View Full Version : Trio de arquitectos desenha uma "nova" Circunvalação
Phobos January 21st, 2006, 01:40 AM Junta Metropolitana encomenda estudos para transformar estrada em grande avenida.Quatro municípios apostados na requalificação de uma das vias mais perigosas da região.
Três arquitectos serão incumbidos de apresentar, "num curto espaço de tempo", ideias que transformem a actual Estrada da Circunvalação numa "via de características urbanas, totalmente integrada nos concelhos onde está inserida". Traduzindo procura-se uma solução que liberte a antiga Estada Nacional 12 da sina da insegurança que a torna numa das artérias mais perigosas do Grande Porto. A José Bernardo Távora, Pedro Guimarães e José António Barbosa caberá, após convite, desenhar uma "nova" Circunvalação, sendo certo que só um ganhará como autor de projecto de uma grande avenida.
A iniciativa, a primeira na área do urbanismo "idealizada e articulada" pela Junta Metropolitana liderada por Rui Rio, foi, ontem, assumida durante uma reunião, à porta fechada, entre os quatro autarcas dos concelhos onde a Circunvalação se insere Porto, Matosinhos, Gondomar e Maia. A aposta na requalificação da artéria, que está sob a tutela das Estradas de Portugal, leva o quarteto de municípios a pagar os custos das três ideias a encomendar.
Obra de consenso
"Estamos a falar de uma estrada que liga o mar ao Douro, com grande afluência automóvel e onde a segurança dos peões é constantemente posta em causa. É urgente que se avance para a requalificação da Circunvalação, onde passeios, passadeiras e limite de velocidade sejam uma realidade", disse, ao JN, Bragança Fernandes, presidente da edilidade da Maia.
"É importante que se procurem ideias para que a Circunvalação se torne, de facto, numa grande avenida, sem insegurança, com qualidade. É isso que está a fazer-se. Depois, há que tratar da questão do financiamento, sabendo-se que cada câmara pagará pela área que a estrada ocupa no seu município", salientou, por seu turno, Valentim Loureiro, presidente da autarquia de Gondomar.
"O processo, agora iniciado, tem todo o meu entusiasmo e empenhamento. Estamos a falar de uma cicatriz que poderá vir a tornar-se numa das maiores avenidas da Europa. E é algo inédito porque, não sendo metropolitano, é um projectosupramunicipal e será acompanhado pela Junta. Depois, porque servirá para testar a capacidade dos autarcas no relacionamento com outras entidades, no caso as Estradas de Portugal", afirmou Guilherme Pinto, presidente da Câmara de Matosinhos.
Nota informativa
Entre os quatro municípios que a Estrada da Circunvalação serve é ao Porto que cabem mais quilómetros e, consequentemente, a maior fatia a pagar nas obras de requalificação, seguindo-se o acordado.
Ontem, Rui Rio não estava, segundo o Gabinete de Comunicação da Câmara portuense, disponível para falar do projecto avançado pela Junta, limitando a informação a uma nota de imprensa assinada em seu nome enquanto presidente do órgão metropolitano.
Na nota dá-se conta da reunião (que se seguiu a outra realizada em Dezembro) e do convite a três arquitectos para apresentarem ideias - sem se referir nomes - , realçando-se o facto de se tratar "do primeiro projecto da área do urbanismo idealizado e articulado a partir da Junta Metropolitana".
Dos arquitectos escolhidos para darem, individualmente, sugestões, refira-se que José Bernardo Távora trabalhou, em conjunto com o pai, o arquitecto Fernando Távora, já falecido, na recuperação do Palácio do Freixo. Pedro Guimarães é o autor do projecto do novo estádio do Salgueiros, em Arca D'Água, no Porto, e assina também o futuro hipódromo que o Sport Club do Porto quer construir.
Recuperação do rio Leça é um dos projectos a seguir
"A Estrada da Circunvalação pode ser o processo-piloto de outras iniciativas supramunicipais, a serem
lançadas pela Junta Metropolitana do Porto . E elas serão importantes para credibilizar a função dos autarcas que mostram capacidade de reunir esforços para resolver problemas dos seus munícipes". As declarações de Guilherme Pinto, presidente da Câmara de Matosinhos, pretendem realçar o "entusiasmo" que diz sentir como "autarca e como membro da Junta Metropolitana do Porto", mas não vão além disso.
O JN soube, no entanto, que a recuperação ambiental do rio Leça, um curso que atravessa os concelhos da Maia, Matosinhos, Valongo, Santo Tirso e Trofa (estes dois recém-empossados na Grande Área Metropolitana ) é um dos projectos que estará, em breve, em cima da mesa.
Neste caso, porém, haverá uma estreia o assunto será tratado na Comissão do Ambiente, formada pelos vereadores responsáveis pela área em causa.
A formação de comissões específicas, com autarcas que representam as 14 edilidades que fazem parte da Grande Área, foi uma ideia que o presidente da Junta Metropolitana do Porto, Rui Rio, defendeu na sua tomada de posse no cargo e estende-se a outros campos, numa forma de agilizar soluções.
fonte:JN (http://jn.sapo.pt/2006/01/20/grande_porto/trio_arquitectos_desenha_nova_circun.html)
Arpels January 21st, 2006, 01:58 AM boa o rio limpinho melhora o ambiente em redor :yes:
Barragon January 21st, 2006, 03:31 AM Ainda bem que vão mexer na circunvalação.... tadinha.... está tão estragada!
JohnnyMass January 21st, 2006, 05:03 AM não está assim tão má...a ideia é boa, mas já estou a temer pelos plátanos centenários, sabendo como são as coisas em pt, vão de certeza ser cortados pela raiz...plantam-se novos depois e só temos de esperar mais 100 anos...:bash:
Filipe_Golias January 21st, 2006, 05:07 AM Em que zonas estão esses plátanos? Nunca me apercebi... porque tb não tinha interesse *shame*
Aguardo pelo projecto vencedor. E tb acho muito interessante as comissões da GAMP que reunem todos os autarcas de um determinado plano municipal (urbanismo, ambiente, etc), faz a GAMP parecer um 'mini-governo'.
JohnnyMass January 21st, 2006, 05:11 AM não posso acreditar que nunca reparaste nos plátanos no separador central e que se estendem por KILOMETROS da circunvalação....para ambos os lados da rotunda do norte shopping...estão bem à vista.
Filipe_Golias January 21st, 2006, 05:22 AM Epá... eu sei onde existem árvores... agora não andava a reparar que espécie era e se eram todas da mesma ou variavam, só isso. Botânica nunca foi um interesse meu :|
JohnnyMass January 21st, 2006, 05:27 AM só há plátanos lá...
Filipe_Golias January 21st, 2006, 05:30 AM E é impressão minha, ou a densidade de plátanos é maior no troço entre a foz e a rotunda AEP? A ideia que tenho é que há mais arborização aí... posso estar iludido com vegetação em terrenos junto à estrada, até porque a urbanização é menor aí...
Phobos January 21st, 2006, 05:09 PM não está assim tão má...a ideia é boa, mas já estou a temer pelos plátanos centenários, sabendo como são as coisas em pt, vão de certeza ser cortados pela raiz...plantam-se novos depois e só temos de esperar mais 100 anos...:bash:
Nem digas uma coisa dessas.Eu lembro-me que quando fizeram o viaduto da Areosa arrebentaram com um ró deles que davam um ar muito bom áquela região.
Daniel_Portugal January 21st, 2006, 06:03 PM para k iriam tirar os platanos e plantalos de novo? :| k ideia...
se os tiraram concerteza eh pra porem outra coisa.. e nao me parece k tirem.. a ciruncunvalaçao tem mais de 15 kilometros.. e ao longo de todo o percurso tem zonas com platanos... seria demoradissimo e carissimo de fazer para algo tao desnecessario..
JohnnyMass January 21st, 2006, 06:14 PM :lol:...é como os aliados, desnecessario...e no entanto...
Daniel_Portugal January 21st, 2006, 07:13 PM bem ou mal... nos aliados vao mudar algo.. as obras eh para mudar algo.. no caso de retirarem todos os platanos.. e plantarem platanos de novo nao faria kualker logica... mas.. este mundo eh de malucos.. mais vale nao meter as maos no fogo por nada.. k depois temos surpresas.. mas sinceramente.. creio k nao vao fazer isso.. e espero msm k nao façam..
Reflex January 22nd, 2006, 12:02 AM Quando vi o titulo a minha unica questao foi "Siza, Souto Moura...e quem é o outro?" mas pelos vistos enganei-me...:lol:
JohnnyMass January 22nd, 2006, 12:47 AM por acaso ontem ontem e hoje estive nos aliados e estive a reparar nos lindos retalhos de relva em volta das arvores no meio do granito...tal como antevi aqui ha uns meses estão todos calcados e com um aspecto descuidado...
Barragon January 22nd, 2006, 01:02 AM Isto é... estão lindos!
Daniel_Portugal January 22nd, 2006, 01:03 AM jonny.. tens ke esperar (tal como eu e todos nos) pelo fim das obras... akilo no fim vai ficar giro acredita.. pahh nao sei se iras gostar tanto como gostavas da cena como tava.. mas feio akilo nao vai ficar.. vai ficar muito bonito, diferente, mas muito bonito.
Filipe_Golias January 22nd, 2006, 03:12 AM A beleza é um juízo subjectivo, Daniel, parte de cada um... já devias saber isso ;)
Eu tb já vi alguns já estarem pelados e tudo :sleepy:
Daniel_Portugal January 22nd, 2006, 03:34 AM a beleza parte de cada um ate certo ponto..
ha coisas unanimamente bonitas.. e coisas unanimamente feias.. se nao for a 100%.. é a 90% ou assim..
Filipe_Golias January 22nd, 2006, 03:44 AM Pronto... a ver se no fim das obras estamos nos 90% ou nos 10% ;)
Daniel_Portugal January 22nd, 2006, 04:17 AM espero k seja nos 90... porke akilo vai ficar com nivel
JohnnyMass January 22nd, 2006, 04:41 AM 0%...
Filipe_Golias January 22nd, 2006, 05:44 AM espero k seja nos 90... porke akilo vai ficar com nivel
Não creio muito, mas....
JohnnyMass January 22nd, 2006, 06:48 AM nivel vai ter bastante...muito nivelado mesmo!:lol:
Barragon January 22nd, 2006, 01:58 PM 0%...
:lol: isso é já muito pessimismo.....
Phobos January 22nd, 2006, 08:36 PM Circunvalação Avenida sem fronteiras
Arquitectos pedem definição de estratégia antes do projecto
Odiagnóstico à estrada da Circunvalação que, hoje, divide mais do que une quatro concelhos - Gondomar, Maia, Matosinhos e Porto -, é negativo sobram acidentes numa via com muitas construções e inimiga do peão. No momento em que os quatro municípios, no âmbito da Junta Metropolitana do Porto (JMP), pedem ideias para a futura Circunvalação, a maioria dos arquitectos, ouvidos pelo JN, está de acordo quanto à necessidade da intervenção, que, antes de qualquer obra ou estudo, deverá ter subjacente uma estratégia para toda a estrada.
Nuno Portas recorda que a transformação da Circunvalação num "boulevard" é uma ideia antiga, que tem sido protelada face às dificuldades de consenso entre os municípios e, também, com o Estado que tutela a estrada. Por isso, saúda a "decisão política da JMP em dar prioridade à reforma de um canal que pode ser estratégico para a beneficiação urbanística e paisagística do Norte da aglomeração". Contudo, tem dúvidas em relação ao método escolhido.
Os quatro autarcas decidiram convidar, na quinta-feira passada, três arquitectos - Pedro Guimarães, José Bernardo Távora e José António Barbosa - para estudarem a Circunvalação e apresentarem ideias num curto espaço de tempo. Para Nuno Portas, este anúncio de encomenda de projectos é "apressado", considerando que, antes de qualquer estudo, é indispensável "um bom programa e um esquema de gestão financeira viável". Um trabalho que terá de integrar várias disciplinas para poupar dificuldades e para ultrapassar a "simples cosmética" da via.
Já Vasco Morais Soares entende que a "grande falha do Plano Director Municipal" foi não ter dado uma "atenção especial" à Circunvalação. O arquitecto não tem dúvidas que a solução passa pela boulevardização da via com a colocação de um meio de transporte fixo ao centro, como o eléctrico ou o metro, que a defina como "verdadeiro anel de coesão". Pedro Guimarães - um dos arquitectos que os quatro autarcas decidiram convidar - entende que já não faz sentido chamar estrada à Circunvalação, uma vez que é uma zona densamente urbanizada e com grande potencial urbano. Mas uma intervenção necessitaria sempre do acordo das Estradas de Portugal.
Para Alcino Soutinho, a transformação da estrada num "boulevard" é um desejo difícil de concretizar. "A Circunvalação é um rio seco que faz a separação do limite administrativo da cidade e tem um traçado que não é coerente com a circulação a velocidades elevados como acontece actualmente", realça o arquitecto, assinalando a necessidade de rectificar o traçado com o estreitamento das faixas para obrigar à moderação da velocidade e tornar a via mais "amiga do peão". De qualquer forma, acredita que há mais do que uma Circunvalação. "As transformações deverão ser sectoriais", defende ainda.
Também Manuel Fernandes de Sá concorda com a existência de "várias circunvalações". Embora nunca tenha feito um estudo aprofundado, assinala o potencial urbano do troço entre a Praça de Cidade de S. Salvador e a rotunda dos Produtos Estrela. Outra área "interesssante" é a envolvente do Hospital de S. João, com forte presença de equipamentos, sem esquecer ainda a "individualidade" da Areosa. Num "trabalho com muito potencial", é "fundamental ter uma estratégia geral" que poderá contemplar a colocação de um eléctrico a cruzar a estrada.
Barreira para cobrar impostos
A estrada da Circunvalação nasceu no final do século XIX na fronteira do Porto como barreira fiscal para salvaguarda do pagamento dos impostos municipais sobre alguns produtos de consumo para a população. No entanto, a ideia de construção de uma "circunvalação da cidade para melhor e mais fácil arrecadação dos direitos dos consumos" data de 1847. É expressa num decreto da "junta provisória do Governo Supremo do Reino". Reza a história, imortalizada nas páginas do livro "As Barreiras da Cidade do Porto", de autoria do capitão Paulo Emílio de Figueiredo Garcia, que o Governo e a Câmara do Porto celebraram, a 20 de Dezembro de 1888, um "contrato provisório" para a construção da estrada da Circunvalação - o contrato foi rectificado em Fevereiro de 1889. Assim, a autarquia contraiu um empréstimo de 400 contos para executar a nova via, ficando com o direito de cobrar impostos municipais naquela estrada que se prolongava de Campanhã até à frente marítima, a norte do Castelo do Queijo. A obra só ficou concluída no final de 1897. A nova estrada ladeava um "largo fosso ou vala, com extensão de 16.345 metros, cavado em volta da cidade, com o objectivo de dificultar o contrabando das mercadorias sujeitas a imposto", como pode ler-se no livro "As Barreiras da Cidade do Porto". Com o passar dos anos, a tributação de impostos cessou, o fosso desapareceu e a estrada foi sofrendo alterações. Apesar de fortemente ocupada por habitações, fábricas e outros equipamentos, não perdeu ainda uma vocação de fronteira do Porto, em relação aos concelhos vizinhos.
fonte:JN (http://jn.sapo.pt/2006/01/22/grande_porto/circunvalacao_avenida_fronteiras.html)
Daniel_Portugal January 22nd, 2006, 08:39 PM se a noticia nao fosse tao grande.... :|
Phobos January 22nd, 2006, 08:41 PM poor guy...
Daniel_Portugal January 22nd, 2006, 08:44 PM :P eu li por alto.. ja agora.. nao tas no msn? :lol:
JohnnyMass January 22nd, 2006, 09:36 PM eu realmente só não acerto nos numeros do euromilhoes...é tudo tão previsível em portugal....
"Já Vasco Morais Soares entende que a "grande falha do Plano Director Municipal" foi não ter dado uma "atenção especial" à Circunvalação. O arquitecto não tem dúvidas que a solução passa pela boulevardização da via com a colocação de um meio de transporte fixo ao centro, como o eléctrico ou o metro, que a defina como "verdadeiro anel de coesão". Pedro Guimarães - um dos arquitectos que os quatro autarcas decidiram convidar - entende que já não faz sentido chamar estrada à Circunvalação, uma vez que é uma zona densamente urbanizada e com grande potencial urbano. Mas uma intervenção necessitaria sempre do acordo das Estradas de Portugal."
podemos começar a dizer adeus aos plátanos...provavelmente vai chegar um iluminado a dizer que as árvores estão todas doentes e por isso têm de ser abatidas...
Barragon January 22nd, 2006, 09:47 PM Tas a ficar mesmo um verdadeiro Ribeiro Telles...:D
JohnnyMass January 22nd, 2006, 09:49 PM não estou a ficar nenhum ribeiro teles, apenas fico irritadissimo com a falta de cultura dos arquitectos portugueses e população em geral. a falta de respeito pelo coberto vegetal em portugal é de bradar aos céus.
Filipe_Golias January 22nd, 2006, 09:51 PM Só se preocupam quando é o fogo a destruir, porque aí é um agente não-humano...
Daniel_Portugal January 22nd, 2006, 09:59 PM olha k se passar o metro no meio nem vai ficar mal :)
o porto ja tem tantos espaços verdes e ainda mais vêm a caminho... keremos eh mais cobertura de metro :yes:
JohnnyMass January 22nd, 2006, 10:08 PM :crazy: sem comentários.
Daniel_Portugal January 22nd, 2006, 10:11 PM sem comentarios pk? ha imensos jardins aki... parkes.. zonas com arvores... etc..
o que eles devem fazer eh por o metro no meio.. e por as arvores nos passeios.. nao axas k ficava giro?
Phobos January 22nd, 2006, 10:14 PM olha k se passar o metro no meio nem vai ficar mal :)
o porto ja tem tantos espaços verdes e ainda mais vêm a caminho... keremos eh mais cobertura de metro :yes:
É claro que é preciso uma maior cobertura do metro,mas eu não acho que ele precise de andar no meio da avenida.Existem lugares que precisam muito mais do metro do que a circunvalação.
Filipe_Golias January 22nd, 2006, 11:15 PM sem comentarios pk? ha imensos jardins aki... parkes.. zonas com arvores... etc..
o que eles devem fazer eh por o metro no meio.. e por as arvores nos passeios.. nao axas k ficava giro?
Zonas verdes nunca são demais num aglomerado urbano...
Tb não vejo necessidade alguma de estarem a retirar as árvores (grandes!) do centro e a colocarem-nas em passeios que praticamente nem existem na circunvalação (era preciso primeiro projectá-los), só para haver espaço para metro. Não digo que o metro na circunvalação não fosse útil, mas penso que há outras alternativas que impliquem - as always - interferência na vegetação existente...
JohnnyMass January 23rd, 2006, 01:52 AM acho que não preciso de voltar a referir alcobaça para exemplicar a primeira coisa que um arquitecto pensa face a um projecto novo..."deixa ver, deixa ver...ah, já sei, começo por retirar todas as árvores..."
Daniel_Portugal January 23rd, 2006, 02:18 AM jonny "retirar todas as arvores" eh caracteristicas que nao fazem parte dos projectos do porto, senão vejamos: a quantidade de jardins ao longo de toda a cidade, um deles o maior parque urbano do pais.. imensas ruas com arvores nas laterais, imensos cantos e recantos com canteiros cobertos de arbustos, etc... como se nao bastasse, ainda pensam fazer mais parques.. projectos recentes como os aliados incluem na sua obra, a colocaçao de arvores.. digamos que se fizermos uma lista dos pequenos/medios/grandes jardins que existem na cidade poderemos contar com uma lista enorme.. portanto a falta de espaços verdes é um dos problemas que a cidade nao tem.
falando da circunvalaçao.. nao devem deixa-la, aquando do termino na obra, exenta de arvores, concerteza.
JohnnyMass January 23rd, 2006, 02:26 AM ainda não percebeste bem o que é q se está a criticar aqui :sly:, não é a FALTA de árvores mas sim a facilidade com que se cortam dezenas de árvores de grande porte que levaram dezenas de anos a atingir tamanhas proporções sem problema nenhum. não basta cortar 10 e plantar 20.
Reflex January 23rd, 2006, 02:32 AM ...e agora ao fim de mais de 40 posts, a grande pergunta...
...onde é a circunvalação??:D (so mesmo para me situar)
JohnnyMass January 23rd, 2006, 02:39 AM como o proprio nome indica a circunvalação, circunvala a cidade do porto.:D
Reflex January 23rd, 2006, 02:44 AM Sim, mas começa, passa e acaba onde?;)
JohnnyMass January 23rd, 2006, 02:56 AM é o limite do concelho!;) começa junto ao mar e acaba perto do palácio do freixo e vice-versa.
Reflex January 23rd, 2006, 03:00 AM Ah...é portanto aquilo que eu vulgarmente chamo de "marginal"...(?);)
JohnnyMass January 23rd, 2006, 03:01 AM não!:D isso é junto ao rio...
Reflex January 23rd, 2006, 03:02 AM Ok, entao é no limite oposto...;)
JohnnyMass January 23rd, 2006, 03:08 AM claro!:D
TeKnO_Lx January 23rd, 2006, 03:50 AM a circunvalação é uma especie de VCI com cruzamentos e sinais?
Filipe_Golias January 23rd, 2006, 04:01 AM Ya, Tekno.
Se vos apetecer podem segui-la começando pela rotunda na frente marítima e terminando junto à ponte do freixo:
http://maps.google.com/maps?f=q&hl=en&q=lisbon&btnG=Search&ll=41.172613,-8.688104&spn=0.007381,0.021629&t=k
JohnnyMass January 23rd, 2006, 04:17 AM e oferece neste momento algumas das mais belas perpectivas da cidade.
Arpels January 23rd, 2006, 12:00 PM Ah...é portanto aquilo que eu vulgarmente chamo de "marginal"...(?);)
marginal é um indeviduo k revela comportamentos á margem da lei :bash:
Daniel_Portugal January 23rd, 2006, 06:06 PM quem anda na circunvalaçao... do lado direito ve o porto.. e do lado eskerdo.. primeiro ve matosinhos.. depois maia.. e depois gondomar.. so que isto eh so pra kem for muito experiente.. porke kem nao for.. axa k eh tudo a mesma coisa :lol: HAHHAHAA
a circunvalaçao eh teknikamente a maior avenida do porto com mais de 15km.. so se considera mais a avenida da boavista por tres razoes, liga o mar ao coraçao da cidade, é em linha recta e é muito mais cosmopolita..
tem um pequeno senao esta avenida.. o limite de velocidade é 50kmph.. devia ser mais um pouco.
|
|