View Full Version : Para você, qual a melhor cidade grande / média do interior paulista?

Alexpira
December 4th, 2005, 05:07 AM
Qual cidade de porte grande / médio do Interior Paulista você considera a melhor?? Vale qualquer aspecto que você considerar, desde porte, urbanismo, cultura, economia, localização ou outro fator que faz você considerar esta a melhor cidade do Interior de SP

Excluí as cidades da Região Metropolitana de SP e do litoral...o intuito é fazer um tira-teima entre as cidades do Interior.

Considero as seguintes cidades que tenham porte médio para grande

VALE DO PARAIBA
1-São José dos Campos
2-Taubaté
3-Jacareí
4-Guaratinguetá

CAMPINAS
1-Campinas
2-Jundiaí
3-Piracicaba
4-Limeira
5-Bragança Paulista

SOROCABA
1-Sorocaba
2-Itu
3-Itapeva

RIBEIRÃO PRETO / RIO PRETO
1-Ribeirão Preto
2-São José do Rio Preto
3-Franca
4-Barretos

CENTRAL
1-Araraquara
2-São Carlos
3-Jaú

OESTE PAULISTA
1-Bauru
2-Marilia
3-Pres. Prudente
4-Araçatuba

VALE DO RIBEIRA
1-Registro

Qual a sua opinião??

Samuel - VDC
December 4th, 2005, 05:23 AM
Ribeirão Preto, Campinas e São José dos Campos são lindas...

Ap_Recife
December 4th, 2005, 12:53 PM
Não conheço nenhuma...mas ficaria com Campinas. Impressiona pela densidade e tem cara de cidade grande.
Registro, Itu e Itapeva são consideradas de grande/médio porte????

schmidt
December 4th, 2005, 01:47 PM
Pelas fotos que eu vi, gostei MUITO de São José do Rio Preto!

Fernando
December 4th, 2005, 01:49 PM
Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

Alexpira
December 4th, 2005, 02:22 PM
Considero Itapeva, Registro e Itu serem de médio porte por polarizarem região ao seu redor (Itapeva polariza o extremo sul do Estado - Registro o Vale do Paraiba e Itu o médio Tietê).
Ademais, são cidades do mesmo porte que Guaratinguetá e Bragança Paulista, por exemplo.

O Natalense
December 4th, 2005, 02:43 PM
Atibaia.

Samuel - VDC
December 4th, 2005, 03:27 PM
Pelas fotos que eu vi, gostei MUITO de São José do Rio Preto!

Nossa! Esqueci de mencionar Rio Preto também. Cidade excelente. Adorei lá. :)

brandi
December 4th, 2005, 03:43 PM
Ourinhos e Avaré são muito melhores que Itapeva.

Samuel - VDC
December 4th, 2005, 03:51 PM
Gostei de Araraquara e Bauru. Essa última vou freqüentemente.

Farrapo
December 4th, 2005, 05:31 PM
São José dos Campos!

legal
December 4th, 2005, 05:32 PM
Ribeirao Preto DE LOOOOOOOOOOOOOOOOOOONGE

Depois, Sao Jose dos Campos (eh uma cidade muito rica... eu morei la quando trabalhava na Embraer).

Depois Campinas E regiao (que tambem eh muito rica, mas tem mais problemas "urbanos" que Ribeirao e Sao Jose.

neosoux
December 4th, 2005, 08:48 PM
AS melhores são Ribeirão Preto e Campinas!!!

Rcrd
December 4th, 2005, 08:57 PM
Eu acho o interior de SP quase todo muito bom.
Não considero Campinas "interior"... tem que haver outra classificaçao. :)
Eu sei que não está na capital, mas...

WallyP
December 4th, 2005, 10:30 PM
Eu acho as cidades do interior paulista todas muito parecidas.
A mais diferente é Campinas, talvez por ser a maior, mais opções.
Mas teve uma cidade, não lembro, acho que Jundiaí, que tinha um rio no meio da cidade, que era muuuuito lindinha.

Alexpira
December 5th, 2005, 12:02 AM
Será que não era Piracicaba?? Jundiaí tem um riozinho bem pequeno na avenida principal, porém Piracicaba é cortada pelo Rio Piracicaba, de grande porte, com um belo salto bem no centro da cidade...

Quanto a Ourinhos e Avaré, é claro que são bem melhores que Itapeva, já que estão em região mais rica do Estado. Porém Itapeva (mesmo pobre) polariza a região a seu entorno (Capão Bonito, Itararé etc...), enquanto Avaré é dependente de Botucatu e Ourinho de Bauru e Marilia...

David de andrade
December 5th, 2005, 01:51 AM
eu gosto muito de sao jose do rio preto

brandi
December 5th, 2005, 02:31 AM
Quanto a Ourinhos e Avaré, é claro que são bem melhores que Itapeva, já que estão em região mais rica do Estado. Porém Itapeva (mesmo pobre) polariza a região a seu entorno (Capão Bonito, Itararé etc...), enquanto Avaré é dependente de Botucatu e Ourinho de Bauru e Marilia...

Segundo a divisão administrativa do próprio governo do Estado de São Paulo, que mostra o nível de influência dos municípios, Avaré, Botucatu e Itapeva, dependem de Sorocaba, assim como Ourinhos, Assis e Tupã dependem de Marília, como mostrado nos mapas abaixo (divisão regional administrativa)

4a. Região - Sorocaba

Avaré - Azul, Botucatu - Verde, Itapeva - Cinza.

http://img521.imageshack.us/img521/632/mapao15sorocaba2vd.gif

11a. Região - Marília

Tupã - Azul, Ourinhos - Vermelho, Assis - Cinza.

http://img521.imageshack.us/img521/274/mapao9marilia4pu.gif

Alexpira
December 5th, 2005, 02:42 AM
Pessoalmente, acho que é necessária uma revisão da Região Administrativa de Sorocaba....esta é muito extensa e aglomera regiões que não possuem tanta ligação com a cidade de Sorocaba.
Retiraria da RA de Sorocaba a região de Botucatu e Avaré, pois a vejo extremamente ligadas a Bauru (que esta a 90 km de Botucatu) do que a Sorocaba (135 km) e com traços sociais e economicos que as ligam mais à RA de Bauru (economia baseada em agricultura e comércio, maiores índices de pobreza). Portanto, vejo Avaré como uma cidade pequena para média ligada à Botucatu, que por sua vez liga-se a Bauru.
Já Ourinhos, esta realmente deve fazer para da RA de Marilia...é indiscutível
Finalmente, quanto à polêmica frente a Itapeva, reforço minha opinião, que, embora pobre, esta cidade bem ou mal polariza os municípios ao seu redor (Itararé, Buri, Capão, Apiai) e não sofre maiores concorrências de outras cidades (como ocorre com Avaré e Ourinhos), dado a distância e dificuldades de transportes para centros maiores (Itapetininga a 100 km, Sorocaba a 180 km)...
A situaçao de Itapeva é muito semelhante a de Registro, também pobre e pequena, mas que polariza o Ribeira devido a distância de um centro maior (Santos a 200 km e SP a 180 km)

Rogério Brasileiro
December 5th, 2005, 12:44 PM
Campinas, a melhor do interior do Brasil, melhor que muitas capitais...:):):)
Gosto muito também de São José dos Campos, Jundiaí, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba, Piracicaba e São Carlos.

RRC
December 5th, 2005, 02:39 PM
É difícil escolher só uma, então vou escolher por regiões:

VALE DO PARAIBA
1-São José dos Campos

CAMPINAS

2-Jundiaí

SOROCABA
1-Sorocaba

2-São José do Rio Preto

CENTRAL

2-São Carlos

OESTE PAULISTA

2-Marilia

Mas dentre essas se tenho que eleger uma fico com São Jose do Rio Preto

Regi
December 5th, 2005, 03:14 PM
Campinas é a melhor cidade do interior de SP, em segundo vem São José do Campos.

Cabeçudo
December 5th, 2005, 03:50 PM
Pessoal esta falando de Campinas e Ribeirao Preto...Agora nao estou entendendo...eh pra dizer as maiores ou as melhores?Pra mim Campinas apesar do porte nao tem nada de bonito o mesmo com Ribeirao Preto e as duas nem sao as mais ricas, tem gente vendo beleza em densidade de predinho de 20 andares.
Por a briga esta entre Registro, Taubate, Campos do Jordao, Piracicaba.

Samuel - VDC
December 5th, 2005, 07:33 PM
Se for assim, então fico na dúvida entre Ilhabela e Campos do Jordão em beleza, e Águas de São Pedro pra viver. São José do Rio Pardo vale à pena, e Valinhos (região de Campinas) também.

Samuel - VDC
December 5th, 2005, 07:34 PM
Lembrei de Águas de Lindóia e Lins também.

à medida que eu for lembrando, eu posto.

Samuel - VDC
December 5th, 2005, 07:36 PM
Araçatuba parece ser muito boa, e São Carlos tem ótima infra-estrutura. Gostei de Catanduva também.

Bent
December 5th, 2005, 07:37 PM
Não sei dizer, não conheço a maioria. Mas fico com Ribeirão Preto e Jundiaí.

Marllon
December 5th, 2005, 09:57 PM
Só vale interior é!???

neosoux
December 6th, 2005, 01:05 AM
Pessoal esta falando de Campinas e Ribeirao Preto...Agora nao estou entendendo...eh pra dizer as maiores ou as melhores?Pra mim Campinas apesar do porte nao tem nada de bonito o mesmo com Ribeirao Preto e as duas nem sao as mais ricas, tem gente vendo beleza em densidade de predinho de 20 andares.
Por a briga esta entre Registro, Taubate, Campos do Jordao, Piracicaba.

???
Pra mim Campinas e Ribeirão Preto são as MELHORES com uma certa distancia em relação as outras. Não estou falando de tamanho!! É questão de opnião! E Ribeirão é mais bonita q as outras cidades com o msmo porte... E cidades industriais parecem ser, geralmente, mais feias q cidades de serviço... É so olhar Piracicaba(Industrial) e Ribeirão(Serviço)... Outro exemplo são as cidades da Região metropolitana de Sampa.

Baianóide
December 6th, 2005, 01:08 AM
Das que eu conheço pessoalmente fico com Jundiaí.

Alexpira
December 6th, 2005, 01:36 AM
Verdade...cidades industriais (Piracicaba / Taubaté / Sorocaba) tendem a serem mais feias e antigas, já que nestas o boom de crescimento ocorreu na primeira metade do século XX.
Já cidades que vivem do comércio e serviços, ou que cresceram após 1950 (Ribeirão, São José dos Campos e Bauru) possuem melhor urbanismo.

Sr. Jirau
December 6th, 2005, 06:10 AM
São José do Rio Preto é a melhor! Aquela cidade é linda, limpa, arborizada, possui avançada tecnologia no ramo da medicina, além de rica e próspera! A única coisa que estraga é o calor.

sds..

Caio C.
December 6th, 2005, 04:28 PM
Eu fico com Campinas (que novidade!!) como a melhor cidade do interior do estado devido a ter infra-estrutura muito melhor do que a maioria das capitais brasileiras.

Além de Campinas eu gosto de Jundiaí, Ribeirão Preto e outras cidades da RMC (como Holambra, Valinhos - onde estudo - e Vinhedo.)

damiao
December 6th, 2005, 05:44 PM
a cidade media mais bonita do interior paulista e' sao jose dos campos!!!!!!

Rogério Brasileiro
December 6th, 2005, 06:02 PM
Se o quesito único fosse beleza, eu ficaria com Campos do Jordão.
Entretanto, para se eleger a MELHOR cidade, outros pontos devem ser levados em consideração.

Qual cidade de porte grande / médio do Interior Paulista você considera a melhor?? Vale qualquer aspecto que você considerar, desde porte, urbanismo, cultura, economia, localização ou outro fator que faz você considerar esta a melhor cidade do Interior de SP.

Sendo assim, continuo com Campinas, sem desmerecer as demais. Aliás, cidade boa é o que não falta no Estado de SP.

Evandro
December 6th, 2005, 08:00 PM
Se o quesito único fosse beleza, eu ficaria com Campos do Jordão.
Entretanto, para se eleger a MELHOR cidade, outros pontos devem ser levados em consideração.

Sendo assim, das que eu conheço, fico com São José dos Campos...

Nunca fui à Campinas...

oregon.bh
December 19th, 2006, 05:13 PM
Fico com Ribeirão. Campinas realmente é um caso à ´parte. Acho que junto com Santos não deviamos levar em consideração como "interior" de SP.
Alex

Dalren
December 19th, 2006, 09:09 PM
Campinas é a melhor, sem dúvida!
Mas eu também gosto muito de: Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, e
Sorocaba.

Andre_RP
December 19th, 2006, 10:15 PM
Sem duvidas, a melhor do interior é..Ribeirão Preto (logico, rss)
E gosto muito de Campinas, Jundiaí e Sorocaba!

Menino de Sampa
December 19th, 2006, 10:24 PM
1) Campinas

2) Ribeirão Preto

3) São José dos Campos

paulo stefanelli
December 19th, 2006, 11:22 PM
A melhor cidade do interior paulista é salvador, pois tem mais baianos que campinas e menos que a cidade de são paulo. Em segundo lugar eu ficaria com pirapora, pois em cada dez brasilienses, onze são de pirapora!!!
eu fico com esta cidade: 'cidade mais horrorosa cheia de urubu, cidade mais horrorosa é a cidade de itu"!
Itu é uma cidade mediana numa região maravilhosa com ranchos, campings, cachoeiras, condomínios fechados, hotel-club cinco estrelas, que mais????
Itu na cabeça!!!

Will_NE
December 19th, 2006, 11:33 PM
Sem duvidas, a melhor do interior é..Ribeirão Preto (logico, rss)
E gosto muito de Campinas, Jundiaí e Sorocaba!
Concordo plenamente com vc! :D

paulo stefanelli
December 19th, 2006, 11:37 PM
A melhor cidade do estado de são paulo é uma passagem de ônibus para se ficar circulando sem obrigação de se ater a uma só cidade, isto é escravidão, pois o interior tem muitas coisas para vermos!!!!
Pedir para escolher uma é terrorismo psicológico: Mairiporã ou aquela que surge grotas enormes no chão, cavernas que engolem as casas e ruas e tudo, esqueci o nome Caieiras!

ulilopes
December 20th, 2006, 12:19 AM
Sei lá... Tem muita gente aqui escolhendo as cidade maiores ou com mais prédios. NO caso do Interior de SP, só prédios não é sinônimo de cidade boa. Exemplo: a cidade de Sumaré tem dezenas de pequenos prédios tipo Cohab e é apenas uma cidade dormitório feia e dependente de Campinas...
Campinas tem mais de 01 milhão de habitantes, não está numa região metropolitana de capital, mas tem números equiparados a capitais de estado. Num tem como coloca-la na relação com cidades menores. Além do mais Campinas tem muitas favelas e "áreas de invasão" que mais parecem favelas e que não costumam aparecer nos skys... Tudo isso são itens mais comuns em capitais de estado do que nas belas cidades de interior paulista.... Campinas tranquilamente pode competir com as capitais e vai ganhar da maioria delas...
O setor agrícola é muito forte na maioria das cidades do Interior de SP, e tem que ser levado em conta. Quem não sabe disso, certamente não tem noção da importãncia da agricultura no Interior de SP...
Na minha opinião as melhores cidades do Interior estão entre 100 a 500 mil habitantes, pois mesclam um pouco de cada coisa. Nesse contexto geral eu fico com PIRACICABA, que tem bons números em todos os campos (agrícola, ensino, saúde, indústria, "edifícios", etc...)
Acima dos 500 mil habitantes (cidades mais comerciais ou industriais), eu gosto do perfil de São José dos Campos...
Abçs!

Vargas
December 20th, 2006, 12:44 AM
Eu nao gosto de comparar cidades gdes com medias.

Pra mim a melhor cidade gde do interior paulista eh Campinas; cidade media eh Ribeirao!

Felipe_MA
December 20th, 2006, 12:55 AM
não conheco nenhuma do interior paulista!! mas acho q campinas... pelas fotos q vi aqui, gostei mt!! a cidade é bem estruturada!!!
=)
téh!

krypton
December 20th, 2006, 01:37 AM
Bom, eu conheço poucas cidades médias/grandes do interior... acho que delas, conheço so Presidente Prudente, Piracicaba e SJC. Comparando todos os fatores, acho que minha escolha, dadas as opções que conheço, é SJC sem duvida!!

Agora, uma pergunta: POR QUE VCS EXCLUIRAM O LITORAL?? :cry::cry::cry::cry::cry::cry:

Menino de Sampa
December 20th, 2006, 02:50 PM
Agora, uma pergunta: POR QUE VCS EXCLUIRAM O LITORAL?? :cry::cry::cry::cry::cry::cry:

Por que não tem nenhuma cidade boa.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
:D

Brincadeira, se incluíssem o litoral acho que Santos ganhava por causa do IDH!

Andre_RP
December 20th, 2006, 02:53 PM
^^
Acho que o critério foi escolher cidades do INTERIOR, que não seja da RMSP(capital) e nem litoral!
Logo, litoral NÃO é interior!

danvinnicius
December 20th, 2006, 05:59 PM
São josé do Rio Preto, pois além de bonita é muito organizada.

felaio lelsa
September 5th, 2007, 11:22 PM
ei, estava pesquisando sobre sorocaba no www.ubbi.com.br e no tal de www.ask.images
e achei esse mapa e fiquei curioso para me inteirar do thread!!

NESSE THREAD FALTOU BELAS FOTOS DAS CIDADES CITADAS!!

http://i109.photobucket.com/albums/n71/pauloste39/sorocaba2.jpg
http://i109.photobucket.com/albums/n71/pauloste39/sorocaba2-2.jpg

DIEGO FERNANDO
November 24th, 2007, 03:24 AM
Campinas , Ribeirao Preto e São Carlos

Alexandre Lima
November 24th, 2007, 03:48 AM
Eu fico com Campinas e ribeirão Preto!

TêAgá
November 24th, 2007, 08:58 AM
Considero as seguintes cidades que tenham porte médio para grande

VALE DO PARAIBA
1-São José dos Campos
2-Taubaté
3-Jacareí
4-Guaratinguetá

CAMPINAS
1-Campinas
2-Jundiaí
3-Piracicaba
4-Limeira
5-Bragança Paulista

SOROCABA
1-Sorocaba
2-Itu
3-Itapeva

1-Ribeirão Preto
2-São José do Rio Preto
3-Franca
4-Barretos

CENTRAL
1-Araraquara
2-São Carlos
3-Jaú

4 - Rio Claro

OESTE PAULISTA
1-Bauru
2-Marilia
3-Pres. Prudente
4-Araçatuba

VALE DO RIBEIRA
1-Registro

Em Negrito, pra mim, as melhores de cada região.
E Grande, é só Campinas.

riba182
November 24th, 2007, 11:11 AM
ninguem citou Prudente :(
nao troco PP por mtas citadas ai
gosto de Ribeirao Preto e Prudente

Urbano Santista
November 24th, 2007, 01:25 PM
Arquitetura e Discussões Urbanas

will .
November 26th, 2007, 04:25 AM
São José dos Campos...

outras que vem em minha cabeça é são carlos e campinas

Lucianors
November 26th, 2007, 11:51 AM
Opinião de um "forasteiro". Conheço quatro cidades do interior paulista, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Sorocaba, meu ranking é esse:

1) São José do Rio Preto - linda cidade, agradável, só é muito quente.

2) Sorocaba - gostei muito, me lembra Uberlândia, muito bem localizada

3) Ribeirão Preto - Muito boa e rica, porém não me agrada, centro feio.

4) Campinas - É cidade grande, movimentada, tem muitas favelas.

SJC.capitalist
November 26th, 2007, 03:07 PM
As que eu acho:

1° Campinas, nunca adentrei no centro, passo na cidade pela Dom Pedro, por lá aparenta ser bonita(pelo menos naquela area) e também por sua riqueza e importância, porém algo ruim, muitas favelas.
2° São José dos Campos (Por que será, né?, mentira) pois, a cidade é bem cuidada, rica e tem um grande polo industrial e de tecnologia, claro tem seus defeitos, não esta livre das chagas das cidades brasileiras (favela, tem poucas, mas tem).
3° Ribeirão Preto, cidade muito bonita, porém, apenas passei por lá bem rápido, mas essa cidade fica neste posto por que eu acho que as outras duas (anteriores) mais importantes, contudo, que RP é uma grande e rica cidade é inegável.

Gabriel Brasil
January 11th, 2008, 07:40 PM
Escolheria Ribeirão ou Barretos.

Bruno Ctba
January 11th, 2008, 07:41 PM
Ribeirão Preto.

Triangulense
January 11th, 2008, 07:50 PM
Campinas.
Apesar de suas vias urbanas serem um tanto desorganizadas, sua estrutura e pujança são incríveis!

Bruno Ctba
January 11th, 2008, 07:59 PM
Bom depois que eu vi "cidade grande", então é Campinas.

Ice Climber
January 11th, 2008, 08:40 PM
Nunca, na história desse país, se ressucitou tantos tópicos.

Bruno Ctba
January 11th, 2008, 08:44 PM

:lol:

Fabius_
January 11th, 2008, 09:38 PM
Campinas.
Apesar de suas vias urbanas serem um tanto desorganizadas, sua estrutura e pujança são incríveis!

Falou e disse. Cidade-labirinto para quem não conhece, é fácil se perder e por vezes difícil encontrar o que se procura. No Centro não há pelo menos uma rua que não tenha trecho em mão única. A sinalização também não é aquelas coisas...

PeaceTo
January 11th, 2008, 11:46 PM
^^ Concordo. Acho Campinas fácil de se perder até p/ quem é morador. Eu às vezes me confundo no Cambuí, penso que uma rua é mão mas, na verdade, é contra-mão, etc. Também fico atento nos bairros afastados do grande centro, pois não conheço muito bem.

Luiz
January 12th, 2008, 01:22 AM
realmente Campinas parece labirinto mesmo para quem é de fora então a coisa piora mais.

Andre_RP
January 13th, 2008, 05:45 AM

Falou e disse :ohno:

Fabius_
January 13th, 2008, 12:20 PM
realmente Campinas parece labirinto mesmo para quem é de fora então a coisa piora mais.

Eu estou acostumado, mas é bem confuso para quem não conhece.
Mas depois do advento do GE e do GPS, quem tiver condições de usar ambos ficará bem mais tranqüilo.

Falou e disse :ohno:

É verdade...a ressurreição de tópicos neste início de 2008, virou o must. :lol:
Mas é pior que criar um tópico novo sobre o mesmo assunto?

Manauense
January 13th, 2008, 10:15 PM
As minhas preferidas são Bauru e Ribeirão Preto. Minha favorita é Bauru.

Andre_RP
January 16th, 2008, 02:46 AM
Prefiro não opinar neste thread :D :D :D

Raul Neto
January 16th, 2008, 12:16 PM
Itu, porque não se parece com nenhuma outra, tem história e tradição e não só um monte de prédios.
Campinas, porque é uma metrópole e não uma cidade de interior,
Campos do Jordão, porque é linda,
Não é interior, mas também não é capital e é maravilhosa, Santos, das mais lindas do Brasil.

Mangueboy
January 16th, 2008, 06:00 PM
Hum...

Ficaria com CAMPINAS, SÃO JOSÈ DOS CAMPOS , MARILIA e JUNDIAI

camillovs
January 28th, 2008, 03:12 AM
Ribeirão Preto e Campinas

Raul Neto
January 30th, 2008, 10:33 PM
Não pode ser Santos? Não foi considerada na votação, certamente por ser litorânea, mas também não é capital e para mim não há nada igual, uma das melhores cidades do Brasil.

Observador_SJC
January 31st, 2008, 03:22 AM
Votação totalmente imparcial:

São José dos Campos :yes:

Ar-Nimruzîr
January 31st, 2008, 01:15 PM
Fico com as cidades abaixo, mais ou menos nessa ordem:

- São José dos Campos;

- Campinas;

- Jundiaí;

- São José do Rio Preto.