View Full Version : Linha 5 já não é tão elefante branco assim

Osasco Station
January 12th, 2006, 08:02 PM
Estive em Capão Redondo antes de ontem e é claro, fui até lá de Metrô. Eu estava no Centro de São Paulo e eu senti na pele a volta que tive que dar. Quando finalmente cheguei em Santo Amaro vi que havia um número de pessoas razoável que tinha descido e estava se dirigindo para a Estação de metrô. Quando cheguei no C. Redondo deu pra ver que tinha muita gente, e que também tinha muita gente chegando na estação. Por isso tudo deu pra ver que houve um progresso, com certeza os terminais tem parcela significativa nisso. Confesso que pensei que o C. Redondo fosse pior, pois da outra vez que fui conhecer a linha, não pude observar o bairro. Dessa vez que eu desci eu até vi o Pátio, a linha continua por mais uns 500 m. É claro que algumas estações em alguns momentos ainda são muito vazias, mas isso tende a melhorar com o tempo. A região é muito populosa e tem muitas favelas, me dá raiva ver ônibus lá indo pra Pinheiros, parece MUITOOOO longe..

mopc
January 12th, 2006, 08:51 PM
A quanto está o número de passageiros por dia dessa linha???

Osasco Station
January 12th, 2006, 10:09 PM
Não saberia o número... outra coisa que lembrei é que o elevado na parte externa tem goteiras.

Heilig
January 13th, 2006, 12:07 AM
funcionarios falam em 60.000 / dia. o site do metrô fala em 25.000, mas ta desatualizado. Falava em 45.000 / dia com as integraçoes da emtu...

mesmo que seja 100.000 (corto um braço se chegar nisso) a linha continua a ser um belo elefante branco / lilas. Veja a relaçao investimento/uso em comparaçao com a linha verde!

Baianóide
January 13th, 2006, 12:28 AM
Essa realidade vai mudar completamente quando for inaugurado o restante da linha, até a Chac. Klabin, ou pelo menos até Sta Cruz.

som942
January 13th, 2006, 01:31 AM
Na verdade, vai mudar bem antes, quando a linha 4 for inaugurada. Se formos esperar a linha 5 pra resolver esse problema, a linha 5 vai continuar dando prejuizos por anos e anos ( e quiça decadas e decadas )

Osasco Station
January 13th, 2006, 03:41 AM
funcionarios falam em 60.000 / dia. o site do metrô fala em 25.000, mas ta desatualizado. Falava em 45.000 / dia com as integraçoes da emtu...

mesmo que seja 100.000 (corto um braço se chegar nisso) a linha continua a ser um belo elefante branco / lilas. Veja a relaçao investimento/uso em comparaçao com a linha verde!
De qualquer forma, não dá pra comparar, a Av. Paulista, por onde a linha 2 passa em subterrâneo é a avenida mais importante da América Latina e a linha 5... bom, deixa pra lá...

Heilig
January 13th, 2006, 01:16 PM
De qualquer forma, não dá pra comparar, a Av. Paulista, por onde a linha 2 passa em subterrâneo é a avenida mais importante da América Latina e a linha 5... bom, deixa pra lá...

Nao da pra comparar pelo fato de ser uma construçao mal planejada. Se o mesmo $$$ estivesse aplicado num trecho como Santa Cruz - Moema ele seria muito mais util. E teria uma demanda muito maior.

mopc
January 13th, 2006, 02:01 PM
Mas foi eleitoreiro, para levar metrô até a periferia....

som942
January 13th, 2006, 09:32 PM
A Avenida Paulista é a mais importante da América Latina? Essa eu não sabia....

Osasco Station
January 14th, 2006, 04:14 AM
A Avenida Paulista é a mais importante da América Latina? Essa eu não sabia....
Até onde eu saiba, sim. E tem esse título sob vários aspectos.

som942
January 15th, 2006, 02:27 AM
Tanto é que fora do Brasil ninguém conhece. É uma coisa meio subjetiva, eu já vi uma meia duzia de avenidas mais importantes da américa latina. Mas mesmo assim, mesmo que não seja possível comparar as duas regiões, é possívem comparar as duas linhas, já que alguém escolheu onde construi-las

Osasco Station
January 15th, 2006, 02:57 AM
Tanto é que fora do Brasil ninguém conhece. É uma coisa meio subjetiva, eu já vi uma meia duzia de avenidas mais importantes da américa latina. Mas mesmo assim, mesmo que não seja possível comparar as duas regiões, é possívem comparar as duas linhas, já que alguém escolheu onde construi-las
Quais? É possível comparar sim, Capão Redondo é periferia, Av. Paulista é um importante centro de serviços, turismo, empresas, etc, etc.

som942
January 15th, 2006, 07:37 PM
9 de julio, Alameda Bernardo O'Higins, Libertador, etc, as que eu ja ouvi se auto-proclamarem alguma vez. A Paulista ta em decadencia, mesmo em São Paulo daqui alguns anos, talvez seja passada em importância pela Faria Lima/Berrini. Quem disse que não da pra comparar as duas não fui eu, eu só concordo ;)

pdm
January 15th, 2006, 08:04 PM
Quais? É possível comparar sim, Capão Redondo é periferia, Av. Paulista é um importante centro de serviços, turismo, empresas, etc, etc.
O mais certo é que o metrô ligue esses dois tipos de regiões, e conecte-se ao máximo a outras linhas, trem, terminais de ônibus, etc.

Dúvidas:
E se tivessem construído apenas o trecho Santo Amaro - Moema?
E se a linha 2 fosse V. Madalena - Brigadeiro?
E se tivessem construído primeiro C. Klabin - Santo Amaro, será que terminariam a linha ou o Capão ficaria esquecido?
Será que a linha 5 ainda pode ficar maior, como na proposta do PITU de levá-la a Guarulhos? Alguém tem outra proposta?

cesar_
January 15th, 2006, 10:25 PM
Concordo que o trecho S. Amaro - Capão Redondo por si só não oferece grande utilidade, mesmo para os moradores da Região do Capão, principalmente pelo fato de estar desconexo do restante da rede metroviária.

Mas me recordo de ter lido que a conclusão da linha 5 até Santa Cruz iria sobrecarregar ainda mais o trecho Paraíso-Sé da linha 1. Portanto, seria necessário primeiro concluir a linha 4, para desafogar esse trecho da linha 1 para depois estender a linha 5 até Santa Cruz.

Além disso, a estação Santa Cruz não suportaria a baldeação de todos os passageiros advindos da linha 5, sendo também necessária a extensão da linha 2 até pelo menos Chácara Klabin para distribuir as baldeações dos passageiros que vão para as linhas 1 e 2.

Mas de qualquer forma é uma lástima que regiões como Moema, Brooklin e o parque do Ibirapuera não estejam atendidos pelo metrô ainda.

Mas se formos refletir dessa maneira, poderíamos questionar por que o primeiro trecho do metrô foi Jabaquara-Vila Mariana (1974). Imagino que na época, esse trecho também era um grande elefante branco, ainda mais levando-se em conta que o Terminal Rodoviário do Jabaquara só seria inaugurado em 1977.

Na minha opinião, a linha 4 já devia ter sido construído há muito tempo, talvez devesse até ter sido a primeira, na medida em que acredito que esta linha atravessa regiões com uma concentração muito maior de oferta de empregos, opções de lazer e densidade populacional que o corredor Vergueiro-Domingos de Moraes-Jabaquara.

som942
January 16th, 2006, 01:08 AM
Alias, o primeiro projeto do metro,se eu nao me engano data da década de 30. Buenos Aires ja tinha o seu metro em 1913, e o nosso só foi inaugurado na decada de 70. É dificil, mas existe uma forca maior que quer que nos acostumemos com esses atrasos enormes :|

pdm
January 18th, 2006, 01:00 AM
A São Paulo Tramway Light and Power Co. Ltd. já havia proposto um sistema metroviário em 1926, que foi recusado pela Prefeitura.

som942
January 18th, 2006, 04:56 AM
Então estava enganado, hehehe. Vc sabe onde poderia encontrar informações sobre esse projeto?

pdm
January 18th, 2006, 05:53 AM
Já pesquisei o assunto e não encontrei nada...
Tudo o que sei sobre os velhos projetos para um metrô em SP são a proposta de 1956 de Prestes Maia, com 4 linhas (Santana - Santo Amaro, Lapa - Penha, Av. do Estado - Es. de Itapecerica, e uma linha circular) e o "Centimetrô" de Adhemar de Barros, com 500 metros, ligando a Praça João Mendes à Praça da República, que foi revisto e diminuído pra 140 metros, apelidado de "Milimetrô".

Osasco Station
January 18th, 2006, 11:01 PM
9 de julio, Alameda Bernardo O'Higins, Libertador, etc, as que eu ja ouvi se auto-proclamarem alguma vez. A Paulista ta em decadencia, mesmo em São Paulo daqui alguns anos, talvez seja passada em importância pela Faria Lima/Berrini. Quem disse que não da pra comparar as duas não fui eu, eu só concordo ;)

Exato, acho q se a Av. Paulista for batida, será pela F. Lima, Berrini ou similares..

Osasco Station
January 18th, 2006, 11:19 PM
O mais certo é que o metrô ligue esses dois tipos de regiões, e conecte-se ao máximo a outras linhas, trem, terminais de ônibus, etc.

Dúvidas:
E se tivessem construído apenas o trecho Santo Amaro - Moema?
E se a linha 2 fosse V. Madalena - Brigadeiro?
E se tivessem construído primeiro C. Klabin - Santo Amaro, será que terminariam a linha ou o Capão ficaria esquecido?
Será que a linha 5 ainda pode ficar maior, como na proposta do PITU de levá-la a Guarulhos? Alguém tem outra proposta?

Resposta para as 2 primeiras: acho q daria na mesma, talvez tivesse mais demanda pq o trecho tem mais serviços, ofertas de emprego, etc.
Não acho q o Capao ficaria esquecido, seria atendido mais tarde..
Eu acho q a linha deve chegar até Guarulhos, atendendo parte da região/demanda, mas não sei se a linha ficaria muito extensa...
Fui publicada uma proposta diferente, aquela figura "Rede Alternativa", que a linha seguiria quase paralela a linha 3, também seria interessante..

som942
January 19th, 2006, 01:00 AM
Exato, acho q se a Av. Paulista for batida, será pela F. Lima, Berrini ou similares..
É, existem várias similares, hehehehe... cada cidade tem a sua avenida... não tenho fontes para provar como gostaria, só acho isso uma coisa muito subjetiva. Falar que a avenida Paulista é a mais importante da América Latina parece com aqueles mexicanos falando que acapulco é a praia mais famosa, so um comentario

RRC
January 19th, 2006, 01:00 AM

Pois eu duvido muito disso. A Paulista não está em decadencia, continua sendo a avenida mais importante da cidade, e isso se vê pelos novos prédios contruidos recentemente e em construção da própria avenida e região. O seu único problema são as calçadas, que estão péssimas mesmo, mas até aí a da Faria Lima é super estreita e tb esburacada, fora a fiação aérea, já a Berrini é muito longe do centro pra um dia se tornar a principal avenida da cidade, sem dizer que é morta a noite.

pdm
January 19th, 2006, 01:35 AM
Fui publicada uma proposta diferente, aquela figura "Rede Alternativa", que a linha seguiria quase paralela a linha 3, também seria interessante..Sério? Eu não vi isso naquela rede alternativa... Eu tenho uma proposta de levar a linha 5 também paralela à 3. Em certo momento ela se curva para baixo, passa pelo terminal Carrão e termina no Shopping Aricanduva. Integrações: Linha 9 em Lins de Vasconcelos, D em Mooca, 8 em Paes de Barros, 4 em Água Rasa, 2 em Tuiuti e 9 em João XXIII (term. Carrão). Também proponho a extensão da 4 até depois de São Mateus e da 9 até A.E. Carvalho. Que acham? Precisa que eu publique um mapa?

Isso me lembra... Osasco Station, vê se o mapa que eu fiz pra você está certo, e então publica aí...

BrunoFoca
January 19th, 2006, 01:00 PM
Pois eu duvido muito disso. A Paulista não está em decadencia, continua sendo a avenida mais importante da cidade, e isso se vê pelos novos prédios contruidos recentemente e em construção da própria avenida e região. O seu único problema são as calçadas, que estão péssimas mesmo, mas até aí a da Faria Lima é super estreita e tb esburacada, fora a fiação aérea, já a Berrini é muito longe do centro pra um dia se tornar a principal avenida da cidade, sem dizer que é morta a noite.
Concordando com o RRC.
Por ano as empresas da Paulista movimentam bilhões de dólares, tem a maior concentração de bancos e serviços da AL, é também um dos m² mais caros da região.
E além disso deve passar mais gente lá por mês do que a população de muitos paises da AL.

mopc
January 19th, 2006, 01:10 PM
Na verdade, vai mudar bem antes, quando a linha 4 for inaugurada. Se formos esperar a linha 5 pra resolver esse problema, a linha 5 vai continuar dando prejuizos por anos e anos ( e quiça decadas e decadas )

Já estão até aumentando a freqüência da linha 7 que vai ligar a linha 5 à futura linha 4.

mopc
January 19th, 2006, 03:26 PM
Já tá pensando em linha 9, linha 8, otimista, hein?

pdm
January 19th, 2006, 09:30 PM
Eu não disse que vai se concretizar, é apenas a minha idéia.

Você também tem um mapinha mostrando a linha 9 indo até Cidade Tiradentes, ramal pra Lajeado (acho), do outro lado indo pra Brasilândia, outro ramal...

Sonho por sonho, o meu pode se concretizar em apenas 200 anos...

Heilig
January 19th, 2006, 11:27 PM
espero que a medicina evolua muito mais, exponencialmente, dai vou ver essa rede :D

pdm
January 20th, 2006, 12:18 AM
Mesmo que vivamos até lá, vamos continuar vendo promessas de novas linhas pra certa data e sendo concluídas muitos anos depois da previsão, e com metade das estações...

som942
January 20th, 2006, 01:19 AM
Calma gente, o Brasil é o país do futuro... um dia esse futuro chega, e então teremos metrô pra todos os lados :)

Osasco Station
January 22nd, 2006, 03:32 AM

^^ concordo.

Osasco Station
January 22nd, 2006, 03:35 AM
Sério? Eu não vi isso naquela rede alternativa... Eu tenho uma proposta de levar a linha 5 também paralela à 3. Em certo momento ela se curva para baixo, passa pelo terminal Carrão e termina no Shopping Aricanduva. Integrações: Linha 9 em Lins de Vasconcelos, D em Mooca, 8 em Paes de Barros, 4 em Água Rasa, 2 em Tuiuti e 9 em João XXIII (term. Carrão). Também proponho a extensão da 4 até depois de São Mateus e da 9 até A.E. Carvalho. Que acham? Precisa que eu publique um mapa?

Isso me lembra... Osasco Station, vê se o mapa que eu fiz pra você está certo, e então publica aí...

Dê uma olhada que tem sim, em vez de ir pra Guarulhos, a 5 vai paralela à 3.
Publica o mapa da sua proposta sim ;)

Vou publicar, olha só.. aliás, obrigado, ficou muito bom..

http://caterina.trix.net/imagens/proposta-osascostation.png
http://caterina.trix.net/imagens/proposta-osascostation2.png

Osasco Station
January 22nd, 2006, 03:39 AM
Eu não disse que vai se concretizar, é apenas a minha idéia.

Você também tem um mapinha mostrando a linha 9 indo até Cidade Tiradentes, ramal pra Lajeado (acho), do outro lado indo pra Brasilândia, outro ramal...

Sonho por sonho, o meu pode se concretizar em apenas 200 anos...

Heheeh, publica...

som942
January 23rd, 2006, 03:33 AM
Mesmo sendo símbolo da cidade hoje, sabemos que há muito tempo o centro de SP vem migrando para o sudoeste. No começo do século, a parte mais importante era o centro mesmo, a rua boa vista era a rua dos bancos e as concentrações empresariais mais importantes ficavam naquela região. Hoje, tudo isso está na Paulista, mas mudando para mais sudoeste ainda. Por falta de espaço mesmo e outros motivos isso acontece. Nos últimos anos, qual dessas regiões citadas anteriormente cresceram e se valorizaram mais? Mesmo que a Paulista ainda cresca, cresce menos do que antes. E um dia vai acabar ficando que nem o centro... faz parte do processo.

BrunoFoca
January 23rd, 2006, 12:15 PM
Não porque as empresas que estão indo para a Berrini ou Faria Lima não tem o mesmo perfil das empresas que estão na Paulista, que tem sedes ou centro administrativos de grandes bancos e de grandes conglomerados.