View Full Version : Movimento cívico para unir concelhos do Porto e Gaia

Filipe_Golias
January 7th, 2006, 04:36 AM
Paulo Rangel, deputado e relator do programa eleitoral de Rui Rio, crê que a fusão, a prazo, dos dois municípios é a única forma de criar "um grande pólo de atracção"

A fusão dos municípios do Porto e Gaia é a única forma de, em 2010 ou 2012, existir uma cidade que constitua um verdadeiro pólo de atracção. Quem o diz é Paulo Rangel, deputado na Assembleia da República, que, anteontem à noite, se manifestou disponível para lançar um movimento cívico para a união dos dois concelhos.

"O Porto tem de empenhar-se num programa estratégico, tem obrigação de constituir um pólo de atracção, sob pena de ser absorvido pela Galiza. E só há uma solução a fusão a prazo entre os concelhos do Porto e Gaia", afirmou Paulo Rangel, durante uma conferência na Universidade Católica do Porto. O deputado do PSD admitiu, mesmo, que já tinha defendido a tese, "quase em surdina", quando redigia o programa eleitoral de Rui Rio, que pela reacção de ontem mostrou discordar da ideia (Ler texto em baixo)

O ex-secretário de Estado da Justiça acredita que hoje há condições para lançar "este repto a todos" e que o projecto "pode mexer definitivamente com o nosso sentimento de mobilização". A união permitiria criar uma só cidade com 210 quilómetros quadrados e 560 mil habitantes.

Com a fusão, segundo Paulo Rangel, seria possível "reduzir custos administrativos, gerir o rio (Douro) de forma diferente, unir dois centros históricos e ainda revolucionar o planeamento e ordenamento das duas cidades".

"Tanto se fala em reforma administrativa que se houver duas autarquias que se queiram juntar não haverá quem impeça esse esforço", disse Paulo Rangel, que admite estender o projecto até Matosinhos.

O quarto encontro do ciclo de conferências "Olhares cruzados sobre o Porto", promovido pela Universidade Católica e pelo jornal "Público", versou sobre o tema "Centralismo Lisboa, rival ou aliada?". À pergunta, o deputado respondeu taxativamente: "Lisboa não é rival porque praticamente ignora o Porto, desconhece e nem quer saber o que aqui se passa", referiu. E também "não é aliada porque não tem nenhuma razão para se aliar".

Na sua intervenção, o director do "Público", José Manuel Fernandes, considerou que "Lisboa e Porto não devem ser rivais, mas têm de ser aliados para conseguirem pôr aquele paquiderme [Administração Pública] a mexer".

E a resposta de Rui Rio...

Rui Rio demarca-se da sugestão de Rangel

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, demarcou-se, ontem, de uma hipotética união entre os concelhos do Porto e de Gaia.

"Não é essa exactamente a minha ideia. Uma coisa é o debate sobre regionalização e falarmos sobre um Governo Regional. No entanto, uma Câmara como a do Porto tem uma complexidade de tal forma elevada que, se actualmente já há muitas ineficácias, com a junção de duas autarquias elas aumentariam", referiu Rui Rio, falando à margem da inauguração do Abrigo Nocturno do Porto da Associação Médica Internacional (ler página 32).

O autarca citou, a título explicativo, o caso da Espanha, que tem um Governo Regional e câmara municipais mais pequenas que as portuguesas, mas "numa dimensão que não defendo para o nosso país".

Rui Rio comentava as afirmações de Paulo Rangel, deputado do PSD que defendeu a união dos dois concelhos.

"No entanto, as duas câmaras juntas apenas serviriam para aumentar a ineficácia, que é algo que existe permanentemente na Administração Pública e a improdutividade. Por isso, é tão difícil, por vezes, arranjar um simples buraco na rua, numa operação simples de manutenção", afirmou Rui Rio.

Para o presidente da Câmara do Porto, a escala ideal de uma cidade, em termos de dimensão, situa-se "abaixo da do Porto e acima da de Miranda do Douro", uma cidade, confessou, "que eu gosto muito".

---------------------------------------------

Eu confesso que via com bons olhos a fusão dos concelhos. Era da maneira que efectivamente o Douro era de uma só cidade e não limite natural de uma e outra; que o Porto ganharia uma área gigantesca, podendo expandir-se finalmente; beneficiava de novos investimentos e equipamentos que estão a ser feitos em Gaia; tinha praias de jeito at last! :D ... e outras coisas mais

Barragon
January 7th, 2006, 04:54 AM
O Porto tem 1.300.000 habitantes Gaia Matosinhos Valongo Gondomar e Maia fazem parte!

Daniel_Portugal
January 7th, 2006, 06:29 AM
BEM!!! a melhor noticia do ano todo que vem! eu ESPERO k isto vá pra frente.. e depois duma.. é sempre a aviar.. acabar de vez com o fantasma das divisoes imaginarias.. e criar grandes cidades para portugal.. eu espero mesmo que isto va pra frente.. e que depois de gaia se junte matosinhos, maia e gondomar.. vou mesmo rezar que isto va pra frente!

mas infelizmente.. deve surgir algum filho da puta que vai impedir isto... =\ OXALÁ não....

Filipe_Golias
January 7th, 2006, 06:53 AM
Estou mesmo a ver que vai acabar por sofrer o destino dos movimentos cívicos: ignorados e rapidamente desfeitos - se é que chegará a formar, foi uma ideia de um deputado...

E tb implica uma autarquia desaparecer, logo uns quantos autarcas, logo alguém não ficará contente :|

Daniel_Portugal
January 7th, 2006, 08:39 AM
enfim.. nao deve mesmo dar certo.. infelizmente.. porke preferem coisas pekeninas.. e depois dizem "ahhh somos pekenos".. mas que lata!

Barragon
January 7th, 2006, 12:36 PM
EU imponho-me :D

Daniel_Portugal
January 7th, 2006, 01:01 PM
impões-te?

Barragon
January 7th, 2006, 01:33 PM
Claro... Porto é Porto... Gaia é Gaia. para unirem Gaia ao Porto também se unia a Matosinhos Maia Valongo e Gondomar.

Viriatox
January 7th, 2006, 01:35 PM
eu aprovo :yes:, pra quando é? :D

JohnnyMass
January 7th, 2006, 05:51 PM
não concordo, e nunca acontecerá.

Daniel_Portugal
January 7th, 2006, 06:56 PM
barragon nao concordas? e se alguns municipios se juntassem a lisboa fazendo esta (city propoer) ter mais de um milhao de pessoas? ja concordavas ne?

eu achava optimo que isto acontecesse.. é um bocado chato as maiores cidades de portugal serem consideradas "cidades de tamanho medio".. quando temos aglomerados de mais de um milhao de pessoas no mesmo local..

Daniel_Portugal
January 7th, 2006, 06:57 PM
JM: ja agora.. pk nao concordas?

Arpels
January 7th, 2006, 07:23 PM
concordo, aonde assino? :?

Daniel_Portugal
January 7th, 2006, 07:24 PM
nao fizeram a nova obra nos aliados à revelia do povo? entao que juntem mas é os municipios à revelia do povo tambem e vamos ver se apertamos o gatilho que vai destruir as linhas imaginarias a dividir cidades.. nao eh preciso perguntar ao povo se ker ou nao.. façam e pronto.. axo k se devia fazer isso com todos os municipios do porto e lisboa..

Arpels
January 7th, 2006, 07:32 PM
sempre é menos uns taxos que pagamos :yes: e alem do mais gosto mais do presidente da camara de Gaia :banana:

JohnnyMass
January 7th, 2006, 07:32 PM
que parvoíce...

Arpels
January 7th, 2006, 07:33 PM
ora pk Jikas? eu ainda hoje não entendo pk tanta camara neste pais, é para porem os amigos do partido?

Daniel_Portugal
January 7th, 2006, 07:33 PM
mas parvoice porke jonny? sinceramente nao entendo... axo k muita gente aqui é defensora da uniao das areas urbanas portuguesas em grandes cidades, principalmente lisboa e porto... axo k ja tava mais na hora de fazer isso..

JohnnyMass
January 7th, 2006, 07:36 PM
se fosse assim havia não sei quantos casos na Europa que já o teriam feito. e depois como é que se chamariam estas "cidades"?

Daniel_Portugal
January 7th, 2006, 07:36 PM
e depois nao eh isso.. vais a certas listas de cidades.. e o ke k ves la?

Lisboa 550mil
Porto 300mil...

nao tem nada a ver isso..

JohnnyMass
January 7th, 2006, 07:39 PM
não tem nada a ver porquê? se é essa a população da cidade é essa a dimensão e mais nada.

Daniel_Portugal
January 7th, 2006, 07:40 PM
se fosse assim havia não sei quantos casos na Europa que já o teriam feito. e depois como é que se chamariam estas "cidades"?

tal como NY tem mannatan e bronx e isso de uma forma bem dividida.. tao dividida k certas pessoas pensam k nova iorke eh manatan e pronto.. nos tambem teriamos.. a cidade do porto é composta por 5 partes:

centro
gaia
maia
matosinhos
gondomar

ta feito...

Arpels
January 7th, 2006, 07:40 PM

podem perfeitamente ficar com o nome do municipio principal, a maioria nem tem passado historico para preservar os nomes k possuem.

JohnnyMass
January 7th, 2006, 07:41 PM
:hilarious...só mesmo essa para me fazer rir hoje!

Daniel_Portugal
January 7th, 2006, 07:41 PM
não tem nada a ver porquê? se é essa a população da cidade é essa a dimensão e mais nada.

sim essa é a população de pessoas que se encontra dentro das tais linhas imaginarias que deviam ser destruidas.. é que ainda pra mais as cidades centrais tao a perder populaçao face aos suburbios..

Arpels
January 7th, 2006, 07:44 PM
destruidas ja foram a bue :yes:

JohnnyMass
January 7th, 2006, 07:45 PM
isso é um problema dos municípios, se nao querem perder população ponham os preços das casas mais baixos.

Daniel_Portugal
January 7th, 2006, 07:47 PM
em matosinhos logo ali a frente do mar.. tens apartamentos de 500mil euros.. axas k nao tem pessoas pra os ocupar? o que ha mais prai eh gente com dinheiro..

JohnnyMass
January 7th, 2006, 07:48 PM
a ver pelos 300000 que deixaram lisboa nos ultimos 20 anos não o diria...

Paulo2004
January 7th, 2006, 08:38 PM
Unem-nos, e pronto!!!!!!!!!!!!!!

Daniel_Portugal
January 7th, 2006, 08:43 PM
a ver pelos 300000 que deixaram lisboa nos ultimos 20 anos não o diria...

pahh... os centros tendem para ficar elitistas.. a cada urbanizaçao nova k se constroi os preços sao sempre caros...

JohnnyMass
January 7th, 2006, 08:46 PM
mas isso é uma politica errada.

Daniel_Portugal
January 7th, 2006, 08:51 PM
há algo de bom nisso.. pessoalmente acho que uma cidade com restaurantes caros, lojas caras, apartamentos e vivendas caras em sitios priveligiados.. muitos hoteis de luxo.. fomenta um pouco a cosmopolitaneade (senao for assim k se escreve.. corrijam-me.. mas perceberam o k kis dizer =P)

Phobos
January 7th, 2006, 08:58 PM
Eu sou totalmente a favor que aconteça essa união que só beneficiaria o planejamento da cidade.Se as duas cidades são unidas não faz sentido ter duas camaras a fazer planejamentos diferentes uma da outra.Na minha opinião isso só virá beneficiar a população e evitar guerras fiscais,como aconteceu com o caso do El Corte Ingles em Gaia.
Bibó Puorto unido cahttp://img.photobucket.com/albums/v241/Phobos.europe/censored2.gif!

JohnnyMass
January 7th, 2006, 09:05 PM
planeamento urbanístico? é isso que estás a falar?

Phobos
January 7th, 2006, 09:09 PM
planeamento urbanístico? é isso que estás a falar?
Sim,porque achas que não melhoraria?
No caso como está hoje se uma camara quer fazer um projecto em conjunto com a outra e a outra não quer o projecto vai logo para a gaveta,e no Porto há muitos casos disso.Se fosse uma só coisas desse tipo já não aconteceriam.

JohnnyMass
January 7th, 2006, 09:29 PM
mas isso não é planeamento urbano, coisa que é praticamente impossivel dadas as caracteristicas geomorfologicas dos dois municipios. o douro não é propriamente o sena ou o tamisa!;)

Phobos
January 7th, 2006, 09:32 PM
Mas existem pontes a ligar as duas cidades e a travessia é quase instantanea.O Douro não é o Sena,mas lembra-te que não é muito mais largo também,embora isso não interesse muito neste caso a meu ver.

Daniel_Portugal
January 7th, 2006, 09:38 PM
os rios nem sequer contam como limite urbano.. a unica coisa que conta sao matas e florestas.. e ha muitas cidades k sao exemplo disso, uma delas é paris..

Phobos
January 7th, 2006, 09:43 PM
os rios nem sequer contam como limite urbano.. a unica coisa que conta sao matas e florestas.. e ha muitas cidades k sao exemplo disso, uma delas é paris..
É mais ou menos assim.Se um rio for muito grande,como por exemplo o missisipi na Foz que tem quase 30 km não faz sentido que as duas margens tenham o mesmo municipio.Mas no caso do Porto isso é muito diferente.

JohnnyMass
January 7th, 2006, 09:47 PM
mas o que vcs se estão a esquecer é que gaia e o porto sempre foram localidades diferentes, com importancia diferente e que são completamente diferentes. gaia é um arrabalde do porto não uma parte da cidade que tenha evoluido como se fosse parte dela.

os rios não contam como limite urbano?:lol: contam muito mais que uma floresta.

Daniel_Portugal
January 7th, 2006, 09:50 PM
nao contam nao.. se tu tens um rio.. em k tem urbanizaçao dum lado e do outro.. e pontes a ligar.. kual eh o aspecto k da? da aspecto de uma so cidade com um rio no meio.. se tiveres urbanizaçoes num determinado sitio.. e depois passares por 1 ou 2 kilometros de matas.. e xegares a outra zona urbanizada.. da aspecto de ke? de suburbio.. k saiste duma cidade e xegaste a outra.. tal como acontece kuando vais a vila do conde.. e coisa k nao acontece kuando vais a gaia..

Phobos
January 7th, 2006, 09:53 PM
mas o que vcs se estão a esquecer é que gaia e o porto sempre foram localidades diferentes, com importancia diferente e que são completamente diferentes. gaia é um arrabalde do porto não uma parte da cidade que tenha evoluido como se fosse parte dela.

os rios não contam como limite urbano?:lol: contam muito mais que uma floresta.
Gaia desenvolveu-se de forma diferente do Porto antes de se fazer as pontes que transformaram a cidade numa continuação do Porto,com shopings,lojas de luxo,hoteis,fabricas e outras coisas que antes só havia no Porto.Se hoje elas são dependentes não vejo motivo nenhum para não junta-las.Nós estamos a falar em juntar dois municipios,não dois paises.

Daniel_Portugal
January 7th, 2006, 10:07 PM
pois claro.. se gaia tem o k tem hoje.. é precisamente pela evoluçao em conjunto com o porto.. tal como kkr municipio circundante a uma cidade principal.. em kkr parte do mundo..

Reflex
January 7th, 2006, 10:12 PM
Eu acho muito bem... e que a grande cidade que daí vai nascer se chame GAIA!!!:applause::applause::bow:

Barragon
January 7th, 2006, 10:16 PM
:lol: Adoro o nome!!

Porgaia também é bonito.... ou Gaiorto!! :hilarious

Daniel_Portugal
January 7th, 2006, 10:39 PM
LOL se se juntar fica Porto mesmo =D

reflex... kerias mesmo isso?

Barragon
January 7th, 2006, 10:40 PM
Eu acho que o nome ideal era São Jorge da Murronhanha!

JohnnyMass
January 7th, 2006, 10:52 PM
eu acho que vcs são é todos LOUCOS!:crazy:

Daniel_Portugal
January 7th, 2006, 10:53 PM
ou entao Gray Town :hilarious

Phobos
January 7th, 2006, 10:55 PM
Eu acho que Puorto ficaria bem.Assim já leva a tradição fonética no nome da cidade e ninguém pode dizer tira as caracteristicas do lugar :lol:

Daniel_Portugal
January 7th, 2006, 11:07 PM
nao digas isso.. k mau aspecto..

Reflex
January 7th, 2006, 11:09 PM
reflex... kerias mesmo isso?
Não (até porque como disse no outro thread, eu sou contra...). Era só para picar os portuenses do forum...;)

Phobos
January 7th, 2006, 11:12 PM
nao digas isso.. k mau aspecto..
ahahaaha ia ficar optimo Dani!

Daniel_Portugal
January 7th, 2006, 11:31 PM
:lol: pros dois ^^