View Full Version : O grande embuste do preço das obras públicas
Reflex February 13th, 2006, 01:57 AM Os preços de boa parte das obras públicas em Portugal são feitos com base numa sucessão de mentiras. A começar no preço inicial ditado pelo dono da obra e a acabar nas propostas das construtoras.
A derrapagem dos custos das obras é um dos "emblemas" da administração pública portuguesa. Há descontrolos para todos os gostos, desde os já lendários do Centro Cultural de Belém ou da Casa da Música, até aos mais comezinhos das obras municipais. A regra é a derrapagem, a excepção é a coincidência entre o valor posto a concurso e o preço real da empreitada.
Toda a gente sabe que é assim: desde os organismos do Estado e as câmaras, aos projectistas e construtoras. E todos aprenderam a viver num sistema em que a simulação, a hipocrisia e a mentira constroem uma nebulosa de interesses e conluios onde tudo é possível e o rigor orçamental sai de rastos.
Está em curso mais uma tentativa de remediar um problema que, não sendo lusitano, ocorre "em maior escala e mais frequentemente" em Portugal, conforme assegura Reis Campos, presidente da AICCOPN, a maior associação de empresas de construção do país. O Instituto de Mercado de Obras Públicas, Particulares e do Imobiliário (IMOPPI) está a preparar alterações legislativas, designadamente sobre empreitadas e contratação de bens e serviços pela administração central. É uma boa ocasião para mergulhar no penumbroso mundo das obras públicas, tentando perceber as linhas com que se cosem os protagonistas ligados a empreendimentos onde se gastam anualmente centenas de milhões de euros saídos dos bolsos dos contribuintes.
Onde está o cerne do problema das derrapagens? Por vezes, refere Ponce Leão, presidente do IMOPPI, "a culpa é dos três" (da construtora, do projectista e de quem encomenda), mas importa "olhar com muita atenção para o projecto, e quem comanda o projecto é o dono da obra". O líder da AICCOPN vai mais longe: "O dono da obra não planeia bem, subavalia os custos e, por vezes, não sabe o que quer". Esta indefinição leva a uma das práticas mais frequentes nas câmaras - o efeito "já agora" -, como admitiu o autarca poveiro Macedo Vieira; trata-se de aproveitar a asfaltagem de uma rua, por exemplo, para, "já agora", mudar os postes de electricidade e as papeleiras, alcatroar as ruas adjacentes e por aí fora, subvertendo completamente o projecto e o custo iniciais.
Desvalorizar o projecto
Rui Furtado, da empresa de engenharia Afaconsult, fala em "subavaliações drásticas" dos preços das empreitadas feitas por quem lança o concurso, e Helena Roseta, presidente da Ordem dos Arquitectos, acusa mesmo os organismos públicos contratantes de fazerem uma "subavaliação deliberada e intencional dos custos finais, por razões que se prendem com as condicionantes orçamentais e com a aceitação pública das obras que se pretendem lançar" (ver texto de opinião). Em resumo, a grande mentira dos preços das obras públicas começa com a definição inicial, "política" e completamente irrealista, do valor das empreitadas. É uma forma de "resolver", com preços mentirosos, um problema tão simples como o levantado por Rui Furtado: "Se se dissesse, à partida, que o CCB ou a Casa da Música custavam 30 ou 40 milhões de contos, não se faziam!".
O segundo passo para o embuste dos preços está em projectos pouco rigorosos e incompletos. Um problema que decorre, em boa parte, da suborçamentação das obras por parte dos organismos públicos e do pouco investimento que é feito nas fases que antecedem as empreitadas, decisivas para o controlo dos custos.
A desvalorização do projecto pelo dono da obra pode ter consequências dramáticas. Para ganhar concursos e assegurar trabalho, os projectistas concorrem por preços "impossíveis", com base em tabelas de há três décadas actualizadas em 1986, e com descontos que chegam aos 50 por cento, disse ao PÚBLICO uma empresa do ramo. Resultado: depois do concurso ganho, ou as empresas arranjam maneira de chegar ao preço justo, ou recorrem a "soluções" rápidas de cálculo que, por falta de rigor e ao jogarem pelo seguro, implicam maiores gastos de betão, de ferro e outros materiais, provocando derrapagens que podem chegar até aos 30 por cento do custo da obra.
A ficção dos preços completa-se com as construtoras. "Para uma obra de três ou quatro milhões de contos, aparecem propostas de dois milhões ou pouco mais, porque o construtor sabe que, ganhando a obra, depois pode conseguir na secretaria algumas coisas", refere Reis Campos, da AICCOPN. A crise em que vive o sector potencia esta inclinação para propostas demasiado baixas, inferiores, em muitos casos, ao preço-base de referência que, em Portugal, é tido como um valor mínimo.
Gerardo Saraiva, líder da secção do Norte da Ordem dos Engenheiros, coloca a questão nos seus devidos termos: "Muitas vezes, as construtoras apostam o seu orçamento precisamente nas debilidades e indefinições do projecto". Assim, diz Reis Campos, "há obras paradas porque, mal o construtor pega na empreitada, entra quase imediatamente em conflito com o dono da obra", à procura de um furo para "corrigir" o preço. As centenas de faxes dirigidos ao dono da obra pela construtora da Casa da Música, ao tomar conta da empreitada, ilustra a estratégia de "criar casos" que abram a porta às revisões de preços, por trabalhos a mais e todo o tipo de expedientes que corrijam valores contratados demasiado baixos.
Fonte: Publico
Portugues February 13th, 2006, 02:03 AM Triste país aquele que não consegue impedir a corrupção a todos os níveis.
Precisa-se urgentemente de uma JUSTIÇA plena de poderes e pronta a castigar.
Reflex February 13th, 2006, 02:07 AM É incrivel como toda a gente sabe e ninguém actua...:bash::bash:
Portugues February 13th, 2006, 02:12 AM Todos nós temos familía e todos nós gostariamos de viver melhor. Estes dois pressupostos são a base da Corrupção.
Reflex February 13th, 2006, 02:20 AM Especialmente o 2º...:D
Portugues February 13th, 2006, 02:23 AM No caso da construção cívil, como mexe com milhões, este tipo de situações é tipico e já passou a ser casual.
Filipe_Golias February 13th, 2006, 02:42 AM "Se se dissesse, à partida, que o CCB ou a Casa da Música custavam 30 ou 40 milhões de contos, não se faziam!".
Concordo... Isto pra mim é um dos entraves fortes para mudar as coisas. Valores destes assustariam qualquer um por cá e metade das coisas nem começavam (já não começam muitas tb...) Por isso toca a sub-avaliar para parecer exequível e depois... "Aaaah! :shocked: Derrapagens?? Como é possível? Bem agora não podemos parar... :|"
Daniel_Portugal February 13th, 2006, 02:45 AM bom.. neste caso so digo.. ainda bem que pensavam que a casa da musica ia ser mais barata.. assim fizeram-na .. e é um marco indubitavel para a cidade do porto. muito linda, muito original, e muita qualidade de som ;)
filipe... nao digas que preferias que nao se tivesse feito a casa :|:|:|:| com ou sem derrapengs pelo meio
Portugues February 13th, 2006, 02:47 AM Para se fazer o "marco indubitável" foi preciso roubar, no estrito significado da palavra, o povão português que em nada se identifica para a inutilidade do edifício.
Podiam fazer uma coisa semelhante por um preço ajustado.
Filipe_Golias February 13th, 2006, 02:56 AM bom.. neste caso so digo.. ainda bem que pensavam que a casa da musica ia ser mais barata.. assim fizeram-na .. e é um marco indubitavel para a cidade do porto. muito linda, muito original, e muita qualidade de som ;)
filipe... nao digas que preferias que nao se tivesse feito a casa :|:|:|:| com ou sem derrapengs pelo meio
Aqui ninguéme está a questionar a utilidade pública e beleza do edificio... entende isso, sff ;)
Filipe_Golias February 13th, 2006, 02:58 AM Pra si, Portugues, é tudo inútil em Portugal... já em Macau, como não tem problemas económicos, tudo é de interesse público e optimizado ao máximo nível.
Portugues February 13th, 2006, 03:02 AM O Dr Golias adora colocar palavras nas minhas frases. Eu não disse isso. Nunca.
Eu não posso, nem consigo, justificar o absurdo investimento que se fez num recinto cuja a utilidade económica e social é praticamente nula. Você consegue?
Filipe_Golias February 13th, 2006, 03:04 AM Não sou doutor, nem sequer licenciado, por isso não esbanje ainda mais esse título como gostam de fazer cá em Portugal ;)
Porque você não dissocia a forte derrapagem da obra com o tempo de existência da estrutura... é óbvio que ainda não teve tempo pra justificar tamanho dinheiro! Caso não tivesse havido tal deslize financeiro menos tempo demoraria a "amortizar".
Portugues February 13th, 2006, 03:07 AM O Sr Golias (a modestia de não querer usar Dr só lhe fica bem...) tentou fugir ao sílis da questão usando parametros económicos para justificar o injustificável.
A "Casa da Música" é o verdadeiro um templo ao " ...embuste do preço das obras públicas... ".
Quanto à sua utilidade esqueça?!
Daniel_Portugal February 13th, 2006, 03:12 AM filipe... ninguem esta a questionar isso, mas esta-se a questionar que caso se soubesse o real preço da casa da musica antes da sua construçao, que provavelmente nao a teriam aprovado, agora eu pergunto, se soubesses do seu real preço, e estivesse nas tuas maos aprovar ou nao aprovar aquele monumento que ali se construiu, qual seria a tua resposta? aprovavas ou nao?
Daniel_Portugal February 13th, 2006, 03:13 AM como sabes, eu aprovava, mesmo sabendo do preço.. afinal de contas nao eh todos os dias que se fazem projectos desse preço... e uma vez nao sao vezes.. e ela ta muito bem onde ta ;)
Barragon February 13th, 2006, 03:16 AM O que não sabemos nem nunca saberemos é se o REAL valor de um edifício ... é o inicial... secalhar até é............
Filipe_Golias February 13th, 2006, 03:17 AM Daniel, não sei, nem queria saber! Não queria ter metade do mundo a pressionar-me pra aceitar e a outra para não o fazer :runaway:
Eu sei perfeitamente que tu aprovavas... tal como aprovarias outras obras com iguais deslizes financeiros só porque, na tua ideia, prestigiariam a cidade ;) Antes ter uma bela iamgem que salvaguardar as contas públicas! Antes cair na bancarrota que ficarmos mal vistos :banana:
Portugues eu já nem lhe digo mais nada porque está mais que visto que para si, tudo o que seja infraestrutura ou qualquer outra obra em território nacional é completamente injustificável, e tudo em Macau é perfeitamente aceitável.
Daniel_Portugal February 13th, 2006, 03:24 AM nao filipe.. tambem tas a exagerar.. sim eh obvio que eu quero fama para a minha cidade, e creio que isso eh um sentimento muito comum e inclusive saudavel de se ter.. mas nao sou nenhum "dubaiense" que so quer ver fama e o povo que se lixe.. aqui eu questionei A casa da musica, nada mais ;) agora se houvesse todos os anos um projecto com o valor da casa da musica.. eu começava a pensar "ainda nos vamos lixar com tanta construçao"
Portugues February 13th, 2006, 11:21 AM Isto é fumentar a "Cultura da Chulice". Pode paracer uma opinião um pouco bruta, mas a Casa da Música, é para mim um negócio de alguns, imposto a outros que, pouco interesse tendo no dito, o financiam. Eu tenho pena em não ter tido esse golpe de génio que os 'intelectuais da cultura' conseguiram ter em Portugal: Convencer a populaça o imprescindíveis que são de forma que têm de ser subsídiados para fazerem alguma coisa de inútil.
Fern February 13th, 2006, 11:38 AM Para se fazer o "marco indubitável" foi preciso roubar, no estrito significado da palavra, o povão português que em nada se identifica para a inutilidade do edifício.
Podiam fazer uma coisa semelhante por um preço ajustado.
Exacto e ainda por cima e' no Porto.. :D
Quanto as derrapagens e' uma vergonha! Dizem que "Se se dissesse, à partida, que o CCB ou a Casa da Música custavam 30 ou 40 milhões de contos, não se faziam!".. e como e' que nos depois de ns terem enganado sabemos onde foi realmente para o dinheiro, sera q as pessoas ainda confiam em alguem envolvido na construccao desse projectos??
Portugues February 13th, 2006, 11:42 AM Gastar 30 ou 40 Milhões de Euros num edificio daqueles é um absurdo, sabendo que a maior parte das escolas primárias não tem aquecedores no Inverno.
Daniel_Portugal February 13th, 2006, 02:29 PM a casa da musica eh um marco para o porto, tal como muitos outros marcos que a cidade tem. e acho muito bem terem-na feito.
fern: "ainda por cima eh no porto".. ha muitas outras coisas do nivel da casa da musica no porto, nao penses que nao...
quer dizer.. mais vale entao nao construir marcos nas nossas cidades.. querem arranha ceus, mas uma coisa como a casa da musica que vale mais do que 20 arranha ceus.. nao querem.. para nos um arranha ceus parece muito fixe porke nao temos nenhum.. mas ha cidades com centenas deles e isso nao mostra nada.. podem ser bonitos mas nao mostram rigorosamente nada.. enquanto que um pavilhao atlantico ou uma casa da musica sim, mostram e muito, sao projectos unicos que nao se vêm em todas as cidades. (entre muitas outras coisas unicas que se vao construindo nas nossas cidades, e que devem ser construidas... o que seria bom era k nao houvessem ladroes k ficam sempre com algum.. isso sim.. agora um investimento gordo, num projecto igualmente gordo, nao vejo o minimo problema)
Portugues February 13th, 2006, 02:35 PM agora um investimento gordo, num projecto igualmente gordo, nao vejo o minimo problema)
Isso parece um pensamento terceiro mundista. Qual é o propósito de construir "elefantes brancos" caríssimos e inúteis? Para o pacóvio admirar e arregalar a sobranceilha?
Daniel_Portugal February 13th, 2006, 03:30 PM vamos entao voltar a historia mil anos pra tras.. e todos os museus, monumentos, estatuas que foram construidos, vamos pegar nessas pedras e construir algo que dê jeito.. porque monumentos pra ke? estatuas pra ke? nao serve pra nada isso
pahh.. por amor de deus! pensa um bocado! as pessoas nao vivem so de coisas essenciais... as pessoas necessitam de bens a todos os niveis, e a construçao de monumentos, marcos unicos, etc enriquece as cidades, e em segunda análise enriquece a vida das pessoas.
e ja agora.. nao sei porque insistes nessa da inutilidade.. "inutil" é o monumento ao empresario.. o monumento à guerra colonial.. a rede na foz.. agora a casa da musica eh uma casa de espetaculos, com a melhor acustica do mundo!
Portugues February 13th, 2006, 04:30 PM e ja agora.. nao sei porque insistes nessa da inutilidade.. "inutil" é o monumento ao empresario.. o monumento à guerra colonial.. a rede na foz.. agora a casa da musica eh uma casa de espetaculos, com a melhor acustica do mundo!
Ai sim? em que se baseou para fazer tal comentário? Que cartaz turitisco é esse que custou milhões de Euros e tem uma utilidade tão reduzida?
Que mais valia trouxe o tremendo edifício à ecónomia local e global?
Fern February 13th, 2006, 07:24 PM fern: "ainda por cima eh no porto".. ha muitas outras coisas do nivel da casa da musica no porto, nao penses que nao...
quer dizer.. mais vale entao nao construir marcos nas nossas cidades.. querem arranha ceus, mas uma coisa como a casa da musica que vale mais do que 20 arranha ceus.. nao querem.. para nos um arranha ceus parece muito fixe porke nao temos nenhum.. mas ha cidades com centenas deles e isso nao mostra nada.. podem ser bonitos mas nao mostram rigorosamente nada.. enquanto que um pavilhao atlantico ou uma casa da musica sim, mostram e muito, sao projectos unicos que nao se vêm em todas as cidades. (entre muitas outras coisas unicas que se vao construindo nas nossas cidades, e que devem ser construidas... o que seria bom era k nao houvessem ladroes k ficam sempre com algum.. isso sim.. agora um investimento gordo, num projecto igualmente gordo, nao vejo o minimo problema)
Estava-te a picar como e' obvio!! :D
Quanto aos arranha-ceus todos sabemos que alem de serem investimento privado ainda trazem dinheiro, na forma de impostos, aos cofres das camaras e estado!
Daniel_Portugal February 13th, 2006, 07:47 PM eh claro k eu keria arranhaceus em portugal.. OBVIO! mas entre um arranha ceus ou a casa da musika... prefiro a casa da musika como eh logico.. se fosse um arranha ceus a noticia seria apenas aki.. a casa da musika foi noticia no mundo todo
Filipe_Golias February 13th, 2006, 10:19 PM Acho um arranha-céus em Portugal era notícia digna de CNN :lol:
Puto February 13th, 2006, 10:26 PM :lol: claramente..
Reflex February 13th, 2006, 10:57 PM ...e de feriado nacional!!!:laugh:
Filipe_Golias February 13th, 2006, 11:15 PM Feriado nacional? Não me parece que os velhos do Restelo deixassem, ressabiados como ficariam com a derrota :lol:
*Porra que isto tá lento como tudo! :mad:*
Daniel_Portugal February 13th, 2006, 11:39 PM yah... esta merda ta uma lentidao fdxxxxxxxx!!!!
ta ok! a piada dos arranha ceus foi boa.. mas eu tava a falar asserio :bash:
Herrmando February 14th, 2006, 01:49 AM Portugues, espero que o facto de a CM ter uma média de lotação acima dos 80 % não o incomode. Tb nao sei se conhece a realidade do Porto e a falta de uma sala de espectaculos como a CM fazia. Não sei se a cultura para si tem alguma utilidade, julgo que nao, para quem chama museuzeco ao MNSR e inutilidade à CM. Uma vez que tb se falou do CCB, gostava de saber a opiniao do douto senhor sobre este "elefante branco". Tv o senhor prefira ir ver filmes do Jackie Chan ao cinema... Um conselho, em vez de gastar 5 euros no Rambo VI, venha à CM ouvir a excelente Balanescu Quartet na sexta, ou no caso de ter filhos, leve-os a um dos vários Workshops (de borla) para que quando crescerem não sejam como o senhor. Se eventualmente, embora eu duvide, o senhor tb achar que tem algum dote artístico na área da música, tb pode, na mesma "inutilidade", compor algumas músicas no Hyperscore.
Se é para dizer disparates, mantenha-se no anonimato sff...
Daniel_Portugal February 14th, 2006, 02:18 AM herrmando tens razao, apesar de ja haveram bastantes salas de espetacalos faltava realmente uma GRANDE casa de espetaculos no porto :yes: e passou de nao haver nenhuma GRANDE para uma MEGA :hilarious
Daniel_Portugal February 14th, 2006, 02:18 AM mas o portugues.. enfim... esta feito parvo.. =\
Herrmando February 14th, 2006, 02:59 AM A CM não é só o edifício em si, mas as possibilidades que abre na criação de novos publicos, na formação dos jovens, na vinda de orquestras e grupos musicais de topo ao Porto, na redefinição da política e da oferta cultural da cidade... Um pouco ao estilo de Serralves nas artes plásticas. O edifício em sí é só uma maneira de dar maior visibilidade e projecção ao projecto.
Portugues February 14th, 2006, 03:38 AM !??!Caro Herrmando adoraria saber quanto é que pagas de IRS ao final do ano. É que pela sua postura, a FABULOSA "Casa das musiquetas" foi um excelente investimento. Espero que essa não seja a opinião do povo, do comum cidadão.
Ser roubado e abanar a cabeça é digno de sapateira.
Daniel_Portugal February 14th, 2006, 04:06 AM yah herrrrrrrrmando.
de facto tens toda a razao :) mas mesmo para quem nao entre, o proprio edificio eh msm giro e a sua envolvente eh magnifica :) e assim o porto começa passo a passo a ganhar exlibris em cada área, casa da musica pra musica, museu de serralves pras artes, e por ai em diante :) tudo isto resume-se numa palavra: cultura. e a cultura eh um dos principais trunfos das cidades europeias. e nenhuma cidade se pode auto denominar "uma grande cidade europeia" sem um minimo de acesso à cultura, e o porto (tal como lisboa obviamente) já ultrapassaram há muito essa fasquia minima necessária, factor a adicionar ao nosso orgulho de sermos portugueses :yes:
Arpels February 14th, 2006, 12:25 PM não sei se ria se chore :ohno:
Paulo2004 February 15th, 2006, 07:54 PM Pois, casos destes até acontecem em escolas secundárias. O conselho executivo da E. Sec. de Estarreja mandou construir um anfiteatro ao ar livre quando existem outras prioridades nomeadamente técnico-pedagógicas que a escola carece.
Portugues February 19th, 2006, 03:49 AM Com o $$ que se gastou na maravilhosa Casa da Musiqueta era possivel colmatar as falhas técnico-pedagógicas.
Herrmando February 20th, 2006, 01:02 AM És um cadito demagogo nao és? Tou a ver pq foste desterrado para Macau...
Filipe_Golias February 20th, 2006, 07:26 AM Nem os macaenses merecem tamanha peça. Nem os pinguins da Antártica...
Portugues February 21st, 2006, 03:37 AM És um cadito demagogo nao és? Tou a ver pq foste desterrado para Macau...
Demagogo? Eu chamaria sincero e sem caldinhos frios...
Petronius February 21st, 2006, 03:40 AM Com o $$ que se gastou na maravilhosa Casa da Musiqueta era possivel colmatar as falhas técnico-pedagógicas.
gastou-se o triplo no CCB... etc. pare de dizer lugares comuns ... sabe quanto custou a casa da música? Sabe quanto é necessário para colmatar falhas técnico-pedagógicas? Então cale-se
Portugues February 21st, 2006, 03:47 AM Sei sim senhor quanto custou a casa da música....custou aproximadamente 100 milhões de euros, contra os 60,5 milhões de euros orçados! Isto é crime.
Certamente que não era com isso que se ia colmatar TODAS as falhas técnico-pedagógicas, mas sempre era um começo...
Petronius February 21st, 2006, 03:52 AM Sei sim senhor quanto custou a casa da música....custou aproximadamente 100 milhões de euros, contra os 60,5 milhões de euros orçados! Isto é crime.
crime foram também alguns dos teus comentários proferidos aqui... além do mais a casa da música é uma obra complicadíssima a nível de engenharia.
100 milhões de euros é uma ninharia.
Portugues February 21st, 2006, 03:55 AM crime foram também alguns dos teus comentários proferidos aqui... além do mais a casa da música é uma obra complicadíssima a nível de engenharia.
100 milhões de euros é uma ninharia.
Então toca a fazer obras de engenharia complicadissimas e a estoirar o dinheiro dos contrinuintes só para mostrar o génio de alguns e encher os bolsos a outros... haja moral para elevar tal coisa meu caro.
Petronius February 21st, 2006, 05:35 AM Então toca a fazer obras de engenharia complicadissimas e a estoirar o dinheiro dos contrinuintes só para mostrar o génio de alguns e encher os bolsos a outros... haja moral para elevar tal coisa meu caro.
a Casa da Música será lucrativa a médio e longo prazo, porque será um ex-lirbis da cidade do Porto, tanto a nível arquitectónico como a nível cultural. AInda vamos no 2º ou 3º ano de funcionamento e a C da Música já tem uma programação invejável.... Para além de ser motivo de orgulho dos portuenses, como é óbvio. Mas andas muito estranho a defender os "pobres" contribuintes, para quem há pouco defendeu a destruição total e completa dos bairros sociais.. coitados desses contribuintes...
Portugues February 21st, 2006, 03:25 PM a Casa da Música será lucrativa a médio e longo prazo, :D :D Hesitei entre rir ou chorar! Você acredita que a CM algum dia vai rentabilizar o que lá se investiu? Haja crentes em Portugal, viu-se na viagem do caixão da menina Lucia...
|
|