View Full Version : Sinagoga de Lisboa - Shaare Tikva
Arpels February 16th, 2006, 02:40 PM Shaare Tikva significa portas da esperança e é o nome da Sinagoga situada no Rato (ja na Alexandre Herculano mas prontos) por de tras de um portão:
http://i9.photobucket.com/albums/a51/mirim1/sinagogadelisboa01.jpg
http://i9.photobucket.com/albums/a51/mirim1/sinagogadelisboa02.jpg
http://i9.photobucket.com/albums/a51/mirim1/sinagogadelisboa04.jpg
http://i9.photobucket.com/albums/a51/mirim1/sinagogadelisboa05.jpg
http://i9.photobucket.com/albums/a51/mirim1/sinagogadelisboa06.jpg
Gorgon February 16th, 2006, 03:26 PM Every once in a while I visit the website of the Portuguese Jewish Community. That synagogue is like a 100-years-old, eh? Just wondering, does the synagogue have aspects typical of Portuguese architecture?
Petronius February 16th, 2006, 03:41 PM muito bonita a sinagoga :yes: há uma no Porto também ... mas não tenoh fotos :(
Petronius February 16th, 2006, 03:44 PM áh! afinal encontrei umas fotos:
http://www.monumentos.pt/scripts/zope.pcgi/ipa/pages/ficha_ipa?nipa=1312070213
http://www.monumentos.pt/webipa/cache/4068988.img
http://www.monumentos.pt/webipa/cache/4068984.img
Arpels February 16th, 2006, 03:48 PM it was build in 1904 and designe by a Portuguese arquitect call Miguel ventura Terra and is an art deco building with no influences of Portugue traditional arquitecture, is the first Sinagogue built in Portugal after the expulsion of Jews from Portugal in 1497, the Jewish comunnity was officially recognise in 1912, Oporto have the big sinagogue in Portugal.
Arpels February 16th, 2006, 03:49 PM that one is the big sinagogue in Portugal Petronius :yes:
Petronius February 16th, 2006, 03:49 PM e aqui fica a sinagoga de Belmonte:
http://zezepina.utopia.com.br/judeus/fotos/sinagoga38.jpg
E o bairro antigo da Judiaria , onde se situava a antiga sinagoga, da qual há apenas vestígios:
http://zezepina.utopia.com.br/judeus/fotos/judiaria.jpg
Arpels February 16th, 2006, 03:50 PM ha uma tambem mto antiga em Tomar, actualmente é um museu Luso/Hebraico :yes:
a Sinagoga de Lisboa da epoca Medieval era aonde esta actualmente a igreja Manuelina da Conceição Velha (antiga Mesiricordia de Lisboa) ao Campo das Cebolas.
Arpels February 16th, 2006, 03:54 PM the first one build in Lisbon, the medieval Sinagogue, was destroy to build a churche in the end of the XV century :(
Petronius February 16th, 2006, 03:54 PM já agora deixo-vos esta notícia , infelizmente não há fotos desta Tora:
http://jn.sapo.pt/2005/10/27/ultima/sinagoga_descoberta_porto.html
LOCAL DE CULTO DO SÉCULO XVI EM CASA ONDE ESTÁ A SER CONSTRUÍDO UM LAR
Sinagoga descoberta no Porto
Foi descoberta, no Porto, uma sinagoga de finais do século XVI. Por circunstâncias várias, tem enorme importância histórica, mas está numa casa onde a paróquia de Nossa Senhora da Vitória ultima a construção de um lar de idosos, com aval do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR).
A historiadora Elvira Mea, professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), anda há dois anos a lançar alertas para a existência, no nº 9 da Rua de S. Miguel, de um "Ehal" (nicho onde são guardados os rolos da Torah, a Lei atribuída a Moisés), que tem o especial valor de ter sido feito depois da expulsão/conversão forçada dos judeus em 1496/97, por D. Manuel. Trata-se de uma sinagoga clandestina, que constituía "uma afronta total à situação de Contra-Reforma". Para mais, além da tipologia da casa (uma entrada por trás, discreta, na Rua da Vitória), característica do culto clandestino, a documentação, designadamente da Inquisição, dá conta da existência, nas imediações, de casas de jogo, que os cristãos-novos usavam como elementos distractivos.
Elvira Mea, que diz ter contactado o IPPAR, o Governo, a Câmara do Porto e o Governo Civil (a única entidade que mostrou interesse), nota, ainda, que o achado faz luz sobre a obra "Nomologia..." (Amesterdão, 1629), de Imanuel Aboab, em que o autor diz ter visto a sinagoga, na sua meninice, algo que a ausência de vestígios materiais tornava duvidoso. A importância do "Ehal" é ainda maior, atendendo à falta de vestígios materiais da presença judaica no Porto, designadamente na zona do Olival, hoje Vitória, onde esteve a última judiaria da cidade. A localização da sinagoga na rua que agora é da Vitória, e não na de S. Miguel, é corroborada por escritos de historiadores como Geraldo Coelho Dias.
O arqueólogo Mário Jorge Barroca, também docente da FLUP, não hesita em afirmar que o "Ehal" é de finais do século XVI ou do início do século XVII, sendo um de quatro exemplares existentes em Portugal, juntamente com os de Castelo de Vide, de Castelo Mendo (que ele próprio identificou) e da Guarda. Apesar de danificado, por obras mais antigas, o "Ehal" constitui oportunidade única para aprofundar e divulgar o conhecimento sobre a cidade.Pedro Olavo Simões
Arpels February 16th, 2006, 03:56 PM fantastico :uh: oxala o IPPAR recupere aquilo!!
Petronius February 16th, 2006, 03:56 PM o interior da Sinagoga de Tomar:
http://www.monumentos.pt/webipa/cache/4018198.img
Arpels February 16th, 2006, 04:10 PM é o museu Luso/Hebraico essa sinagoga :yes: la esta uma placa antiga em exposição proviniente da antiga sinagoga de Lisboa:
http://i5.photobucket.com/albums/y198/obelix1/lapidehebraica.jpg
Arpels February 16th, 2006, 04:40 PM esta comunidade sofreu mta perseguição em Portugal e na restante Europa, no final do sec. XV so tinham duas hipoteses, ou se tornavam Cristãos ou iam para a fogueira ou eram expulsos, conclusão os poucos que ficaram, na maioria faziam-se de Cristãos, seguiam o ritual Hebraico as escondidas ou então tornaram-se Catolicos fanaticos, entre estes ultimos esta a familia da minha Mãe que ainda usou nomes Hebraicos ate a geração dela aportuguesados é claro) como Moises, Abraão e a minha propria Mãe chama-se Lidia :yes: a minha Mãe ainda guarda um fragmento de um candelabro antigo.
Fern February 16th, 2006, 06:13 PM Every once in a while I visit the website of the Portuguese Jewish Community. That synagogue is like a 100-years-old, eh? Just wondering, does the synagogue have aspects typical of Portuguese architecture?
It seems to be a mixture of styles but it's certainly taken cues from our typical architecture!
JohnnyMass February 16th, 2006, 07:35 PM A do Porto é aqui bem perto da minha casa!:D Mas está sempre fechada.:(
Barragon February 16th, 2006, 08:37 PM o Petronius e o Arpels devem ser Judeus :lol:
Reflex February 16th, 2006, 09:33 PM Belissima, como qualquer edificio do grande Ventura Terra!!:bow:
Só apenas 1 questão para os experts: é datada de 1904 e é art deco?? Julgava que a Art Deco tivesse aparecido só nos anos 20/30!;)
Puto February 16th, 2006, 09:59 PM Bonita a sinagoga de Lisboa.. o interior e espantoso ;)
Barragon February 16th, 2006, 10:13 PM Gostava de ver o interior da do Porto.
Arpels February 16th, 2006, 10:34 PM Belissima, como qualquer edificio do grande Ventura Terra!!:bow:
Só apenas 1 questão para os experts: é datada de 1904 e é art deco?? Julgava que a Art Deco tivesse aparecido só nos anos 20/30!;)
confesso k tb tinha essa ideia :yes:
Puto February 16th, 2006, 10:34 PM Tb eu :D
Arpels February 16th, 2006, 10:35 PM tb gostava de ver fotos da do Porto, deve ser enorme!!
Phobos February 16th, 2006, 11:24 PM Do exterior dela não gosto muito,e acho que a cor branca não fica bem para este edificio,mas por dentro parece ser muito bonita.
Filipe_Golias February 17th, 2006, 04:11 AM A sinagoga do Porto é um bicho! :shocked: Sempre que passava lá de carro punha-me a avaliar o comprimento dela :uh: E está numa rua cheia de vivendas que liga o Campo Alegre à avenida da Boavista ;)
Infelizmente, tb nunca lá entrei... mas pode ser que qualquer dia tire fotos ;)
A de Lisboa tem uma fachada simples mas o interior é bem bonito :yes:
Petronius February 17th, 2006, 04:11 AM então e eu não pus fotos na página anterior ??? Tem mais naquele site
traveler February 17th, 2006, 04:20 AM Eu fiz um estudos sobre o meu nome que e bem conhocido em Portugal,e outros nomes dos judeus Portugueses, para saver se eu tinha sangue judeus. Eu fiquei com a minha boca aberta, de saver que 70% porcento da populacao Portuguesa tem sangue judeus. tambem o meu nome e muito judaico. Bom e a vida. :)
Filipe_Golias February 17th, 2006, 04:22 AM Ya, traveler... basta teres em conta que todos os sobrenomes relacionados com árvores são de origem judaica ;) Olha eu, Carvalho, devo ter ascendência judaica lá muito pra trás :D
traveler February 17th, 2006, 04:27 AM Filipe. Eu vou te dizer uma coisa sobre mim. O meu sobrenome e Sousa.
Filipe_Golias February 17th, 2006, 04:31 AM Uuhhh, o mistério diminui :D
Sousa é nome judeu? É bem frequente por cá... mas não tinha ideia de ser de origem judaica :uh:
traveler February 17th, 2006, 04:43 AM O nome Sousa e Portugues, mas o nome quer dizer Wild Pigeon, em realidade. Tambem vem de uma religeao dos judeus. Um dia um Brasileiro chamou-me judeu , e foi assim que eu fiz um estudo sobre o meu nome.
Daniel_Portugal February 17th, 2006, 05:32 AM A do Porto é aqui bem perto da minha casa!:D Mas está sempre fechada.:(
É a sinagoga Kadorik :D ehehe
Arpels February 17th, 2006, 11:05 AM tudo k seja nome de planta (Silva etc) e ou animal (Coelho etc) pode ter conutação Judaica mas claro k actualmente td é relativo e ha mtos Judeus k não tinham deste genero de nomes caso de Damião de Gois e Fernão de Magalhães.
Puto February 17th, 2006, 12:02 PM O nome Sousa e Portugues, mas o nome quer dizer Wild Pigeon, em realidade. Tambem vem de uma religeao dos judeus. Um dia um Brasileiro chamou-me judeu , e foi assim que eu fiz um estudo sobre o meu nome.
Tb sou Sousa ;)
Barragon February 17th, 2006, 02:15 PM Qual 70% da população portuguesa é judia......... tás louco.... secalhar 70% da população judaica portuguesa é pura... secalhar trocaste-te.
Arpels February 17th, 2006, 02:48 PM não anda mto longe da verdade Barra, 70% sera ja não puramente Judia mas com algum sangue Judeu :yes: eles chegaram aqui com a Romanização da peninsula e misturaram-se com a população local!!
Filipe_Golias February 17th, 2006, 04:39 PM tudo k seja nome de planta (Silva etc) e ou animal (Coelho etc) pode ter conutação Judaica...
Olha, então tenho sangue judeu (muito diluido) de mãe (Coelho) e pai (Carvalho) :D
Arpels February 17th, 2006, 04:58 PM bem provavel :yes:
Daniel_Portugal February 17th, 2006, 06:25 PM eu tenho Oliveira
poderá eventualmente ser proveniente do Judeu?
Barragon February 17th, 2006, 06:57 PM Eu não sou judeu de nenhum lado :D
Santos da mãe
Barragon do pai
Daniel_Portugal February 17th, 2006, 06:59 PM es mesmo barragon? :O que nome invulgar
Arpels February 17th, 2006, 07:01 PM eu tenho Oliveira
poderá eventualmente ser proveniente do Judeu?
:yes:
Daniel_Portugal February 17th, 2006, 07:04 PM se fosse azeitona era proveniente da oliveira... e assim se forma a cadeia da vida
:hilarious
Fern February 17th, 2006, 09:04 PM Olha eu, Carvalho, devo ter ascendência judaica lá muito pra trás :D
Es como eu... sou Flores! :colgate:
JohnnyMass February 17th, 2006, 09:06 PM eu de judeu não tenho mesmo nada!
Filipe_Golias February 17th, 2006, 09:06 PM eu de judeu não tenho mesmo nada!
Então eu... dinheiro nem vê-lo :cry:
JohnnyMass February 17th, 2006, 09:10 PM correia será judeu?
Fern February 17th, 2006, 09:20 PM Acho que era mais os nomes de plantas e n sei se animais tb!
JohnnyMass February 17th, 2006, 09:22 PM pois isso eu sei...correia provavelmente não será já que não é nem uma planta nem um animal!:D
Arpels February 17th, 2006, 09:23 PM Correia não sei não me pareçe, era mais plantas sem duvida mas animais tambem, a comunidade actual é quase toda constituida por Judeus norte Africanos de Marrocos, os Judeus Tugas foram expulsos devido ao edito que o rei D. Manuel aceitou para casar ca princesa filha dos Reis Catolicos e foram enriquecer a Holanda, Alemanha e outros paises mais tolerantes no sec. XV e XVI, so faziam trampa :bash:
Fern February 17th, 2006, 09:28 PM Estranho... a maioria do judeus que eu conheco sao de certeza de ascendencia norte-europeia.. loiros de olhos azuis!
Arpels February 17th, 2006, 09:29 PM não existe uma raça defenida, mtos são loiros devido aos cruzamentos k mesmo com regras rigidas comunitarias sempre aconteciam, eu tinha um colega da primaria k era Judeu e loiro, ele e a irmã k era meio arruivada!!
Fern February 17th, 2006, 09:34 PM O que eu quero dizer e' que judeus e' o que nao falta pelas bandas de Cascais/Estoril e Lisboa mas n me parece que sejam descendentes de Marroquinos!!
Arpels February 17th, 2006, 09:36 PM parece-te, os Judeus norte Africanos são brancos aparentados a nos!!
Fern February 17th, 2006, 09:39 PM Nunca vi nenhum loiro em Marrocos!
Filipe_Golias February 17th, 2006, 09:41 PM Correia não sei não me pareçe, era mais plantas sem duvida mas animais tambem, a comunidade actual é quase toda constituida por Judeus norte Africanos de Marrocos, os Judeus Tugas foram expulsos devido ao edito que o rei D. Manuel aceitou para casar ca princesa filha dos Reis Catolicos e foram enriquecer a Holanda, Alemanha e outros paises mais tolerantes no sec. XV e XVI, so faziam trampa :bash:
Adiantou-lhe um grosso... ela morreu 1 ano depois do casamento e o filho de ambos - futuro herdeiro das 2 coroas ibéricas - 2 anos a seguir :doh: E depois casou-se com uma irmã mais nova e, com isso, Portugal ficou sem direito a pretensões ao trono espanhol, enquanto que Espanha ganharia mais tarde pretensões ao nosso.
Tanta treta por causa de casamentos, e o que acabou por durar e afectar o país foi a expulsão dos judeus. Até nesta altura, a politica não era a melhor :lol:
Arpels February 17th, 2006, 09:47 PM ya mas entretanto perdemos os melhores banqueiros e os comerciantes mais prosperos do pais k eram judeus, a maioria foi para a Holanda onde fizeram fortuna e depois financiavam os nossos reis e cobravam-lhes juros enormes!!
Filipe_Golias February 17th, 2006, 09:52 PM Exacto! :bash:
Fern February 17th, 2006, 10:00 PM ya mas entretanto perdemos os melhores banqueiros e os comerciantes mais prosperos do pais k eram judeus, a maioria foi para a Holanda onde fizeram fortuna e depois financiavam os nossos reis e cobravam-lhes juros enormes!!
Podiamos ao menos ter aproveitado a segunda guerra mundial e ter deixado ca ficar os poucos que se escaparam.. mas o senhor salazar alem de conservador e nao ter visao nenhuma tb nao tinha coracao!!
Arpels February 17th, 2006, 10:04 PM a maioria bazou directamente dos paises ocupados pos EUA :(
Fern February 17th, 2006, 10:09 PM Dos ou para?
Arpels February 17th, 2006, 10:21 PM dos para :yes: isto porue Salazar e Franco recusaram a entrada de muitos nos seus paises deviso a sua simpatia pelo eixo!!
Fern February 17th, 2006, 10:23 PM Pois.. que lindo regime a que nos estivemos submetidos!! :|
Arpels February 17th, 2006, 10:24 PM e no fim nem o plano Marshal aceitou, ganda estupido :bash:
Fern February 17th, 2006, 10:26 PM "Orgulhosamente Sos"!! :wallbash:
Arpels February 17th, 2006, 10:30 PM foi so asneirada aquele gajo, em seguida meteu-se em guerra cas colonias em vez de negociar uma saida airosa :ohno:
Fern February 17th, 2006, 10:36 PM Exacto.. e a minha familia que o diga... nao beneficiou ninguem! Aquilo agora esta na miseria e nos gastamos dinheiro e pior ainda forma as vidas perdidas nessa guerra inutil! E agora ainda estamos a pagar dividendos!!
JohnnyMass February 18th, 2006, 03:12 AM e no fim nem o plano Marshal aceitou, ganda estupido :bash:
portugal aceitou sim senhor dinheiro do plano marshal.
zazo February 19th, 2006, 06:22 PM ¿Cuantos judíos hay en Portugal?
Arpels February 19th, 2006, 07:15 PM no son muchos, cerca de 3.500 pero ay mucho sangre Judio entre la poblacion e comunidads Judias historicas muy antiguas :yes:
Arpels March 12th, 2008, 11:36 AM já agora deixo-vos esta notícia , infelizmente não há fotos desta Tora:
http://jn.sapo.pt/2005/10/27/ultima/sinagoga_descoberta_porto.html
LOCAL DE CULTO DO SÉCULO XVI EM CASA ONDE ESTÁ A SER CONSTRUÍDO UM LAR
Sinagoga descoberta no Porto
Foi descoberta, no Porto, uma sinagoga de finais do século XVI. Por circunstâncias várias, tem enorme importância histórica, mas está numa casa onde a paróquia de Nossa Senhora da Vitória ultima a construção de um lar de idosos, com aval do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR).
A historiadora Elvira Mea, professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), anda há dois anos a lançar alertas para a existência, no nº 9 da Rua de S. Miguel, de um "Ehal" (nicho onde são guardados os rolos da Torah, a Lei atribuída a Moisés), que tem o especial valor de ter sido feito depois da expulsão/conversão forçada dos judeus em 1496/97, por D. Manuel. Trata-se de uma sinagoga clandestina, que constituía "uma afronta total à situação de Contra-Reforma". Para mais, além da tipologia da casa (uma entrada por trás, discreta, na Rua da Vitória), característica do culto clandestino, a documentação, designadamente da Inquisição, dá conta da existência, nas imediações, de casas de jogo, que os cristãos-novos usavam como elementos distractivos.
Elvira Mea, que diz ter contactado o IPPAR, o Governo, a Câmara do Porto e o Governo Civil (a única entidade que mostrou interesse), nota, ainda, que o achado faz luz sobre a obra "Nomologia..." (Amesterdão, 1629), de Imanuel Aboab, em que o autor diz ter visto a sinagoga, na sua meninice, algo que a ausência de vestígios materiais tornava duvidoso. A importância do "Ehal" é ainda maior, atendendo à falta de vestígios materiais da presença judaica no Porto, designadamente na zona do Olival, hoje Vitória, onde esteve a última judiaria da cidade. A localização da sinagoga na rua que agora é da Vitória, e não na de S. Miguel, é corroborada por escritos de historiadores como Geraldo Coelho Dias.
O arqueólogo Mário Jorge Barroca, também docente da FLUP, não hesita em afirmar que o "Ehal" é de finais do século XVI ou do início do século XVII, sendo um de quatro exemplares existentes em Portugal, juntamente com os de Castelo de Vide, de Castelo Mendo (que ele próprio identificou) e da Guarda. Apesar de danificado, por obras mais antigas, o "Ehal" constitui oportunidade única para aprofundar e divulgar o conhecimento sobre a cidade.Pedro Olavo Simões
alguem sabe em que estado ficou esta descoberta:?
Pelha March 12th, 2008, 02:12 PM portugal aceitou sim senhor dinheiro do plano marshal.
Sim, de facto o plano marshal injectou alguns milhões em Portugal, mas foi pouco em comparação a outros país europeus...
pedrodepinto March 19th, 2008, 06:51 PM Muito pouco mesmo :yes:...
O Prof Godin March 20th, 2008, 09:57 PM …bom já que estamos numa de judeus…eu namorei com uma filha de um judeu, loirinha de olhos verdes…o pai era alemão e ficou por cá…
Arpels March 21st, 2008, 01:07 AM é com cada Judia a caminho desta Sinagoga em dias de culto Professor :yes:
Ricardo Jorge March 23rd, 2008, 10:24 PM Qual 70% da população portuguesa é judia......... tás louco.... secalhar 70% da população judaica portuguesa é pura... secalhar trocaste-te.
Sem dúvida. É como os mitos dos nomes de plantas e árvores.
Ou os mitos de que as populações vinham não sei de onde e chegavam cá e se misturavam alegremente.
"Primeiro vieram os celtas e depois os iberos e misturaram-se alegremente, depois vieram os romanos com os judeus e misturaram-se alegremente, depois vieram os vândalos, alanos, suevos e visigodos e misturaram-se alegremente"...
Faz lembrar aquele anúncio das Fantasias de Natal: "Primeiro era o peixinho, veio o gato e comeu, depois veio o cão e o gato teve de se esconder, depois veio o coelhinho" :lol:
Quer dizer... estamos a falar de épocas em que os povos eram altamente herméticos e protectores da sua etnia, do mais racista que se possa imaginar, de fazer de qualquer cabeçoila-rapada um menino de coro. Para não falar que grupos étnicos como os Hebreus Sefarditas eram o exponte máximo do hermetismo e da rigidez matrimonial, conservando cuidadosamente as linhas genéticas.
Admira-me que pessoal tão culto não tenha a noção que a sociedade portuguesa e ibérica em geral só no século XX tenha começado realmente a permitir alguma mistura, com os movimentos das ex-colónias pós regimes fascistas.
Fazendo uma análise antropológica, porque as há e bem científicas, o património genético português é sensivelmente semelhante ao de há 2500 anos:
Tipos paleo-atlânticos, mediterrânicos ocidentais, béridos, cro-magnídeos, alpinídeos. Os genes mitocondriais sub-sarianos ou semíticos são residuais e pontuais, curiosamente com ligeira maior incidência em pontos ou ilhas populacionais no norte de Portugal, vestígios prováveis de migrações de populações há cerca de 15 mil anos, em plena idade da pedra.
Enfim, as pessoas fazem grandes confusões com ser moreno ou ter nomes de árvores, com ser mouro ou judeu.
E é facto que há alguma incidência de tipos nórdicos e germânicos em Portugal, mas residual, que maioritariamente se instalou em Portugal a pedido dos nossos reis durante a Reconquista, Cruzados franceses e alguns itálicos a quem era atribuída a função de repovoamento numa espécie de mini-«marcas».
Quanto aos elementos hebraicos loirinhos e ruivos que se vê em Portugal... bem se sabe que não são Sefarditas. Alguns até vieram da Europa Central depois da 2ª guerra. Tinha um colega meu, cuja família veio da Alemanha... e as opções eram Portugal ou Albânia. Claro que a família não teve dúvidas. É hipócrita como as democracias libertadoras da 2ª guerra mundial libertaram os Judeus... mas não os quiseram nos seus países.
Arpels March 23rd, 2008, 10:39 PM os nomes de pantas e arvores aplicados a Judeus não é mito é uma realidade :yes: o resto assim visto parece de facto o anúncio das Fantasias de Natal :lol:
Ricardo Jorge March 23rd, 2008, 11:01 PM os nomes de pantas e arvores aplicados a Judeus não é mito é uma realidade
Falo no sentido da exclusividade do uso do nome :yes:
Não era uma correspondência do género «Todos os sobrenomes com simbologia de plantas e árvores são de origem judaica», mas sim «Alguns nomes de plantas e árvores podem ter sido de famílias judaicas».
Especiamente os Cristão-Novos ou Cripto-Judeus escolhiam esses nomes, mas não era nomes que não fossem comuns, pelo contrário, era uma forma de passarem despercebidos, sem possibilidade de haver confrontação, pois muitos dos sobrenomes eram gentílicos como «Antunes» (Filho de António).
Assim, Pereira ou Silva passaria despercebido no meio de outros Silvas ou Pereiras sem chamar a atenção para o facto de não ter nenhum António como ancestral patrono da família. :yes:
Arpels March 23rd, 2008, 11:55 PM exacto nesse sentido de exclusividade esta correcto :yes:
Nafty October 1st, 2009, 10:21 PM Sou Naphtali Israel Camponêz.
Sou filho neto e bisneto de cristãos novos.
Fui para Israel aos 20 anos onde encontrei a volta definitiva ás minhas origens. Não sou religioso no termo ortodoxo da palavra, portanto sõu perfeitamente consciente de quem sou sem que por isso esteija iluminado.
Posso ajudar? Simplesmente veijo que teneis pouca informação e que estais um pouco perdidos.
Podeis perguntar-me o que quereis e eu os informarei sobre tudo que conheça sobre a matéria. Não vivo em portugal desde o ano 1979 e portanto, peço de ante mão que perdoem pelos erros de sintax.
Cordialmente
Nafty
Arpels October 1st, 2009, 11:38 PM se souberes nomes tradicionais que a comunidade Judaica usava agradecemos :okay: bem vindo...
Nafty October 2nd, 2009, 01:41 AM Senhor Arpels:
Obrigado pela boa vinda.
Bom, os nomes.....enfim, os mais representativos são sem duvida Pinto, Pereira, Ferreira, .........só que na actualidade, mesmo com ou sem nomes é dificil de saber. Na actualidade, muitos Pereiras não teêm quase nada que ver e muitos Sousas ou Silvas sim que podem ter algo a ver. O que devo de dizer é que a quantidade de coisas que não se sabe sobre os Judeus, posteriormente cristãos novos e até á sua practicamente assimilação é enorme. Para Portugal, se poderia escrever um livro de historia paralela.
As sinagogas Portuguesas no estrangeiro, têm selo proprio.
A mais representativa é sem duvida a de Amsterdan
http://www.sacred-destinations.com/netherlands/amsterdam-portuguese-synagogue.htm
Logo, está a da ilha de Coração:
http://www.environmentalgraffiti.com/featured/curacao-world%E2%80%99s-most-diverse-island/15720
E logo tantas que das quais não há noticia por Marrocos, Turquia, Grecia, Servia Bulgaria e Hungria.
Sem duvida que a perçentagem do cruzamento de sangue Judeu em Portugal foi muito grande.
Agora bem, não me façam perguntas gerais porque me perco.
É um assunto muito vasto, profundo e complexo para se poder resumir facilmente. Peço que me façam perguntas mais concretas porque senão, começo a falar de tudo sem acabar nada.
Por onde começamos? Por D.Manuel I?
Cordialmente.
Nafty
Nafty October 2nd, 2009, 01:11 PM Sobre os costumes dos Judeus Portugueses, estes não diferem muito dos demais Judeus "sefaradis".
Os costumes próprios foram os dos cristãos novos ou dos "baptizados em pé".
Como saber se alguém tem sangue Judeu?
Bem, se de repente desapareçem datos da parte sobretudo da mãe, pois já podeis começar a suspeitar.
Exemplo de D. Antonio Prior do Crato.
António's ancestors in three generations António, Prior of Crato Father:
Prince Luís, Duke of Beja Father's father:
Manuel I of Portugal Father's father's father:
Infante Fernando, Duke of Viseu
Father's father's mother:
Beatrice of Portugal
Father's mother:
Maria of Aragon Father's mother's father:
Ferdinand II of Aragon
Father's mother's mother:
Isabella of Castile
Mother:
Violante Gomes Mother's father:
Pedro Gomes Mother's father's father:
Unknown
Mother's father's mother:
Unknown
Mother's mother:
Unknown Mother's mother's father:
Unknown
Mother's mother's mother:
Unknown
http://en.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio,_Prior_of_Crato
O mais curioso, foi que a resistencia de Portugal comandada por D.António, foi praticamente finançiada pelos Judeus Portugueses de Holanda. Era então a unica resistencia Portuguesa.
Os nobres e a Igreija (como instituição) aclamavam entretanto a casa de Austria.
Agora, sabeis também porquê não pôde ser rei de Portugal D. Antonio Prior do Crato.
Preferiram, o clero e a nobreza, a dominação dos Austrias y Espanha que um meio Judeu como rei.
Isto é assim, branco no negro.
D Antonio, deu passo á emigração á Holanda.
Desta emigração, um dos vultos mais relevantes, foi Spinosa.
http://es.wikipedia.org/wiki/Baruch_Spinoza.
Houveram muitos mais.
Camões por exemplo, era outro caso de cristão novo.
Portugal está cheia de Sinagogas.
Podem começar pela Igreija da mesericordia de Leiria.
As reconstruções que se produziram nesta originalmente sinagoga, foram só na parte alta que caío a principios do seculo XVI.
O denominado coreto, não era mais que o sítio reservado para as mulheres.
Se conseguis que abram essa igreija e que não caia para que construam casas residencias no seu lugar, fazeis um favor á humanidade.
As Igreijas da mesericordia por Portugal fora, deveriam ser investigadas.
Quanto á Igreija da Mesiricordia de Leiria, a minha avó ía á sinagoga para ver a missa do galo.
Mais tradições.....a alheira de Mirandela...areia no chão das casas....
Continuaremos.
Cordialmente
Nafty
luisribeiro December 22nd, 2010, 05:55 PM olá nafty, fiquei bastante interessado nakilo que relatou, gostaria, se possível de saber mais relações judaicas com a cultura portuguesa.
obrigado
TugaMtl December 22nd, 2010, 07:27 PM Ya, traveler... basta teres em conta que todos os sobrenomes relacionados com árvores são de origem judaica ;) Olha eu, Carvalho, devo ter ascendência judaica lá muito pra trás :D
Isso não é verdade. ex: Nuno Álvares Pereira.
Lissabona December 22nd, 2010, 09:43 PM ^^
os que são Anjos e Santos tbm
Panados December 22nd, 2010, 10:19 PM olá nafty, fiquei bastante interessado nakilo que relatou, gostaria, se possível de saber mais relações judaicas com a cultura portuguesa.
obrigado
x2
luisribeiro December 24th, 2010, 02:41 AM x2
ah?
Filipe_Teixeira December 24th, 2010, 12:06 PM x2 significa concordar ou, neste caso, também querer saber essa informação ;)
|
|