View Full Version : Projectos prometem mudar visual da Ribeira

TeKnO_Lx
January 10th, 2006, 05:08 PM
Dentro de três anos ninguém irá reconhecer a frente ribeirinha da cidade do Porto, depois da requalificação que começará a ser realizada este ano e que ultrapassará as fronteiras do próprio município, prolongando-se para nascente até Gondomar. Passagens pedonais, em passadiços sobre o rio, ciclovias e áreas de recreio ao longo da margem fazem parte do plano. Mas o grande projecto será a construção das "Docas", no local do actual parque de estacionamento junto ao Edifício da Alfândega. Uma grande área de lazer que será complementada por uma marina com capacidade para receber veleiros de luxo.

O projecto das "Docas", da autoria do arquitecto Manuel Fernandes de Sá, será realizado pela Refer. Já teve parecer favorável do Instituto Português do Património Arquitectónico (Ippar), mas com as sucessivas mudanças verificadas na administração daquela empresa pertencente à CP ainda não deu entrada na Câmara do Porto para aprovação. Fonte da autarquia garante, no entanto, tratar-se de uma "obra de grande envergadura que provocará uma concorrência feroz entre os espaços de lazer de ambas as margens". Entre a do Porto e a tão publicitada pelo autarca de Gaia, localizada na margem esquerda.

Plataforma com bares

O actual parque de estacionamento junto à Alfândega será enterrado e terá capacidade para receber 450 automóveis. À superfície, ao longo de dois mil metros quadrados, será criado um vasto parque de lazer com 12 bares, restaurantes e lojas. No topo desta plataforma virada para o rio Douro será construída uma praça pública e um anfiteatro. Tudo ligado por passeios pedonais, incluindo à Rua Nova de Alfândega.

Embora o Ippar já tenha dado parecer positivo para o projecto, o ritmo das obras ficará dependente das escavações arqueológicas que serão realizadas no arranque dos trabalhos, uma vez que se suspeita que parte da antiga muralha fernandina esteja sepultada naquele local.

Este novo espaço de recreio ficará ainda ligado pedonalmente à Ribeira clássica, cujo processo de requalificação, depois de muitos problemas decorrentes dos vestígios arqueológicos encontrados e das dificuldades financeiras do município, está finalmente concluído. De fora do projecto inicial fica o comboio turístico que utilizaria o desactivado túnel da Alfândega e que ficaria ligado ao interface de Campanhã.

:applause:
e Lisboa nao faz um corno :bash:

Arpels
January 10th, 2006, 05:21 PM
não é bem assim a Expo ainda tem pano para mangas e é um projecto enorme de qualquer maneira parabens po Porto, k escavações arqueologicas irão decorrer? :)

JohnnyMass
January 10th, 2006, 05:48 PM
O Ippar para mim já perdeu toda a credibilidade, depois da merda q fez nos aliados dá agora parecer favorável a outro projecto sem sequer saber de base se os restos da muralha se encontram no subsolo ou não. Não sei se chore se ria.

Phobos
January 10th, 2006, 07:01 PM
Isto já devia ter sido feito há muito tempo para fazer com que as pessoas utilizem a baixa cada vez mais como area de lazer,e aproveitem todo o potencial que ela tem para oferecer.Pelo que parece o projecto todo vai ser de grande impacto na cidade.É pena que o tunel da alfandega não vai ser usado para nada,eu já estava a visualizar ali um comboio entre a alfandega e Gaia,através da D. Maria :D

Paulo2004
January 10th, 2006, 07:48 PM
Bebo a esta notícia!!! :cheers:

Daniel_Portugal
January 10th, 2006, 08:11 PM
o porto está a ser todo revitalizado e isso deixa-me contente como portuense :) prá frente com o projecto :)

Fern
January 10th, 2006, 08:33 PM
e Lisboa nao faz um corno :bash:
:?
Existem inumeros projectos de requalicacao especialmente para frente ribeirinha que alias esta muito melhor que a do porto- docas/alcantara, belem, 24 julho, etc, etc!

Barragon
January 10th, 2006, 09:14 PM
Vamos lá a ver como fica...

TeKnO_Lx
January 10th, 2006, 09:59 PM
:?
Existem inumeros projectos de requalicacao especialmente para frente ribeirinha que alias esta muito melhor que a do porto- docas/alcantara, belem, 24 julho, etc, etc!
mas a nossa frente ribeirinha tem imenso potencial.. enquanto ninguem tiver coragem de desactivar a linha ferrea até ao cais Sodre ou desactivar o Porto de Lisboa nunca poderemos aproveitar totalmente a nossa frente ribeirinha

Barragon
January 10th, 2006, 10:16 PM
Aproveitas aquela parte depois de Santa Apolónia.

Reflex
January 10th, 2006, 11:10 PM
Parece-me uma boa noticia. Boa demais, portanto espero para ver!;)

Reflex
January 10th, 2006, 11:12 PM
Quanto a Lisboa, parece-me a mim que o TeKnO tem muita razão. Apenas 1 pequena parecela de terreno ribeirinho está a ser aproveitado convinientemente. Projectos existem há anos e anos e nao tenho visto nada a sair do papel...:(

Filipe_Golias
January 11th, 2006, 04:39 AM
O projecto das "Docas", da autoria do arquitecto Manuel Fernandes de Sá, será realizado pela Refer. Já teve parecer favorável do Instituto Português do Património Arquitectónico (Ippar), mas com as sucessivas mudanças verificadas na administração daquela empresa pertencente à CP ainda não deu entrada na Câmara do Porto para aprovação. Fonte da autarquia garante, no entanto, tratar-se de uma "obra de grande envergadura que provocará uma concorrência feroz entre os espaços de lazer de ambas as margens". Entre a do Porto e a tão publicitada pelo autarca de Gaia, localizada na margem esquerda.

Plataforma com bares

O actual parque de estacionamento junto à Alfândega será enterrado e terá capacidade para receber 450 automóveis. À superfície, ao longo de dois mil metros quadrados, será criado um vasto parque de lazer com 12 bares, restaurantes e lojas. No topo desta plataforma virada para o rio Douro será construída uma praça pública e um anfiteatro. Tudo ligado por passeios pedonais, incluindo à Rua Nova de Alfândega.

Embora o Ippar já tenha dado parecer positivo para o projecto, o ritmo das obras ficará dependente das escavações arqueológicas que serão realizadas no arranque dos trabalhos, uma vez que se suspeita que parte da antiga muralha fernandina esteja sepultada naquele local.

Foi esta notícia que falei aqui há uma carrada de tempo! (já ninguém se lembra, claro) :yes:
Portanto, ainda está tudo em stand-by por causa das cenas na Refer... :|

Arpels
January 11th, 2006, 10:56 AM
Quanto a Lisboa, parece-me a mim que o TeKnO tem muita razão. Apenas 1 pequena parecela de terreno ribeirinho está a ser aproveitado convinientemente. Projectos existem há anos e anos e nao tenho visto nada a sair do papel...:(

desculpa mas nos ultimos anos foi feita mta coisa na frente ribeirinha ente o Cais do Sodre e Alges :sleepy:

Fern
January 11th, 2006, 02:09 PM
mas a nossa frente ribeirinha tem imenso potencial.. enquanto ninguem tiver coragem de desactivar a linha ferrea até ao cais Sodre ou desactivar o Porto de Lisboa nunca poderemos aproveitar totalmente a nossa frente ribeirinha
E' verdade, pode ser muito melhor mas mesmo assim esta muito a frente da do Porto com a quantidade de restaurantes, bares, discotecas, marinas etc. que tem!!

Herrmando
January 11th, 2006, 02:24 PM
Ja fizeste o percurso da ponte de d luis até Matosinhos?
Sinceramente, n vejo qq semelhança entre a zona ribeirinha do Porto e de Lx...

Herrmando
January 11th, 2006, 02:27 PM
Nesse percurso, a zona ribeirinha do porto está praticamente toda cuidada e nao faltam dessas coisas que referiste...

Fern
January 11th, 2006, 02:34 PM
Sim ja la estive e nao disse que nao estava cuidada.. so acho q mesmo apesar de nao estar a ser totalmente aproveitada a nossa zona ribeirinha pela extensao e condicoes que oferece (e' muito mais plana) permitiu que la se construissem muito mais areas de lazer! Ate Alges que ainda esta a espera do tal projecto tem restaurantes e agora ate o circo nacional de cuba com uma tenda toda xpto! :D

Herrmando
January 11th, 2006, 02:39 PM
Naturalmente que por razoes de escala, pelo relevo e pelo edificado existente em toda a extensão da zona ribeirinha/atlantica no Porto, as possibilidades de aproveitamento são menores...

Herrmando
January 11th, 2006, 02:41 PM
De qq maneira são duas cidades que nasceram e cresceram voltadas para a água, com potencialidades fantásticas, desde que haja ideias, vontade e dinheiro...