View Full Version : Uma casa desmorona e 4 são interditadas devido a obras do metrô em SP

silvios
December 3rd, 2005, 06:27 PM
Casa desmorona e 4 são interditadas em Pinheiros devido a obras do metrô
da Folha Online

Uma casa desmoronou e pelo menos quatro foram interditadas pelo Defesa Civil nesta madrugada no bairro de Pinheiros, em São Paulo, devido a obras no metrô na região. O acidente aconteceu na rua Amaro Cavalheiro, 157, e não envolveu vítimas. Inicialmente, a notícia era de que três casas tiveram de ser evacuadas.

Os moradores foram encaminhados para um hotel da região por funcionários do Metrô. Engenheiros civis encontram-se neste momento no local para avaliar a situação. Procurado pela reportagem, o Corpo de Bombeiros ainda não tem mais informações sobre o acidente.

RRC
December 3rd, 2005, 11:58 PM
Não sei se são as casas que estão mal mesmo ou se o metrô está usando de técnicas muito agrssivas, mas o fato é que perto da minha faculdade, em Pinheiros, algumas casas estão apresentando rachaduras, algumas bem grandes.

Menino de Sampa
December 4th, 2005, 01:02 AM
Êita... imaginem se desse um terremoto fudido daqueles um dia no Brasil! Acho que pelo menos umas 10.000.000 de pessoas morreriam por causa de desabamentos...

Alexpira
December 4th, 2005, 05:55 AM
O solo entre a região da Rua Estados Unidos / Av. Henrique Schaumann (base do espigão da Av. Paulista) e a Marginal Pinheiros é um imenso brejo e turfa frágil...na Faria Lima alguns prédios mais altos possuem quase 100 metros de fundação para atingir algum solo mais rigido...
E não esqueçamos que em 1920 o então recém-loteado Jardim Europa era visto com desconfiança justamente devido ao seu solo, considerado "fonte de doenças" e risco de desabamento das casas...

mopc
December 5th, 2005, 01:31 PM
Nossa, não sabia que tava caindo casas! Realmente aquele solo é de sedimento, bem instável.

cesar_
December 5th, 2005, 02:28 PM
Me lembro que quando estavam construindo a extensão Clínicas-Vila Madalena da linha 2 também ocorreu um acidente desse tipo, uma casa afundou.

Osasco Station
December 5th, 2005, 02:34 PM
É o preço do metrô subterrâneo, que é o mais indicado para o trecho mesmo. Acho que o Metrô deveria resolver essa situação da maneira mais diplomática possível, sem burocracias, ressarcindo as famílias pelas perdas e danos. Enquanto isso, tocar as obras normalmente, analisando o que causou esse problema, que eu acredito ser um fato isolado e corriqueiro.
Não existe a possibilidade dos desabamentos terem sido causados pelas detonações? Conheço uma pessoa que quando vai para o trabalho e aguarda o farol abrir dá até pra sentir o chão tremer...

Alexandre Oliveira
December 5th, 2005, 10:53 PM
no final de semana algumas casas foram engulidas pelo buraco do metrô que está a 30 metros de profundidade, no bairro de Pinheiros!!!

Na mesma hora lembrei de que na esquina da Av. Ipiranga com a São Luiz tem outro buraco destes da mesma linha (Taboão-Luz), chamados de "respiradouros", por onde entra o ar, o concreto, ou seja, todo material indispensável para as obras e bem estar dos funcionários. Agora imaginem se o deslizamento fosse nesta esquina, que tem vários prédios como o Itália e os residenciais da Av. São Luiz ??? A distância é inferior a 10 metros do respiradouro e o prédio de esquina da São Luiz com Ipiranga ! Só espero que esses engenheiros sejam extremamente competentes e não provoquem nenhuma tragédia na cidade !!!
abraços

Prédios que estão encostados no buraco do metrô ou "respiradouro"

http://i34.photobucket.com/albums/d111/AlexandreOliveira/P1150025.jpg