View Full Version : São Paulo ganha Bilhete único
@ngeL December 20th, 2005, 06:58 PM 20/12/2005 - 08h43m - Diário de S.Paulo
Bilhete único: preço da tarifa ônibus-metrô sai até o dia 26
SÃO PAULO - O anúncio do preço da tarifa integrada do bilhete único com o metrô e os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) deve ser feito até sexta-feira ou, no máximo, até o dia 26 de dezembro (segunda-feira).
Esta é a data limite de fixação do preço da tarifa para que o bilhete único possa começar a funcionar até o fim de dezembro, promessa feita pela Prefeitura e pelo governo estadual. Isso porque os técnicos da São Paulo Transporte (SPTrans) e do Metrô levarão até nove dias para configurar o software dos validadores dos ônibus e das catracas do metrô com o novo preço da passagem integração ônibus-metrô ou ônibus-trem.
Isso significa que, após o anúncio do valor da tarifa, ainda demorará alguns dias para os usuários poderem usufruir da integração do bilhete único.
Ainda não foi definido o valor da passagem integração, mas o preço deve ficar entre R$ 3,50 e R$ 3,60. Hoje, o passageiro que pega ônibus e o metrô gasta R$ 4,10. Já existe o bilhete integração ônibus-metrô que custa R$ 3,60, mas ele é pouquíssimo usado porque o usuário que opta por comprá-lo perde o benefício de usar o bilhete único e trocar de ônibus até quatro vezes no prazo de duas horas.
Enquanto as máquinas são preparadas com o novo valor, haverá uma campanha de comunicação para explicar aos passageiros como o cartão eletrônico poderá ser usado na integração trens e metrô.
Tanto o estado como a Prefeitura esperaram a votação no Legislativo de seus respectivos orçamentos para 2006 para, depois, decidir o valor da tarifa e qual será o subsídio que cada esfera de governo dará para bancar o desconto da passagem. O orçamento municipal foi aprovado ontem, mas ainda não há previsão de votação do orçamento do estado. Na sexta-feira, a SPTrans terminou a instalação de 46 validadores de bilhete único nas catracas das estações da Linha 2 Verde do Metrô (Ramal Paulista).
mopc December 20th, 2005, 07:18 PM Mesmo assim, como é caro! 3,50 pra andar de transporte público!!!
Esse negócio de "trocar de ônibus 4 vezes em duas horas" tem restrições? Pode sair na rua, fazer o que quiser e pegar outro ônibus?
Heilig December 20th, 2005, 08:28 PM sim. pode usar 4 onibus, qualquer onibus, ate na mesma linha. so nao pode ser exatamente o mesmo onibus para evitar fraudes.
3,60 é MUITO CARO!!! quem é assalariado nao vai pagar. O cara la do interior da Zona Leste nao vai gastar 1,60 a mais para descer em Itaquera e terminar a viagem de metrô. Ou seja, nem adianta muita coisa essa integraçao com um custo tao alto.
E quem tem vale transporte nao receberá esse beneficio. Continuará a ter uma passagem com o valor de 2,00, nao 3,60. Ou seja, miou total :(
BrunoFoca December 20th, 2005, 08:38 PM Sim você só não pode entrar no mesmo onibus em menos de 15 minutos, tipo descer ir no banco e voltar não da para pegar o mesmo onibus antes de passar 15 minutos.
mopc December 20th, 2005, 08:52 PM ^^ como assim, vale transporte não cobre toda despesa de transporte do trabalhador?
Heilig December 20th, 2005, 09:06 PM ainda vai ter o onibus a 2,00.
o empregador nao vai pagar uma passagem de 3,60 se pode pagar 2,00.
BrunoFoca December 20th, 2005, 10:06 PM ^^
O bilhete único utilizado é o mesmo ai vai do trabalhador decidir se vai querer descarregar R$1.60 a mais do seu VT para ir de Metrô, tipo ao invés de descarregar R$2.00 o sistema vai descarregar R$2.00 + R$1.60.
O empregador não tem obrigação nenhuma de pagar R$1.60 a mais ele tem que pagar o valor do VT que corresponde ao número de passagens utilizadas em um mês normal e ai o trabalhador decidi se quer ou não usar a integração.
Bom eu e milhares de outras pessoas vamos aderir a esse sistema, ao invés de eu pegar 3 onibus para ir para a faculdade eu pego uma lotação + um metrô, vai ser bem mais rapido e comodo, de lotação + Metrô eu demoro 50 minutos para chegar na faculdade, de Onibus + Onibus + Onibus eu demoro 1h e 50m tudo bem que eu vou o caminho inteiro sentado mas Onibus mata o peão.
Para ir para o trabalho também vai ser mais comodo, ao invés de 1h e 30 minutos, vou poder ir para o trabalho em menos de 40 minutos.
Felipinho December 20th, 2005, 11:44 PM como nossos politicos sao uma farsa. se fosse a marta a prefeita de SP nao iria rolar nada! Tiveram que esperar o serra que pertence ao mesmo partido do governador alquimim para sair esse """""""beneficio""""""""
aff..... e nós, o povo que se lasque, eles nao pegam onibus, nao sao encochados toda manha numa lotaçao lotada.
BrunoFoca December 23rd, 2005, 11:05 PM R$3.00 é o valor da integração.
Então está bem abaixo do esperado, mais uma vez o Serra me surpreendendo.
http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=6675
schmidt December 23rd, 2005, 11:51 PM O encargo de transporte pro empregador é ABSURDAMENTE alto!!! Imagina, R$3,00 pra ir, 3,00 pra voltar, 20x por mês. Dá 120 reais POR EMPREGADO!
BrunoFoca December 24th, 2005, 12:14 AM É simples o empregador não tem obrigação de paga Metrô, ele só paga o Onibus se o trabalhador quiser ele pega o BU integrado e pronto, e se você pensar que se o empregador generosamente pagava o Metro + Onibus para o funcionario ele gastava R$80 do onibus + R$80 do Metrô (R$160) a diferença é de 25% para baixo, vale a pena para os dois.
O que eu quero saber é se vai ter uma versão escolar disso, para mim seria uma maravilha pagar R$1.00 do Metrô + R$1.00 do Onibus.
RRC December 24th, 2005, 01:40 AM Essa integração não é barata, mas será bem melhor pagar R$3,00 do que hoje, que para suar ônibus e metrô tem-se que desembolsar R$4,10 (R$2,00 do ônibus mais R$2,10 do metrô), o passageiro acaba ganhando R$1,10 por viagem no novo modelo.
O Bilhete único trouxe muitas vantages, ontem mesmo fui a noite fazer compras na Paulista, deu tempo de ir e voltar com uma só passagem.
gamatrom December 24th, 2005, 02:27 AM Bruno Foca, como nesse país se faz as coisas "nas coxas", o certo seria:
a ordem p/ liberação:
- IDOSOS, DEFICIENTES.
- ESTUDANTES
- VT
- COMUM
Foi assim que foi implantado o BU, e pq não poderia ser assim o do metrô? Coisa eleitoreira? Pensem nisso
Heilig December 24th, 2005, 02:34 AM essa integraçao vai ser um fiasco.
BrunoFoca December 24th, 2005, 03:29 AM ^^ Daqui a 6 meses eu volto a postar aqui.
RRC December 24th, 2005, 09:56 AM Os subsidios vão ficar na casa dos 200 milhões e serão bancados em parceria pela prefeitura e Estado
mopc December 24th, 2005, 05:45 PM Devia ser uma integração total como na Alemanha, onde o cidadão tem um passe anual ou mensal que lhe dá direito a usar o transporte público qtas vezes quiser, qualquer transporte, sem nem precisar de bilhete, só precisa carregar uma carteira válida.
BrunoFoca December 24th, 2005, 09:58 PM Bom na Alemanha nem existe cobradores, nem catracas no Metrô porque o povo é civilizado e respeita o sistema, você acredita seriamente que isso aconteceria no Brasil? Acho que nem a pessoa mais otimista acreditaria.
BrunoFoca February 8th, 2007, 04:54 PM essa integraçao vai ser um fiasco.
Alguém ainda duvida que eu como sempre tinha razão e que a integração não foi um fiasco?
^^ Daqui a 6 meses eu volto a postar aqui.
Com mais de 6 meses de atraso eu cumpro o prometido.
Por sinal só agora liberaram o BU para o Metrô, demorou mas finalmente vamos poder pagar meia nos dois.
HGP February 8th, 2007, 05:19 PM que ressuscitação,rsrsrs
Dott February 9th, 2007, 01:52 AM essa integraçao vai ser um fiasco.
muito engraçado ! :rofl:
Daqui a 6 meses eu volto a postar aqui.
:rofl:
Alguém ainda duvida que eu como sempre tinha razão e que a integração não foi um fiasco?
Ele deve estar puto com você ! hahahahahaha! :D
Ainda bem que vocês são amigos !
:rofl:
RRC February 9th, 2007, 01:56 AM Seria interessante que o Heilig se pronunciasse nesse tópico :D
Heilig February 9th, 2007, 03:09 AM Acho que o "sucesso" do BU se deve muito mais a falta de modalidades de cobrança do que ao BU em si. Ou você é estuprado financeiramente com a integração de 3,50 ou com 4,60. Ambas são caríssimas e fora do alcance do trabalhador autônomo por exemplo.
richter30 February 9th, 2007, 07:12 AM Acho que o "sucesso" do BU se deve muito mais a falta de modalidades de cobrança do que ao BU em si. Ou você é estuprado financeiramente com a integração de 3,50 ou com 4,60. Ambas são caríssimas e fora do alcance do trabalhador autônomo por exemplo.
Então deveria-se cobrar por distancia, igual é feito como no japão por exemplo.
se o cara anda 1 estação paga centavos, se andar 10 ai paga-se o valor equivalente a 4 dollares, e se andar 30 estações ai vai pagar mais de 10....
outro detalhe: o valor não é caro, tendo em vista que vc vai longe com esse valor, o problema está nos salarios que são baixos demais.....
ou seja...quem estrupa o trabalhador é as empresas que exigem demais e pagam pouco!
tipico de pais emergente que nunca irá pra frente!
richter30 February 9th, 2007, 07:13 AM acho que muitos reclamam de barriga cheia....com R$ 2,30 pode-se ir até jundiai ou mogi das cruzes.....deveria melhorar e transformar em alta qualidade e passar a cobrar por distancia!
como tem gente que chora por qualquer coisinha, cruzes!
deveria começar aprendendo a não aceitar qualquer salario!
RRC February 9th, 2007, 07:59 AM ^^mas se cobrar por distância os mais afetados serão justamente os mais pobres, que moram nas periferias....
Kauã February 9th, 2007, 11:23 AM Isso que eu ia falar ....nao eh a passagem que eh cara e sim os salarios que sao baixissimos ...entao tudo se torna caro ....
BrunoFoca February 9th, 2007, 02:32 PM Acho que o "sucesso" do BU se deve muito mais a falta de modalidades de cobrança do que ao BU em si. Ou você é estuprado financeiramente com a integração de 3,50 ou com 4,60. Ambas são caríssimas e fora do alcance do trabalhador autônomo por exemplo.
Um cara que trabalha comigo é autônomo e não reclama nada disso.
Heilig February 9th, 2007, 10:57 PM Um cara que trabalha comigo é autônomo e não reclama nada disso.
Um cara que trabalha contigo nao é o mesmo que toda uma classe de trabalhadores.
BrunoFoca February 9th, 2007, 11:00 PM ^^
Ele representa toda uma classe de trabalhadores, aceita que estava errado e resuma-se a sua insignificancia.
Dott February 9th, 2007, 11:03 PM :lol:
|
|