View Full Version : Estrela (RS), Cidade onde nasci

Eduhaus
November 13th, 2005, 04:15 AM
Bom, a quem interessa possa esta é a cidade onde nasci...fica a 108 km de POA e tem 29 mil hab.
Não há nada de notável na cidade, só sei que foi durante muito tempo o município mais alfabetizado do Brasil, é sede da Confederação Brasileira de Canoagem (a primeira indústria do gênero tb foi aqui). Na cidade tb foi produzida em 1938 a primeira cerveja bock do Brasil (Polar Bock) e a primeira cerveja com casco escuro (era até nome de marca). Esta marca Polar é famosa aqui no RS e foi fundada na cidade em 1913! A cidade ainda mantém um bom IDH (já foi 30° no país em 1991, agora é 1XX) por ter perdido renda e pela destaivação de algumas indústrias, embora este processo esteja sendo revertido! Ah, e o maior evento da cidade é o Festival do Chucrute...

Rio Taquari, antiga praia...antes da construção de eclusas..
http://img451.imageshack.us/img451/1155/suc400673nb.jpg

Parque no Centro da cidade
http://img451.imageshack.us/img451/9268/suc400666ju.jpg

http://img451.imageshack.us/img451/2153/suc400522rg.jpg

Lago do parque e Centro profissional ao fundo
http://img451.imageshack.us/img451/1069/suc400517iz.jpg

http://img393.imageshack.us/img393/5749/suc400376pt.jpg

http://img393.imageshack.us/img393/1521/suc400382au.jpg

http://img393.imageshack.us/img393/7157/suc400400xd.jpg

http://img462.imageshack.us/img462/5373/suc400465nv.jpg

http://img462.imageshack.us/img462/7775/suc400490jg.jpg

Igreja e antiga cervejaria
http://img370.imageshack.us/img370/6614/suc400692ha.jpg

Antiga ponte de acesso ao Centro da cidade, construção do início do século XX
http://img443.imageshack.us/img443/6255/suc400347tk.jpg

Antigo salão de baile
http://img405.imageshack.us/img405/8756/suc400739ni.jpg

Acesso à cidade
http://img405.imageshack.us/img405/8393/suc400769uk.jpg

Baianóide
November 13th, 2005, 04:23 AM
Bonitinha.

Farrapo
November 13th, 2005, 04:39 AM
Nunca tinha visto fotos de Estrela! Gostei, parece ser bem arrumada, próspera, limpa, tranqüila, enfim, como muitas cidades pequenas do interior do RS! Essa marca de cerveja Polar é bem famosa aqui no RS mesmo, apesar de eu não gostar muito, hehe... Se bem que não sou muito chegado a cerveja, só bebo por beber, hehe... E interessante esse rio cortando a cidade... Acho muito legal isso, pena que no caso de Estrela, pelo que parece, a cidade fica de costas pra ele (como a maioria das cidades brasileiras)... Ah e quando eu fiz intercâmbio no Canadá tinha um cara de Estrela... Valeu pelas fotos, Edu! :okay:

Urbano Santista
November 13th, 2005, 04:43 AM
Agradável a cidade. E tem até uns prédios, pra 29 mil hab. tá ótimo!

Eduhaus
November 13th, 2005, 04:49 AM
Nunca tinha visto fotos de Estrela! Gostei, parece ser bem arrumada, próspera, limpa, tranqüila, enfim, como muitas cidades pequenas do interior do RS! Essa marca de cerveja Polar é bem famosa aqui no RS mesmo, apesar de eu não gostar muito, hehe... Se bem que não sou muito chegado a cerveja, só bebo por beber, hehe... E interessante esse rio cortando a cidade... Acho muito legal isso, pena que no caso de Estrela, pelo que parece, a cidade fica de costas pra ele (como a maioria das cidades brasileiras)... Ah e quando eu fiz intercâmbio no Canadá tinha um cara de Estrela... Valeu pelas fotos, Edu! :okay:

hehehe..eu tb não gosto muito de cerveja, mas quando tomo, tomo esta e ainda registro que é de Estrela..heheh

Tirei umas do Centro, calçadão, praça, etc...mas ficaram horríveis, muito claras e pouco nítidas, assim como estas, o que será que deu errado?

Farrapo
November 13th, 2005, 04:55 AM
hehehe..eu tb não gosto muito de cerveja, mas quando tomo, tomo esta e ainda registro que é de Estrela..heheh

É isso aí! Já eu faço um marketing todo dos doces daqui de Pelotas, só que nesse caso eles são MUITO bons mesmo, hehehe! :D

Tirei umas do Centro, calçadão, praça, etc...mas ficaram horríveis, muito claras e pouco nítidas, assim como estas, o que será que deu errado?

Não vi nada de errado nessas tuas fotos... Pra mim, tão boas, sério! Se essas do Centro, calçadão, etc estão como essas, então tá ótimo, melhor que muitas que já apareceram nesse fórum, hehehe...

Eduhaus
November 13th, 2005, 05:08 AM
Não vi nada de errado nessas tuas fotos... Pra mim, tão boas, sério! Se essas do Centro, calçadão, etc estão como essas, então tá ótimo, melhor que muitas que já apareceram nesse fórum, hehehe...[/QUOTE]

heheh..Valeu pelo incentivo!

Então tb vou postar as da vizinha Lajeado, que ficaram no mesmo nível, embora eu as tenha achado tb muito claras..vou cuidar um pouco mais a orientação solar, etc...

GRGM
November 13th, 2005, 08:59 AM
Eduhaus, também não vi NADA de errado nas tuas fotos, sério, hehehe!

Gostei da cidade, parece ser bem verde, e ter harmonia! Tem alguns prédios, mas pelo menos por essas fotos eu gostei de como estão dispostos, não me parecem desorganizados como em várias cidades do interior paulista...

Hum... Estrela é uma cidade predominantemente alemã? Porque nas fotos que você postou já deu pra ver algumas construções tipo enxaimel, e você ainda falou do Festival do Chucrute, hehehe

vila boa
November 13th, 2005, 11:26 AM
Bonita cidade e como o Farrapo falou as cidades do Sul do Brasil ta um show ....

Eduhaus
November 13th, 2005, 01:45 PM
Valeu pelos comentários! :)

diogoap
November 13th, 2005, 02:07 PM
Nem parece que tem 30 mil habitantes, aqui perto de Blumenau tem um monte de "cidades-buraco" que tem 50 mil habitantes! Muito legal a sua cidade natal!

AcesHigh
November 13th, 2005, 03:08 PM
Diogoap: bom... se vc for ver, essas cidades tipo Estrela, Dois Irmãos, etc, são todas cidades pequenas mas q são muito mais bonitas, mais bem cuidadas e até parecem maiores q cidades da RM d POA como Esterco e Sabugalha... ops, Esteio e Sapucaia.

AcesHigh
November 13th, 2005, 03:09 PM

Gostei da cidade, parece ser bem verde, e ter harmonia! Tem alguns prédios, mas pelo menos por essas fotos eu gostei de como estão dispostos, não me parecem desorganizados como em várias cidades do interior paulista...

Hum... Estrela é uma cidade predominantemente alemã? Porque nas fotos que você postou já deu pra ver algumas construções tipo enxaimel, e você ainda falou do Festival do Chucrute, hehehe

hehehe... me parece obvio neh GRGM :) Olha o sobrenome do cara tb...

Bent
November 13th, 2005, 03:24 PM
Super simpática e bem-cuidada essa cidade! Tem umas construções bem interessantes...Tb gostei do nome da cidade: Estrela. É bem alegrinho :)

Menino de Sampa
November 13th, 2005, 03:55 PM
Gostei, bem arrumada a cidade. :okay:

tkr
November 13th, 2005, 04:20 PM
po, otima cidade! gostei! ;)

Marquinho
November 13th, 2005, 06:25 PM
nossa, que nem as cidades do sul do brasil, pra mim, parece europa. tudo bem arrumadinho (pelo menos na foto). poderia ser em portugal. porque nao botar num concurso desses onde o pessoal tem que adivinhar aonde é que é? muitas fotos ninguem imagina que é no brasil mesmo

AcesHigh
November 13th, 2005, 06:35 PM
Edu, as fotos sairam assim muito claras por terem sido batidas próximas do verão em latitude 30... acho q as fotos tiradas durante o inverno ficam bem mais bonitas... ou então tenta tirar as fotos qdo o sol estiver mais baixo no horizonte... lá pelas 5 da tarde.

Artibeus
November 13th, 2005, 08:46 PM
Bem bonitinha, gostei muito! Parece ser muito organizada!

GRGM
November 13th, 2005, 09:33 PM
hehehe... me parece obvio neh GRGM :) Olha o sobrenome do cara tb...

Xi, ainda tem o sobrenome dele... hum...

MESMO ASSIM, NÃO É MOTIVO PRA ME HUMILHAR, Ô!!!!!!!!!!!! :cry:

AcesHigh
November 13th, 2005, 09:36 PM
desculpa... não era minha intenção... :(

André
November 13th, 2005, 10:01 PM
Que cidadezinha simpática! Lembra Serra Negra algumas partes do centro! Gostei..

Caio C.
November 13th, 2005, 11:24 PM
Mto bonita a cidade! O nome tb "Estrela" hehe...

WallyP
November 13th, 2005, 11:27 PM
bonitinha, agradável e bastante convidativa....

Davizão AC
November 13th, 2005, 11:48 PM
Fantástico! Semrpe gostei das cidades do Rio Grande do sul! Até agora não ví uma cidade feia hehe

Eduhaus
November 14th, 2005, 01:50 AM

A cidade e a região (Lajeado, Estrela, Teutônia, etc) tem colonização predominantemente alemã e ainda se escuta as pessoas falando o dialeto alemão em todos os lugares: ponto de ônibus, parque, comércio, etc

Quanto à organização urbana, de fato é uma cidade muito arborizada, assim como a região tb, e tem estas área verdes que em geral são áreas alegáveis que para não haverem ploriferação de habitações e problemas de alagamento, foram transformadas em parques, praças, sítios, campos de futebol, etc! Isto tem feito escola e outras cidades da região estão fazendo a mesma coisa...

noize
November 14th, 2005, 01:59 AM
A primeira leva mostra uma cidade simpática, arborizada... gostei da pontezinha antiga! :)

Agradável o aspecto das ruas, na segunda leva de fotos... belo berço Eduhaus! ;)

Bruno BHZ
November 14th, 2005, 02:04 AM
Bem bonitinha e arrumada, parece maior do que apenas 29 mil habitantes!

Jean Carlos Boniatti
December 1st, 2006, 07:43 AM
Cidade agrad?vel, poucos pr?dios pra uma popula??o de 30.000 hab, se comparadas com Marau, Frederico W. e Joa?aba, que s?o mais ou menos do memso porte, ou de popula??es equivalentes.

GersonLDN
December 2nd, 2006, 03:31 AM
Mais um belo trabalho do EDU que eu nao tinha visto!!

:) :) :)

Hideki
December 3rd, 2006, 01:43 PM
Adorei as fotos...me lembrou um pouco de Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul ;)

nando02
December 3rd, 2006, 02:05 PM
Muito simpatica sua cidade!! :D
Eu quero fazer um desafio pros gauchos!!!
achem uma cidade de interior feia ai...
pqp so tem cidade bonita nesse estado!!! :D
valew pelo thread

Brasil Guy
December 3rd, 2006, 02:29 PM
Muito agradável a cidade, as ruas, os prédios, as casas...tudo muito bonito

Cerrado
December 3rd, 2006, 03:17 PM
Bonita e agradável como quase todas as cidades gaúchas.

Kelsen
December 3rd, 2006, 03:46 PM
mas tá muito arrumadinha a cidade!

Fernando
December 3rd, 2006, 06:07 PM
Pequena, e bem servida de construções.

ncjrsa
December 3rd, 2006, 09:31 PM
Muito simpatica a cidade. Pra descansar deve ser ótima! E não vi nada de errado nas fotos tb não...

gsouza
December 3rd, 2006, 11:21 PM
PERFEITA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Q CIDADE BONITA!!!!!!!!!!!!!!!
Me passou uma ótima imprensão, ainda vou conhecer essa cidade.
E q coincidência hein Eduhaus - vc nasceu em ESTRELA - Q NOME BONITO - ESTRELA!!!!! :)

Jônatas
January 18th, 2007, 10:20 PM
Passei estes dias por nEstrela e fiquei impressionado com a organização e limpeza, "não há uma folha fora do lugar". Mas percebe-se que a cidade ´parece parada; há muitas construções antigas (ainda que bem cuidadas) e não há muitos edifícios em contrução, assim como não há muito movimento...
mas a cidade realmente impressionada pela limpeza e organização. isso é típico de cidades com colonização alemã (vide Blumenau, por exemplo).
Tem até uma piada que diz que o ideal seria a limpeza do alemão; a comida do italiano e a vida do brasileiro!

Kelsen
January 18th, 2007, 10:40 PM
Tem até uma piada que diz que o ideal seria a limpeza do alemão; a comida do italiano e a vida do brasileiro!

Minha mãe também sempre divide as coisas entre alemão/italiano/brasileiro! :D

Bem vindo ao fórum!:okay: Tu conhece a empresa Limger/Grupo Zanardo? É uma empresa da minha cidade que trabalha com vigilância/terceirização.Acho que eles tem um bom campo de atuação por aí!

BR 364
January 19th, 2007, 02:57 AM
Achei uma graça a cidade! Muito bonita mesmo! E muito verticalizada pra 29 mil habitantes! E são bonitos os prédios, de bom gosto... gostei de tudo!

Que bom que as indústrias estão voltando. Se bem que o turismo também me parece ser uma boa alternativa pra cidade.

Jônatas
January 19th, 2007, 03:02 AM
Obrigado Kelsen
Limger!? Não me é estranho... por acaso eles não trabalham com limpeza também, de condomínios por exemplo?
A propósito, muito bom esse "skyscrapercity", conheci por acoso em uma pesquisa que estava fazendo sobre Marau. E é muito frequentado (bem frequentado, diga-se de passagem); tem posts do mundo todo; dados e fotos muito difíceis de encontrar, mesmo na internet. Muito bom mesmo!
abraços

Kelsen
January 19th, 2007, 03:20 AM
Obrigado Kelsen
Limger!? Não me é estranho... por acaso eles não trabalham com limpeza também, de condomínios por exemplo?
A propósito, muito bom esse "skyscrapercity", conheci por acoso em uma pesquisa que estava fazendo sobre Marau. E é muito frequentado (bem frequentado, diga-se de passagem); tem posts do mundo todo; dados e fotos muito difíceis de encontrar, mesmo na internet. Muito bom mesmo!
abraços

Essa mesma!

CEARENSE
January 19th, 2007, 03:47 AM
como pode ? uma cidade de 30 mil hab ter esses predios ? eu morro e não me acostumo com isso ! parece ser bem desenvolvida, LINDA CIDADE ! :applause:

Jônatas
January 19th, 2007, 05:16 AM
FaelSlim, não entendí muito bem seu comentário, mas presumo que tenha achado Estrela desenvolvida por ter muitos prédios para uma cidade de 30 mil habitantes. Sugiro que dê uma olhada no link: http://skyscrapercity.com/showthread.php?t=295445&highlight=marau
É um post com fotos de Marau, uma cidade com cerca de 32 mil habitantes, também no interior do RS, depois me diz o que achou
abraços

Jônatas
January 19th, 2007, 05:17 AM
FaelSlim, não entendí muito bem seu comentário, mas presumo que tenha achado Estrela desenvolvida por ter muitos prédios para uma cidade de 30 mil habitantes. Sugiro que dê uma olhada no link: http://skyscrapercity.com/showthread...ighlight=marau
É um post com fotos de Marau, uma cidade com cerca de 32 mil habitantes, também no interior do RS, depois me diz o que achou
abraços

Jônatas
January 19th, 2007, 05:19 AM
ops, foi 2 vezes... como faz pra deletar?

Eduhaus
January 19th, 2007, 05:28 AM
Passei estes dias por nEstrela e fiquei impressionado com a organização e limpeza, "não há uma folha fora do lugar". Mas percebe-se que a cidade ´parece parada; há muitas construções antigas (ainda que bem cuidadas) e não há muitos edifícios em contrução, assim como não há muito movimento...
mas a cidade realmente impressionada pela limpeza e organização. isso é típico de cidades com colonização alemã (vide Blumenau, por exemplo).

Opa, Obrigado a todos pelos comentários!

Eu até acho que não tem muita construção antiga em Estrela...tinha mais, mas muitas foram derrubadas. Mas as que ainda existem realmente estão bem conservadas.

De fato a cidade é limpa e mantém ares de prosperidade, organização e limpeza. Em geral os ex-distritos de Estrela, como Teutônia, cresceram muito e "roubaram" um pouco do progresso da cidade. Eu acho que o pouco movimento no comércio da cidade (embora eu não acho tão pouco para seu porte) ocorre pelo fato de ser espalhado em muitas ruas, ao contrário de Marau, por exemplo, em que está concentrado mais na rua principal. Além do que Estrela fica a apenas 5 km de Lajeado, que é pólo comercial, tem shopping center, etc e sim parece ter muito mais que seus 65 mil habitantes. Aliás a economia de Lajeado é concentrada também no setor alimentício, assim como Marau (Avipal, Minuano, Sadia, Fruki, Florestal, etc).

Eu acho que a construção civil na cidade tb não é tão fraca assim, embora se concentre mais na construção de casas nos bairros e loteamentos novos, como alguns nas Entradas da cidade. Em geral quem gosta de prédios procura algum apartamento em Lajeado, que pelo que soube tem mais de 60 em construção, acima de 5 andares, uma das mais expressivas do interior do RS.

Valeu ;)

Eduhaus
January 19th, 2007, 05:31 AM
FaelSlim, não entendí muito bem seu comentário, mas presumo que tenha achado Estrela desenvolvida por ter muitos prédios para uma cidade de 30 mil habitantes. Sugiro que dê uma olhada no link: http://skyscrapercity.com/showthread...ighlight=marau
abraços

Ah, com certeza Marau tem muito mais prédios que Estrela, mas eu acho que isto é muito da perfil do povo de Estrela que gosta de morar em casas com jardins, gramas, etc. Bem diferente de Lajeado, que mesmo a 5 km, é cheia de prédios, embora a maioria careça de criatividade e se limite a "caixotes", assim como os de Marau.

CEARENSE
January 19th, 2007, 05:42 AM
FaelSlim, não entendí muito bem seu comentário, mas presumo que tenha achado Estrela desenvolvida por ter muitos prédios para uma cidade de 30 mil habitantes. Sugiro que dê uma olhada no link: http://skyscrapercity.com/showthread.php?t=295445&highlight=marau
abraços

Jonatas, nao se preocupe, foi só uma admiração, pq eu realmente fico surpreso quando vejo cidades pequenas com predios, é coisa minha

o link que mandou nao abriu

Jônatas
January 19th, 2007, 10:00 PM
Jonatas, nao se preocupe, foi só uma admiração, pq eu realmente fico surpreso quando vejo cidades pequenas com predios, é coisa minha

o link que mandou nao abriu

Não abriu!?
Procure por Marau em "search", provavelmente vão abrir dois posts, um sobre o "skyline" da cidade, outro sobre o shopping que está sendo construído.

RVpoa
March 1st, 2008, 06:45 AM
Legais as fotos...algumas iguais as do thread atualizado, mas esse aparece bem o Centro Cultural da cidade....Bem legal, não estava errado....tem uma arquitetura bem interessante...e pode contestar meus posts.....hehehehe.Sou democrata....nada haver com DEM pelamordedeus....gosto de descutir idéias.