gamatrom
December 20th, 2005, 07:45 AM
Pessoal,
Gostaria de discutir sobre essa denominação maluca dos mapas... Qual é a correta?
Gostaria de discutir sobre essa denominação maluca dos mapas... Qual é a correta?
|
View Full Version : Metrô / CPTM - Linha E ou 6 / Linha C ou 7 gamatrom December 20th, 2005, 07:45 AM Pessoal, Gostaria de discutir sobre essa denominação maluca dos mapas... Qual é a correta? mopc December 20th, 2005, 12:34 PM É mais apropriado falar em linha E e C, pois a numeração 6 e 7 seria verdadeira apenas se as linhas já pertencessem ao metrô. Mas eu geralmente falo "linha C7" e "linha 6E". gamatrom December 21st, 2005, 05:54 AM acho que o maior problmea é E - Expresso Leste, e Linha E CAFrmg March 25th, 2008, 02:05 AM Quem sabe, num futuro bem distaaante, poderemos abandonar as letras e usarmos apenas números hein?! BGB March 25th, 2008, 02:14 AM ^^ num futuro longinquo, bem longinquo, acho q as duas empresas serao fundidas e chamadas somente de metro.... mas ateh lah ja devo vovo...:ohno: HGP March 25th, 2008, 03:37 AM Que ressurreição... No momento Linha C - Esmeralda em conversão para Linha Esmeralda apenas... E linha EL de Expresso Leste... Linha 6 do Metrô - Freguesia do Ó - Oratório ( pelo cronograma atual... Corifeu-Bresser perdendo o lugar para provável linha 7.....) Tiago Costa March 25th, 2008, 04:06 AM Naquela época realmente os planos eram de o Metrô-SP assumir essas linhas, plano que durou enquanto Mário Covas era vivo. Depois que ele morreu, morreram com ele os planos também. HGP March 25th, 2008, 04:10 AM Naquela época realmente os planos eram de o Metrô-SP assumir essas linhas, plano que durou enquanto Mário Covas era vivo. Depois que ele morreu, morreram com ele os planos também. Se bem que a linha C é a paquera do metrô de São Paulo!!!!:lol: DMA Brasil March 25th, 2008, 04:17 AM ^^ Justamente, acho que, com a inauguração da 4 e extensão da 5 até 2010, sei não hein. Olha, a Linha E para mim é trem de subúrbio. Ela vai até Mogi, não tem como não ser subúrbio. Agora, a C, para mim, é um Metrô mais "metropolitano" (com o perdão do trocadilho), porque ela só tem duas estações fora de SP, e numa cidade, pelo pouco que conheço dela, que é capaz de ser a mais integrada à Capital. Para mim, é metrô. Tiago Costa March 25th, 2008, 04:40 AM Se bem que a linha C é a paquera do metrô de São Paulo!!!!:lol: Ah, sim, esqueci de dizer que o Serra começou um processo gradual de integração entre as duas empresas, descartando fusão, mas tornando ela ao menos mais próxima. ^^ Justamente, acho que, com a inauguração da 4 e extensão da 5 até 2010, sei não hein. Olha, a Linha E para mim é trem de subúrbio. Ela vai até Mogi, não tem como não ser subúrbio. Agora, a C, para mim, é um Metrô mais "metropolitano" (com o perdão do trocadilho), porque ela só tem duas estações fora de SP, e numa cidade, pelo pouco que conheço dela, que é capaz de ser a mais integrada à Capital. Para mim, é metrô. Na verdade, tanto faz a nomenclatura, e sair ou não da cidade não faz um sistema passar de metrô pra trem de subúrbio, de acordo com o meu conceito (que não é absoluto, claro). Mas de qualquer forma, é transporte sobre trilhos e pra mim o Expresso Leste hoje tem um padrão de qualidade que até supera em algumas coisas algumas linhas do Metrô-SP. Mas a CPTM, como eu já disse em outro lugar, opera da forma que metrôs costumam operar (falando genericamente): adota o esquema de intervalos ao invés de horários fixos de partida de trens e está construindo mais estações, de forma a reduzir a distância média entre elas, e está adquirindo trens com desempenho alto (alta aceleração e frenagem), ao contrário dos trens mais antigos, justamente para não deixar a velocidade média comercial cair muito com o acréscimo de mais estações. A Linha C é a que está mais próxima da transformação completa, mas um dia já foi como outras linhas, com trens antigos e distâncias enormes entre as estações (tinha um trecho entre Pinheiros e Santo Amaro - na época se chamava Largo 13 - que eram mais de 7 km sem nenhuma estação). BGB March 25th, 2008, 04:48 AM ^^^ vc nao acha q no futuro, com a melhora nos padroes da CPTM, nao seria melhor fundir as companias??? Assim, poderia-se ter o know-how de ambas, mas ao mesmo tempo economizar em custos administrativos, afinal de contas, como vc disse, a operacao de ambas as empresas eh mto similar... Tiago Costa March 25th, 2008, 04:58 AM Sim, eu acho que seria muito mais lógico ter elas juntas. E acho que essas coisas que estão fazendo, de mandar pessoas do quadro de funcionários do Metrô-SP para a CPTM e da administração conjunta das duas empresas das linhas já é o início do processo de fusão, mas que só se concretizará se for seguido ao longo dos governos. lipe_andreense March 25th, 2008, 05:09 AM ^^ Justamente, acho que, com a inauguração da 4 e extensão da 5 até 2010, sei não hein. Olha, a Linha E para mim é trem de subúrbio. Ela vai até Mogi, não tem como não ser subúrbio. Agora, a C, para mim, é um Metrô mais "metropolitano" (com o perdão do trocadilho), porque ela só tem duas estações fora de SP, e numa cidade, pelo pouco que conheço dela, que é capaz de ser a mais integrada à Capital. Para mim, é metrô. A linha E da que se fala nesse thread compreende (por enquanto) o trecho do Expresso Leste, que vai da Luz até Guaianazes ;) ionhollfman March 25th, 2008, 05:14 AM Besteira, nunca vou deixar de falar linha C rsrs Tiago Costa March 25th, 2008, 05:18 AM Nem eu (enquanto não ouvir todos chamando-a de Esmeralda, porque depois disso vai ser a mesma coisa que ficar falando Linha Norte-Sul pra Linha 1)! Não precisa ficar mudando o nome das linhas. Aliás, morro de rir (com razão) quando alguns lá no Orkut chamam a linha de "Linha Bijuteria":lol:. richter30 March 25th, 2008, 12:03 PM Bom, qto as linhas do metrô, acho mais facil falar linha 1, 2 ou 3 do que `norte-sul, leste-oeste...ramal paulista e blá.... HGP March 25th, 2008, 12:22 PM Essa história da D. Celeste Esmeralda sair do "barraco" da CPTM para a " mansão losshoosa e glamurosa" do Metrô vem desde 1995, quando Serra ao disputar a prefeitura de São Paulo cogitava ela como integrante do sistema, cuja especulação durou até 2001 ( há vários folders e powerpoints do metrô incluindo a Celeste e o EL como linhas 7 e 6, como bem se falou no inicio do tópico). Após um arrefecimento da idéia, a Celeste foi elevando o padrão de qualidade e superou os 100.000 passageiros/dia e ao fim do ano passado a idéia foi retomada, agora que com uma administração híbrida entre CPTM e metrô, usando agora nova comunicação visual ( Esmeralda , que o Lipe daltônico não enxerga as vezes,hahahahha) e chamando de "metrô de superfície" - eu quero saber como é que vão chamar a linha 3 Vermelha (Supermetrô de superfície???hhahahahah).... Na verdade, uma tentativa errada de: -tirar o preconceito dos trens - eu acho que quem tem vergonha de andar de CPTM que paste nos 300km de congestionamento da cidade ou ande a pé. -num futuro, porque não, fundir as companhias... Essa linha Celeste-Esmeralda é outra que promete muitos tópicos e posts aqui no SSC. Lembrando que talvez em maio alcancemos o Grajaú novamente.... lipe_andreense March 25th, 2008, 01:17 PM [...]( Esmeralda , que o Lipe daltônico não enxerga as vezes,hahahahha)[...]Enxergo sim porque não sou cego !! Só vejo uma cor diferente (cada hora é uma cor :lol:) xcleitonx March 25th, 2008, 02:48 PM As linhas C e F e a G tem características de metrô pela área de atuação, já a A,B,D,E tem possibilidade de poder se tornar no futuro trens suburbanos, ou expressos. mqts March 25th, 2008, 07:39 PM ^^ A linha D também tem a possibilidade de se tornar "Metrô de Superfície", assim como a linha A, que possui estações afastadas em alguns trechos por descaso das empresas (como o trecho Jaraguá-Perus, por exemplo) ou por não terem aglomeramentos urbanos em volta (trecho Perus-Caieiras). Na linha D, até Santo André ou Mauá há a possibilidade (e demanda) de estações próximas. Alguém que é da região, confirma aí, a distância média entre as estações no trecho Luz-Santo André é de, no máximo, 2,5 km. A linha B já é um "Metrô de Superfície", tanto pelas distância entre as estações (média de distância menor que 2 km), quanto pela função, semelhante à da linha 3. E a linha E será expressa entre Luz e Itaquera, e um "Metrô de Superfície" após Itaquera E parece que a linha 6 será a Freguesia do Ó-Oratório pdm March 25th, 2008, 08:04 PM Alguém que é da região, confirma aí, a distância média entre as estações no trecho Luz-Santo André é de, no máximo, 2,5 km. A distância Luz - Santo André é de uns 17,8 km, e são 9 estações, média de 2,225 km. Mas há alguns intervalos grandes, Mooca - Ipiranga (3 km), São Caetano - Utinga (3,35 km). E a linha E será expressa entre Luz e Itaquera, e um "Metrô de Superfície" após Itaquera Um """Metrô de Superfície""" com trechos subterrâneos e elevados. mqts March 25th, 2008, 08:15 PM ^^ estou criticando o nome "Metrô de Superfície" :D E minha referência não foi as características dos trechos, mas da operação ;) Entendido? pdm March 25th, 2008, 08:28 PM ^^ Eu sei! Entendi pelas aspas! Também estou ironizando :lol: mqts March 25th, 2008, 09:58 PM booooa, meu jovem! :lol::lol: lipe_andreense March 26th, 2008, 08:07 AM São Caetano - Utinga não tem demanda para uma estação intermediária, e nem boa localização, só tem pátios de empresas ali mqts March 26th, 2008, 08:23 AM ^^ isto me lembrou que a linha D precisa de um pátio próprio, que tenha uma melhor localização que o da Luz (não estou insinuando nada ;)) lipe_andreense March 26th, 2008, 09:10 AM Espaço pra pátio é o que não falta na linha D :D DMA Brasil March 28th, 2008, 05:39 AM Ah, sim, esqueci de dizer que o Serra começou um processo gradual de integração entre as duas empresas, descartando fusão, mas tornando ela ao menos mais próxima. Na verdade, tanto faz a nomenclatura, e sair ou não da cidade não faz um sistema passar de metrô pra trem de subúrbio, de acordo com o meu conceito (que não é absoluto, claro). Mas de qualquer forma, é transporte sobre trilhos e pra mim o Expresso Leste hoje tem um padrão de qualidade que até supera em algumas coisas algumas linhas do Metrô-SP. Mas a CPTM, como eu já disse em outro lugar, opera da forma que metrôs costumam operar (falando genericamente): adota o esquema de intervalos ao invés de horários fixos de partida de trens e está construindo mais estações, de forma a reduzir a distância média entre elas, e está adquirindo trens com desempenho alto (alta aceleração e frenagem), ao contrário dos trens mais antigos, justamente para não deixar a velocidade média comercial cair muito com o acréscimo de mais estações. A Linha C é a que está mais próxima da transformação completa, mas um dia já foi como outras linhas, com trens antigos e distâncias enormes entre as estações (tinha um trecho entre Pinheiros e Santo Amaro - na época se chamava Largo 13 - que eram mais de 7 km sem nenhuma estação). Então, eu sempre entendi os trens da CPTM (com exceção da C, desde que me dei conta do que era a CPTM...) como linhas de trens de subúrbio. Para mim, metrô atende a mancha urbana metropolitana (se eu tiver cometido um homicídio duplamente qualificado contra urbanismo, me avisem...), e, a minha concepção é que o local onde a Linha E (não digo o EL, mas a E) atende é subúrbio do subúrbio do subúrbio (nada contra Mogi, mas somente pela distância mesmo, quem dera eu pudesse morar em Mogi...). Já a Linha C atende basicamente a Capital, desde o Jaguaré até (futuramente) o Grajaú, compreendendo dendo do Município mais de 30 km de extensão. Apesar das duas estações fora de São Paulo (Osasco e Pres. Altino) entendo que o Centro de Osasco e Pres. Altino (duas regiões que conheço muito bem, meu tio mora em Pres. Altino) são quase "bairros" de SP, e levar o metrô até essa região seria levar o metrô à Capital. Sempre me lembro da Linha Metropolitan do metrô de Londres, que chega até sei lá onde, longe pacas de Charing Cross (como se fosse a Sé de SP), e, mesmo assim, é metrô. Mas, eu não acho que essa linha poderia ser considerada metrô, mas a Linha C sim. Além disso, as estações e os trens destoam por completo das estações normais de trens de subúrbio, seja em SP, seja em Londres. Talvez, uma repaginada nas estações que ficam em Osasco, e nas estações Ceasa, Jaguaré e Cidade Universitária transformariam a linha de uma vez por todas em metrô. Vou dar um chute: para mim, cumprindo tudo o que está sendo prometido até a Copa, com o término das Linhas 2, 4, 5 e 6, é capaz de converterem a Linha C para a Linha 7. Palpite. Talvez, com a inauguração da Linha 4 em 2009, ou com a inauguração de Pinheiros, convertem a linha. Tiago Costa March 28th, 2008, 06:00 AM Ah, sim. Se seu conceito é esse, sem problema. Pra mim, o que diferencia metrô de trem é a forma de operar e o desempenho dos trens, consequentemente a velocidade comercial (velocidade média, contando as paradas). Não vejo problema na sua definição. Ah, só que você conhece o trecho Expresso Leste da Linha E? E as estações também? Porque esse trecho parece ainda mais com metrô que a Linha C (porque foi o Metrô que construiu parte desse trecho). Ah, boa parte da Linha E passa pela mesma mancha urbana, só no final, logo após Suzano, que ela fica mais rarefeita (olhe no Google Earth). mqts March 28th, 2008, 06:00 AM se bem que o projeto de transformar a linha C em 7, e a linha E em 6 já foi descartado. e a CPTM, em certos quesitos, é Metrô. Se Teresina tem Metrô (sendo que queriam fazer uma linha até o litoral, com mais de 150 km...), então a CPTM é Metrô. Bom mas cada um é cada um, e tem sua própria opinião. É isso que enriquece as discussões :D ... Só quero saber como vai ficar a arrecadação nas estações Presidente Altino e Osasco..... Tiago Costa March 28th, 2008, 06:04 AM Olha, acredito que vá ficar normal, como nas outras estações integradas (embora nas outras existam bloqueios para contar a quantidade de passageiros que se transferem de um sistema para outro). mqts March 28th, 2008, 06:17 AM ^^ mals ae por ter editado :D Tiago Costa March 28th, 2008, 06:19 AM Imagina, também editei meu post. Só é ruim editar post antigo, post bem recente não vejo problema. DMA Brasil March 28th, 2008, 06:52 AM Ah, sim. Se seu conceito é esse, sem problema. Pra mim, o que diferencia metrô de trem é a forma de operar e o desempenho dos trens, consequentemente a velocidade comercial (velocidade média, contando as paradas). Não vejo problema na sua definição. Ah, só que você conhece o trecho Expresso Leste da Linha E? E as estações também? Porque esse trecho parece ainda mais com metrô que a Linha C (porque foi o Metrô que construiu parte desse trecho). Ah, boa parte da Linha E passa pela mesma mancha urbana, só no final, logo após Suzano, que ela fica mais rarefeita (olhe no Google Earth). Sem problema! Tamos aqui pra discutir idéias! Assim, não conheço o EL, porque fui conhecer a ZL só da última vez que fui em SP, em fevereiro, e, como andei pela ZL de carro e só até a Avenida Aricanduva, ainda não tive a oportunidade (apesar de já tê-lo visto das outras vezes que fui a SP na Luz). Olha Tiago, meu palpite (e olha que normalmente acerto nos meus palpites...:)) é pela conversão da Linha C (principalmente dessa), com o término da Estação Pinheiros da L4 e provavelmente aliado ao término da construção das estações em Grajaú e Interlagos, até um pouco pelo que expus acima. E tem uma coisa, e isso não acontece só aqui: no mundo inteiro, metrô tem um certo "status", tanto que, ao menos nas dezenas de grandes metrópoles que conheço (ao menos na Europa) o metrô é sempre mais movimentado que os trens de subúrbio (alguns por cobertura, outros por qualidade, mas em casos como o de SP, que o trem de subúrbio é quase tão bom quanto o metrô, como acontece em Madri, por exemplo, é questão de "status" mesmo). Aposto com você: transformando essa linha em metrô, seu movimento cresceria em coisa de 30%-40%. Tiago Costa March 28th, 2008, 02:56 PM Também acredito um pouco nisso, apesar de que pra essa linha, só com novos trens o movimento dela praticamente aumentaria em 50%, porque hoje ela está com demanda altamente reprimida, devido à superlotação (se colocar mais gente os trens explodem:lol:). Mas você tem razão, tem gente que não usa os trens porque não fazem parte do Metrô-SP. Só que a maioria do povo não usa porque existem algumas desvantagens, como os intervalos no vale (que agora foram diminuídos para 12 minutos em algumas linhas e no Expresso Leste e Linha C foram diminuídos para 10 minutos), e a lotação no horário de pico. Felizmente, os intervalos vão diminuir cada vez mais, conforme os trens novos forem chegando. Aí, naturalmente, os trens vão ser muito mais utilizados (a demanda atual é mais que o dobro do que a CPTM tinha quando foi criada, em 1992). xcleitonx March 28th, 2008, 03:46 PM A Linha 6 vai ser a Freguesia do Ó - Oratório mesmo. Quanto a 7, poderia investir bem na Linha C em todos os sentidos, fazendo uma reforma quase que por completa, colocar intervalos e trens decentes e chama-lá de linha 7, até porque ela combina mais com o Metrô do que com a CPTM. Tiago Costa March 28th, 2008, 04:10 PM Não é o que estão fazendo, xcleitonx (exceto chamá-la de Linha 7)? xcleitonx March 28th, 2008, 04:44 PM Seria um investimento maior do que estão fazendo agora, como por exemplo criar um shopping da saída de alguma estação, construir terminais, fazer a limpeza e a pintura das novas estações (Ex Morumbi, Berrini, Vila Olimpia) modernizar, dar acabamento decente nas estações antigas, reformar a via, tirar o mato que fica ao lado, colocar intervalos de trens menores, aumentar a quantidade deles por composição, ai chamar ela de linha 7. Tiago Costa March 28th, 2008, 04:57 PM Entre os investimentos atuais (que vão até 2010), está inclusa a reforma das estações antigas. Não sei como ficará a questão do mato (assumindo que você não se refere ao Projeto Pomar), mas acredito que com esses investimentos ele será retirado. Como já disse, com os novos trens que estão chegando, os intervalos vão diminuir, e mesmo com composições de 4 carros, eles atenderão a demanda. Terminais seriam excelentes no entorno das estações, pena que o que temos hoje são apenas baias de parada dos ônibus. As estações novas realmente estão em um estado terrível, tem algumas que nem sei como não caiu nada delas, mas acredito que os investimentos também servirão para melhorá-las. Só não entendi a reforma das vias. O que tem de errado nelas (talvez você esteja se referindo à sinalização, que também vai ser trocada)? edit: acabei de ler (não havia reparado antes) que no plano de investimentos de R$ 940 milhões vão ser comprados 8 trens de 8 carros (achei que eram de 4 carros). Com isso, vão aumentar a quantidade de carros por composição, de 4 para 8. Então, vai ficar assim: -5 composições Série 3000 (Siemens, alemães) -6 composições Série "2070" (os novos Alstom Metropolis) -8 composições novas (já foi definida a empresa que vai fabricá-los?) Total de 19 composições. Lembrando que hoje temos 16 trens, só que 6 são os espanhóis (série 2100), e que no pico eles andam muito devagar, fazendo com que os intervalos sejam maiores que se andassem na velocidade projetada da linha (só os 3000 conseguem isso). Então, os 19 trens em 2010 terão um intervalo muito menor no pico que hoje, ele será de 4 minutos. O tempo de viagem estimado vai ser de 38 minutos (Osasco-Grajaú e vice-versa). Hoje, creio que o tempo de viagem (sem interferências) seja de 45 minutos, mas com as interferências (problemas de fechamento de portas por causa do excesso de passageiros, devido à falta de trens) o tempo de viagem deve ultrapassar os 60 minutos. OsascoStation2007 March 28th, 2008, 05:01 PM Seria um investimento maior do que estão fazendo agora, como por exemplo criar um shopping da saída de alguma estação, construir terminais, fazer a limpeza e a pintura das novas estações (Ex Morumbi, Berrini, Vila Olimpia) modernizar, dar acabamento decente nas estações antigas, reformar a via, tirar o mato que fica ao lado, colocar intervalos de trens menores, aumentar a quantidade deles por composição, ai chamar ela de linha 7. Li várias vezes que haveria uma passarela ligando o Shopping Villa-Lobos e o parque à estação, mas isso nunca saiu do papel. Seria algo que melhoraria o público da estação. Lembro que um amigo meu dizia que esse shopping não é para pobre porque ele fica exatamente entre duas estações. Em contra-partida, nada impede que as pessoas que vão para locais na avenida Jaguaré e imediações (UNIP, USP, o parque, a Gastão Vidigal, o shopping, etc.) utillzem a estação. É uma questão de colocar placas indicativas com locais de interesse e a população criar o hábito, o que acontecerá quando confiarem na linha C como metrô. A linha C tem vários shoppings em uma extensão, como o Eldorado, o Market Place, o Morumbi. A região da Berrini pode contribuir em muito para melhorar o público e serviços da linha, mas cai no mesmo caso, tem que ter padrão de metrô. Em suma, a linha tem um potencial enorme. A Estação Presidente Altino atende todas às faculdades próximas à Super Avenida em Osasco. A Ceasa ao Ceagesp. A Pinheiros vai se integrar à linha 4. Por essas e outras razões que a CPTM está investindo pesadamente nessa linha, que é a mais promissora da empresa. Tiago Costa March 28th, 2008, 05:30 PM É verdade, os shoppings atuais ficariam mais integrados às estações com placas indicativas. A maioria deles ficam em frente às estações. Eldorado, Market Place e SP Market ficam literalmente do lado. Morumbi e D&D ficam bem próximos, Villa Lobos e Iguatemi até que não ficam tão longe, poderiam ter microônibus que fizessem esse trajeto. Para o Villa Lobos, acredito que é melhor deslocar a estação para ficar em frente ao shopping, porque também atenderia à nova população dos condomínios construídos recentemente ali. Também poderiam fazer uma estação mais ao norte da atual, para atender melhor a demanda já existente ali. Acabei de reparar no relatório de 2006 da CPTM (que saiu ano passado) que a Linha C tinha em 2006, na verdade, 18 composições rodando no pico. Hoje devem ser 18 ou 20. Por isso que tem 1100 rodando na Linha D. O plano até 2010 era deixar a Linha C com 15 composições de 8 carros, mas aí aumentaram para 19. Vejam os planos aqui: http://www.cptm.sp.gov.br/e_contabeis/RelatorioAn2006_Port.pdf . São bem interessantes. lipe_andreense March 28th, 2008, 05:35 PM Acabei de reparar no relatório de 2006 da CPTM (que saiu ano passado) que a Linha C tinha em 2006, na verdade, 18 composições rodando no pico. Hoje devem ser 18 ou 20. Por isso que tem 1100 rodando na Linha A. O plano até 2010 era deixar a Linha C com 15 composições de 8 carros, mas aí aumentaram para 19. Vejam os planos aqui: http://www.cptm.sp.gov.br/e_contabeis/RelatorioAn2006_Port.pdf . São bem interessantes. Sempre teve 1100 rodando na A :lol: Você quis dizer linha D né ?? Tiago Costa March 28th, 2008, 05:38 PM Isso:yes::D! (:bash:). Já consertei:)! xcleitonx March 28th, 2008, 05:54 PM Eu não sou usuario diário da linha D, mas lembro que há uns anos atrás andei num 1100 lá, o trem tava bem conservado, acho que já tinham reformado ele. Tiago Costa March 28th, 2008, 05:56 PM Os 1100 que rodam atualmente foram reformados em 1997. Teve um 1100 que foi remobilizado recentemente, mas parece que ainda não está em circulação. Tups March 29th, 2008, 05:44 PM Li várias vezes que haveria uma passarela ligando o Shopping Villa-Lobos e o parque à estação, mas isso nunca saiu do papel. Seria algo que melhoraria o público da estação. Lembro que um amigo meu dizia que esse shopping não é para pobre porque ele fica exatamente entre duas estações. Em contra-partida, nada impede que as pessoas que vão para locais na avenida Jaguaré e imediações (UNIP, USP, o parque, a Gastão Vidigal, o shopping, etc.) utillzem a estação. É uma questão de colocar placas indicativas com locais de interesse e a população criar o hábito, o que acontecerá quando confiarem na linha C como metrô. A linha C tem vários shoppings em uma extensão, como o Eldorado, o Market Place, o Morumbi. A região da Berrini pode contribuir em muito para melhorar o público e serviços da linha, mas cai no mesmo caso, tem que ter padrão de metrô. Em suma, a linha tem um potencial enorme. A Estação Presidente Altino atende todas às faculdades próximas à Super Avenida em Osasco. A Ceasa ao Ceagesp. A Pinheiros vai se integrar à linha 4. Por essas e outras razões que a CPTM está investindo pesadamente nessa linha, que é a mais promissora da empresa. Acho que 03 estações da linha C tem possibilidade de integrar a shops, são elas: Jurubatuba ao SPMarket, Hebraica-Rebouças ao Eldorado e (que eu volto a repetir) um futuro Shop naquele espaço entre as estações Ceasa e VL - Jaguaré, e mais: com terminal de onibus integrado a esse shop. Agora uma pergunta de cunho pessoal, responda se quiserem é uma curiosidade minha. Eu vejo muita gente falando sobre metrô de NY, Londres, Madri ou Santiago (até já vi alguém falando da estação central do metrô de Londres e coisa e tal). Eu na minha humilde vivencia e conhecimento só em São Paulo. Quais de vcs já foram para fora e para onde? OsascoStation2007 March 29th, 2008, 05:56 PM Acho que 03 estações da linha C tem possibilidade de integrar a shops, são elas: Jurubatuba ao SPMarket, Hebraica-Rebouças ao Eldorado e (que eu volto a repetir) um futuro Shop naquele espaço entre as estações Ceasa e VL - Jaguaré, e mais: com terminal de onibus integrado a esse shop. Agora uma pergunta de cunho pessoal, responda se quiserem é uma curiosidade minha. Eu vejo muita gente falando sobre metrô de NY, Londres, Madri ou Santiago (até já vi alguém falando da estação central do metrô de Londres e coisa e tal). Eu na minha humilde vivencia e conhecimento só em São Paulo. Quais de vcs já foram para fora e para onde? - metrô de Miami: somente pude ver; - VLT ou Trem que passava em Orlando: idem acima; - Monorail da Disney da Flórida: esse eu andei; - Metrô (VLT) de Köln: idem acima; - Metrô (VLT) de Bonn: idem acima; - ICE entre Frankfurt e Köln: idem acima; - Trem regional entre Köln e Frankfurt (e por engano até Saarbrücken - fronteira da Alemanha com a França): idem acima; - Drachenfells Zug: somente pude ver, ele não funciona no inverno Agora se contar o Seilbahn de Köln e o trenzinho com rodas que faz o city tour em Köln... :lol: Fora as ciclovias de Köln... OsascoStation2007 March 29th, 2008, 05:58 PM Acho que 03 estações da linha C tem possibilidade de integrar a shops, são elas: Jurubatuba ao SPMarket, Hebraica-Rebouças ao Eldorado e (que eu volto a repetir) um futuro Shop naquele espaço entre as estações Ceasa e VL - Jaguaré, e mais: com terminal de onibus integrado a esse shop. Agora uma pergunta de cunho pessoal, responda se quiserem é uma curiosidade minha. Eu vejo muita gente falando sobre metrô de NY, Londres, Madri ou Santiago (até já vi alguém falando da estação central do metrô de Londres e coisa e tal). Eu na minha humilde vivencia e conhecimento só em São Paulo. Quais de vcs já foram para fora e para onde? O problema da região do Jaguaré pode (e vai) ser resolvido com as passarelas para o Shopping e parque... a linha 8 também atrairá equipamentos urbanos.. do outro lado da Av. Jaguaré não está sendo construído algo? mqts March 29th, 2008, 07:51 PM Ainda acho que esse espaço cercado entre a Marginal Pinheiros e a linha C entre as estações Ceasa e Villa Lobos-Jaguaré deveria ser o pátio da linha C. E sobre os metrôs nos quais andei, só o de Sampa mesmo! Ramos March 29th, 2008, 08:03 PM Ainda acho que esse espaço cercado entre a Marginal Pinheiros e a linha C entre as estações Ceasa e Villa Lobos-Jaguaré deveria ser o pátio da linha C. E sobre os metrôs nos quais andei, só o de Sampa mesmo! A linha C já tem o melhor pátio da CPTM (em Pres. Altino) e seria um desperdício trocá-lo por outro pátio. mqts March 29th, 2008, 08:25 PM ^^ isso é verdade, mas não seria melhor um pátio separado, para não atrapalhar a circulação da linha B??? Não precisa ser um pátio completo, a manutenção pode continuar sendo feita em Presidente Altino, mas só para estacionamento de trens mesmo. Na prática, ele substituiria o "pátio" de Carapicuíba. [S.E.P.]ẰηdέѓşǿИ March 29th, 2008, 08:39 PM A Linha C tem de ter um pátio próprio sim. Como o mqts disse, não é necessário literalmente "trocar" de pátio, mas descentralizar. Hoje até 4400 vai a Altino, mas não sempre, e seria assim o ideal para os trens da Linha C, não precisarem sempre estar indo a Presidente Altino. Se conseguissem construir um no Grajaú, de boa capacidade, seria melhor ainda... lipe_andreense March 30th, 2008, 04:15 AM Grajaú vai ter um pequeno estacionamento sim, para uns 4 trens (de 4 carros) mqts March 30th, 2008, 04:31 AM ^^ isso é padrão nos terminais da linha, mas estavámos discutindo sobre um meio-termo entre pátio e estacionamento. Algo menor que o EPB e maior que o pátio do Tamanduateí. Tiago Costa March 30th, 2008, 05:31 AM Entre Pinheiros e Cidade Universitária acho que tem como fazer um estacionamento bem maior que o que tem lá. Também entre Ceasa e Villa Lobos-Jaguaré também acho que tem como fazer um pátio ali, e com bastante capacidade. mqts March 30th, 2008, 05:40 AM O terreno entre Villa Lobos-Jaguaré e Ceasa era um pátio (Pátio Universidade, hoje abandonado), por isso acho o local ideal para o pátio da linha C, porque, resumindo, é só limpar o terreno, e construí-lo. Entre Pinheiros e Hebraica-Rebouças poderiam ampliar os chicotes e fazer um estacionamento ou algo parecido com os TMs (Terminais de Manobra) do Metrô. Isso pode ser útil até para estratégias operacionais, como um trem reserva para o trecho de maior demanda. Tiago Costa March 30th, 2008, 06:06 AM Ali, na verdade, os chicotes (via adicional entre as vias 1 e 2, para os que não sabem) já são utilizado como estacionamento, porque já vi um 2100 estacionado lá, que depois foi recolhido (letreiro escrito "Recolhe", para os que não sabem) para o Pátio Presidente Altino. mqts March 30th, 2008, 06:36 AM o problema é quando as composições passarem a ser de 8 carros (os 2100 já devem ter voltado para a D até lá)....será que naqueles chicotinhos cabem um trem com 160 metros, com sobra??? ali não chega a ser bem uma via, mas tá valendo :okay: Tiago Costa March 30th, 2008, 06:45 AM Só pra quem não os conhece conseguir entender:okay:. Vai caber um trem com 160 metros e sobra quando aumentarem os chicotes. Sei que entre Pinheiros e Cidade Universitária tem como, perfeitamente, pois o espaço está lá. É só colocarem a superestrutura (fazer o montinho de brita em cima da brita existente, colocarem os dormentes e trilhos). mqts March 30th, 2008, 06:54 AM disse, quando aumentarem os chicotes... mudando de assunto: porque tem um desenho feito com pedras ou algo do tipo muito parecido com o símbolo da MRS após a plataforma de Cidade Universitária?? Sempre que ando na Dona Celeste Pinheiros Esmeralda eu fico intrigado com isso... Tiago Costa March 30th, 2008, 07:07 AM disse, quando aumentarem os chicotes... PDATMPAHM = Problema de Dificuldade de Assimilação de Toda a Mensagem do Post nos Altos Horários de Madrugada:lol:! mqts March 30th, 2008, 07:15 AM ^^ disse, quando aumentarem os chicotes... mudando de assunto: porque tem um desenho feito com pedras ou algo do tipo muito parecido com o símbolo da MRS após a plataforma de Cidade Universitária?? Sempre que ando na Dona Celeste Pinheiros Esmeralda eu fico intrigado com isso... PQP! Esqueci uma palavra: disse bem, quando aumentarem os chicotes. Complementando: se ficar do jeito que está, não cabe um trem de 8 carros mas nem a pau! Tiago Costa March 30th, 2008, 07:17 AM Com certeza! De qualquer forma, o PDATMPAHM foi meu, viu? Dificilmente coloco a culpa nos outros. mqts March 30th, 2008, 07:28 AM :okay: |