View Full Version : Porto de pesca Afurada/Canidelo (Gaia)

Filipe_Golias
December 27th, 2005, 07:14 PM
Encontrei tb na revista Viva! Porto, um render do projecto de remodelação da zona do porto de pesca e recreio na Afurada/Canidelo. Aproveitei e tentei fotografar o melhor possível:

http://i3.photobucket.com/albums/y54/parutakupiu/portopesca_afuradacanidelo.jpg

«Outro dos projectos para levar a cabo pela autarquia gaiense é a remodelação do porto de pesca e recreio Afurada/Canidelo, reabilitando algumas das suas infra-estruturas.
A requalificação urbana da Afurada, da frente de mar Lavadores/Afurada e da frente de rio entre o Cais do Cavaco e a Afurada estão também previstas para este mandato, assim como a renovação da marginal do Vale do Sampaio e da via marítima do Cabedelo.»

Até se vê no render a ciclovia tb prevista :)

"Cais do Cavaco"... "Vale do Sampaio"... :lol:

Arpels
December 27th, 2005, 07:17 PM
esta fixe e vão preservar aquela lingua de areia que "separa" o rio do mar :yes:

[Smeagol]
December 27th, 2005, 07:31 PM
em termos de planeamento está muito bem... :)

mesmo ao lado vai ser feito a central de ondas de marés...
http://img406.imageshack.us/img406/3448/semttulo5gt.png (http://imageshack.us)
:cheers:

Filipe_Golias
December 27th, 2005, 07:35 PM
esta fixe e vão preservar aquela lingua de areia que "separa" o rio do mar :yes:

Claro! Mas isso nem se punha em questão destruir... até reforçaram a barra, já tem iluminação e tudo.

Herrmando
December 27th, 2005, 07:37 PM
A mim parece-me bem, desde que não transformem a maior parte daquela área verde em condomínio privado...

Phobos
December 27th, 2005, 08:43 PM
Para mim seria melhor ter um parque urbano lá,já que a localização contempla tanto o mar quanto o rio.

Filipe_Golias
December 27th, 2005, 08:47 PM
Para mim seria melhor ter um parque urbano lá,já que a localização contempla tanto o mar quanto o rio.

Pois... era uma belissima ideia. Mas já se sabe que quando o terreno vale muito e tem estas vantagens geográficas, a preferência é quase sempre a urbanização. :sleepy:

Phobos
December 27th, 2005, 08:52 PM
Pois... era uma belissima ideia. Mas já se sabe que quando o terreno vale muito e tem estas vantagens geográficas, a preferência é quase sempre a urbanização. :sleepy:
É obvio que sim...Mas que seria lindo ter aquilo seria,e depois podiam por os predios a ladear o parque(e porque não predios altos)que teriam uma vista espectacular desde lá de cima.

Filipe_Golias
December 27th, 2005, 08:53 PM
É obvio que sim...Mas que seria lindo ter aquilo seria,e depois podiam por os predios a ladear o parque(e porque não predios altos)que teriam uma vista espectacular desde lá de cima.

Era mais um local de excelente categoria para erguer um cluster, em Gaia.

Phobos
December 27th, 2005, 08:54 PM
Ia ficar mesmo muito bem!

Filipe_Golias
December 27th, 2005, 09:01 PM
Ficava era um bocado desligado do centro de Gaia, só com a zona degradada e ainda rural de S. Pedro da Afurada pelo meio. Aliás, esta zona ainda fortemente arborizada (vê-se quando se vai na marginal) é que podia dar uma grande frente fluvial tb.

Phobos
December 27th, 2005, 09:18 PM
Ficava isolado mas eu referia-me a fazer somente edificios residenciais,o que neste caso não é problema que fique longe.

JohnnyMass
December 27th, 2005, 09:21 PM
A mim parece-me bem, desde que não transformem a maior parte daquela área verde em condomínio privado...
a ver pelo render é isso mesmo que vai acontecer...acho muito bem que cubram de betão a zona mais sensível do ponto de vista ecológico da foz do douro!:bash:

Arpels
December 27th, 2005, 09:55 PM
']em termos de planeamento está muito bem... :)

mesmo ao lado vai ser feito a central de ondas de marés...
http://img406.imageshack.us/img406/3448/semttulo5gt.png (http://imageshack.us)
:cheers:

ena isso não ira provocar o estrangulamento e assoreamento da foz? :sly:

Arpels
December 27th, 2005, 09:56 PM
Claro! Mas isso nem se punha em questão destruir... até reforçaram a barra, já tem iluminação e tudo.

so falta um excelente parque mesmo!!

Filipe_Golias
December 27th, 2005, 09:58 PM
ena isso não ira provocar o estrangulamento e assoreamento da foz? :sly:

Penso que o projecto estará feito pra que isso não aconteça. Aliás, acho que está num dos objectivos.

so falta um excelente parque mesmo!!

Um parque na barra do Douro? :sly: Impossível.

Arpels
December 27th, 2005, 10:00 PM
Um parque na barra do Douro? :sly: Impossível.

porque? pode ser k a camara tenha o bom senso de o fazer!!

Filipe_Golias
December 27th, 2005, 10:04 PM
porque? pode ser k a camara tenha o bom senso de o fazer!!

Não estou a dizer impossibilidade politica ou burocrática... é mesmo pelo facto da barra ser de AREIA e estar sujeita às flutuações de sedimentos e correntes fluvial e marítima. Não me parece viável um parque naquele sitio... segundo a minha lógica.

Arpels
December 27th, 2005, 10:05 PM
depende, com plantas adequadas ate se pretegeria o cordão dunar não?

Filipe_Golias
December 27th, 2005, 10:13 PM
Talvez, não sei... mas apriori parece-me algo que não acontecerá mesmo.

JohnnyMass
December 27th, 2005, 10:25 PM
na barra do douro não é possível fazer nada, nem jardim.

Reflex
December 27th, 2005, 11:26 PM
Apesar de nao conhecer o que está lá actualmente, parece-me 1 bom projecto!:okay:

Barragon
December 27th, 2005, 11:48 PM
Está excelente... e a central ainda melhor!