View Full Version : Metrô ou trem entre Alphaville e São Paulo

Alexpira
January 24th, 2006, 01:27 AM
Queria aqui algumas idéias e sugestões para uma ligação ferroviária entre a cidade de São Paulo e a região de Alphaville / Tamboré, que hoje é um dos principais polos econômicos do Oeste da RMSP e sofre com a dependência total de ligação viária entre SP e a região

Tenho duas sugestões, uma ideal e outra possivel de se realizar

1-LIGAÇÃO DE METRÔ ENTRE ALPHAVILLE E PIQUERI / FREGUESIA DO Ó

Linha subterrânea de metrô iniciando-se em Piqueri ou na futura estação Freguesia do Ó (ligação com a Linha entre a USP - Santana), com estações em Pirituba, Remédios, Rochedale, Helena Maria, Polo Petroquímico, Tamboré e estação terminal Alphaville, localizada próxima ao centro comercial.
É ideal pois criaria todo um novo eixo de trânsito em uma região poucamente servida por transportes de massa, permitiria ligação entre a Zona Norte, Zona Oeste, Osasco e Alphaville e não impactaria o fluxo na linha da CPTM entre Pres. Altino - Itapevi.
Depende, porém, de grandes investimentos e obras. Piqueri deveria ser ligada a uma futura extensão da linha 2, o trecho é extremamente acidentado e dificil.

2-VLT ou TREM DE SUPERFICIE CARAPICUIBA - ALPHAVILLE

Uma pequena linha, nos moldes do antigo trem da Cantareira. A linha parte da Estação Carapicuiba, atravessa o Rio Tietê, passa por debaixo da Castello Branco, uma estação proxima ao Shopping Tamboré e um ramal até Alphaville
Vantagens: menor custo
Desvantagens: maior impacto urbano e ambiental, impacto no fluxo da Linha da CPTM, dificuldades de acesso ao Centro de SP.

MANDEM SUAS SUGESTÕES!!

Osasco Station
January 24th, 2006, 04:40 AM
^^ Também sou a favor que Alphaville tenha metrô, realmente é um polo de serviços que não tem estrutura de transporte a contento.
Sua idéia é interessante, mas na minha opinião, nem Freguesia e muito menos Piqueri são centros de fluxos no cenário atual e isso dificulta e aumenta o tempo de viagem das pessoas. Dessa forma, ainda acho melhor a linha I. Leopoldina-Alphaville, já que Leopoldina atenderá a 2 linhas, sendo uma delas a verde, que terá muitas integrações. Além disso, quem vier de Alphaville chegará rapidamente a Paulista ou ao Centro. Gostei das estações propostas, mas com a minha mudança, obviamente sai a Estação Pirituba.

Na minha opinião, a segunda proposta que é inviável, muito dinheiro investido para pouco retorno, além das dificuldades que vc apresentou.

pdm
January 24th, 2006, 05:03 AM
http://caterina.trix.net/imagens/alphaville.png

pdm
January 24th, 2006, 05:05 AM
^^ Infelizmente eu não tenho um mapa digital da RMSP pra "desenhar" por cima, por isso só aparece o trecho paulistano da proposta.

Dott
January 25th, 2006, 03:22 AM
seria muito interessante mesmo metrô lá, certamente melhoraria muito o trânsito na Castelo !!! mas o que pensar de Guarulhos então que tem um dos maiores pibs do país ? e o aeroporto mais congestionado da AméricadoSUL, imagino um estrangeiro que desce nele, depois de umas 20 horas de vOo e ainda pega de troco mais umas 2 horas parado na marginal .... que bella impressão que tem da cidade logo de cara, com a fragância do Rio Tietê entrando pela janela e junto fumaça de caminhões. tem coisas aqui que não consigo entender como não fizeram ainda, pqp viu!!!

Osasco Station
January 25th, 2006, 03:59 AM
Guarulhos já vai ser atendida e realmente a recepcao que damos em Sampa é deplorável, é por isso que tem gente q nunca + volta pra cá.

OsascoStation2007
January 16th, 2007, 08:31 AM
^sobe

AndreKenji
January 16th, 2007, 01:35 PM
Foi o que me passaram. Não sei até que ponto o pessoal do metrô de fato pensa em usar... ;D

http://farm1.static.flickr.com/130/359357084_7a0d01103b_b.jpg

caco
January 16th, 2007, 02:58 PM
^^ não custa sonhar, né...

BrunoFoca
January 16th, 2007, 03:21 PM
Holly Shit, this thread is returning from the graves.

Menino de Sampa
January 16th, 2007, 05:15 PM

Em português amigo! :D

OsascoStation2007
January 16th, 2007, 10:53 PM
Foi o que me passaram. Não sei até que ponto o pessoal do metrô de fato pensa em usar... ;D

eu q fiz esses complementos no mapa do mopc, mas os planos do metrô já mudaram bastante em relação a esse mapa...

BrunoFoca
January 17th, 2007, 02:38 AM
Em português amigo! :D

Vou fazer igual o legal e dar um xilique pelo direito de escrever em inglês e ate onde eu sei a lei brasileira ainda não alcançou o SSC. :lol:

DMA Brasil
January 17th, 2007, 02:58 AM

Comentários a esse mapa:

Sobre as linhas Arco Sul e Arco Norte, espero que até 2015 elas já estejam funcionando. São linhas fáceis de se fazer, porque podem ser em parte de superfície e elevadas, com alguns trechos subterrâneos (ao menos penso que a Arco Norte, até próximo do cruzamento com a Linha Azul, poderá ser assim), e não só, se o governo cumprir o prazo até 2012 com as linhas 4 e 5, as Arco Sul e Norte poderão ser feitas, por PPP (desde que não seja por empresas Obrigado Amigo Sogro e coisas do tipo, espero que as próximas PPPs sejam com empresas nacionais do porte da Gerdau, totalmente IDÔNEAS), fazendo com que essas linhas em no máximo 3 anos sejam realidade pros paulistanos (por favor, vocês pressionem o estado pra tal, sim? Eu ainda não moro aí, o que vou escrever pras autoridades?)

Sobre a Linha Verde, espero que a sua extensão até o Tatuapé seja também realidade, pois finalmente o Tatuapé, com a estação Anália Franco, seria totalmente bem conectado, ainda mais pela importância e a riqueza desse bairro. Penso que também a sua extensão somente até o Rochdale possa virar realidade, até porque, em minha muy humilde opinião, pra que metrô até Alphaville? Já tem trem em Barueri, se os ricaços de Alphaville querem transporte público, que se virem e façam uma conexão de VLT ou outro trem até o Alphaville.

Outra coisa, que linha louca é essa do Tucuruvi até o Butantã?

Vittariano
January 17th, 2007, 03:21 AM
Estou impressionado com a quantidade de projetos e idéias de ligações ferroviárias em estudo no Brasil. Acredito que ainda haverá um boom num futuro próximo e que muitas dessas obras sairão do papel. Tomara!

Ramos
January 17th, 2007, 03:54 AM
Metrô em Alphaville é besteira(Metrô de SP é da cidade de SP não da região metropolitana,se barueri quiser que se una as outras cidades da região oeste e briguem por uma CPTM melhor),tanto que já existe o projeto do trem de Alphaville.A Prefeitura de Barueri nunca vai aceitar esse projeto porque o prefeito AMA a empresa de ônibus da cidade!Fora que Barueri prefere um estádio de futebol de 45 mil pessoas à um hospital bem equipado. . .

projeto do trem de Alphaville
http://www.revistaferroviaria.com.br/nt2006/seminario/0911/11-GuilhermeQuintella-AD-Trem.pdf

mopc
January 17th, 2007, 06:32 AM
Meu mapa foi longe! Tá popular!

OsascoStation2007
January 17th, 2007, 11:01 PM
Comentários a esse mapa:

Sobre as linhas Arco Sul e Arco Norte, espero que até 2015 elas já estejam funcionando. São linhas fáceis de se fazer, porque podem ser em parte de superfície e elevadas, com alguns trechos subterrâneos (ao menos penso que a Arco Norte, até próximo do cruzamento com a Linha Azul, poderá ser assim), e não só, se o governo cumprir o prazo até 2012 com as linhas 4 e 5, as Arco Sul e Norte poderão ser feitas, por PPP (desde que não seja por empresas Obrigado Amigo Sogro e coisas do tipo, espero que as próximas PPPs sejam com empresas nacionais do porte da Gerdau, totalmente IDÔNEAS), fazendo com que essas linhas em no máximo 3 anos sejam realidade pros paulistanos (por favor, vocês pressionem o estado pra tal, sim? Eu ainda não moro aí, o que vou escrever pras autoridades?)

Sobre a Linha Verde, espero que a sua extensão até o Tatuapé seja também realidade, pois finalmente o Tatuapé, com a estação Anália Franco, seria totalmente bem conectado, ainda mais pela importância e a riqueza desse bairro. Penso que também a sua extensão somente até o Rochdale possa virar realidade, até porque, em minha muy humilde opinião, pra que metrô até Alphaville? Já tem trem em Barueri, se os ricaços de Alphaville querem transporte público, que se virem e façam uma conexão de VLT ou outro trem até o Alphaville.

Outra coisa, que linha louca é essa do Tucuruvi até o Butantã?

A linha até Alphaville não é para os ricos, e sim para quem vem de longe trabalhar lá. Como eu falei, esse mapa tornou-se desatualizado com o tempo. Quanto à "linha louca", eu que a planejei, e para provar que não era tão louca assim, dê uma olhada no site do PITU o arquivo andreixessencial.pdf, ele mostra a linha Arco-Oeste (verde-claro) que é praticamente a mesma que eu fiz, tirando a parte da Zona Norte que será atendida pelos malditos corredores de ônibus e pelas linhas da Freguesia e Cachoeirinha. Além disso a linha ultrapassou o Butantã e chegou numa estação da linha C, talvez Berrini.

AndreKenji
January 18th, 2007, 03:26 AM
A dura verdade sobre o metrô é a seguinte: o ritmo de construção do negócio é tão lento que ninguém sabe ao certo o que vai ser construído, já que a demanda e a densidade da cidade está sempre se alterando. Desde do final dos anos 70 que esses planos tem sido sistematicamente modificados.

Mesmo essa linha entre o Rio Pequeno e o Tietê eu duvido que seja construída. Um prazo razoável para o termino da linha 5 seria entre 2015/2020, e até lá a cidade já se alterou muito....

A não ser que surgisse um governador doido, colocasse uma alíquota de 5% do ICMS para ser investida no metrô e em transporte ferroviário de passageiros...

AndreKenji
January 18th, 2007, 03:27 AM
Estou impressionado com a quantidade de projetos e idéias de ligações ferroviárias em estudo no Brasil. Acredito que ainda haverá um boom num futuro próximo e que muitas dessas obras sairão do papel. Tomara!

Meu filho, o pessoal falava a mesma coisa sobre projetos de VLTs no inicio dos anos 90...

OsascoStation2007
January 28th, 2008, 04:42 PM
^^ bump - agora mudando um pouco de idéia, defendo o VLT passando pelo Tamboré indo até Carapicuíba.

BrunoFoca
January 28th, 2008, 05:07 PM

Oh Meu Deus, esse tópico esta voltando da tumba, existe uma maldição que faz que a cada ano esse tópico seja upado?

Ligeirinho
January 28th, 2008, 07:33 PM
^^ huauhauhuaha... O OsascoStation sonha altíssimo!!! hehehehe... É tão sonhador quanto a linha 1 indo para Guarulhos... hehehe... :D

Mas sempre tem um tópico sobre este assunto.

Também torço para que um dia vá um VLT ou VLP para Alphaville (Já discuti muito com o Ramos sobre isso, pois ele apóia um metrô de superficie). Mas é difícil.

Uma coisa que eu torceria que fizessem seria um VLT ou VLP entre Antônio João e Alphaville. Como o local ainda não é completamente modificado, é possível fazer algo nesta região.

DiegoSP
January 28th, 2008, 09:38 PM
tanto faz porém é uma ótima idéia, mas se for trem então tem q ser de alta velocidade!

OsascoStation2007
January 28th, 2008, 10:25 PM
Não é sonho, existem estudos e demanda para essa linha, e essas coisas só vão se realizar se buzinarmos as autoridades responsáveis e mudarmos nossa concepção de transporte. Chega de carros e ônibus, já temos demais... viva as bicicletas, trens, metrôs e VLTs!

richter30
January 29th, 2008, 12:22 AM
Osasco, vc ressussitou esse tópico 2 vezes e as 2 vezes no mesmo mês: Janeiro de 2007 e agora em 2008,só faltou ressussitar no mesmo dia.

:lol:

paulista1978
January 29th, 2008, 05:08 AM
Poe uma linha entre os canteiros centrais das marginais da Castello que em parte ta resolvido. Só não sei como chegariaa SP. De quanquer forma teria de estar integrada a linha celeste e alguma outra que vá ate sp, seja linha De Itapevi ou Linha Verde do Metrô.

rkj
January 29th, 2008, 06:01 AM
Poe uma linha entre os canteiros centrais das marginais da Castello que em parte ta resolvido. Só não sei como chegariaa SP. De quanquer forma teria de estar integrada a linha celeste e alguma outra que vá ate sp, seja linha De Itapevi ou Linha Verde do Metrô.

Se fosse colocar alguma coisa com paralelismo à linha B para chegar na Celeste direto, o melhor caminho provavelmente seria pelo braço morto do Tietê que passa por Osasco, chegando em Presidente Altino.

De Presidente Altino dá para pegar a linha Celeste até Grajaú, passando pela integração com a linha 4-Amarela em Pinheiros. De Presidente Altino dá para pegar a linha B e ir até a Barra Funda, integração com a linha 3-Vermelha.

Eu ainda acho que para viabilizar é melhor chegar na linha B, na estação que permitir a rota de menor custo para Alphaville. Se é Antonio João, Carapicuíba ou outra, vai depender dos custos de desapropriação e construção.

*Se* depois esse ramal se tornar muito popular e começar a ter movimento demais nesse trecho da linha B entre Osasco e a estação de acesso à Alphaville, aí sim valeria construir. Talvez seja de fato prudente já ter um projeto referência para caso isso aconteça, mas colocar como requisito mais atrapalha do que ajuda... o ótimo é inimigo do bom, dizem.

RRC
January 29th, 2008, 06:44 AM
Essa discussão tb já foi debatida nesse tópico: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=535065

ionhollfman
January 29th, 2008, 03:24 PM
seria muito interessante mesmo metrô lá, certamente melhoraria muito o trânsito na Castelo !!! mas o que pensar de Guarulhos então que tem um dos maiores pibs do país ? e o aeroporto mais congestionado da AméricadoSUL, imagino um estrangeiro que desce nele, depois de umas 20 horas de vOo e ainda pega de troco mais umas 2 horas parado na marginal .... que bella impressão que tem da cidade logo de cara, com a fragância do Rio Tietê entrando pela janela e junto fumaça de caminhões. tem coisas aqui que não consigo entender como não fizeram ainda, pqp viu!!!

Só pra te lembrar que o PIB de Barueri já é maior que o de Guarulhos

Kleber_Barueri
October 30th, 2009, 02:32 PM
Já abriram o processo de licitação para contratar a empresa que fará o estudo de viabilidade do VLT ligando a estação Antônio João com Alphaville.

paulista1978
October 30th, 2009, 02:48 PM
ônibus tem até demais em APH. Fica até feio o cenário. Acho que um VLP, nos moldes do de Brasilia e com algumas passagens subterraneas resolveria o problema. O problema do metrô é que ficaria ocioso nos finais de semana.

tnq13
October 30th, 2009, 05:29 PM
ônibus tem até demais em APH. Fica até feio o cenário. Acho que um VLP, nos moldes do de Brasilia e com algumas passagens subterraneas resolveria o problema. O problema do metrô é que ficaria ocioso nos finais de semana.

Será? Acho que Alphaville é um bom lugar para comerçarmos a mudar o panorama de investimentos... se dermos infra-estrutura, a coisa anda, tenha certeza.

ionhollfman
October 30th, 2009, 07:11 PM
^^
Negativo. As pessoas de outras cidades vão até Alphaville para diversos fins, e também muita gente mora lá.

Claro, o problema é que vai encher lá de pobre hehehehe

Mexicano21
October 30th, 2009, 07:13 PM
Acho que uma linha para Alphaville seria mais interessante se fosse um ramal da linha 8...

gerd.jak
October 30th, 2009, 07:17 PM
^^
Negativo. As pessoas de outras cidades vão até Alphaville para diversos fins, e também muita gente mora lá.

Claro, o problema é que vai encher lá de pobre hehehehe

Poderia chegar a Santana de Parnaíba. Não sei se tem pobre lá, certamente mais pobres que em Alfavile. E podem usar o transporte no fim de semana.

Uhr Ban
October 30th, 2009, 07:29 PM
projeto do trem de Alphaville
http://www.revistaferroviaria.com.br/nt2006/seminario/0911/11-GuilhermeQuintella-AD-Trem.pdf

Nossa...que isso?!?!...o que tem a ver o Palm Island Resort?!?:lol::lol::lol::lol:

Tiago Costa
October 30th, 2009, 07:38 PM
Tem a ver que é um local de moradia de altíssimo padrão (a meu ver, bem mais alto que em Alphaville) onde foi implantado um monotrilho.

OsascoStation2007
October 30th, 2009, 08:03 PM
Duas empresas disputam projeto que levará Metrô até Alphaville

Elas vão estudar se é possível implantar a linha entre a estação Antônio João e o bairro nobre

Erica Celestini
(cotidiano@webdiario.com.br)

Duas empresas foram habilitadas, pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para disputar a licitação do projeto de viabilidade técnica de implantação de uma linha de metrô leve entre a estação Antônio João e o bairro de Alphaville, em Barueri.

Estão no páreo a A&EM Assessoria e Engenharia do Movimento Ltda, cuja proposta ficou em 1º lugar, e a Vetec Engenharia, em 2º lugar. A vencedora será a responsável por aponta se há condições para a nova linha, tanto em termos de demanda quanto em condições técnicas. O resultado oficial, na média das licitações, deve acontecer em três meses.

A viabilidade técnica é o principal requisito para que o projeto, anunciado pela primeira vez em julho deste ano, saia do papel. A idéia surgiu a partir de um pedido do prefeito Rubens Furlan, para ligação por trilhos da estação Antônio João até Alphaville. Já a CPTM afirmou que essa implantação dependeria de um estudo sobre demanda de passageiros e número de viagens, mas já tem definido que, caso seja implantado, o modelo será de “metrô leve”, já utilizado pela Secretaria Estadual de Transportes em outros projetos de expansão do sistema metroviário e que envolve carros menores que os tradicionais, com capacidade para, em média, mil passageiros, contra 2 mil das composições do metrô.

Paralelamente ao projeto, e independente dele sair do papel, está em andamento a reforma da estação Antônio João. O projeto, realizado pela prefeitura, inclui a construção de um novo prédio. Já o atual será mantido durante as obras, que devem ser concluídas em 2011. Como parte do acordo com a prefeitura, a CPTM está encarregada de reformar a estação de Barueri, projeto que está em licitação.

Granja Viana

Enquanto o metrô de Alphaville dá os primeiros sinais de vida, outro projeto envolvendo ramal metroviário na região, ligando a Vila Sônia, na Capital, à Granja Viana, em Cotia, parece ter caído no esquecimento.
A proposta é do presidente do Metrô, que mora na Granja Viana, mas foi apresentada de maneira informal a um grupo de moradores do condomínio. Segundo ele, a única maneira de viabilizar a proposta seria a criação de uma Parceria Público Privada (PPP), que não está nos planos, ao menos a médio prazo, do governo estadual.

fonte: http://www.webdiario.com.br/?din=view_noticias&id=37945

lusorod
October 31st, 2009, 01:55 AM
com certeza eu acho que deveríamos ter uma ligação entre alphaVILLE E São Paulo. isso poderia ser feito tanto pela linha 4 amarela, que já está quase em osasco que é do lado de Alphaville, quanto pela linha verde....já passou da hora da linha verde ser ampliada....achei o mapa que fizeram com a extensão dela até alphaville bem legal.

OsascoStation2007
October 31st, 2009, 04:30 AM
A ligação L2-Alphaville chegou a aparecer no PITU em formato de metrô leve, partindo de Vila Leopoldina, e também, como você falou, apareceu como simples extensão da linha, conforme abaixo:

http://ww2.prefeitura.sp.gov.br//arquivos/secretarias/planejamento/zoneamento/0001/parte_II/lapa/08-MAPA-LA-03.jpg

gerd.jak
November 4th, 2009, 08:43 PM
Foi finalizada a licitação...

HOMOLOGAÇÃO
CONVITE Nº 8426090031 Processo Nº 8426090031
Objeto: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS DE ENGENHARIA PARA A ELABORAÇÃO DE ESTUDO DE CONCEPÇÃO TÉCNICA, OPERACIONAL E URBANA DE UM SERVIÇO DE MÉDIA CAPACIDADE PARA CONECTAR A MALHA DA CPTM À ALPHAVILLE, NO MUNICÍPIO DE BARUERI, IDENTIFICANDO AS POSSÍVEIS EXTENSÕES DESTA LINHA.
ADJUDICADA: A&EM ASSESSORIA E ENGENHARIA DO MOVIMENTO LTDA – R$ 72.665,00 - Base: Outubro/2009 (Publicado no DOE em 04/11/09, caderno empresarial).

edumelo
November 4th, 2009, 10:00 PM
Uma dúvida meio nada a ver: o CMSP atualmente não atua fora do município de São Paulo, há alguma coisa (legislativamente, tecnicamente) que impeça? Essa linha poderia ser adminstrada pelo CMSP sem problemas ou seria "melhor" a CPTM ou outra empresa?

Obs: desculpem se essa pergunta já foi respondida em algum momento, mas não achei :)

Mexicano21
November 4th, 2009, 10:23 PM
Nenhum impedimento, mas nesse caso talvez seja melhor ser operado pela CPTM mesmo, porque pode vir a ser só um ramal da linha 8

Kleber_Barueri
November 11th, 2009, 03:19 AM
è só lembrar, que em breve a Castello irá começar a ter pedágio em todas as faixas... mais um incentivo para o transporte de massa ligando SP-Alphaville...afinal já é fato a importância do bairro para o desenvolvimento economico do estado.