View Full Version : Meu mapa para futuro Metrô de Oz

Osasco Station
November 9th, 2005, 03:57 AM
Veja abaixo, é um mapa básico, que foi feito levando-se em consideração trechos com trânsito com aparente lentidão progressiva anual e alta densidade populacional. Trata-se somente do início, já que futuramente será evidente a necessidade de mais linhas por toda a cidade, ao mesmo tempo que a cidade cresce e se desenvolve.

http://i18.photobucket.com/albums/b125/osascostation/Metr-Oz1.jpg

Osasco Station
November 11th, 2005, 02:19 PM
tantos views e nenhum reply? Digam alguma coisa.. posteriormente postarei mapa com outras linhas...

Baianóide
November 11th, 2005, 06:43 PM
Ótimo ! Ele supre ao menos parte da demanda das regiões norte e sul.

EduDeOz
November 12th, 2005, 06:43 AM
Otimo esse desenho da linha... sou de Osasco tb ! e acho que ajudaria muitooo ! mas acho que a linha vermelha deveria ir até o bairro de Helena Maria.. onde a demanda de usuários é muito grande..
a linha azul poderia começar no Pestana ou Metalurgicos..passando pelo Jardim das Flores até a estação Autonomistas.. sem a necessidade de tb sair da estação Osasco...
mas curti bastante !!

André
November 12th, 2005, 06:50 AM
EDUUUUUUUUUUU MEU AMIGÃO CHEGOU AO FORUM!!!! BEM VINDO!!!!!!! ESSE É MUITO GENTE BOA!!

Osasco Station
November 12th, 2005, 02:17 PM
Otimo esse desenho da linha... sou de Osasco tb ! e acho que ajudaria muitooo ! mas acho que a linha vermelha deveria ir até o bairro de Helena Maria.. onde a demanda de usuários é muito grande..
a linha azul poderia começar no Pestana ou Metalurgicos..passando pelo Jardim das Flores até a estação Autonomistas.. sem a necessidade de tb sair da estação Osasco...
mas curti bastante !!

Otima a sua contribuicao, obrigado! Seja bem-vindo! Vou complementando o mapa, pois para quem mora em Osasco, dia após dia fica mais clara a necessidade de metrô, já que o trânsito fica cada vez pior.

Eduardo Salustiano
June 15th, 2007, 06:41 AM
Sei que faz tempo que vocês não fazem essa brincadeira de desenhar mapas dos fututros metrôs, mas eu também tinha os meus rascunhos e achei legal colocar aqui.

Bom, essa linha pra mim seria prioritária pra cidade de Osasco. O trecho entre a Vila Yara e Estação de Osasco seria completamente subterrâneo e da Estação Castelo Branco, no Rochdale até a Estação Helena Maria seria como no Expresso Leste: tuneis entre as estações, so que as estações em nível e o trecho até o Patio Aanhanguera seria em nível. Na segunda fase essa linha poderia ser ligada à Estação Jaraguá da linha A da CPTM depois da Estação Pátio Anhanguera, e do outro lado, depois da Estação Terminal Vila Yara poderia ter conexão com a estação Corifeu da Linha 8 do Metrô.

Sobre a região sul da cidade, acho que a linha 8 do metrô ficaria muito próxima.

Pelo menos fica de referencia para alguem, algum dia, que queira tornar um sistema de transporte metropolitano em Osasco algo real. Quem sabe um dia um de nós se torna prefeito de Os, ne?

http://i3.photobucket.com/albums/y98/frozenkingdom/Mapametrodeosasco-2.jpg

TêAgá
June 15th, 2007, 07:50 AM
E quem vai construir isso? O Governo do Estado?

som942
June 15th, 2007, 07:54 AM
Tem outros lugares que precisam MUITO mais...

TêAgá
June 15th, 2007, 07:59 AM
Tem outros lugares que precisam MUITO mais...

Concordo, Osasco já tem duas linhas da CPTM, a B e a C, que é quase um Metrô.

Eduardo Salustiano
June 15th, 2007, 08:00 AM
Bom, já que o metrô de SP é só para a cidade de São Paulo, as outras cidades deveriam se virar como podem, criando suas proprias companhias e desenvolvendo seu proprio metrô. As cidades da Grande São Paulo não têm o mesmo megaorçamento de sampa mas muita pesquisa talvez abrissem novos horizontes e formas de solucionar, a longo prazo, o problema do transporte publico nessas cidades lotadas de carros e onibus.

TêAgá
June 15th, 2007, 08:03 AM
Bom, já que o metrô de SP é só para a cidade de São Paulo, as outras cidades deveriam se virar como podem, criando suas proprias companhias e desenvolvendo seu proprio metrô. As cidades da Grande São Paulo não têm o mesmo megaorçamento de sampa mas muita pesquisa talvez abrissem novos horizontes e formas de solucionar, a longo prazo, o problema do transporte publico nessas cidades lotadas de carros e onibus.

Se Osasco bancar o próprio Metrô, maravilha, mas eu ainda acho muito difícil, afinal, nem a Capital banca o próprio metrô.

Eduardo Salustiano
June 15th, 2007, 08:12 AM
Bom... pelomenos ficam os sonhos, né rs

som942
June 15th, 2007, 08:46 AM
Pra que um metro só pra Osasco? A cidade tem 700 mil habitantes e boa parte da sua população vai trabalhar em Sampa... cidades nesses moldes se satisfazem muito bem sem metro, vide curitiba

Eduardo Salustiano
June 15th, 2007, 10:29 AM
Vocês têm razão.

Mas como eu disse antes, é só um sonho bem distante, fantasia...

Alias, a propria expansão do metro de sampa as vezes parece utopia.

HGP
June 15th, 2007, 01:13 PM
Saudades dessas mapas feitos pelos foristas!

rsalome
June 15th, 2007, 03:46 PM
voces deveriam enviar esses mapas e sugestões à STM, quem sabe as ideias de voces acaba sendo desenvolvidas e entra no plano de expansão da rede metropolitana de transporte.

caco
June 15th, 2007, 05:43 PM
Gostei das propostas.

Lembro que logo que entrei no SSC haviam várias discussóes de traçados de eventuais e futuras linhas do metrô e da cptm. Legal, gostei!

Heilig
June 15th, 2007, 06:23 PM
Pra que um metro só pra Osasco? A cidade tem 700 mil habitantes e boa parte da sua população vai trabalhar em Sampa... cidades nesses moldes se satisfazem muito bem sem metro, vide curitiba

Pensando em região metropolitana, faz sentido. A linha poderia num futuro milenar (falando em GESP claro) ser integrada com o sistema da capital.

caco
June 15th, 2007, 07:39 PM
^^ "futuro milenar" foi boa.

Kaique
June 15th, 2007, 07:59 PM
Cadê o thread para idéias dos foristas??

É bom fazer permanente e temático, 1 para mrês, outro para rodovias, aeroportos....

vitinhooo
June 15th, 2007, 08:34 PM

É bom fazer permanente e temático, 1 para mrês, outro para rodovias, aeroportos....

Também acho, seria interessante!

Quando ao Metrô-Osasco, nao seria interessante só Osasco ter metrô, mas toda a RM de ponta a ponta!

Mas pena que é só sonho!

Quem sabe quando o Brasil se tornar potência em 2659!:lol:

porotto
June 16th, 2007, 01:40 AM
cool

Eduardo Salustiano
June 19th, 2007, 07:54 PM

É mesmo, existe algum thread para isso ou precisa ser criado?

Ramos
June 19th, 2007, 08:34 PM
Planejar uma rede de transporte não é só desenhar um mapa. Existem muitos estudos, pesquisas O/D,etc para ai depois desenhar o mapa.

Se vocês observarem o mapa do nosso colega, ele só atende uma pequena porção da cidade de Osasco (o trecho norte ficou muito bom), sendo que o ideal seria atender também o Metalúrgicos, Cidade das Flores, a divisa com Carapicuíba pois muitos ônibus saem desses bairros para a região do Alphaville, usando o arcaico viaduto vereador Jorge Julian (que cruza a linha da CPTM) no centro de Carapicuíba.

O projeto do metrô (o ideal seriam 2 corredores da EMTU, devido ao grande nº de ônibus na região) poderia atender Osasco, Carapicuíba, Alphaville, Barueri, Jandira, Itapevi e Cotia.

OsascoStation2007
June 25th, 2007, 01:02 AM
Sei que faz tempo que vocês não fazem essa brincadeira de desenhar mapas dos fututros metrôs, mas eu também tinha os meus rascunhos e achei legal colocar aqui.

Bom, essa linha pra mim seria prioritária pra cidade de Osasco. O trecho entre a Vila Yara e Estação de Osasco seria completamente subterrâneo e da Estação Castelo Branco, no Rochdale até a Estação Helena Maria seria como no Expresso Leste: tuneis entre as estações, so que as estações em nível e o trecho até o Patio Aanhanguera seria em nível. Na segunda fase essa linha poderia ser ligada à Estação Jaraguá da linha A da CPTM depois da Estação Pátio Anhanguera, e do outro lado, depois da Estação Terminal Vila Yara poderia ter conexão com a estação Corifeu da Linha 8 do Metrô.

Sobre a região sul da cidade, acho que a linha 8 do metrô ficaria muito próxima.

Pelo menos fica de referencia para alguem, algum dia, que queira tornar um sistema de transporte metropolitano em Osasco algo real. Quem sabe um dia um de nós se torna prefeito de Os, ne?

http://i3.photobucket.com/albums/y98/frozenkingdom/Mapametrodeosasco-2.jpg

Muito bem feita essa imagem, parabéns! Além disso, bem próxima a linha que eu havia idealizado, e a linha que o PITU propõe!
Eu mudaria o nome da Estação Ponte Metálica para Autonomistas ou Power Center. Deslocaria a Estação Castelo Branco mais para frente e a mudaria para Jardim Piratininga. A última estação seria Anhanguera simplesmente, e caminharia rumo à Estação Pirituba, como está previsto. Também faria uma estação antes de Anhanguera. Precisamos explorar o que serão futuros terminais de ônibus: Remédios e Santa Maria.