View Full Version : Casa de Almeida Garrett vai ser demolida

traveler
December 30th, 2005, 01:22 PM
Em Campo de Ourique
Casa de Almeida Garrett vai ser demolida por falta de dinheiro da Câmara de Lisboa
28.12.2005 - 15h56 Lusa

A casa onde viveu e morreu o escritor Almeida Garrett, em Campo de Ourique, vai ser demolida. A Câmara Municipal de Lisboa justifica esta decisão com a falta de dinheiro para adquirir o imóvel.

No dia 28 de Junho, o então presidente da autarquia, Pedro Santana Lopes, mandou suspender a demolição da casa e anunciou que iria tentar uma permuta com o proprietário, o actual ministro da Economia, Manuel Pinho.

Essa decisão levou o proprietário da casa a interpor uma providência cautelar. No dia 21 de Novembro, o tribunal deu razão a Pedro Santana Lopes, segundo revelou hoje, em conferência de imprensa, a vereadora do licenciamento urbanístico, Gabriela Seabra.

Hoje termina o prazo jurídico da decisão de Santana Lopes e a "autarquia entendeu que deve deixar caducar este acto", tendo como base pareceres dos serviços da autarquia e por haver outras prioridades, afirmou a vereadora.

"Depois de esgotadas algumas alternativas e não ter chegado ao proprietário da casa qualquer proposta de aquisição do imóvel por parte de qualquer grupo, nomeadamente do Fórum Cidadania que fez um abaixo-assinado com mais de 2300 assinaturas, a Câmara entende que não dispõe de condições financeiras para fazer este investimento", disse.

O abaixo-assinado foi promovido em Fevereiro pelo movimento de cidadãos lisboetas para defender a preservação do prédio na Rua Saraiva de Carvalho e a sua transformação numa casa-museu dedicada à memória do escritor.

"É fácil entrar em movimentos de cidadania de defesa de determinados valores quando o próprio grupo não consegue juntar-se e encontrar uma solução, atirando para a Câmara a responsabilidade dessa resolução", criticou a autarca.

Gabriela Seara frisou que a Câmara tem legitimidade jurídica para tomar esta decisão e lembrou que o parecer do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) a recomendar à autarquia a classificação do edifício como imóvel de interesse municipal só surgiu 15 meses depois da aprovação da licença de demolição.

O IPPAR recomenda à autarquia, "a reboque de um movimento público", que o património seja reclassificado, mas os serviços dizem que "não vêem nisso qualquer interesse" e a Câmara de Lisboa "tem outras prioridades", sustentou.

"Até à licença de demolição, a Câmara ouviu quem tinha de ouvir interna e externamente" e, na zona em causa, o parecer do IPPAR não é vinculativo, acrescentou.

A autarca frisou também que o escritor viveu ali apenas os dois últimos anos da sua vida e que a autarquia "não tem dinheiro para tudo". "O que há tem de ser gerido de acordo com determinadas prioridades", salientou.

"Há um conjunto de expectativas e de direitos reais adquiridos pelo promotor que hoje tornam muito mais caro este investimento", sendo muito difícil para a autarquia, "por inviabilidade financeira, adquirir o imóvel, reabilitá-lo, musealizá-lo, geri-lo e mantê-lo", acrescentou.

A memória de "um homem deste vulto" tem de ser conseguida através de "outros actos muito mais culturais e estruturantes do que uma casa-museu que, no fundo, são quatro paredes cheias de nada", considerou a autarca.

"O escritor nasceu no Porto, viveu nos Açores, Lisboa, estudou em Coimbra, viveu noutras cidades estrangeiras tem uma vida riquíssima e eu pergunto o que fazer de todos os passos do escritor", questionou.

Por outro lado, acrescentou, "a Câmara não tem espólio do escritor e a casa também não tem espólio para classificar" e o escritor também já tem uma casa-museu no Porto.

"Quando não há disponibilidade financeira não se pode fazer tudo o que se quer e só naquela zona a autarquia comprometeu-se a recuperar os cinemas Paris e o Europa", aos quais foi dada prioridade.

A partir de agora, o proprietário pode demolir a casa e avançar com o projecto aprovado pela autarquia: um prédio de cinco pisos com apartamento luxuosos, com garagem para estacionamento.

Gabriela Seara lembrou ainda que o pedido de informação prévia para o projecto foi apresentado e aprovado no mandato de João Soares.

No dia 19 de Março de 2001 foi apresentado o projecto de arquitectura, que foi aprovado com parecer favorável apenas com recomendações de pequenas alterações, e a 26 de Janeiro de 2004 foi aprovada a licença da demolição.

JohnnyMass
December 30th, 2005, 02:39 PM
já havia um thread sobre isto nesta mesma página!;)

traveler
December 30th, 2005, 02:51 PM
Era so pra dizer, que realmente isso vai pra baixo. Muita gente em Lisboa tava contra a demolicao.

JohnnyMass
December 30th, 2005, 02:54 PM
pois, mas podias ter metido no outro thread e não criar um novo!;)

Arpels
December 30th, 2005, 03:20 PM
esta toda a gente contra mas o poder em quem confiamos concorda :dunno:

odivelense
December 30th, 2005, 05:56 PM
É inacreditável que a CML não tenha dinheiro para adquirir um prédio todo podre....Cá para mim isto cheira-me a mais um favor a um construtor civil. E assim o património histórico edificado nesta cidade caminha a passos largos para um fim há já muito anunciado, se bem que a "corja" que governa Lisboa tente camuflar esta situação com desculpas no mínimo hilariantes...falta de dinheiro???????Já roubaram tudo, foi??????? :rant:

traveler
December 30th, 2005, 06:26 PM
Johny, tens razao. Realmente eu nem pensei do outro Thread.

Arpels
December 30th, 2005, 06:30 PM
É inacreditável que a CML não tenha dinheiro para adquirir um prédio todo podre....Cá para mim isto cheira-me a mais um favor a um construtor civil. E assim o património histórico edificado nesta cidade caminha a passos largos para um fim há já muito anunciado, se bem que a "corja" que governa Lisboa tente camuflar esta situação com desculpas no mínimo hilariantes...falta de dinheiro???????Já roubaram tudo, foi??????? :rant:

ora nem mais, a empreitada deve ser de um amigo ;)

Reflex
December 30th, 2005, 08:33 PM
Não, creio que desta vez o construtor está inocente, ou já se esqueceram que o dono do terreno e da obra que aí vem é 1 ministro...?:|

JohnnyMass
December 30th, 2005, 10:12 PM
é que nem sequer vão aproveitar a fachada...que tristeza.

Reflex
January 6th, 2006, 05:24 PM
A casa onde viveu e morreu o escritor Almeida Garrett, em Campo de Ourique, Lisboa, começou hoje a ser demolida, disse à agência Lusa um membro do movimento Fórum Cidadania.

A demolição do edifício é o culminar de um longo processo de avanços e recuos na decisão de deitar abaixo o imóvel situado nos números 66 a 68 da Rua Saraiva de Carvalho.

"A casa de Garrett está neste momento a ser demolida", lamentou à Lusa Pedro Policarpo, do Fórum Cidadania que tem promovido várias iniciativas para evitar a demolição do imóvel. Em comunicado, o movimento de cidadãos lisboeta apela a todos os portugueses para que intercedam junto do primeiro-ministro, José Sócrates, a fim de evitar esta situação.

O edifício que hoje começou a ser destruído vai dar lugar a um condomínio de habitação com apartamentos de luxo, promovido pelo proprietário do prédio, o actual ministro da Economia, Manuel Pinho.

Depois de a demolição do prédio ter sido autorizada pela autarquia lisboeta em 2004, o Fórum Cidadania, um movimento de cidadãos lisboetas, recolheu mais de 2300 assinaturas numa petição a defender a preservação do edifício e a sua transformação numa casa-museu dedicada à memória do escritor de "Viagens na Minha Terra".

O então presidente da Câmara, Pedro Santana Lopes, mandou suspender em Junho do ano passado a autorização para demolir a casa, uma decisão que vigorou por seis meses, prazo que terminou na semana passada.

Como actual presidente do executivo camarário, Carmona Rodrigues justificou a decisão de autorizar o proprietário a demolir o imóvel com a inexistência de interesse da autarquia na preservação do edifício, além da falta de dinheiro para a sua transformação numa casa-museu, a aquisição de um espólio e o pagamento de contrapartidas a Manuel Pinho.

A autarquia recorda também que o Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) não classificou o edifício, tendo apenas recomendado a sua classificação como edifício de interesse municipal, mas já depois de emitida a autorização da demolição.
Fonte: Publico

Tenho pena de nao ter tido oportunidade de lá ter ido antes...:cry:

Arpels
January 6th, 2006, 05:48 PM
:(

JohnnyMass
January 6th, 2006, 06:00 PM
mais um condominio com apartamentos de luxo! mas será possível? mais um passo para a "limpeza" etnica de Lisboa.

acho bem, já vejo a publicidade por esse mundo fora...Lisboa a única cidade do mundo sem pobres e a desprezível classe média. Venha, junte-se a nós.

Arpels
January 6th, 2006, 06:03 PM
ya so falta isso mesmo!!

Reflex
January 6th, 2006, 08:39 PM
acho bem, já vejo a publicidade por esse mundo fora...Lisboa a única cidade do mundo sem pobres e a desprezível classe média. Venha, junte-se a nós.
Humm...então mas isso não é o Dubai?:|

Arpels
January 6th, 2006, 08:42 PM
ja não :ohno:

Phobos
January 6th, 2006, 09:15 PM
É mais um que vai e que prova o interesse da Camara em preservar o patrimonio..

JohnnyMass
January 6th, 2006, 11:24 PM
a câmara tá-se bem a lixar...

Barragon
January 7th, 2006, 03:49 AM
Que desmazelo!

Arpels
January 7th, 2006, 04:00 PM
este presidente da camara esta a lembrar-me o Rui Rio do Porto, nada de novo e so desgraça como este atentado ao patrimonio :bash:

JohnnyMass
January 7th, 2006, 04:34 PM
o RR consegue ser pior.

Arpels
January 7th, 2006, 06:10 PM
este ainda agora acentou arraiais deixa ver no k vai dar ainda, o RR ja ca anda a + de 4 anos.

Filipe_Golias
January 7th, 2006, 11:06 PM
este presidente da camara esta a lembrar-me o Rui Rio do Porto, nada de novo e so desgraça como este atentado ao patrimonio :bash:

Ei ei ei! Calma aí, não comecem já com o discurso do "bater no politico" antes de realmente se ver o que o Carmona fará do seu mandato :sly: Lá por não impedir uma casa do Garrett (das muitas que teve e onde esteve) de ir abaixo, não quer dizer que vai passar os 4 anos seguintes a deitar casas com algum valor histórico abaixo.

Reflex
January 7th, 2006, 11:13 PM
Eu so acho que a casa mereceria ficar de pé se tivesse valor arquitectonico que o justificasse...

Barragon
January 13th, 2006, 12:16 PM
Manifesto apela à criação de uma reconstituição do imóvel, onde seria disponibilizado espólio do escritor

A criação de uma casa "virtual" de Almeida Garrett, que reproduza o edifício em Campo de Ourique, Lisboa, que começou a ser demolido na semana passada, é a proposta de um manifesto que está a circular na Internet. O manifesto "Por uma Casa de Garrett", que pode ser lido no blogue www.casadegarrett.blogspot.com, propõe a construção de uma casa virtual que reúna as obras do escritor.

"Esta casa seria, desde logo, uma reconstrução virtual a três dimensões da casa da Rua Saraiva de Carvalho, que assim ficaria preservada para memória futura", sugere o manifesto, subscrito por Vera Futscher Pereira e Jorge Colaço. Reunindo "obras de Garrett, disponibilizadas on-line, textos, ensaios, iconografia, bibliografia, links", a casa seria um local onde se "poderia entrar e visitar", a partir de qualquer casa, escola, biblioteca ou universidade.

Para transformar esta casa num "organismo cultural vivo", os autores do manifesto apelam à colaboração de "gente e de competências designers, webdesigners, fotógrafos, engenheiros, arquitectos e estudantes de arquitectura, professores, escritores e pessoas de boa vontade".

Também em comunicado ontem divulgado, o Fórum Cidadania Lx, grupo de cidadãos responsável pela recolha de mais de 2300 assinaturas numa petição a defender a preservação do edifício, pede à Câmara de Lisboa que recorra à expropriação da casa, propriedade do ministro da Economia, Manuel Pinho.

O movimento defende que a autarquia "abra de imediato o processo de classificação da casa como imóvel de interesse concelhio", como recomendado pelo Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR).

Ao JN, Paulo Ferrero, membro do movimento, disse que não vão "desarmar" porque acreditam que é possível salvar o edifício. "Confiamos que o bom senso vai imperar", disse.

Ficha

Manter a memória

Anteontem, Gabriela Seara, vereadora da Reabilitação Urbana, garantiu que a demolição da Casa de Garrett é "irreversível" e salientou que "todos os pareceres obrigatórios para o assunto apontavam no sentido de não haver interesse na manutenção da casa". A responsável disse que o autor do projecto já se comprometeu a manter a memória do escritor no novo edifício.

Fonte: www.jn.pt

Arpels
January 13th, 2006, 12:43 PM
li hoje no jornal, é uma boa ideia :yes:

JohnnyMass
January 13th, 2006, 01:33 PM
como é q vão salvar a casa se já está a ser demolida? :sly:

Arpels
January 13th, 2006, 02:05 PM
vai ser feita virtualmente uma cópia da casa Jikas :yes: a casa verdadeira vai abaixo mas passa a posteridade na net!!

JohnnyMass
January 13th, 2006, 02:25 PM
sim, mas isso não é "salvar" a casa...

Arpels
January 13th, 2006, 02:45 PM
salvar o edificio fisico não é mas é uma excelente ideia de prepetualo Jikas :dunno:

JohnnyMass
January 13th, 2006, 03:19 PM
é boa ideia...excelente nem por isso.

Barragon
January 13th, 2006, 07:40 PM
Pois ... excelente era se não a mandassem abaixo!

Sector_d
January 13th, 2006, 08:14 PM
Como é duro ser Ministro de Portugal...

Como nao se ganha nada de jeito, tem que se fazer à vida, comprar prediozinhos antigos pra meter abaixo e ganhar uma miséria na venda de apartamentos de luxo construidos no mesmo lugar.

Mas pronto, nem tudo é mau, ser Ministro ainda tem a vantagem de desbloquear certas situações (desde que nao seja para o bem público, apenas no seu interesse). Se fosse um simples classe-media era possivel que embargassem mal se descobrisse qualquer gravura histórica ou pilar com interesse arquitectónico. Mas lá está, isso era se fosse uma pessoa qualquer.

Phobos
January 13th, 2006, 11:12 PM
Acho uma tristeza termos a chance de dar aos nossos netos a possibilidade de ver essa casa em pé,mas ao invés disso eles terão que contentar-se com uma virtual que é uma mera representação da verdadeira.

Lss911
January 13th, 2006, 11:12 PM
quem quiser colaborar colabore!

JohnnyMass
January 13th, 2006, 11:16 PM
eu não posso colaborar, só sei fazer fotomontagens...

Barragon
January 14th, 2006, 02:38 AM
Acho uma tristeza termos a chance de dar aos nossos netos a possibilidade de ver essa casa em pé,mas ao invés disso eles terão que contentar-se com uma virtual que é uma mera representação da verdadeira.

No futuro vai ser tudo assim.... quando nada existir.... é como ver a Bracara Augusta!!

Filipe_Golias
January 14th, 2006, 02:51 AM
Conheço um site duns tipos que são designers 3D e que têm um projecto que é reconstruir em 3D toda a cidade imaginária de Minas Tirith, do Senhor dos Anéis... com TODOS os pormenores - casas, muralhas, torres, escadarias, estátuas, praças... TUDO! :shocked: E já vão bem lançados! E o mais fixe é que depois vai dar pra se andar lá pela cidade, através dum realviewer :) Outra coisa boa é o projecto ser aberto a quem tiver conhecimentos de design 3D :yes: É só ter um pc xelente pra tal, inscrever e requisitar uma zona da cidade pra construir as casas! Eu adorava participar mas nem tenho conhecimentos 3D suficientes nem um pc bomba :(

Aqui está ele, se quiserem ver - http://www.minastirith-project.com

Barragon
January 14th, 2006, 02:54 AM
Adoro as cenas da Middle Earth..... Minas Tirith é fabulosa.... sei o mapa todo e as cidades todas :D

Filipe_Golias
January 14th, 2006, 03:07 AM
Adoro as cenas da Middle Earth..... Minas Tirith é fabulosa.... sei o mapa todo e as cidades todas :D

*off-topic*

Eu tb quando andei viciado nos 3 livros da trilogia, tb sabia quase todo o mapa da Middle Earth :D (Eu, quando mete mapas de fantasia, estou sempre aí!)

Topa só esta categoria:

http://www.minastirith-project.com/render/total6.jpg

... e ainda falta dar texturas e ambiente! :drool:

*end of off-topic*

Arpels
January 14th, 2006, 11:55 AM

lololol e o mapa de Portugal sabes todo de cor?

Barragon
January 14th, 2006, 01:08 PM
Sei...

Barragon
January 14th, 2006, 01:10 PM
*off-topic*

Eu tb quando andei viciado nos 3 livros da trilogia, tb sabia quase todo o mapa da Middle Earth :D (Eu, quando mete mapas de fantasia, estou sempre aí!)

Topa só esta categoria:

http://www.minastirith-project.com/render/total6.jpg

... e ainda falta dar texturas e ambiente! :drool:

*end of off-topic*

Está fantástico :drool: só não me lembro daquela torre em frente.

Filipe_Golias
January 14th, 2006, 08:17 PM
E isso é só uma amostra.... há lá renders da cidade toda! Essa torre penso que é o "Beacon of Gondor" que o Pippin incendiou a pedido do Gandalf para pedir ajuda aos cavaleiros de Rohan.

TeKnO_Lx
January 15th, 2006, 02:04 AM
R.I.P
vais dar concerteza lugar a um emprendimento de luxo.. espero que seja alguma coisa de jeito!

Barragon
January 15th, 2006, 02:13 AM
E isso é só uma amostra.... há lá renders da cidade toda! Essa torre penso que é o "Beacon of Gondor" que o Pippin incendiou a pedido do Gandalf para pedir ajuda aos cavaleiros de Rohan.

Não é nada... o Beacon fica situado na montanha atrás de Minas tirith.

Filipe_Golias
January 15th, 2006, 02:39 AM
Tens razão... tinha a ideia que era no alto duma torre, afinal era num ponto ainda mais alto que essa torre (Torre Branca):

http://www.tk421.net/lotr/film/rotk/img/rotk0609.jpg

Barragon
January 15th, 2006, 01:25 PM
Não consigo ver a imagem.

De qualquer forma se reparares a Minas Tirith teve várias alterações... sendo que essa versão que está a ser construída é a do filme.

De qualquer forma parece-me mesmo que essa torre existe no filme e também nesta imagem que não é do filme nem tem nada a ver:

http://www.tolkienion.com/images/lee/lee48.jpg