View Full Version : Obras nos Aliados - updates

Filipe_Golias
February 17th, 2006, 07:34 PM
Passei de manhã pela avenida dos Aliados e já dá pra ver muito do pavimento granítico em "cauda-de-pavão" colocado quer no separador central, quer na ex-praça da Liberdade (sim, porque praticamente vai deixar de ser uma zona distinta da avenida), quer nos passeios mais a sul.

Algumas fotos do estado das obras:

http://i3.photobucket.com/albums/y54/parutakupiu/Porto/Baixa/Obras/Aliados_obras01.jpg

http://i3.photobucket.com/albums/y54/parutakupiu/Porto/Baixa/Obras/Aliados_obras02.jpg

http://i3.photobucket.com/albums/y54/parutakupiu/Porto/Baixa/Obras/Aliados_obras04.jpg

http://i3.photobucket.com/albums/y54/parutakupiu/Porto/Baixa/Obras/Aliados_obras05.jpg

http://i3.photobucket.com/albums/y54/parutakupiu/Porto/Baixa/Obras/Aliados_obras06.jpg

http://i3.photobucket.com/albums/y54/parutakupiu/Porto/Baixa/Obras/Aliados_obras07.jpg

http://i3.photobucket.com/albums/y54/parutakupiu/Porto/Baixa/Obras/Aliados_obras08.jpg

E se isto, já não é grande coisa...

http://i3.photobucket.com/albums/y54/parutakupiu/Porto/Baixa/Obras/Aliados_obras09.jpg

... imaginem isto :sleepy:

http://i3.photobucket.com/albums/y54/parutakupiu/Porto/Baixa/Obras/Aliados_obras10.jpg

Mais valia porem duas grades semicirculares, em torno da árvore, a tapar a terra, e que depois desse pra levantar pra limpar a terra...

Por fim, a comparação (choveu de manhã, pelo que o factor limpeza não é o mais presente aqui :lol: )

http://i3.photobucket.com/albums/y54/parutakupiu/Porto/Baixa/Obras/Aliados_obras11.jpg

Daniel_Portugal
February 17th, 2006, 07:51 PM
sinto um pouqinho de jornalismo negativista nesta tua reportagem aqui.

quanto ao projecto em si, nao faço juizos de valor até que esteja pronta e ate que eu veja o projecto pronto com os meus olhos.

quanto ao pavimento, posso dizer que gosto bastante do novo pavimento, nao so pelo formato das lajes, como tambem pela clareza dos mesmos, tal como se pode ver em algumas fotos, as lajes sao clarinhas, e sao de um formato bastante original e bonito.

o resto das imagens.. enfim.. sao imagens de obras, nao sao feias nem bonitas, sao apenas obras... avaliando de uma forma total, é claro que ta muito feio.. avaliando de uma forma correcta, diz-se que sao obras de algo que vai nascer ali, e que a meu ver vai ser bonito ;)

(desculpa mas tive que injectar um pouco de jornalismo optimista, dado a maneira como construiste a reportagem)

Daniel_Portugal
February 17th, 2006, 07:54 PM
outra coisa, as lajes estao a ser feitas sobre uma rede de aço com o formato da sua estrutura, pelo que será praticamente impossivel as lajes levantarem ;) (sim.. hao de levantar um dia.. mas daki a muitos anos mesmo... esta a usar-se o processo de topo, a nivel de construçao de rua em lajes/paralelos (k neste caso sao lapidados, e dai a sua clareza tambem) )

Daniel_Portugal
February 17th, 2006, 07:57 PM
outra coisa que reparei, já estão a tratar do passeio :)

fico contente por saber que as obras estao a andar rapido, e que concerteza vai tudo ficar pronto a tempo e horas, nos horarios que eles indicaram :) isso é sinal de empenho, e fico contente por isso :)

significa tambem que muito brevemente este cenario de obras vai terminar, e dar lugar a uma baixa totalmente nova e revitalizada :)

Arpels
February 17th, 2006, 07:58 PM
esta caotico, a ver vamos como fica o resultado final!!

Daniel_Portugal
February 17th, 2006, 08:01 PM
^^ está em obras ;) acho que nao se exige uma grande beleza dumas "obras"

Barragon
February 17th, 2006, 08:10 PM
Está a ficar CINZENTO!!! muahahaha :hilarious

Daniel_Portugal
February 17th, 2006, 08:24 PM
desde que fique bonito ate pode ficar cor de rosa as bolinhas amarelas ;)

e antes com uma cor uniforme e uma aura de charme e classe, do tudo ataveirado :hilarious

Filipe_Golias
February 17th, 2006, 08:29 PM
Mas qual jornalismo negativo??? :weird: Limitei-me a mostrar fotos, como tu disseste, de obras... são obras! Nem feias nem bonitas. :no: Agora não se pode mostrar obras só porque tu apenas gostas de ver as coisas já no seu estado final?...
O único sinal de "negativismo" que posso ver que tenhas notado, foi o meu comentário aos "tapetes verdes". Tal como qualquer comentário, é pessoal e só representa a minha opinião... não tem nada a ver com o resto das fotos, tá? Não preciso que injectes nada nos meus threads ;)

E sim, admito que quando vi o pavimento central, a partir dos passeios, gostei do aspecto claro deles. Mas não vai tardar muito, porque irão ficar como o mesmo pavimento dos passeios que já existem e pode ver-se na última foto.

PS: Tenta dar mais uso ao edit, sim? Não dá jeito ler coisas aos soluços.

JohnnyMass
February 17th, 2006, 08:38 PM
Estive lá ontem à noite, a minha opinião mantem-se. meus amigos, ponham uma coisa na cabeça de uma vez por todas...o granito até pode ser "clarinho" mas é granito e consequentemente é CINZENTO! Os edifícios são clarinhos, de granito, os passeios são clarinhos, de granito, os lancis são clarinhos, de granito as faixas de rodagem são clarinhas...de granito. Já só falta mesmo uma grande estrutura aérea que cubra a totalidade da avenida, pintada de cinzento, clarinho, claro!:okay:

E aquelas caldeiras de relva, por favor...quem alguma vez pensou que não iriam ficar naquele estado só podia estar mesmo num estado de alma que não é deste mundo.

Daniel_Portugal
February 17th, 2006, 08:42 PM
sim, eu falei precisamente por causa disso dos tapetes verdes (que nem sei se eles vao substituir anualmente ou assim), e dakela imagem em k se ve os dois pavimentos... mas deixa isso pra la... so nao kero k as pessoas fiquem ja alarmadas a pensar o pior.. quando no final deve ficar bem bonito, tal como tu mesmo concordaste em relaçao ao pavimento claro e concerteza no proprio formato do mesmo (apesar de nao teres dito isso no post)

quanto ao facto deles ficaram escuros.. nao ficam.. e voute dizer porke.. isso eh tudo da mesma "massa".. o que vai acontecer com os anos eh haver algum desgaste.. mas isso eh em TUDO... mas aquando desse desgaste aquilo que se vai verificar sao umas lajes eventualmente mais pra baixo ou assim. (coisa pouca)

quanto aos passeios.. na parte a frente do mcdonalds e no lado oposto.. nao sei se reparaste.. os passeios vao ter prai 20 metros de largura ;) nao achas isso mesmo muito louco? praticamente vao ser duas praças uma de cada lado.. isto sem se ter eliminado a praça central onde esta o cavalo... simplesmente se encolheu um pouquinho.. mas a praça continua lá.

estou esperançoso quanto ao projecto. o siza sempre foi um bom arquitecto, com um design limpo e com classe.

repara tambem que as arvores se situam no meio dos passeios e nao nos seus limites..dado que os passeios têm prai uns 10 metros de largura isto vai ficar mt giro ;)

Daniel_Portugal
February 17th, 2006, 08:45 PM
JM: pra mim cinzento clarinho nao eh feio!

ha cidades cobertas de cinzento escuro.. que eh o caso de londres e paris. e que eu saiba nao sao propriamente cidades feias. tal como o porto obviamente nao o é ;)

quanto aos tapetes de relva: espero que haja uma renovaçao dos mesmos regularmente

Filipe_Golias
February 17th, 2006, 09:07 PM
sim, eu falei precisamente por causa disso dos tapetes verdes (que nem sei se eles vao substituir anualmente ou assim), e dakela imagem em k se ve os dois pavimentos... mas deixa isso pra la... so nao kero k as pessoas fiquem ja alarmadas a pensar o pior.. quando no final deve ficar bem bonito, tal como tu mesmo concordaste em relaçao ao pavimento claro e concerteza no proprio formato do mesmo (apesar de nao teres dito isso no post)

Primeiro, acho uma estupidez se tiverem de substituir a relva. Para isso, escolhessem algo que seja duradouro e não implique ainda mais gastos de manutenção :weird:
Segundo, não fiz nada mais nada menos que uma comparação de pavimentos. Se não gostaste, azar o teu... o objectivo não foi agradar nem irritar ninguém, apenas MOSTRAR!
Terceiro, tens razão - não referi nada sobre o formato do pavimento - por isso não avances mais.

(...) quanto ao facto deles ficaram escuros.. nao ficam.. e voute dizer porke.. isso eh tudo da mesma "massa".. o que vai acontecer com os anos eh haver algum desgaste.. mas isso eh em TUDO...

:hilarious Acreditas mesmo nisso? Nesse caso, é um fenómeno inexplicável o porquê de muitos edificios graniticos da cidade estarem quase negros, quando nem sequer são pisados por pessoas! :dunno: :|

Herrmando
February 17th, 2006, 09:10 PM
O facto de os passeios ficarem muito maiores é a parte melhor...
O que é certo é que actualmente aquilo estava, no mínimo, muito abandalhado... A praça da Liberdade era um autentico parque de estacionamento. Assim creio que se abrem mais potencialidades para se criarem esplanadas na avenida, desde que nao aconteça a mesma coisa que na praça dos cavalos...

TeKnO_Lx
February 17th, 2006, 09:14 PM
axo muito bom. :applause: Contra o Calçadão Tuga marxar marxar!! :D

JohnnyMass
February 17th, 2006, 09:15 PM
O facto de os passeios ficarem muito maiores é a parte melhor...
O que é certo é que actualmente aquilo estava, no mínimo, muito abandalhado... A praça da Liberdade era um autentico parque de estacionamento. Assim creio que se abrem mais potencialidades para se criarem esplanadas na avenida, desde que nao aconteça a mesma coisa que na praça dos cavalos...

para isso é preciso que a avenida esteja cheia de cafés e restaurantes...o que não acontece agora.

Daniel_Portugal
February 17th, 2006, 09:17 PM
claro! as esplanadas eh algo que pode ganhar muito com este novo projecto! ja haviam algumas mas assim podem haver mais e maiores ;)

uma coisa que ninguem refere eh que a calçada portuguesa tava toda ondulada.. nao tava lisa.. e isso nao foi desgaste do tempo.. foi mesmo feita assim.. porque sao ondulamentos no piso. estava tambem, bastante desgastada... formava poças de agua kd xovia.. era inclusive muito escorregadia...

e tal como o Herrrrrr disse, haviam muitos carros estacionados por lá.. porque as ruas eram largas em detrimento dos passeios..agora vai fazer-se precisamente o contrario ;)

Daniel_Portugal
February 17th, 2006, 09:20 PM
para isso é preciso que a avenida esteja cheia de cafés e restaurantes...o que não acontece agora.

os passeios vao ter todos eles cerca de 10 metros.. e uma parte vao ter cerca de 20 metros.. nessa parte de 20 metros nao eh kestao de haverem muitos ou poucos.. SÓ ha cafes... tens a pizzaria celeste, o macdonalds.. e putzz.. outros k eu nem sei o nome.. depois la pra cima a k nao tem cafes.. mas ai os passeios nao vao ter 20 metros de largura ou coisa k o valha.. vao ser passeios de cerca de 10 metros com arvores no meio.. a fazer sombra pros dois lados com a sua copa. o que achas disso?

JohnnyMass
February 17th, 2006, 09:23 PM
os carros estacionavam porque havia espaços para estacionarem...mas como sabem o granito é à prova de estacionamento e por isso ninguem vai por os carros lá em cima!:lol:

Já o pavimento em volta da casa da música, bem mais frágil e valioso que o granito atrai os veículos, ontem à noite tb passei lá e como havia espectáculo a "gente fina" portuense simplesmente conduzia os seus popós até às escadas :eek: e depois alegremente lá deixavam os ditos estacionados!:lol: gostei de ver mesmo, muito bom.

Daniel_Portugal
February 17th, 2006, 09:25 PM
filipe, mas tas irritado com o que eu disse? tas a falar num tom meio agressivo e nao percebo porque. so referi que nao apreciei muito a maneira como fizeste a ultima parte da tua reportagem, nao disse em algum ponto "NAO PODIAS TER FEITO" ou assim.. apenas referi (democraticamente) que nao apreciei muito essa ultima parte, e parei por ai. depois falei da avenida em si, coisa que faria na mesma quer dissesses A, B ou C na tua reportagem ;)

nao ha razoes pra levares a mal o meu post. todos tem o direito de criar reportagens do jeito que entenderem aqui, e todos têm o igual direito de mostrarem o seu agrado, desagrado, ou indiferença, e penso que isso nao eh motivo pra richas, desde que haja educação e respeito colectivo. coisa que concerteza eu nao fiz.

;) na paz, mano!

JohnnyMass
February 17th, 2006, 09:28 PM
os passeios vao ter todos eles cerca de 10 metros.. e uma parte vao ter cerca de 20 metros.. nessa parte de 20 metros nao eh kestao de haverem muitos ou poucos.. SÓ ha cafes... tens a pizzaria celeste, o macdonalds.. e putzz.. outros k eu nem sei o nome.. depois la pra cima a k nao tem cafes.. mas ai os passeios nao vao ter 20 metros de largura ou coisa k o valha.. vao ser passeios de cerca de 10 metros com arvores no meio.. a fazer sombra pros dois lados com a sua copa. o que achas disso?

desculpa? não percebi, é que acabaste de confirmar o que eu tinha dito...não estou a perceber a pergunta.

também não percebi essa das arvores a fazer sombra...será que estarás a tentar dizer que como a avenida está à sombra não pode ter esplanadas?

Daniel_Portugal
February 17th, 2006, 09:38 PM
os carros estacionavam porque havia espaços para estacionarem...mas como sabem o granito é à prova de estacionamento e por isso ninguem vai por os carros lá em cima!:lol:

Já o pavimento em volta da casa da música, bem mais frágil e valioso que o granito atrai os veículos, ontem à noite tb passei lá e como havia espectáculo a "gente fina" portuense simplesmente conduzia os seus popós até às escadas :eek: e depois alegremente lá deixavam os ditos estacionados!:lol: gostei de ver mesmo, muito bom.

passaste por la? por pouco nao nos encontramos (sim, ja sei que para ti foi melhor que nao nos tivessemos encontrado

kt a isso dos carros.. obviamente tas a ser ironico pk a casa tem parke de estacionamento e nenhum carro pode subir prali...

JohnnyMass
February 17th, 2006, 09:41 PM
passei por lá, pelo sheraton, pela avenida...de facto deve ter sido mesmo por um triz que não nos encontramos, mais que uma vez. it was not meant to be.

não estou a ser irónico...passei lá às 21:30 e depois outra vez às 23:30...os carrinhos estavam lá todos muito bem estacionados.

Daniel_Portugal
February 17th, 2006, 09:44 PM
desculpa? não percebi , é que acabaste de confirmar o que eu tinha dito...não estou a perceber a pergunta.

também não percebi essa das arvores a fazer sombra...será que estarás a tentar dizer que como a avenida está à sombra não pode ter esplanadas?

parece que nao percebeste mesmo =P

bem.. resumidamente, eu sei que a avenida nao eh cheia de bares e restaurantes ate la em cima, mas nao eh isso que esta em questao... o que esta em questao eh que ha uma parte MUITISSIMO larga que se vai construir precisamente na frente da zona da avenida com bares e restaurantes. a zona que nao tem bares nem restaurantes nao vai ter o passeio tao largo, serao "apenas" 10 metros prai... e entao falando desses passeios menos largos, eles vao ter arvores no meio, basicamente vai ficar 5 metros pra cada lado.. pelo que suponho que as suas copas dêm sombra a praticamente todo o passeio, coisa que acho bastante bonita e atrativa :) por sua vez, o facto de estarem no meio faz com que as pessoas possam ir para o lado dito "de fora", podendo usufruir da imensa amplitude da praça.

este projecto vai fomentar mais ainda o andamento de pessoas, e menos o andamento de carros. quanto ao cinzento.. será um cinzento claro pelo que nao será tao pesado. e a unica coisa que vai mudar eh o chao, porque os edificios mantem-se e esses quer se fizesse este projecto ou nao, manter-se-iam sempre da mesma cor. o que quero dizer com isto eh que nao vamos passar "de uma baixa colorida para uma baixa cinzenta".. o tom geral dela, vai manter-se parecido.

Daniel_Portugal
February 17th, 2006, 09:47 PM
passei por lá, pelo sheraton, pela avenida...de facto deve ter sido mesmo por um triz que não nos encontramos, mais que uma vez. it was not meant to be.

não estou a ser irónico...passei lá às 21:30 e depois outra vez às 23:30...os carrinhos estavam lá todos muito bem estacionados.

eu andei na avenida cerca de uma hora e 15 minutos.. (das 21:45 as 23).. fui do pinheiro manso ate a rotunda e apanhei o autocarro pra baixo. bem.. resta-me dizer que se te visse cumprimentar-te-ia normalmente (isto se estendesses a mao tambem.. obviamente, nao ia molestar-te a mao pra me cumprimentares :hilarious ehehehe)

ps: viste o homenzinho todo fardado à porta do sharaton com a sua cartola? alto nivel :lol:

Filipe_Golias
February 17th, 2006, 09:54 PM
filipe, mas tas irritado com o que eu disse? tas a falar num tom meio agressivo e nao percebo porque. so referi que nao apreciei muito a maneira como fizeste a ultima parte da tua reportagem, nao disse em algum ponto "NAO PODIAS TER FEITO" ou assim.. apenas referi (democraticamente) que nao apreciei muito essa ultima parte, e parei por ai. depois falei da avenida em si, coisa que faria na mesma quer dissesses A, B ou C na tua reportagem ;)

nao ha razoes pra levares a mal o meu post. todos tem o direito de criar reportagens do jeito que entenderem aqui, e todos têm o igual direito de mostrarem o seu agrado, desagrado, ou indiferença, e penso que isso nao eh motivo pra richas, desde que haja educação e respeito colectivo. coisa que concerteza eu nao fiz.

Realmente, não há motivos pra tal. Está mais que visto que sempre que se mostre fotos menos abonatórias para a preciosa imagem que tu tens do Porto reages sempre da mesma forma - jornalismo negativo bota-abaixo! Da próxima nem me canso...
Não fui eu que, para favorecer a imagem do novo pavimento, escrevi, há uns posts atrás, um rol de argumentos a desfavor da calçada :|

Se há coisa que não gosto nada em ti é que pelo facto de seres tão bairrista quase que me fazes não gostar da minha própria cidade! :sleepy:

Filipe_Golias
February 17th, 2006, 10:02 PM
Anyway...

Os passeios largos que já existem na praça nunca impediram a existência de esplanadas. Havia-as no McDonalds e na Cervejaria Reis enquanto outras não as tinham por opção. Por isso, não sei se o aumento do espaço pedonal vai incentivar a que as outras também as criem... Se assim o for, óptimo!

Daniel_Portugal
February 17th, 2006, 10:18 PM
eu apontei coisas negativas no chao anterior dos aliados, nao viste que algumas partes eram as ondas? nao inventei defeito nenhum..

alias penso que me é permitido gostar do novo chao dos aliados.. é que alturas tantas vejome praticamente forçado a dizer mal para nao parecer bairrista ou coisa que o valha :lol: eu gosto muito da cidade e isso nao faz de mim bairrista, faz de mim sortudo, pois estou bem onde estou.

quanto aos passeios... tambem prefiro se criarem muitas esplanadas, mas se nao as criarem.. pronto.. fica de qualquer forma um espaço bem grande, cheio de gente sempre a passar, para mim eh muito bonito tambem :)

Fern
February 17th, 2006, 10:53 PM
Realmente, não há motivos pra tal. Está mais que visto que sempre que se mostre fotos menos abonatórias para a preciosa imagem que tu tens do Porto reages sempre da mesma forma - jornalismo negativo bota-abaixo! Da próxima nem me canso...
Poe a mesma que ha outros interessados! ;)
Ja agora nao percebo o porque da mudanca... gastar milhares para fazer aquilo???

Daniel_Portugal
February 17th, 2006, 11:04 PM
fern mas eu tou interessado! sinceramente devo ser o principal interessado k akilo fike bem, eu, o filipe, o petronius, o nephasto, o phobos.. o jm tambem (se ele k a partida ja ta a dizer k nao vai gostar)...

Fern
February 17th, 2006, 11:14 PM
Nao se esta a falar do facto de quereres que aquilo fique bem ou nao mas do facto que nao se pode mostrar nada que nao te agrade do Porto por causa da tua obsessao!

Daniel_Portugal
February 17th, 2006, 11:20 PM
^^ nao tenho obsessao nenhuma. para muitos pode ser chato que eu goste tanto da cidade, mas isso pouco me importa. ja critiquei coisas que nao gosto, quer seja buracos que estao parados, quer seja falta de torres de 400 metros.. etc. critico quando necessito de criticar, mas no geral nao ha razoes pra isso. e nisto dos aliados apenas mostrei o meu optimismo com o projecto, se isto nao agrada a alguns, digo muito directamente, quero que se foda. nao estou a falar de ninguem especificamente... mas ha uma certa coisa que quando eu valorizo a cidade eh pk sou bairrista e nao por outra razao.. mas mais uma vez eu digo, se eu acho a cidade assim como digo, nao eh porque sou bairrista, mas sim sortudo em viver aqui. e neste thread nao me parece k tenha dito nada que mostrasse bairrismo ou nao. apenas o meu optimismo com o projecto ;) e sim, estou optimista e vou continuar a estar.. se isso eh ser bairrista, entao eu sou definitivamente bairrista! mas na minha terra nao se dá esse nome ;)

Daniel_Portugal
February 17th, 2006, 11:22 PM
ps: eu sei k para ti portugal nao eh o top da tua preferencia... mas pra mim é.. e penso que me é permitido que assim o seja. (tambem se nao fosse.. oh oh.. que problemas :hilarious)

Fern
February 17th, 2006, 11:25 PM
Nao e' nem deixa de ser.. e cada um tem os seus gostos como e' obvio. Agora vires para aqui irritar uma pessoa ao ponto de esta dizer que da proxima ja nao se cansa e' que nao!

Daniel_Portugal
February 17th, 2006, 11:32 PM
eu nao tenho culpa se ele disse ou nao... eu apenas opiniei em relaçao a duas coisas, à sua reportagem, e ao proprio projecto ;) nao ofendi ninguem. pode eventualmente qualquer das minhas opinioes nao ter sido 100% do agrado, mas isso nao tem nada a ver.. ha coisas que por aqui se disseram que tambem nao foram 100% do meu agrado.. e agora? qué que eu posso fazer? se alguem é mal educado comigo estou no direito de ficar chatiado, se alguem opina acerca de algo, que porventura não é 100% do meu agrado, nao vou desfazer-me em sorrisinhos nem pulos de alegria, mas tambem nao posso condenar.. pensa nisso ;) (por exemplo, disseste nao sei o que da minha obsessao.. ja pensaste se isso foi do meu agrado? logicamente que nao foi.. mas simplesmente opinaste de uma forma serena e sem me insultares directamente pelo menos.. por isso nao te posso censurar, ou condenar de nada ;))

Filipe_Golias
February 17th, 2006, 11:36 PM
eu apontei coisas negativas no chao anterior dos aliados, nao viste que algumas partes eram as ondas? nao inventei defeito nenhum..

O conveniente foi teres-te lembrado que elas estavam mal-feitas depois das obras arrancarem... porque antes certamente que estavam perfeitas! :yes:

alias penso que me é permitido gostar do novo chao dos aliados...

Eu, por acaso, impedi que gostasses dele? Não fui eu que vim apelidar fotos de "jornalismo negativo".

Fern
February 17th, 2006, 11:44 PM
O conveniente foi teres-te lembrado que elas estavam mal-feitas depois das obras arrancarem... porque antes certamente que estavam perfeitas! :yes:
Exacto! :lol:

Karsh
February 17th, 2006, 11:45 PM
Eu vou mesmo esperar pelo fim das obras para opinar.

Obrigado pelas fotos Filipe, mantem-nos actualizados :okay:

Lss911
February 18th, 2006, 12:05 AM
axo muito bom. :applause: Contra o Calçadão Tuga marxar marxar!! :D

Eu sou totalmente a favor da calçada: tem a ver com a nossa cultura, é esteticamente muito agradável, tem potencial expressivo forte, é calorosa, completa bem os espaços, é "humana" e é familiar!

Daniel_Portugal
February 18th, 2006, 12:16 AM

como piada, foi boa :lol: pelo menos teve sentido de humor, sem duvidas

quanto à veracidade da afirnamação em si, sabes bem que não é.. eu nunca vim para aqui (antes do projecto arrancar) dizer "o chao ta torto!!! o chao ta torto!!!!).. mas se o assunto do chao estar torto viesse a baila, nao negaria um facto que se poderia evidenciar com uma foto! no maximo dos maximos eu posso por vezes omitir algo, nunca jamais mentir.. e sabes que eu estou a falar verdade. e mesmo assim nao omito tanto quanto possa parecer.. penso ja ter mostrado o meu total desagrado por exemplo, no facto do metro nao estar ainda na avenida da boavista... penso ter mostrado o meu desagrado em relaçao ao tunel em frente ao museu.. penso ter mostrado o meu desagrado em relaçao a nao haver um cluster de arranha ceus acima dos 300 metros.. ja mostrei desagrado inclusive de haver limites imaginários que so servem para tirar "população" estatisticamente as cidades.. quando na realidade a cidade toda tem uma populaçao muito maior.. enfim.. penso que ja mostrei alguns desagrados face à cidade.. é claro que mostrei muitassss mais coisas boas... mas isso nao eh por nada, a nao ser por uma unica coisa.. mérito da cidade em questao. e tu proprio sabes que a cidade (tal como muitas outras logicamente) tem muito de bom para se mostrar ;)

Daniel_Portugal
February 18th, 2006, 12:18 AM
Eu vou mesmo esperar pelo fim das obras para opinar.

Obrigado pelas fotos Filipe, mantem-nos actualizados :okay:

sensatez acima de tudo ;)

Filipe_Golias
February 18th, 2006, 12:30 AM
Daniel, pensa o que quiseres, pouco me interessa também... O que mais me atingiu foi a tua tirada de "jornalismo negativo". Isto sim, não teve nexo nenhum, na minha perspectiva, porque foi totalmente injustificado e desnecessário... Podias perfeitamente ter dito que não concordavas e estava dito, e eu aceitava. Não foi a tua ideia ou opinião acerca do futuro da baixa que me afectou, pois é mais uma entre muitas, e tão válida como as demais.

Só te peço para guardares esses comentários, de si tb pouco abonatórios, para ti, da próxima vez... ou então para quem seja de facto jornalista (aliás, como já o fizeste por várias vezes)

Daniel_Portugal
February 18th, 2006, 12:45 AM
peço entao desculpa pela expressao "jornalismo negativista", já que é o cerne do teu desagrado no meu primeiro post. nao, tas enganado em relaçao ao facto de seres jornalista ou nao, "jornalismo negativista" é uma expressao minha (e com sentido suponho) para toda e aquela informação dada de uma forma que à partida gerará mais criticas, do que elogios.

se foi o que fizeste ou nao nem interessa, pois já retirei a expressão em si, mantendo obviamente o resto do post :)

para terminar, continuemos com uma conversa saudavel sobre o assunto ;)

Paulo2004
February 18th, 2006, 07:54 PM
Afinal sempre terá alguma calçada portuguesa.

JohnnyMass
February 18th, 2006, 07:57 PM
^^ONDE?

Paulo2004
February 18th, 2006, 08:01 PM
Aqui, ou não?

http://i3.photobucket.com/albums/y54/parutakupiu/Porto/Baixa/Obras/Aliados_obras06.jpg

JohnnyMass
February 18th, 2006, 08:15 PM
Não...são cubos de granito.;)

Daniel_Portugal
February 18th, 2006, 08:34 PM
sao tao clarinhos e tao dispostos de uma forma tao bonita que ele ate pensou k era calçada portuguesa :lol:

isto foi a derradeira prova da beleza da nova calçada dos aliados.

JohnnyMass
February 18th, 2006, 08:36 PM
ilusão optica causada pela fotografia, nada mais.

Daniel_Portugal
February 18th, 2006, 08:39 PM
eu ja andei sobre ela.. e gostei. mesmo antes de ver estas fotos ja tinha dito que era clarinha e tinha um formato bonito.

bem tu tas no teu direito de nao gostar... mas na minha opiniao axo mt gira a nova calçada.

Reflex
February 20th, 2006, 12:41 AM
Por acaso se eu nao conhecesse minimamente o projecto, tambem diria que era calçada portuguesa...;)

Filipe_Golias
February 20th, 2006, 07:25 AM
Que eu saiba, calçada portuguesa tem que conter padrões ou desenhos com cubos escuros... não é só cubos mais claros.

Reflex
February 21st, 2006, 12:04 AM
Entao mas nao basta ser de calcario??

Filipe_Golias
February 21st, 2006, 12:38 AM
Entao mas nao basta ser de calcario??

Os cubos negros são de basalto.

JohnnyMass
February 21st, 2006, 01:14 AM
Que eu saiba, calçada portuguesa tem que conter padrões ou desenhos com cubos escuros... não é só cubos mais claros.
não sei...conheço montes de passeios só com a pedra branca e não deixa de ser chamada calçada por isso.

Barragon
February 21st, 2006, 01:36 AM
Aquilo é calçada na mesma e pronto!!! :D

JohnnyMass
February 21st, 2006, 01:37 AM
é tão monotóna assim. vista de longe parece uma laje de betão cinzento.

Barragon
February 21st, 2006, 01:47 AM
De facto.... mas o padrão circular até não fica mal.... claro que preferia secalhar que houvesse uns blocos de diferente cor.

JohnnyMass
February 21st, 2006, 01:49 AM
isso tb não.

Filipe_Golias
February 21st, 2006, 01:49 AM
não sei...conheço montes de passeios só com a pedra branca e não deixa de ser chamada calçada por isso.

E é chamada "calçada portuguesa"? Parece-me haver aqui uma indefinição, não?

Barragon
February 21st, 2006, 01:52 AM
A calçada portuguesa é assiim.... acho que o material da pedra é indiferente... agora os blocos variam também de tamanho.

JohnnyMass
February 21st, 2006, 01:53 AM
não gosto de ver o granito misturado com outros tipos de pedra, é um bocado inestético.

Barragon
February 21st, 2006, 01:58 AM
Um granito mais escuro digo....

Filipe_Golias
February 21st, 2006, 02:07 AM
Que eu tenha em mente, há a "calçada portuguesa" - cubos de calcário e basalto organizados de modo a formar padrões ou desenhos tipicamente portugueses em passeios e praças - e a "calçada normal" - cubos de granito irregulares dispostos de uma só forma como pavimento de ruas.

Estou certo ou não?

Lss911
February 21st, 2006, 02:18 AM
julgo qeu a questão "calçada portuguesa" tem a ver com o tipo de motivos decorativos que se fazem com os poliedros calcários e basálticos. Este tipod e pavimento não existe só em Portugal...a questão é a forma como se faz. Concordo ctg Reflex.

Filipe_Golias
February 21st, 2006, 03:17 AM
Apesar de não ser de uso exclusivo de Portugal não foi cá que se originou?

Lss911
February 21st, 2006, 12:02 PM
não faço puto...

Arpels
February 21st, 2006, 12:27 PM
foi ca sim, a calçada Portuguesa provem do mosaico Romano antigo mto abundante no nosso territorio nas varias estações arqueologicas desta antiga civilização, calçada Portuguesa apareceu no sec. XIX, a primeira calçada existiu, e ainda existe parte dela, no topo do largo do rossio em Lisboa no final do sec XIX, porquê no sec. XIX? é simples, no final do sec. XVIII, no sec. XIX e inicios do sec. XX a Europa virou-se para a arqueologia e o estudo sistematico das civilizações ligadas a ela, inclusive o seu proprio passado historico/arqueologico (os estilos arquitectonicos medievais e Renascentistas), devido a esse interesse pelo antigo, foram trazidos para a Europa toneladas de arte classica e egipcia e de outras civilizações e paises k hoje enchem os museus dos varios paises Europeus, o proprio interesse pelas culturas antigas influenciou a Europa dessa epoca no trajar (ver quadro com a coroação da Imperatriz Josefina a ser coroada trajando trajes Romanos) e na arquitectura com o neoclassico, entre outros aspectos, Portugal não fugiu a regra, virou-se para o seu patrimonio visto não ter patrimonio historico/arqueologico nas colonias e entre as varias adaptações retiradas da arquitectura antiga, adoptou o mosaico Romano sobre a forma de calçada igualmente como adoptou o Manuelino para construir a estação do Rossio e quase todos os estilos para construir a Pena, usou tb o classico para construir o D. Maria etc etc etc!!

Puto
February 21st, 2006, 02:33 PM
Pois assim parece-me mais lógico.. tem realmente coerência o que escreves-te Arpels :yes:

Barragon
February 21st, 2006, 02:42 PM
Então e a calçada de granito? é originária do Porto? :lol:

Daniel_Portugal
February 21st, 2006, 03:03 PM
o granito eh uma pedra tipica do porto sim, mas creio que nao se poderia chamar de "calçada" pois creio que nunca houve um padrao de calçada estipulado.. feito em granito.. nao havia ate vir o novo projecto dos aliados... que como se pode ver nas imagens tem uma calçada com um padrao, feito em granito.

nao foi nada má ideia, ainda pra mais que eh clarinha.

FILIPE: sabes se eles na cordoaria usaram rede metalica onde inseriram os paralelipipedos? nos aliados eu vi umas redes com o padrao que tu conheces... toda em metal.. onde eles iam inserindo as placas... e nos espaços entre elas iam cobrindo de cimento... (assim uma linhinha msm fina)... penso que assim akilo nunca ha de sair...

Arpels
February 21st, 2006, 03:19 PM
numca houve padrões estipulados ate o aparecimento da calçada Portuguesa, as veses punha-se marmore, nas regiões aonde o ha, as veses granito no norte, lages de calcario no sul, nada fixo como padrão claro td depende da pedra regional, os Romanos por exemplo punham lages lisas em milhares de kilometros de estradas k construiram de acordo com as pedras k encontravam nas regiões.

JohnnyMass
February 21st, 2006, 04:22 PM
Então e a calçada de granito? é originária do Porto? :lol:
calçada de granito é denominação recente, calçada só há uma e é a portuguesa. calçada de granito é um nome pomposo para "paralelo".

Arpels
February 21st, 2006, 05:11 PM
paralelipipedo ok? ;)

Lss911
February 21st, 2006, 05:27 PM
que não gosto nada...os passeios do porto assim são feios!

Filipe_Golias
February 22nd, 2006, 01:06 AM
calçada de granito é denominação recente, calçada só há uma e é a portuguesa. calçada de granito é um nome pomposo para "paralelo".

^^ Exactamente. E isto é usado não só no Porto como em ruas e ruelas de muitas cidades portuguesas (toma, Barra :tongue: :lol: )

@Daniel: não faço ideia... e nunca reparei nessas redes metálicas nem num local nem noutro.

Daniel_Portugal
February 22nd, 2006, 01:13 AM
mas elas tao lá.. que eu vi filipe.

Filipe_Golias
February 22nd, 2006, 01:16 AM
Se tu viste, pronto, tá visto :)

Daniel_Portugal
February 22nd, 2006, 01:22 AM
nao ficas contente por tal facto? esse eh o sistema "topo de gama" neste tipo de construçao de calçada sabias? eu gostei de ver.. porque tinham-me falado antes sobre isso.. e mais tarde vim a ver que na baixa tinha efectivamente isso.. e nesse momento senti que o projecto nao ficou em más mãos, e que estava a ser levado a cabo com cuidado. :)

Filipe_Golias
February 22nd, 2006, 01:31 AM
Pá, acho que é uma medida perfeitamente normal e ao alcance dos responsáveis pelas obras. Se serve para manter o pavimento durante mais tempo, melhor.

Daniel_Portugal
February 22nd, 2006, 01:35 AM
pois

JohnnyMass
February 22nd, 2006, 01:40 AM
essa grelha metálica não servirá apenas para colocar as pedras em padrão?:sly:

Filipe_Golias
February 22nd, 2006, 01:44 AM
^^ Não sei, porque nunca a vi... mas presumo que sim.

JohnnyMass
February 22nd, 2006, 01:48 AM
mas depois de dispostas as pedras é retirada certo? não vejo grelha nenhuma ali nas fotos, e suponho que seja uma REDE metálica não uma grelha de metal certo? ter uma grelha de metal na total extensão dos aliados encareceria enormemente os custos do projecto.

Daniel_Portugal
February 22nd, 2006, 01:48 AM
JM as grelhas metalicas servem para "prender" mais as pedras suponho... para k seja mais dificil delas irem levantando com o tempo..

mas nao tenho 100% de certeza....

Daniel_Portugal
February 22nd, 2006, 01:49 AM
vi agora o teu segundo post:

ah pois aumenta os custos... mas nao tamos propriamente a falar da calcetaçao duma ruela :lol: ehehe

ps: que existe esse sistema eu sei k existe... nao sei eh se vai ser feito aki, mas axo k sim.. pelo menos vi uma grelha.

Filipe_Golias
February 22nd, 2006, 01:50 AM
Não percebi mas suponho que seja uma rede, sim, com buracos a formar o padrão final e onde se colocam os cubos de modo a fixar a sua posição, para que não haja variações desta com o tempo.

JohnnyMass
February 22nd, 2006, 01:50 AM
mas qual é a espessura dessas "grelhas"? é que ali na foto não se vê grelha nenhuma.

JohnnyMass
February 22nd, 2006, 01:51 AM
preciso de fotos.:D

Daniel_Portugal
February 22nd, 2006, 01:51 AM
JM a grelha nao vai ficar visivel ne? vai ter cimento por cima.. pra prender ao maximo. e pra nao se ver a grelha tambem.

(caso seja mesmo pra ficar la, e nao apenas pra se por o padrao)

Daniel_Portugal
February 22nd, 2006, 01:52 AM
preciso de fotos.:D

amanha vou la e levo a maquina.. se vir a dita grelha tiro, OK?

Filipe_Golias
February 22nd, 2006, 01:54 AM
Só não entendo se a grelha fica colocada a "meia altura" (abraça as pedras) e depois é deixada no local, ou se é depois retirada (o que não faria sentido se é pra manter a posição das pedras durante + tempo), mas nas fotos tb não vejo sinais delas... O mistério da rede desaparecida :lol:

Daniel_Portugal
February 22nd, 2006, 01:56 AM
filipe, axas k se for pras grelhas ficarem la... que eles as vao deixar visiveis?!?! logico que nao! elas estao abraçadas na parte de baixo do cubo, e será colocado cimento ate uns escassos milimetros do topo... ficando as pedras bem presas. suponho que seja isso.

JohnnyMass
February 22nd, 2006, 01:59 AM
posso estar enganado mas continuo com a minha opinião que a "grelha" não deve passar de um molde para assentar as pedras...

Filipe_Golias
February 22nd, 2006, 02:53 AM
filipe, axas k se for pras grelhas ficarem la... que eles as vao deixar visiveis?!?! logico que nao! elas estao abraçadas na parte de baixo do cubo, e será colocado cimento ate uns escassos milimetros do topo... ficando as pedras bem presas. suponho que seja isso.

:sly: Calma, não sou burrinho :sly:

Então tal como dizes, seria possível vê-las enquanto se pode ver a porção lateral das pedras, não achas?!?!?! É lógico! Nas fotos não se consegue perceber nada disso. Mas pronto, eles que façam como sabem, desde que aquilo se segure durante bastante tempo e não tenham que estar sempre em cima delas a arranjar...

Daniel_Portugal
March 25th, 2006, 12:26 AM
- actualização -

boas noticias para o projecto dos aliados, tal como eu previa, a avenida esta a ganhar uma amplitude enorme, cada vez mais se consegue imaginar como vai ficar no fim das obras, e mesmo assim ainda falta muito. o design e amplitude da obra estao realmente a marcar pontos :yes:

outra boa noticia eh que as ditas pedras de granito, sao mais claras que as pedras brancas da calçada portuguesa. nao que uma pedra escura seja feia, mas ja que se falava no tom cinzento.. aquilo ta mais com um tom branco. e dada a amplitude, essa clareza ainda parece maior. os passeios serao mais largos e as ruas serao iguais aos passeios, dando um autentico tapete clarinho à avenida, aliado as futuras arvores, que com a copa verde vao contrastar muito bem com o chao, e com os edificios em si, que sao lindos.

outra boa noticia que nao tem muito a ver com o projecto em si, mas tem a ver com os aliados e a baixa... eh com muito agrado meu que vejo o turismo no porto a subir em flecha; hoje no caminho da estaçao do metro ate ao instituto, e do insituto para a estaçao de metro, vi sem exagero entre 40 a 60 turistas.. e melhor ainda, a maioria deles jovens, principalmente casais de namorados (ou amigos).. o que eh bom, ficquei com perspectivas de um crescente turismo na cidade.

a má noticia eh que duvido muito que aquilo teja pronto ate ao verao, e se isso acontecer.. sera uma pena.. porque gostava de tirar fotos à avenida pronta, TOTALMENTE pronta, e com as arvores ainda com as copas verdinhas... coisa que nao acontecerá se a obra so ficar concluida no inverno.. ou ate em 2007.. mas pronto.. se nao for este ano.. sera para o proximo. (acho que nos aliados deviam por algum tipo de arvores com folha perene, que se adequasse ao estilo arquitectonico da zona)

Reflex
March 25th, 2006, 12:36 AM
Epá, obras nos Aliados no Verão é que não. Mau para os portuenses, para os restantes portugueses que visitam o Porto e para os turistas que perdem uma beleza daquelas. Mas pronto, ha que ter paciencia, é o "sofrer para bem parecer" como se costuma dizer...;)

JohnnyMass
March 25th, 2006, 12:37 AM
- actualização -
outra boa noticia eh que as ditas pedras de granito, sao mais claras que as pedras brancas da calçada portuguesa. nao que uma pedra escura seja feia, mas ja que se falava no tom cinzento.. aquilo ta mais com um tom branco. e dada a amplitude, essa clareza ainda parece maior. os passeios serao mais largos e as ruas serao iguais aos passeios, dando um autentico tapete clarinho à avenida, aliado as futuras arvores, que com a copa verde vao contrastar muito bem com o chao, e com os edificios em si, que sao lindos.
:rofl::rofl::rofl: simplesmente NÃO existes!:hilarious

a má noticia eh que duvido muito que aquilo teja pronto ate ao verao, e se isso acontecer.. sera uma pena.. porque gostava de tirar fotos à avenida pronta, TOTALMENTE pronta, e com as arvores ainda com as copas verdinhas... coisa que nao acontecerá se a obra so ficar concluida no inverno.. ou ate em 2007.. mas pronto.. se nao for este ano.. sera para o proximo. (acho que nos aliados deviam por algum tipo de arvores com folha perene, que se adequasse ao estilo arquitectonico da zona)
:lol: pensas em cada coisa!:lol: que sugeres?

Daniel_Portugal
March 25th, 2006, 02:16 AM
JM, tu a que deves saber melhor... dizme uma arvore de folha perene que ficasse "gostosa" nos aliados :lol:

reflex: nao eh assim tao mal em relaçao a isso.. pois se mesmo agora ja da para ter uma beleza visual nos aliados.. no verao ja vai estar muito mais adiantado ;) o que eu disse eh k eh possivel k nao teja TOTALMENTE pronto.. mas avançado ja vai estar concerteza... se julgarmos a rapidez com que o projecto esta a andar. alias isto eh pura especulaçao minha.. eu nao sei se vai ou nao tar pronto no verao... acho que nao... pela quantidade de cenas que faltam. mas kiçá ate sim :D

JohnnyMass
March 25th, 2006, 02:21 AM
JM, tu a que deves saber melhor... dizme uma arvore de folha perene que ficasse "gostosa" nos aliados :lol:
nenhuma.

Reflex
March 25th, 2006, 02:34 AM
Pessoalmente se ha coisa que adoro em Lisboa sao arvores de folha caduca. Dá para finalmente tirar pics aos edificios...:lol:

JohnnyMass
March 25th, 2006, 02:37 AM
árvores de folha perene não têm graça nenhuma, estão sempre na mesma, ao contrário das de folha caduca que mudam de cor e textura ao longo do ano, já para não falar que fornecem sombra no verão e permitem a passagem da luz no inverno.

Daniel_Portugal
March 25th, 2006, 02:41 AM
o verde contrasta lindamente com a nova calçada aliada :lol: por isso gostaria de ver la um verde no inverno... mas concordo cntg.. as de folha caduca dao mais vida nesse aspecto :)

uma coisa que pensei foi por la umas bananeiras.. ficavam excelentes!

JohnnyMass
March 25th, 2006, 02:47 AM
:dizzy: :lol: gostas é de bananas!:hilarious mas ficava bem de facto, numa cidade tropical como o Porto!:hilarious

Daniel_Portugal
March 25th, 2006, 02:51 AM
LOOOOOOOOOL eu tava a gozar:D era pra ver o que ias dizer :D obvio que nao.. ficaria ridiculo :P

Reflex
March 25th, 2006, 03:12 AM
árvores de folha perene não têm graça nenhuma, estão sempre na mesma, ao contrário das de folha caduca que mudam de cor e textura ao longo do ano, já para não falar que fornecem sombra no verão e permitem a passagem da luz no inverno.
Julgo que o ideal é 1 mistura das duas, de modo a que as avenidas nao fiquem demasiadamente despidas no Inverno.

JohnnyMass
March 25th, 2006, 03:15 AM
era para isso que servia o jardim no meio da avenida!;)

Daniel_Portugal
March 25th, 2006, 03:26 AM
mas a parte central mantem-se.. mas penso que vai ter arvores.. e nao arbustos.

TeKnO_Lx
March 25th, 2006, 03:28 AM
e prazos? pensava que fosse uma obra rápida..:lol:

JohnnyMass
March 25th, 2006, 03:31 AM
mas a parte central mantem-se.. mas penso que vai ter arvores.. e nao arbustos.
mantem-se, mas pavimentada.

Daniel_Portugal
March 25th, 2006, 03:31 AM
eh muito grande a avenida tekno.. eh super larga e isso dalhe um volume enorme.. tem 80 metros de largura penso eu. mais do dobro da boavista... e tipo.. o projecto nao eh so nos aliados.. vai ate aquela igreja atras da camara.. todo aquele terraço a frente.. e depois ainda vai ate à estaçao da trindade (so os passeios)

Barragon
March 25th, 2006, 01:01 PM
mantem-se, mas pavimentada.
Assim as raízes das árvores não estragam o alcatrão :lol: positivo

Filipe_Golias
March 25th, 2006, 11:00 PM
Ontem à noite, passei de carro ao fundo da Praça da Liberdade (dos clérigos para sá da bandeira) e os carros já andam por lá, por isso já devem estar terminadas as obras nesse sector. Mas não deu pra ter a certeza, até porque agora não passo por lá de manhã para ir trabalhar, como fazia antes...

Deu para ter uma rápida impressão da grande largura dos passeios na praça.

JohnnyMass
March 25th, 2006, 11:13 PM
Saí na trindade hoje e desci até à alfândega, tive assim oportunidade de ver, e pisar, o novo pavimento numa grande extensão. Está cinzentão, muito amplo de facto mas pouco apelativo para os sentidos. Junto à Praça da Liberdade o passeio tem uma dimensão muito grande, mas é muitíssimo insosso o espaço, a única nota positiva mesmo foi a plantação de duas filas de carvalhos (Quercus palustris) já em avançado estado de desenvolvimento já que o espaço no geral está morto e sem cor.

Filipe_Golias
March 26th, 2006, 01:06 AM
Boa! Carvalhos (my surname :D) e num estado desenvolvido :cheer: Hei-de ir vê-los brevemente :)

Não são esses que ficam vermelhíssimos no Outono? :drool:

JohnnyMass
March 26th, 2006, 01:08 AM
não!:D estes ficam com uma cor nada de interessante e banal...castanho.

Filipe_Golias
March 26th, 2006, 01:09 AM
Baaah... :sleepy: :cry:

JohnnyMass
March 26th, 2006, 01:13 AM
deviam era ser Carvalhos Vermelhos, esses ficam todos vermelhinhos...mas não me parece mesmo que sejam.

Filipe_Golias
March 26th, 2006, 01:16 AM
As imagens que vi na net de Quercus palustris mostram muitos desses de folha vermelha. Há subespécies, é?

Daniel_Portugal
March 26th, 2006, 01:17 AM
pode ser k te tenhas enganado :P

JohnnyMass
March 26th, 2006, 01:20 AM
As imagens que vi na net de Quercus palustris mostram muitos desses de folha vermelha. Há subespécies, é?
deve ser defeito da fotografia!:D o normal é castanho acobreado, mas pode ser que haja algum cultivar rubra...mas duvido, apesar de algumas árvores poderem apresentar uma cor mais vermelha, mas isso é obra do acaso.

Filipe_Golias
March 26th, 2006, 01:22 AM
Não me parece defeito:

http://www.hort.uconn.edu/Plants/q/quepal/quepal06.jpg

Autumn Foliage

* many trees have excellent russett, red or bronze color
* somewhat variable and poor trees are unimpressive and turn brown or tan

Fonte (http://www.hort.uconn.edu/Plants/q/quepal/quepal1.html)

JohnnyMass
March 26th, 2006, 01:23 AM
vê o post anterior.^^

Filipe_Golias
March 26th, 2006, 01:24 AM
^^ Vê tu agora o que adicionei :D

Daniel_Portugal
March 26th, 2006, 01:24 AM
espero que as dos aliados fiquem com estes tons :drool: que lindo!!!!

JohnnyMass
March 26th, 2006, 01:26 AM
^^ Vê tu agora o que adicionei :D
não acredites em tudo o que lês!:D eu conheço muito bem esse site, mas também vivi no meio deles, até em estado natural e NUNCA vi um assim.;)

Filipe_Golias
March 26th, 2006, 01:27 AM
Oh :cry: És um destruidor de ilusões :tongue: :lol:

JohnnyMass
March 26th, 2006, 01:28 AM
esse carvalho é um dos mais utilizados nos EUA, está em toda a parte, vi literalmente milhares deles.

Filipe_Golias
March 26th, 2006, 01:43 AM
Pronto... não se pode fazer mais nada então.
Ao menos têm uma copa grande :)

http://www.hort.uconn.edu/Plants/q/quepal/quepal50.jpg

Ou tb não têm? :cry:

JohnnyMass
March 26th, 2006, 01:45 AM
costumam ser um pouco mais piramidais...

JohnnyMass
March 26th, 2006, 01:47 AM
assim:
http://img.photobucket.com/albums/v706/joao74/vv/51621.jpg

Filipe_Golias
March 26th, 2006, 01:47 AM
Ok... não deixam de ser frondosas :) E altas!...

JohnnyMass
March 26th, 2006, 01:50 AM
altas são, as que lá plantaram agora já têm no mínimo 6 metros de altura.

daniel322
March 26th, 2006, 02:02 AM
são fixes pra enfeitar no natal!

Filipe_Golias
March 26th, 2006, 02:14 AM
são fixes pra enfeitar no natal!

Se forem como o ano passado com luzes nas copas :drool: :drool: :drool:

JohnnyMass
March 26th, 2006, 03:36 AM
esta árvore por incrível que pareça é usada não pela sua folhagem mas mais pela forma dos seus ramos despidos:D é mais ou menos assim: se dividirem a árvore em três partes, os ramos da parte de baixo pendem para baixo, os da parte do meio ficam horizontais e os da parte de cima apontam para cima!:D

Filipe_Golias
March 26th, 2006, 03:54 AM
Awww... que giro! :D aliás, isso é bem visivel na foto que puseste :yes:

JohnnyMass
March 26th, 2006, 04:00 AM
o problema é que depois começam a podá-los por baixo e pronto, lá se vai o efeito.:(

Daniel_Portugal
March 26th, 2006, 04:08 AM
assim:
http://img.photobucket.com/albums/v706/joao74/vv/51621.jpg

são estas arvores que se vao por nos aliados? :drool:

JohnnyMass
March 26th, 2006, 04:13 AM
já lá estão, mas só na praça da liberdade, as outras ficam.

Daniel_Portugal
March 26th, 2006, 04:17 AM
sao lindissimas :)

traveler
March 26th, 2006, 04:19 AM
As arvores estao muito bem. :)

JohnnyMass
March 26th, 2006, 04:24 AM
mas atenção que eu disse que me pareceram quercus palustris, tenho de ir verificar com mais atenção.

Filipe_Golias
March 26th, 2006, 04:29 AM
o problema é que depois começam a podá-los por baixo e pronto, lá se vai o efeito.:(

:gaah:

JohnnyMass
March 26th, 2006, 04:33 AM
é que senão o pessoal começa a bater com as ventas nos ramos baixos!:D

Filipe_Golias
March 26th, 2006, 04:44 AM
Que coisa! Uma árvore já não pode ter ramos baixos... :ohno: É como os futebolistas - já não podem ter braços :lol:

JohnnyMass
March 26th, 2006, 04:46 AM
:rofl:

Daniel_Portugal
March 26th, 2006, 04:58 AM
realmente nao fazia muito sentido nos aliados os ramos irem ate abaixo.. a quantidade de gente que passa ali (muita dela.. pessoas altas).. .. era chato :D

Arpels
March 26th, 2006, 02:34 PM
lol :D

JohnnyMass
March 26th, 2006, 08:32 PM
realmente nao fazia muito sentido nos aliados os ramos irem ate abaixo.. a quantidade de gente que passa ali (muita dela.. pessoas altas).. .. era chato :D
:hilarious

Daniel_Portugal
March 27th, 2006, 02:02 AM
hum? eu tenho 1,88... concerteza ia levar com uns ramos na cabeça.. e coitados dos que tem acima de metro e noventa.. ou ate dois metros :P

Filipe_Golias
March 27th, 2006, 02:04 AM
Principalmente as moças jovens... é só postes :lol:

JohnnyMass
March 27th, 2006, 02:39 AM
é o que há mais no porto é pessoal com mais de 2 metros!:lol:

Daniel_Portugal
March 27th, 2006, 02:41 AM
acima do 1.80 ha muitos.. isso basta

Filipe_Golias
March 27th, 2006, 02:44 AM
Hei-de ver essas árvores então quando lá passar...

Daniel_Portugal
March 27th, 2006, 02:47 AM
eu achei-as muito bonitas :) espero que sejam mesmo essas e que fiquem assim :)

Puto
March 27th, 2006, 01:46 PM
Parecem-me bem.. adoro este género de árvores nas cidades :D

Daniel_Portugal
March 31st, 2006, 05:31 PM
passei hoje numa zona que ja ta pronta! excelente! grande amplitude, muita gente a dar-lhe vida... e ainda so ta um pedaço pronto.. por esta amostra, da pra ver o QUÃO ampla vai ficar toda a avenida, aquando do projecto finalizado :) digno do nome "sala de visitas" de uma cidade como o Porto :yes:

espero ansiosamente pelo fim do projecto.. dado que as obras obviamente ficam feias..