View Full Version : Porto de Leixões quer novo cais de passageiros

Reflex
February 26th, 2006, 03:39 AM
Futuro terminal no molhe sul poderá ajudar turismo. Cooperação com PALOP passa pela formação
O vídeo promocional mostra gente sorridente a acenar de um navio. O cenário cheira a uma viagem num cruzeiro e serve de pano de fundo à voz-off que vai construindo informações. Por segundos, as palavras 'carga' e 'contentores' varrem-se do discurso. "O terminal de passageiros de Leixões, localizado na doca 1 norte [Leça da Palmeira], dispõe de um cais acostável de 300 metros", ouve-se. Está dado o mote ao presidente da Administração do Porto do Douro e Leixões (ADPL) para anunciar um novo projecto a construção de um segundo cais para passageiros, no molhe sul em requalificação. Em nome do turismo e porque o "negócio dos cruzeiros está a florescer".

Ricardo Fonseca não esconde que a ideia ainda está verde, mas mostra-se determinado em conseguir que o projecto vá em frente. "O Norte não tem sido muito bafejado em projectos turísticos", diz, a crescentando que o novo terminal "contribuirá para o desenvolvimento do turismo" na região, necessitando, no entanto, de "receptividade da iniciativa privada".

Por ora, e enquanto não aparece o segundo cais, quem utilizar os serviços daAPDL já conta com vários serviços ligados ao turismo na Estação de Passageiros de Leixões considerada Património Arquitectónico e Histórico da cidade de Matosinhos e "um dos mais belos exemplares arquitectónicos dos anos 60".

Ajudar África
Outra aposta da APDL está no alargamento da cooperação com os países de língua oficial portuguesa, vulgo PALOP. Nos últimos três anos, tiveram formação no porto de Leixões 413 pessoas, oriundas de cinco ex-colónias. Angola lidera "cada vez mais o grupo" (com 229 formandos) e Moçambique é o que menos procura (sete), "porque a África do Sul é o destino natural".

Em termos absolutos, passaram, no ano passado, pelo Centro de Formação da APDL (aberto, igualmente, a toda comunidade portuária e a outros portos nacionais ) 901 trabalhadores em 158 acções.

Também em termos humanitários, o porto tem contribuído com ajudas a países africanos. Há dias, juntamente com a carga que um navio recebia, no terminal sul, com destino a Luanda, Lobito e Namibe, seguiram 15 contentores com material informático para S. Tomé e Príncipe.

Entalado entre zonas com grande desnidade populacional, a APDL, segundo Ricardo Fonseca, tem procurado "uma são convivência entre vizinhos", "minimizando incómodos resultantes, sobretudo, de ruídos".

Daí ter encomendado um relatório sobre a actual situação (que se estende até à ponte de Luís I, no Porto) e que sirva para cimentar a vontade em conseguir a certificação de qualidade ambiental, um trunfo importante "no espírito competitivo que está presente no porto".
Fonte: JN

JohnnyMass
February 26th, 2006, 04:01 AM
acho uma excelente ideia, tb queremos os grandes navios de cruzeiros no norte, já estou a imaginar os cruzeiros vinhateiros com paragens em bordéus, porto e nápoles!:D

Filipe_Golias
February 26th, 2006, 04:24 AM
acho uma excelente ideia, tb queremos os grandes navios de cruzeiros no norte, já estou a imaginar os cruzeiros vinhateiros com paragens em bordéus, porto e nápoles!:D

Era tremendo! :applause:

JohnnyMass
February 26th, 2006, 04:43 AM
era não era?:D os brits vinham às carradas!:D
estava-me a esquecer de Cádiz que tb podia ser incluida na lista de paragens para irem beber o sherry a Jerez!:D

Filipe_Golias
February 26th, 2006, 04:50 AM
E Marselha e a Bretanha não têm tradição tb?

(nossa, já estou a derivar isto ao 5º post... :sleepy: )

JohnnyMass
February 26th, 2006, 04:51 AM
marselha não sei, mas sendo uma região mediterrânica deve ter, tal como a sicília muito conhecida pelo marsala.

Arpels
February 26th, 2006, 11:46 AM
bom seria excelente mas ira rivalizar com Lisboa em termos atracção de navios de cruzeiro :evil:

Barragon
February 26th, 2006, 01:59 PM
Boa notícia :okay:

traveler
February 26th, 2006, 03:01 PM
Boas noticias :okay: Da Florida ate Leixoes de Leixoes a Lisboa nao e nada mal pra mim.

JohnnyMass
February 26th, 2006, 05:10 PM
bom seria excelente mas ira rivalizar com Lisboa em termos atracção de navios de cruzeiro :evil:
lisboa não é uma cidade importante numa hipotética rota transatlantico-mediterranica dos vinhos!

Barragon
February 26th, 2006, 05:23 PM
:D

Phobos
February 26th, 2006, 05:30 PM
Que espectáculo que é isso para o Porto.Muito boa noticia :applause:

Reflex
February 26th, 2006, 08:29 PM
É bom, se possivel fazerem paragens em Lisboa e no Porto...:D

JohnnyMass
February 27th, 2006, 12:07 AM
:nono::D

Daniel_Portugal
February 27th, 2006, 05:07 AM
bem, que excelente noticia :)

no porto nao haviam duas coisas, marina de iates de luxo, nem porto turistico de navios dakeles mesmo bigs... e agora parece k vao haver as duas coisas :) lindo lindo lindo! portugal rocking up ;)

(a tal marina de iates fica na foz do douro mas no lado onde ja eh mar.. e ta em construçao)

Portugues
February 27th, 2006, 12:17 PM
Ajudar África? Ajudar? Que palavra sorridentemente mais mal utilizada. Cooperar, isso sim e já não era assim tempo. É preciso tornar os PALOP numa verdadeira máquina como foi em tempos o Glorioso Império de Portugal

Barragon
February 27th, 2006, 03:12 PM
Não dá para cooperar..... os gajos não querem nada.... ainda agora se viu por causa do surto de cólera.... portugal quis ajudar e Angola disse que não :bash:

Daniel_Portugal
February 27th, 2006, 03:50 PM
esses paises sao ricos e tem imenso potencial.. [...] edit :D [...] :hilarious

Barragon
February 27th, 2006, 03:59 PM
:lol:

Portugues
February 27th, 2006, 05:26 PM
Não dá para cooperar..... os gajos não querem nada.... ainda agora se viu por causa do surto de cólera.... portugal quis ajudar e Angola disse que não :bash:

Acho que foi uma atitude nobre e sensata. Se ñao era necessário, poupou-se um falso esforço.

JohnnyMass
February 27th, 2006, 08:02 PM
esses paises sao ricos e tem imenso potencial.. [...] edit :D [...] :hilarious
o pior é que no caso de Angola é mesmo verdade.

Portugues
February 28th, 2006, 02:01 AM
Almas ainda frescas e inexperientes obedecem sem tardar a quem lhes indique o justo caminho...
Angola é o país mais rico dos PALOP. Sempre foi. Que saudades ...

JohnnyMass
February 28th, 2006, 02:22 AM
vai pra lá! tens tantas ideias!:D punhas aquilo na linha num instante, já agora podes dar um pontapé no traseiro do zé eduardo!:lol:

Portugues
February 28th, 2006, 02:30 AM
Macau é a minha mátria por agora. Já estive em Angola sim senhor...Cuando Cubango, Huila, Lunda... E espero voltar. Não há maior injúria, que o desprezo; e é porque o desprezo todo se dirige, e ofende à vaidade; por isso a perda da honra aflige mais que a da fortuna; não porque esta deixe de ter um objecto mais certo, e mais visível, mas porque aquela toda se compõe de vaidade, que é em nós a parte mais sensível. Tenha mais respeito miudo.

JohnnyMass
February 28th, 2006, 02:39 AM
desprezo? sim de facto desprezo o zé eduardo que não tem feito nada mais que levar angola à ruina. patifes da laia dele não merecem respeito.

miúdo? LOL deves pensar que eu tenho 20 anos não?:lol:

Portugues
February 28th, 2006, 02:43 AM
O José Eduardo dos Santos foi um grande combatente, pagou o novo Estádio da Luz e diz-se ter sido o homem da paz em Angola ao matar o general Savimbi. Com ele Angola tem crescido, apesar de ser uma pessoa repugnável ao contrário da filha Isabel.

JohnnyMass
February 28th, 2006, 02:55 AM
angola tem crescido muito de facto, tá quase a atingir o topo da lista dos paises mais pobres e corruptos do mundo.

Portugues
February 28th, 2006, 02:58 AM
Mais pobres? O segundo país de África com as maiores reservas de Petróleo!?
Aconselho-o a ver mais telejornais e ler jornais de qualidade.

JohnnyMass
February 28th, 2006, 03:44 AM
nao sejas ridiculo, quando disse pobre estava a referir-me à populaçao...achas que sou assim tao ignorante? veja o post #21 antes de vir para aqui dizer baboseiras.

joaomt
February 28th, 2006, 11:26 AM
http://img45.imageshack.us/img45/5520/logolsc1pl.gif

http://img527.imageshack.us/img527/2893/leixoes1bq.jpg

Hino

Ó Meu Leixões

Nobre Aguerrido

Ó Meu Leixões

De Peito Erguido

Sempre Na Luta

Por Um Ideal

És No Desporto

Franco E Leal

Quando O Leixões

Entra A Jogar

Os Corações A Palpitar

Dentro De Nós

Tem Tal Ardor

Que A Nossa Voz

Toma Calor

Avante Leixões

Ser Do Desporto É Lutar

Nada De Ilusões

Só Aspirações

Homem Do Mar

Herói Do Baltaneiro

Lutar E Vencer

Voltar E Ver

Virás A Ser Um Timoneiro

Como Bom Matosinhense

Fico Feliz E Contente

Ao Ver O Leixões Jogar

Nunca Ninguém Esmorece

Pois O Jogo Acontece

Ter de Perder Ou Ganhar

Leixões, Leixões, Leixões

Vamos Gritar Para

Animar O Desafio

Tens De Vencer

Tens De Manter Esse Teu Brio

A Cidade De Matosinhos

Tão Cheia De Pergaminhos

Tem Orgulho E Tem Valor

No Seu Grupo Tão Vareiro

Na Cidade És O Primeiro

E Para Nós Sempre O Melhor

joaomt
February 28th, 2006, 11:30 AM
Oh senhor de matosinhos
oh senhora da boa horaaaaaaaaaa
ensinai-nos o caminho
para irmos daqui emboraaaaaaaa

JohnnyMass
February 28th, 2006, 01:59 PM
acordámos alegres não joão?:D

Barragon
February 28th, 2006, 04:25 PM
:lol: é o efeito do alcool!!! é um bairrista desafogado :D

JohnnyMass
February 28th, 2006, 04:39 PM
agora já sabemos que a location do jonymete é Leixões City!:D

Barragon
February 28th, 2006, 06:10 PM
Mas isso não é cidade do Porto ??? :lol:

JohnnyMass
February 28th, 2006, 09:58 PM
claro que não!:D é matosinhos!:D

Barragon
March 1st, 2006, 12:21 AM
:lol: não atingiste!

Portugues
March 3rd, 2006, 01:43 AM
Matosinhos ... a terra de um dos maiores burlões estatatais de Portugal.

JohnnyMass
March 3rd, 2006, 01:50 AM
:lol: não atingiste!
atingi agora...sou um bocado lento às vezes!:lol:

Barragon
March 3rd, 2006, 04:53 PM
:lol: acontece :D

JohnnyMass
March 3rd, 2006, 09:37 PM
sou muito inocente!:angel: