respeito sua opinião, porém não sou só eu quem está dizendo que o Hotel das Bandeiras merece ser preservado, houve também um parecer dos técnicos do Departamento do Patrimônio Histórico, que fizeram um estudo muito aprofundado e reconheceram neste e no outro prédio méritos que justificam sua preservação.

Pensem no caso de Paris, considerada a cidade mais linda do mundo. Ela possui um patrimônio arquitetônico 10 vezes maior que São Paulo. E lá ninguém pensa em demolir os prédios antigos mas sim em restaurá-los

Em tempo: a fotografia realmente não está boa, e o prédio está pintado com cores de mau gosto e em mau estado de conservação, tenho certeza que caso venha a ser restaurado a sua beleza e importância na paisagem urbana poderão ser devidamente apreciadas.

Fala Jorge, veja bem, eu sou imensamente a favor da preservação de prédios antigos e históricos da cidade, tanto que lamento até hoje a perda inestimável de prédios lindos que a ciade tinha como os Palácios do Anhagabaú e o Belvedere Trianon. A única coisa que acho que não vale a pena é proteger prédios sem valor histórico que, sem o interesse do governo ou de terceiros na preservação, acabam nos piores dos usos, sendo totalmente deteriorados e estragando ainda mais a paisagem da cidade. O exempo que citei do Glicério se encaixa nessa situação, duvido muito que alguem vai investir na restauração de qualuqer dos imóveis naquele bairro, comos ei que o governo igualmente não irá faze-lo prefiro a reurbanizaçãod a area para se tornar algo bonito. De um modo ou de outro esses imóveis acabam por ser destruidos,s eja pela demolição, seja pelo mau uso.

No caso do hotel vc está me dizendo que ha diversos estudos que comprovam seu valor histórico, então não vou mais discutr sobre ele, e sim também torcer pela sua restauração. eu inclusive ia indicar um reportagem no JT, ams vcs foram mais rápidos hehehe

Vamos agiradar od esfecho desse prédio então. Alguem já sugeriu para o metrô restaura-lo e usar como prédio administrativo?

GRGM
November 9th, 2005, 11:17 PM
^ Poderiam fazer isso, ou mesmo revestir de pedra e fazer uma fonte na parede (como que um jardinzinho embaixo e água escorrendo pela parede), poderiam fazer uma arte, um mural, um mosaico... querendo, não faltam alternativas pra se fazer com essa empena cega!

RRC
November 9th, 2005, 11:17 PM
Tô impressionado como tanta gente fala essas coisas de derrubar... e depois ainda se sentem no direito de reclamar dos casos absurdos do passado em que demoliram várias construções antigas! Ai ai...

Se estava falando de mim eu me referia a imóveis de valor historicamente relevante. Leia meus posts acima em que melhor expliquei meu ponto de vista. :okay:

GRGM
November 9th, 2005, 11:20 PM
^ Sim Rafael, eu entendi... mas o que é um edifício de valor relevante? É um Theatro Municipal da vida? Esse tipo de edifício é raro em qualquer cidade do mundo, se o sonho for viver em uma cidade com vários edifícios de exceção como esse, é utópico... pelo pouco que eu conheço do Glicério, concordo que lá não tem nada de valor arquitetônico, por exemplo, mas esse hotel pra mim tem sim, poderia estar no centro de qualquer cidade do mundo, poderia estar em Paris, em Buenos Aires, é por edifícios desse tipo que o centro de várias cidades são formados, a única diferença é que eles estão em boas condições... se vocês preferem a demolição desse Hotel das Bandeiras, não sei o que podem querer manter, fora edifícios espetaculares...

E eu estava falando TAMBÉM de você, não só de você! ;)

RRC
November 9th, 2005, 11:52 PM
Gabirel, a primira impressão que tive ao ver as fotos do jorge foram de um prédio normazinho, sem nada especial, por isso falei aquilo lá atrás. Mas já me afirmaram que o pre´dio tem valor histórico sim, então me rendo a sua restauração :)

Valor relevante é o prédio caracterizar uma época, não sofrer siginificativas alterações ao longo do tempo que o descararcterizem, fazer parte de um meio harmônico, enfim, o prédio como está hoje contar um pouco da história da cidade com o "que" a mais: não ser uma simples casa térrea em meio a tantas construções diferente. Claro que se todos os prédios antigos do centro ainda existissem todos eles teriam um alto valor histórico, pois fariam parte de um grande conjunto, a falta de um deles seria uma grande perda. Uma rua por exemplo, que tivesse umas vinte casas simples antigas próximas para mim tem valor histórico pois formam um conjunto. Se 19 dessas casas já tivessem estragado ou descaracterizado, aquela casa única que sobrou até teria um valor histórico, mas de longe seria muito menor que se as outras aidna estivessem de pé e inteiras. No caso do Hotel, em princípio foi isso que eu quis dizer, seu entorno, em sua maioria já foi degradado, ao contráriov de BA ou paris em que quarteirões e mais quarteiroes continuam ostentando a beleza do passado.

Acho que ficou um tanto confuso, mas é isso que eu quis dizer :)

JoseRodolfo
November 10th, 2005, 12:10 AM
Não sei se vc conhece o Glicério, mas eu pelo menos, que passo por lá a muito tempo não conheço uma única construção de valor histórico relevante. existem sim muitas casas térreas e alguns sobrados em sua maioria já totalmente desconfigurados e prestes a desmoronar. Como bem sabemos que a restauração desses prédios sem valor histórico e praticamente impossível preferia vê-lo totalmente reurbanizado a ver o que ele é hoje, um bairro sujo, muito feio e lotado de cortiços. Aproveitando que é um birro bem préoximo do centro podiam arrebentar tudo, contruir novas avenidas e liberar a regiçai para prédios altos :)

Sim Rafael, eu conheço o Glicério, e lá há construções de valor histórico, como as residencias de interesse social, um posto de gasolina que é um dos únicos dos primeiros da cidade quase intacto, entre outras construções antigas. Não quero dizer q tudo se aproveite, mas sim, lá existem construções de interesse para a memória da cidade. Não gosto nada dessa idéa de destruir coisas antigas para fazer prédios enormes, foi essa mentalidade tbém que destruiu boa parte dos centros de grandes cidades Brasileiras. Prédios sem valor estético e nem histórico também estão espalhados por todo o centro, e esses poderiam ser destruidos para os tais arranha-céus. Já que tocaste no assunto, devo dizer q esta é uma das minhas menores preocupações, por que eu sei que uma cidade para ser respeitada, admirada e contemplada tem que ter antes de tudo qualidade, em todos os sentidos. A SP de hoje, com um bairrozinho a mais arrumadinho no centro com prédios grandões não ia lá acrescentar muito. A cidade tem q ser pensada como um todo, na busca pela qualidade, e respeitar e valorizar sua memória é um elemento importantíssimo inserido nesta busca.

RRC
November 10th, 2005, 12:19 AM
O posto de gasolina!! é verdade, existe aquele psoto que é um dos mais antigos da cidade! é berm verdade que está um pouco descaracterizado mas ao menos um prédio presta no Glicério!

Os outros postos antigos que se tem conhecimento na cidade são um na Av. Aclimação (atualmente fechado, vendia gasolina baizada), mas que está em perfeitas condições e um na Av. tiradentes que está absolutamente descaracaterizado, não há mais quase nada que se aproveite nele, infelizmente.

JoseRodolfo
November 11th, 2005, 03:42 PM
Gabriel, coloca "stick" neste tópico de novo, por favor. A campanha ainda não acabou, a demolição foi suspensa temporariamente, para melhores avaliações. Portanto a campanha continua!! :okay:

André
November 11th, 2005, 04:08 PM
Até a pé nos iremos
Para o que der e vier
Mas o certo é que nós estaremos
Com o Bandeiras e onde o Bandeiras estiver

:cool:

JorgeRubies
November 11th, 2005, 09:08 PM
O posto de gasolina!! é verdade, existe aquele psoto que é um dos mais antigos da cidade! é berm verdade que está um pouco descaracterizado mas ao menos um prédio presta no Glicério!

Os outros postos antigos que se tem conhecimento na cidade são um na Av. Aclimação (atualmente fechado, vendia gasolina baizada), mas que está em perfeitas condições e um na Av. tiradentes que está absolutamente descaracaterizado, não há mais quase nada que se aproveite nele, infelizmente.

Olha o posto de gasolina do Glicério aí:
http://www.piratininga.org/estilo-missoes/posto_de_gasolina.jpg

Agora, esse da Tiradentes eu não conhecia, Rafael, você tem alguma foto dele? Adoro esses postos de gasolina em estilo missões.

RRC
November 11th, 2005, 09:22 PM
^^ Tenho uma em preto em branco numa revista, Jorge, vou tentar fotografa-kla e enviar, mas ela é pequena e pode não ficar boa a reprodução.

Ps: Ótima foto

GRGM
November 12th, 2005, 12:15 AM
Nossa, nunca tinha visto esse posto do Glicério, muito legal!!!!!!!!!! :eek:

E sim senhor, José Rodolfo, já está stickado de novo!!! :okay:

JoseRodolfo
November 12th, 2005, 04:49 AM
^^^que bom Gabriel!! :okay:

Boa foto Jorge!!! Acho que já tinha visto lá no site! Gostei!!!!!!!!!!!:okay: