View Full Version : Mapa antigo do metrô

Caio
November 14th, 2005, 07:03 PM
Olá. Estou em busca de um mapa antigo, que já vi publicado uma vez aqui no fórum, do primeiro traçado proposto ao metrô de São Paulo, cujas linhas eram similares às atuais (se não me engano).

Por favor, se alguém souber do que se trata, publique-o aqui.

JoseRodolfo
November 14th, 2005, 07:14 PM
Tbém gostaria muito de ver este mapa!! :)

Evandro
November 15th, 2005, 03:21 AM
É esse aqui?

http://i2.photobucket.com/albums/y19/evandroalves/303955.jpg

Abraços... :)

JoseRodolfo
November 15th, 2005, 03:31 AM
^^ De que ano Evandro!??! Obrigado!!;)

Evandro
November 15th, 2005, 03:38 AM
José Rodolfo, sei que este mapa foi feito na década de 70, mas infelizmente não sei te informar exatamente o ano, talvez entre 72 à 74...

André
November 15th, 2005, 05:24 AM
Nunca tinha visto esse mapa mas tem umas linhas bem interessantes.. Por exemplo a que passa pelo Ibirapuera e vai até Moema..

EduDeOz
November 15th, 2005, 07:23 AM
Nossa.. nunca tinha visto esse mapa antes... mas achei muito legal mesmo ! Notem que a linha amarela tá igualzinha a desse mapa.. alias.. uma das unicas com o traçado original mantido !

se eles quisessem fazer todas essas linhas mesmo.. só em 2100.. estariam prontas !

Osasco Station
November 15th, 2005, 03:00 PM
É esse aqui?

http://i2.photobucket.com/albums/y19/evandroalves/303955.jpg

Abraços... :)

Nossa! Muito interessante! Também nunca tinha visto esse mapa, nem ouvido falar em algumas linhas....

Caio
November 15th, 2005, 03:07 PM
Isso. Eu acho que era esse mesmo! Fantástico. Eu gosto MUITO de ficar analisando projetos de coisas que "poderiam ter sido". Valeu, Evandro!

Menino de Sampa
November 15th, 2005, 03:55 PM
A estação Vergueiro ia chamar Aclimação! Só que a estação NÃO fica na Aclimação! :D

Caio
November 15th, 2005, 05:51 PM
Reparem que a estação mais central de todas seria uma tal Estação Praça Clóvis.

Menino de Sampa
November 15th, 2005, 05:56 PM
hehehe eu tava jurando que aquela era a Sé, só porque tá ao norte da Liberdade.

Osasco Station
November 15th, 2005, 06:01 PM
Reparem que a estação mais central de todas seria uma tal Estação Praça Clóvis.
Tal mesmo, nem sei onde fica..

Caio
November 15th, 2005, 06:29 PM
Esse mapa também mostra como a Zona Leste seria melhor servida de linhas de metrô se não tivessem feito a Linha Vermelha ir tão longe quanto Itaquera.

A Linha Vermelha como foi construída talvez não tenha sido a melhor opção para essa região da cidade, pois o sistema metroviário que abastece a área fica todo restrito à sua porção mais setentrional, numa faixa bem limitada e retilínea. No caso, poderiam ter simplesmente deixado os trens interurbanos (que fazem exatamente o mesmo percurso e cujas linhas já existiam na época) com a implantação de mais algumas estações entre as operantes. O metrô que existe hoje na Zona Leste, na verdade, pode ser encarado como um complemento aos trens, já que ele foi construído às margens das antigas linhas ferroviárias que hoje formam as linhas E e F da CPTM.

A Linha Vermelha custou muito caro, pois além da construção das suas estações, trilhos, desapropriações e trens, tiveram que reurbanizar praticamente todo o entorno da estação Tatuapé em diante. Que eu saiba, foi o metrô que prolongou a Avenida Radial Leste para além da região do Carrão, além de criar toda uma infra-estrutura e alguns serviços para as comunidades locais, como escolas, creches, postos de saúde. Fora isso, também foi o metrô que teve que gastar uma enorme quantidade de dinheiro para combater as pragas que assolavam o entornos da estação Brás nos anos 1970.

Alexpira
November 16th, 2005, 01:41 AM
Não acho que a Zona Leste seria melhor servida pelo projeto original....o projeto da década de 1970 previa duas pequenas extensões do Metrô, uma até a Água Rasa e outra até a Vila Maria, sem conexão entre si....do Tatuapé para a frente a imensa população daquela área teria que se virar com a velha Central do Brasil...
E como no thread acima, a Linha Vermelha foi importantíssima para a inclusão de diversos bairros na trama urbana de São Paulo...da Penha para a frente a urbanização de fato só chegou com o Metrô...

Caio
November 16th, 2005, 01:55 AM
Oras! Então que modernizassem a tal "Central do Brasil" colocando trens mais decentes e melhorassem e aumentassem o número de estações naquelas linhas.

Achei o projeto original interessante não pela extensão das duas linhas que a ZL teria já que, comparadas com o traçado da Linha Vermelha, seriam realmente curtas, mas pela possibilidade de mais bairros, em regiões distintas da zona, serem abastecidos por eventuais prolongamentos destas linhas. Além disso, Vila Maria já é Zona Norte, portanto, outra zona seria beneficiada. Então, seriam duas linhas de metrô e uma de trem servindo a região, com traçados atingindo bairros distantes entre si.

E outra coisa: a função da Cia. do Metrô é projetar, construir e operar linhas de metrô, não reurbanizar comunidades. Creio que isso deve ser realizado, é claro, mas pelas autoridades às quais esse tipo de problema compete.

Bent
November 16th, 2005, 02:03 AM
Muito legal esse mapa! Pena q não construiram tudo...
Ah, a Praça Clóvis era o lado esquerdo da praça da Sé, quando ela era dividida por um quarteirão, quarteirão esse, q o METRÔ fez o favor de DESTRUIR.

Caio
November 16th, 2005, 02:09 AM
Acho que aquelas estações fantasmas que existem abaixo da Pedro II e da República foram construídas pensando-se no traçado da linha que seguiria da Vila Madalena à Via Anchieta.

Caio
November 16th, 2005, 02:16 AM
Olha! Existiria uma estação Pedro I. :D

JorgeRubies
November 16th, 2005, 08:25 AM
Acho que aquelas estações fantasmas que existem abaixo da Pedro II e da República foram construídas pensando-se no traçado da linha que seguiria da Vila Madalena à Via Anchieta.

Exatamente Caio, com uma correcao: essa eh a linha 4 original, que como vemos comecaria no Joquei Clube. A linha que comeca na vila Madalena eh a atual linha Paulista, e ainda nos anos 70 o projeto foi ampliado ate a Vila Prudente.

E o maior absurdo, esse ramo previsto da linha 4 (originalmente chamada de sudoeste-sudeste) ate a via Anchieta foi definitivamente engavetado por causa do fura-fila (aquele projeto do Duda Mendonca, que o Pitta gastou centenas de milhoes de reais para NAO fazer), porque o metro, sempre ansioso para reduzir ao maximo os projetos novas linhas, viu uma superposicao entre esse ramo do metro e o fura-fila.

E tambem acho esse tracado original do metro um primor de abrangencia, funcionalidade e racionalidade. Estacoes de metro no Ibirapuera, no museu do Ipiranga, que sonho! E nada impediria que essa extensao ate a Vila Bertioga fosse alongada ate os confins da zona Leste, o que beneficiaria milhoes de pessoas. Parabens ao Evandro por ter garimpado essa preciosidade.

Uma pena que tenha sido tao modificado! Acho que deveriamos fazer uma xerox desse plano original para esfregar na cara de todos os nossos governantes, atuais e passados. Que tristeza.

mopc
November 16th, 2005, 02:45 PM
Nota 10 esse mapa! Nunca tinha visto! O metrô de SP sempre foi pobre em produzir mapas de sua expansão, resultado da falta de objetivos concretos a médio e longo prazo.

RRC
November 18th, 2005, 05:23 PM
Interessantíssimo esse mapa, que bom seria se ele tivesse sido levado a sério....

Heilig
November 23rd, 2005, 07:37 PM
visitem meu portfolio, tem as fotos originais do projeto do Metrô de SP feito pelos alemaes.

http://putzig.multiply.com/photos/album/10

Baianóide
November 23rd, 2005, 08:09 PM
^^ Eu vi o seu portfolio. Será que ficaria melhor mesmo desse jeito ?

Osasco Station
November 23rd, 2005, 09:10 PM
^^ Eu vi o seu portfolio. Será que ficaria melhor mesmo desse jeito ?
Eu creio que sim, é mais abrangente. Porém a realidade da metrópole mudou, por isso várias adequações teriam que ser feitas com o passar do tempo.

Heilig
November 24th, 2005, 08:56 AM
Mudou de fato.

Capao Redondo nao existia. Santo Amaro era uma expanso em segundo plano. (levando em conta linhas 1 2 3 e 4 implantadas)

Mudança mesmo so na linha vermelha, que seria mais util no projeto alemao da HMD. (alemao e brasileiro)

Heilig
November 24th, 2005, 08:58 AM
no meu portifolio tem bastante fotos dos trens de SP.

mopc
November 24th, 2005, 01:55 PM
Bom, Santo Amaro era negligenciado porque essa região era vazia até 1970. Agora eu acho errado o plano original parar a linha 4 em Pinheiros, no lado interno do rio, sem atravessá-lo para Butantã e Vila Sônia, como a linha 4 fará hoje. Que disperdício seria!!!

Heilig
November 24th, 2005, 02:06 PM
Pararia num primeiro instante, continuar com ela alem-rio seria um detalhe tendo visto a malha proposta.

Brez
February 19th, 2006, 08:41 AM
Olha que legal se tivessem feito a linha da Vila Maria eu teria um metro do lado de casa e não precisaria andar ate a linha da CPTM- e essa linha modi ficada deveria ser feita urgente pos ela poderia ligar o ibirapuera ate o Congonhas passando por vl nova conceição e itaim...
Oq vcs acham?

ivandjsilva
March 27th, 2010, 06:12 PM
Muito bem Evandro! procurava esse mapa há mto tempo,pois tinha visto ele uma vez no GUIA SP nos anos 90.Estamos na expectativa para os proximos dias para a inauguração de mais 4 estações :Tamanduateí e V.Prudente na linha2 e Faria Lima e Paulista iniciando as operações da linha 4....Metrô é progresso!

luancarpe
March 27th, 2010, 09:49 PM
Putz! Trófeu joinha :okay: pra quem desenterra um thread de DOIS MIL E CINCO!

paulista1978
March 29th, 2010, 05:08 PM
A estação Vergueiro ia chamar Aclimação! Só que a estação NÃO fica na Aclimação! :D

É engraçado pq a rua Vergueiro é a rua com maior número de estações em SP. Um nome plausível seria estação "Centro Cultural", creio eu.

E nesse mapa a linha 2 more em Ana Rosa. Estranho. Ja vi outro mapa, da década de 80, em que Depois de Vila Prudente ela seguiria para Oratório e o pátio seria naquela av. que liga Heliópolis a S. caetano (provavelmete próximo a Shell e Petrobras).

TêAgá
March 29th, 2010, 08:28 PM
É engraçado pq a rua Vergueiro é a rua com maior número de estações em SP. Um nome plausível seria estação "Centro Cultural", creio eu.

E nesse mapa a linha 2 more em Ana Rosa. Estranho. Ja vi outro mapa, da década de 80, em que Depois de Vila Prudente ela seguiria para Oratório e o pátio seria naquela av. que liga Heliópolis a S. caetano (provavelmete próximo a Shell e Petrobras).

Almirante Delamare ou Comandante Taylor. Se ficaria em frente a Petrobras, seria na Almirante Delamare, provavelmente no local ocupado pela ETE ABC.

UrbanistaArquiteto
March 30th, 2010, 11:59 PM
tah quase lah hein...

SavianoMarcio
April 2nd, 2010, 06:38 PM
Muito legal esse mapa! Pena q não construiram tudo...
Ah, a Praça Clóvis era o lado esquerdo da praça da Sé, quando ela era dividida por um quarteirão, quarteirão esse, q o METRÔ fez o favor de DESTRUIR.

O que existe hoje é o melhor possível para a região atendida pelas linhas, todos os projetos passam por testes, avaliações, simulaçãoes que visam com a menor rede possível (mais barata) e com o menor número de estações atender a maior quantidade possível de usuários.