View Full Version : Ota e TGV em causa devido a cortes orçamentais
Portugues February 25th, 2006, 02:44 PM nada que abrir este sub-fórum com um dos temas mais apetecidos da Portugália e do seu Governo Rosinha. O financiamento europeu previsto para projectos como a Ota e o TGV pode diminuir significativamente devido a cortes decididos em Dezembro pelos líderes europeus, adianta o Expresso deste sábado.
A decisão tomada implica um corte no valor de 138 mil milhões de euros e obriga os serviços do executivo comunitário a escolher sobre as redes transeuropeias - 30 grandes projectos europeus que englobam a Ota e o TGV.
Os cortes obrigarão a adiar a conclusão de projectos ou a aumentar o investimento nacional.
Ora aqui está uma coisa bonita, quem é que vai pagar a OTA e o TGV? O povão como de costume...
TeKnO_Lx February 25th, 2006, 02:50 PM eh pa tu inda não percebest que um novo aeroporto em Lisboa é essencial?
qual é a tua solução? expansão da Portela?! não se trata de um investimento megalomano, simplesmente necessário
o TGV podia-se dispensar, mas ( e temos que pensar numa logica de longo prazo) irá trazer uma serie de vantagens ao nosso sistema ferroviario actualmente nas ruas da amargura..alem de potenciar o crescimento de cidades de media dimensão, ajudar a industria nacional, potenciar o crescimento de cidades de média dimensão etc alem de ajudar ao protocolo de Quioto
Portugues February 25th, 2006, 02:53 PM eh pa tu inda não percebest que um novo aeroporto em Lisboa é essencial?
qual é a tua solução? expansão da Portela?! não se trata de um investimento megalomano, simplesmente necessário
Essencial para quem? Para os Grandes Construtores que pagam o lobby politico e que depois do Euro2004 esperam anciosamente por novas construções megalomanas? Ou será necessário para o lobby da rosinha que comprou aqueles terrenos há uma série de anos atrás?
o TGV podia-se dispensar, mas ( e temos que pensar numa logica de longo prazo) irá trazer uma serie de vantagens ao nosso sistema ferroviario actualmente nas ruas da amargura..alem de potenciar o crescimento de cidades de media dimensão, ajudar a industria nacional, potenciar o crescimento de cidades de média dimensão etc alem de ajudar ao protocolo de Quioto
Se a CP é um "buraco negro" e se os nossos comboiinhos são inutilizaveis porque o povo não gosta de andar de Comboi, porquê que vamos fazer mais do mesmo?
Barragon February 25th, 2006, 02:56 PM O novo Aeroporto é essencial Portugues... só que não na OTA...
Agora o TGV só depois....
TeKnO_Lx February 25th, 2006, 03:13 PM ó Portugues , vossa excelencia que se acha um ser cultural superior já pensou que afinal é como o tuga mais básico ? o verdadeiro bota abaixo, que só sabe dizer mal
"o profetas da desgraça" que neste pais são reis (exemplo Miguel Sousa Tavares, "participante tipo" nos foruns de discussão da Opinião Publica)
"os velhos do restelo" aqueles que dizem mal de tudo 8(achando-se intendidos) e de todo como se acrescentassem alguma coisa novo e interessante ao debate
não veju nos seus comentarios razão, apenas insinuacoes e criticas "á la tuga" isto é sem sentido
tente construir respostas mais constructivas e aprenda com os entendidos neste forum em materias como na ferrovia e aviação, sim porque voce é um analfabeto em questoes de transportes
não tem realmente conheçimento nesta área, apesar de ter noutras areas que não tem a ver com este forum ( ja lhe disseram certamente que está no forum errado né? )
mas olhe como eu sou seu amigo deixo-o aqui um forum que pode interessar-lhe (http://www.forumdefesa.com/forum/) , onde tem mais a ver com os seus interesses, Lusofonia e Defesa, alem de poder dizer mal dos espanhois a toda hora ( já que há muitos a rondarem)
se não sabe do que fala não diga nada, afinal voce é um emigrante que não tem "ni puta ideia" do que se passa por cá
felizmente os "Zé tugas" como o senhor Portugues estão em extinção, essa é a minha unica esperança quando vejo os teus comentários
Adeus :D
Arpels February 25th, 2006, 03:16 PM e ainda dizem k sou negativista :(
Karsh February 25th, 2006, 03:21 PM Para mim, são os dois perfeitamente dispensáveis mas o certo é que também os vou ajudar a pagar.
E enquanto dois projectos faraonicos que irão condicionar o pais financeiramente durante muitissimos anos são prioridade para o governo e anunciados com pompa e circunstância e num prazo record, está-se anos para decidir sobre a porcaria duma barragem que serve as necessidades mais básicas de populações que por obra do destino têm a infelicidade de viverem longe da capital. São os Portugueses de segunda (ou terceira?).
A barragem é só um exemplo entre milhares claro.
CS-TOA February 25th, 2006, 03:35 PM Aconselho a quem diz que Lisboa não precisa dum novo Aeroporto, ir um dia destes a algum dos pontos na parte de fora do aeroporto, perto de camarate, por volta das 7 da manhã e vão ver o belo panorama. Stands para estacionar aviões livres nem vê-los, aviões estacionados na pista secundária (17-35), aviões estacionados em taxiways... Enfim, o verdadeiro caos...
Alguns dados:
Lisboa - Portela
Stands: 51
Movimentos/hora: 34
Pax/ano máximo: 15 milhões
Lisboa - Ota
Stands: 62, 44 dos quais com manga
Movimentos/hora: 79
Pax/ano máximo: 32 a 40 milhões (19 milhões na abertura).
Stands: Estacionamento para aviões
Movimentos/hora: Descolagens e aterragens, também conhecidos por slots
Pax: Passageiros
Portugues February 25th, 2006, 03:43 PM Para mim, são os dois perfeitamente dispensáveis mas o certo é que também os vou ajudar a pagar.
E enquanto dois projectos faraonicos que irão condicionar o pais financeiramente durante muitissimos anos são prioridade para o governo e anunciados com pompa e circunstância e num prazo record, está-se anos para decidir sobre a porcaria duma barragem que serve as necessidades mais básicas de populações que por obra do destino têm a infelicidade de viverem longe da capital. São os Portugueses de segunda (ou terceira?).
A barragem é só um exemplo entre milhares claro.
Subscrevo tal dito. Muito bem, alguém neste fórum com uma visão da realidade e que não entra nas loucuras do Governo rosa.
Meu amigo, CS TOA diga-lá honestamente vale a pena colocar a corda no pescoço do povo portugu~es por causa desse tal megalómano aeroporto?
CS-TOA February 25th, 2006, 04:43 PM Subscrevo tal dito. Muito bem, alguém neste fórum com uma visão da realidade e que não entra nas loucuras do Governo rosa.
Meu amigo, CS TOA diga-lá honestamente vale a pena colocar a corda no pescoço do povo portugu~es por causa desse tal megalómano aeroporto?
megalómano... poupe-me! Os Aeroportos são meios fundamentais para o crescimento da economia, nem que para isso se tenha que se fazer alguns esforços. Megalómano foi a construção de imensos estádios que em nada ou pouco contribuiram para a nossa economia. A localização não é a ideal, o melhor era mesmo Rio Frio, mas para variar os empatas dos ambientalistas a conjugar com o governozinho PS optaram pela Ota.
Portugues February 25th, 2006, 05:00 PM Meu caro amigo aviador gosto ve-lo a concodar comigo. Afinal não sou o unico neste espaço a criticar o esforço inutil que fez o país para construir estádios de futebol e a criticar a OTA. Já percebi que você é daqueles que vai para o aeroporto ver os aviões passar e tira fotografias daquelas que revelaram às prisões aereas da CIA.
Lamento desapontá-lo, mas a quantia de $$, que se vai enterrar na OTA, é sem duvida um desperdicio, ainda por cima quando vemos que a nossa TAP continua na corda bamba.
CS-TOA February 25th, 2006, 05:10 PM ainda por cima quando vemos que a nossa TAP continua na corda bamba.
Será? Recomendo-lhe algum research sobre o comportamento financeiro da TAP nos últimos 5 anos.
Fern February 25th, 2006, 05:44 PM O novo Aeroporto é essencial Portugues... só que não na OTA...
Agora o TGV só depois....
Subscrevo!
JohnnyMass February 25th, 2006, 06:14 PM gostava que me explicassem como é que o tgv vai ajudar a potenciar o crescimento de cidades de média dimensão e ajudar a revitalizar a rede ferroviária nacional.
Portugues February 25th, 2006, 06:22 PM Será? Recomendo-lhe algum research sobre o comportamento financeiro da TAP nos últimos 5 anos.
Muito melhor. O irmão brasileiro tem sido um exemplo.
Mas já esqueceu quem é que está a dar uma mãozinha na compra da VARIG?
Fern February 25th, 2006, 06:25 PM gostava que me explicassem como é que o tgv vai ajudar a potenciar o crescimento de cidades de média dimensão e ajudar a revitalizar a rede ferroviária nacional.
Estas a gastar as teclas do teu computador para nada... ;)
JohnnyMass February 25th, 2006, 06:28 PM não achas que é uma pergunta pertinente? ou porque não há resposta para a minha pergunta?
Portugues February 25th, 2006, 06:43 PM não achas que é uma pergunta pertinente? ou porque não há resposta para a minha pergunta? A segunda.
Fern February 25th, 2006, 06:48 PM O portugues ja te respondeu! ;)
JohnnyMass February 25th, 2006, 07:02 PM optimo, folgo em saber que mais alguém partilha da minha "dúvida".;)
Reflex February 26th, 2006, 03:22 AM Mais uma vez a celebre questao do "desenrascanso portugues": primeiro decidimos fazer e depois logo se vê como...
- novo aeroporto: essencial! Localização na Ota: puro engano!
- tgv: poupem-me!! Portugal é 1 país pequenito, com as redes viárias existentes vai-se de uma ponta à outra rapidamente. Se ainda querem mais rápido, entao que arranjem maneira de se fazerem voos internos de baixo custo ou ponham mais Alfas Pendulares a circular nas nossas ferrovias. Agora enterrar milhoes e milhoes de €uros num projecto "Maria vai com as outras" parece-me profundamente escusado!!!:|
JohnnyMass February 26th, 2006, 04:03 AM ^^apoiado, reflex a moderador de portugal, JÁ!:lol:
Filipe_Golias February 26th, 2006, 04:29 AM ^^apoiado, reflex a moderador de portugal, JÁ!:lol:
Estaríamos melhor aviados concerteza! Só a sensatez dele é maior que a de muitos politicos :yes: O mal é que muitos sensatos tb chegam à politica e depois perdem-se...
Disseste tudo muito bem, Reflex... :okay: Principalmente, a parte do "Maria vai com as outras" que acertou na mouche.
JohnnyMass February 26th, 2006, 04:45 AM portugal é uma mariazinha vai cas outras mesmo!:D é pena é não ir para as coisas que realmente interessam. (já esperando as reacções ao meu comentário)
Filipe_Golias February 26th, 2006, 04:48 AM Tipo... urbanismo? :lol: Arquitectura inovadora... decente... e aprovada? :hilarious
JohnnyMass February 26th, 2006, 04:52 AM brinca com o fogo brinca, não tarda muito aparece aí o escrivão e faz-te a folha!:lol:
Filipe_Golias February 26th, 2006, 04:54 AM Ó pra mim preocupado ---> :cheer:
JohnnyMass February 26th, 2006, 04:56 AM :cheer::cheer::cheer::lol:
Puto February 26th, 2006, 06:01 AM abusadores.. cm dizem aqui os algarvios "deixem o rapaz da mão pah" :hilarious ele é patriota que querem? prefioro-o a ele que ao portugues! e vcs n?? :|
CS-TOA February 26th, 2006, 12:46 PM aviões estacionados na pista secundária (17-35)
Quote de mim mesmo.. tem piada :rofl:
Quis só colocar um boneco representativo...
http://img125.imageshack.us/img125/386/lisboa7tw.jpg
Barragon February 26th, 2006, 01:57 PM brinca com o fogo brinca, não tarda muito aparece aí o escrivão e faz-te a folha!:lol:
:hilarious
Epah não podemos mentir...
JohnnyMass February 26th, 2006, 05:08 PM claro que não. a verdade acima de tudo doa o que doer!:D
Barragon February 26th, 2006, 05:25 PM Deve doer muito :lol:
TeKnO_Lx February 26th, 2006, 05:54 PM gostava que me explicassem como é que o tgv vai ajudar a potenciar o crescimento de cidades de média dimensão e ajudar a revitalizar a rede ferroviária nacional.
nunca ouviste falar nos casos de Ciudad Real, Lyon ou Aix la Provence?
pareceme claro que com a alta velocidade cidades media se vão desenvolver olha por exemplo para o caso de Evora
Quanto a linha Lisboa-madrid estiver inaugurada em 2013 ou lá o que é, a ferrovia ja esta liberalizada, isto é não vai haver obrigatoriaede de preços fixos ,vai funcionar tal como na Aviação
Lisboa-Evora em 30 minutos vai permitir a muita gente ( com mais posses naturalmente) viver nesta cidade e ir trabalhar em Lisboa
viver no campo e trabalhar na cidade ( o sonho de muita gente), alem de que no proprio comboio pode-se trabalhar, com recurso a portatil e internet wifi
meia hora é actualmente o tempo que muitas pessoas esperam por dia em ic19 e afins se não for muito mais tempo
Esta mobilidade vai permitir deslocalizacoes populacionais e economicas
o mesmo se passa por ex com Leiria, ou Aveiro em relação ao Porto
a alta velocidade é desde logo um instrumento de urbanismo
a linha Lisboa-Porto vai consolidar o eixo atlantico criando alem de Lisboa e Porto várias cidades no centro do pais de média dimensão com relevancia nacional
deixote aqui tambem um estudo (http://www.rave.pt/pdf/Mobilidade%20e%20Desenvolvimento%20Regional.pdf) da importancia de corredores como Lisboa Porto ou Lisboa Madrid
Portugues February 27th, 2006, 12:53 PM Agora enterrar milhoes e milhoes de €uros num projecto "Maria vai com as outras" parece-me profundamente escusado!!!:|
O único que não se deixa levar aqui neste fórum sou eu e este bom colega. Os outros só á quinta ou á sexta tentativa compreendem. Outros nem à 15ª....
Barragon February 27th, 2006, 03:04 PM Tas a ofender-nos??
Portugues February 27th, 2006, 05:31 PM Tas a ofender-nos?? Que mania da presseguição...
Barragon February 27th, 2006, 07:22 PM Não é mania da perseguição... o teu post é bem directo... e nota-se que nos queres ofender...
Acho que já é demais e que estás a precisar de uns tempinhos sem postar.
JohnnyMass February 27th, 2006, 07:59 PM O único que não se deixa levar aqui neste fórum sou eu e este bom colega. Os outros só á quinta ou á sexta tentativa compreendem. Outros nem à 15ª....
tens a certeza?:sly:
Portugues February 28th, 2006, 02:22 AM Acho que já é demais e que estás a precisar de uns tempinhos sem postar.
O menino não viveu no tempo da PIDE, mas pelos seus comentários parece que gostava de ter vivido...
Petronius March 3rd, 2006, 03:09 AM a minha "humilde" opiniom :D
1-tgv - pergunta: já viram algum outro país europeu de pequenas/médias dimensões preocupado em construir redes de comboios de alta velocidade? resposta: não. DUR. :doh: Penso que a Linha Lisboa-Madrid devia ser construída como é óbvio porque integra o projecto europeu de unir todas as suas capitais. Gostava que o meu Portinho também estivesse incluído nessa linha mas os espanhóis não estavam para aí virados. Também não discordo da linha Lisboa-Porto-Vigo. Acho que seria muito fixe. O resto das linhas , acho uma palhaçada e desperdício de dinheiro
2-Ota: NÃO! Megalómano! Soluções mais inteligentes: utilização de outros aeroportos ao redor de Lisboa, fazendo upgrades sucessivos. Utilização destes para companhias de low-cost. Ficava mais barato e o final seria o mesmo.
Barragon March 3rd, 2006, 04:54 PM O TGV também concordo a existência dessas duas linhas... agora a OTA... um grande não!
TeKnO_Lx March 3rd, 2006, 05:15 PM sim, enganaram-se no nome, devia ser "Rio Frio" :D
zoltan March 4th, 2006, 12:30 PM a minha "humilde" opiniom :D
1-tgv - pergunta: já viram algum outro país europeu de pequenas/médias dimensões preocupado em construir redes de comboios de alta velocidade? resposta: não. DUR. :doh: Penso que a Linha Lisboa-Madrid devia ser construída como é óbvio porque integra o projecto europeu de unir todas as suas capitais. Gostava que o meu Portinho também estivesse incluído nessa linha mas os espanhóis não estavam para aí virados. Também não discordo da linha Lisboa-Porto-Vigo. Acho que seria muito fixe. O resto das linhas , acho uma palhaçada e desperdício de dinheiro
Belgica e Holanda.
Barragon March 4th, 2006, 02:38 PM sim, enganaram-se no nome, devia ser "Rio Frio" :D
:nocrook: Rio Frio é que era!
Ou então Aeroporto Campo de Tiro de Alcochete :hilarious
|
|