View Full Version : Empresários austríacos interessados no teleférico ente Porto e Gaia


Barragon
December 19th, 2005, 02:36 PM
Luís Filipe Menezes diz que o assunto já está a ser tratado por técnicos das câmaras do Porto e de Gaia. Projecto de ligação entre margens do Douro não implicará custos municipais.

Há um grupo de empresários austríacos interessados em pegar na ideia do teleférico entre Gaia e Porto. É Luís Filipe Menezes quem o garante, insistindo em tirar do mofo um projecto que anda em bolandas desde 1999, a única altura em que mereceu simpatia da margem direita do rio. O socialista Nuno Cardoso, que estava sentado no cadeirão maior da edilidade portuense, disponibilizou-se a apadrinhá-lo, em nome do turismo.O social-democrata Rui Rio veio a seguir, sucedendo-o no cargo, e o teleférico ficou pendurado.

Menezes, porém, continua a acreditar no meio de transporte. Até traçou o caminho entre a Ribeira de Gaia e o Palácio de Cristal. E já encontrou forma de calar os mais poupados, economicamente falando. Ou seja, não custará tostão aos municípios se for "executado na lógica da concessão/exploração". "Há técnicos de ambos os lados a trabalhar no assunto", garante o autarca gaiense.

É o espírito de "afirmação de co-liderança na Área Metropolitana do Porto" que faz Menezes teimar em projectos que cita há anos. "Há oito anos não se falava de Gaia. Falava-se em concelhos PS e PSD. Hoje é o contrário. Fala-se de duas cidades [Porto e Gaia] com características diferentes, mas que querem apostar em áreas de excelência ", justifica.

Com olhos em Bruxelas

Três dias depois de ter visto aprovado o plano de actividades e orçamento da autarquia gaiense para o próximo ano, Luís Filipe Menezes insiste em deitar cá para fora objectivos que levarão mais tempo a concretizar. A maioria exige, contudo, idêntica vontade do lado do Porto, por ora, e publicamente , mudo e quieto.

"Para mim, um ciclo político são dois mandatos. Reconheço que o enfoque é para o impacto imediato. Mas há obras que não podem ficar na gaveta. Porque são estratégicas. O teleférico é uma delas. Há outras a ponte pedonal junto à Luís I, o aproveitamento da ponte Maria Pia, a ponte para segunda linha do metro junto à Arrábida", afirma Menezes.

O autarca aponta razões "para se andar depressa", para desejar que esse ciclo político a meias comece já para o ano. Em breve, abrir-se-ão candidaturas a verbas de Bruxelas, através do IV Quadro Comunitário de Apoio . É a elas que quer ir beber dinheiros para sustentar projectos que tem para Gaia. É com elas que diz ser possível concretizar "objectivos que tardam", mesmo quando os projectos implicam que do Governo venha acordo, como é o caso das pontes.

No que respeita a obras "em casa", Menezes desfia um rosário de inaugurações que pretende desfiar "a curto prazo" mais 400 fogos sociais, as piscinas de Lever, o Arquivo Municipal, o cine-teatro Brazão, o primeiro troço da via do Centro Histórico (47,9 milhões de euros), a remodelação do nó da Afurada à Arrábida.

Depois, vêm outros projectos, que inclui "num novo ciclo de desenvolvimento". Neles está a a reabilitação de todos os rios e ribeiras ; parques de estacionamento (e aqui ressuscita o do Jardim do Morro e as escadas rolantes de acesso ao tabuleiro inferior da ponte Luís I); aquecimento em todas as escolas básicas (um milhão de euros), em parceria com a Gaiadigital. Está, ainda, em marcha a recuperação da serra de Negrelos e o plano estratégico para o Centro Histórico, dando ideias que evitem abandono de espaços ligados às caves do vinho do Porto.

TeKnO_Lx
December 19th, 2005, 02:41 PM
nao sei se gosto.. tinha k ver ao vivo

Barragon
December 19th, 2005, 02:44 PM
Até não é uma ideia má.... mas será que não ficava mal ? era como se fosse mais uma ponte!

TeKnO_Lx
December 19th, 2005, 02:49 PM
o impacto visual era o pior.. é por isso mesmo que nao sei se ficava bem

Barragon
December 19th, 2005, 02:53 PM
Mas como seria só um cabo.... secalhar até nem ficava mau e as pessoas podiam ir para um lado de teleferico e para o outro de metro :)

JohnnyMass
December 19th, 2005, 03:40 PM
não me parece uma grande ideia...

Daniel_Portugal
December 19th, 2005, 05:30 PM
bem.. mas caso se faça.. nao se deve fazer por mao dos empresarios austriacos.. aproveita-se a deixa deles... agradece-lhes pela ideia.. e criamos NOS o teleferico.. fazendo com k 100% dos lucros vão pra portugal.

Arpels
December 19th, 2005, 05:48 PM
ya em termos de impacto visual e tendo em conta k a parte antiga da cidade é patrimonio da UNESCO não me parece bem :(

Reflex
December 19th, 2005, 08:24 PM
Humm, nao sei o que pensar... Entao, mas sendo assim teria que ser feito a grande altura, ou não?
Quanto à Ponte Pedonal, penso que ja se justifica, o volume de pessoas que estao no Porto e querem ir ao Cais de Gaia ou vice-versa ja é enorme, e a passagem pela D.Luis I começa a nao ter as condiçoes necessarias...;)

Phobos
December 19th, 2005, 11:06 PM
Não gosto da idéia.Eles que se preocupem em restaurar a D. Maria que,já é uma coisa que já está feita e que tem muito mais potencial e valor para o Porto.

JohnnyMass
December 19th, 2005, 11:27 PM
isso é que é uma excelente ideia, recuperem mas é a ponte antes que ela caia e deixem-se de teleféricos.

Phobos
December 19th, 2005, 11:31 PM
Eu não sei aonde os politicos andam com a cabeça para reavivar depois de 6 anos um projecto como o teleférico,e a ponte que é um espéctaculo ninguém sabe o que fazer... :bash:

JohnnyMass
December 19th, 2005, 11:33 PM
a ponte não dá dinheiro...é "apenas" um monumento nacional...mas ja sabemos que monumentos nacionais não interessam nada.

Phobos
December 19th, 2005, 11:38 PM
Sim isso é uma triste verdade,mas no caso da ponte podiam por aquilo a dar lucro.Podiam fazer uma especia de museu ferroviário lá,com um comboio a vapor a atravessar a ponte e fazer um trajecto pequeno em Gaia(caso seja possível),e além disso podiam por também uns restaurantes lá com vista para a ponte e o rio.Se a iniciativa privada se juntasse poderia fazer uma coisa boa lá,talvez até sem que a camara tivesse que dar um tostão.

JohnnyMass
December 19th, 2005, 11:41 PM
ou então já que querem tanto um teleférico ponham as cabinas a passar na ponte!:D

Phobos
December 19th, 2005, 11:48 PM
O Eiffel ia rebolar na campa se isso acontecesse... :D

Reflex
December 19th, 2005, 11:52 PM
Ora, um telefericozinho do monte da Virgem até à Muralha Fernandina...:crazy2:

Filipe_Golias
December 19th, 2005, 11:57 PM
Ora, um telefericozinho do monte da Virgem até à Muralha Fernandina...:crazy2:

Grande viagem! :shocked:

Concordo com o Phobos: acordem para a ponte D. Maria!!! Quando ela cair é que vão a correr aflitos?

JohnnyMass
December 20th, 2005, 12:11 AM
Ora, um telefericozinho do monte da Virgem até à Muralha Fernandina...:crazy2:
era lindo!:eek::lol:

Reflex
December 20th, 2005, 12:27 AM
Mea culpa, enganei-me...Queria dizer Serra do Pilar e nao Monte da Virgem...:D

Pelo menos é assim que o imagino!
ano: 2007
local: Serra do Pilar
apanho o teleferico, saio na praça da batalha, trim trim, apanho o electrico e lá vou eu...:lol:

JohnnyMass
December 20th, 2005, 12:45 AM
2007?:rofl:

Reflex
December 20th, 2005, 01:09 AM
Sim. Eu acredito que aquilo estará pronto ao mesmo tempo que as obras do metro do terreiro do paço. Não é para esse ano que está prevista a sua conclusao??:|
:D

JohnnyMass
December 20th, 2005, 01:21 AM
ah, espera, ainda estamos em 2005!:D pensava que já estavamos em 2006!:lol:

Filipe_Golias
December 20th, 2005, 01:50 AM
^^ Ui!!! Falta tanto :lol:

Reflex
December 20th, 2005, 02:01 AM
Ha certas coisas que se podem fazer muitas vezes entretanto...:D

Paulo2004
December 20th, 2005, 03:44 AM
Interessante.......