View Full Version : ILHA TURISTICA DE 100 HECTARES VAI NASCER NA COSTA ALGARVIA!!!

Pages : 1 [2]

O Prof Godin
February 1st, 2007, 10:04 PM
Espero que vá avante mesmo que seja uma Disneylandia baixinha…

Arpels
February 2nd, 2007, 01:09 PM
fezem bem penssar nisso Reflex :yes: lembro do caso das ilhas artificiais do Dubai k foram penssadas de acordo com a correnteza do golfo e são alvo de uma constante monitorização dos efeitos sobre a linha costeira do Dubai e dos ecosistemas da area.....

Bluesence
February 3rd, 2007, 12:06 AM
No projecto diz que a ilha ia acabar com os problemas de erosão entre Vale do Lobo e Faro... agora o contrário?...
Se a ilha roubar areia à praia de Faro sou contra a sua construção, a praia algarvia não é só para turistas, tb é para os algarvios!
Se não tiver esse efeito, que vão avante, e se for como no Dubai até fazem praia em volta, arrastando algumas pessoas das praias já existentes.

Marco Bruno
February 3rd, 2007, 02:25 PM
pelos renders que vi aqui não gosto muito do projecto, tem arquitectura muito "à la dubai" ou "feira popular" ou "eu sou muito maluco e moderno"

quem é o arquitecto?

Marco Bruno
February 3rd, 2007, 02:36 PM
Ainda pode, e deve, melhorar…Podiam-me contratar…eu sou especializado em resorts…

se eu soubesse antes tinha pedido os seus conselhos :D

tive de fazer um aldeamento/resort para o Alqueva o ano passado num terreno à minha escolha. Não é o tipo de intervenções que me atrai, prefiro intervenções em cidades "grandes" e expansões urbanas (habitação/serviços/avenidas) e/ou de regeneração urbana. No entanto a experiência do Alqueva foi interessante.

O Prof Godin
February 3rd, 2007, 07:33 PM
Compreendo-te bem. Quando eu me virei para o ensino foi, em parte, para me realizar com projectos que jamais serão construídos mas que têm uma contemporaneidade que nada deixa a desejar à arquitectura das “estrelas” europeias ou norte-americanas. Só que no papel, ou melhor, nos modelos virtuais…:D

Em PT, a única coisa que se pode fazer é sonhar…

Portugues
February 3rd, 2007, 07:39 PM
Em PT, a única coisa que se pode fazer é sonhar…

Até isso tem os dias contados. Mais ano, menos ano, e o Teixeira "Urso" dos Santos introduz um imposto de sonho...

JohnnyMass
February 4th, 2007, 01:54 AM
No projecto diz que a ilha ia acabar com os problemas de erosão entre Vale do Lobo e Faro... agora o contrário?...
Se a ilha roubar areia à praia de Faro sou contra a sua construção, a praia algarvia não é só para turistas, tb é para os algarvios!
isso é o que eu tenho dito por aqui desde que se anunciou esta aberração em frente à costa algarvia. como é óbvio só que desconhece por completo as correntes marítimas e seus efeitos na erosão costeira pode acreditar no que dizem os apologistas do projecto. é claro que no projecto dizem que a ilha vai acabar com os problemas de erosão, então iam lá agora dizer que os vão agravar!:lol:

fernao
February 13th, 2007, 10:58 PM
ouvi agora na TSF: ministerio do ambeinte nao autoriza. Esquecam este.

fernao
February 13th, 2007, 11:15 PM
Segundo Publico online:

Pareceres técnicos detectaram recuo das linhas de costa
Ilha de Vale de Lobo chumbada pelo Ministério do Ambiente
13.02.2007 - 17h50 Paulo Miguel Madeira

O Ministério do Ambiente chumbou a construção de uma ilha artificial de cem hectares em frente à praia de Vale de Lobo, no Algarve, uma iniciativa do grupo de empresas que detém o empreendimento turístico local.

Segundo dois estudos técnicos encomendados pelo ministério, a eventual construção da ilha – designada pelos promotores como Nautilus Island – irá alimentar o areal da praia fronteira, onde está o empreendimento turístico que pertence aos promotores do projecto, mas agravar a erosão dos areais a poente e a nascente, fazendo recuar as respectivas linhas de costa.

A decisão foi anunciada pelo ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia, numa conferência de imprensa esta tarde em Lisboa.

Esta área já está a braços com problemas de recuo dos areais devido à erosão resultante da actual dinâmica dos areais, com perspectivas de se agravar com o quase certo aumento do nível médio das águas do mar que se perspectiva para as próximas décadas devido ao aumento esperado da temperatura global.

PedroGabriel
February 14th, 2007, 04:42 AM
até que curtia a ideia. :\

Olhha eles que invistam aqui na Póvoa, a água é gelada, mas já tem penedos no meio do mar onde pode ser construída a tal ilha e com alicerces fixos!

não vai mudar nada na costa porque os penedos já estão ali!!!! E para aquecer a água nas zonas interiores aqueciam, caso precisassem.

Mandem prá Póvoa essa ilha, será bem recebida. =P

Barragon
February 14th, 2007, 11:14 AM
Aí também há muita erosão?

Arpels
February 14th, 2007, 11:33 AM
lol pois com recifes para prender a ilha seria o ideal :lol:

PedroGabriel
February 14th, 2007, 01:37 PM
Não. Não há muita erosão, pelo menos não parece, as praias são como quando eu era pequeno. Dizem que Vila do Conde sim perdeu muita praia e tem uma zona que é uma língua de areia e era uma praia e há uma praia pequena na Póvoa que sempre teve erosão.

Pelo contrário, o mar lança para aqui muita coisa, deve ser por causa das correntes, e forma-se um banco de areia, a tal areia que ninguém sabe o que lhe acontece.

Só há um pormenor, o mar não é muito calmo. Por alguma coisa é uma zona de surf. :lol: