View Full Version : Metro Mondego

Pages : [1] 2 3

traveler
March 8th, 2006, 12:32 AM
ECONOMIA Publicado 7 Março 2006 11:26
Mário Lino anuncia investimento de 298 milhões no Metro do Mondego
O ministro Mário Lino anunciou esta manhã o relançamento do trajecto do Metro do Mondego, em Coimbra, num investimento orçado em 298 milhões de euros e cuja conclusão está prevista para o final de 2010.

--------------------------------------------------------------------------------

Rui Neves
ruineves@mediafin.pt

O ministro Mário Lino anunciou esta manhã o relançamento do trajecto do Metro do Mondego, em Coimbra, num investimento orçado em 298 milhões de euros e cuja conclusão está prevista para o final de 2010.

Numa primeira etapa com um investimento de 52 milhões e que ficará concluída no segundo semestre de 2008, será feita a modernização do ramal da Lousã, com introdução da bitola europeia, «o que permitirá melhorar significativamente o serviço ferroviário e também desenvolver uma grande parte da infra estrutura do futuro sistema ‘tram-train’».

Este novo sistema será introduzido numa segunda etapa orçamentada em cerca de 246 milhões de euros. A solução hoje anunciada decorre da concertação com as autarquias envolvidas – Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã – e surge cerca de um ano depois do anterior concurso, lançado pelo governo de coligação PSD/CDS, ter sido anulado.

7 de Março 2006 by [Smeagol]
http://www.metromondego.pt/_MetroMondego/images/default/SMM%207.jpg

http://www.metromondego.pt/_MetroMondego/images/default/SMM%206.jpg

http://www.metromondego.pt/_MetroMondego/images/default/SMM%209.jpg

http://www.metromondego.pt/_MetroMondego/images/default/SMM%2010.jpg

http://www.metromondego.pt/_MetroMondego/images/default/SMM%202.jpg

TeKnO_Lx
March 8th, 2006, 12:40 AM
:weird:

este vai ser o thread oficial do Metro Mondego?

Arpels
March 8th, 2006, 12:42 AM
boa pergunta :D

traveler
March 8th, 2006, 12:45 AM
Eu nao sei, tens uma ideia melhor TeKno. So pensava que era uma boa ideia, e so.

JohnnyMass
March 8th, 2006, 01:07 AM
que tem? já há algum thread oficial?

Barragon
March 8th, 2006, 01:11 AM
Traveler é que já havia outro thread.... mas tinha outro nome... e este fica bem melhor para por como thread oficial.

JohnnyMass
March 8th, 2006, 01:33 AM
se havia devia ser sticky então. agora reacções como as do Miguel é que são desnecessárias...

traveler
March 8th, 2006, 02:58 AM
Bom,voceses fazem o que e melhor para esse Thread. Isto e o Thread Portugues,So you guys do what is the best for yourselves. I'm just a friend and learning from you guys. :)

Daniel_Portugal
March 8th, 2006, 04:13 AM
fizeste bem em ter criado traveler ;) este a que deve ser sticky, pelo nome que tem... se bem que talvez nao se fale assim taaaaaaaaaaaaaaanto assim acerca do assunto.. mas posso tar enganado... e se porto e lisboa tem metro em sticky este tbm deve ficar claro.. nenhuma cidade eh mais do k outra.

Arpels
March 8th, 2006, 11:48 AM
ha um outro aberto pelo Teckno :D mas não faz mal, a noticia é boa e merece ser mencionada!!

TeKnO_Lx
March 8th, 2006, 02:23 PM
so axo ke o traveler devia ter visto que havia outro thread a falar sobre este assunto..

JohnnyMass
March 8th, 2006, 05:50 PM
tanta vez que se têm posto aqui threads repetidos, não foi a primeira nem vai ser a última. não vale a pena é chamar quem o faça de :weird:

Barragon
March 8th, 2006, 11:24 PM
Há que ter calma pessoal :D

JohnnyMass
March 8th, 2006, 11:32 PM
ninguém está aqui exaltado!;)

Barragon
March 9th, 2006, 12:44 AM
:lol: está tudo excitado :lol:

Daniel_Portugal
March 9th, 2006, 01:13 AM
nao vamos ja descambar o thread.. afinal de contas.. alguem sabe em quantas linhas vai consistir o sistema? em quantas estaçoes? qual sera a velocidade media do transporte? vai cobrir o concelho ou mais concelhos? etc =P

JohnnyMass
March 9th, 2006, 01:13 AM
muito, tou a ver o shining!:D

Barragon
March 9th, 2006, 01:22 AM
Hollywood!!! :D

a velocidade media do transporte irá ser maior que a do tram do Porto :D

Daniel_Portugal
March 9th, 2006, 01:31 AM
LOOOOOOOOOOOOL barra!

traveler
March 9th, 2006, 04:28 AM
TeKno, tens razao. Eu nao vi que tu meteste isso no Thread. Mais a diferencia entre tu e mim quando nos metemos as noticias sobre o metro era so de dois minutos entre tu e mim. Disculpa por isso, eu nao vi que ja tinhas metido noticias sobre o metro. :)

Barragon
March 9th, 2006, 12:28 PM
Não há problema traveler.

Daniel_Portugal
March 9th, 2006, 02:57 PM
REFLEX: faz-me ai um favor (e a todos)

muda o nome deste thread para Metro de Coimbra, e poe em sticky.... acho que se deve igualar qualquer cidade no pais... deve ficar tudo igual e como tal penso que estas mudanças façam todo o sentido.

TeKnO_Lx
March 9th, 2006, 03:14 PM
no problem :cheers:

Barragon
March 9th, 2006, 06:55 PM
Então Coimbra é igual ao Porto certo?? :D

JohnnyMass
March 9th, 2006, 07:42 PM
concordo plenamente.

Daniel_Portugal
March 9th, 2006, 08:54 PM
barra: não.. é igual as outras todas restantes... excepto o porto que eh francamente superior :hilarious

fora de tanga.. sim, todas tem o mesmo direito, se lisboa e porto tem um thread sticky alusivo ao metro, com o nome "metro da 'cidade' ".. coimbra penso que tambem deve contar com o mesmo tratamento :) coimbra ou kkr outra :D

Barragon
March 9th, 2006, 09:01 PM
Mas a rede de Lisboa e Porto já existe...

Já agora também fazemos uma sobre a linha de Sintra ou a linha do Sado.

JohnnyMass
March 10th, 2006, 01:19 AM
essas são diferentes.

JohnnyMass
essas são diferentes.

JohnnyMass
essas são diferentes.

JohnnyMass
March 10th, 2006, 01:22 AM
:lol:^^isto é que nunca me tinha acontecido!:lol:

Daniel_Portugal
March 10th, 2006, 02:06 AM
o chamado: triple post :D

daniel322
March 10th, 2006, 02:43 AM
barra: não.. é igual as outras todas restantes... excepto o porto que eh francamente superior :hilarious

fora de tanga.. sim, todas tem o mesmo direito, se lisboa e porto tem um thread sticky alusivo ao metro, com o nome "metro da 'cidade' ".. coimbra penso que tambem deve contar com o mesmo tratamento :) coimbra ou kkr outra :D
:applause:

Portugues
March 10th, 2006, 03:19 AM
Alguém me explica qual a necessidade de construir um Metro nessa zona de Portugal?

JohnnyMass
March 10th, 2006, 03:30 AM
já cá faltava...a linha já existe e coimbra é uma das cidades mais congestionadas de portugal.;)

Portugues
March 10th, 2006, 03:41 AM
já cá faltava...a linha já existe e coimbra é uma das cidades mais congestionadas de portugal.;)
Congestionadas?

Daniel_Portugal
March 10th, 2006, 03:51 AM
daniel322 :) ehehehehehe

portugues: antes de abrir o thread, tava a dizer "last message: portugues".. e eu ja sabia que ias dizer alguma coisa de mal.. entao abri o thread.. e confirmou-se... para ti ta tudo mal.. enfim.. coimbra tem mt gente.. eh uma cidade grande... e o metro faz muita falta.. eu sei bem disso.. ja passei 3 anos a andar de autocarro! quando veio o metro a diferença a nivel de conforto/tempo eh incrivel.. eh um serviço de transportes publicos indispensavel.. para mim.. o melhor tipo de transportes publicos dentro da cidade.

Portugues
March 10th, 2006, 03:58 AM
Julgo que Coimbra tem outras necessidades que não um Metro. Mas em Portugal há enorme tendência de começar pelo fim... Estádios de Futebol.

Daniel_Portugal
March 10th, 2006, 04:05 AM
de volta a conversa do futebol nao.. por favor!

quanto as necessidades.. entao axas k um sistema de transporte publico rapido e confortavel, para uma cidade que tem que levar com a puta dos autocarros apenas... nao axas k eh necessario! pois eu axo! dantes demorava 40 minutos a xegar onde keria.. agora demoro 15! e vou sempre sentado!!!

Portugues
March 10th, 2006, 04:06 AM
Você está a comparar a cidade do Porto à de Coimbra?

Daniel_Portugal
March 10th, 2006, 04:16 AM
nao.. nem o metro de coimbra tera uma extensao tao grande concerteza.. mas façote uma proposta.. vai pra uma ponta de coimbra... e vai pro outro lado da cidade a pé! :lol: depois dizme senao eh uma cidade grande! eh obvio que um metro eh muito benvindo.. ainda pra mais com os estudantes.

Portugues
March 10th, 2006, 04:20 AM
O lugar dos estudantes não é no metro, mas sim nos bancos das faculdades.

Daniel_Portugal
March 10th, 2006, 04:22 AM
eu nao gosto desta palavra... porque é demasiado "PITA"... mas sinceramente... agora nao ha outra palavra a nao ser DUHHHHHHHH!!!!! e os estudantes dormem nos bancos das faculdades? ou tem as suas casas, apartamentos, quartos espalhados pela cidade.. e vao desde as suas residencias para a universidade?!!??!

Portugues
March 10th, 2006, 04:30 AM
Vão a pé para não cairem no pecado da obsidade e porque as suas Universidades não lhes colocam polos desportivos com as condições minímas para praticarem bom desporto.

Quanto ao metro em Coimbra, meus caros, há outras formas de fomentar a economia local.

Daniel_Portugal
March 10th, 2006, 04:33 AM
vao pe :lol: sim senhor! :lol: tu k tanto criticas as escolas sem akecimento.. keres agora k os estudantes k tem akecimento nas escolas, apanhem frio ca fora.. realmente tu es doido da mona!

Portugues
March 10th, 2006, 04:48 AM
O meu amigo Daniel tem dificuldades em atingir o significado real de muitas das frases aqui colocadas. Não só as minhas, pois acabei de ler uma picardia com o Johnny Mass. Portanto, antes de insultar alguém de forma barbara, tente, ao menos, esforçar-se para compreender.

daniel322
March 10th, 2006, 12:42 PM
Vão a pé para não cairem no pecado da obsidade e porque as suas Universidades não lhes colocam polos desportivos com as condições minímas para praticarem bom desporto.

Quanto ao metro em Coimbra, meus caros, há outras formas de fomentar a economia local.

Os estudantes que vão a pé?? Em que mundo é que tu vives?? Lá porque em Macau anda tudo de bicicleta não venhas para aki com ideias de terceriro mundista subdesenvolvido...
Para isso também o governo português não devia ter construído a ponte de Macau.. os habitantes que fossem a nado...

daniel322
March 10th, 2006, 12:43 PM

Os estudantes que vão a pé?? Em que mundo é que tu vives?? Lá porque em Macau anda tudo de bicicleta não venhas para aki com ideias de terceiro mundista subdesenvolvido...
Para isso também o governo português não devia ter construído a ponte de Macau.. os habitantes que fossem a nado...

Daniel_Portugal
March 10th, 2006, 06:55 PM
nao ligues ao portugues! ele eh um palerma que so sabe dizer mal.

portugues: nao tentes desviar a conversa pedindo aliados.. porque aki ja todos sabemos k o unico palerma neste forum.. es tu. os outros, podem eventualmente ter desavenças, naturalmente como toda a gente.. discute as vezes, ta bem outras vezes.. mas tu tas sempre do contra a todos!!

o daniel eh recem xegado ao forum e ja percebeu isso =S

Barragon
March 10th, 2006, 07:21 PM
:lol: o português é o nosso bobo da corte! :lol:

Daniel_Portugal
March 10th, 2006, 07:42 PM
vindo directamente de macau! produto de qualidade! :lol:

Barragon
March 10th, 2006, 07:55 PM
:nono: o gajo é de Albufeira.

Daniel_Portugal
March 10th, 2006, 08:18 PM
o MCarr eh de onde?

Arpels
March 10th, 2006, 09:42 PM
não lhe ligues Daniel, esse gajo so la vai com despreso, é praia da Oura e não Albufeira que é quase a mesma coisa lololol :rofl:

Daniel_Portugal
March 10th, 2006, 10:52 PM
tou a ver que a gripe das aves chegou primeiro ao algarve que ao resto da europa... ou entao foi o bin laden que lançou anthrax de marrocos! eh so freakalhada por esses lados (o Puto nao claro!! devia tar a usar uma mascara de gás quando foi lançado o anthrax :hilarious)

Arpels
March 10th, 2006, 11:21 PM
ó tempo k a gripe das aves la chegou Daniel, foi quase apos a passagem das vacas loucas pelo Algarve :yes:

Reflex
March 10th, 2006, 11:33 PM
Está animada a discussão, pena é que se fale de tudo menos do Metro de Coimbra...;) E desta vez até me pareceu que o Português não fez nada de mais, questionou a necessidade do Metro em Coimbra (nao foi o 1º nem será o ultimo) e nem o fez de uma questão ironica ou provocatoria, portanto vejam lá se se acalmam 1 cadito...:okay:

@Daniel, está tratado o que pediste... Não o fiz mais cedo porque ainda nao o tinha visto!:)

Aka
March 10th, 2006, 11:47 PM
Eu gosto do portugues, ele é cómico! :hilarious

Está mesmo ao nível dos melhores comediantes portugueses: Gato Fedorento, Filipe Soares Franco, etc.

portugues, tira-me uma dúvida. Quando metes Dalai Lama no Google ainda te aparece Página não disponível? :llama:

Aliás, duas dúvidas. Já foste ao Amoreiras? :dunno:

traveler
March 10th, 2006, 11:51 PM
Bom, eu copremdo o portugues. O portugues so gosta de muita discussao,eu tenho uma sobrinha que estuda em coimbra para ser uma doutora. O Metro de coimbra vai ser uma joia pra ela. Eu penso que o Metro de Coimbra vai ser bom para as pessoas e para a economia de coimbra. So espero que os politicos desta regiao vao fazer isso muito bem.

[Smeagol]
March 11th, 2006, 12:22 AM
Congestionadas?

é pah com comentarios destes....

tu n deves de ir a coimbra desde o 25 de abril :sleepy:

pa n falar do outro comentario q li no thread da fotos aereas em q dizias q coimbra te parecia parada no tempo.... esse entao é q foi demais pah:dunno:

Aka
March 11th, 2006, 12:25 AM
Se Lisboa não tivesse metro e aparecesse agora um projecto para a sua construção, ele viria criticar afirmando que Lisboa não tem o tamanho de Paris para que houvesse a necessidade de um metropolitano e que seria um desperdício de dinheiro tal como o Estádio da Luz. Para uns casos, Portugal é um país atrasado e que nunca evolui; para outros, a modernização é um desperdício de dinheiro - não é coerente. Chateia-me um pouco aquele senso comum de que se gasta muito dinheiro em coisas inutéis e que esse dinheiro devia ir para a construção de hospitais e escolas. Que eu saiba as escolas são é demais neste país e muitas têm que fechar - o problema da educação não está no número - e hospitais há muitos (salvo seja), podiam era estar melhor distribuídos. Queriam um grande hospital nas Penhas Douradas? Melhorem é os centros de saúde para evitar que milhares de pessoas encham desnecessariamente um hospital quando há gente que realmente precisa deles - já vi nas urgências pessoas a sofrer enquanto alguns doutores estavam numa conversa animada e o único que parecia estar realmente a trabalhar só se preocupava com um velho cujo único problema era não saber tomar o raio dos comprimidos.
Ao menos em Portugal posso criticar o meu Governo.

Atitudes do portugues: básicas e previsíveis, acho que ele já o faz de propósito. É por isso que o amo muito. :booze:

[Smeagol]
March 11th, 2006, 12:27 AM

:lol:

Daniel_Portugal
March 11th, 2006, 12:30 AM
reflex... permite-me discordar.. mas o portugues nao veio de mansinho coisa nenhuma.. TUDO o que nós achamos ser bom.. bonito.. útil.. ele acha mau, feio e inutil respectivamente.. alias se seguires o rumo da conversa pós "comentario do portugues", vais ver que ele entra em tons depreciativos do estilo "os estudantes k vao a pe"..

ps: obrigado (pela outra coisa em questao :D ehehe):)

Arpels
March 11th, 2006, 12:32 AM
tem paciencia Reflex, o mais não faz mais nada se não provocar :dunno: posts sobre arquitectura/projectos/transportes ou assuntos relacionados com este site é grupe, so comentarios sem nexo!!

Daniel_Portugal
March 11th, 2006, 12:33 AM
aka :applause: concordo com tudo que disseste

ja agora.. qual era o teu outro nick? *-)

JohnnyMass
March 11th, 2006, 12:34 AM
Congestionadas?
não sabes o que quer dizer esta palavra? :sly:

Aka
March 11th, 2006, 12:35 AM
ja agora.. qual era o teu outro nick? *-)

Foi sempre este.

JohnnyMass
March 11th, 2006, 12:35 AM
O lugar dos estudantes não é no metro, mas sim nos bancos das faculdades.
acho que este é um excelente candidato ao post mais ridículo do ano.

JohnnyMass
March 11th, 2006, 12:40 AM
delete

JohnnyMass
March 11th, 2006, 12:42 AM

então, não estou a perceber...agora já não está mal construirem-se campos de futebol? :hilarious

ah, mais uma coisa, desde o 25 de Abril que a Universidade de Coimbra se expandiu em muito para além da Alta, existem agora polos universitários a kilómetros do centro da cidade.

Daniel_Portugal
March 11th, 2006, 12:51 AM
portugues pelos vistos o JM que usaste para a tua defesa, tambem, tal como eu, nao percebeu as tuas palavras ridiculas! :lol: e agora? em que ficamos?

JohnnyMass
March 11th, 2006, 12:55 AM
tanto lhe dou nas orelhas a ele como a ti meu querido.:lol:

traveler
March 11th, 2006, 12:58 AM
O portugues, ele esta a brincar com voceses, depois ele gosta de ver como vao reagir, e de ver como e as suas {reaccoes} :D

JohnnyMass
March 11th, 2006, 01:03 AM
também acredito nisso!:lol:^^

Daniel_Portugal
March 11th, 2006, 01:05 AM
eu tambem ja pensei nisso... tanto que ele ate nem mostra a cara.. logo pode dizer o que quiser que sera sempre apenas um nick... um nick que nao podemos associar a ninguem.

(a nao ser ao MCarr :hilarious ehehehe)

Reflex
March 11th, 2006, 01:06 AM
Algo muito acertado disse o traveler!!:okay:

Daniel_Portugal
March 11th, 2006, 01:08 AM
JM.. so que por vezes vens "darme nas orelhas" sem necessidade alguma, por vezes por achares que eu disse algo com um sentido, quando na realidade disse com outro.

quanto ao portugues percebe-se que o pessoal lhe de nas orelhas.. por favor nao me compares a mim ao portugues... com ou sem desavenças que possamos eventualmente ter.. penso que tenhas ideia de mim no minimo como uma pessoa seria e com algum interesse.. (julgo eu.. as tantas ate tou errado)

traveler
March 11th, 2006, 01:11 AM
Podemos associar com ele, so na brincadeira e nas criticas. Ele e um bom portugues. :lol:

JohnnyMass
March 11th, 2006, 01:22 AM
JM.. so que por vezes vens "darme nas orelhas" sem necessidade alguma, por vezes por achares que eu disse algo com um sentido, quando na realidade disse com outro.

quanto ao portugues percebe-se que o pessoal lhe de nas orelhas.. por favor nao me compares a mim ao portugues... com ou sem desavenças que possamos eventualmente ter.. penso que tenhas ideia de mim no minimo como uma pessoa seria e com algum interesse.. (julgo eu.. as tantas ate tou errado)
as vezes que te dou nas orelhas é porque mereces, é para o teu bem, embora penses o contrário.

traveler
March 11th, 2006, 01:22 AM
Daniel. Dis me la uma coisa, o que queres dizer " darme nas orelhas" eu penso que eu comprendo, mas eu nao tenho a certeza?

Daniel_Portugal
March 11th, 2006, 01:25 AM
Daniel. Dis me la uma coisa, o que queres dizer " darme nas orelhas" eu penso que eu comprendo, mas eu nao tenho a certeza?

dar nas orelhas eh uma posição sexual traveler... ha quem goste mais de dar nas orelhas... ha quem goste mais de levar nas orelhas... conforme se tem tendencias mais activas, ou passivas.

JohnnyMass
March 11th, 2006, 01:27 AM
^^ dar nas orelhas more or less means to reprimand, não ligues ao que o daniel disse que ele está a gozar contigo.

Reflex
March 11th, 2006, 01:33 AM
dar nas orelhas eh uma posição sexual traveler... ha quem goste mais de dar nas orelhas... ha quem goste mais de levar nas orelhas... conforme se tem tendencias mais activas, ou passivas.
:lol::lol::lol:
Nas orelhas também??:hilarious

Daniel_Portugal
March 11th, 2006, 01:34 AM
tou a brincar =P eh diferente.

dar nas orelhas eh dar um sermao, eh ficar zangado e dizer algo a criticar ou assim ;)

Daniel_Portugal
March 11th, 2006, 01:36 AM
reflex :hilarious ahahahahahaha acho que temos que abrir o "elefante branco II" :lol:

Reflex
March 11th, 2006, 01:39 AM
O elefante branco I ainda por aí anda... Está é às moscas há muito tempo porque já se viu que o pessoal por estas bandas é mais garganta que outra coisa...;)

Daniel_Portugal
March 11th, 2006, 01:41 AM
LOL tambem como queriamos que pusessemos em pratica? so se fosse nos encontros SSC... tou mesmo a imaginar.. no fim do vosso encontro irem todos para o carro... e truca truca :hilarious

traveler
March 11th, 2006, 01:58 AM
Obrigado Daniel. Comprendo agora, tou aver que tens prolemas com pessoas e mulhers. :D

Daniel_Portugal
March 11th, 2006, 02:00 AM
LOOOOOL compreendes? como foste compreender tal coisa? :lol:

traveler
March 11th, 2006, 02:02 AM
Andas de truca truca isso e novo :lol:

Daniel_Portugal
March 11th, 2006, 02:03 AM
eu nao.. nao percebeste o k eu tava a dizer ao reflex =P

traveler
March 11th, 2006, 02:15 AM
Daniel, eu percebi o que estavas a dizer ao Raflex. So ando na brincadeira. so gosto da palavra truca truca. I just have a hard time making jokes in Portuguese.

JohnnyMass
March 11th, 2006, 03:15 AM
make them in english then, some of us will understand them!:D

Reflex
March 11th, 2006, 03:20 AM
LOL tambem como queriamos que pusessemos em pratica? so se fosse nos encontros SSC... tou mesmo a imaginar.. no fim do vosso encontro irem todos para o carro... e truca truca :hilarious
Ah e tal...acho melhor ficarmos só pela teoria, sim...:lol:

JohnnyMass
March 11th, 2006, 03:22 AM
alguns pelo menos!:rofl:

Daniel_Portugal
March 11th, 2006, 03:23 AM
:D sera k preferes mesmo?! :hilarious :hilarious :hilarious :hilarious :hilarious :hilarious :hilarious :hilarious :hilarious HAHAHAHAH =P

[Smeagol]
March 11th, 2006, 08:36 PM
http://img137.imageshack.us/img137/4200/tracado14kz.gif (http://imageshack.us)

Paulo2004
March 12th, 2006, 01:52 AM
Alg sabe como será o modelo do Tram-tram?

Portugues
March 12th, 2006, 01:54 AM
Importado certamente.

JohnnyMass
March 12th, 2006, 02:04 AM
eu já vi há uns anos um, não é mais que os actuais comboios remodelados.

Aka
March 12th, 2006, 03:58 AM
Por que é que não metem os inúteis dos universitários a carregá-los? Sempre se poupava.

daniel322
March 12th, 2006, 04:05 AM
porque os universitarios foram feitos para estarem nos bancos das faculdades!

Aka
March 12th, 2006, 04:06 AM
E não os podem carregar também??? Cada comentário que eu vejo aqui.....

JohnnyMass
March 12th, 2006, 04:21 AM
:lol:

Filipe_Golias
March 12th, 2006, 06:44 AM
nao.. nem o metro de coimbra tera uma extensao tao grande concerteza.. mas façote uma proposta.. vai pra uma ponta de coimbra... e vai pro outro lado da cidade a pé! :lol: depois dizme senao eh uma cidade grande! eh obvio que um metro eh muito benvindo.. ainda pra mais com os estudantes.

E quem diz Coimbra diz Braga. De carro, é uma cidade fantástica... a pé u transportes públicos, é o Inferno :runaway:

Filipe_Golias
March 12th, 2006, 06:47 AM
Se Lisboa não tivesse metro e aparecesse agora um projecto para a sua construção, ele viria criticar afirmando que Lisboa não tem o tamanho de Paris para que houvesse a necessidade de um metropolitano e que seria um desperdício de dinheiro tal como o Estádio da Luz. Para uns casos, Portugal é um país atrasado e que nunca evolui; para outros, a modernização é um desperdício de dinheiro - não é coerente. Chateia-me um pouco aquele senso comum de que se gasta muito dinheiro em coisas inutéis e que esse dinheiro devia ir para a construção de hospitais e escolas. Que eu saiba as escolas são é demais neste país e muitas têm que fechar - o problema da educação não está no número - e hospitais há muitos (salvo seja), podiam era estar melhor distribuídos. Queriam um grande hospital nas Penhas Douradas? Melhorem é os centros de saúde para evitar que milhares de pessoas encham desnecessariamente um hospital quando há gente que realmente precisa deles - já vi nas urgências pessoas a sofrer enquanto alguns doutores estavam numa conversa animada e o único que parecia estar realmente a trabalhar só se preocupava com um velho cujo único problema era não saber tomar o raio dos comprimidos.
Ao menos em Portugal posso criticar o meu Governo.

Atitudes do portugues: básicas e previsíveis, acho que ele já o faz de propósito. É por isso que o amo muito. :booze:

Excelente radiografia :applause:

[Smeagol]
April 10th, 2006, 12:21 AM
:cheers:

http://www.metromondego.pt/_MetroMondego/Images/News/Correio%20da%20Manhã.jpg

TeKnO_Lx
April 10th, 2006, 12:30 AM
esperemos que sim! O metro sul do Tejo era pa tar pronto em 2005 é o que se ve.. quanto ao metro subterraneo na capital o melhor é nem falar ( tunel terreiro paço etc)

JohnnyMass
April 10th, 2006, 12:51 AM
2011...

Arpels
April 10th, 2006, 11:10 AM
Terreiro do paço em 2007 :yes:

Marco Bruno
April 10th, 2006, 11:00 PM
o que é um tram-train? qual a diferença entre ele e o metro ligeiro? procurei no google e apareceram metros ligeiros de superfície

Filipe_Golias
April 10th, 2006, 11:11 PM
A definição que vem na wikipedia é

"Tram-train operation uses vehicles (...) which are suited for use on urban tram lines, but also meet the necessary indication, power, and resistance requirements to be certified for operation on main line railways.
This allows passengers to travel from suburban areas into city-centre destinations without having to change from a train to a tram when they arrive at the central station."

Portanto, faz o serviço de um comboio suburbano e de um tram urbano, sem mudança de composições.

Barragon
April 11th, 2006, 12:58 AM
A linha é continua e entra na cidade, precorrendo a linha de metro ligeiro ou de eléctrico.

JohnnyMass
April 11th, 2006, 01:27 AM
ou seja, é um metro ligeiro com poder de aceleração extra!:D

[Smeagol]
April 11th, 2006, 02:40 AM
era assim q devia de ser o expresso q vai pa povoa..... :okay:

Filipe_Golias
April 11th, 2006, 03:01 AM
E vai ser... ;)

Daniel_Portugal
April 11th, 2006, 08:31 AM
por isso a que este sistema é bem preferivel face a outros sistemas de transporte. é mais cómodo e rápido.

quanto à linha pra povoa, o filipe tem razão, o transporte dessa linha vai "levar um boost" ;) na linha da povoa eh realmente necessario que o transporte seja mais rapido.. dado que esta fica fora da malha urbana do porto, a uma distância, diga-se... considerável ;) aliás, aproveito a deixa para dizer que é vergonhoso que não tenham posto logo o tal metro rápido.. uma vez que o antigo trajecto de comboio fazia-se mais rápido do que com o actual transporte.

daniel322
April 16th, 2006, 02:04 AM
qual tram-train qual que?? ponham mas é os velhinhos eléctricos a funcionar... :runaway:

:lol: se calhar até dava um aspecto engraçado à cidade

Aka
April 16th, 2006, 02:05 AM
Ponham mas é os velhinhos a empurrar as carruagens. Não fazem um cu!

Filipe_Golias
April 16th, 2006, 02:07 AM
Ya... a única coisa que fazem é ocupar lugares do autocarro a todas as horas do dia :gaah:

Aka
April 16th, 2006, 02:09 AM
E do pantufinhas!!!

Barragon
April 17th, 2006, 01:41 PM
Ya... a única coisa que fazem é ocupar lugares do autocarro a todas as horas do dia :gaah:

Parecem uns abutres para entrar no autocarro :lol:

[Smeagol]
May 10th, 2006, 06:07 PM
ref.... tens aqui mais umas fotos pa por na primeira página.... :okay:

parece que desta os autarcas estao todos contentes... :)

vamos lá a ver se é desta que avança o mm

Coimbra, 7 de Março de 2006

http://www.metromondego.pt/_MetroMondego/images/default/SMM%206.jpg

TeKnO_Lx
May 10th, 2006, 06:09 PM
12 estaçôes no centro de Coimbra não me parece nada mau tendo em conta o tamanho da cidade.. iria ser um grande passo na mobilidade da cidade, esperemos que vá avante

[Smeagol]
May 10th, 2006, 06:37 PM
vai ser brutalissimo.... :okay: tive em coimbra ontem.... e de facto a cidade ta mesmo um caos....

penso que em comparação de tamanha\confusão coimbra é a pior cidade de portugal :sleepy:

mais ou menos será isto....

http://img60.imageshack.us/img60/5640/cpiadecoimbra0519lc.jpg (http://imageshack.us)

Arpels
May 10th, 2006, 07:06 PM
bom o traçado da linha pela cidade parece servir os pontos mais utilitarios da cidade, imagina o k o Porto passava sem o metro em termos de caos a uns anos atraz :yes:

fred_mendonca
May 10th, 2006, 08:35 PM
Já fazia falta numa cidade como coimbra.

Daniel_Portugal
May 10th, 2006, 08:41 PM
excelente! vao dar mesmo muito jeito essa linhas vao ver!! :okay: ;)

Barragon
May 10th, 2006, 10:07 PM
:applause: boa! vamos é ver se não é como o MST

Reflex
May 10th, 2006, 10:52 PM
Epah, vai ser mesmo fantastico!! Tomara que este projecto seja concluido em tempo útil!!:applause::applause:

(vou por entao as fotos no 1º post!:okay: )

Filipe_Golias
May 11th, 2006, 01:17 AM
BOA! Para além da própria utilidade do serviço... tenho a sensação que as linhas e estações estão bem distribuídas pela cidade, pelos pontos mais importantes :) Coimbra irá beneficiar AO MÁXIMO deste meio de transporte e vai tornar-se, sem dúvida, muito mais agradável para se visitar e viver :yes:

coimbra
May 17th, 2006, 04:53 PM
Concordo! E parece-me que a malha urbana vai ter mais do que 12 estações, ao contrário do que a ampliação no mapa dá a parecer; até pelo menos ao Vale das Flores o traçado é urbano...

Isto é que vai ser! ;)

daniel322
May 17th, 2006, 11:30 PM
faz mta falta este projecto! espero q n haja mais derrapagens... para o pessoal q conhece: n tou a perceber akele traçado desde c.comerc. avenida até às monumentais e depois para a praça... parece-me um pouco estranho.. vai ser subterraneo?

JohnnyMass
May 19th, 2006, 01:10 AM
a linha vermelha vai ter as mesmas características da azul? é completamente nova e passa mesmo pelo meio da cidade...ou seja, não são precisos TTs para lá, certo?

coimbra
May 19th, 2006, 01:37 AM
A linha vermelha, pelo que sei, vai ter secções subterrâneas. Se não estou em erro, falou-se de túneis entre a Praça da República e Celas, mas com o novo design não sei como fica a coisa...

JohnnyMass
May 19th, 2006, 01:40 AM
partes subterrâneas? ai meu deus, nem daqui a 10 anos aquilo tá feito!:lol:

Daniel_Portugal
May 19th, 2006, 02:32 AM
^^ no Porto nao demorou 10 anos e muito foi escavado penso eu. desde a trindade ate ao dragao eh tudo subterraneo.. e nao havia nada daquilo.. foi rapidinho... eles usam umas maquinas que escavam tuneis muito eficazmente.. nao sei se chegaste a ver a maquina que escavava os tuneis. escava uns metros por hora.. ao fim dum dia ja tinha um belo troço escavado.

Arpels
May 19th, 2006, 10:48 AM
aqui em Lisboa é a "Maria Lisboa" (toupeira mecanica batizada assim) que escava os tuneis, ela é rapida a burucracia é k lixa td :bash:

JohnnyMass
May 19th, 2006, 12:54 PM
exactamente a questão a que me referia...^^

Barragon
May 19th, 2006, 01:10 PM
é sempre o mesmo....

daniel322
May 19th, 2006, 04:53 PM
e com um bocado de azar ainda encontram uma casa romana lá pelo meio e pára tudo durante uns meses... :bash:

Arpels
May 19th, 2006, 07:08 PM
pois acontece, e um perigo fazer um buraco neste pais!!

coimbra
May 19th, 2006, 08:04 PM
ah, mas isso no centro de Coimbra é garantido!

fred_mendonca
May 19th, 2006, 09:08 PM
Espero que o metro fique concluído em tempo útil.

traveler
August 18th, 2006, 03:40 AM
Trabalho de casa do Governo será conhecido em breve- 26/01/2006 - 00h
Versão minimalista de Metro justaposta ao Ramal da Lousã
R.A .

A solução encontrada pelo Governo para a mobilidade ferroviária no eixo Coimbra - Serpins dá prioridade à beneficiação do Ramal da Lousã e poderá contemplar a implantação na cidade do eléctrico de superfície ao abrigo do próximo Quadro Comunitário de Apoio (2007/2013).

O anúncio das medidas, inicialmente prometido para Setembro de 2005, deverá ser feito até meados de Fevereiro pelo Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.
A intervenção, que será feita de forma faseada, conciliará duas bitolas (afastamento dos carris) no âmbito da rede Coimbra - Serpins e aponta para a implantação de um terceiro carril num troço ainda por definir.
Segundo apurou o “Campeão”, a introdução do eléctrico ligeiro no casco urbano de Coimbra (entre a “Baixa” e os Hospitais da Universidade) obedecerá a uma versão minimalista com supressão do túnel previsto para a zona de Celas.
A anterior versão do projecto do Metropolitano Ligeiro do Mondego (MLM) contemplava a existência de duas linhas entre Coimbra e Ceira e de uma a montante desta localidade.
O futuro figurino deverá apontar para a articulação do eléctrico ligeiro com o Ramal da Lousã, forma indispensável para garantir menor défice de exploração e a manutenção da empresa MetroMondego (MM), cujos accionistas são o Estado (detentor de 53 por cento do capital), as câmaras municipais de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã (14 por cento cada uma), CP (2,5 por cento) e Refer (2,5 por cento).
Fonte ligada ao processo indicou ao “Campeão” que a introdução do terceiro carril destina-se a garantir maior frequência na circulação de composições no segmento compreendido entre Coimbra e Conraria.
A articulação do eléctrico de superfície com o Ramal poderá passar ainda pela implantação, na Conraria, de um intercambiador, mecanismo destinado a viabilizar a circulação da mesma composição em linhas com bitolas diferentes.
Sistema integrado e pedido à Refer

Segundo a presidente da Câmara de Miranda do Corvo, o Governo pediu à Refer uma reavaliação do processo de investimento, tendo como “premissas a obtenção de um sistema integrado de transporte” capaz de dar cumprimento às bases da concessão inerentes à exploração pela MM da rede ferroviária Coimbra - Serpins.
A solicitação foi feita à Refer precisamente em nome do escalonamento dos investimentos, sendo que a primeira fase prevê beneficiações do Ramal em nome da melhoria da circulação e as seguintes contemplam uma electrificação compatível com a provável introdução do eléctrico ligeiro no casco urbano de Coimbra.
As novidades, cujo alcance deverá ficar claro até meados de Fevereiro, surgiram depois da recente reunião da Assembleia Geral da MetroMondego, onde as três câmaras municipais entenderam recomendar ao Governo que dê a conhecer, no horizonte de três semanas, a solução prometida para Setembro de 2005.
Os presidentes dos municípios chegaram a acordo sobre o teor da recomendação depois de o autarca Fernando Carvalho ter insistido em contemplar Serpins com a solução ferroviária que vier a ser adoptada.
Carlos Encarnação advertiu que a Câmara de Coimbra não é accionista do Ramal, em alusão a um cenário de modernização do mesmo em prejuízo dos interesses do seu município, e Fernando Carvalho replicou que a Câmara da Lousã também não é accionista do “Metro de Coimbra”, queixando-se de a orientação imprimida ao projecto do MLM ter privilegiado a cidade em detrimento dos concelhos vizinhos.
Uma candidatura a fundos da União Europeia – reportando a um investimento elegível de 19,51 milhões de euros, destinada a garantir uma comparticipação de 8,19 milhões de euros e aprovada pela unidade de gestão do Programa Operacional do Centro a 30 de Maio – ficou entretanto sem homologação do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.
A falta de homologação da candidatura, referente a trabalhos de consultadoria, bem como a expropriações e demolições em curso na “Baixa” de Coimbra, desapontou Carlos Encarnação, tendo sido justificada com a “reavaliação de aspectos técnicos” do processo do MLM.
O plenário de accionistas da MM foi convocado para 18 de Janeiro a fim de deliberar, nomeadamente, sobre o projecto de plano de actividades e de orçamento da empresa para 2006.

Exoneração do CA da MetroMondego

O Estado (accionista

Arpels
August 18th, 2006, 12:11 PM
ainda andam em trabalhos de decisão :uh:

marcoaraujo
November 1st, 2006, 12:04 AM
pessoal, um amigo meu que é engenheiro civil recebeu hoje um convite para ir trabalhar pro metro de coimbra. Há uma reuniao para a semana. Para que as obras vão avancar em breve :)

Arpels
November 1st, 2006, 12:19 AM
ena :sly:

Reflex
November 1st, 2006, 06:47 PM
Boa, boa, excelentes notícias para Coimbra e para o país!:okay: (e para o teu amigo!;))

daniel322
November 2nd, 2006, 12:55 AM
ate q enfim.. mas ainda duvido que as obras realmente comecem em breve..

fred_mendonca
November 2nd, 2006, 12:58 AM
Pode ser k sim!

[Smeagol]
November 11th, 2006, 01:59 AM
O projecto do Sistema de Mobilidade do Mondego está incluído no Programa Nacional para as Alterações Climáticas (PNAC) de 2006.

o q poderá ser um grande indicadar de que vai mm para a frente :okay:

daniel322
November 11th, 2006, 02:05 AM
ainda bem!!! já começa a fazer mesmo falta :yes:

daniel322
November 29th, 2006, 01:45 AM
hoje já andavam na baixa uns srs com coletes a dizer "metro mondego" a analisar os edificios que irão abaixo para passar o metro :banana:

http://i42.photobucket.com/albums/e326/danielcoimbra/Coimbra/Photo0003-1.jpg

Arpels
November 29th, 2006, 11:59 AM
boa ;)

Barragon
November 29th, 2006, 12:57 PM
Isso quer dizer algo :D Perguntaste-lhes alguma coisa?

[Smeagol]
November 30th, 2006, 02:17 AM
:banana:

Os concursos p?blicos para a constru??o das esta??es-interfaces de
Miranda do Corvo e da Lous?, inseridas no Ramal da Lous? e integradas
na futura rede do Metro Mondego, j? foram publicados pela CP -
Caminhos de Ferro Portugueses. As duas empreitadas t?m por objectivo a
execu??o das interfaces multimodais, na componente rodovi?ria, e
compreendem os trabalhos de terraplenagem, drenagem, pavimenta??o,
equipamentos de sinaliza??o e seguran?a, integra??o paisag?stica, rede de
ilumina??o p?blica, redes de inc?ndio e de rega e servi?os afectados.
Prev?-se, tanto na Lous? como em Miranda, criar parques de
estacionamento e novas vias de acesso ?s esta??es. Na Lous?, o custo da
obra rondar? os 950 mil euros. No caso de Miranda, o custo estimado ? de
2,05 milh?es de euros. De acordo com as previs?es avan?adas pelo
Governo, as interven??es dever?o ter in?cio durante o primeiro semestre
de 2007 e ficar conclu?das at? ao final de 2008. Estas obras inserem-se no
projecto do novo Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), anunciado
a sete de Mar?o deste ano pelo ministro dos Transportes, Comunica??es e
Obras P?blicas, M?rio Lino, e pela secret?ria de Estado dos Transportes,
Ana Paula Vitorino. O sistema tram-train, previsto no projecto do SMM,
consiste basicamente num ve?culo do tipo metropolitano ligeiro, adaptado
para a circula??o em meio urbano, suburbano e regional. O concurso
p?blico internacional para a concretiza??o da restante rede e explora??o
do servi?o tram-train dever? ser lan?ado no primeiro semestre de 2007 e
as interven??es iniciar-se-?o durante o segundo semestre de 2008. M.J.L.

fonte: http://www.metromondego.pt/

Arpels
November 30th, 2006, 12:05 PM
:) deve vir ai algo em grande para este metro.

daniel322
November 30th, 2006, 04:53 PM
fixe smeagol! realmente parece que agora o metro vai come?ar a sair do papel :)

[Smeagol]
December 1st, 2006, 03:57 AM
fixe smeagol! realmente parece que agora o metro vai come?ar a sair do papel :)

Segundo a cronologia inicial nem estao muito atrasados...

Pois a primeira etapa, transformar o ramal da lousa em linha de "TRAM", comessaria no 1? semestre de 2007 e nesta nuticia fala-se no 2?semestre de 2007.

qt a 2? etapa, constuir a linha entre a baixa e os hospitais, come?ar? no segundo semestre de 2008, e visto q j? andam l? os engenheiros a ver os pr?dios q vam demolir...

tamos no bom caminho :banana:

Fern
December 1st, 2006, 04:14 AM
Excelentes noticias para Coimbra! :applause:
Espero que nao se atrasem muito com as obras.

Daniel_Portugal
December 1st, 2006, 05:42 AM
bela noticia! :D finalmente vao ter metro tbm :D

kts esta?oes vao ter?

daniel322
December 1st, 2006, 01:57 PM
kts esta?oes vao ter?

fred_mendonca
December 1st, 2006, 02:24 PM
Ainda é grande a linha! Vão ter secções subterrâneas?

[Smeagol]
December 1st, 2006, 02:30 PM
Ainda é grande a linha! Vão ter secções subterrâneas?

a linha entre coimbra e serpins basicamente já está feita...pq é o antigo ramal da lousa, agora a linha q liga o arnado aos hospitais deve ter parte subterraneas pois passa mesmo em zonas mt complicadas de se arranjar espaço á superficie...

até à avenida da républica acredito q já á superficie mas dps aquela curva pa univercidade e dps até aos hospitais.... aquela parte em celas é uma confusão de transito q ainda andar a roubar espaço para passar o metro...

:cheers:

daniel322
December 1st, 2006, 03:23 PM
li na altura que a linha entre a praça da republica ate celas e depois ate aos HUC seria subterranea

O Prof Godin
December 1st, 2006, 11:46 PM
Ok. Desde que o tunel tenha saida para minha casa…

Arpels
December 2nd, 2006, 01:07 AM
ena a rede, sempre ira ate Serpins aproveitando a linha velha, mto bem.

daniel322
December 2nd, 2006, 01:09 AM

Arpels
December 2nd, 2006, 01:15 AM
não entendo para k a bitola Europeia neste caso :dunno:

daniel322
December 2nd, 2006, 01:26 AM
pq puderem usar as mesmas composições tanto em urbano como sub-urbano... :dunno:

Marco Bruno
December 2nd, 2006, 01:28 AM

é para se chamar metro, senão é só tram...

Arpels
December 2nd, 2006, 02:13 AM
:sly:

traveler
December 2nd, 2006, 02:13 AM
:applause: Excelentes noticias para coimbra.

sotavento
December 14th, 2006, 09:01 AM

Deveriamos ja ter toda a rede em bitola de 1435 (ibéria É europa na é ?)

Continuo eá achar que tão a cometer um erro historico com isto do TGV + metro/tram em Coimbra ... deviam apostar numa rede de suburbanos "CP coimbra" como há em lisboa e porto a ligarem a cidade a toda a região envolvente.

Já na linha da povoa fizeram a mesma asneira que querem fazer agora pra lousa e serpins ...

Eu por mim defendia apra coimbra uma cena destas a atrtavessar a cidade pela "outra" margem:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a6/Tokyo_Public_Transportation_L8609.jpg/800px-Tokyo_Public_Transportation_L8609.jpg

coimbra
December 15th, 2006, 01:49 PM
Deveriamos ja ter toda a rede em bitola de 1435 (ibéria É europa na é ?)

Continuo eá achar que tão a cometer um erro historico com isto do TGV + metro/tram em Coimbra ... deviam apostar numa rede de suburbanos "CP coimbra" como há em lisboa e porto a ligarem a cidade a toda a região envolvente.

Já na linha da povoa fizeram a mesma asneira que querem fazer agora pra lousa e serpins ...

Eu por mim defendia apra coimbra uma cena destas a atrtavessar a cidade pela "outra" margem:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a6/Tokyo_Public_Transportation_L8609.jpg/800px-Tokyo_Public_Transportation_L8609.jpg

Mas já há uma rede de comboios suburbanos. De facto, a ideia do metro é simplesmente transformar as linhas de suburbanos (primeiro o ramal da lousã, mais tarde até à figueira da foz) de modo a que as composições sejam rápidas e possam circular no centro da cidade (e ao mesmo tempo servir o centro da cidade). não vejo nenhuma desvantagem nesta solução, antes pelo contrário...

JohnnyMass
December 15th, 2006, 03:59 PM
figueira da foz??? nunca tinha ouvido falar nisso.

coimbra
December 16th, 2006, 03:26 AM
Sim, pelo menos no início do projecto falava-se da linha da Figueira como a segunda fase do projecto (não sei se ainda a querem fazer ou não, mas falou-se).

No reino da especulação, até se mencionou também que numa outra fase se poderia lançar outra linha em direcção a Condeixa. Era só juntar mais uma para a Bairrada e tínhamos a cidade com tentáculos para os arredores todos. Não era lindo? :D

daniel322
December 16th, 2006, 03:40 PM
Sim, pelo menos no início do projecto falava-se da linha da Figueira como a segunda fase do projecto (não sei se ainda a querem fazer ou não, mas falou-se).

No reino da especulação, até se mencionou também que numa outra fase se poderia lançar outra linha em direcção a Condeixa. Era só juntar mais uma para a Bairrada e tínhamos a cidade com tentáculos para os arredores todos. Não era lindo? :D

tambem ouvi falar isso no inicio mas como nunca vi nada nos projectos, nunca liguei.. as linhas da lousã e figueira já são imprescindíveis, mas uma linha para condeixa então, seria mesmo muito bom :yes:

Kolin
December 20th, 2006, 01:03 PM
sim senhora metro em coimbra já era necessário mas pensei que fosse um pouco irreal devido a localização da cidade ser um pouco elevada mas sim coimbra é uma cidade grande e em pleno crescimento esta com cerca de 150 mil habitantes penso eu muito boas noticias sim senhora já deveria ter sido feito á mais tempo

Barragon
December 20th, 2006, 01:39 PM
Por acaso era uma excelente ideia....

Para condeixa era difícil... aquilo é só montanhas. mas é uma boa ideia.

daniel322
December 20th, 2006, 05:58 PM
montanhas em condeixa??? nunca lá vi disso.....

Reflex
December 20th, 2006, 06:23 PM
Só se for para o lado de Miranda...

Barragon
December 21st, 2006, 12:39 PM
Sendo que a alternativa era ir ao lado da linha do norte (para isso faziam suburbanos até Soure e depois um trecho até Condeixa) ou então iam por Cernache etc.... e por aí é só montanhas :D

Reflex
December 21st, 2006, 01:59 PM
Cernache?? do Bonjardim? Mas isso é longissimo...

daniel322
December 21st, 2006, 02:07 PM
Cernache é uma localidade a 4kms de Condeixa e 6kms de Coimbra..

Barra: mas quais montanhas??? :dunno: a unica zona de Coimbra que realmente mete respeito é a partir do Tovim até Penacova ou na direcção da Lousã... de resto, a zona de Cernache e Condeixa até é uma zona muito plana...

Reflex
December 21st, 2006, 03:37 PM
Cernache é uma localidade a 4kms de Condeixa e 6kms de Coimbra..

Ah, bom!!:D

ordep
December 22nd, 2006, 12:25 PM
Sendo que a alternativa era ir ao lado da linha do norte (para isso faziam suburbanos até Soure e depois um trecho até Condeixa) ou então iam por Cernache etc.... e por aí é só montanhas :D

Isso é que era um grande progresso! Condeixa é um dos principais dormitórios de Coimbra e tem um dos acessos mais vergonhosos :ohno: todos os dias é um inferno chegar a Coimbra.

Mas deves estar em confusão amigo, aquela zona entre Coimbra e Condeixa tem terrenos de bastante fácil implantação, não há nenhuma elevação significante.

daniel322
December 22nd, 2006, 06:31 PM
todos os dias é um inferno chegar a Coimbra.

hoje por acaso fui para esses lados e foi um sacrificio voltar (aquela primeira parte antes da rotunda é terrivel)

daniel322
December 22nd, 2006, 08:56 PM
já que tirei as fotos...

http://i42.photobucket.com/albums/e326/danielcoimbra/Coimbra/DSC08197.jpg
pára, arranca, pára, arranca...

http://i42.photobucket.com/albums/e326/danielcoimbra/Coimbra/DSC08199.jpg

^^ que lindo acesso que temos de condeixa para coimbra :|

fred_mendonca
December 22nd, 2006, 09:02 PM
Já andei nessa estrada. O troço do IC2 das fotos é realmente muito manhoso!

Reflex
December 23rd, 2006, 02:21 PM
Epah, é horrivel...:puke:
E ainda era pior antes das rotundas...

Arpels
December 29th, 2006, 11:38 AM
:banana:
http://i34.photobucket.com/albums/d127/tamosaga/metromondego.jpg?t=1167387019

Barragon
December 29th, 2006, 01:24 PM
Aquilo tem lá umas colinas sim... mas sempre é mais facil que em Tovim está certo :)

fred_mendonca
December 29th, 2006, 08:32 PM
Parece que achataram o símbolo do metro do porto!

daniel322
December 29th, 2006, 08:35 PM
esse pano já tá na baixa há muito tempo.... tá na zona da loja do cidadão. entretanto até já foi vandalizado.

fred_mendonca
December 29th, 2006, 08:42 PM
É só Marketing!

mynuster
December 30th, 2006, 01:34 AM
só muda o feitio do "m" e a cor do simbolo do metro em relaçao ao do porto :lol:

Daniel_Portugal
December 30th, 2006, 01:35 AM
hummmm nao eh por ser daki mas axo este mais estiloso!

http://content.answers.com/main/content/wp/en/thumb/d/da/200px-MetroPorto-logo.jpg

mas tbm o simbolo pouco interessa desde k o metro seja bom e eficiente... (e bonito :D)

daniel322
December 30th, 2006, 01:51 AM
gosto mais desse de cbr.. é mais simples
http://i42.photobucket.com/albums/e326/danielcoimbra/Varias/metromondego.jpg
assim ficava mais giro :D :lol:

fred_mendonca
December 30th, 2006, 01:42 PM
Agora entrámos na guerra de logótipos! :D

daniel322
January 5th, 2007, 05:57 PM
:banana: :banana: :banana:
http://www.asbeiras.pt/uploads/destaque/05012007.gif

DEMOLIÇÕES - Metro “abre” corredor na Baixa

A Metro Mondego vai proceder à demolição dos imóveis que fazem parte do corredor para implementar o metro ligeiro de superfície. Os trabalhos têm início na próxima semana.

A Metro Mondego deve proceder, no prazo de dois meses, à “execução dos trabalhos de demolição/desconstrução” dos prédios, devendo “previamente” fazer o “desalojamento dos ocupantes do rés-do-chão da parcela 10”, a única das 12 parcelas vistoriadas que se encontra ocupada – as restantes estão devolutas.

Apesar de algumas das parcelas em causa pertencerem à autarquia, será a MM a proceder, por acordo já estabelecido, à sua demolição. Os trabalhos – cuja execução já foi comunicada ao Instituto Português do Património Arquitectónico e ao Instituto Português de Arqueologia – deverão também respeitar o “documento estratégico elaborado pela Sociedade de Reabilitação Urbana” para a intervenção de recuperação urbana daquela zona. Face à dificuldade e aos riscos que o processo acarreta para os prédios vizinhos, também em condições de degradação (ver caixa), a Metro Mondego alerta para os riscos que tal operação poderia desencadear para os habitantes e utilizadores da zona considerada. Por uma questão de prevenção, o presidente da Câmara de Coimbra declarou a situação de alerta para toda aquela área.

Assim, hoje mesmo, os residentes na área afectada serão informados, pessoalmente, da situação de alerta e os moradores da zona de intervenção dos trabalhos serão notificados para deixar as suas residências num prazo de dois dias, sendo o realojamento da responsabilidade da Metro Mondego.
Recorde-se, porém, que as demolições para criar o canal do traçado urbano do metropolitano ligeiro de superfície começaram em Março último em pleno centro histórico (no Bota Abaixo). Na altura, o processo suscitou algumas reservas pelo facto das desconstruções terem arrancado sem um projecto de intervenção urbana, apesar do reconhecimento da importância do novo meio de transporte e das garantias dadas pela sociedade Metro Mondego (MM) e pela câmara.

Situação de alerta

A situação de alerta enquadra-se no princípio de prevenção, perante o qual os riscos de acidente grave devem ser considerados de forma antecipada, de modo a eliminar as próprias causas, ou reduzir as suas consequências. A declaração do estado de alerta justifica-se face à iminência de ocorrência de acidente grave, neste caso, por força da demolição/desconstrução dos prédios da Baixa de Coimbra, para inserção do Metro Ligeiro do Mondego.
Ainda de acordo com a declaração da autarquia, a situação de alerta para a zona indicada implica a obrigação dos cidadãos e demais entidades privadas colaborarem com as autoridades de Protecção Civil naquilo que lhe for requerido e no respeito pelas orientações que lhes forem dirigidas. A recusa do cumprimento desta obrigação corresponde ao crime de desobediência.

Os recursos e apoios necessários para o estabelecimento das medidas preventivas, das evacuações e realojamento das pessoas, dos bens e das actividades comerciais ou outras, são da responsabilidade da Metro Mondego.
A área de intervenção a que se refere este processo abarca a zona delimitada pelas ruas da Cabreira, Direita e da Moeda.

Na Baixa existem outras sete zonas semelhantes que a autarquia prevê reabilitar ao longo da próxima década.

A área “perigosa”

A situação de alerta abrange as edificações e as vias do perímetro definido por:
- Rua João Cabreira e o edificado desde o n.º 18 ao n.º 2;
- Rua do Arco Ivo desde o n.º 2 até ao n.º 12;
- Rua Nova a partir do n.º 22 e no n.º 11;
- Edificações adjacentes às parcelas 19, 20, 21 até ao n.º 14 da Rua Direita (todo o edificado desta Rua a partir do n.º 14 e n.º 15);
- Rua da Moeda desde o n.º 16 até ao n.º 66;
- Toda a área já desconstruída (vedada) e definida pelas traseiras da Rua da Moeda, Largo das Olarias e Rua João Cabreira.

daniel322
January 5th, 2007, 05:58 PM
Hoje já haverá movimentações, mas na segunda-feira a MM avança na Baixa para mais dois meses de demolições. O perigo de colapso de edificações e de acidentes graves obriga Encarnação a declarar “Situação de Alerta” e a dar 48 horas a moradores para saírem de suas casas

A zona de intervenção da Metro Mondego (MM) na Baixa de Coimbra está, pelo menos durante os próximos dois meses, em “Situação de Alerta”, para que se iniciem e decorram, em segurança, os trabalhos de desconstrução de oito prédios, localizados na área do futuro corredor de atravessamento do eléctrico rápido. Os trabalhos deverão arrancar segunda-feira.

Depois do episódio da queda dos dois prédios na Travessa dos Gatos, a autarquia não quer arriscar a assistir a uma nova tragédia na Baixa de Coimbra e, por princípio de prevenção, previsto na Lei n.º 27/2006, nos termos do qual «os riscos de acidente grave devem ser considerados de forma antecipada, de modo a eliminar as próprias causas, ou reduzir as suas consequências», hoje mesmo as pessoas residentes na área de intervenção dos trabalhos serão notificadas para, no prazo de 48 horas, deixarem as suas casas.

Para já, serão apenas os residentes no futuro corredor a deixarem aquela zona e a serem realojados, sob a responsabilidade da MM, em várias pensões da cidade. No entanto, e à medida que os trabalhos vão avançando – deverão durar até Março - a autarquia e a MM irão notificar moradores e comerciantes que poderão vir a correr riscos com as operações para que deixem, temporariamente, aquela zona. A MM responsabiliza-se também por todo o transporte de bens.
É, precisamente, o facto de os trabalhos de desconstrução dos oito prédios poderem vir a trazer «dificuldades e riscos» para os prédios vizinhos, «também em condições de degradação», e perigos vários para moradores, comerciantes e utilizadores da zona em causa que leva Carlos Encarnação a declarar a “Situação de Alerta” para a área em questão, assim permanecendo o alerta enquanto a MM estiver a laborar no local.

Cinco ruas envolvidas

Isso mesmo informou o presidente da Câmara Municipal de Coimbra num documento enviado para as redacções dos jornais e que saiu da reunião da Comissão Municipal de Protecção Civil, realizada ontem à tarde para analisar uma informação enviada pela MM à autarquia onde, entre outros riscos, nomeadamente de propagação de vibrações, é avançada a possibilidade de a desconstrução dos oito prédios poder «provocar o colapso parcial ou total das edificações próximas» às que está previsto demolir e «causar riscos colectivos, bem como a ocorrência de acidentes graves, colocando em causa a segurança de moradores, dos comerciantes (…), dos utentes e circulantes daquela zona».

A “Situação de Alerta” abrangerá, assim, as edificações e vias do perímetro entre a Rua João Cabreira (do n.º 18 ao n.º 2), a Rua dos Arco Ivo (entre os n.º 2 e o n.º 12), a Rua Nova (do n.º 22 ao n.º 11), a edificações adjacentes às parcelas 19, 20, 21 até ao n.º 14 na Rua Direita, a Rua Direita (a partir do n.º 14 e 15), a Rua da Moeda (desde o n.º 16 até ao 66) e toda a área a ser descontruída (vedada) e definida pelas traseiras da Rua da Moeda, Largo das Olarias e Rua João Cabreira.
É certo que hoje já existirão movimentações de máquinas no local, mas o grosso dos trabalhos terá início na próxima segunda-feira, precisamente no ponto onde as desconstruções foram interrompidas há mais de um ano, avançando, depois, até à Rua da Sofia, conforme estava previsto inicialmente.

Recorde-se que foi a Câmara Municipal de Coimbra quem notificou a Metro Mondego a proceder à demolição/descontrução de oito prédios localizados na zona de futura passagem do eléctrico rápido na Baixa, no prazo de dois meses. A decisão foi tomada em consequência de uma vistoria por técnicos da Divisão de Licenciamentos Diversos e Fiscalização da autarquia que confirmava o estado de degradação dos imóveis.

Arpels
January 5th, 2007, 06:04 PM
pois convem estar de olho aberto :yes:

Nikom
January 5th, 2007, 07:51 PM
:banana: Finalmente boas noticias :banana:

fred_mendonca
January 5th, 2007, 08:22 PM
Já está a avançar! :applause:

daniel322
January 9th, 2007, 12:13 AM
A próxima segunda-feira é a data limite para que as quatro famílias e um comerciante deixem os dois edifícios ainda ocupados da Rua Direita. O acordo com a Metro Mondego implica um ligeiro atraso nas demolições

Parece estar desbloqueado o impasse em torno da evacuação das quatro famílias e um comerciante da Rua Direita, que sexta-feira se opuseram à opção proposta pela Metro Mondego (MM), que passava pelo realojamento imediato numa pensão. Sucessivas reuniões no fim-de-semana, entre responsáveis da MM e advogados dos moradores e comerciante, permitiram chegar a um acordo: até ao próximo dia 15, os números 70 e 74 da Rua Direita ficam vazios, podendo, então, avançar-se com as demolições que estavam previstas começar já hoje.

Até lá, os moradores poderão optar pelo realojamento na pensão ou, em alternativa, encontrar uma habitação, sendo a renda suportada pela MM. Em relação ao proprietário de uma casa de pasto, foi-lhe proposta uma indemnização por suspensão temporária de actividade – os restantes comerciantes já haviam chegado a acordo com a MM.

Para o vereador Álvaro Seco, que participou nas reuniões, a definição de um prazo limite «foi a melhor solução» para contornar o impasse, evitando-se, desta forma, que os acontecimentos se precipitassem. O responsável pela Protecção Civil municipal recusou, ainda assim, a ideia de que este acordo implica um atraso nos trabalhos da MM. «Estamos a falar de uma área muito extensa. Em apenas três parcelas não se poderá intervir enquanto não existir uma evacuação total. Mas os trabalhos vão prosseguir noutras parcelas», explicou, classificando esta situação de «protelamento natural».

Como que a provar que os trabalhos não pararam, a MM demoliu anteontem um prédio na Rua Direita, embora distante dos edifícios ainda ocupados. Em declarações ao JN, Guilherme Carreira, da administração da MM, disse tratar-se de uma operação «normal».

http://www.diariocoimbra.pt/

segundo me disseram hoje já começaram as demolições :banana:

fred_mendonca
January 9th, 2007, 08:08 PM
Ao menos estão a avançar rápido!

daniel322
January 9th, 2007, 08:10 PM
estive hoje na baixa e uma das ruas já está fechada e andavam lá as maquinas :) quando puder ponho umas fotitas

Arpels
January 9th, 2007, 08:11 PM
yessssssssssss :banana: toca a arrancar com elas...

Aka
January 9th, 2007, 08:42 PM
Destruir será a parte fácil.....

daniel322
January 10th, 2007, 02:00 AM
http://i42.photobucket.com/albums/e326/danielcoimbra/Coimbra/DSC08828.jpg

http://i42.photobucket.com/albums/e326/danielcoimbra/Coimbra/DSC08830.jpg

http://i42.photobucket.com/albums/e326/danielcoimbra/Coimbra/DSC08833.jpg

http://i42.photobucket.com/albums/e326/danielcoimbra/Coimbra/DSC08836.jpg

fred_mendonca
January 11th, 2007, 08:04 PM
Foram rápidos!

daniel322
January 11th, 2007, 08:50 PM
esta parte da ultima foto já tinha sido demolida há algum tempo

daniel322
January 11th, 2007, 08:59 PM
Tirei umas hoje por cima do taipal e a outras nas redondezas...

http://i57.photobucket.com/albums/g221/linogalveias/rua_direita.gif
http://i57.photobucket.com/albums/g221/linogalveias/demolioes_rdireita.gif

Vamos lá ver as consequências de mais um bota-abaixo!
:okay:

JohnnyMass
January 11th, 2007, 10:58 PM
precisa mesmo de uma reabilitação essa zona de coimbra. vamos lá a ver o que acontece pois nunca se sabe o que construirão por ali...

daniel322
January 11th, 2007, 11:55 PM
Pelo que ouvi o pessoal que morava nessa zona e que foi refilar para a tv teve sorte, receberam todos uma bela indmenização.. até mesmo os que viviam em casa arrendada receberam mais do que suficiente para estarem bem até ao final das obras. por alguma razão se calaram tão depressa ;)

JohnnyMass
January 12th, 2007, 12:22 AM
se me dissessem com dois dias de antecedência que tinha de sair de casa e ir morar para uma pensão por tempo indeterminado tb me queixava...

daniel322
January 12th, 2007, 12:25 AM
acreditas em tudo o que a tvi diz? ;)

JohnnyMass
January 12th, 2007, 12:26 AM
tvi? foste tu que o escreveste aqui por várias vezes...;)

daniel322
January 12th, 2007, 12:28 AM
hmmm?? eu sempre disse que não acreditava nisso pois sei de casos em particular.. havia um limite até dia 15 de janeiro, se não estou em erro.

daniel322
January 24th, 2007, 10:56 PM
o que já foi abaixo
http://i42.photobucket.com/albums/e326/danielcoimbra/Coimbra/demolir.jpg

Lourenco
January 24th, 2007, 11:32 PM
Parece estar a avançar a bom ritmo! :banana:

daniel322
January 25th, 2007, 01:12 AM
finalmente! :D

Arpels
January 25th, 2007, 11:14 AM
agora ja podem acompanhar a obra de cima :D

daniel322
January 26th, 2007, 01:03 AM
por acaso nunca mais fui à baixa ver o andamento da obra... tb agora n tenho tempo p nada :bash:

JohnnyMass
January 26th, 2007, 01:35 AM
ainda têm muito que deitar abaixo...

Portvscalem
January 26th, 2007, 01:35 AM
A andar o metro de Coimbra...mt bem

TeKnO_Lx
January 26th, 2007, 01:36 AM
o que já foi abaixo
http://i42.photobucket.com/albums/e326/danielcoimbra/Coimbra/demolir.jpg

Parece estar a avançar a bom ritmo! :banana:

tas a falar a sério? :lol: LoL

daniel322
January 26th, 2007, 01:41 AM
^^o que foi? :sly:

JohnnyMass
January 26th, 2007, 01:43 AM
essa foto não é já um bocado antiga?:D não vejo grandes diferenças de quando lá estivemos!:D

daniel322
January 26th, 2007, 01:46 AM
essa foto não é já um bocado antiga?:D não vejo grandes diferenças de quando lá estivemos!:D

é antiga mas é posterior à ultima vez que lá passámos

JohnnyMass
January 26th, 2007, 01:48 AM
ainda não chegaram à rua direita portanto.

daniel322
January 26th, 2007, 01:59 AM
sinceramente n sei..................

Daniel_Portugal
January 26th, 2007, 02:03 AM
kts estaçoes vai ter o metro de coimbra e kts kilometros de linha?

kts kilometros de linha não têm cruzamento com transito... independentemente de ser sub ou sup.

daniel322
January 26th, 2007, 02:04 AM

daniel322
January 26th, 2007, 02:05 AM
desde "Coimbra"-"Hospital"-"Ceira" na imagem acima é trajecto urbano. depois são ligações a suburbios

Daniel_Portugal
January 26th, 2007, 02:07 AM
36 estaçoes de metro! nada mau!

analizando o google earth. vejo que os suburbios de coimbra sao totalmente despegados da malha urbana da cidade propriamente dito, pelo que o trajecto apos ceira deve ser completamente suburbano tal como acontece após a estaçao verdes aqui, até vila do conde.

Lourenco
January 26th, 2007, 04:14 AM
tas a falar a sério? :lol: LoL

Sim, estou a falar a sério. Porquê?

fred_mendonca
January 26th, 2007, 07:53 PM
36 é um bom número!

daniel322
January 27th, 2007, 08:04 PM
ainda não chegaram à rua direita portanto.

ja! passei lá hoje e já demoliram até à intersecção com a rua direita. Já se vê o edificio da CMC a partir da loja do cidadão :banana:

fred_mendonca
January 27th, 2007, 11:03 PM
Está tudo a andar bem então!

TeKnO_Lx
January 28th, 2007, 01:47 PM
Sim, estou a falar a sério. Porquê?

só tinham demolido um predio, não me pareçe um grande avanço lol

O Prof Godin
January 28th, 2007, 08:51 PM
Passei lá ontem à noite mas não se via nada…

Arpels
January 28th, 2007, 09:21 PM

wow 36 é bastante bom....

daniel322
January 29th, 2007, 01:55 AM
algumas fotos de telemovel tiradas este fim de semana (28/01)

http://photo.ringo.com/186/186937310O846393179.jpg

As demolições já alcançaram a Rua Direita:

http://photo.ringo.com/186/186937315O611756374.jpg

http://photo.ringo.com/186/186937324O443969916.jpg

http://photo.ringo.com/186/186937369O312605178.jpg

Arpels
January 29th, 2007, 11:36 AM
não ha fotos, so X :(

daniel322
January 29th, 2007, 11:42 AM
ja ta..

Arpels