View Full Version : Iate dos Beatles - Funchal
Arpels March 14th, 2006, 07:09 PM Este iate da banda Britanica Beatles, apos ter sofrido um acidente aos largo das Canarias, foi comprado e levado para o Funchal em 1984, evitando assim de ir parar a sucata, instalado do lado oposto da marina aonde ainda hoje se encontra, e convertido em restaurante/bar:
http://img.photobucket.com/albums/v695/aleck1/barcobeatles00.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v695/aleck1/barcobeatles01.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v695/aleck1/barcobeatles02.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v695/aleck1/barcobeatles03.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v695/aleck1/barcobeatles04.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v695/aleck1/barcobeatles05.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v695/aleck1/barcobeatles06.jpg
Daniel_Portugal March 14th, 2006, 08:02 PM todo classic :P
Barragon March 14th, 2006, 08:58 PM Não devia ser o yellow iate ?? :D
Arpels March 14th, 2006, 09:19 PM sim era um nome fixe :yes:
Reflex March 14th, 2006, 09:24 PM Desconhecia por completo!! Mas já era 1 barcalhão para o tempo dele...:drool:
Arpels March 14th, 2006, 09:46 PM sim era coisa fina :yes:
MisterBlue March 14th, 2006, 11:03 PM Podia jurar que havia um projecto para tirar dali toda aquela tralha , e fazer uma zona de apoio a desportos aquaticos.
Deve haver agora muito vereador a comer ali à borla.
Arpels March 15th, 2006, 12:12 AM mas olha k o iate ja é uma referencia da cidade :dunno:
MisterBlue March 15th, 2006, 01:46 AM Diário de Noticias da Madeira, 10 de Maio de 2002
http://img.photobucket.com/albums/v357/MisterBluePT/dn011401.jpg
Vai fazer 24 anos que, vindo das ilhas Canárias, chegou ao arquipélago da Madeira, o iate "Vagrant", grande veleiro de dois mastros, aparelhado em "quetche" e mais conhecido como o "barco dos Beatles". Foi no Verão de 1978 e quatro anos depois encalhava onde ainda hoje se encontra, junto ao cais.
O "Vagrant", construído em 1941 num estaleiro dos Estados Unidos, tem como principais características 38,50 metros de comprido, por 8,20 m de boca (largura) e 3,40 metros de pontal. Para ter uma ideia da sua dimensão, registe-se que é dois metros maior do que o conhecido "Pirata Azul" que, durante anos, ligou madeirenses e porto-santenses, e que, agora, se encontra no rio Douro, navegando em cruzeiros fluviais.
Estando encalhado no vizinho arquipélago, foi adquirido pelo empresário Bartolomeu Faria, com a ideia de transformá-lo em "restaurante flutuante", operando-o no litoral madeirense, onde o seu novo proprietário há muito exercia actividade marítimo-turística.
Recorde-se que este conhecido empresário tinha uma pequena frota de lanchas (como a "Lynce", a "Scotia", a "May" e a "Madeira") para cruzeiros turísticos no litoral madeirense, com viagens a Câmara de Lobos/Cabo Girão, Machico, Ponta do Sol, Caniçal, Desertas e também, no campo desportivo, com as habituais idas ao "Big Game Fishing" (a Pesca Grossa) e ainda com a Pesca de Fundo.
Na vinda para a Pérola do Atlântico, o "Vagrant" foi rebocado até às ilhas Selvagens por uma embarcação espanhola, tendo daí em diante a operação sido feita pelo "Persistência", um navio baleeiro.
Depois, as várias hipóteses que surgiram para varar o "Vagrant", nos poucos locais existentes, de modo a pô-lo a navegar pelos seus próprios meios, afiguravam-se caras.
Então, a opção encontrada foi o encalhe , voluntário, do barco junto à Avenida do Mar, em posição paralela ao cais regional, transformando em restaurante/esplanada.
E tem muitos equipamentos náuticos na sua decoração, que o transformam num pequeno "museu marítimo", sendo, com os pequenos barcos que o acompanham, uma referência do litoral madeirense.
Emanuel Bento
Lss911 March 15th, 2006, 11:12 AM Ena! Não sabia que tinhamos um iate dos beatles! Top3 das minhas bandas preferidas!
Arpels March 15th, 2006, 11:19 AM bom artigo Mister :okay: praticamente tinha pouco dados sobre ele!!
[Smeagol] March 15th, 2006, 01:40 PM qd fui á madeira em 99... fui a esse bar... :) q saudades :cheers:
Arpels March 15th, 2006, 02:09 PM a ja conheces :)
pauloluso February 20th, 2011, 08:28 PM Fotos que tirei na minha viagem a Madeira de 2010:
Só para relembrar
Este iate do famoso conjunto britânico Beatles, após ter sofrido um acidente aos largo das Canárias, foi comprado e levado para o Funchal em 1984, evitando assim de ir parar à sucata. Foi instalado pelo dono, um empresário funchalense, do lado oposto da marina e convertido em restaurante/bar.
http://img339.imageshack.us/img339/5361/img7279130.jpg
http://img607.imageshack.us/img607/8130/img7280131.jpg
Barragon February 20th, 2011, 08:32 PM Estava a dar alguma música? :)
pauloluso February 20th, 2011, 08:44 PM Estava a dar alguma música? :)
Não ouvi nada quando passei, mas também não eram horas de almoço ou jantar.:dunno:
SR-71 February 21st, 2011, 01:00 PM Com o projecto previsto para essa zona este e os outros restaurantes desaparecem. Até tenho alguma pena de ver sair este barco (mais que tudo pela história que tem) mas a verdade é que a cidade ganhava mais com toda aquela área limpa (e se fosse sem aterro nem projecto seria perfeito).
pauloluso February 21st, 2011, 06:50 PM Acho que poderiam coloca-lo noutro sitio, para não perder essa mais valia para o turismo do Funchal.
Lino August 31st, 2011, 11:21 PM Acho que é bom o barco estar ali no centro, aproxima o povo à margem marítima. Agora iria para onde, o passeio pedonal para Câmara de Lobos?
|
|