View Full Version : Choque do patrimonio arquitectonico - melhor maneira de conciliar?
Arpels December 13th, 2005, 05:28 PM Quando o patrimonio choca com o patrimonio é uma verdadeira confusão, fica o dilema, manter e recuperar o mais recente na camada superficial ou manter a camada mais antiga recem descoberta? :? a melhor solução talvez esteja na integração dos 2, vejamos o caso do claustro Gótico da Sé de Lisboa, do sec. XIII, a historia começa com a conquista da cidade aos Mouros pelo rei D. Afonso Henriques com a ajuda de uma frota de cruzados k se dirigia a Jerusalem, imediateamente apos a conquista o primeiro Bispo de Lisboa, o cruzado Inglês D. Gilbert de Hastings manda construir uma catedral Cristã por cima das ruinas da Mesquita Mossulmana, esta por sua vez foi construida por cima de uma zona habitacional da antiga Olissipo Felicitas Julia aonde conviviam ja a cidade Romana e a cidade Visigotica, nos sec. XV, XVI e XVIII tremores de terra afectaram mto a catedral ao mesmo tempo que espunham a vista as ruinas da antiga Mesquita e da cidade Romana/Visigotica, actualmente, em resultado desta historia agitada, o claustro da se e uma mistura entre um clautro arruinado, muros e arruamentos bem como paredes das habitações das casas Romanas com as quais convinha criar uma harmonia visto assim não estar com nada :( é que este claustro é uma maravilha com os seus capiteis historiados e a sua arcaria em ogiva linda:
http://i34.photobucket.com/albums/d127/tamosaga/claustro01.jpg
http://i34.photobucket.com/albums/d127/tamosaga/claustro02.jpg
http://i34.photobucket.com/albums/d127/tamosaga/claustro03.jpg
http://i34.photobucket.com/albums/d127/tamosaga/claustro04.jpg
Fern December 13th, 2005, 05:41 PM Nao pecebi bem, qual e' o dilema neste caso?
Arpels December 13th, 2005, 05:49 PM recuperar o claustro e manter as ruinas, o claustro é uma pena no estado em k esta :dunno:
Fern December 13th, 2005, 05:51 PM Ah, ou deixam as ruinas ou cobrem-nas para recuperar o claustro?
Arpels December 13th, 2005, 05:55 PM não é necessário Fern podem mto bem conciliar os dois com um bom restauro e limpeza do claustro gótico, k está suginho ate dizer chega alem de ter paredes em baixo, e recuperer o melhor possivel as ruinas, não é em qualquer cidade k se encontra um clautro gótico com ruinas Romanas lá dentro, isso é caso unico e é de manter :yes:
Fern December 13th, 2005, 05:58 PM E' que no artigo falam em dilema por isso e' que fiquei sem perceber!
Arpels December 13th, 2005, 05:59 PM é como actualmente andam os arqueologos em redor deste claustro e das ruinas, em dilema, e não se recupera o claustro os anos passam e akilo vai detiorando cada vez mais.
Puto December 13th, 2005, 08:15 PM Eu concordo cm a integração... recuperam as paredes do claustro e as ruinas.. e fica-se cm dois monumentos num só, não se peredendo assim património!! ;) :)
Barragon December 13th, 2005, 08:58 PM Acho que podiam fazer um claustro em acrílico.
Reflex December 13th, 2005, 09:45 PM Acho que podiam fazer um claustro em acrílico.
É essa a minha opiniao!:yes:
Filipe_Golias December 13th, 2005, 10:15 PM Acho que podiam fazer um claustro em acrílico.
Exacto... faziam o chão transparente, para se ver as ruinas através :yes: Já é sobejamente usado este método.
Arpels December 13th, 2005, 10:16 PM é uma hipotese sim sr. :yes:
Filipe_Golias December 13th, 2005, 10:19 PM E cobravam a entrada aos visitantes e para além de fazerem turismo cultural às ruinas, faziam-no tb à Sé... e deixavam de ter "caixa de esmolas" :D
Mas não fazia ideia da existência dessas ruinas romanas... e da sobreposição de edificações gerações após gerações! :uh:
Arpels December 13th, 2005, 10:38 PM ja se paga pa entrar no claustro Filipe :) essas ruinas são ja dois estratos abaixo da edificação da Sé porque segundo houvi mais abaixo pode haver vestigios de povoação da idade do ferro visto ser esta a zona apartir da qual nasceu o povoado que hoje é Lisboa.
TeKnO_Lx December 13th, 2005, 11:06 PM partam tudo e façam um arranha céus gigantesco tipo Burj Dubai !!:lol:
Arpels December 13th, 2005, 11:09 PM :uh: :evil:
Filipe_Golias December 14th, 2005, 12:02 AM partam tudo e façam um arranha céus gigantesco tipo Burj Dubai !!:lol:
É a chamada "frase-choque" :hilarious
Reflex December 14th, 2005, 12:08 AM ...pelo menos com o Arpelius resultou!!:D
JohnnyMass December 14th, 2005, 01:38 AM Acho que podiam fazer um claustro em acrílico.
é tão giro como pensamos todos da mesma maneira!:lol:...estava a pensar exactamente o mesmo quando vi que tinham a mesma opinião!:D
Lss911 December 14th, 2005, 11:17 AM Recuperavam as galerias laterais e faziam um chão transparente no centro para que possamos ver as ruínas! Dava um sentido simbólico muito itneressante até!
Arpels December 14th, 2005, 11:22 AM sim sem duvida Lss é o k dizia não vi ainda em lugar nenhum lugar da Europa ruinas Romanas dentro de um claustro Gótico, é uma raridade k deveriamos manter e em excelentes condições!!
Lss911 December 14th, 2005, 11:29 AM O estado actual do claustro é inadmissível! Tudo sujo e em ruína!
Arpels December 14th, 2005, 11:30 AM e estas fotos nem fazem jus ao estado em k esta actualmente :sleepy:
Lss911 December 14th, 2005, 11:32 AM Pah não fazes ideia da quantidade de cócó de pombos que há lá!!
Arpels December 14th, 2005, 11:36 AM ya lol :) e é bem corrozivo :bash:
|
|