View Full Version : Porto Alegre: Shopping construido em antiga cervejaria

Ivanov_br
November 20th, 2005, 06:11 PM
Mais um Threat.

Seguindo a linha do site, que é valorizar a arquitetura e urbanismo de cidades, trago estas fotos tiradas aqui em Porto Alegre.

Este é o Shopping Total, que foi criado aproveitando (e recuperando) o antigo prédio da CERVEJARIA BRAHMA. A Grande fachada do edificio não foi alterada, e hoje mostra sua beleza numa movimentada rua da cidade.

Rica em detalhes que vou ficar devendo (eu não estava com a minha melhor camera), é facinante observar cada pedaço da construção.

Infelizmente, fui pra lá ontem as 19:20, com o sol já meio caído, o que resultou em fotos com péssima iluminação. Mas dá pra ter uma noção.

Mais Uma Vez, espero que gostem.

Ivan

http://imagehosting.hostrave.com/uploads/efee4077ae.jpg (http://imagehosting.hostrave.com/)

http://imagehosting.hostrave.com/uploads/1bbeb2899f.jpg (http://imagehosting.hostrave.com/)

http://imagehosting.hostrave.com/uploads/bb5dca19dc.jpg (http://imagehosting.hostrave.com/)

COMENTEM, afina é isto é um fórum!!!

legal
November 20th, 2005, 06:14 PM
Nossa, nem sabia que existia!

Muito bem realizado o trabalho!
Como eh por dentro? Totalmente moderno ou deixaram detalhes antigos?

Ivanov_br
November 20th, 2005, 06:18 PM
Mais ou menos. A grande parte do shopping é o num prédio atrás (creio q novo), e o interessante é que as lojas são como stands de vidro, não tem pilastras nem paredes, deixando tudo bem clean. Quem aparecer por aqui e sentir a necessidade de ir a shopping, vá.

André
November 20th, 2005, 06:36 PM
Esse edifício é lindo.. A arquitetura dele é maravilhosa e tem a chaminé que dá um puta charme pra ela (Pq vc não destacou ela em nenhuma foto???? Isso foi um crime hehehehehehe)!

Agora, o shopping é podre demais.. É shopping popular.. Totalmente sem graça.. Essa concepção de 'shopping' no Brasil é realmente triste...

Boas fotos cara!! Valew

Ivanov_br
November 20th, 2005, 07:14 PM
Andre.. eu disse que naõ tava com a minha melhor camera. Tu vai me obrigar a voltar la esta semena e reguistrar cada detalhe do predio, inclusive a maldita chaminé!!!

Artibeus
November 20th, 2005, 08:03 PM
Lindo, o prédio!

André
November 20th, 2005, 08:05 PM
Andre.. eu disse que naõ tava com a minha melhor camera. Tu vai me obrigar a voltar la esta semena e reguistrar cada detalhe do predio, inclusive a maldita chaminé!!!

Huahuahua é que aquela chaminé e esse edifício lindo dão um contraste muito legal!! Mas deu pra ter uma boa noção pelas sua fotos :okay:

Bent
November 20th, 2005, 08:10 PM
Muito lindo esse prédio! Nunca diria que tinha sido uma cervejaria no passado!

Ivanov_br
November 20th, 2005, 08:51 PM
Muito lindo esse prédio! Nunca diria que tinha sido uma cervejaria no passado!

Que isso thiago?!?!/ Olha os detalhes nas fotos. Garrafas de cerveja, Alemães de chapeu verde com um canecão de cerveja!!!! Tá na cara!!! Olha de novo!!!

Bent
November 20th, 2005, 08:56 PM
Ah sim! Mas tirando esses pormenores, acho q o prédio tem mais cara de Estação de Trens do que de Cervejaria! =P

Menino de Sampa
November 20th, 2005, 09:39 PM
Muito bonito.

Farrapo
November 20th, 2005, 09:42 PM
Esse Shopping é LINDO (a parte da antiga cervejaria)... Mas por dentro é MUUUUUUUUITO sem graça, bah, sério, ODEIO esse shopping... Parece uma grande feira de eventos, sei lá, hehe...

Pra mim, o melhor shopping de POA, DISPARADO, é o Iguatemi! ;)

RRC
November 20th, 2005, 09:47 PM
Muito bonito emsmo o prédio, bem cheio de detalhes. A restauração da fachada parece que foi muito bem feita. Suas fotos estão bem legais Ivanov :okay:

Ele me lembrou que o prédio da Antarctica aqui na Móoca está fechado a tempos, é um prédio enorme do início do século passado, daria para far um belo shopping nele.

Eduhaus
November 21st, 2005, 12:10 AM
Esse edifício é lindo.. A arquitetura dele é maravilhosa e tem a chaminé que dá um puta charme pra ela (Pq vc não destacou ela em nenhuma foto???? Isso foi um crime hehehehehehe)!

Agora, o shopping é podre demais.. É shopping popular.. Totalmente sem graça.. Essa concepção de 'shopping' no Brasil é realmente triste...

Boas fotos cara!! Valew

O Prédio é lindo! Poderia ter sua arquitetura valorizada com uma finalidade melhor que um simples shopping popular? Poderia!

Mas de qualquer forma achei que há pouca poluição visual no seu exterior e por dentro ele não é tão podre assim: de uma maneira geral ele é clean e não é tão mau frequentado, vez que fica ao lado de Bairros nobres como o Moinhos de Vento, Floresta e Higienópolis! Acho ele melhor frequentado que o Praia de Belas, por exemplo.

Agora com o Museu, e a OSPA só tende a melhor, claro, não tem como compará-lo com o Iguatemi ou o Moinhos..

Eduhaus
November 21st, 2005, 12:12 AM
Belas fotos, valorizadas com a habilidade e olhar artístico do fotógrafo!

Parabéns!

Baianóide
November 21st, 2005, 12:23 AM
Boas fotos.

JoseRodolfo
November 21st, 2005, 12:31 AM
Lindo Lindo!! Adorei!!! Que arquitetura mais bonita!!!!

Vinicius
November 21st, 2005, 12:49 AM
Muito bonita a arquitetura e mostra mais uma vez que o antigo pode se conciliar com o moderno com grande harmonia.

diegoodorizzi
November 21st, 2005, 12:55 AM
A arquitetura desse shopping sem dúvida nenhuma é a melhor entre os shoppings de Poa.
Muito lindo mesmo...
Ivan, que camera voce usou e que camera é essa "melhor?"

Ivanov_br
November 21st, 2005, 04:13 AM
EDUHAUS: Valeu pelo elogio. Sou um amador ainda.

diegoodorizzi: A CAmera que usei foi uma:

Olympus CAMEDIA D-390 - 2.0 Megapixels
http://www.dpreview.com/news/0303/pma2003/olympus/c150-angle.jpg

Já a minha melhor é uma:

Olympus CAMEDIA D-750 Ultra Zoom 4.0 Megapixels
http://www.heise.de/ct/ftp/testbilder/kameras_0318/olympus_camedia_c-750uz_p.jpg

Pra mim, que sou um aspirante a amador tá muito bom. Uma boa qualidade nas fotos e ótima amplitude de lente: 35 a 350 mm. No Futuro será uma CANON EOS REBEL XT..mas muito daqui pra frente.

Valeu os comentários

diegoodorizzi
November 21st, 2005, 10:12 AM
Hum, essa nova leva de câmeras Ultra Zoom. Estava querendo comprar uma 36 - 432 mm (Canon S2 IS) com estabilizador de imagem e tudo, mas tá difícil de encontrar nessa época. Estou com uma Canon A620 encomendada. Tinha uma A95 mas fui assaltado a 1 mês atrás e levaram a câmera. E Rebel XT tu consegue uma refurbished por 580 dólares.
Abraços

Kaplan
November 21st, 2005, 01:02 PM
Beleza de retrofit! Trabalho muito bem realizado!

Ivanov_br
November 23rd, 2005, 07:44 AM
Valeu.!!! É maneiro mesmo!!!

Ivanov_br
November 26th, 2005, 04:34 AM
Em breve postarei lugares bem escrotos de PoA e do RS. Assim, não vão achar q acho aqui um paraiso e o resto um lixo!
Aguardem!!!

AcesHigh
November 26th, 2005, 03:50 PM
coitado do Ivanov. O pessoal belicoso aqui do site traumatizou ele no outro thread. Liga não cara. Continua postando tuas fotos maravilhosas!

diogoap
November 26th, 2005, 04:32 PM
Caracoles que massa um shopping num prédio desses! Muito legal!

Eduhaus
November 26th, 2005, 04:40 PM
Caracoles que massa um shopping num prédio desses! Muito legal!

Educação Patrimonial: O Arquiteto alemão Theo Wiederspahn

Saiu no Correio do Povo de 12/07: “O Shopping Total, que ocupará os prédios da antiga fábrica de cervejas da Brahma, em Porto Alegre, deverá estar pronto em abril de 2003”. Essa notícia nos faz lembrar o grande arquiteto alemão que chegou a Porto Alegre em 1908, onde assumiu o departamento de arquitetura da construtora do engenheiro Rudolf Ahrons. Dentre suas obras merecem destaque à antiga Delegacia Fiscal de 1913 com a cobertura quase plana em forma de vitral, que protegia o pátio central e lhe fornecia iluminação zenital (iluminação natural através do teto), hoje sede do Margs – Museu de Artes do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, e o antigo Correios e Telégrafos, com sua alterosa torre do relógio e vários conjuntos escultóricos em seu exterior de influência barroca, agora sediando o Memorial do Rio Grande do Sul. Ambos os prédios foram competentemente restaurados e reciclados com projetos e acompanhamento de profissionais arquitetos da centenária Secretaria de Obras do Estado, à qual dediquei trinta anos de vida profissional. Mas o arquiteto Theo Wiederspahn também projetou prédios para a iniciativa privada, destacando-se as filiais do Banco Alemão, do Banco Pelotense, da Aliança do Sul (hoje reduzido à fachada do Banco Safra), o Palácio Chaves e numerosos prédios comerciais que a omissão da municipalidade da capital permitiu que fossem demolidos.

Em 1914 Theo Wiederspahn fundou a Gewerbeschule – Escola de Ofícios, que foi por ele dirigida até 1924, e cujo programa tinha grande semelhança com o da famosa Bauhaus alemã, que só seria fundada em Weimar cinco anos mais tarde. A “schule” formava mão-de-obra especializada para as indústrias que estavam sendo implantadas no Estado. Em 1917 o arquiteto Theo participou do concurso internacional de projetos para a construção da Catedral Metropolitana, obtendo o segundo lugar. Muito marcante foi o prédio comercial de Nicolau Ely, hoje da firma Tumelero, próximo à Rodoviária. Em 1919 Theo projetou o Moinho Chaves Barcellos, na rua Voluntários da Pátria, já utilizando elementos formais do modernismo, como aberturas padronizadas, plantas livres, e redução dos elementos decorativos nas fachadas. Projetou também o edifício Bier & Ulmann, cujo último bloco não recebeu o derradeiro andar devido à crise econômica mundial. Em 1928 Theo ganhou o concurso para a sede do Banco Nacional do Comércio, cuja obra se arrastou até 1932, mas manteve no possível as características plásticas por ele propostas, e recentemente transformou-se no magnífico espaço Santander Cultural. Mas o projeto que nos motivou é aquele dos dois primeiros blocos da então Cervejaria Bopp, que depois ficou famosa com o nome de Cervejaria Brahma, e passados noventa anos é reciclado para se tornar o Shopping Total.

Devido à grande qualidade das suas criações podemos hoje admirar em Porto Alegre, obras recicladas do grande arquiteto, abrigando o MARGS, o Memorial do RS, o Santander Cultural e a firma Tumelero, entre outras. Aqui no Rio Grande temos também uma importante obra saída da sua profícua e muito inspirada prancheta de arquiteto, e que foi construída de 1911 a 1912 na avenida Rheingantz esquina com rua Dois de Novembro, e recebeu o nome de Cassino dos Mestres e mais tarde abrigou a Sociedade Mutualidade. À vista da escolha da comunidade diante da proposta de apoio do deputado Bernardo Olavo de Souza, está nas mãos da nossa Prefeitura Municipal a decisão de adquiri-lo para ser recuperado e reciclado, com projeto de restauro a ser elaborado sem custo para a municipalidade pelo arquiteto rio-grandino William Pavão Xavier.

legal
November 26th, 2005, 06:35 PM
Aces HIgh

TO ficando com ciumes de voce com o Ivanov.

Solte-o e agarre-me!!!

Ou, para os intimos:

Solta ele e agarra eu!!!

Ivanov_br
November 26th, 2005, 07:39 PM
putz............

HudsonSa
November 26th, 2005, 09:52 PM
Belo mesmo! Pena que no Brasil não se tem dado tanto valor à esses tipos de construções como deveriam. Mas mesmo assim está melhor que antigamente. Percebe-se a evolução dos retrofits. Vai virar moda! Eu creio nisso, em nome de Bibiana!

Ivanov_br
November 27th, 2005, 04:57 PM
amen