nex
November 13th, 2005, 09:12 PM
Qual a vossa opinião?
|
View Full Version : Central Nuclear em Portugal nex November 13th, 2005, 09:12 PM Qual a vossa opinião? Arpels November 13th, 2005, 09:34 PM a minha é sim, infelizmente foi rejeitada pelo estado Portugues a proposta de um Luso Americano para a construção de uma central nuclear :bash: Viriatox November 13th, 2005, 10:05 PM Eu acho que não, hoje em dia não é o caminho que se segue, o caminho a seguir são as chamadas energias renovavéis, as actuais e as em desenvolvimento, e enquanto exista potencial suficiente (que parece haver) para satisfazer as necessidades, não acho lógico fazer esse tipo de investimento, além dos inconvenientes provocados pelos residuos que genera este tipo de actividades e impactos sociais e paisagisticos negativos, e que não existem com a energia solar, eólica, etc... Viriatox November 13th, 2005, 10:08 PM Não votei "nem pensar" pq tudo deve ser reflexionado, para poder tomar as melhores decisões. TeKnO_Lx November 13th, 2005, 10:15 PM Sim.. os espanhois tem uma ao pe da fronteira se ela explode vamos todos ao ar, por isso não percebo a questão do perigo jceia November 13th, 2005, 10:26 PM Sim, é muito menos perigoso do que o petroleo que estamos a usar... Phobos November 13th, 2005, 10:30 PM Voto no Não porque acho que o pais tem que desenvolver as fontes alternativas,como está a fazer. Viriatox November 13th, 2005, 11:16 PM Sim.. os espanhois tem uma ao pe da fronteira se ela explode vamos todos ao ar, por isso não percebo a questão do perigo a "questão do perigo" é que vamos todos pelo ar :crazy: Daniel_Portugal November 13th, 2005, 11:52 PM tal como o phobos, eu votei não, porque temos é que desenvolver as energias alternativas :) e ainda bem que o estamos mesmo a fazer :) :yes: ehehehe jceia November 13th, 2005, 11:52 PM As energias renováveis são ainda muito caras, só existem em Portugal devido aos subsídios que o estado dá, se não fosse isso eram inviáveis, alem disso para alimentar grandes cidades energeticamente com energias alternativas tínhamos de cobrir milhares de Km2 com painéis solares, moinhos de vento, etc., isto para não falar que esta energia é quase do dobro do preço da energia nuclear... Por enquanto, a energia nuclear é melhor solução, por onde se deve optar... Fern November 14th, 2005, 01:06 AM Eu acho que não, hoje em dia não é o caminho que se segue, o caminho a seguir são as chamadas energias renovavéis, as actuais e as em desenvolvimento, e enquanto exista potencial suficiente (que parece haver) para satisfazer as necessidades, não acho lógico fazer esse tipo de investimento, além dos inconvenientes provocados pelos residuos que genera este tipo de actividades e impactos sociais e paisagisticos negativos, e que não existem com a energia solar, eólica, etc... Deixa-me adivinhar, cobrir Portugal de cima a baixo com paineis solares, moinhos e barragens, so assim consigo ver que seja possivel alimentar o pais apenas e so a energias renovaveis! ;) Filipe_Golias November 14th, 2005, 01:47 AM Respondi "Não" porque acho que agora que estão a avançar em força com as energias renováveis, deve dar-se a oportunidade de ver como o país se aguenta com elas. Se necessário, então talvez ponha-se a hipótese (devia ter votado "Era uma possibilidade"...). Se a energia solar e eólica são muito caras e ocupam muito espaço, que tal a energia das ondas? Temos muita costa e uma estação deve produzir bastante energia comparativamente com a energia solar e eólica, não? Daniel_Portugal November 14th, 2005, 01:49 AM (devia ter votado "Era uma possibilidade"...) LOL não te preocupes.. isto não é nada sério =P ehehe JohnnyMass November 14th, 2005, 01:50 AM obviamente que não....não queremos mais chernobyls. Filipe_Golias November 14th, 2005, 01:51 AM Isto agora dos Chernobyls, eu acho que este tipo de acidentes não são a regra mas a excepção... Para além deste, nunca ouvi outros iguais. Fern November 14th, 2005, 01:57 AM Se a energia solar e eólica são muito caras e ocupam muito espaço, que tal a energia das ondas? Temos muita costa e uma estação deve produzir bastante energia comparativamente com a energia solar e eólica, não? "O desenvolvimento de sistemas de energia das ondas offshore mais dificilmente poderá ser efectuado no País sem a participação de parceiros estrangeiros, por exigir maior esforço financeiro, comportar maiores riscos, e ainda por ser escassa entre nós a experiência em tecnologias offshore. A localização na costa portuguesa do protótipo AWS em fase final de construção é uma oportunidade para Portugal se associar, com o envolvimento de empresas e instituições de I&D nacionais, ao desenvolvimento desta tecnologia offshore. Até cerca de 2003-2004 é de prever a existência de três protótipos (um já existente, outro em fase final de construção e outro planeado) com a potência total de cerca de 3 MW. Na fase seguinte de replicação, e até cerca de 2007-08, pode-se prever a instalação de cerca de 20-30 MW repartidos por um pequeno número de centrais de coluna de água oscilante em obras de protecção costeira (com potências unitárias de cerca de 0,5-1 MW), e um ou mais conjuntos de sistemas offshore com potências unitárias da ordem de 3-5 MW. A partir desta data e até 2010, e admitindo que as tecnologias actualmente em desenvolvimento (e eventualmente outras) terão então atingido a fase de comercialização, as perspectivas podem exceder 50 MW de potência instalada." 50MW em ondas de marés 45 000 hab. Filipe_Golias November 14th, 2005, 02:04 AM ^^ Então tb não se retira muito das ondas, de forma a ficar-se autosuficiente, né? Fern November 14th, 2005, 02:15 AM Acho que nao! Seria muito dificil actualmente depender apenas de energias renovaveis. Daniel_Portugal November 14th, 2005, 02:22 AM jonny tens tado muito desaparecido.. nem msn nem nada =P celo November 14th, 2005, 02:54 AM ...recusamos fazer uma central nossa por causa do perigo e da "poluição"...entretanto produzimos a maior parte da nossa energia através de centrais termo-electricas (a diesel) e o que nos falta compramos das centrais espanholas (20, 5 das quais perto das nossas fronteiras)......espirito tuga da merda Daniel_Portugal November 14th, 2005, 03:04 AM celo candidata-te a presidente que eu voto em ti.. quem sabe tu não nos vais salvar da ruina. não vez que temos investido muito em energias renovaveis?!?!?! onde ta o espirito de merda aqui man? se nao investissemos em energias sim era uma merda.. mas tamos a investir.. tem la calma. Barragon November 14th, 2005, 08:27 AM Não sei , é uma possíbilidade ! :D nex November 14th, 2005, 09:46 AM Aqui perto do Distrito de C.Branco já temos duas e se houver alguma "situação"(hipotese) não é a fronteira que vaí impedir isso. Pelo que está no mapa abaixo tambem a perto de Madrid, Valência e Barcelona. PS: Mas como é isso das energias renováveis? consegue realmente suprimir a nossa dependência de combustiveis? Faço esta pergunta porque nos anos 80 principios de 90 muitas casas, hoteis etc... tinham paineis solares mas parece que se deixou usar. http://www.din.upm.es/centrales/centrales.gif Arpels November 14th, 2005, 02:50 PM Almaraz? é Alcaraz :uh: as energias renovaveis numca vão suprimir a 100% as necessidades energeticas do pais, mesmo k se cubra o pais de paineis solares e ventoinhas, uma ou duas coisas destas seriam suficientes. Arpels November 14th, 2005, 02:51 PM ...recusamos fazer uma central nossa por causa do perigo e da "poluição"...entretanto produzimos a maior parte da nossa energia através de centrais termo-electricas (a diesel) e o que nos falta compramos das centrais espanholas (20, 5 das quais perto das nossas fronteiras)......espirito tuga da merda e fazemos energia queimando solidos altamente poluentes sem saber para onde vai os residuos tambem :yes: zeh November 14th, 2005, 04:17 PM Sinceramente a energia nuclear gera um pouco de polemica... Mas acho que é a que mais "respeita" a natureza (Pois em princípio é altamente vigiada e controlada) As termeletricas poluem por demais e as hidrelétricas alagam grandes áreas... As energias alternativas não são uma fonte muito segura (Apesar de serem as mais limpas, eles geram impacto ambiental na mesma... O barulho causado para produção de energia eólica, as grande áreas ocupadas para a instalação de paines solares e por aí vai...) No governo militar brasileiro tinha-se a intenção de se construir 7 usinas nucleares, apenas 2 foram concluidas e produzem energia, Angra I e II, juntas produzem anualmente 14,3 TWh, apenas 5% da matriz energetica do Brasil (Que se baseia em mais de 85% nas hidrelétricas). Pensa-se agora começar a construção da usina de Angra III, que deverá ser entregue em 2009 e produzirá o equivalente as 2 usinas já existentes. http://www.terra.com.br/istoedinheiro/especiais/cni/fotos/cni_11.jpg Fern November 14th, 2005, 04:34 PM celo candidata-te a presidente que eu voto em ti.. quem sabe tu não nos vais salvar da ruina. não vez que temos investido muito em energias renovaveis?!?!?! onde ta o espirito de merda aqui man? se nao investissemos em energias sim era uma merda.. mas tamos a investir.. tem la calma. Pois estamos, invistam invistam... e' o espirito PS, e' ate rebentar e o Daniel sacar dos seus bilioes para cobrir o buraco! ;) Arpels November 14th, 2005, 05:18 PM pois mas os 5% da energia que produz para o Brasil respresentam muitissimo mais para nos k somos caninos Zeh!! TeKnO_Lx November 14th, 2005, 05:35 PM a verdade´e que o Petroleo inda vai durar muitos anos a kts anos ouvem ke as energias fosseis vão acabar? as proprias energias renovaveis tão a enxer dinheiro a muita gente.. anyway para ter uma cobertura de 100% teriamos que enxer todo o pais com renovaveis que a curto/medio prazo parece impossviel uma central nuclear daria para dar energia á cidade de Lisboa(AML) portanto so pa vos dar uma ideia de kts windmills e paines solares precisiariamos para cobrir td o territoria nacional Daniel_Portugal November 14th, 2005, 05:40 PM tekno nao e preciso cobrir tudo.. se pudermos ter 75% e so gastar 25% na compra de petroleo ja era bem bom nao axas? e tipo.. ha taaaaaaaantos campos no pais.. tanto sitio onde por cenas dessas... as cidades cobrem menos area que campos, montanhas etc como é logico. zeh November 14th, 2005, 05:59 PM Ah falei, falei e falei, esqueci de dar minha opnião... Sou a favor da energia nuclear... Arpels November 14th, 2005, 06:01 PM tekno nao e preciso cobrir tudo.. se pudermos ter 75% e so gastar 25% na compra de petroleo ja era bem bom nao axas? e tipo.. ha taaaaaaaantos campos no pais.. tanto sitio onde por cenas dessas... as cidades cobrem menos area que campos, montanhas etc como é logico. 25% era bem bom :yes: TeKnO_Lx November 14th, 2005, 06:31 PM eh pa mas pelo que eu percebi as energias renovaveis não dao lucro.. pelo menos os paines solares.. kt á eolica é capaz de dar não façi ideia é uma industria ainda em pleno desenvolvimento Arpels November 14th, 2005, 06:38 PM não dão lucro? quem investe em alternativas vende a energia produzida não? Daniel_Portugal November 14th, 2005, 06:48 PM as energias alternativas sao a maior parte para consumo.. a energia solar nao da para armazenar por muito tempo.. cria-se e usa-se. mas que isso importa meus caros? vamos fazer um cenario de suposiçao... imaginemos que portugal gasta 1000 de energia por ano... e se produz 1000 de energia por ano em energias alternativas.. vai-se produzindo e gastando.. evita na mesma a compra do petroleo ne? entao pronto.. desde que a energia que nos vamos produzir possa de alguma forma limitar a compra de tanto petroleo.. ja é muito bom. Daniel_Portugal November 14th, 2005, 06:49 PM ps: aqui a questao não é vender.. mas sim deixar de gastar rios de dinheiro. para entao poder aplicar esses rios de dinheiro noutras coisas. Arpels November 14th, 2005, 06:55 PM sim mas alguem tem de lucrar com a energia produzida, ate pk o consumidor continua a pagar independentemente de onde a energia venha :dunno: Daniel_Portugal November 14th, 2005, 06:58 PM paga ao estado. e o estado constroi estradas, reabilitaçoes, etc etc etc. Arpels November 14th, 2005, 07:51 PM então mas os terrenos onde estão as fontes de energias renovaveis são do estado? francamente não to a perceber nada, se houver privados ganham o k? Lss911 November 14th, 2005, 08:31 PM Sou totalmente a favor! Neste momento a energia nuclear é cada vez mais segura, além disso estamos altamente expostos aos perigos vindos da Espanha: não tiraremos proveito é?? Arpels November 14th, 2005, 08:35 PM exactamente :okay: se não morrermos das nossas morremos das dos outros!! Herrmando November 15th, 2005, 02:34 AM Eu concordo, desde que seja a pelo menos 250km de minha casa... Herrmando November 15th, 2005, 02:35 AM É um problemazito semelhante à co-incineração... TeKnO_Lx November 15th, 2005, 04:35 PM lol é isso.. desde k seja isolado de nucleos urbanos em principio não tera problemas.. o maior problema k vejo é algum terrorista por la alguma bomba.. ja viram o efeito devastador que seria? qual metro/comboios ou avioes os gajus ja devem ter pensado nisso.. e qd isso acontecer a europa vaise lixar toda Arpels November 15th, 2005, 04:49 PM neste mundo td é possivel, as centrais nucleares raramente são alvos de desastres de grandes proporções coisa k já não é tão certa com aviões por exemplo mas concordo que devam ser colocadas o mais longe possivel de areas mto habitadas. Barragon November 15th, 2005, 08:41 PM Se espanha tem não sei qual o problema.... se o outro chefe é que pagava tudo! era uma solução a curto prazo para baixar a dependencia do petroleo :bash: desde que fosse feita lá para barrancos. Arpels November 16th, 2005, 01:03 AM lol :D JohnnyMass November 16th, 2005, 03:15 AM estou chocado com a quantidade de sim e afins... Lss911 November 16th, 2005, 03:17 PM atao porque? Barragon November 16th, 2005, 07:28 PM As minhas respostas são únicas! JohnnyMass November 17th, 2005, 03:24 AM atao porque? o nuclear não é propriamente uma das energias mais ecológicas e saudáveis... [Smeagol] November 19th, 2005, 05:40 PM meus amigos mais uma vez a bater no fundo do poço... fdx para mim a questão do perigo ta de fora, n tem nada a ver, por motivos óbvios... a questão é que nos dias de hj com as potencialidades que o nosso pais tem para ser um dos lideres mundiais em renováveis... para quê uma central nuclear??? estamos a investir 3,8 mil milhões de euros em 4500MW no sector eólico somos lideres na tecnologia da ondas, estudos já revelam que temos costa para produzir 5000MW (20%)... fala-se que dentro de 4anos já podemos começar a construir centrais no fundo da nossa costa (impacto 0) temos grandes possibilidades na energia solar, estamos também a dar agora os primeiros passos... (central de moura, dps desta viram mais...) nos açores estamos a construir uma central de H2 (a 2ª no mundo), neste projecto prevê-se que em 2020 os açores sejam autos suficientes só neste tipo de energia... se investirmos o dinheiro da central nuclear em renováveis, criamos 200x mais emprego, livramo-nos dos resíduos que n à solução para eles e ganhamos a fama de ser um país limpinho... Lss911 November 20th, 2005, 01:06 AM Fomos dos (os?) 1ºs do mundo a utilizarmos energia das ondas já no distante final da década de 70 em Póvoa do Varzim! |