View Full Version : Edifício Transparente será convertido a centro de lazer

Phobos
December 31st, 2005, 11:04 PM
A obra de adaptação do Edifício Transparente (Porto) a centro de lazer deverá avançar no início do próximo ano. 2006 parece ser o ano em que o imóvel ganhará vida, após ter estado três anos à espera de utilidade. Três dias depois do Natal, a Câmara do Porto concedeu o licenciamento final do projecto do arquitecto Carlos Prata.

O despacho final de deferimento à reconversão do edifício foi dado na passada terça-feira pelo actual vereador do Urbanismo da autarquia, Lino Ferreira. A empresa Hottrade, concessionária do equipamento na marginal do Parque da Cidade, recebeu a notificação municipal no dia seguinte. O ofício serve, agora, para informar a empresa de que deverá requerer a emissão do alvará de licença. Tem um ano para fazer essa solicitação.

Mas deverá cumpri-la muito em breve. O director da concessionária Hottrade, Marco Godinho de Almeida, confirmou a "boa notícia", assegurando que está tudo em ordem para começar a obra. No entanto, recusou alongar-se em comentários, reservando uma posição pública para mais tarde. Ainda assim, tudo aponta para que os trabalhos de adaptação do Transparente se iniciem o mais rapidamente possível.

É, pelo menos, essa a convicção do arquitecto Carlos Prata. "Penso que a vontade é de começar a obra o mais rapidamente possível. Neste momento, está resolvido na Câmara. Já é possível levantar o alvará com a documentação necessária. O dono de obra terá de negociar o início da intervenção com o empreiteiro", explica, ao JN, o arquitecto Carlos Prata.

Recorde-se que a Hottrade já tinha seleccionado o empreiteiro, que dará uma nova vocação ao Transparente. A concretização do projecto, que envolve o encerramento do edifício para transformá-lo em centro de lazer e a execução de algumas infra-estruturas, orça cerca de cinco milhões de euros. Custo repartido pela Hottrade e pelos outros concessionários.

fonte:JN (http://jn.sapo.pt/2005/12/31/grande_porto/transparente_licenca_camara.html)

Reflex
December 31st, 2005, 11:20 PM
:gaah: Já era mais que tempo!!!

TeKnO_Lx
January 1st, 2006, 10:18 PM
lol será k é desta que é de vez?

JohnnyMass
January 1st, 2006, 11:03 PM
um centro de lazer pode ser uma pôrra qualquer...mas que raio é um centro de lazer?

Reflex
January 1st, 2006, 11:05 PM
Uma mega sex-shop, estou certo!!:lol:

JohnnyMass
January 1st, 2006, 11:10 PM
uma mega casa de passe com vistas privilegiadas para o mar!:lol:

Reflex
January 1st, 2006, 11:19 PM
As meninas a fazerem table dances com o mar como fundo!!!:lol:

Daniel_Portugal
January 1st, 2006, 11:23 PM
FINALMENTE CARALHO! oxala este centro de lazer seja algo com um objectivo melhor e mais definido que a porcaria da ideia inicial pro edificio.

Viriatox
January 2nd, 2006, 05:47 AM
Centro de lazer em q se traduz :? . Muito bla bla e depois um fica na mesma se saber que raio vao fazer.
Eu imagino isso Reflex ou pelo menos é o q melhor imagino para aquele edificio, um mega ginasio :)

Filipe_Golias
January 2nd, 2006, 06:26 AM
Pois... a mim dá-me a impressão que só falam de "centro de lazer" no título da noticia mesmo - onde está o resto??

Cá pra mim o único uso daquilo - e aproveitando bem a forma da estrutura - era de bancada para ver corridas de petroleiros :lol:

Daniel_Portugal
January 2nd, 2006, 07:00 AM
lol pois.. mas vao dar um bom uso àkilo.. pelo menos nao vao deixalo como tava... e isso eh uma optima noticia.. enfim.. eles la saberao que bom uso dar.

Reflex
January 2nd, 2006, 04:19 PM
Cá pra mim o único uso daquilo - e aproveitando bem a forma da estrutura - era de bancada para ver corridas de petroleiros :lol:
:rofl::rofl::rofl:

JohnnyMass
January 2nd, 2006, 06:51 PM
proponho uma implosão....isso sim é que seria um lazer do caraças, ver aquele monstro vir abaixo.

Filipe_Golias
January 2nd, 2006, 06:59 PM
Olha, alinho nessa! Chamamos o Fern? :D

Barragon
January 2nd, 2006, 07:02 PM
Queremos fotos ilucidativas :D

JohnnyMass
January 2nd, 2006, 07:05 PM
nunca viste aquela fantástica estrutura barra?:eek:

Filipe_Golias
January 2nd, 2006, 07:16 PM
Ele estava era a pedir depois fotos da implosão, Jikas :D

Barragon
January 2nd, 2006, 07:50 PM
Não... acho que não vi a fantástica estrutura ... pelo menos não me recordo.

Filipe_Golias
January 2nd, 2006, 08:01 PM
LOL! O que eu descobri agora: http://www.edificiotransparente.com/ (© 2004 :lol: )

Topem o banner :hilarious

Reflex
January 2nd, 2006, 09:19 PM
Vai ser isto entao o mapa do centro de lazer??

Daniel_Portugal
January 2nd, 2006, 09:20 PM
desculpem la.. mas por esse site.. axo k nao merece implosao nenhuma.. eu axo k eles vao fazer uma total remodelaçao akilo..e pelo k parece vai ter restaurantes com altas vistas sobre o mar.. força.. pra frente!

Filipe_Golias
January 2nd, 2006, 09:31 PM
Aquilo parece-me mais ser o projecto original e que não andou pra frente...

Daniel_Portugal
January 2nd, 2006, 09:34 PM
mas deve ficar agora.. espero

Filipe_Golias
January 2nd, 2006, 09:50 PM
Se for ainda a mesma entidade...

Daniel_Portugal
January 2nd, 2006, 09:52 PM
pois.. mas vai ficar este.. esse site k mostraste ja eh o site da rekualificaçao.. e nao o inicial k ficou na gaveta.. portanto vai ficar assim.. axo k vai ficar louco..

Barragon
January 2nd, 2006, 09:52 PM
Pois... aquilo de momento está tudo vago né?? não está um pco vandalizado?

Daniel_Portugal
January 2nd, 2006, 09:54 PM
axo k nao esta muito vandalizado.. está eh com ar de obras.. com cercas dos lados.. e tudo cheio de poeira.. tipico de uma casa fantasma que ninguem lhe poe os pés..

é claro que com a rekualificaçao vai melhor imenso o seu aspecto deploravel actual. é das actuais coisas no porto que eu critico. e que FINALMENTE tiveram o bom senso de requalificar :)

Barragon
January 2nd, 2006, 09:56 PM
Pois esperemos então notícias! Parece-me ter uma excelente vista e o edifício nem é mauzito.

Filipe_Golias
January 2nd, 2006, 09:58 PM
pois.. mas vai ficar este.. esse site k mostraste ja eh o site da rekualificaçao.. e nao o inicial k ficou na gaveta.. portanto vai ficar assim.. axo k vai ficar louco..

Se assim é, então parece-me que ficará um centro de lazer bastante completo. Nem sei como caberá tanta coisa lá dentro :)

Reflex
January 2nd, 2006, 10:16 PM
Nem sei como caberá tanta coisa lá dentro :)
Há coisas assim...:naughty:
:lol:

Reflex
January 6th, 2006, 06:28 PM
Casa da Música cedeu à autarquia a sua posição contratual nas concessões do edifício e do parque de estacionamento na frente marítima
A Sociedade Casa da Música/Porto 2001 será liquidada para dar lugar à fundação - que cuidará da gestão do equipamento Casa da Música. Antes do derradeiro suspiro, a sociedade cedeu à Câmara do Porto a sua posição contratual nos acordos de concessão e de exploração do Edifício Transparente e do parque de estacionamento na Praça de Gonçalves Zarco, junto ao Castelo do Queijo. A transferência será gratuita, ficando o Município com os benefícios e os ónus daquelas concessões.

Os protocolos de transferência de competências foram celebrados no passado dia 16 de Novembro, mas só serão ratificados na próxima reunião do Executivo portuense, que se realiza na terça-feira. "A Casa da Música, actualmente em liquidação, pretende transferir, desde já, para a Câmara Municipal do Porto a propriedade e a concessão de exploração do Edifício Transparente", como pode ler-se no protocolo, celebrado pelas duas entidades, a que o JN teve acesso.

Assim, a autarquia assume a "obrigação de administrar, gerir e fiscalizar o objecto do contrato de concessão", recebendo, ainda, o cheque-caução no valor de 90 mil euros, entregue pela concessionária Hottrade, no âmbito do acordo de exploração do equipamento. Recorde-se que, na última semana de 2005, a Hottrade teve o aval final da Câmara do Porto para avançar com as obras de adaptação do Transparente a centro de lazer na marginal.

O despacho final de licenciamento foi concedido, no passado dia 27, pelo vereador do Urbanismo, Lino Ferreira. No dia seguinte, a empresa Hottrade foi notificada da decisão. Os trabalhos de reconversão do espaço deverão avançar em breve, uma vez que a concessionária já escolheu o empreiteiro que fará a intervenção, segundo o projecto de Carlos Prata.

Além da cedência das posições contratuais nos acordos de exploração do Transparente e do parque de estacionamento, a Casa da Música devolve, também, o direito de utilização do quiosque na Praça de D. João I, "com fundamento na falta de interesse naquela utilização".
Fonte:JN

Arpels
January 6th, 2006, 07:00 PM
Se assim é, então parece-me que ficará um centro de lazer bastante completo. Nem sei como caberá tanta coisa lá dentro :)

com jeitinho td arrumadinho e cabe td ;)