View Full Version : "O trem-bala eleitoral" (projeto SP-RIO vai ser lançado esse ano por Lula)

mopc
February 7th, 2006, 12:26 AM
(da Revista Ferroviária)

O trem-bala eleitoral

6/2/2006 - Estado de Minas

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva prepara-se para lançar em maio – um mês antes do início oficial da campanha eleitoral – um megaprojeto na área de transportes com potencial para enormes repercussões econômicas, sociais e nas urnas. Trata-se de um trem-bala orçado em US$ 9 bilhões (R$ 20 bilhões), que vai ligar o centro das duas principais capitais do Sudeste em 88 minutos, numa velocidade média de 280 km/hora, tornando-se uma alternativa tanto ao transporte rodoviário quanto à ponte aérea. Com um público potencial de 65 milhões de pessoas – um terço da população brasileira –, o projeto terá grande apelo nos redutos eleitorais dos mais fortes adversários de Lula na disputa pelo Palácio do Planalto: no Rio de Janeiro, do ex-governador Anthony Garotinho (PMDB), e em São Paulo, do prefeito José Serra e do governador Geraldo Alckmin, os pré-candidatos tucanos.

O vencedor da licitação já está praticamente garantido: será a empresa de consultoria italiana Italplan, Engineering, Enviroment & Transports, que apresentou projeto técnico e financeiro ao Ministério dos Transportes no ano passado. Ela será responsável pela captação do dinheiro para financiar a obra, principalmente com o Banco Mundial e o Eurobank. O presidente da Valec Engenharia e Construção, estatal ligada ao Ministério dos Transportes, José Francisco das Neves, o Juquinha, coordenador do projeto, afirma que o governo recebeu antes duas propostas para o trem-bala. Uma de um grupo alemão, o Transcor, há cerca de oito anos, e outra de um consórcio formado pela empreiteira Odebrecht e pelo grupo Siemens. “O governo tinha que botar dinheiro, mas não tem dinheiro nem para tapar buracos. Optamos pelos italianos, que vão entrar com dinheiro”, explicou Juquinha. Ele reconhece que o governo tem pressa: “Queremos ver se lançamos o edital em maio”.

Juquinha acrescenta, porém, que apesar de a responsabilidade pela obra já estar praticamente decidida, será aberta licitação internacional. Os principais critérios para a concorrência serão a capacidade técnica e a tarifa – estimada hoje em US$ 39 (R$ 86). Se algum consórcio apresentar proposta melhor, o grupo italiano será desbancado. O diretor do Departamento de Relações Institucionais da Secretaria de Política Nacional de Transportes, Afonso Carneiro Filho, admite que o financiamento “integralmente” privado favorece os italianos. “O governo federal não tem recursos. Temos outras prioridades”, explica. Mas faz uma previsão: “Acredito que vai haver uma composição. O valor da obra é muito grande para surgirem dois ou três concorrentes.”

PRAZOS Conhecido o resultado da licitação, o grupo vencedor iniciará formalmente a captação de recursos financeiros. Se não fechar o orçamento em três anos, perderá a concessão, que será de 35 anos. Em janeiro próximo, a empresa construtora deve instalar os primeiros canteiros de obras. O prazo de construção é de sete a oito anos. Segundo os cálculos, o retorno do investimento inicial deverá começar após 16 anos do início da construção. Mais rápido e seguro será o retorno do governo federal, segundo afirma Juquinha. Serão US$ 73 bilhões (R$ 161 bilhões) em impostos ao longo de 35 anos. A assessoria da Odebrecht nega que a empresa tenha apresentado proposta ao Ministério dos Transportes para realizar a obra, mas não descarta a possibilidade de participar da licitação.

Sistema integrado ao metrô - Pagando menos de R$ 100, o paulistano poderá se deslocar da Estação da Luz, no Centro de São Paulo, à Estação Dom Pedro II, no Centro do Rio, em uma hora e meia. Dá para pegar uma praia e retornar no fim do dia. Para executivos, o novo meio de transporte também será uma alternativa à ponte aérea. Como o trem-bala estará interligado aos metrôs das duas capitais, o deslocamento no centro das duas metrópoles também será rápido. A cada 15 minutos partirá uma composição com até 855 passageiros, sem paradas no caminho.

Ao longo dos 403 quilômetros haverá 125 quilômetros de viadutos e mais 95 de túneis. Assim, além de facilitar o transporte, a obra vai gerar milhares de empregos. Movido a eletricidade, o trem vai consumir 400 MW, o equivalente à produção da hidrelétrica de Cachoeira Dourada, em Goiás. Energia suficiente para abastecer uma cidade com 500 mil habitantes. O público potencial dessa nova opção de transporte serão os 30 milhões de habitantes da Região Metropolitana do Rio e os 35 milhões da Grande São Paulo.

O Ministério dos Transportes já estuda estender um ramal ferroviário do aeroporto de Guarulhos ao Centro de São Paulo, para fazer a ligação intermodal de passageiros. A tecnologia das composições deve ser importada da Bombardier, empresa canadense que fornece o produto para todo o mundo. Mas nada impede que os trens sejam fabricados no Brasil.

gutooo
February 7th, 2006, 12:43 AM
Boa noticia!

mas a regiao metropolitana do rio tem 30 milhoes? e a de sp 35?

Rcrd
February 7th, 2006, 12:44 AM
^^ Tá meio exagerado, né?

EricoWilliams
February 7th, 2006, 01:07 AM
É, o estado de são paulo sozinho tem 40 milhões, e eu tenho quase certeza que só metade está na grande SP.

Mas a noticia em si é maravilhosa! Vamos ver no que dá!

Osasco Station
February 7th, 2006, 01:35 AM
aumentou o custo e não terá estações intermediárias?
A Luz vai aguentar tanta gente? Onde vão fazer as plataformas? Mais um nível no subterrâneo?

gutooo
February 7th, 2006, 02:04 AM
É, o estado de são paulo sozinho tem 40 milhões, e eu tenho quase certeza que só metade está na grande SP.

Mas a noticia em si é maravilhosa! Vamos ver no que dá!

Em um raio de 100Km do centro de SP, vivem 24 Milhões de pessoas, incluindo a RM de Santos, e algumas cidades grandes do estado como Campinas, Jundiaí e SJC!

Rcrd
February 7th, 2006, 02:06 AM
Sem dúvidas esses números das RMs estao errados.
O Estado do Rio inteiro nao tem 20 milhoes de habitantes.

EricoWilliams
February 7th, 2006, 02:09 AM
Em um raio de 100Km do centro de SP, vivem 24 Milhões de pessoas, incluindo a RM de Santos, e algumas cidades grandes do estado como Campinas, Jundiaí e SJC!

Tudo bem, nessa conta aí dos 100Km entra até Bragança, mas não deixa de ser exagerada, a do Rio também.

gutooo
February 7th, 2006, 02:20 AM
Tudo bem, nessa conta aí dos 100Km entra até Bragança, mas não deixa de ser exagerada, a do Rio também.

MTO exagerada!

ASHhiauhuiAhuiahuiuihas

Postei isso em um thread no internacional!

http://i2.photobucket.com/albums/y37/gutooo/sp100km.jpg

19M São Paulo Metropolitan Region
1,5M Baixada Santista Metropolitan Region
1M Campinas
600K São José dos Campos
500K Sorocaba
350K Jundiaí
200K Jacareí
200K Sumaré
147K Indanhatuba
135K Itu
125K Bragança Paulista
111K Atibaia
100K Salto
82K Valinhos
81K Itatiba
50K Vinhedo

Total = 24M

EricoWilliams
February 7th, 2006, 02:29 AM
^ Indaiatuba!

Pode atualizar, Bragança tem 140 e Atibaia tem 126(só essas que eu sei dizer).

Legal esse mapa!

FelipKnotSC
February 7th, 2006, 02:30 AM
tah mto distorcido pra ser verdade.... mas num governo de analfabetos nao duvido mto!!!!!

Rcrd
February 7th, 2006, 02:38 AM
Moral da história um trem-bala (fictício, com túneis fictícios) ligando duas Regiões metropolitanas fictícias de 30.000.000 com outra de 35.000.000 de habitantes. :baeh3: :baeh3: :baeh3:

Agora falando sério. Um trem-bala ligando São Paulo ao Rio seria o máximo. Um grande salto na qualidade do transporte brasileiro. :okay:

tkr
February 7th, 2006, 04:11 AM
É uma ótima notícia esse trem bala.

Deveriam haver mais trens no Brasil, principalmente ligando as capitais. Não precisava ser esses de 280km/h (bala), pode ser aqueles de média velocidade (160km/h), como está previsto para Goiânia-Brasília. Seria outro grande (ou imenso) salto para os transportes no Brasil. Trens são uma alternativa barata, rápida e muito eficiente!

FelipKnotSC
February 7th, 2006, 04:33 AM
to esperando um q ligue Blumenau-Joinville... jah estah previsto um metro q interligue florianopolis (ilha) as cidades da regiao metropolitana (sao joseh... biguaçu e palhoça)

gaucho
February 7th, 2006, 06:01 AM
Tomara q saia, mas naum tenho muita fé, e se sair soh imagino a roubalheira q vai ser...

gaucho
February 7th, 2006, 06:06 AM
Eu lembro de um projeto q queriam fazer aqui no RS ligando Porto Alegre ao litoral, uma loucura para hj em dia, mas acredito q dentro de 20 anos talvez seja uma boa ideia, as cidades do litoral norte saum as q mais crescem no estado, varios aposentados se mudando pra lah, jah li que eh esperado q no futuro muitas pessoas irão morar no litoral e trabalhar em POA. Um trem de alta velocidade seria uma boa, ainda bem q estaum colocando mais uma pista na freeway pq senaum ateh lah ela vai estar sempre engarrafada, como a BR-116

noize
February 7th, 2006, 06:13 AM
Pra compensar a demora da duplicação da Br 101 sul, deveriam fazer aqueles trens de 160 km/h ligando POA e Floripa! :D

gaucho
February 7th, 2006, 06:17 AM
Bah, iria ser uma maravilha, sair sexta detardezinha de POA e voltar domingo a noite...soh pegar o trem e deveria ter uma parada em garopaba!

alexandre
February 7th, 2006, 10:11 AM
se o projeto vai ser d financiamento integralmente privado, o que o governo tem haver com isso??

BrunoFoca
February 7th, 2006, 12:02 PM
Vai poder colocar uma placa Governo Federal trabalha do por você.
Para mim isso só significa uma coisa, vamos começar a ter arrastão na Avenida Paulista :P

diogoap
February 7th, 2006, 12:03 PM
Se sair isso daí vai ser muuuuito bom, mas imagino que o Lula tava desesperado por qualquer proposta, um chute aos 47 minutos do segundo tempo, Isso daí e a Transposição do São Francisco, dois projetos mal formulados e explicados e sempre com muitos números falsos e são as únicas grandes coisas propostas por Lula no seu governo. Eu duvido muito que alguma obra de 20 bilhões saia no Brasil, e preferia que isso fosse investido em rodovias, que estão um lixo em todo o Brasil dava tranqüilo pra duplicar várias rodovias importantes.

Kauã
February 7th, 2006, 02:21 PM
lula ME ENGANA QUE EU GOSTO !!

Dourado
February 7th, 2006, 03:07 PM
A cada 15 minutos partirá uma composição com até 855 passageiros, sem paradas no caminho.
Ah, tá, mais de 3000 passageiros por hora... Hoje devem sair ônibus a cada meia hora, nos períodos mais movimentados. Se os R$86,00 foram calculados tomando por base esses números, o sistema quebra em dois tempos.

Kato
February 7th, 2006, 03:33 PM
ele pode contruir esse trem bala ai... mesmo achando que há outras coisas MUITO MAIS IMPORTANTES no brasil a se fazer!!!
mais meu voto eu não MUDO!!
CAI FORA LULA 2007!

BrunoVix
February 7th, 2006, 03:51 PM
Com esse valor dava pra duplicar uma grande parte da BR 101... Mas eu prefiro que invista em ferrovias, não em trem-bala, mas ferrovias normais! Acho que 75% da logística terrestre no Brasil deveria ser feita por trens, pois os grandes destruídores dos asfaltos ruins e mal feitos do Brasil são os caminhões... Os trens além de ser mais rápidos, transportam uma enorme quantidade de carga. Eu vejo pelos trens da Vale, que tem 120 vagões em um só, levando o minério de ferro e o aço... Imagina mais 120 carretas acabando com o asfalto...

BrunoFoca
February 7th, 2006, 07:08 PM
Quando eu era mais novo eu vi um trem de minerio da Vale, bem pequeno devia ter uns 5KM, nossa ainda bem que eu não estava esperando para cruzar para o outro lado da rodovia.

Dourado
February 7th, 2006, 07:12 PM
O custo de transporte por ferrovia também é mais baixo que o da rodovia. Mas nem tem muito problema transportar tudo por rodovia (fora o óbvio problema do preço), desde que as estradas fossem projetadas e construídas para aguentar essa carga...

BrunoVix
February 7th, 2006, 07:33 PM
O custo de transporte por ferrovia também é mais baixo que o da rodovia. Mas nem tem muito problema transportar tudo por rodovia (fora o óbvio problema do preço), desde que as estradas fossem projetadas e construídas para aguentar essa carga...

Mas Dourado, a vantagem de usar o trem com fins logísticos é o que eu disse acima, em uma só condução é transportado uma enorme quantidade de carga. Agora imagine um trem de 120 vagões e quantos caminhões precisariam para levar a mesma quantidade que este trem está levando. Sem dúvidas, o trem é o melhor meio de tranporte para transportar cargas...

Dourado
February 7th, 2006, 07:48 PM
O melhor meio de transporte terrestre, você quer dizer. O transporte aquaviário é ainda mais barato que o ferroviário. O que eu quis dizer com aquilo que escrevi é que a justificativa para trocar o modo rodoviário pelo ferroviário é basicamente o preço, e não o problema causado nas estradas.
Mas, pensando bem, mesmo o problema dos buracos no final viram custos...

BrunoFoca
February 7th, 2006, 09:01 PM
Não se esqueça que existem lugares que o aquaviário não alcança e esses só com trem ou caminhão, prefiro ver um trem de 5KM atravessando um lugar do que ver uma fila de 5KM de caminhões.

BrunoVix
February 7th, 2006, 09:58 PM
O melhor meio de transporte terrestre, você quer dizer. O transporte aquaviário é ainda mais barato que o ferroviário. O que eu quis dizer com aquilo que escrevi é que a justificativa para trocar o modo rodoviário pelo ferroviário é basicamente o preço, e não o problema causado nas estradas.
Mas, pensando bem, mesmo o problema dos buracos no final viram custos...

Sim, terrestre! O aquaviário é sem dúvidas o maior meio de transporte logístico entre países... Mas o terrestre é essencial para que a carga de todo o interior de um país chegue aos portos.

Aqui em Vitória o porto não dá conta, muitos navios e um porto pequeno. Conseqüência, engarrafamento de navios no mar. Eu tenho um tio que trabalha na área de comércio exterior da Acesita aqui, ele disse que a Codesa, que administra o porto, tem que pagar aos navios ancorados no mar, uma multa diária, não me lembro de quanto era, mas era lá uns mil...

Brasil Guy
February 7th, 2006, 10:28 PM
Acho um delírio do governo....a propósito as regiões metropolitanas do Rio e de SP tem respectivamente 12 e 19 milhões de habitantes

Menino de Sampa
February 7th, 2006, 10:50 PM
Para mim isso só significa uma coisa, vamos começar a ter arrastão na Avenida Paulista :P

:rofl:

e o número de sequestros relâmpago no Rio vai aumentar dramaticamente! :lol:

Rogério Brasileiro
February 7th, 2006, 10:52 PM
O Brasil deve ser o único país do mundo que tem duas metrópoles como SP e Rio, com toda essa população, que não tem ligação ferroviária na atualidade. Isso é uma vergonha! Isso prá não falar de Campinas-SP, SP-Santos, Rio-BH, etc.
E pensar que no Brasil já circularam alguns dos melhores trens de passageiros do mundo!
Meu pai me contava que, quando era jovem, só viajava de trem, de Avaré (SP), onde trabalhava, até Jacutinga(MG), onde moravam meus avós. Se não estou enganado, usava os trens da Sorocabana até Campinas e depois da Mogiana até Jacutinga.
E naquela época já existiam rodovias asfaltadas em SP e ônibus interurbanos, mas ele preferia o trem.
Pois é, sucatearam tudo e agora tem que fazer tudo de novo!
Igualzinho as nossas estradas federais...:(

schmidt
February 7th, 2006, 11:16 PM
Acho bobagem esse trem. Sei lá, que transformem a dutra em 6, 8 pistas ou sei lá, mas trem bala é viagem. O Eurotúnel entre Londres e Paris (que têm mercados maiores que SP e RJ) não é rentável, quanto mais um trem BALA entre SP e RJ. O Brasil tem que cair na real hahah. Acho que seria muito mais próprio baixar as tarifas aeroportuárias, fazer uma linha ligando Congonhas a Guarulhos, dar uma recalchutada em Guarulhos, aumentar mais ainda CGH e Santos Dumont e pronto, incentiva a ponte aérea, baixando o custo.

Obras faraônicas, grandiosas, com orçamentos lá na PQP... tipicamente populista. O Lula é um nojo. Trens de passageiros são um nojo, isso ainda vai virar um elefante branco.

gaucho
February 7th, 2006, 11:42 PM
Olha Boom, acho q vc esta certo em muitas coisas, mas naum sei se o trem naum seria rentavel, o meu maior medo seria a construção (atrasos, corrupção, o perigo de nunca terminarem...etc), mas depois de terminado eu acho q daria certo sim e ainda poderia ser o renascimento das ferrovias no pais, e outros estados poderiam seguir o exemplo, mesmo q naum fosse soh usando trens-balas

E o caso Londres e Paris eh diferente, em primeiro lugar apesar de essas duas cidades serem infinitamente mais importantes elas naum tem um trafego taum intenso como o Rio e SP, acredite ou naum.

Outra coisa, as passagens aereas na europa saum muito mais baratas, as passagens entre Paris e Londres entaum saum nada...todo mundo prefere usar o avião como meio de transporte, alem do fato de a Inglaterra representar 40% de todo trafego aereo europeu, ou seja, os ingleses estaum acostumados e preferem viajar de avião.

E apesar de o Brasil naum estar num boom de crescimento, nós sabemos q pouco a pouco estamos avançando, e Sampa e Rio serão maiores, terão um tragefo maior, e naum acho q uma rodovia (mesmo com 8 pistas) e o trafego aereo serão suficientes no transporte entre essas duas megalopoles no futuro. O trem bala serah mais uma opção de transporte e realmente eh uma loucura q duas cidades desse tamanho, naum muito distantes uma da outra, naum tenha uma ligação ferroviaria.

Corumbaiano87
February 8th, 2006, 12:28 AM
Eu acho que o renascimento das ferrovias no Brasil devia se dar primeiro por trens "normais" e lááá no futuro, BEM no futuro, por trens bala.

O título do artigo resume bem o projeto. é história pra boi dormir...

BrunoVix
February 8th, 2006, 12:45 AM
Eu acho que o renascimento das ferrovias no Brasil devia se dar primeiro por trens "normais" e lááá no futuro, BEM no futuro, por trens bala.

Eu tb acho!

Alexpira
February 8th, 2006, 01:37 AM
Algumas duvidas sobre um projeto tao duvidoso...

1- Como os trens partirão da Luz e da Central do Brasil, uma vez que trem-bala utiliza trilhos especiais e tanto as malhas urbanas de SP e RJ estão tão congestionadas que não permitem a ampliação dos atuais ramos ferroviarios nela existente (ou o trem bala iria fazer paradas em Tatuapé - Carrão - Penha etc...etc...etc..)

2-No Vale do Paraiba os trilhos atuais correm dentro da cidade, impossibilitando o transporte em alta velocidade com segurança....por acaso serão feitos túneis por debaixo de SJC, Taubaté, Guaratinguetá e etc?? Em muitas cidades (como Guaratinguetá) o vale é bem estreito e a malha urbana já ocupa toda as áreas planas possiveis...ou o trem passa no meio da cidade ou teria que ser construida uma nova linha ao torno da cidade, com um custo altissimo...

Brasil Guy
February 8th, 2006, 01:53 AM
Trens de passageiros no Brasil não são rentáveis, a única coisa que faz uma ferrovia valer a pena no Brasil são as commodities.

Olhem para a malha ferroviária existente, a grande parte é privada, e o que elas transportam?? Minério de Ferro, Soja, Combustíveis, emfim commodities em geral.

A demanda gerada com transporte de pessoas é muito instável e pouco previsivel, além de existir o efeito sazonalidade brutal no transporte de passageiros.

A única linha de passageiros que conheço no Brasil é na EFVM que liga BH à Vitória, e ela só existe pois ela também é usada (e muito) para transportar minério de ferro.

Rogério Brasileiro
February 8th, 2006, 11:32 AM
Mesmo as pessoas que moram em zonas menos desenvolvidas, menos povoadas e não tão necessitadas de um trem deveriam ver os benefícios que traria ao Brasil a implantação de um trem de passageiros entre Rio-SP.
Aliás, algumas pessoas aqui no Brasil, as mesmas que não querem o trem Rio-SP, quando vão para Europa e Ásia, o que fazem? Vão andar de trem-bala. E aí ficam morrendo de inveja.
Aliás, o Brasil tem que correr, pois o trem-bala mexicano está vindo por aí, heheheh :)
Este trem pode até ser fumaça eleitoral (não duvido nada disso), mas existe realmente o projeto da empresa italiana Italplan, o único dos tres onde todo o investimento é privado.

Alexandre SP
February 8th, 2006, 01:49 PM
SABEM QUANDO ESSE TREM BALA VAI SER INAUGURADO? NO DIA QUE A GALINHA CRIAR DENTE...AHAHAHAHAHAHAHHH...

diogoap
February 8th, 2006, 01:52 PM
/\ Que que o trem bala mexicano tem a ver com a minha vida?
Pra mim não vale nada a pena gastar 20 bilhões com uma obra dessas enquanto se gasta menos de 1 bilhão pra tapar buracos nas nossas estradas, poderia investir em várias ferrovias para aliviar as rodovias que seria muito mais lucrativo. Os países que possuem trens balas tem uma economia no mínimo promissora, a malha viária e ferroviária é excelente. Trem bala como disseram só num futuro muuuuito distante, sem falar que esse trem bala vai cobrar quase uma ponte-aérea(ou mais dependendo das promoções a GOL quer cobrar 50 reais), que ajuda social isso vai trazer? Meu imposto levando 2 executivos que perderam o vôo?

Dourado
February 8th, 2006, 02:35 PM
Meu imposto levando 2 executivos que perderam o vôo?
É o que falei sobre a Linha Verde em BH. Tanto dinheiro pra fazer uns executivos ganharem dez minutos a mais no dia, enquanto tem milhões de trabalhadores pobres tendo que pegar duas ou três conduções xexelentas só pra ir pro trabalho...

Kato
February 8th, 2006, 03:40 PM
É isso ai! Muito melhor fazer estradas que PRESTEM e recontruir as pontes que so CAEM do que fazer esse term bala q será usado so pra elite! Pois a passagem será cara!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ou em estradas de ferro!! Que seriam outra alternativa a ser melhorada no brasil!!!!!!!!!

Edmundo
February 8th, 2006, 04:31 PM
Pelo que eu entendi o Governo não vai gastar nada nesse trem - é uma concessão e a empresa que ganhar a concessão seria responsável pela construção.

BrunoVix
February 8th, 2006, 04:50 PM
Trens de passageiros no Brasil não são rentáveis, a única coisa que faz uma ferrovia valer a pena no Brasil são as commodities.

Olhem para a malha ferroviária existente, a grande parte é privada, e o que elas transportam?? Minério de Ferro, Soja, Combustíveis, emfim commodities em geral.

A demanda gerada com transporte de pessoas é muito instável e pouco previsivel, além de existir o efeito sazonalidade brutal no transporte de passageiros.

A única linha de passageiros que conheço no Brasil é na EFVM que liga BH à Vitória, e ela só existe pois ela também é usada (e muito) para transportar minério de ferro.

O trem de passageiros da Vale só existe mesmo pq a ferrovia já tem o seu sustento com a logística do minério e do aço. Mas o trem está sempre cheio, ano passado mais de 1.200.000 pessoas utilizaram ele. É um meio de transporte barato, a passagem é uns 13 reais a menos do que a de ônibus. Ahhh e o trem tem prioridade na linha, durante o percuso existe vários cruzamentos e transições de uma linha para outra, e os trens de carga são obrigados a parar e ficar esperando o de passageiros passar por ali... Mas chega a ser impressionante a quantidade de trens de carga que a Vale possui, são trens enormes em movimento, cheios de carga, passando pela janela ao lado a todo momento.

palmex
February 8th, 2006, 06:35 PM
Bom seria bom se fosse verdade, o trem bala mexicano já foi lançado, mais um negócio é verdade, é prefirivel que arrumem nossas estradas!!!

O México por exemplo tem estradas impecáveis!!!

diogoap
February 8th, 2006, 07:54 PM
/\ Cara você consegue parar de pagar p** pro México, e pesquisar antes de falar alguma coisa UMA vez pelo menos?

http://www.esmas.com/noticierostelevisa/mexico/477731.html

EricoWilliams
February 8th, 2006, 10:08 PM
"El 50 por ciento de las carreteras del país estan en mal estado."

50% é menos do que as rodovias brasileiras.

Rogério Brasileiro
February 8th, 2006, 11:09 PM
Acho que está havendo alguma confusão neste thread.
O trem-bala aqui citado não seria construído com dinheiro do governo, o projeto apresentado pela empresa Italplan é o único que prevê investimento totalmente privado. Portanto, o governo Lula só entraria aí para colher os benefícios em forma de votos nas próximas eleições. Afinal, trata-se do trem-bala eleitoral...hehehehe:)
E podem se preparar, que vem muito mais por aí.

mopc
February 8th, 2006, 11:37 PM
Mas é verdade que os 9 bi desse trem bala alucinado seriam melhor aplicados em metrô, ferrovias normais e estradas. Dá pra fazer 90km de metrô subterrâneo com esse dinheiro.

BrunoFoca
February 8th, 2006, 11:42 PM
^^ Não chega a tudo isso não.

Brasil Guy
February 8th, 2006, 11:49 PM
O trem de passageiros da Vale só existe mesmo pq a ferrovia já tem o seu sustento com a logística do minério e do aço. Mas o trem está sempre cheio, ano passado mais de 1.200.000 pessoas utilizaram ele. É um meio de transporte barato, a passagem é uns 13 reais a menos do que a de ônibus. Ahhh e o trem tem prioridade na linha, durante o percuso existe vários cruzamentos e transições de uma linha para outra, e os trens de carga são obrigados a parar e ficar esperando o de passageiros passar por ali... Mas chega a ser impressionante a quantidade de trens de carga que a Vale possui, são trens enormes em movimento, cheios de carga, passando pela janela ao lado a todo momento.

Sim , concordo que é muito utilizada a EFVM para transporte de passageiros, já fiz essa viagem algumas vezes, mas a ferrovia simplesmente não existiria se não fosse pelo fato dela ter sido construida com o propósito de transportar minério de ferro. Basta comparar o volume do tráfego, o trem de passageiros demora um dia inteiro para fazer o trajeto BHZ-VIX, e só existe um horário por dia, e os trens de minério de ferro...bom, eles passam de 30 em 30 minutos e cada trem leva mais de 120 vagões.

Romers
February 8th, 2006, 11:57 PM
Esse trem bala é ridiculo. Se acha que algum investidor bancaria 9 bilhoes num projeto desses? Ele num veria o dinheiro desse investimento inicial retornar nunca..na melhor das hipoteses conseguiria ter um pequeno lucro operacional. passagem teria que custar menos q a do avião e ser mais rapido do que ele. duas coisas difíceis de se conseguir dado a crescente evolução tecnológica da aviação e a tendencia de queda nos precos das passagens aéreas... Para se tornar competitivo esse trem precisaria de proteção do estado seja este subsidiando-o ou senão taxando mais a vaiação. ambas medidas condenáveis.
Além disso esse trem é uma estupidez se pensarmos no custo benefício dele. qual é a vantagem de se tornar mais facil, pagando um alto custo para isso, o deslocamento de pessoas e de não carga, entre duas capitais já consolidadas??. O avanço na tecnologia de telemática (acho q é isso o nome) torna cada vez menos necessário a presenca fisica das pessoas para a relização de negociaçoes comerciais..
O brasil naum precisa e naum deve dispensar tamanha poupança num empreendimento de pokissimos benefícios ou que do qual poucas pessoas vão usufruir. Com esse 9 bilhoes (pelo amor de deus ninguém ainda acha q algum investidor vai bancar essa cifra né??) o governo federal pode investir em estradas e metrô conforme já foi dito. Pode tb investir em saneamento, trens de carga (muito mais importantes para ao Brasil), energia...Em monte de coisa. ( 9 bilhoes é o dobro do custo da importante transnordestina e acredito q quase 3 vezes a transposição do rio São Francisco, Obras essas de alcance muito superior a o trem bobo ligando Sampa ao Rio.
O governo federal ao anunciar esse trem esta fazendo propaganda eleitoreira, e se caso realmente acredita que é bom negócio ele só demosntra mais uma vez como ele é as vezes ele é ingenuo, incopetente e imaturo governar o pais. Ou senão oq é pior tá chamando a gente de idiota e sem noção de escala, medidas e custos...

Qto aos trem bala no exterior Lembremos q na europa boa parte dos usuário do trem bala são turistas interessados em ver a paisagem, além disso já ouvi falar que estão em leve declínio os numero de passageiros desses sistemas. A aviação´superado problemas d eterrorismo acredito ser a tendencia futura para os deslocamentos maiores e não o trem. Salvo alguns casos específicos.

Romers
February 9th, 2006, 12:22 AM
Com esse valor dava pra duplicar uma grande parte da BR 101... Mas eu prefiro que invista em ferrovias, não em trem-bala, mas ferrovias normais! Acho que 75% da logística terrestre no Brasil deveria ser feita por trens, pois os grandes destruídores dos asfaltos ruins e mal feitos do Brasil são os caminhões... Os trens além de ser mais rápidos, transportam uma enorme quantidade de carga. Eu vejo pelos trens da Vale, que tem 120 vagões em um só, levando o minério de ferro e o aço... Imagina mais 120 carretas acabando com o asfalto...

concordo com vc cara!
Mais trem de carga e menos trem-bala Lembremos q o de Brasília Goiania praticamente já foi engavetado...

BrunoFoca
February 9th, 2006, 12:27 AM
^^
Posso lembrar de cabeça uns 10 grupos que conseguem capitalizar US$9.000.000.000 em menos de uma hora, e o prazo é de 35 anos para se aproveitar do investimento, é só ver quanto a Ponte aerea Rio - SP fatura agora imagina que o trem roube 30% disso e pronto a obra se paga e ainda dá lucro, o problema é quem vai ser idiota de fazer isso tendo lugares no mundo que vão render bem mais do que isso?

BrunoVix
February 9th, 2006, 01:08 AM
Sim , concordo que é muito utilizada a EFVM para transporte de passageiros, já fiz essa viagem algumas vezes, mas a ferrovia simplesmente não existiria se não fosse pelo fato dela ter sido construida com o propósito de transportar minério de ferro. Basta comparar o volume do tráfego, o trem de passageiros demora um dia inteiro para fazer o trajeto BHZ-VIX, e só existe um horário por dia, e os trens de minério de ferro...bom, eles passam de 30 em 30 minutos e cada trem leva mais de 120 vagões.

É isso mesmo! A ferrovia foi criada com o ojetivo de transitar cargas, o trem de passageiros apenas pegou carona junto...

Pq o governo não pede então que essas empresas privadas não invistam em estardas de ferro? As normais...

É só mais uma tática trash e sensacionalista do atual governo para conquistar votos por "mania de grandeza", coisa que brasileiro adora!

tkr
February 9th, 2006, 01:29 AM
Pra mim não vale nada a pena gastar 20 bilhões com uma obra dessas enquanto se gasta menos de 1 bilhão pra tapar buracos nas nossas estradas, poderia investir em várias ferrovias para aliviar as rodovias que seria muito mais lucrativo. Os países que possuem trens balas tem uma economia no mínimo promissora, a malha viária e ferroviária é excelente. Trem bala como disseram só num futuro muuuuito distante, sem falar que esse trem bala vai cobrar quase uma ponte-aérea(ou mais dependendo das promoções a GOL quer cobrar 50 reais), que ajuda social isso vai trazer? Meu imposto levando 2 executivos que perderam o vôo?:applause: :D Realmente, mais correta essa análise, impossível!

Na verdade, o preço de um trem convencional deve ser umas 5 vezes mais barato que um trem bala, acredito eu. Existem novas tecnologias que barateiam ainda mais os custos das ferrovias. Considerando como 420 km a distância entre SP e RJ, dava pra construir, no mínimo, 2100km de estradas de ferro com esse investimento. Mas é aquele negócio: qual é melhor pra um ano eleitoral; o trem bala, coisa 'mágica' do outro mundo pro povo brasileiro, ou um aumento das ferrovias pra transporte de carga?

diogoap
February 9th, 2006, 01:58 AM
/\ Nossa muito obrigado shosho!

Com dinheiro do governo ou sem continuo achando que o governo deveria sugerir outros investimentos como ferroviário o rodoviário, 20 bilhões são a faca e o queijo na mão, dá pra investir em obras que podem ajudar muito mais o país e fazer a empresa que investiu nisso lucrar muito mais, que que vai vencer a vaidade de ter uma obra faraônica ******* ou ajudar a escoar produção e transporte de massa "barato"? Só resta saber se o governo consegue persuadir a empresa e se alguém lá tem cérebro.

diogoap
February 9th, 2006, 02:00 AM
/\ Não pode falar nem i.mbecil? nossa a censura tá braba :runaway:

Romers
February 9th, 2006, 03:33 PM
Bom o negócio é o seguinte. vamo esperar o tempo dizer quem tem razão aki...

Dourado
February 9th, 2006, 03:42 PM
^^
Posso lembrar de cabeça uns 10 grupos que conseguem capitalizar US$9.000.000.000 em menos de uma hora, e o prazo é de 35 anos para se aproveitar do investimento, é só ver quanto a Ponte aerea Rio - SP fatura agora imagina que o trem roube 30% disso e pronto a obra se paga e ainda dá lucro, o problema é quem vai ser idiota de fazer isso tendo lugares no mundo que vão render bem mais do que isso?

9 bilhões não é pouquinha coisa assim não, por mais que existam grupos que consigam pagar isso, isso não significa que vão conseguir repor esse dinheiro em 35 anos não, principalmente com essa tarifa.
Um exemplo simples são as concessões rodoviárias. A maioria pede pra aumentar as tarifas porque não conseguem pagar o investimento, e elas nem construiram a estrada. A Via Lagos, que construiu a estrada pra Cabo Frio, cobra R$10,00 de pedágio mais ou menos, e reclama que não tá conseguindo se pagar (e olha que C. Frio é um dos principais destinos turísticos do Brasil).

BrunoVix
February 9th, 2006, 04:16 PM
9 bilhões não é pouquinha coisa assim não, por mais que existam grupos que consigam pagar isso, isso não significa que vão conseguir repor esse dinheiro em 35 anos não, principalmente com essa tarifa.
Um exemplo simples são as concessões rodoviárias. A maioria pede pra aumentar as tarifas porque não conseguem pagar o investimento, e elas nem construiram a estrada. A Via Lagos, que construiu a estrada pra Cabo Frio, cobra R$10,00 de pedágio mais ou menos, e reclama que não tá conseguindo se pagar (e olha que C. Frio é um dos principais destinos turísticos do Brasil).

Se nem a terceira ponte aqui eles conseguiram pagar, imagina esse trem! E olha que por lá passam 55 mil carros por dia!

55mil x R$1.50 = :eek2:

BrunoFoca
February 9th, 2006, 06:08 PM
Aqui em São Paulo as empresas que administram a rodovia estão muito felizes, e o Geraldo só cumpre o contrato e elas não tem autorização para aumentar nada se não estiver no contrato.
E elas construiram rodovias a Ecovias investiu R$3.000.000.000 e não esta reclamando, em 35 anos R$85 x sei lá quantos milhões por ano de pessoas que fazem a ponte.
R$85 x 6.000.000 x 35 = R$17.850.000.000 claro que é um exemplo tosco, mas o raciocinio vale.

FelipKnotSC
February 9th, 2006, 07:07 PM
tudo oq esse presidente analfabeto fala deveria ser irrelevado... eu ganho mais ouvindo o meu cachorro latir

Dourado
February 9th, 2006, 07:25 PM
^^R$85,00? Por quê?

No Rio, o governo já tem um projeto de uma rodovia paralela à Via Lagos sem pedágio (pra quebrar de vez a coidada da concessionária)

BrunoFoca
February 9th, 2006, 10:12 PM
É um valor razoavel para uma viajem do porte da Rio - São Paulo, na ponte áerea sairia pouco mais caro e pouco mais rapido.

EricoWilliams
February 9th, 2006, 10:49 PM
Se nem a terceira ponte aqui eles conseguiram pagar, imagina esse trem! E olha que por lá passam 55 mil carros por dia!

55mil x R$1.50 = :eek2:

Grossamente falando, são R$29.700.000

palmex
February 9th, 2006, 10:55 PM
/\ Cara você consegue parar de pagar p** pro México, e pesquisar antes de falar alguma coisa UMA vez pelo menos?

http://www.esmas.com/noticierostelevisa/mexico/477731.html

Pelo meno as que eu vi no forum!!!!

gutooo
February 9th, 2006, 11:52 PM
Grossamente falando, são R$29.700.000

Não seriam R$82.500,00 ???

BrunoVix
February 9th, 2006, 11:56 PM

seria...

diogoap
February 10th, 2006, 12:23 AM
Pelo meno as que eu vi no forum!!!!

Quem olhar o thread de rodovias brasileiras que fizeram a pouco tempo tb vai achar que nossas rodovias são impecáveis

EricoWilliams
February 10th, 2006, 12:34 AM

Gente, desculpa, foi erro meu ao faltar informações:

29.700.000(vinte e nove milhões e setecentos mil reais) ao ano!

EricoWilliams
February 10th, 2006, 12:38 AM
Quem olhar o thread de rodovias brasileiras que fizeram a pouco tempo tb vai achar que nossas rodovias são impecáveis

Aquele thread é um colírio! Mostra só o "filé" das rodovias brasileiras!

paulomenecucci
February 11th, 2006, 11:20 AM
Isso tá me cheirando cachorrada!!!! Faz isso para ganhar voto, no final o trem sai uma merda!!!!

paulomenecucci
February 11th, 2006, 11:20 AM
:) Mas se for verdade, que bom!!!!!
:) :) :eek2:

Dourado
February 13th, 2006, 01:42 PM
Não se pode esquecer que a empresa, além de construir, tem que pagar funcionários durante 35 anos, como engenheiros, advogados, maquinistas, secretárias, bilheteiros, etc. Além disso, têm que pagar a permissão de uso da via, fazer manutenções periódicas nos trilhos e renovar a frota de trens de tempos em tempos, o que sai bem caro. Além disso, nos últimos anos de concessão, deve ser realizada uma mega-manutenção porque a via tem que ser entregue do mesmo modo de quando foi construída, por contrato.

DMA Brasil
February 22nd, 2006, 09:23 AM
Hum... não sei... eu particularmente tenho um projeto pessoal pro sistema de ferrovias aqui no país, e acho que o trem-bala seria interessante entre as duas pricipais cidades do país, com outras ligadas somente por trens pendulares (se quiserem saber, eu posso tentar explicar... mas penso que não é mistério pra ninguém aqui...) porque esses trens são muito mais baratos, pois aproveitam os trilhos que estão implantados, usando sua inclinação pra aumentar a velocidade... esses trens (no modelo a diesel) podem atingir 200km/h!!! acho que trem-bala bala mesmo (de 280 km/h) só no eixo Rio-São Paulo mesmo... e sabem porque eu acho que esse trem deve sair: primeiro, a pressão vai ser grande, porque o Lula já "abriu a boca", segundo, porque ele vai ser financiado inteiramente por uma empresa italiana que tem "bala na agulha", então, quem sabe!!! esperança é a última que morre... mas como disseram aí: não mudarei meu voto... quero o lula fora... mas não vamos entrar nesse mérito, por favor!!!! :)

Rogério Brasileiro
February 22nd, 2006, 04:33 PM
DMA, porquê você não abre um thread e nos mostra esse seu projeto? Vamos lá, queremos vê-lo...:okay:

DMA Brasil
February 22nd, 2006, 09:31 PM
Ehehehehe vou ver se eu consigo por ele aqui... quem sabe, quem sabe!!!! é meio doido, mas acho que pode dar certo!!!

silvios
March 11th, 2006, 03:09 AM
Boa noticia!

mas a regiao metropolitana do rio tem 30 milhoes? e a de sp 35?

A de São Paulo é de 18 milhões, o estado tem 40 milhões.

Esse é mesmo uma ótima notícia para São Paulo.

Diogo_Gardoni
March 11th, 2006, 07:48 AM
Quero muito que saia do papel, muito mesmo.