View Full Version : Portugaia... em 1929

Reflex
February 18th, 2006, 03:41 PM
Autor recriava a margem sul como o centro comercial "chic" da Budapeste portuguesa
Recentemente, o futuro comum de Porto e Gaia, fundidas numa única metrópole, foi mote para debate entre defensores e adversários da ideia. Afinal, nem se trata de uma originalidade ou de uma aparente "heresia" regional, proposta no dealbar do século XXI é que já em 1929, um semanário lisboeta - o "ABC" - propunha aos seus leitores uma "reportagem profética", ao jeito de folhetim, intitulado "O que será o Porto no ano 2000?". Aí, o anónimo autor, depois de invocar os génios da reconversão urbana de Barcelona (Leon Goveaud), Paris (barão Haussmann) e Berlim (Eurik Weber), leva-nos a percorrer a cidade de Portugaia, que, na condescendente opinião do publicista, não se colocara "ainda no ritmo com as grandes transformações da época", ao invés de Lisboa, que entrara "a galopar no futuro".

Portugaia é assim a nova reencarnação utópica (desta vez com lugar, de facto) de uma nova metrópole imaginada há 77 anos - a "Budapeste portuguesa", como se anuncia um dos títulos dos fascículos da prosa de antecipação. Os 103 anos do redactor "X", do jornal ABC (talvez o intrépido Reinaldo Ferreira...), por obra de diabólicos (é o termo) avanços nas agendas científicas, não o inibem de apanhar o avião "Coutinho" (o herói aviador então endeusado ) que parte da gare suspensa da Estação Central dos Serviços Aeronáuticos, no Lumiar, em Lisboa. Os funcionários são informadores-mecânicos e tudo se processa por autómatos (Karel Kapec tinha inventado o robot em 1921), com notórias ressonâncias de "Metrópolis", o filme de culto de Fritz Lang, que as ilustrações do texto deixam transparecer.

E, calcule-se, para pasmo do nosso guia ao futuro, "em 17 minutos apenas", o "Expresso do Porto" em que viajava o longevo passageiro, com mais 300 viajantes, descia na gare do antigo Porto, instalada onde outrora fora o Barredo. O atónito redactor concede que, enquanto Gaia ganhara protagonismo, "fizera-se América", o Porto permanecera europeu. "Como num tabuleiro de xadrez", as avenidas transversais contornam o gigantismo da City de Gaia, centro comercial "chic" da Budapeste nacional, de onde partem enxames de táxis aéreos. As revelações deste futuro não cessam e não se ficam pela margem sul; dos lados do que "outrora fora a estação de Campanhã" desce uma linha de comboio submarino que atravessa o rio e desemboca na parte baixa de Gaia, a 50 metros da superfície, atingida por velozes "ascensores em espiral". Amplas galerias envidraçadas imitam o luxo caótico de uma parisiense Rua de La Paix. Aliás, o tom da escrita ressoa à tradição das utopias urbanas ao estilo do francês Louis-Sébastien Mercier, que no romance iluminista "L'an 2440, rêve s'il en fut jamais", de 1771, reencontra Luís XIV, ou do inimitável Júlio Verne que, em 1863, projectara a versão da cidade-luz dos anos de 1960.

Nesta sua revisita a Portugaia, vista do alto do Barredo, ora extinto, o redactor "X" antecipa que "os transformadores do Porto criaram jardins nos arredores da cidade a eles ligados por um veloz metropolitano". E, cúmulo da premonição, o texto informa que "a antiga estrada da Circunvalação deixou de ser estrada para se transformar numa avenida com três vezes a largura da antiga estrada", uma via que "não é já uma fronteira", mas algo integrado na cidade e arredores. Terá o redactor-visionário viajado também no tempo ?
Fonte: JN (com ilustração sobre a suposta Portugaia do ano 2000 (http://jn.sapo.pt/2006/02/18/grande_porto/portugaia_1929.html)

:cheers:

JohnnyMass
February 18th, 2006, 05:28 PM
infelizmente gaia nunca será "chic" e muito menos uma Pest.

Daniel_Portugal
February 18th, 2006, 07:34 PM
muito bom esse artigo :)

e no fundo é uma visão verdadeira daquilo que é hoje! nem mais nem menos.. toda a urbe funciona como uma só cidade, em que o metro adna em todo o lado, em que ha total intercambio de pessoas, quer seja atravessando a ponte pra la e pra ca.. quer seja atravessando uma super comum avenida onde andam pessoas... tal como ja disse antes acaba por tudo funcionar como uma so cidade, no fundo.. É uma só cidade, à qual se dao nomes diferentes, depois de se traçarem umas linhas imaginarias. outra "prova" disso é a quantidade de boas infraestruturas que as cidades circundantes recebem, e nao apenas urbanizaçoes para fomentar gente a alimentar o centro. tudo cresce ao mesmo tempo, todas estas "cidades" crescem em funçao de "todas".. e creio que a derradeira prova disso foi o facto do metro ter sido construido em todo o lado, e nao so no "porto" :)

JM: quanto a gaia nao ser chic... permite-me que te informe sobre algumas coisas, a freguesia da madalena, a zona de lavadores, sao zonas chics. no proprio centro de gaia, ha uma zona chic. o proprio cais de gaia, é em si um centro de diversao chic. gaia é a unica cidade na AMP que tem um hotel de 5 estrelas (sem contar com o centro claro), o arrabida shopping eh o segundo maior shopping da AMP. bom.. imensas coisas.. gaia tem muito potencial ;)

Phobos
February 18th, 2006, 08:55 PM
Interessante artigo :)
Por acaso há algumas coisas que aproximam-se da realidade actual.Do que gostei mais foi da visão de Gaia tornar-se a "America",toda moderna e com arranha-ceus.

Daniel_Portugal
February 18th, 2006, 09:02 PM
era lindo! gaia cheia de arranha ceus! =D

digamos que 90% das coisas desse artigo sao uma realidade hoje. uma realidade secalhar menos evidente do que ai dissera.. mas nao deixam de ser uma realidade.

JohnnyMass
February 18th, 2006, 09:09 PM
Interessante artigo :)
Por acaso há algumas coisas que aproximam-se da realidade actual.Do que gostei mais foi da visão de Gaia tornar-se a "America",toda moderna e com arranha-ceus.
com aquela malha urbana é que não!:lol: é pena de facto mas o se o senhor visse o urbanismo de gaia hoje morria de susto e de desilusão, muito provavelmente.

Lss911
February 18th, 2006, 09:38 PM
é interessante mas é por-se em bicos de pés ao considerar-se como Budapeste portuguesa.

Daniel_Portugal
February 18th, 2006, 09:38 PM
mais uma vez estas a generalizar JM ;) ha zonas boas e más.

Nephasto
February 18th, 2006, 10:16 PM
Pah... a razão porque nunca poderá ser uma budapeste ou Londres ou assim (no sentido de ser uma só cidade separada por um rio) é que a cidade não é plana.
Os margens do rio são escarpadas.... isto é, as cidades não são ao nível do rio (só pequenas partes) e é isso que faz com que o rio seja uma barreira física tão grande.

Se porto e gaia fossem planas, sem que o rio ficasse lá pra baixo, bem que poderiam funcionar perfeitamente como uma só cidade em harmonia.

Daniel_Portugal
February 18th, 2006, 10:55 PM
nephasto.. nao sei.. a ponte de dom luiz liga o centro de gaia ao centro do porto ;) a mesma ponte dom luiz liga a ribeira de gaia à ribeira do porto... ja para nao falar que a cidade tem imensas pontes :)

ps: matosinhos eh plana com o porto.. estao inclusive fundidas totalmente.. e no entanto continua a existir uma linha imaginaria entre elas....

por estas duas razoes a que digo que secalhar podes tar equivocado.. mas sei la.. as tantas teh tens razao :)

JohnnyMass
February 19th, 2006, 12:35 AM
:hilarious....não tens remédio mesmo.

Daniel_Portugal
February 19th, 2006, 01:30 AM
hum? nao percebi.. o nephasto disse a razao pela qual axa k as duas zonas nao sao um municipio so.. e eu disse k provavelmente nao eh por isso.. porke por exemplo matosinhos ta plano com o porto e sao municipios diferentes na mesma.. o k kis dizer com isso foi k nao eh o facto de na zona do rio haver uma escarpa que eh um impeditivo forte para a uniao dos municipios.. (tudo isto em resposta à sugestao/opiniao do nephasto em relaçao a este assunto.. nao sei o k possa ter dito de mal.. mas pronto)

JohnnyMass
February 19th, 2006, 01:39 AM
daniel, não é por o centro do porto e o centro de gaia estarem unidos por uma ponte que imediatamente passam a ser a mesma cidade. capice?

Daniel_Portugal
February 19th, 2006, 01:50 AM
LOL? mas eu disse isso? =O dude o nephasto referiu uma possivel razao pela qual os dois municipios nao sao um so! ok? (k era o de haver escarpas no rio.. e de nao ser tudo plano).. e eu referi que provavelmente nao era disso, pois matosinhos-porto eh plano.. e nao eh por isso que nao deixa de ser dois municipios na mesma... axo k faz toda a logica!

ps: digamos que hao de haver outras razoes.. enfim.. mas nao essa... pra mim a razao principal eh a tendencia portuguesa de dividir tudo... e secalhar o patriotismo regional idiota de certas pessoas. e no fundo.. eh nao kerer complicar as coisas.. deixa-se andar e pronto.. fica tudo como está.. enfim.. a razao pela kual nao se une os municipios baseia-se em mentalidades de certas pessoas.. (pessoas que pra mim nao passam de uns retrogadas)

JohnnyMass
February 19th, 2006, 01:55 AM
tás com falta de vista? vai lá ver o que escreveste.
mas acrescento algo que talvez percebas melhor assim: lá por as cidades estarem ligadas por pontes isso não faz delas planas e acessíveis como em cidades como Paris, Londres e Budapeste.

Daniel_Portugal
February 19th, 2006, 01:57 AM
eu ja sei que falei nisso das pontes, mas falei isso por acrescimo.. acrescimo esse a uma ideia principal que era o de dizer que nao deveria ser pela razao que o nephasto citou.. (alias eu disse que deveria nao ser, e sublinhei que nao tinha certeza se era ou nao, apenas achava que nao ;))

JohnnyMass
February 19th, 2006, 02:02 AM
então achas que o facto de duas cidades terem um garganta profunda entre elas ou não é completamente indiferente à sua interacção?

Daniel_Portugal
February 19th, 2006, 02:06 AM
não acho! mas no minimo nao é SÓ essa a razao. porque se a UNICA razao impeditiva à uniao dos municipios fosse essa, matosinhos estaria decerto dentro do municipio do porto ha muito, pois nao ha nenhum fosse no meio, nem de agua, nem de relevo do terreno.

resumidamente, dou em parte, alguma razao no acima citado, mas nao TOTAL razao. só isso.

JohnnyMass
February 19th, 2006, 02:14 AM
não se está aqui a falar de UNIÃO de municipios, mas sim no impedimento que um acidente topográfico causa entre duas cidades. claro que o rio não é razão para não se unirem os dois municipios.

Daniel_Portugal
February 19th, 2006, 02:27 AM
claro que o rio não é razão para não se unirem os dois municipios.

e é precisamente dessa uniao a que eu me estava a referir, e de o rio nao ser um total impedimento disso.

JohnnyMass
February 19th, 2006, 02:32 AM
mas não era disso que o nephasto estava a falar.

Daniel_Portugal
February 19th, 2006, 02:51 AM
fui acima ler.. e pronto.. ele tava a falar da razao porque nao podia ser "fisicamente", igual às cidades citadas... tens razao. eu subentendi, pelo assunto geral, que fosse a razao do porquê de nao ser tudo um so municipio... (que vinha do assunto anterior).. e nao propriamente das semelhanças fisicas (planas ou escarpadas) face a outras cidades.

;) okay

Portugues
February 19th, 2006, 03:42 AM
era lindo! gaia cheia de arranha ceus! =D

Vila D'Este.

JohnnyMass
February 19th, 2006, 03:55 AM
aquilo nao sao arranha ceus!:nono:

Daniel_Portugal
February 19th, 2006, 04:15 AM
eu estou a falar arranha ceus tipo torre das devesas portugues... alias vila deste nem da pra ver do porto.. porque fica atras da montanha onde esta a torre da tv.

Barragon
February 19th, 2006, 03:23 PM
Mas que é linda é :D

Daniel_Portugal
February 19th, 2006, 07:02 PM
lindissima :D

Nephasto
February 19th, 2006, 07:04 PM
Daniel, administrativamente podem ou não juntar as cidades de Porto e Gaia, ou Porto e Matosinhos, mas o que eu queria dizer é que o rio nunca permitirá que Porto e Gaia funcionem como uma só cidade coesa, enquanto que o Porto e Matosinhos, por exemplo, podem funcionar como uma só cidade coesa.

Arpels
February 19th, 2006, 07:07 PM
mas isso é o k acontece ja com Porto/Matosinhos :dunno: Gaia pode funcionar igual, cada vez tem mais pontes a anular o isolamento natural provocado pelo rio!!

Daniel_Portugal
February 19th, 2006, 07:33 PM
(nephasto eu ja tinha entendido ;) ve o meu primeiro post desta pagina)

arpels: sim, porto e matosinhos funcionam como uma cidade coesa... o calçadao maritimo do da foz tem continuaçao total com o calçadao maritimo de matosinhos (freguesia) por exemplo... o norteshopping apesar de estar colado ao municipio do porto fica do lado de matosinhos, na freguesia da senhora da hora... o hospital pedro hispano que eh dos maiores de todo o porto, fica no lado de matosinhos..

em relaçao a gaia.. bem.. na minha opiniao funcionam de uma maneira QUASE igual, a quantidade de pontes permite uma facilidade relativa no intercambio.. contudo, e logicamente nao pode ser a MESMA coisa que a relaçao porto/matosinhos... mas nao deixa de ser um grande intercambio, principalmente por 3, das varias pontes.

TeKnO_Lx
February 19th, 2006, 09:26 PM
axei tanta piada o gaju da ACP, o Rui Moreira ( o comentador da RTPN) dizer que a PortoGaia junto iriam criar o maior concelho ( ou lá o que era..) do pais capaz de rivalizar/superar com Lisboa a nivel de poder/influencias

era o pretexto para juntarmos toda a AML com o nome "Lisboa" :nuts:

Daniel_Portugal
February 19th, 2006, 10:12 PM
tambem se pode juntar toda a AMP como porto.. bem sei que nao fica tao grande..

de qualquer forma nao sao precisos juntar municipios para estas duas grandes cidades terem o poder que tem.. as areas urbanas destas cidades funcionam em comunhão. pelo menos aqui funcionam.

e quanto a porto ter mais poder que lisboa ou lisboa ter mais poder que porto isso pouco interessa... lisboa por ser a capital tem o estado instalado lá, o palacio presidencial, etc. mas isto nao impede de nenhuma outra cidade ser extremamente poderosa a nivel de infraestruturas, influencias, turismo, negocios, comercio, industria, etc... e é precisamente isso que acontece com o porto. penso que nao hajam rivalidades, portugal resume-se a um país de forma rectangular na vertical, em que ha uma grande cidade no norte, e outra no sul, e depois ha medias e pequenas cidades espalhadas no resto do territorio.

para mim isto nao eh factor de guerra nem de competiçao a ver quem eh melhor.. isso eh ridiculo. ambas as cidades têm é que se esforçar por ser o melhor possivel, nao ser apenas melhor que a outra (um exemplo estupido para demonstrar o que tou a dizer.. um individuo que ganha 3000 euros por mes, nao se deve contentar so porque o parceiro ganha 2900... deve contentar-se porque tem poder de compra para ter uma vida boa)

é claro que a competiçao ajuda a esse mesmo melhoramento de infraestruturas... mas essa competiçao deve ser uma competiçao saudavel e nao passar dessa marca, em caso algum.

Daniel_Portugal
February 19th, 2006, 10:13 PM
ps: e ja agora.. se se unissem as areas urbanas como cidades... era o que de melhorzinho podiam fazer.. realmente!

Petronius
February 20th, 2006, 04:22 AM
Pah... a razão porque nunca poderá ser uma budapeste ou Londres ou assim (no sentido de ser uma só cidade separada por um rio) é que a cidade não é plana.
Os margens do rio são escarpadas.... isto é, as cidades não são ao nível do rio (só pequenas partes) e é isso que faz com que o rio seja uma barreira física tão grande.

Se porto e gaia fossem planas, sem que o rio ficasse lá pra baixo, bem que poderiam funcionar perfeitamente como uma só cidade em harmonia.

que razão... estranha! Não vejo problema nenhum no facto de não serem cidades planas. A fusão de Porto e Gaia está iminente. Irá acontecer no futuro porque é inveitável para o crescimento da AMP. O caos urbano que é Gaia é-o precisamente porque Gaia e Porto não estão unidas.

Arpels
February 20th, 2006, 12:34 PM
tb não vejo o factor geografia como determinante na existencia de uma cidade :dunno:

Barragon
February 20th, 2006, 01:22 PM
Há o valor história... e o valor gestão.

Sebem que o valor ordenamento poderia ser a um nivel mais global.

Arpels
February 20th, 2006, 01:24 PM
o valor k conta aqui é so o valor ordenamento Barra, eu pessoalmente continuo a cahar um desperdicio de fundos tanta camara num pais tão pequeno!!

Petronius
February 20th, 2006, 01:49 PM
o valor k conta aqui é so o valor ordenamento Barra, eu pessoalmente continuo a cahar um desperdicio de fundos tanta camara num pais tão pequeno!!

:applause:

Arpels
February 20th, 2006, 02:00 PM
:bowtie:

Daniel_Portugal
February 20th, 2006, 04:23 PM
arpels claro! eu nao digo juntar as areas metropolitanas numa so cidade... mas pelo menos as areas urbanas!!!! porto gaia matosinhos gondomar maia e valongo havia de ser tudo uma so cidade. chamassem-lhe o que quisessem.. mas que fosse tudo uma so "cidade"... (sim.. "cidade".. porke cidade já é, assim como lisboa e esses municipios pegados tambem o sao.... ps: sera k algum dia essa uniao existirá nestas cidades?:|)

Arpels
February 20th, 2006, 04:52 PM
sei não :sleepy: era perfeito demais pa ser verdade e mto tacho perdido pos amigos dos partidos!!

Filipe_Golias
February 20th, 2006, 11:28 PM
Utopias... é mais fácil, para a cabecinha de muitos, retalhar ainda mais o que já existe.

Quanto ao acidente geográfico "rio" dou alguma razão ao Nephasto porque, quer queiram quer não, um rio ladeados por margens escarpadas não dá a mesma ideia de cidade continua que dá um rio ladeado por margens baixas (Paris, Londres, Budapeste). As próprias margens dificilmente conseguem florescer em grandes zonas comerciais/empresariais como ocorre nas cidades que citei, por causa da topografia... e penso que todos concordamos que as zonas ribeirinhas, do que se pretende serem grandes metróples, são as mais valiosas e mais procuradas por estes sectores ;) Nas escarpas de Porto, e principalmente Gaia, só se vê casas e casas ("Quem vem e atravessa o rio,/Junto à Serra do Pilar/Vê um velho casario..."); claro que algumas partes das margens não são tão íngremes e permitem uma maior implantação de estruturas de serviços mais modernas. É nestas zonas que se deve apostar, tal como se apostou no Cais de Gaia, e agora se vai apostar na zona da Alfândega e da Foz do Douro.

Daniel_Portugal
February 21st, 2006, 12:53 AM
a foz do douro ja teve uma fortissima aposta filipe.

faço-te relembrar de dois pontos extremamente visitados, jardim do passeio alegre na propria foz do douro (no qual estao a construir uma marina de iates agora mesmo)

e toda aquela area aberta do estilo cais de gaia, mas mais ampla e so com dois establecimentos, o portugalia e outro que agora nao sei o nome.

um pouco depois existem tambem 3 bares no rio :) em forma de barcos :) um deles o cafe bar zoo bastante frekuentado a noite.

é claro k com isto tudo nao impede que se aproveite mais ainda claro ;)

JohnnyMass
February 21st, 2006, 01:23 AM
tenho muita pena desiludir quem ainda acredita nesta ideia mas NUNCA na vida o ambiente urbano entre as margens do douro será como o que se vive nas margens to tamisa, sena ou danúbio.

Barragon
February 21st, 2006, 01:37 AM
:lol: Claro que não.... para já nas que descreveste não existe falésias altíssimas. Por outro lado o Porto é único por isso....

JohnnyMass
February 21st, 2006, 01:39 AM
não pensem que não gostava que fosse, adoro o ambiente ribeirinho de paris, londres e budapeste.

Filipe_Golias
February 21st, 2006, 01:45 AM
tenho muita pena desiludir quem ainda acredita nesta ideia mas NUNCA na vida o ambiente urbano entre as margens do douro será como o que se vive nas margens to tamisa, sena ou danúbio.

Obviamente que não... e tb não é porque não quisesse mas porque são situações bem distintas. O que não impede de se aproveitar ao máximo as condições existentes.

JohnnyMass
February 21st, 2006, 01:48 AM
claro, tem que se aproveitar e acho muito bem.

Barragon
February 21st, 2006, 01:51 AM
Acho que o ambiente ribeirinho do Porto por ser diferente, é mais espetacular :okay: tem é que ser tudo bem arranjado.

JohnnyMass
February 21st, 2006, 01:52 AM
é um ambiente mais bucólico e menos cosmopolita.

Daniel_Portugal
February 21st, 2006, 02:41 AM
acho o ambiente ribeirinho do porto muito mais espetacular, e diga-se, muito mais unico.

JM: ribeira+ponte d luiz+cais de gaia... acredita em mim.. eh um ambiente BEM cosmopolita.. dos ambientes mais cosmopolitas do porto, pelo menos a nivel turistico, que como disse, acredito que seja mais de 50% das pessoas que por la andam.

é claro que porto e gaia têm quilooooometros de costa fluvial.. e a ribeira e cais de gaia estao situados apenas naquela zona especifica, por isso nao me refiro ao resto da costa, mas sim so e apenas na zona que citei em cima.

(a nivel de beleza unicamente... bem.. basta dizer que um é patriomonio mundial.. os outros nao)

Filipe_Golias
February 21st, 2006, 03:23 AM
Acho o cais de Gaia com mais requisitos para ser comospolita. O ser-se cosmopolita tb não é só com as pessoas estrangeiras que lá andam. O aspecto do local tb conta, e neste parâmetro, a ribeira do Porto não tem tanto de cosmopolita como o novo cais do outro lado, na minha opinião.

Petronius
February 21st, 2006, 03:32 AM
Utopias... é mais fácil, para a cabecinha de muitos, retalhar ainda mais o que já existe.

Quanto ao acidente geográfico "rio" dou alguma razão ao Nephasto porque, quer queiram quer não, um rio ladeados por margens escarpadas não dá a mesma ideia de cidade continua que dá um rio ladeado por margens baixas (Paris, Londres, Budapeste). As próprias margens dificilmente conseguem florescer em grandes zonas comerciais/empresariais como ocorre nas cidades que citei, por causa da topografia... e penso que todos concordamos que as zonas ribeirinhas, do que se pretende serem grandes metróples, são as mais valiosas e mais procuradas por estes sectores ;) Nas escarpas de Porto, e principalmente Gaia, só se vê casas e casas ("Quem vem e atravessa o rio,/Junto à Serra do Pilar/Vê um velho casario..."); claro que algumas partes das margens não são tão íngremes e permitem uma maior implantação de estruturas de serviços mais modernas. É nestas zonas que se deve apostar, tal como se apostou no Cais de Gaia, e agora se vai apostar na zona da Alfândega e da Foz do Douro.

continuo a não entender esse raciocínio. O tamisa é capaz de ser mais largo que o rio Douro. É claro que é tudo muito diferente geograficamente , e não vou defender o contrário. Mas a união de Porto e Gaia não tem a ver com barreiras geográficas e sim com razões do foro histórico, religioso e político. O Porto tinha um estatuto especial dentro de todas as cidades portuguesas. No burgo os nobres apenas podiam pernoitar durante uma ou duas noites , ou lá como era. Por outro lado havia o poder do episcopado, que se impediu também a expansão da cidade (vide Igreja da Trindade vs. Avenida da Liberdade) . Até há bem pouco tempo até a Foz do Douro era outra freguesia.

Daniel_Portugal
February 21st, 2006, 04:08 AM
na tua opiniao nao... e provavelmente nao na opiniao de quem vir fotos mal tiradas de la... mas aconselhote num belo dia de sol ires lá ;) e depois dizes-me se achaste, ou nao, um ambiente cosmopolita!

é um ambiente tanto cosmopolita como típico.. coisa que sinceramente.. é um conceito que eu acho bem interessante :) cosmopolita nao significa em alguns casos, modernissimo ou high tech tal como o cais de gaia. por exemplo o centro do porto tem um ambiente imensamente cosmopolita com um movimento de pessoas por vezes chato (porque eu gosto de andar depressa e os passeios enchem-se de gente lenta), de tao denso que está... e no entanto eh um local de charme classico e historico.

Filipe_Golias
February 21st, 2006, 04:19 AM
na tua opiniao nao... e provavelmente nao na opiniao de quem vir fotos mal tiradas de la... mas aconselhote num belo dia de sol ires lá ;) e depois dizes-me se achaste, ou nao, um ambiente cosmopolita!

é um ambiente tanto cosmopolita como típico.. coisa que sinceramente.. é um conceito que eu acho bem interessante :) cosmopolita nao significa em alguns casos, modernissimo ou high tech tal como o cais de gaia. por exemplo o centro do porto tem um ambiente imensamente cosmopolita com um movimento de pessoas por vezes chato (porque eu gosto de andar depressa e os passeios enchem-se de gente lenta), de tao denso que está... e no entanto eh um local de charme classico e historico.

Hey! :wave: Eu vivo no Porto, tá? :D

Tás a comparar o charme histórico e, aqui sim!, cosmopolita da Baixa portuense com a Ribeira? Belo exemplo que escolheste pra comparar :D Agora que a Ribeira passou aquelas obras todas de renovação ficou um espaço mais pedonal e agradável de ser visitado e vislumbrado, mas lá porque tem turistas e algumas esplanadas e restaurantes não faz dela super-cosmopolita. E reafirmo, é a minha opinião e não é baseada em fotos "mal tiradas" (argumento que gostas de usar); eu sei o que vejo.

Daniel_Portugal
February 21st, 2006, 04:30 AM
nao sei ha quanto tempo vais a ribeira... e/ou como estava quando foste.. quando eu fui senti um ambiente cosmopolita de facto (dakela vez k tirei as fotos)

quanto a baixa.. ainda bem que concordas comigo que o ambiente eh altamente cosmopolita.. em breve irei tirar umas fotos só à rua de santa catarina e vou fazer um thread. (nos aliados tbm eh assim.. mas agora nao.. porke ta em obras... mas espero que quando as obras tiverem terminadas... os largos passeios da avenida se encham de gente :) estou mesmo desejoso que assim seja... mas tenho medo que nao encham muito porque sao mesmo muito largos... a ver vamos :) ehehe)

Filipe_Golias
February 21st, 2006, 04:43 AM
nao sei ha quanto tempo vais a ribeira... e/ou como estava quando foste.. quando eu fui senti um ambiente cosmopolita de facto (dakela vez k tirei as fotos)

quanto a baixa.. ainda bem que concordas comigo que o ambiente eh altamente cosmopolita.. em breve irei tirar umas fotos só à rua de santa catarina e vou fazer um thread. (nos aliados tbm eh assim.. mas agora nao.. porke ta em obras... mas espero que quando as obras tiverem terminadas... os largos passeios da avenida se encham de gente :) estou mesmo desejoso que assim seja... mas tenho medo que nao encham muito porque sao mesmo muito largos... a ver vamos :) ehehe)

Não vou há assim há tanto tempo que não tenha ideia de como ela está actualmente :D E quando fui a Gaia, vi-a de lá de cima. ;)
A baixa é (ou era antes das obras) sem tirar nem por O lugar cosmopolita por excelência da cidade :yes:

Não te preocupes, eles enchem, nem que seja de pessoas a passarem por lá a caminho dos comboios em São Bento ou autocarros na avenida :lol:

Daniel_Portugal
February 21st, 2006, 05:08 AM
um dia li um artigo que no centro do porto, todos os dias, na hora de maior movimento.. encontram-se sempre em simultaneo mais de 500mil pessoas.

ora o municipio tem 300mil residentes.. e SÓ no centro, de dia enche mais de 500mil.. bem nao sei se posso ou nao confiar no artigo e nem o tenho aqui infelizmente... mas acredito que seja verdade, pelo movimento que por la se vê :yes:

(centro devem juntar toda a zona da baixa, cordoaria, boavista, trindade), contudo no resto da cidade devem haver uns 200 mil... por isso a cidade deve encher todos os dias com cerca de 700mil pessoas... mais do dobro da populaçao residente.. e esta eh uma das principais razoes pelas quais eh a maior das estupidezes dizer que a cidade tem 300 mil.

Petronius
February 21st, 2006, 05:32 AM
as zonas mais cosmopolitas do Porto são os shoppings que são fora do Porto :D

Filipe_Golias
February 21st, 2006, 05:43 AM
um dia li um artigo que no centro do porto, todos os dias, na hora de maior movimento.. encontram-se sempre em simultaneo mais de 500mil pessoas.

ora o municipio tem 300mil residentes.. e SÓ no centro, de dia enche mais de 500mil.. bem nao sei se posso ou nao confiar no artigo e nem o tenho aqui infelizmente... mas acredito que seja verdade, pelo movimento que por la se vê :yes:

(centro devem juntar toda a zona da baixa, cordoaria, boavista, trindade), contudo no resto da cidade devem haver uns 200 mil... por isso a cidade deve encher todos os dias com cerca de 700mil pessoas... mais do dobro da populaçao residente.. e esta eh uma das principais razoes pelas quais eh a maior das estupidezes dizer que a cidade tem 300 mil.

A boavista está um bocado fora de mão do "centro" que é a baixa :tongue2:

Como sabem que são 500 mil? Podem muitas delas serem a mesma pessoa, já que a baixa é um autêntico terminal de imensos transportes (autocarros, comboios, metro). Aliás, é devido a eles que a baixa tem a movimentação que tem durante o dia, porque à noite é o deserto quase por completo :sleepy:

Barragon
February 21st, 2006, 02:47 PM
as zonas mais cosmopolitas do Porto são os shoppings que são fora do Porto :D

Tiveste bem :lol:

Daniel_Portugal
February 21st, 2006, 02:57 PM
filipe à noite é o deserto quase completo porque a baixa é uma zona que funciona quase 100% de serviços.... todos esses monumentos que vez na baixa, estao "recheados" de escritorios no seu interior...

a boavista esta cada vez mais tambem a ficar uma zona maioritariamente de serviços.

estas zonas sao zonas que enchem imenso de dia, e que de noite desertificam porque ninguem vai trabalhar pos escritorios a noite.

Daniel_Portugal
February 21st, 2006, 02:58 PM
petronius :D ehehehehehe de facto os shoppings sao zonas imensamente cosmopolitas... agora consideralos fora do porto a que nao esta correcto :D o norteshopping atravessas a rua tas no "porto".. o arrabida atravessas a ponte tas no "porto"... eles sao COLADOS literalmente ao municipio do porto :D e mesmo que nao fossem.. isso é mesmo assim! ainda bem k estas infraestruturas se extendem para alem dos limites do municipio... isto so significa que a cidade funciona como um todo, e nao como varias ;) é devido a essas coisinhas que ha um intercambio total na area urbana, e com isso ilimina-se o factor "varias cidades"... é bom mesmo, muito bom :)

(e depois pronto.. temos o shopping bom sucesso que é o terceiro maior da cidade, que ta dentro do municipio)

Arpels
February 21st, 2006, 03:24 PM
uma coisa é população residente Daniel outra é população em circulação pela cidade!!

JohnnyMass
February 21st, 2006, 04:26 PM
continuas a bater na mesma tecla apesar de tudo o que já aqui se disse milhões de vezes. uma cidade TEM a população que mora nela, nem mais nem menos.

JohnnyMass
February 21st, 2006, 04:35 PM
acho o ambiente ribeirinho do porto muito mais espetacular, e diga-se, muito mais unico.

JM: ribeira+ponte d luiz+cais de gaia... acredita em mim.. eh um ambiente BEM cosmopolita.. dos ambientes mais cosmopolitas do porto, pelo menos a nivel turistico, que como disse, acredito que seja mais de 50% das pessoas que por la andam.

(a nivel de beleza unicamente... bem.. basta dizer que um é patriomonio mundial.. os outros nao)
:lol:...eu não preciso de acreditar em ti, em VIVO no Porto. Cosmopolita? A Ribeira do Porto? LOL, sabes o que significa ser cosmopolita? quer-me parecer que não... A Boavista é de muito longe mais cosmopolita que a Ribeira.

O que é um ambiente "muito mais único"? isso não existe, todos são únicos. O ambiente ribeirinho de paris, budapeste, londres, etc, etc não é mais ou menos único que o do Porto, são todos únicos...e todos muito mais cosmopolitas que o do Porto já que são das zonas mais frequentadas, mais caras, com maior número de serviços dessas cidades, isso é que faz o cosmopolitismo de uma cidade...a Ribeira do Porto está quase deserta durante o dia e à noite então nem se fala, já para não falar na insegurança, degradação habitacional, etc, etc...

achi muito bem que defendas o porto com unhas e dentes, mas como já te disse antes precisas de uma dose de realidade na tua vida, sai da concha.

Petronius
February 21st, 2006, 04:36 PM
a desertificação da baixa é um grande problema...

Arpels
February 21st, 2006, 05:14 PM
é um problema geral, todos os centros urbanos deste pais o enfrentam :( revela um pouco a má politica de arrendamentos k tem vigorado neste pais!!

Daniel_Portugal
February 21st, 2006, 05:37 PM
a ribeira ta deserta JM? :lol:

OK! OK! :lol:

by the way: eu sei k a boavista e a baixa sao mais cosmopolitas que a ribeira.. nao disse o contrario.

Daniel_Portugal
February 21st, 2006, 05:41 PM
a desertificação da baixa é um grande problema...

desertificaçao da baixa? :lol:

estou a ver que este forum precisa mais uma dose de fotos :D os aliados enkuanto nao tem obras ta tudo cheio... a rua de santa catarina eh uma autentica "artéria aorta" onde parece que se bombeia gente em vez de sangue.. a trindade a mesma coisa... e outras zonas que fazem parte da "Baixa".. nao sei de onde vem essa da desertificaçao da baixa... a baixa nunca ha de ficar desertificada... eh uma zona com imensos serviços, meios de transporte, escolas, cafes etc no qual havera sempre imensa gente... de dia eh a zona com mais densidade populacional da cidade, e depois segue-se a boavista a espreitar no "segundo lugar".

Arpels
February 21st, 2006, 06:08 PM
mas é nos passeios rapaz :bash:

Barragon
February 21st, 2006, 06:50 PM

estou a ver que este forum precisa mais uma dose de fotos :D os aliados enkuanto nao tem obras ta tudo cheio... a rua de santa catarina eh uma autentica "artéria aorta" onde parece que se bombeia gente em vez de sangue.. a trindade a mesma coisa... e outras zonas que fazem parte da "Baixa".. nao sei de onde vem essa da desertificaçao da baixa... a baixa nunca ha de ficar desertificada... eh uma zona com imensos serviços, meios de transporte, escolas, cafes etc no qual havera sempre imensa gente... de dia eh a zona com mais densidade populacional da cidade, e depois segue-se a boavista a espreitar no "segundo lugar".

:hilarious:hilarious:hilarious:hilarious

DESERTIFICAÇÃO É A FALTA DE PESSOAS QUE MORAM, NÃO QUE SE PASSEIAM OU TRABALHAM!!!!

JohnnyMass
February 21st, 2006, 07:36 PM
a ribeira ta deserta JM? :lol:
OK! OK! :lol:

e tu ris-te...não sejas parvo. De todas a vezes que já fui à ribeira à noite não vi mais de meia duzia de bares abertos e pouquissimas pessoas nas ruas. A ribeira tem problemas gravíssimos do foro social, não basta pintar as paredes das casas e pensar que tudo se resolve.

Mas se calhar excedi-me um pouco, a ribeira não está deserta, muito pelo contrário, está cheia de drogados e delinquentes, muito bom para o turismo mesmo, ainda na outra noite lá estive e uma pessoa nem pode beber um fino descansado sem ser importunada por eles...e claro, estava deserta de "pessoas normais".

mas para quem pensa que a desertificação de um local é a falta de pessoas na rua...não digo mais nada, só isto outra vez, sem ofensa, sai da concha onde vives.

Daniel_Portugal
February 21st, 2006, 08:11 PM
mas eu tava a falar de dia e nao a noite... so fui a ribeira a noite uma vez.. vou mais vezes de dia.. e de dia eh bem frekuentada... ve-se turistas.. muitos turistas.. fodasse eu tive la vi! o problema eh k tu tas a falar a noite.. e eu tou a falar de dia!

quanto a concha... se chamares ao porto de concha eu estou bem nela.. tu a que infelizmente querias ir pra uma concha chamada nova iorque... e agora tens sido um bocado severo com portugal... no que toca a valorizaçao real daquilo que eh nosso.. es um bocado o oposto a mim..

Petronius
February 21st, 2006, 08:11 PM

Daniel, há quanto tempo não vais à baixa do Porto à noite??? não vês NINGUÉM a não ser putas e drogados. tás passado ou quê? O pessoal vai mas é todo pró shopping que até está calor lá dentro. A baixa do Porto não é habitada! Mais de metade dos prédios estão devolutos! Está vazio! Memso que passem por ali centenas de milhares de pessoas todos os dias!! E a ribeira igual. Quem viu e quem vê a ribeira!! Era onde eu saía mais, aqui há 10 anos e agora aquilo é um deserto! Nerm o Aniki Bobó está aberto! O meia cave agora é um restaurante! O ribeira negra fechou! Só tem as esplanadas e aí tem turistas de terceira-idade durante o dia! Aquilo morreu, infelizmente. Acho que ainda é possível recuperar mas aquilo não tem nada a ver com o que era antigamente. Ninguém vai lá agora. O pior é que vocês riem-se de eu dizer que as pessoas do Porto e arredores estão nos shoppings, mas tanto o Arrábida como o Norteshopping como o Dolce Vitta estão CHEIOS a abarrotar até à 1 , 2 da manhã. É assim.

Daniel_Portugal
February 21st, 2006, 08:20 PM
eu sei que a baixa ta vazia a noite petronius.. mas nao me tas a dar novidade nenhuma :lol:

a baixa eh uma zona inteiramente de serviços pahh.. so funcionada de dia! grande parte dos escritorios do porto situam-se na baixa! nao percebes isso? achas que as pessoas de noite vao pra escritorios?!?!? as coisas que tem movimento a nivel de trabalho a noite.. sao hospitais e pouco mais! depois temos as discotecas que nao se situam na baixa... afinal qual eh a surpresa da baixa estar vazia a noite? isso ja eu sabia ha mt tempo.. a baixa eh uma ZONA DE SERVIÇOS! a noite ta deserta! de dia ta a abarrotar! literalmente isto!

Petronius
February 21st, 2006, 08:31 PM
eu sei que a baixa ta vazia a noite petronius.. mas nao me tas a dar novidade nenhuma :lol:

a baixa eh uma zona inteiramente de serviços pahh.. so funcionada de dia! grande parte dos escritorios do porto situam-se na baixa! nao percebes isso? achas que as pessoas de noite vao pra escritorios?!?!? as coisas que tem movimento a nivel de trabalho a noite.. sao hospitais e pouco mais! depois temos as discotecas que nao se situam na baixa... afinal qual eh a surpresa da baixa estar vazia a noite? isso ja eu sabia ha mt tempo.. a baixa eh uma ZONA DE SERVIÇOS! a noite ta deserta! de dia ta a abarrotar! literalmente isto!

infelizmente já nem isso é. A maioria dos serviços hoje em dia concentram-se na zona da Boavista, e depois nos shoppings. As lojas da baixa dão muito menos lucro. Os bancos têm menos gente... Está na cara. Existe de facto algum comércio e movimento mas é só mesmo isso. Para além dos teatros e dos"poucos" cafés que ainda vão sobrevivendo... ali à volta da Baixa temos a cordoaria e a zona da Sé que são bairros onde só há droguices e merdas. A maioria das famílias que ali vive são pobres ou muito pobres. Eu sinceramente não tenho uma visão optimista da baixa do Porto como tu, e só espero que esta nova lei do arrendamento, apesar de contestada, resolva finalmente este estúpido problema de prédios devolutos onde ninguém quer viver.

JohnnyMass
February 21st, 2006, 10:51 PM
mas eu tava a falar de dia e nao a noite... so fui a ribeira a noite uma vez.. vou mais vezes de dia.. e de dia eh bem frekuentada... ve-se turistas.. muitos turistas.. fodasse eu tive la vi! o problema eh k tu tas a falar a noite.. e eu tou a falar de dia!

quanto a concha... se chamares ao porto de concha eu estou bem nela.. tu a que infelizmente querias ir pra uma concha chamada nova iorque... e agora tens sido um bocado severo com portugal... no que toca a valorizaçao real daquilo que eh nosso.. es um bocado o oposto a mim..
és impressionante!:hilarious então só foste à ribeira à noite uma vez na tua vida...:hilarious então e a fantástica vida nocturna da ribeira que estás sempre a defender?:lol: és o máximo mesmo! não sei se estás mesmo à espera que eu acredite nisso.

E a tua concha não é o Porto, é esse "estado de espírito" em que tu vives, escusas de começar logo a atacar que eu queria ir para nova iorque e bla, bla, bla...e que por isso estou sempre a dizer mal de portugal. Ainda não percebeste que é PRECISAMENTE por saber e já ter visto como as coisas funcionam em outros países (melhor), que critico?

Nem sei porque continuo a tentar.

Filipe_Golias
February 22nd, 2006, 01:28 AM
Daniel, SENSATEZ ;)

Não podes desculpar o facto de a baixa ser deserta e um perigo de noite e dinâmica e cheia de gente de dia, só por ser uma zona de serviços. Por ser só zona de serviços deu nisto: não há quase ninguém a morar lá. E quando não há gente fixa que faz a sua vida e afazeres naquela zona, dificilmente se pode sustentar todo o espaço a longo prazo. E a própria gestão da zona de serviços deixa a desejar porque devia, por exemplo, partir dos comerciantes garantir o dinamismo da baixa para horários mais tardios (como fizeram no Chiado, penso) - isto sim, fixa mais gente a altas horas e faz com que a insegurança tb baixe.

Daniel_Portugal
February 22nd, 2006, 01:41 AM
JM eu estou sempre a defender o ambiente nocturno ribeirinho? =D

eu disse que a zona mais movimentada à noite é a zona industrial, o cais de gaia e matosinhos sul! e disse tambem, outras zonas onde ha vida nocturna, incluindo a ribeira ;) é totalmente diferente nao achas?

eu bem sei que a ribeira como ambiente nocturno ja teve melhores dias JM!

alias a unica "defesa".. se eh que se pode chamar defesa, em relaçao ao movimento da ribeira, que eu fiz... foi o movimento diurno, e diurno, subentenda-se 11am às 5pm. movimento com bastante turismo.

(kt a nova iorque.. eu nao ataquei em nada.. nem tao pouco acho mal que prefiras ir viver pra la.. eu acho que cada um deve viver onde se sente bem e nao pode ser criticado por isso ;) mas penso que as vezes es um bocadinho severo com portugal... um "bocadinhoooooo" so. dizme la.. nao axas que és? nem digo se as coisas tao bem ou mal.. nao eh esse o caso.. mas nao achas que por vezes es um bokadito severo na critica a portugal?)

Daniel_Portugal
February 22nd, 2006, 01:45 AM
filipe, assim sendo, ha que haver medidas para que pessoas vao viver pra baixa! mas uma coisa nao tira a outra! a baixa eh uma zona de serviços e nao disse isso em desculpa pra nada.. so constatei um facto, penso!

o shopping via catarina eh grandito..a rua santa catarina tem igualmente muitas lojas.. que aproveitem essas duas coisas, e que tentem fomentar pessoas a ir viver pra essas zonas! falta do que fazer nao vai haver concerteza, com um shopping mesmo ali ;)

JohnnyMass
February 22nd, 2006, 01:56 AM
(kt a nova iorque.. eu nao ataquei em nada.. nem tao pouco acho mal que prefiras ir viver pra la.. eu acho que cada um deve viver onde se sente bem e nao pode ser criticado por isso ;) mas penso que as vezes es um bocadinho severo com portugal... um "bocadinhoooooo" so. dizme la.. nao axas que és? nem digo se as coisas tao bem ou mal.. nao eh esse o caso.. mas nao achas que por vezes es um bokadito severo na critica a portugal?)
mas tu tentas ao menos digerir o que escrevo???? critico bastante e vou continuar a criticar enquanto não vir portugal ao nível de desenvolvimento e civismo que tenho visto no estrangeiro e que não existe em portugal. não é com paninhos quentes que as coisas mudam, desculpa lá. se há coisas que não estão bem têm de ser mostradas, discutidas e criticadas, não ser escondidas ou então dizer "ya é mau, mas temos isto e aquilo que é bom" e o mau fica sempre mau. se tu aceitas isso OK, tás no teu direito. eu simplesmente gostava de ver portugal na linha da frente e infelizmente não é essa a realidade nacional.

Daniel_Portugal
February 22nd, 2006, 02:03 AM
nao.. claro que nao eh passar paninhos quentes! ha que tentar corrigir o que esta mal! mas manter a confiança e saber fazer boa propagando do que está bom! (ja o ditado diz, "se nao gostamos de nos proprios.. quem gostará?". ha que ser confiante e valorizar o que eh nosso! nunca perder o nosso patriotismo em situaçao alguma! e A PAR disso, detectar, e corrigir o que está mal!)

isto que eu estou a dizer faz todo o sentido JM, tu tens toda a razao quando dizes que as coisas nao melhoram passando paninhos quentes, mas nao melhoram de igual forma com um comportamento à partida derrotado! moderação é um dos principais factores de evolução! ser-se comedido em tudo, é um bom ponto de partida para a evoluçao, cura dos problemas e preservação do que está bom!

JohnnyMass
February 22nd, 2006, 02:20 AM
exacto, MODERAÇÃO.

Daniel_Portugal
February 22nd, 2006, 02:26 AM
estou a ver que no ponto principal estamos de acordo :) o que muda eh mesmo o optimismo pro pessimismo =P

quem sabe.. porque tu ja viveste noutros lugares e tens um ponto de comparaçao solido :D

Filipe_Golias
February 22nd, 2006, 02:44 AM
filipe, assim sendo, ha que haver medidas para que pessoas vao viver pra baixa!

DUH! Isso já se vem reivindicando há muito tempo, lol! Mas não é com prédios abandonados e degradados e, quando arranjados, com rendas incomportáveis.