View Full Version : Setubal - Mostrado cartão vermelho a projecto do Vale da Rosa

Reflex
January 11th, 2006, 02:26 AM
Construção do novo estádio municipal de futebol volta à estaca zero Câmara promete apresentar alternativas ao plano de pormenor recusado pelo Ministério do Ambiente
O "incumprimento" das condições exigidas na declaração de utilidade pública foi o motivo indicado por Nunes Correia, ministro do Ambiente, para justificar a sua decisão de não submeter o Pano de Pormenor do Vale da Rosa, imprescindível para viabilizar a megaurbanização denominada Nova Setúbal, à aprovação do Conselho de Ministros.

A decisão foi anunciada anteontem e inviabiliza, para já, a construção da referida urbanização, bem como do novo estádio municipal de futebol, que iria ser utilizado pelo Vitória de Setúbal, como constava de um acordo firmado entre a Câmara, o Vitória e a Pluripar, promotor imobiliário da Nova Setúbal.

Esta tomada de posição apanhou de surpresa as partes interessadas na construção do empreendimento, que previa a construção de seis mil fogos, equipamentos e zonas comerciais na zona Oriental da cidade. Todos tinham dado por adquirido que o problema relacionado com o abate previsto de 1700 sobreiros tinha ficado resolvido com a declaração de imprescindível utilidade pública através de despacho emitido pelos ministros da Agricultura e do Ambiente, a 3 de Dezembro de 2001 - respectivamente Capoulas Santos e José Sócrates.

O Vitória de Setúbal, recorde-se, já recebeu da Pluripar, em rendas pela cedência do direito de superfície do actual Estádio do Bonfim, cerca de cinco milhões de euros.

O plano de pormenor foi devolvido à Câmara para "reconsideração", de modo a que seja ultrapassado o alegado "incumprimento da condição constante daquele despacho relativa à necessidade de esse plano prever as áreas destinadas à instalação de novas plantações com uma dimensão não inferior a 125% das áreas cortadas".

Focado foi, ainda, o "incumprimento das condições relativas à necessidade de se procurarem soluções no sentido de minimizar (o número de) árvores abatidas ou danificadas e de se obter todos os pareceres positivos das entidades indicadas naquele mesmo despacho".

Recorde-se que uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas ao exercício da Câmara em 2002 concluiu, entre outros pontos, que o protocolo celebrado entre a autarquia e a empresa para a construção do estádio municipal era "ilegal". Isto por a autarquia ter concordado na redução das taxas de licenciamento ao promotor.
Fonte: JN

Filipe_Golias
January 11th, 2006, 03:24 AM
Já tinha ouvido na rádio... Já se esperava que os sobreiros fossem "o" entrave.

Arpels
January 11th, 2006, 09:52 AM
tb vi na tv, apesar de gostar do projecto defendo os sobreiros a camara k arranje um projecto em k se preserve os sobreiros e sera aprovado "reconsideração" esperemos é k depois os sobreiros não ardam todos por inepcia governamental (o autor do cartão vermelho) e depois nem projecto nem sobreiros!!

Fern
January 11th, 2006, 01:02 PM
Mas que estupidez.. com tanta arvore que se deita abaixo por esse pais fora sem rei nem roque vai eles estar a implicar com um projecto bom, de certeza aquele que contempla mais areas verdes em toda a cidade de Setubal... e' so mesmo porque tem mais visibilidade.. :ohno:

Phobos
January 11th, 2006, 07:50 PM
Não sei o que pensar.Se por um lado fizeram bem em preservar os sobreiros,por outro pode-se perder um bom projecto para a cidade...

Barragon
January 11th, 2006, 10:38 PM
O que???? Naquela cidade há muitas zonas para construir!!!!! zonas degradadas etc!! Ainda bem que foi chumbado.... há muitos locais para construir!!

Arpels
January 12th, 2006, 11:25 AM
tb é a ideia k tenho Barra :yes: embora exista a hipotese de conciliar os 2!!

Barragon
January 12th, 2006, 12:54 PM
É assim... iam derrubar sobreiros para que??? com tanto espaço sem sobreiros... que desmazelo.. é os terrenos que são mais baratos ... atrasados mentais!

Arpels
January 12th, 2006, 01:30 PM
realmente porque aqueles terrenos? :dunno:

Fern
January 12th, 2006, 07:18 PM
O que???? Naquela cidade há muitas zonas para construir!!!!! zonas degradadas etc!! Ainda bem que foi chumbado.... há muitos locais para construir!!
Ok tu la sabes.. eu na conheco Setubal la muito bem portanto n sei, mas podias ilustrar com o google earth essa ideia! :D

JohnnyMass
January 12th, 2006, 08:09 PM
acho muito bem que tenha sido recusado, bem que se podem entreter é a demolir a merda toda que há por lá. Setúbal é na minha opinião a mais feia capital distrital portuguesa.

dexem lá os sobreiros em paz. cambada de morons!

Barragon
January 12th, 2006, 10:48 PM
acho muito bem que tenha sido recusado, bem que se podem entreter é a demolir a merda toda que há por lá. Setúbal é na minha opinião a mais feia capital distrital portuguesa.

dexem lá os sobreiros em paz. cambada de morons!

A zona antiga é bonita :yes:

Barragon
January 12th, 2006, 10:51 PM
Ok tu la sabes.. eu na conheco Setubal la muito bem portanto n sei, mas podias ilustrar com o google earth essa ideia! :D

Há uns mapas noutro thread sobre esta mesma urbe!

JohnnyMass
January 13th, 2006, 02:59 PM
A zona antiga é bonita :yes:
mas está muito doente coitadinha....

Barragon
January 13th, 2006, 07:48 PM
Não está não.... a zona doente é a zona À volta da zona antiga!

Wolf2009
September 18th, 2008, 05:36 PM
quercus não intede a cidade.
acho que isto foi uma jogada do poder central
para dizer centro comerciais so em lisboa setubal não pode passar á frente da capital do pais.
so pode ter sido.

Andre_idol
September 18th, 2008, 05:59 PM
só sou eu com a ideia que não tarda há noticias que houve um incendio nesta zona?...

Barragon
September 18th, 2008, 07:41 PM
Os da Quercus já lá estiveram quase amarrados às arveres :D

Andre_idol
September 19th, 2008, 12:02 PM
Os da Quercus já lá estiveram quase amarrados às arveres :D

Green Peace style?? :nuts:

Devem é andar por lá a vigiar pa não acontecer mesmo um incendio

Império-CostaAzul
September 20th, 2008, 10:52 PM
Vamos mas é la acabar com tretas… Setùbal é uma cidade muito bonita mas a câmara foi durante muitos anos uma das mais desleixadas. O centro de Setùbal é lindissimo, e a avenida Luisa Todi é considerada uma das mais belas em Portugal.

Quanto ao Vale da Rosa, nunca vi uma coisa destas… jà nada me surpreende… Então querem eles chumbar o projecto mais inovante apresentado para setubal nos ultimos anos por causa dos sobreiros.

Mesmo se sou a favor da natureza isto é absurdo. Não quer o ministério do ambiente nos dar a escolher entre arvores e desenvolvimento ? Mas que coisa tão estupida sabendo que se podem fazer muitas coisas sem chumbar o projecto e nsem arrancar definitivamente esses bem ditos sobreiros.

Com tanta zona verde prevista no vale da rosa eles poderiam perfeitamente desplantar aqueles que iriam ser cortados, para os replantar nos espacos verdes. Não me venham dizer que não é possivel… Hà terras em Espanha que vendem azinheiras que têm anos e anos para serem plantadas em jardins publicos e privados e oliveiras… mas não… aqui estamos a mostrar que somos umas cabecinhas muito pequeninas…