View Full Version : Instituto Ibérico para a Investigação e Desenvolvimento
Viriatox November 19th, 2005, 02:43 PM Cimeira: Portugal e Espanha criam instituto investigação e desenvolvimento
Évora, 19 Nov (Lusa) - Portugal e Espanha aprovam hoje, em Évora, último dia da cimeira entre os dois países, a criação de um Instituto Ibérico para a Investigação e Desenvolvimento, o mais importante dos protocolos a celebrar na área da ciência.
No final do primeiro dia da XXI Cimeira Luso-Espanhola, sexta- feira, no Convento do Espinheiro, não chegou a ser revelada, tanto da parte portuguesa como espanhola, a futura localização desse instituto.
Entre outros acordos, os executivos de José Sócrates e José Luis Zapatero deverão anunciar medidas de cooperação para a criação de uma bolsa de emprego ibérica, combate aos incêndios florestais e à imigração clandestina.
Fonte diplomática portuguesa adiantou que Portugal e Espanha estão a preparar "com empenho" a realização de uma reunião euro- africana para a adopção de medidas contra a imigração ilegal.
Na conferência de imprensa final, após a reunião plenária, os primeiros-ministros de Portugal e de Espanha deverão transmitir uma mensagem sobre o carácter "imperativo" de um acordo sobre as perspectivas financeiras da União Europeia (2007/2013).
Os chefes dos dois executivos sublinharão que é "absolutamente indispensável" um acordo sobre as perspectivas financeiras durante a presidência inglesa, adiantando que, se isso não acontecer, a União Europeia corre o risco de "paralisar".
Sobre as ligações ferroviárias de alta velocidade entre os dois países, o Governo português acredita que sairá da cimeira uma proposta concreta para um novo calendário da ligação Lisboa/Madrid.
PMF/RRL Lusa/Fim
--------------------------------------------------------
O Instituto Ibérico de Investigação e Desenvolvimento vai ficar instalado em Braga, mas a direcção será atribuída a um espanhol.
(13:30) O anúncio foi feito por José Sócrates na conferência de imprensa final da cimeira luso-espanhola a decorrer em Évora. "O que fica desta cimeira, a simbolizar a vontade de apostar neste domínio - da fronteira tecnológica - é a criação do primeiro centro luso-espanhol de investigação e de desenvolvimento".
RR
TeKnO_Lx November 19th, 2005, 08:48 PM e qual será a lingua desse centro? portunõl ? :laugh:
Don Pimpon November 20th, 2005, 12:38 AM Hola amig@s
Penso que este tipo de iniciativas, son moito máis importantes que os cumios que ten España ou Portugal con países como Francia ou Alemania.
Son hispano-portugués (e ademais galego) e sempre pensei que España e Portugal teñen moitísimo que ver e moitos negocios por facer.
Penso ademais, que deberíamos ser aliados estratéxicos, así como os países escandinavos ou Gran Bretaña e EEUU. Se pensamos en términos conxuntos, a suma das nosas potencialidades xenera unha rexión con máis poboación que Italia, por exemplo, e máis extensión que Francia. En conxunto, temos relacións internacionais en toda Iberoamérica (tanto nos países de fala española como en Brasil, de fala portuguesa), antiguas colonias portuguesas e españolas en África (dende Angola ou Mozambique, pasando por Guinea Ecuatorial ou Sahara), e mesmo con India, a través de Goa, EEUU (por tantos emigrantes portugueses), China (Macau)...
En fin, conxuntamente, formamos un lobby moi poderoso.
Vexo neste tipo de iniciativas (Centro Inv. Ibérico, MIBEL, MIBGAS...) como o xerme da futura coordinación política e económica das nosas nacións en beneficio común. Se vencemos os nosos tradicionais temores, poderemos formar unha gran coalición que se sitúe de facto como a 3ª potencia europea, por encima de Francia ou Italia, sen nengunha dúbida.
Unha aperta
TeKnO_Lx November 20th, 2005, 12:48 AM :applause:
concordo, estas inicativas são louvaveis para ambos os paises, ate como disseste e bem para "vencernos os nosos tradicionais temores"..
Arpels November 20th, 2005, 11:24 AM parece-me bem, das melhores medidas tomadas nesta cimeira!!
Viriatox November 20th, 2005, 06:16 PM Concordo completamente com a criação do centro e a sua localização como consolidação do Minho como região tecnologica (um novo conceito :))
@Don Pimpon. Como se suele decir y sin malas intenciones: no me vendas la moto ;)
Phobos November 20th, 2005, 06:39 PM Parece muito bem que façam isso.Na questão da imigração já deveria ter um acordo conjunto há muito tempo.
traveler November 20th, 2005, 10:00 PM Parece muito bem, mais no fim eu penso isso e so politico. Eu penso que Portugal nao vai ganhar nada? E so politicas dos dois governo. E so.
Don Pimpon November 21st, 2005, 02:07 PM @Don Pimpon. Como se suele decir y sin malas intenciones: no me vendas la moto ;)
Eu non vendo nada Viriatox :) pero penso que a nosa xeneración (se estás na miña, e creo que sí) ten que ser ambiciosa e intentar superar o que fixo a anterior. E penso que hai potencialidade suficiente se aproveitamos conxuntamente as nosas capacidades. Por iso, propostas coma as de este centro, que inda que non produzca demasiada tecnoloxía crea redes de colaboración científica entre ambos países, é moi boa proposta.
Os nosos investigadores comezarán a ter moita máis relación. Xa a hai (tiven seminarios nos meus cursos de mestrado que foron impartidos por xente da U. de Minho), pero se intensifica traballando día a día.
Unha aperta
Barragon November 21st, 2005, 06:24 PM Eu acho que espanha nos quer conquistar de todas as formas.... !!! :gunz:
Fern November 21st, 2005, 06:32 PM Se vencemos os nosos tradicionais temores, poderemos formar unha gran coalición que se sitúe de facto como a 3ª potencia europea, por encima de Francia ou Italia, sen nengunha dúbida.
Isso e verdade, mas eu ja pensei nisso e existe claramente o risco de a Espanha tomar o controlo de qq alianca que possamos fazer!
Barragon November 21st, 2005, 06:34 PM Isso e verdade, mas eu ja pensei nisso e existe claramente o risco de a Espanha tomar o controlo de qq alianca que possamos fazer!
Nem mais nem menos..... é isso mesmo!! Não queremos nada disso!
TeKnO_Lx November 21st, 2005, 06:37 PM Eu acho que espanha nos quer conquistar de todas as formas.... !!! :gunz:
coitados dos espanhois.. tem mais que pensar.. só manter a Catalunha dá um trabalhão..
Barragon November 21st, 2005, 06:43 PM Os gajos quanto mais têm, mais querem.........!!
Don Pimpon November 21st, 2005, 07:14 PM Francamente, estou sorprendido. Os meus comentarios sobre colaboración bilateral son sinceiros. Xa comentei que son hispanoluso e amo moitísimo a vosa terra...
Mais se vos vedes calqueira intento de aproximación entre ambos paises como que España quere conquistar Portugal, non hai nada que facer...
Ademais, ¿vos pensades que a España lle interesa tanto Portugal? Lamento decepcionarvos, pero non é así. Temos moito máis interese na Arxentina, México ou mesmo Marrocos.
Non quero faltar o respeito, pero vos non sodes os galos nin nos os romanos de Asterix. Somos dous paises veciños, condenados a entendernos. Nos guste ou non. E non, nunca vai haber equidade e nunca van ser as nosas relacións 50 e 50% pola razón de que nos somos 4 veces máis grandes que vos. ¿E qué importa iso? O día que España comprendeu o seu papel no mundo comezou a ir hacia a frente. ¿E vos, para cando esa decisión?
Pois nada, todo o mundo moi orgulloso na súa casiña... Sigan vendendo o país a prazo fixo... Parece que o único pene (¿dick?) que vos doe e fode é o español. ¿Non venderon fai pouco unha empresa ós franceses por exemplo? Pois iso, que o español é o malo e o demo e o resto moi bons...
O que penso que non rematades de entender, é que, o final, nun mundo global, onde ata España é unha merdiña en comparación a EEUU, China etc un non pode ir por libre e independentemente. Recordade unha cousa. Ou cambiades de mentalidade, ou acabaredes traballando para os estranxeiros, sexan españois, franceses ou alemáns, porque, sendo un país pequeno, ou traballades CON un pais maior, ou traballades PARA un pais maior. É a unica elección que podedes facer... Colaborar ou vender...Alguen tiña que dicilo e baixaros da vosa nube de algodón. A min, tanto me da a vosa elección.
Perdoade por sacar a miña peor virtude: a sinceridade.
Bitxofo November 21st, 2005, 07:29 PM e qual será a lingua desse centro? portunõl ? :laugh:
:rofl:
Boa noticia o Instituto!!
:applause:
Bitxofo November 21st, 2005, 07:30 PM coitados dos espanhois.. tem mais que pensar.. só manter a Catalunha dá um trabalhão..
:yes::yes:
TeKnO_Lx November 21st, 2005, 07:46 PM sim fexarmonos nunca é bom, nisso concordo contigo, mas estas a confundir coisas
uma coisa é a relacao portugues-espanhol outra coisa são negocios e nisso não tens que te queixar o que não falta cá são empresas espanholas.. portanto não há protecionismo como já vi aki alguns espanhois dizerem..
ninguém pos em causa a cooperacao bilateral.. mas o que me parece as vezes é que a cooperação bilateral so é bem feita quando´é feita da forma que os espanhois querem..
anyway não percebi o que queres dizer com algumas coisas tipo..
"trabalho com ou para.. colaborar ou vender.". isto agora é por opçoes é?
"E qué importa iso? O día que España comprendeu o seu papel no mundo comezou a ir hacia a frente. ¿E vos, para cando esa decisión?"
e que dia foi esse?
tens razao em algumas coisas mas é mesma essa tipo de opiniao que eu não gosto nos espanhois, não me leves a mal voces podem ser muito boas pessoas mas essa do ou "fazem como keremos ou então voces trabalham para nos.."
mereçe um bom vai po ***
Nephasto November 21st, 2005, 08:00 PM Nem mais nem menos..... é isso mesmo!! Não queremos nada disso!
[sarcasmo=on]
Claro que não!!
Por cá, só estamos interessados na mediocridade portuguesa! Mais nada! Isso de alianças com espanhois ainda nos trazia inovação e desenvolvimento, e temos muito medo de tudo isso!!
Daqui a uns anos provavelmente até seremos maiores e mais poderosos que espanha... basta ver o nosso crescimento... parece que vamos crescer mais de 0% em 2005!! Se tudo correr bem, somos meninos para chegar praí a 0.3%.... e espanha?? mais de 3%?? Coitadinhos...
Deixem-nos afundar em paz na mediocridade fachavor!!
[sarcasmo=off]
Don Pimpon November 21st, 2005, 08:11 PM Antes de nada, non queríate ofender. Sempre concordei bastante contigo en moitos temas. Mais ben, estaba a responder a esa clase de xente escéptica que pensa que "De España, nen bom vento, nen bo casamento" :)
Non respondo só por as opinions leidas no foro, xa dixen que fun moitísimas veces a Portugal e tiven ocasión de falar con moita xente.
De algunas desas persoas tirei a conclusión de que lles ofende máis o que ven de España do que de outros sitios en materia económica. Refírome tambén a esa xente que concorda coas ideas de ese libro, non sei se coñeces, "a invasión española" ou algo similar.
ninguém pos em causa a cooperacao bilateral.. mas o que me parece as vezes é que a cooperação bilateral so é bem feita quando´é feita da forma que os espanhois querem..
De novo, concordo contigo. Cada un defende o seu. Eu quería responder a un gaijo que dise que o que queríamos era conquistar ou unha parvada desas. Seguimos:
"trabalho com ou para.. colaborar ou vender."
Refírome a que hoxe en día é casi imposibel ir a facer negocios de modo individual. Un non se pode fechar. E se un se fecha, corre o risco de acabar comido por outro. Por iso, hai que traballar con alguen. Hai moitísimos exemplos. Por exemplo, as empresas de construcción civil que van en grupos para conseguir megacontratos...
"E qué importa iso? O día que España comprendeu o seu papel no mundo comezou a ir hacia a frente. ¿E vos, para cando esa decisión?"
e que dia foi esse?
¿Por qué fixen este comentario? Ben. Eu observo que neste foro, e pode ser algo extrapolable (?) o resto da sociedade hai como dous bloques. Os que teñen unha mentalidade aberta (coma ti, Tekno), e os que pensan que se pode seguir indo por libre. Eu referíame a que o meu pais tivo unha evolución ben grande en materia de relacións internacionais, e conseguimos superar, en certo modo, os nosos complexos. Sabemos que somos un país de tamaño medio, que unhas veces temos que ir xunto uns e outras xunto a outros, e levamos unha política bastante coherente nese sentido. Somos conscientes do noso tamaño e actuamos en consecuencia. Pareceme, e o digo con humildade, que Portugal ten unha crise de identidade que fai que teña un comportamento algo caótico en certo sentido. É o que percibo.
tens razao em algumas coisas mas é mesma essa tipo de opiniao que eu não gosto nos espanhois, não me leves a mal voces podem ser muito boas pessoas mas essa do ou "fazem como keremos ou então voces trabalham para nos.."
mereçe um bom vai po ***
Nin penses! Todos somos maiores e somos libres para xuntarnos ou separarnos. Sabemos o que nos interesa e o que non. Pero as veces penso que moitos dos problemas que teñen os nosos países son por falta de aproximación e diálogo. Contemplo con alegría como os nosos países son cada vez realidades máis próximas e aquelas infaustas épocas de Salazar e Franco, que contribuiron a levantar muros psicolóxicos, son superadas.
Non podo deixar de loubar decisións como o novo Instituto de I+D e criticar os que por temor queren deixar escapar oportunidades boas para os dous.
E tamén recoñezo certa soberbia por parte de moitos españois, ¡non só son críticas para voses! :) Nese sentido, os galegos temos moito que aportar a ese diálogo como cultura ponte entre a España castellana e Portugal.
Ata pronto amigo e sigamos traballando!
Lss911 November 21st, 2005, 08:21 PM Sediado em braga e criando alguns postos de trabalho...mas dirigido por espanhol!
TeKnO_Lx November 21st, 2005, 08:33 PM concordo contigo em algumas coisas mas tens ke ver e tu pareces um gaju inteligente.. toda a nossa historia foi feita contra a Espanha.. lutamos contra os espanhois pela nossa independencia, lutamos muitas vezes com grandes sacrificios
para voces secalhar é dificil comprender.. estando de fora
dai o tal " nem bom vento nem bom casamento"
talvez um dia mude não sei.. mas IMO isso so vai acontecer quando tivermos o mesmo nivel de vida..
Somos conscientes do noso tamaño e actuamos en consecuencia. Pareceme, e o digo con humildade, que Portugal ten unha crise de identidade que fai que teña un comportamento algo caótico en certo sentido. É o que percibo.
não nos temos nenhuma crise de identidade..ao contrario de Espanha. ( e tou a falar a serio )
comportamento caotico em que?.. nem percebi bem u k krias dizer com isso
saludos
ILOVELISBON November 21st, 2005, 09:13 PM toda a nossa historia foi feita contra a Espanha.. lutamos contra os espanhois pela nossa independencia, lutamos muitas vezes com grandes sacrificios
para voces secalhar é dificil comprender.. estando de fora
dai o tal " nem bom vento nem bom casamento"
saludos
Isso para mim não devia justificar mesmo nada o sentimento anti-espanhol que exite em alguns portugueses! Tamos no sec.XXI pá! A ultima guerra com espanhois foi a séculos, só os franceses e alemães tiverem em guerra à 60 anos e agora são grandes aliados e fartam-se de cooperar em tudo! O problema é que a maioria dos Tugas são pouco esclarecidos e ainda não perceberam como Portugal pode lucrar com uma aliança a todos os níveis, com espanha. Espanha devia ser o 1ºaliado de portugal e vice-versa.
Nephasto November 21st, 2005, 10:26 PM ^Acredita ILOVELISBON!
Guerra com os espanhois?!?! Lol! Não me lixem! Essa desculpa é tão patética!
1º, portugal nunca teve nenhuma guerra com espanha... apenas com castela!
E 2º e mais importante... foi no século XIV!!!!!
E andamos hj em dia a dizer que n gostamos dos espanhois por causa disso!? A maioria dos países da europa andou em guerra com outros países há muito menos que isso, e são hj em dia grandes aliados.
Essa mentalidade do portuguesinho anti-espanha é muito atrasada e só prejuduca portugal.
Don Pimpon November 21st, 2005, 10:58 PM Hola de novo, Tekno. Volvendo ó debate de antes...
não nos temos nenhuma crise de identidade..ao contrario de Espanha. ( e tou a falar a serio )
comportamento caotico em que?.. nem percebi bem u k krias dizer com isso
Mmm, non sei moi ben como explicalo... pero a sensación que me transmite Portugal, externamente, e que é un pais deprimido, sen confianza, sen confianza nas institucións... Todo isto a xente o explica pola crise económica, pero eu me pregunto, ¿qué provoca a crise económica en Portugal, qué provoca ese estado de depresión colectiva? Penso que pode haber motivos mais profundos... ¿se calhar unha descolonización non superada? Non sei. Fai pouco tempo, vira na televisión portuguesa unha reportaxe titulada "os portugueses sorrin menos que antes", e fora unha investigación que demostraba que os portugueses sonrien menos que antes... É algo sintomático, crise económica, anímica... pero ¿onde están as raices de todo iso? Por iso eu apuntaba a unha crise de identidade, de falta de rumbo e obxectivos comúns, mais aló do día a día... ¿percebes o que quero dicir? Estas cousas non son fáciles de explicar...
En cuanto a que España ten crise de identidade... entendo o que dis. Refíreste ó Estatut de Cataluña e esas coisas. Ben, eu non apuntaba nesa dirección cando abrin o debate. Inda que non gosto falar de política, dareite a miña opinión cunha pregunta (como bo galego :) ) Se ti eres Zapatero, e necesitas o apoio e votos de ERC para gobernar, e te presentan un documento que pode ser anticonstitucional, ¿qué importa que votes que sí se despois duns anos o Tribunal Constitucional vai dicir que esas leis non valen para nada :colgate: ?
En fin, espero que sigamos con este animado debate.
Ciao!
Don Pimpon November 21st, 2005, 11:03 PM Sediado em braga e criando alguns postos de trabalho...mas dirigido por espanhol!
Lss911, eu penso que a proporción de científicos portugueses e españois debe ser fixada por a porcentaxe económica que invista cada un dos paises na costrucción e mantemento. Se os dous paises pagan o mesmo, igual numero de científicos de cada pais. Se un paga mais que o outro... Socios sim, doidos non...
Viriatox November 21st, 2005, 11:06 PM bla bla bla...
Preocupem-se em trabalhar pq Portugal primeiro deve preocuparse em si propio e apostar em desenvolver as potencialidades actuais com visão de futuro e segundo o mundo não se fica por espanha, é mais extenso e portugal tem que ser mais ambicioso por muito que alguns (os espanhois que se lembram em pensar sobre o tema) pretendam ignorar isso reduzindo tudo a um micromundo chamado peninsula iberica ou latinoamerica no melhor dos casos. Simplificar isto é um erro, a terra habitada não acaba nos pirineus e as nossas relações tb não.
Viriatox November 21st, 2005, 11:11 PM Que o directo do centro seja espanhol não me preocupa em absoluto, o que me interessa é que o centro vai estar localizado em Braga, um zona que já concentra muito do desenvolvimento tecnologico português e que com este centro só vai afiançar essa posição. Todos os cientistas que venham trabalhar para o centro vão ter que ir viver para a região independentemente da sua origem. É uma importação de materia gris e com isso Braga só tem a ganhar.
Se fosse ao contrario sim ficaria preocupado, não gosto de ver os cientistas portugueses ir trabalhar ao estrangeiro.
;)
Don Pimpon November 21st, 2005, 11:20 PM Fodase! Por os comentarios que se leen neste Topic o Instituto Ibérico de I+D ja comeza con problemas "dialécticos" e ainda non está construido :D . Se os cientistas van discutir coma nos... non sei que sairá de ahí :)
Ben, concluindo, penso en que a maioría de nos concorda en que ese centro pode ser positivo.
Viriatox, as relacións internacionais non rematan entre os nosos dous países, pero espero con impaciencia o día en que saiamos para o estranxeiro tan ben coordinados e con tan bons resultados como os escandinavos cando fan diplomacia conxunta. Nalgunhas materias, obteñen excelentes resultados. Podes acreditar se digo que as minhas criticas e comentarios só apuntan nesa dirección :) .
Mais uma cousa: ¿qué liñas de investigación hai en Braga? ¿Faise algo de nanotecnoloxía?
Graciñas e ata logo
Barragon November 21st, 2005, 11:33 PM [sarcasmo=on]
Claro que não!!
Por cá, só estamos interessados na mediocridade portuguesa! Mais nada! Isso de alianças com espanhois ainda nos trazia inovação e desenvolvimento, e temos muito medo de tudo isso!!
Daqui a uns anos provavelmente até seremos maiores e mais poderosos que espanha... basta ver o nosso crescimento... parece que vamos crescer mais de 0% em 2005!! Se tudo correr bem, somos meninos para chegar praí a 0.3%.... e espanha?? mais de 3%?? Coitadinhos...
[sarcasmo=off]
ó fachavor.... você não acha que já há muitas empresas espanholas em pt?? se não quereis viver na madiocridade... ide ide.... ide para espanha!
ILOVELISBON November 21st, 2005, 11:45 PM Já agora e não tem nada a ver com este debate! Olivensa devia ser portuguesa.. Tal como Gibraltar devia ser espanhola. :bash: :)
Barragon November 21st, 2005, 11:52 PM E CEuta também devia ser portuguesa!!!
De qualquer forma... o intituto ibérica está bem localizado.... e é uma boa aposta!
traveler November 21st, 2005, 11:57 PM Essa ideia nao e mal. O problema e isso, Portugal esta muito mais a frente da Espanha tecnologicamente e da ciencias. Por exemplo, os bancos Portugueses eles tens o mais avancado sistema de comunicacao electronico do mundo bancario. Tambem Portugal tens uns sistema de electronico para as portagens de Auto-Estrada mais avancado na europa. As companhias Portuguesas de Moldes cao muito avancadas, e por isso que Portugal exporta mais para o munde de que a Espanha na tecnologia . E por isso que eu nao gosto da ideia. Portugal eles poden trocar muito entre eles , mais Portugal eles tem que ter attencao com isso? Eu ja sei que os Espanhois eles gostam de mandar muito!!
Filipe_Golias November 22nd, 2005, 12:01 AM Epá... deixem-se de questiúnculas de vizinhos que não levam a lado nenhum! É ciência! E tudo o que ajudar a desenvolver este ramo em Portugal é mais do que bem-vindo! A ciência é global, não conhece fronteiras políticas.
Para além dos mais, a direcção vai ser rotativa entre ambos os países...
Don Pimpon November 22nd, 2005, 12:16 AM E que un centro de investigación é tamén un centro onde se INTERCAMBIA conhecemento, Traveler. Os uns temos que aprender dos outros. Seguro que hai campos nos que Portugal supera a España, pero tamén hai campos nos que España supera a Portugal (fibra de carbono, bioinvestigación, investigación militar, por exemplo). Podemos aprender mutuamente, non?
Ciao
Bitxofo November 22nd, 2005, 12:45 AM Essa ideia nao e mal. O problema e isso, Portugal esta muito mais a frente da Espanha tecnologicamente e da ciencias. Por exemplo, os bancos Portugueses eles tens o mais avancado sistema de comunicacao electronico do mundo bancario. Tambem Portugal tens uns sistema de electronico para as portagens de Auto-Estrada mais avancado na europa. As companhias Portuguesas de Moldes cao muito avancadas, e por isso que Portugal exporta mais para o munde de que a Espanha na tecnologia . E por isso que eu nao gosto da ideia. Portugal eles poden trocar muito entre eles , mais Portugal eles tem que ter attencao com isso? Eu ja sei que os Espanhois eles gostam de mandar muito!!
:weird:
Filipe_Golias November 22nd, 2005, 12:46 AM :lol:
Bitxofo November 22nd, 2005, 12:52 AM Isso para mim não devia justificar mesmo nada o sentimento anti-espanhol que exite em alguns portugueses! Tamos no sec.XXI pá! A ultima guerra com espanhois foi a séculos, só os franceses e alemães tiverem em guerra à 60 anos e agora são grandes aliados e fartam-se de cooperar em tudo! O problema é que a maioria dos Tugas são pouco esclarecidos e ainda não perceberam como Portugal pode lucrar com uma aliança a todos os níveis, com espanha. Espanha devia ser o 1ºaliado de portugal e vice-versa.
:applause:
Somos irmãos!!
:yes: :yes:
ILOVELISBON November 22nd, 2005, 01:01 AM Obrigado pelo apoio e pelo bold :) , realmente disse do fundo do coração
Reflex November 22nd, 2005, 01:03 AM Parece-me uma boa parceria. Creio que os 2 países só têm a ganhar e de facto como ja aqui foi anteriormente dito, é muito mais logico que Portugal se alie a Espanha do que a outros paises geograficamente mais distantes!:okay:
ILOVELISBON November 22nd, 2005, 01:38 AM Eu acho que o receio que se tem cá por Espanha é absurdo em grande parte mas em relação aos assuntos económicos e acordos entre governos existe algum motivo de preocupação porque a vossa concorrência é cada vez mais forte, e os nossos governantes são uns bananas que não têm mão de ferro nas negociações. Claro que não se pode culpar os Espanhois que não estão mais do que a fazer negócio. Amigos, amigos negócios à parte..Mas também a concorrência por um lado pode ser que seja positiva, pode fazer a "seleção natural" das empresas de qualidade em portugal que possam competir em Espanha e no estrangeiro. E também é bom ter um vizinho forte e a crescer para subir as nossas exportações, Espanha é o pais para o qual exportamos mais. Os nossos empresários é que têm de abrir a pestana e não deixar passar as opurtunidades..
ILOVELISBON November 22nd, 2005, 01:43 AM Era bom é que se fizesse a seleção natural dos nossos governates! Mas a merda é sempre a mesma, aquilo leva uma reciclagem de vez em quando mas roda sempre os mesmos...
Viriatox November 22nd, 2005, 01:50 AM Mais uma cousa: ¿qué liñas de investigación hai en Braga? ¿Faise algo de nanotecnoloxía?
Graciñas e ata logo
O Silicon Valley de Braga ( http://www.janelanaweb.com/digitais/braga.html)
Braga é a Silicon Valley portuguesa
BRAGA, a cidade europeia mais jovem, tornou-se a capital portuguesa do «software», uma espécie de Silicon Valley nacional, com os seus 800 quadros altamente qualificados distribuídos por 40 empresas «high tech», que, no seu conjunto, facturam oito milhões de contos. E estão rapidamente a alterar o tecido económico de uma região conhecida por ser o coração de uma indústria tradicional: a têxtil. Praticamente todo o «software» de gestão para empresas, em português, foi criado em Braga, que deve esta sua especialização em massa cinzenta à aposta da Universidade do Minho, onde, desde meados da década de 70, já se formaram mais de 1100 especialistas em informática, computação, «software» e multimédia. Especialistas que são disputados pelas principais empresas e multinacionais da nova economia.
(Expresso)
traveler November 22nd, 2005, 03:18 AM E como eu digo, os Portugueses estao a cair nas mao dos espanhois.samos irmaos samos amigos no fim e que Portugal vai perder com isso. Na ciencia Portugal ta muito afrente a espanha e nos electronicos tambem. A espanha nao tem nada para oferecer a Portugal, Portugal tens 5 vezes de que os espanhois tecnologicamento. America tem tecnoligia que eles nao da ao outros. A franca tem tecnologia tambem eles nao oferece ao outros a russia tambem eles tem muito tecnologia eles tambem nao offerece ao outros , e a Englaterra faz a mesma coisa? Entao a onde esta o vosso problema? A Espanha e os politicos deles estao sempre a dar problemas a Portugal. Ja estou aver que vocezes ja nao se lembra do navio petroleiro? Ja estaou aver que vocezes tambem nao se lembra da estacao atomica que esta aveira da fronteira Portuguesa. Os politicos Portugueses eles constestarem contra isso tudo, mais os espanhoies eles nao queram saver de nada disso? como eu digo eu nao penso que vocezes comprenda muito bem esses problemas? E so a comer ?
traveler November 22nd, 2005, 03:22 AM Bitxofo. Good for you. :weird: :old:
JohnnyMass November 22nd, 2005, 03:51 AM ^Acredita ILOVELISBON!
Guerra com os espanhois?!?! Lol! Não me lixem! Essa desculpa é tão patética!
1º, portugal nunca teve nenhuma guerra com espanha... apenas com castela!
E 2º e mais importante... foi no século XIV!!!!!
E andamos hj em dia a dizer que n gostamos dos espanhois por causa disso!? A maioria dos países da europa andou em guerra com outros países há muito menos que isso, e são hj em dia grandes aliados.
Essa mentalidade do portuguesinho anti-espanha é muito atrasada e só prejuduca portugal.
tens a memória curta...já te esqueceste de Olivença?...só não ficaram com o país todo porque não conseguiram...
JohnnyMass November 22nd, 2005, 03:55 AM Essa ideia nao e mal. O problema e isso, Portugal esta muito mais a frente da Espanha tecnologicamente e da ciencias. Por exemplo, os bancos Portugueses eles tens o mais avancado sistema de comunicacao electronico do mundo bancario. Tambem Portugal tens uns sistema de electronico para as portagens de Auto-Estrada mais avancado na europa. As companhias Portuguesas de Moldes cao muito avancadas, e por isso que Portugal exporta mais para o munde de que a Espanha na tecnologia . E por isso que eu nao gosto da ideia. Portugal eles poden trocar muito entre eles , mais Portugal eles tem que ter attencao com isso? Eu ja sei que os Espanhois eles gostam de mandar muito!!
claro! as caixas multibanco e a via verde foram inventadas em portugal...só para quem não sabia...
traveler November 22nd, 2005, 03:57 AM Bom como eu digo, como se faz a Espanha nao da a vila de Olivenca a Portual? Vocezes tens muito razao? A onde esta Olivenca?
JohnnyMass November 22nd, 2005, 04:04 AM nos dias de hoje já não faria sentido entregar olivença a portugal, mas é um facto que nos foi ROUBADA e um desrespeito por arte de espanha de um tratado europeu que comprovava que nos pertencia e que TINHA de ser devolvida.
traveler November 22nd, 2005, 04:15 AM Pois e assim Johny, o mundo esta ficar numa maneira que muitos Portugueses nao queram saver de isso. O meu pai fiz-me comprender uma coisa, se uns paises quer que eu dou a minha comfianca eu tambem quero que eles dao comfianca deles a mim.
JohnnyMass November 22nd, 2005, 04:21 AM eu sei que os tempos são outros mas estas coisas não devem ser esquecidas, afinal ficaram com o que é nosso e ainda se ficaram a rir de nós...
traveler November 22nd, 2005, 04:25 AM Isto tens razao Johny, E por isso que Portugal tem que ter attencao..
Filipe_Golias November 22nd, 2005, 04:47 AM eu sei que os tempos são outros mas estas coisas não devem ser esquecidas, afinal ficaram com o que é nosso e ainda se ficaram a rir de nós...
E os ingleses a rirem-se deles por causa de Gibraltar... :|
Tudo bem que Olivença é portuguesa... mas, a ser resgatada, devê-lo-ia ter sido feito há já muito tempo. Esta passividade e conformismo quanto à situação retiraram-nos muita da justeza da reclamação... É como agora o Egipto querer de volta o obelisco da Place de la Concorde :ohno:
Mas a sério... não façamos disto mais um thread de lava-roupa histórico, ok?
Barragon November 22nd, 2005, 07:36 AM Não.... mas simplesmente não queremos cá mais espanha! Sozinhos conseguimos bem...
Don Pimpon November 22nd, 2005, 10:16 AM Traveler, o que mais me molesta de ti, é que lanzas os teus mitins políticos e casi non das datos. So dis consignas e propaganda. Eu xa respondin ó teu mensaxe sobre as capacidades tecnolóxicas de Portugal (está na páxina 2), dandote a razón en que hai cousas que vos facedes mellor que nos, e viceversa. E a túa resposta foi... nenuma! Tu gostas dos monólogos, non é? Porque dis o que pensas e casi non les nin respondes o dos demais. Tu es un fanático. Pero bom, a min eso non me importa. En cualquier caso non é unha actitude constructiva. Como eu son un señor, vou responder o que dixeste con argumentos. A ver si aprendes algo...
É certo que moitos paises teñen tecnoloxía propia... pero co paso do tempo, cando fica un pouco obsoleta, é transferida a outros paises, con contrapartidas de outro tipo. Falaste de EEUU. Ben, gracias a que EEUU nos suministra o sistema de combate AEGIS (non ficou so para eles) conseguimos un contrato de 5 fragatas para a mariña norueguesa. Pagamos por iso, pero foi transferido o cabo. Se EEUU chegou a ser a primeira potencia non foi so por guardar no caixon o que teñen, se non tamen comerciando e desenvolvendo conxuntamente productos. Neso, os EEUU e UK teñen unha longa historia (o Radar é un bo exemplo).
A ver se no proximo post saes dos tópicos e respondes os meus argumentos. Dame unha alegria.
Arpels November 22nd, 2005, 10:32 AM concordo plenamente Lovelisbon :yes: resentimentos historicos com Espanha e vice versa ou com outros paises da Europa so revelam estagnação de mentalidades, Portugal como qualquer pais de EU não tem hipoteses de sobreviver sosinho e como pais pequeno e periferico tem de arranjar formas INTELIGENTES de se safar, o mesmo fez a Irlanda e a Belgica e Holanda face a visinhos muito mais poderosos que eles e vingaram economicamente.
traveler November 22nd, 2005, 12:08 PM Arpels. Isso nao e de sobre a mentalidades e tambem nao e sobre a estagnacao e resentimemtos. E a confianca entre os dois paises. E nao tenho confianca com a Espanha? Os Espanhois construiram uma central nuclear aveira da fronteira Portuguesa, e Portugal fiz tudo para nao construir e a espanha comocaram a rir de Portugal{ a fazer pouco de vocezes} A onde esta a confianca?. Como eu digo Portugal esta a cair nas maos do politicos espanhois.
Don Pimpon November 22nd, 2005, 01:41 PM Penso que o idioma que se debería falar no Instituto é o inglés. Para persoal tan cualificado, con sería un problema e se se queren facer publicacións en revistas importantes, tense que facer en inglés. Alem diso, evitaríanse suspicacias e malos sentimentos ó ser o inglés unha lingua neutral para ambos.
Nese sentido os finlandeses e suecos conviven en Finlandia con ambas linguas e ademais falan ben o inglés :)
Ciao
Arpels November 22nd, 2005, 01:43 PM contruissem ou não a central nuclear perto da fronteira ou na margem do mediterraneo Espanhol as consequencias seriam nefastas na mesma para ambos os paises, alguns Portugueses tem um pouco a mania da perseguição e preocupam-se demais com o k os outros fazem ou penssam e menos com o que interessa resolver!!
ILOVELISBON November 22nd, 2005, 02:03 PM nos dias de hoje já não faria sentido entregar olivença a portugal, mas é um facto que nos foi ROUBADA e um desrespeito por arte de espanha de um tratado europeu que comprovava que nos pertencia e que TINHA de ser devolvida.
Concordo totalmente contigo, foi roubada e ainda hoje pelo tratado europeu deveria pertencer a Portugal, mas quanto a isso eu coonsidero que os culpados foram os governantes de portugal! Nunca soube de que Portugal se tenho queixado muito para resolver a questão em instancias superiores ou mesmo com Espanha. Nem salazar nem antes nem depois. É o que eu digo, é preciso negociar com Espanha com mais força e alguma agressividade. Agora Espanha a partir de Franco reindivicou Gibraltar ao Reino Unido muitas vezes.
ILOVELISBON November 22nd, 2005, 02:09 PM claro! as caixas multibanco e a via verde foram inventadas em portugal...só para quem não sabia...
Ok temos alguma tecnologia o multibanco, via verde, os os moldes, que o traveler dizia e é verdade mas não sei a que ponto espanha também não tem. Agora que tecnologias têm os espanhois? Com certeza muito mais. Portugal pode ser mais avançado em algumas coisas mas os Espanhois não tem mais industria e de melhor qualidade? Agora não digam que perdemos mais do que ganhamos se cada vez mais se unirem os nossos mercados e que haja assim mais troca de conhecimentos e tecnologia? É assim que se formam os blocos mais fortes e desenvolvidos, não se esqueçam. Pq é q o centro da Europa é o mais desenvolvido, ou zona da Coreia, Japão, Taiwan ou America e Canadá?
Don Pimpon November 22nd, 2005, 02:20 PM En cualquer caso, non importa ter unha boa tecnoloxía se non tes capacidade comercializadora... É como ter unha cousa moi boa, que é so para ti... Ahí está a forza dos bloques. Que non só desenvolven e crean conxuntamente, se non que tamén compran e venden con orden. A via rápida das autoestradas é moi boa, eu a coñezo. Pero Portugal e España non chegaron a un acordo e agora España desenvolveu a súa propia... Unha pérdida de diñeiro para vos, e tempo para nos. Cando se integren as autoestradas europeas, vannos foder ben a todos, porque teremos que ver se son sistemas de telecomunicacións compatibles (penso que non). E en vez de crear unha area peninsular de circulación cun mesmo peaxe, ficou en merda... Malo para Portugal, e malo para España, por non dicer que ese sistema se se vende en España é mais facil de vender despois a Arxentina, Uruguay, etc. porque xa foi vendido e testeado en dous paises.
Outra oportunidade perdida. Unha intelixencia mal enfocada.
ILOVELISBON November 22nd, 2005, 02:40 PM contruissem ou não a central nuclear perto da fronteira ou na margem do mediterraneo Espanhol as consequencias seriam nefastas na mesma para ambos os paises, alguns Portugueses tem um pouco a mania da perseguição e preocupam-se demais com o k os outros fazem ou penssam e menos com o que interessa resolver!!
Claro! eles só escolheram aquela zona porque penso eu ser a mais desabitada de Espanha. A central devve tar a mesma distância de Madrid do que Lisboa. Mas vamos acreditar que puseram lá a central para nos fuder! O plano deles é rebentar com aquilo matar uns milhoes de Tugas e alguns milhoes de espanhois e a seguir ocupar Portugal todo contaminado. :horse:
ILOVELISBON November 22nd, 2005, 02:43 PM En cualquer caso, non importa ter unha boa tecnoloxía se non tes capacidade comercializadora... É como ter unha cousa moi boa, que é so para ti... Ahí está a forza dos bloques. Que non só desenvolven e crean conxuntamente, se non que tamén compran e venden con orden. A via rápida das autoestradas é moi boa, eu a coñezo. Pero Portugal e España non chegaron a un acordo e agora España desenvolveu a súa propia... Unha pérdida de diñeiro para vos, e tempo para nos. Cando se integren as autoestradas europeas, vannos foder ben a todos, porque teremos que ver se son sistemas de telecomunicacións compatibles (penso que non). E en vez de crear unha area peninsular de circulación cun mesmo peaxe, ficou en merda... Malo para Portugal, e malo para España, por non dicer que ese sistema se se vende en España é mais facil de vender despois a Arxentina, Uruguay, etc. porque xa foi vendido e testeado en dous paises.
Outra oportunidade perdida. Unha intelixencia mal enfocada.
Mas houve negociações em relação à via verde? A Espanha tem Via Verde à quanto tempo?
TeKnO_Lx November 22nd, 2005, 03:10 PM bem acho que deveriamos separar as aguas
uma coisa são negocios e parecerias estas são bem vinda e no caso iberico assuntos como o TGV , oMIBEll e outro tipo de acordos são bons para ambos os paises e aumentando a competitividade da peninusla iberica, já que hoje em dia muita da concorrencia europeia ´é feita entre regioes e a Peninusla iberica tem grande potencial
Portanto acho que ninguem discorda disto..
outra coisa é a relaçâo luso espanhola isso é outra historia bem mais complexa..
btw a unica forma de igualar economicamente Espanha era anexar territorios que não sao nossos.. tal como eles fizeram !
TeKnO_Lx November 22nd, 2005, 03:13 PM Penso que o idioma que se debería falar no Instituto é o inglés. Para persoal tan cualificado, con sería un problema e se se queren facer publicacións en revistas importantes, tense que facer en inglés. Alem diso, evitaríanse suspicacias e malos sentimentos ó ser o inglés unha lingua neutral para ambos.
Nese sentido os finlandeses e suecos conviven en Finlandia con ambas linguas e ademais falan ben o inglés :)
Ciao
ingles' ahahah deixa tar é melhor espanhol ..só tentar perceber o sotake !
Fern November 22nd, 2005, 03:15 PM sim fexarmonos nunca é bom, nisso concordo contigo, mas estas a confundir coisas
uma coisa é a relacao portugues-espanhol outra coisa são negocios e nisso não tens que te queixar o que não falta cá são empresas espanholas.. portanto não há protecionismo como já vi aki alguns espanhois dizerem..
Proteccionismo!? Os espanhois devem ter memoria curta! Durante decadas fecharam-se e produziam tudo o que necessitavam (foi assim que nasceu a Seat) e ainda recentemente impediram a compra da telefonica pela PT e da fenesa pela EDP que se passariam a controlar os respectivos sectores na peninsula iberica!!!
Nephasto November 22nd, 2005, 03:23 PM tens a memória curta...já te esqueceste de Olivença?...só não ficaram com o país todo porque não conseguiram...
Lol!!
Ok, se isso tivesse um smile no fim ou assim... tudo bem achava piada... mas tás a apresentar isso mesmo como um argumento sério?!
Enfim... do traveler já se espera tudo, e ignora-se... mas espanta-me que tu digas isto.
Don Pimpon November 22nd, 2005, 03:53 PM Braga vai receber centro de investigação ibérico
Braga é já um pólo científico
A grande "estrela" da Cimeira foi, como frisou Zapatero, a Ciência, concretamente o anúncio da criação do Instituto de Investigação e Desenvolvimento (I&D) Portugal-Espanha que, por proposta do próprio primeiro-ministro espanhol, localizar-se-á em Braga. O instituto deverá entrar em funcionamento dentro de um ano e privilegiará as áreas das nanotecnologias e computação.
O organismo contará com 200 investigadores, divido em partes iguais entre Espanha e Portugal - um terço para cada país - sendo os restantes do resto do Mundo, nomeadamente EUA e Ásia. Isso mesmo explicou o ministro da Ciência, Mariano Gago, adiantando ainda aos jornalistas que o investimento inicial rondará os 30 milhões de euros. O orçamento do instituto deverá também ser da ordem dos 30 milhões de euros.
É ainda objectivo dos dois países que os privados participem no projecto. Por último, refira-se que a presidência deste organismo, para já entregue a José Ribas, professor da Universidade de Salamanca, será rotativa, devendo o mandato oscilar entre os três e os cinco anos. Temas que serão agora discutidos pela comissão técnica, já criada para esse efeito.
Trabalho já reconhecido
O anúncio da instalação em Braga do instituto de investigação foi recebido com satisfação pelo reitor da Universidade do Minho (UM), que considerou que, ontem, foi o dia mais importante para a região e, em particular, para a UM "Temos um trabalho nesta área da ciência e da tecnologia que é reconhecido a nível internacional".
Guimarães Rodrigues salientou ainda os benefícios generalizados que resultarão deste centro "Há toda uma malha de desenvolvimento que vai ser sofrer um forte incremento". "O centro é um comboio do qual fazem parte várias carruagens". Recorde-se que a UM é já a universidade com o maior número de projectos europeus.
Pois se vai vir xente de EEUU e Asia, é evidente que se falará inglés. Gustame moito que veña xente de fora da Península. Pode aportar moita seriedade ó proxecto.
Don Pimpon November 22nd, 2005, 03:56 PM Mas houve negociações em relação à via verde? A Espanha tem Via Verde à quanto tempo?
Eu non estou seguro, pero contaronme que se intentou negociar fai pouco e foi un fracaso. Agora estamos a implantar as Vías Verdes, pero inda non está tan extendido como en Portugal, e depende da rexión...
TeKnO_Lx November 22nd, 2005, 04:05 PM a via verde ia estar operacional em Espanha em 2006 ou lá o que era..
de qq modo já foi exportada para paises de leste (acho eu)
TeKnO_Lx November 22nd, 2005, 04:19 PM [sarcasmo=on]
Claro que não!!
[sarcasmo=off]
o que é consideras mediocridade? axo normal os portugueses gostarem virem o nosso pais invadido por empresas espanholas.. poix eu também não gosto..
e é verdade que a Espanha tem crescido muito.. mas se veres as causas do crescimento tem nomeadamente a ver com um boom da construção civil
nomeadamente nas grandes obras publicas. e apesar de terem um sistema publica bastante mais eficiente (fruto das reformas feitas agora pelo Socrates) os mesmos problemas persistem ( baixa qualificacao,escolaridade, baixo nivel de I&D)
Neste campo de tecnologia estamos semelhantes (internet, I&D, telemoveis etc). o que lhe valeu foi um bom investimento publico que aumentou exponencialemente o PIB. coisa que em Portugal nao me pareceu ter acontecido.. apesar do Socrates ter agora essas do grande ideia do "investimento publico dinamizador da economia"..
Lembra-me o Aznar dos anos 90.. de qq modo os mesmo problemas vão persistir.. baixa qualificacao, fraca inovacao tecnologica etc
nessa logica é que esse centro insere e pareceme positivo para ambos paises
off topic axo piada alguns portugueses chegarem ao ponto de dizer "mais valia fexar a porta etc"..
Espanha não é nenhum eden. há regioes mais ricas e mais pobres que PT...nestas alturas dificieis vese quem são os portugueses a serio e não os portugueses da festa do futebol..
Don Pimpon November 22nd, 2005, 04:41 PM ..e é verdade que a Espanha tem crescido muito.. mas se veres as causas do crescimento tem nomeadamente a ver com um boom da construção civil
nomeadamente nas grandes obras publicas. e apesar de terem um sistema publica bastante mais eficiente (fruto das reformas feitas agora pelo Socrates) os mesmos problemas persistem ( baixa qualificacao,escolaridade, baixo nivel de I&D)
Neste campo de tecnologia estamos semelhantes (internet, I&D, telemoveis etc). o que lhe valeu foi um bom investimento publico que aumentou exponencialemente o PIB. coisa que em Portugal nao me pareceu ter acontecido.. apesar do Socrates ter agora essas do grande ideia do "investimento publico dinamizador da economia"..
Lembra-me o Aznar dos anos 90.. de qq modo os mesmo problemas vão persistir.. baixa qualificacao, fraca inovacao tecnologica etc
nessa logica é que esse centro insere e pareceme positivo para ambos paises
É certo, Tekno. O noso crescemento non é debido a I+D, mais ben pela construcción e outras industrias. Ese é un problema que temos e no que xa se comezou a traballar. O que tamén era certo e que non podes levar a I+D a un pais que vai por camiños de cabras :) como era o caso dos nosos países ata fai pouco tempo. O tempo das grandes infraestructuras está próximo a rematar, e temos que empezar con I+D xa. Por iso os políticos teñen prisa agora co tema da I+D. Están equivocados. Para ver frutos neste campo son necesarios 10 ou 20 anos, máis dos 4 anos que dura unha lexislatura => non o ven rentable en termos políticos porque están aboando o terreo para o que virá... En fin, que é o que nos queda. Dar ese salto cualitativo :)
Don Pimpon November 22nd, 2005, 04:43 PM Estou reparando que o meu post é algo confuso. Quero dicir, que estou a favor da I+D, pero que os frutos van tardar en verse bastante tempo. Hai que ser pacientes se algunhas iniciativas fracasan, e vai ser un camiño complicado, pero é a vía que nos queda...
Iso é tudo
Herrmando November 22nd, 2005, 08:19 PM Estas cooperaçoes luso-espanholas sao muito importantes. Espero é que isto não seja só fachada... Portugal precisa disto para ganhar dimensão.
willo November 22nd, 2005, 08:30 PM Proteccionismo!? Os espanhois devem ter memoria curta! Durante decadas fecharam-se e produziam tudo o que necessitavam (foi assim que nasceu a Seat) e ainda recentemente impediram a compra da telefonica pela PT e da fenesa pela EDP que se passariam a controlar os respectivos sectores na peninsula iberica!!!
fue telefónica la que quería comprar PT :)
traveler November 23rd, 2005, 12:21 AM Enfim... do traveler já se espera tudo, e ignora-se... mas espanta-me que tu digas isto.
traveler November 23rd, 2005, 12:28 AM So queria dizer uma coisa a voz todos? Voces podiam me dar algumas invacao qui e espanhola, e que e conhocida pelo o mundo? Dizan-la so uma?
JohnnyMass November 23rd, 2005, 02:23 AM Lol!!
Ok, se isso tivesse um smile no fim ou assim... tudo bem achava piada... mas tás a apresentar isso mesmo como um argumento sério?!
Enfim... do traveler já se espera tudo, e ignora-se... mas espanta-me que tu digas isto.
só podes estar a brincar mesmo...
Fern November 23rd, 2005, 03:50 PM fue telefónica la que quería comprar PT :)
Nao antes disso a PT queria comprar a Telefonica mas o governo espanhol com a desculpa de que empresas detidas maioritariamente por estados estrangeiros nao podem fazer aquisicoes importantes (uma lei espanhola proteccionista qualquer) impediu o negocio de se concretizar!
ILOVELISBON November 23rd, 2005, 07:24 PM So queria dizer uma coisa a voz todos? Voces podiam me dar algumas invacao qui e espanhola, e que e conhocida pelo o mundo? Dizan-la so uma?
Traveler não ha nenhuma invasão espanhola em Portugal que seja conhecida em todo o mundo. A mais conhecida é a invasão francesa de Napoleão em 1800 e pouco. Nessa os Espanhois já conquistados por Napoleão apoiaram França com soldados e generais e foi ai que perdemos Olivença para Espanha. Essa foi a ultima vez que fomos invadido por algum País. Antes disso tivemos muitas vezes em guerra com os Espanhois mas nenhuma foi muito dramática, apenas alguma batalhas aqui e ali ao pé da fronteira. E só perdemos uma vez a indepêndencia em 1660, mais ou menos, quando os Filipes (I e II) reinavam. Ai se não estou em erro não houve uma guerra, apenas um problema de sucessão de Reis e casamentos de familia real espanhola e portuguesa que originou a perda da independência. Mas não estou muito seguro se houve mesmo alguma invasão espanhola em larga escala. Nós também invadimos espanha algumas vezes, por exemplo zamora ao pé de Bragança foi uma vez conquistada aos espanhois. Ja agora Traveler tens origem portuguesa, já reparei, mas vives onde agora?
Don Pimpon November 23rd, 2005, 08:29 PM Exacto, Ilovelisbon, Espanha tomara Portugal por un casamento, non por a invasión con Felipe. A guerra da independencia a ganharon voces. É extraño. O último pais que invadiu Portugal foi Francia, penso, con Napoleón, e hai xente que sigue pensando que España é o demo...¿Non é unha paradoxa? Quizáis é unha fixación de algunhas persoas, que ademais opinan sin ter moita idea de historia (como eles mesmos recoñecen).
Adeus!
Arpels November 23rd, 2005, 08:33 PM uns penssam k ainda estamos em guerra pela independencia outros que vamos anexar Angola outros k ainda vão ver um imenso Portugal, ha de td para todos os gostos :)
Barragon November 23rd, 2005, 09:35 PM Exacto, Ilovelisbon, Espanha tomara Portugal por un casamento, non por a invasión con Felipe. A guerra da independencia a ganharon voces. É extraño. O último pais que invadiu Portugal foi Francia, penso, con Napoleón, e hai xente que sigue pensando que España é o demo...¿Non é unha paradoxa? Quizáis é unha fixación de algunhas persoas, que ademais opinan sin ter moita idea de historia (como eles mesmos recoñecen).
Adeus!
Don Pimpon... nos não goxtamos dos Galegos..... não gostamos é de Espanha :D
ILOVELISBON November 23rd, 2005, 09:46 PM Exacto, Ilovelisbon, Espanha tomara Portugal por un casamento, non por a invasión con Felipe. A guerra da independencia a ganharon voces. É extraño. O último pais que invadiu Portugal foi Francia, penso, con Napoleón, e hai xente que sigue pensando que España é o demo...¿Non é unha paradoxa? Quizáis é unha fixación de algunhas persoas, que ademais opinan sin ter moita idea de historia (como eles mesmos recoñecen).
Adeus!
Nem chegou a existir uma guerra para reconquistar a independência, apenas se matou o Espanhol que tava cá a governar e mais nada.
traveler November 23rd, 2005, 11:49 PM Agora tenho outra questao? Vocezes podem, me dar uma invencao que e espanhola,que e conhecido no mundo. So uma invencao que voces que istao a usar que vem da espanha? So uma?------------------ De pois eu vou responder a vos todos. Tambem da invasao que vem da espanha e franca.
Nephasto November 24th, 2005, 12:37 AM Pois e Naphasto, Ja se espera tudo, de mim? De ti nao vala a pena a dizer, ainda esta a prender muito politicamente.
O que é que está a prendrer politicamente?
E já agora o que é que isso significa em português?
ILOVELISBON November 24th, 2005, 01:24 AM Nem chegou a existir uma guerra para reconquistar a independência, apenas se matou o Espanhol que tava cá a governar e mais nada.
Desculpa lá Don Pimpon mas esse tinha de ser despaxado :gunz: :). Axo que deves compreender..
traveler November 24th, 2005, 01:40 AM Ninguen ainda nao esta a responder de que eu disse?
Filipe_Golias November 24th, 2005, 02:33 AM Inventaram as lentes graduadas (obrigado! :D)
Arpels November 24th, 2005, 10:54 AM Nem chegou a existir uma guerra para reconquistar a independência, apenas se matou o Espanhol que tava cá a governar e mais nada.
o ajudante (conde Andeiro) da governadora k era a duquesa de Mantua!!
Arpels November 24th, 2005, 10:55 AM Ninguen ainda nao esta a responder de que eu disse?
ja foi respondido Traveler, a maior mais famosa e desatrosa para Portugal foi a invasão Francesa, ainda hoje o nosso patrimonio arquitectonico sofre com isso porque as ordens das tropas Francesas era destruir td o k fosse patrimonio arquitectonico tanto aqui como em outros paises acupados da Europa da altura!!
Don Pimpon November 24th, 2005, 11:21 AM Agora tenho outra questao? Vocezes podem, me dar uma invencao que e espanhola,que e conhecido no mundo. So uma invencao que voces que istao a usar que vem da espanha? So uma?------------------ De pois eu vou responder a vos todos. Tambem da invasao que vem da espanha e franca.
Traveler, en España fixéronse invencións, o que pasa é que non se desenvolveron. Non houbo continuidade na industria. ¿Queres exemplos? O submarino foi inventado por Isaac Peral. O xirocóptero, que é o pai do helicóptero foi inventado por De la Cierva. Ramón y Cajal describiu as neuronas e fez o primeiro tratado serio de Neuroloxía, é coñecido mundialmente no campo da Medicina como un dos grandes investidagores... Se tú es ignorante e non coñeces é o teu problema. Pero que non sepas non quere dicir que non existan. Polo menos ten a decencia de mirar en Google, que non é tan dificil, en vez de falar sen saber. Agora responde.
Don Pimpon November 24th, 2005, 11:22 AM Desculpa lá Don Pimpon mas esse tinha de ser despaxado :gunz: :). Axo que deves compreender..
Comprendo perfectamente :) Ilovelisbon. Nos tamén despaxamos a muitos estranxeiros :) Pequenas cousas da historia ;)
ILOVELISBON November 24th, 2005, 12:27 PM Eu non estou seguro, pero contaronme que se intentou negociar fai pouco e foi un fracaso. Agora estamos a implantar as Vías Verdes, pero inda non está tan extendido como en Portugal, e depende da rexión...
Foi um fracasso?! Que estupidez, se a Brisa vendesse a técnologia ou instala-se ela mesmo fazia um grande negócio, e contribuia ainda mais para a internacionalização da empresa. Q falta de visão.. Não me consegues dizer mais pormenores da negociação, é que aqui não se ouviu de nada, axo eu.. Vou tentar procurar.
ILOVELISBON November 24th, 2005, 05:04 PM Para Don Pimpon:
Aposta global
A principal concessionária de auto-estradas portuguesa formalizou uma parceria internacional para a operação de sistemas de cobrança de portagens, que aposta no mercado da Europa Central
Rui Costa Pinto, em Viena de Áustria 29 Set. 2005
A Brisa integra um consórcio internacional - Kpsch Telematic Services, que se posiciona para fornecer equipamentos, prestar serviços com vista à instalação de portagens electrónicas, do tipo Via Verde.
O consórcio foi apresentado, hoje, em Viena de Áustria, tendo reunido os presidentes das três empresas, Georg Kapsch (Kapsch), Jean Deterne (Autoroutes Paris-Rhin- Rhône) e Guilherme Magalhães (Brisa Access Electrónica Rodoviaria).
Guilherme Magalhães, que representou a empresa cuja gestão é controlada pelo grupo Mello, sublinhou a importância da abertura de concursos internacionais na República Checa, Eslovênia e Hungria, que se preparam para instalar aqueles equipamentos electrónicos e proceder à sua operação nas suas principais auto-estradas, para cobrança de portagens de pesados.
O presidente da Brisa Acces Electrónica Rodoviaria salientou ainda que o consórcio constituído com a empresa austríaca e francesa representa um primeiro passo para «atacar um mercado mais vasto, que integra também os paises da Europa de Leste».
A exploração do mercado das portagens não é o único alvo, pois a Brisa conta com know how noutros áreas, como o abastecimento de gasolina, o parqueamento e a telemática rodoviária associados ao sistema Via Verde, o que pode determinar que o consórcio venha a alargar o seu core business no centro da europa.
A presença da Brisa na Europa Central, que conta com mercados como a Áustria e a Alemanha, cuja rede de infra-estruturas rodoviárias começa a ficar saturada, constitui uma oportunidade de negócio significativa.
O alargamento do pagamento das portagens a automóveis ligeiros, uma hipótese que está a gerar polemica na Áustria, representa mais uma oportunidade para alargar a dimensão da aposta do concessionário português de auto-estradas, cujo próximo passo pode passar entrada em Espanha, através da instalação de equipamentos nos parques automóveis para pagamento electrónico.
Neste consórcio internacional, a Brisa detém 15% do capital, o mesmo que a francesa Autoroutes Paris-Rhin- Rhône, cabendo aos alemães da Kapsch os restantes 70%.
Don Pimpon, como podes ver ainda ha a possibilidade de a Brisa entrar em Espanha, não pela Via Verde mas na instalação de equipamentos nos parques automóveis para pagamento electrónico. Agora em relação à Via Verde não encontro nada.
traveler November 24th, 2005, 05:54 PM Desculpa Don Pimpon. A espanha nao tem nadinha..nao a uma invencao que existe que e espanhola e conhocida no mundo. Mais Portugal tens algumas, Tambem ja tens cientistas que ja cao conhocidos no mudo de ciencia . Por exemplo.. ofisico Portugues, {Joao Magueijo, que questiona um dos pressuposto da teoria da Relatividade formulada por Albert Einstein} chama-se-{ A teoria da Velocidade Variavel da Luz} Ele tive no livro- Nature and Science no jornal-Times e na Trevisao ABC . CNN .E o canal Britanico Channel 4. Tambem ele tem um livro que saiu 2002 e outros revista na Europa. Tambem o Portugues, Leonel Amor, inventou o- {um aparelho espacial de tecnica avancada chame-se o redutor do consumo de gasolina}- O pais de Israel e eles que comerciolizou essa invencao, agora o mundo de guerra tens essa invecao Portuguesa.(Um Portugues cria novo metodo de producao, de agua potavel que o mundo enteiro esta a usar) Chama-se metodo Aditivo de producao de agua potavel e de bebidas Padronizadas para parfis de saude) Esse metodo e mais conhocidas na asia. O nome dele e Furtonato costa. Mas o melhor e mais conhocido invento Portugues no mundo enteiro, milioes deles estao aser construido e a (safa) Tambem em electronicos, os bancos Portugueses invetarem um sistema que e o mais avancado no mundo electrnico de cominicacao--Portugal nao vai dar esse avancamento a ninguem. As vias verdes nas auto-estradas tambem e uma invencao Portuguesa, ja vai ser comecalizada por outros paises, A polonia ja vai fazer isso o Brasil ja esta a pensar do mesmo Tambem a Espanha ja esta a fazer essa tecnologia Portuguesa. Outra coisa. A year ago,Portuguese scentists were the first in the world to look inside the Malaria Molecule. For the first time they know how to treat malaria more effectively. Eles cao do centro de investigacao do Calouste Gulbenkian em Lisboa. Esses cientista tiveram nos mais prestiosos magazines in the world.O prefessore de electronicos e de robots, Fortes de gama, ele constrois robots para a industrias Portuguesas e do mundo de calcado. Fortes de gama ja inventou robotos para a industria. Ele e do Porto. Another one, ATM Machines were developed by Cixa Geral de depositos, But it was another company that put the ATM Machines on the market. Eu podia dizer muito mais sobre a ciancia Portuguesa, como o Lobotomy do Portugues monis, E foi ele que inventou o premeiro X Rays Scanner no mundo para ver dentro do cervo em:first cerebral Arteriography:1927... Como eu digo Portugal esta muito longe a frente da espanha . Eu nao tenho nada contra ninguem e dos espanhois, mais eu nao tenho comfianca dos politicos espnhois, eles so queram tereno e comer?.........Don Pimpon. Sobre as invasoes Espanhola e Francesa de Napoliao, Eu vou te dizer a verdade, A Franca e a Espanha fizeram um pacto de alianca para invadir Portugal. Se tu queres ver a vercao Francesa e isso, foi um pacto entres eles para invadir Portugal. Os franceses nunca invadiu a espanha. Foi a Espanha que dasheiu os franceses a ir pra dentro da espanha para se juntare os dois paises para invadir Portugal. Tambem as tropas Portuguesas foi elas com os engleses, foiram ate madrid sempre a bater nos Espanhois. Foram os Portugueses que libertarem os Espanhois do pacto com a franca, Foi os Portugueses que mudarem o governo Espanhole. Entao tas aver que os politicos Espanhois tem sempre um olho sobre Portugal? Tambem nao a muito tempo, 1949 que os politicos Espanhois querian invadir Portugal. Faz agora 3 anos que em madrid foran descubrir um plano do Franco para invadir Portugal 1949.It's to bad that Franco never carried out his plan to invade Portugal. It would have been interesting to see what happened to Spain. Anather Spanish mistake? . That was only 45 years ago. como esta aver meu amigo Don Pimpon, nao a muito tempo que os politicos espanhois estavem a pensar de isso. Invadir Portugal.. E por isso que eu penso que Portugal tens mais oferecer cientifico e de tecnologia de que a Espanha. Eu ja sei que eu tenho razao sobre isso. Outra coisa o pai de helicoptero e o russo Sikorski, Foi ele que inventou o premeiro elicoptero de hoge. Sikorski, tacled the first problem posed by the mechanisme of the blades and the rotor that together comprised the lifting force and the propulsion of the machine. Data 1939. como eu digo Sikorski e o iventor, ele era um emigrante da russia que veio pra America 1942. Don Pimpon eu sei que tu es uma boa pessoa, mais a coisas que parece ser muito facil politicamento nao e como tu pensas Os dois Paises tens sempre um problema de confianca entres eles eu penso?
TeKnO_Lx November 24th, 2005, 08:40 PM ó traveler tu podes ser portugues, mas os teus comentarios nao precisam de desqualificar espanha..
sabemos que tas do estrangeiro e por isso mesmo secalhar tens uma imagem algo deturpada..
guerra com os espanhois so mesmo no futebol.. de resto é nos indiferente q.b
willo November 24th, 2005, 09:04 PM Traveler, en España fixéronse invencións, o que pasa é que non se desenvolveron. Non houbo continuidade na industria. ¿Queres exemplos? O submarino foi inventado por Isaac Peral. O xirocóptero, que é o pai do helicóptero foi inventado por De la Cierva. Ramón y Cajal describiu as neuronas e fez o primeiro tratado serio de Neuroloxía, é coñecido mundialmente no campo da Medicina como un dos grandes investidagores... Se tú es ignorante e non coñeces é o teu problema. Pero que non sepas non quere dicir que non existan. Polo menos ten a decencia de mirar en Google, que non é tan dificil, en vez de falar sen saber. Agora responde.
y la fregona, el chupachups, el chocolate...
Arpels November 24th, 2005, 09:13 PM sim o chocolate foi trazido para a Europa pelos Espanhois :yes:
ILOVELISBON November 24th, 2005, 09:56 PM Entao tas aver que os politicos Espanhois tem sempre um olho sobre Portugal? Tambem nao a muito tempo, 1949 que os politicos Espanhois querian invadir Portugal. Faz agora 3 anos que em madrid foran descubrir um plano do Franco para invadir Portugal 1949.It's to bad that Franco never carried out his plan to invade Portugal. It would have been interesting to see what happened to Spain. Anather Spanish mistake? . That was only 45 years ago. como esta aver meu amigo Don Pimpon, nao a muito tempo que os politicos espanhois estavem a pensar de isso. Invadir Portugal..
Não vás por ai Traveler, nessa altura é normal isso ter acontecido, Portugal também tinha um plano para invadir a Galiza durante a 2ª Guerra Mundial caso Espanha e Portugal entrassem na Guerra em blocos opostos.. A 2ª Guerra Mundial foi brutal e muitos países tinham desconfiança dos seus vizinhos. Neste momento estamos no seculo XXI, não te esqueças, e essas questões não são nada relevantes agora.. Pertencemos à U.Europeia e somos grandes aliados neste momento, os dois países estão agora fortemente ligados económicamente, politicamente e culturalmente. Bem sei que ai nos Estados Unidos existe uma cultura de desconfiança com o exterior fortemente enraizada já que originam guerras frequentemente com vários países desde à muito tempo: guerras frias, "quentes", apoio a ditadores sanguinários(caso da américa do sul, iraque quando Saddam era vosso aliado, etc), apoio militar e económico a Israel que para mim é dos Estados mais criminosos no mundo neste momento. Todas essas vossas actividades originou essa desconfiança para com o mundo exterior e deu origem ao terrorismo que vos afecta agora. Terrorismo esse que contribuio ainda mais essa vossa desconfiança. Não sei se és mais americano que português, mas pareces ter absorvido bem a cultura americana.
Don Pimpon November 24th, 2005, 09:57 PM Desculpa Don Pimpon. A espanha nao tem nadinha..nao a uma invencao que existe que e espanhola e conhocida no mundo. Mais Portugal tens algumas, Tambem ja tens cientistas que ja cao conhocidos no mudo de ciencia . Por exemplo.. ofisico Portugues, {Joao Magueijo, que questiona um dos pressuposto da teoria da Relatividade formulada por Albert Einstein} chama-se-{ A teoria da Velocidade Variavel da Luz} Ele tive no livro- Nature and Science no jornal-Times e na Trevisao ABC . CNN .E o canal Britanico Channel 4. Tambem ele tem um livro que saiu 2002 e outros revista na Europa. Tambem o Portugues, Leonel Amor, inventou o- {um aparelho espacial de tecnica avancada chame-se o redutor do consumo de gasolina}- O pais de Israel e eles que comerciolizou essa invencao, agora o mundo de guerra tens essa invecao Portuguesa.(Um Portugues cria novo metodo de producao, de agua potavel que o mundo enteiro esta a usar) Chama-se metodo Aditivo de producao de agua potavel e de bebidas Padronizadas para parfis de saude) Esse metodo e mais conhocidas na asia. O nome dele e Furtonato costa. Mas o melhor e mais conhocido invento Portugues no mundo enteiro, milioes deles estao aser construido e a (safa) Tambem em electronicos, os bancos Portugueses invetarem um sistema que e o mais avancado no mundo electrnico de cominicacao--Portugal nao vai dar esse avancamento a ninguem. As vias verdes nas auto-estradas tambem e uma invencao Portuguesa, ja vai ser comecalizada por outros paises, A polonia ja vai fazer isso o Brasil ja esta a pensar do mesmo Tambem a Espanha ja esta a fazer essa tecnologia Portuguesa. Outra coisa. A year ago,Portuguese scentists were the first in the world to look inside the Malaria Molecule. For the first time they know how to treat malaria more effectively. Eles cao do centro de investigacao do Calouste Gulbenkian em Lisboa. Esses cientista tiveram nos mais prestiosos magazines in the world.O prefessore de electronicos e de robots, Fortes de gama, ele constrois robots para a industrias Portuguesas e do mundo de calcado. Fortes de gama ja inventou robotos para a industria. Ele e do Porto. Another one, ATM Machines were developed by Cixa Geral de depositos, But it was another company that put the ATM Machines on the market. Eu podia dizer muito mais sobre a ciancia Portuguesa, como o Lobotomy do Portugues monis, E foi ele que inventou o premeiro X Rays Scanner no mundo para ver dentro do cervo em:first cerebral Arteriography:1927... Como eu digo Portugal esta muito longe a frente da espanha . Eu nao tenho nada contra ninguem e dos espanhois, mais eu nao tenho comfianca dos politicos espnhois, eles so queram tereno e comer?.........Don Pimpon. Sobre as invasoes Espanhola e Francesa de Napoliao, Eu vou te dizer a verdade, A Franca e a Espanha fizeram um pacto de alianca para invadir Portugal. Se tu queres ver a vercao Francesa e isso, foi um pacto entres eles para invadir Portugal. Os franceses nunca invadiu a espanha. Foi a Espanha que dasheiu os franceses a ir pra dentro da espanha para se juntare os dois paises para invadir Portugal. Tambem as tropas Portuguesas foi elas com os engleses, foiram ate madrid sempre a bater nos Espanhois. Foram os Portugueses que libertarem os Espanhois do pacto com a franca, Foi os Portugueses que mudarem o governo Espanhole. Entao tas aver que os politicos Espanhois tem sempre um olho sobre Portugal? Tambem nao a muito tempo, 1949 que os politicos Espanhois querian invadir Portugal. Faz agora 3 anos que em madrid foran descubrir um plano do Franco para invadir Portugal 1949.It's to bad that Franco never carried out his plan to invade Portugal. It would have been interesting to see what happened to Spain. Anather Spanish mistake? . That was only 45 years ago. como esta aver meu amigo Don Pimpon, nao a muito tempo que os politicos espanhois estavem a pensar de isso. Invadir Portugal.. E por isso que eu penso que Portugal tens mais oferecer cientifico e de tecnologia de que a Espanha. Eu ja sei que eu tenho razao sobre isso. Outra coisa o pai de helicoptero e o russo Sikorski, Foi ele que inventou o premeiro elicoptero de hoge. Sikorski, tacled the first problem posed by the mechanisme of the blades and the rotor that together comprised the lifting force and the propulsion of the machine. Data 1939. como eu digo Sikorski e o iventor, ele era um emigrante da russia que veio pra America 1942. Don Pimpon eu sei que tu es uma boa pessoa, mais a coisas que parece ser muito facil politicamento nao e como tu pensas Os dois Paises tens sempre um problema de confianca entres eles eu penso?
Mira Traveler. Eu non sei se percebes ben. Eu o que digo non é que Portugal esté muito ou pouco desenvolvida tecnolóxicamente. Eu o que digo é que tú non podes dicer que España non ten invencións porque tú non as coñezas. Punto. Se só existise o que nos coñecemos, existirían moi poucas cousas. Repito, que tú non sepas non quere dicir que non existan.
En cuanto ó helicoptero, digo que o primeiro aparato de vó vertical foi o xirocóptero de De la Cierva, que é o precursor do Helicóptero.
http://www.cs.us.es/~perer/publicac/lacierva/lacierva.html
Un extracto de esta páxina di textualmente:
"El Autogiro fue determinante en el desarrollo del helicóptero. El primer helicóptero «real» fue construido por Focke, en Alemania (1937), quien unos años antes había adquirido las licencias del Autogiro, y en los Estados Unidos por Sikorsky (1941). La producción comercial de este último helicóptero requirió igualmente la adquisición de licencias de Autogiro. En palabras del propio Focke: «Yo emprendería la tarea de hacer el primer helicóptero práctico porque la Cierva no lo hizo él mismo. Con su genio y conocimientos, probablemente hubiera podido hacerlo mucho mejor y mucho más rápidamente. La objeción de la Cierva al helicóptero era muy razonable: la complicación, que él odiaba. Yo también la odio, pero por otra parte arguyo que es misión del ingeniero, cuando la complicación es inevitable para superar nuevos problemas, reducirla al mínimo»."
En cualquer caso, este é un debate esteril. Por outro lado, o que dis dos políticos espanhois non ten sentido. Os políticos son parte do povo. Se son uns fillos de puta, é que o povo é un fillo de puta. E sí, somos un pouco malandros, como todos os latinos. Pero nin mellores nin peores que vocés. Así como España podese ter portado mal con Portugal ás veces, vocés se portaron mal de seguro cos guineanos, angoleños... sei de qué falo, meus tios loitaron nas colonias. Polo tanto, fillo de puta non é quen nace, senon quen pode.
Por último, outras dúas invencións máis de España. A primeira o futbol de mesa, non sei como se di en portugués (dun galego), e a segunda e máis importante: As mulatas cando fumos a follar a Cuba!
Saudos
TeKnO_Lx November 24th, 2005, 10:06 PM futebol de mesa.. sebuteo?
ILOVELISBON November 24th, 2005, 10:23 PM futebol de mesa.. sebuteo?
Matraquilhos...
Don Pimpon November 24th, 2005, 10:31 PM Sim. Os Matraquilhos, que teñen barras e as xiras. Pero tamén as mulatas! E vocés inventaron as brasileiras! :) Deus nos bendiga ós portugueses e españois. Fixemos ás melhores mulleres! :banana:
TeKnO_Lx November 24th, 2005, 10:36 PM voces inventaram os matrecos? devem tar a gozar!!
ILOVELISBON November 24th, 2005, 10:42 PM Ahhh as mulatas! Não tava a perceber.. É verdade, Espanha e Portugal devem ter sido os primeiros povos a cruzar-se com negros e indios! Mas acho que foi completamente por acaso. Tavam lá nas colónias com as mulheres a milhares de quilómetros e tinham de mandar umas quecas em alguém! As pretas e as Indias tiveram de apanhar com ele.. não podiam fazer outra coisa :hahaha:
Viriatox November 24th, 2005, 10:43 PM Matraquilhos...
Grande tecnologia, isto é que é ciência.
Don Pimpon November 24th, 2005, 10:49 PM Totalmente certo. Os matracos foron inventados por Alejandro Finisterre. Ademáis, iso demostraría que os españois somos os humanos máis perezosos da terra.... nin vamos ó campo a jogar. Ficamos no bar coa cervexa e jogando o "futbol" :) Olha:
http://www.apressl.com/historia.html
Saudos
Don Pimpon November 24th, 2005, 10:51 PM Viriatox, non confundas ciencia con tecnoloxía. Unha é para saber, a outra para facer massa :) Uns galegos están a facer un buscador de internet que encontre termos exclusivamente pornográficos! Eu penso que van facer fortuna. No cabo, é o que a xente busca máis en internet, e isto é un facto. Qué grandes visionarios! Vanse forrar coas punhetas de outros! ¿Ves? Low cost-high profit.
Don Pimpon November 24th, 2005, 10:52 PM "forrar"=facer dinheiro (en español), por se non entendías eso no mensaxe anterior :)
Viriatox November 24th, 2005, 11:05 PM Ciencia: conjunto de conocimientos obtenidos mediante la observación y el razonamiento, sistemáticamente estructurados y de los que se deducen principios y leyes generales.
Tecnologia: conjunto de teorías y de técnicas que permiten el aprovechamiento práctico del conocimiento científico
Viriatox November 24th, 2005, 11:14 PM O matraquilhos não são produto nem da ciencia, nem da investigação e mesmo que o fossem isso não me interesa muito pq tanto este como outros inventos tanto feitos por espanhois como por portugueses são na maioria dos casos produto da criatividade dos seus autores, são factos singulares e isolados cujo merito só pode ser entregue aos seus respectivos autores. Não vem como resultado de um ivestimento, investigação ou esforço de uma organização ou equipe com esse objectivo.
ILOVELISBON November 24th, 2005, 11:35 PM Viriatox, non confundas ciencia con tecnoloxía. Unha é para saber, a outra para facer massa :) Uns galegos están a facer un buscador de internet que encontre termos exclusivamente pornográficos! Eu penso que van facer fortuna. No cabo, é o que a xente busca máis en internet, e isto é un facto. Qué grandes visionarios! Vanse forrar coas punhetas de outros! ¿Ves? Low cost-high profit.
:rofl:
ILOVELISBON November 24th, 2005, 11:51 PM Don Pimpon apesar de tudo à uma situação grave que me irrita muito e que costuma acontecer muitas vezes. Sempre que os camionistas espanhois estão de greve apedrejam as camionetas que continuam em serviço, portuguesas incluidas!!! Os portugueses não têm nada a ver com as reivindicações dos camionistas espanhois e isto não pode acontecer! Muitos camionistas portugueses com o receio de serem atacados não passam a fronteira. As nossas trocas comerciais de e para fora de Espanha são na maioria em transporte rodoviario. O que acontece nesses momentos é quase como um bloqueio a Portugal!!! Esses camionistas deviam ter um pouco mais de sensibilidade e perceber que os nossos nada têm a ver com isso. Támbem acho que os nossos governos deviam fazer alguma coisa como discutir isso com o governo espanhol e queixar-se na U. Europeia porque considero ser um problema grave.
JohnnyMass November 25th, 2005, 12:09 AM a espanha é o máximo, ADORO, são uns queridos todos, especialmente em relação aos portugueses, hermanos para siempre!:okay:
Barragon November 25th, 2005, 12:10 AM a espanha é o máximo, ADORO, são uns queridos todos, especialmente em relação aos portugueses, hermanos para siempre!:okay:
Assim é que eu gosto do Jicas... sarcastic man ;)
JohnnyMass November 25th, 2005, 12:12 AM não, não, eu gosto mesmo de espanha...é pena é estar cheia de espanhóis!!!:hilarious
Barragon November 25th, 2005, 12:16 AM :hilarious Vamos conquistar espanha!!!
JohnnyMass November 25th, 2005, 12:18 AM aquilo é um deserto...já chega o alentejo!:D
Barragon November 25th, 2005, 12:24 AM Pois... mas podemos anexar a Galiza... e a província de Huelva e prolongamos o Algarve!
JohnnyMass November 25th, 2005, 12:26 AM começava por olivença...:|...depois seguia a autovia até Madrid...:D
Barragon November 25th, 2005, 12:28 AM Naaaaa
Não gostava de parte de portugal falar pornográfico..... (oh si cariño me gusta ramon... ponte de rodillas lolita te quiero follar :lol: )
JohnnyMass November 25th, 2005, 12:31 AM :hilarious...daqui bocado estão os nuestros hermanos todos a cair-nos em cima!:lol:
Barragon November 25th, 2005, 12:33 AM Ai se eles vêm isto.... passam-se logo.... o DOnqui e o bitxofo já não gostam da gente porque só falamos mal de espanha.... Jicas e o banner de dia 1?
JohnnyMass November 25th, 2005, 12:34 AM nunca mais tive cabeça para pensar nisso...dá aí ideias que faço um no fds
Barragon November 25th, 2005, 12:54 AM Põe a bandeira de espanha a arder :lol: PORTUGAL Kicked Spain's ass in 1640 :lol:
JohnnyMass November 25th, 2005, 12:59 AM não posso fazer isso, sabes bem!!!:lol:
Barragon November 25th, 2005, 01:15 AM Põe a nbandeira portuguesa e umas palvras a dizer
nao sei quantos anos de independencia
1 de novembro
JohnnyMass November 25th, 2005, 01:23 AM tenho de pensar...queria por uma cena de batalha talvez...era capaz de ficar engraçado...vou pesquisar
traveler November 25th, 2005, 02:28 AM IloveLisbon. E verdade que eu tenho muita cultura Americana, mas isto nao quer dizer nada.Eu gosto muito de ciencia politicas, tambem eu ja tenho muito conhocimento entre Portugal e Espanha. Eu estudeu muito sobre disso. Como eu digo eu nao vou por um caminho que e contra a Espanha. Eu ja tive na Espanha muitas vezes, ja sei como aquilo e. Mas nao a muito tempo que o navio de petrolio foi a baixo na galiza, os politicos espanhois estavem a fazer muito problemas contra Portugal. So uma coisa, Portugal esta mais avancado tecnologicamento e cientificamento de que a espanha. Mesmo se a Espanha e melhor de que Portugal em algumas area de militar e outra coisas, mais isso nao quer dizer nada porque a tecnologia nao e deles..Mais Portugal tens tecnologias que foran feito em Portugal, isso nao e dos outros. Como eu digo eu estou contente que a espanha esta a andar bem e o povo espanhois cao boas gente, nada contra eles. O que eu nao gosto dos espanhois e que eles pensa que cao melhor de que os Portugueses, Mais a historia Portuguesa mostra que Portugal foi sempre melhor de ciencia e de tecnologia ou de espanha. E uma coisa que os espanhois savem bem disso, Um pais tao pequeno, mai com orgulho de ser Portugal!!! Outra coisa a espanha nao tem nem uma tecnologia que e espanhola tambem nao tem ciencia que e conhocida no mundo, isso eu estou a te dizer a verdade sobre a espanha!! Se tu queres tu devias a estudar sobre isso? Find out for yourself?
ILOVELISBON November 25th, 2005, 02:57 AM Traveler. Em relação ao petroloeiro se te estas a referir à ordem do governo de Aznar de manda-lo para longe da costa talvez tens razão. Enviaram para longe da costa, para perto das águas portuguesas o que se vei a verificar um erro. Realmente a nossa marinha teve de interver e expulsou-a para longe. Em relação as avanços tecnológicos inventados por portugueses, infelizmente a maior parte foi descoberta lá fora porque não criámos condições para manter cá as mentes mais brilhantes. E também esses avanços não se têm reflectido bastante no nosso tecido empresarial e industrial.Axo que temos de nos deixar de queixar de Espanha por causa da concorrência ou por causa da história. É preciso olhar em frente, encarar Espanha como uma opurtunidade, conhecer e explorar bem o mercado para investir e tirar dividêndos.Também é a nossa unica hipotese! Tamos aki neste cantinho rodeados por mar e Espanha.
traveler November 25th, 2005, 03:22 AM IloveLisbon. O problema da ciencia e tecnologia portuguesa, e que nao a muito dinheiro em Portugal para esses avancos tecnologicos. Eu estudeu muito sobre a economia e avancos feitos por Portugueses, mais muito tecnologia Portuguesa foi feita no estrangeiro porque as companhias nao querian investir das ideias novas. Tambem eu nao estou a me queixar da espanha, eu so penso que os espanhois pencem que cao melhor de que os Portugueses. Eu tava a ler nao a muito tempo das historias dos turistas Portugueses a dizer a mesma coisas.. Que os espanhois tem enveija dos Portugueses e a dizer que os espanhois cao melhor de que os Portugueses no pensar deles. So espero que esse governo Portugues vai comancar a investir mais R/D da Economia e Ciencia para os anos que vem.
Arpels November 25th, 2005, 10:50 AM avaliando a quantidade de veses k eles falam de nos e a quantidade de veses k nos falamos deles as veses parece e k nos e k temos inveja deles :(
ILOVELISBON November 25th, 2005, 01:33 PM avaliando a quantidade de veses k eles falam de nos e a quantidade de veses k nos falamos deles as veses parece e k nos e k temos inveja deles :(
Nem mais
ILOVELISBON November 25th, 2005, 01:56 PM IloveLisbon. O problema da ciencia e tecnologia portuguesa, e que nao a muito dinheiro em Portugal para esses avancos tecnologicos. Eu estudeu muito sobre a economia e avancos feitos por Portugueses, mais muito tecnologia Portuguesa foi feita no estrangeiro porque as companhias nao querian investir das ideias novas. Tambem eu nao estou a me queixar da espanha, eu so penso que os espanhois pencem que cao melhor de que os Portugueses. Eu tava a ler nao a muito tempo das historias dos turistas Portugueses a dizer a mesma coisas.. Que os espanhois tem enveija dos Portugueses e a dizer que os espanhois cao melhor de que os Portugueses no pensar deles. So espero que esse governo Portugues vai comancar a investir mais R/D da Economia e Ciencia para os anos que vem.
Nota-se que tens muitos conhecimentos sobre o assunto. Eu nem conhecia algumas descobertas dos portugueses que tu disseste a trás e já agora agradeço por telas dito. Também fiquei de boca aberta quando disseste que Portugal é mais avançado tecnológicamente, nunca pensei, mas acho que tu estas mais dentro do assunto para poderes falar sobre isso. Também conheces os avanços espanhois tanto como conheces os portugueses? O que significa o R/D que escreveste ai?
Filipe_Golias November 25th, 2005, 05:17 PM R/D = Research & Development ---> I/D = Investigação & Desenvolvimento
traveler November 25th, 2005, 10:38 PM O Filipe, ja respondeu bem.
traveler November 25th, 2005, 11:09 PM ILOVELISBON. So uma coisa, a muitos Portugueses que nao save muito da historia de ciencia e tecnologia Portuguesa. Portugal e um pais muito pequeno, mais Portugal de via ser mais orgulhoso sobre as descobertas Portuguesas, isso e a verdade. Como eu tedigo a Espanha nao tem nada nesse assunto. Saves que Portugal fiz uma grande contrabuicao no tempo da revolucao industrial? Os Portugueses investiu muito dinheiro na quelo tempo as companhias estrangeiras para developar novas ideias. Muito Portugueses nao save disso?
Nephasto November 26th, 2005, 12:57 AM Axo que temos de nos deixar de queixar de Espanha por causa da concorrência ou por causa da história. É preciso olhar em frente, encarar Espanha como uma opurtunidade, conhecer e explorar bem o mercado para investir e tirar dividêndos.Também é a nossa unica hipotese! Tamos aki neste cantinho rodeados por mar e Espanha.
:yes:
É melhor para todos.
Arpels November 26th, 2005, 01:06 AM ya temos de saber tirar proveito da nossa situação com inteligencia!!
ILOVELISBON November 26th, 2005, 06:43 AM Põe a bandeira de espanha a arder :lol: PORTUGAL Kicked Spain's ass in 1640 :lol:
Lol tão mauzinhos!... Vala amigos, camaradas compinxas tou tdo tdo fdd e depx d uma noite de destruição cerebral ficas com vontade de conversar. Que me dizem da bandeira a arder?!?!? Sobretudo os Espanhóis, galegos e catalães? É uma visão assustadora, desnecesseçaria, ridícula?? Eu axo que é xatinho e pode ser desrespeitador, bolas..
Barragon November 26th, 2005, 02:28 PM Estavamos a brincar!!
traveler November 26th, 2005, 03:32 PM Sim precizamos todos de um Lobotomy a Portuguesa. :D
Don Pimpon November 26th, 2005, 05:24 PM Nota-se que tens muitos conhecimentos sobre o assunto. Eu nem conhecia algumas descobertas dos portugueses que tu disseste a trás e já agora agradeço por telas dito. Também fiquei de boca aberta quando disseste que Portugal é mais avançado tecnológicamente, nunca pensei, mas acho que tu estas mais dentro do assunto para poderes falar sobre isso. Também conheces os avanços espanhois tanto como conheces os portugueses? O que significa o R/D que escreveste ai?
Hola ILoveLisbon. Non podo falar dos avances portugueses. Non sei moito do voso campo. Pero si queres pódote falar eu do que se está a facer por aquí. Eu son investigador e teño un certo coñecemento da materia.
Porei unhs cuantos exemplos: Actualmente o que se está a investir en España principalmente de I+D é en biomedicina (actualmente estamos retornando algúns investigadores importantes que trabalhaban en EEUU, por suposto creando as condicións necesarias e hai centros de investigacións famosos a nivel mundial en Navarra), aeroespacial (a través de EADS, cun 5% de participación, espérase chegar pronto ó 10% e a futura planta de helicópteros Eurocopter que se fará), satélites (participando en Galileo de 15%, vai ser o GPS europeo), informática (a empresa Panda Software de Antivirus, unha das máis importantes é de Bilbao), telecomunicacións (con Telefónica I+D, trabalhan para ela 2500 investigadores, Vitelcom, empresa de telemóbiles que fai a linha branca de telemóbiles para Telefónica cunha cuota de 15% en Sudamérica...)... En fin, que pouco a pouco se van creando as condicións para que se faga unha industria, que foi o noso grande fracaso con anterioridade. Penso que o problema que tivemos tanto Portugal e España non foi a falta de talento, se non a falta de oportunidades e condicións para os nosos investigadores. Pensa unha cousa: sempre dicimos Investigación e Desenvolvemento... Porque sen desenvolvemento non vale para nada investigar.
Estou moi contento porque pouco a pouco parece que as cousas están mudando. Dicir que se debe investir en I+D está ben. Pero ata non fai moito non tiña sentido, porque había carencias maiores. Eu me lembro de ir en coche desde Coruña a Lisboa e ter que dormir en Porto! Agora a viagem é direita e sen parar... ¿Cómo vas ter laboratorios se vas por caminhos de terra? Agora que ese trabalho está feito, que tes moitos universitarios e titulados (antes había poucos) podes comezar a poñer diñeiro para I+D porque vai ser diñeiro moi ben invertido. As prioridades mudaron! Tes que contar con que os nosos países están a facer o trabalho que Francia, Alemania, etc fixeran nos anos 50 e 60! É agora que a nosa xeración ten que dar un salto cualitativo xa que temos as condicións para facelo. Afortunadamente, xa non temos que emigrar! Digocho eu, que son galego ;)
traveler November 26th, 2005, 09:44 PM Don Pimpon. Tu ainda nao esta a comprender. Eu sei que a investigacoes em Espanha. Eu sei que a companhias estrangeiras a investir en ciencia e em electronicos e muito mais na Espanha. Eu nao estava a falar disso. Todos os paises na Europa tenhan investigacoes que esta a ir pra frente em muitos campos de tecnologia e ciencia entre eles.Eu so tava a te dizer que Portugal e mais conhocido pelo o mundo de ciencia de que a Espanha, tambem as invencoes dos Portugueses ja cao conhocido pelo o Mundo e a Europa da ciencia e tecnologia. Eu so tava a dizer que a Espanha vai ganhar mais de que Portugal de colaborar entre os dois paises. Portugal e mais avancado de que a Espanha em ciencia e na tecnologia, mesmo se tu nao queres acreditar em isso, eu ja seu disso. Tambem eu ja estudei muito sobre isso. Mesmo se a Espanha e melhor de que Portugal em algumas tecnologia de militar e outros, isto nao que dizer nada, porque isso e tudo importado e nao e tenologia Espanhola e de fora. E isso a diferencia que Portugal tens da Espanha. Portugal tens algumas tecnologia que foi feito em Portugal, Por exemplo- as vias verdes e a comunicacao dos bancos know-How Technologies. Se tu queres falar dos centros de investigacao Portugal tambem ten muitos, por exemplo o centro do Calouste de gulbenkian em Lisboa Tambem o centro de investigacao de intelegencia artificial em Braga,Ate a companhia da microsoft e outras estao a gastar muito dinheiro para participar no projecto. Don Pimpon, saves que Portugal comeceu ater o premeiro Magazine-Revista para a ciencia Portuguesa no Mundo Essa revista vem da Univercidade de Aveiro. Comecou a dois dias a sair. Bom quando um pais ja tens uma revista para a ciencia e tecnologia, isso ja e para te dizer que Portugal esta air muito bem nesse assunto. Don Pimpon saves que Portugal ja esta a fazer progresso na ciencia do cancer, dois ciantistas Portugueses ja discubriran uma nova ideia para o tretamento no cancer do corpo. eles ja ganharan a medalha de ouro da ciencia na America.Isso e so para te dizer que Portugal ja tens melhor facalidades de que a Espanha. Pode ser que Portugal e Espanha vao aprender muito dessa colaboracao?
Nephasto November 27th, 2005, 12:51 AM Traveler... quantos premios nobeis na área das ciências há/houve em Portugal?... 0 :(
E em espanha? (sinceramente não sei a resposta...).
Filipe_Golias November 27th, 2005, 12:53 AM Tivemos sim, Nephasto - o Egas Moniz (Medicina).
JohnnyMass November 27th, 2005, 02:00 AM tá um bocado seca este thread....se quero ler testamentos leio um livro, não?
Nephasto November 27th, 2005, 02:45 AM A sério Filipe?! Não fazia ideia... mas fico sinceramente muito contente! :D
traveler November 27th, 2005, 03:55 AM Portugal ten dois. Um de Ega Moniz -Lobotomy- o outro e do esccristor Manuel-- ja nao me lembro do nome dele. A Espanha so ten um. Ele e escritor. :)
DonQui November 27th, 2005, 04:10 AM This has been in many respects the biggest pile of horseshit that I have read in these forums. Not only has there been blatantly false information posted, the level of paranoia/arrogance is :crazy:
Spain wants to invade Portugal? Galicia should be Portuguese? I do not not know what to do, shit or pee in my pants because of the laughter. :laugh:
Traveler... quantos premios nobeis na área das ciências há/houve em Portugal?... 0 :(
E em espanha? (sinceramente não sei a resposta...).
Response:
Portugal ten dois. Um de Ega Moniz -Lobotomy- o outro e do esccristor Manuel-- ja nao me lembro do nome dele. A Espanha so ten um. Ele e escritor. :)
:hilarious
1) Santiago Ramon y Cajal
Nobel Prize in Physiology and Medicine, 1906
2) Severo Ochoa
Nobel Prize in Physiology and Medicine, 1959
traveler November 27th, 2005, 04:47 AM and percentage and differences in the distribution for these periods
*) the Nobel price in Economic Sciences is awarded since 1969
1901 - 1999 1946 - 1999 1974 - 1999 Differences for selected periods
Country Count % Count % Count % +/- period
after WW II
to the century +/- last 25 years
to the century +/- last 25 years
to the period after WW II
U.S.A. 238 47,2 217 59,8 132 67,7 12,6 20,5 7,9
Great Britain 75 14,9 49 13,5 17 8,72 -1,4 -6,18 -4,78
Germany 61 12,1 23 6,3 11 5,64 -5,8 -6,46 -0,66
France 28 5,56 11 3,0 6 3,08 -2,56 -2,48 0,08
Switzerland 21 4,17 16 4,4 13 6,67 0,23 2,5 2,27
Sweden 17 3,37 10 2,8 4 2,05 -0,57 -1,32 -0,75
Russia 10 1,98 9 2,5 2 1,03 0,52 -0,95 -1,47
Netherlands 9 1,79 3 0,8 1 0,51 -0,79 -1,08 -0,29
Denmark 8 1,59 3 0,8 3 1,54 -0,99 -0,25 0,74
Austria 6 1,19 1 0,3 -0,89 -1,19 -0,3
Canada 6 1,19 4 1,1 3 1,54 -0,09 0,35 0,44
Italy 5 0,99 3 0,8 1 0,51 -0,19 -0,48 -0,29
Belgium 3 0,59 1 0,3 -0,3 -0,59 -0,3
Japan 3 0,59 3 0,8 1 0,51 0,21 -0,08 -0,29
Norway 3 0,59 3 0,8 1 0,51 0,21 -0,08 -0,29
Argentina 2 0,4 2 0,6 0,2 -0,39 -0,6
Australia 2 0,4 2 0,6 0,2 -0,39 -0,6
Czechoslovakia 1 0,2 1 0,3 0,1 -0,19 -0,3
Finland 1 0,2 -0,19 -0,19
Hungary 1 0,2 -0,19 -0,19
India 1 0,2 -0,19 -0,19
Ireland 1 0,2 1 0,3 0,1 -0,19 -0,3
Portugal 1 0,2 1 0,3 0,1 -0,19 -0,3
Spain 1 0,2 -0,19 -0,19
total 504 100 340 100 195 100
back within this survey
traveler November 27th, 2005, 04:59 AM DonQui. Calm down, man. You talked like a mad man. You are right that Spain has more than Portugal. Look for yourself at this list above. Bom o escritor Portugues chame-se -Jose Saramago- :)
Filipe_Golias November 27th, 2005, 05:09 AM A sério Filipe?! Não fazia ideia... mas fico sinceramente muito contente! :D
Sim... o Egas Moniz, ganhou o Prémio Nobel da Medicina, em 1949 (conjuntamente com um Walter Hess), devido à "descoberta do valor terapêutico da leucotomia em certas psicoses".
Barragon November 27th, 2005, 01:31 PM This has been in many respects the biggest pile of horseshit that I have read in these forums. Not only has there been blatantly false information posted, the level of paranoia/arrogance is :crazy:
Spain wants to invade Portugal? Galicia should be Portuguese? I do not not know what to do, shit or pee in my pants because of the laughter. :laugh:
Se não gostas põe à borda do prato..... se reparares nós estavamos a brincar com certas coisas... arrogante és tu com essa resposta.
JohnnyMass November 27th, 2005, 06:59 PM há pessoal que em vez de se meter em assuntos que não lhe dizem respeito devia era ficar calado...a polícia do mundo ataca de novo!:lol:
Barragon November 27th, 2005, 07:19 PM Sim senhor polícia *sentido*
Fern November 28th, 2005, 12:39 AM This has been in many respects the biggest pile of horseshit that I have read in these forums. Not only has there been blatantly false information posted, the level of paranoia/arrogance is :crazy:
DonQui what the hell is ur problem mate? Why do u get in a huff everytime Spain receives any bit of criticism!? Even if u feel strongly about this subject I really think u should take it on the chin instead of insulting every single one in this forum!
JohnnyMass November 28th, 2005, 12:43 AM é por causa das suas raizes latinas...:lol:
traveler November 28th, 2005, 03:55 AM Ya as suas raizes estao a puxar em ele. :laugh:
JohnnyMass November 28th, 2005, 02:37 PM podem é puxar pra baixo!!!:lol:
traveler November 28th, 2005, 11:34 PM Johny. Como se faz o DonQuixote nao vem tanto o Forum dos tugas. Voces tiveram problemas com ele {DonQui} ?
JohnnyMass November 29th, 2005, 01:28 AM I think I've gently told him to sod off some time ago...he was becoming a little bit nosy about issues he did not quite understand.
traveler November 29th, 2005, 01:45 AM I understand, thanks.
JohnnyMass November 29th, 2005, 02:06 AM ur welcome.
willo November 30th, 2005, 10:09 PM I think I've gently told him to sod off some time ago...he was becoming a little bit nosy about issues he did not quite understand.
thta's true, but the true reason is not as usual here it's because he had left the forum (all SSC) for some time
|
|