View Full Version : Apresentação / Meu projeto

Bsegretti
March 16th, 2006, 02:15 AM
Olá. Esse é meu primeiro thread aqui no SSC, mais ja visito o forum há algum tempo...

Bom, meu maior interesse aqui é a parte de transportes msm, principalmente em SP. Por isso, ja apresento meu projeto do que seria, na MINHA OPINIÃO, o melhor metrô pra Sampa... também tenho projetos para urbanização e viario, mais fica pra outra hora... Otra coisa, nao tenho photoshop/coreldraw ou algo do genero aqui ,então quando postar imagens de minha autoria, é no paint msm, heheheh...

-Metrô de São Paulo - Bsegretti

Primeiramente, vejam o esquema:
http://i44.photobucket.com/albums/f10/bsegretti/utopic.jpg

Isso seria, pra mim, o melhor esquema para o metrô, mas observem que algumas linhas ali não cruzam onde isso acontece na realidade, portanto já é algo utópico. Reparem que sou totalmente CONTRA um sistema fechado: pra mim, as linhas devem começar em um bairro e acabar em outro totalmente oposto, formando essa malha do esquema.

Baseando no que temos atualmente, e na formação dos bairros de Sampa, junto com o viário, planejei expansões das linhas atuais:

Linha 1 - Permanece do msm jeito, ja está saturada, precisa de um headway igual a linha 3 pra ficar melhor, porem com as expansões pode diminuir seu fluxo um pouco.

Linha 2 - Deve seguir o esquema original da linha, indo de Noroeste a Sudeste da cidade, portanto, NÃO seguir até o Tatuapé, o q desconfiguraria o sistema. Deve se expandir para noroeste, além de Vila Madalena, ir até Imp. Leopoldina, na linha B, passando por Cerro Corá, onde cruza com a linha 8. para o Leste só deve ir até Vila Prudente, e fazer baldeação somente em Tamanduateí, com a linha D.

Linha 3 - Impossível expandir mais alguma coisa, talvez para oeste, indo até a Freguesia do Ó, para minimizar custos de uma linha nova até lá. Mas deve aumentar o numero de trens para isso.

Linha 4 - Essa sim terá uma verdadeira expansão. Mantendo o projeto atual, depois de Vila Sônia chegar até Taboão, no sentido Sudoeste. Na outra ponta, continuar além da Estação da Luz, no sentido Noroeste: Luz - João Teodoro - Pari - Catumbi - Vila Maria (int. linha 8) - Candelária (prov.) - Jd. Japão - Vila Sabrina - Edu Chaves - Guarulhos. Assim, teremos o tão sonhado metrô em Guarulhos, desafogando o trecho norte da linha 1, abastecido pelos ônibus intermunicipais. Na minha opinião, a linha 4 atual tem poucas estações pela distância que percorre, podia ter umas 15. Esse projeto seria perfeito para a ZN de Sampa, e Guarulhos tb.

Linha 5 - Outra grande expansão. DEVE seguir o trecho Largo 13 - Chácara Klabin, quando a linha ficará realmente pronta. Depois, continuar no sentido Noroeste, sempre paralela a linha 4 (lembrem do esquema...). Faz o percurso Chácara Klabin - Ricardo Jafet - Vila Monumento (ou Independência) - Cambuci (ou Estado, int. linha D) - Paes de Barros - Mooca (prov.) - Água Rasa (int. linha 8) - Gomes Cardim - Carrão (int. linhas 3/E) - Aricanduva (int. linha F). Essa linha vai estar substituindo a expansão da linha 2 até o Tatuapé, de maneira muito melhor: vai na diagonal, e permite que mais linhas (3, 8, D, E e F) acessem mais linhas (1, 2 e C). Vai ser a mais movimentada do metrô, msm não passando pelo centro.

Linha 6 - Será a Linha E msm, sem novidades.

Linha 7 - Tb sem novidades, a Linha C da CPTM, ja com a expansão até Grajaú.

Linha 8 - Linha totalmente nova, deve seguir o esquema aproximado que a maioria aqui ja conhece, com o percurso Corifeu - Center Norte normalmente, mas seguindo Vila Guilherme - Vila Maria (int. linha 4) - Pq Novo Mundo - Tatuapé (int. linha 3) - Água rasa (int. Linha 5) - Anália Franco seguido até São Mateus, ou pelo menos até o Expresso Tiradentes. Será o Arco Norte do Metrô, importante para que os usuários nao precisem ir até o centro.

Quanto as linhas 9 e 10, nao tenho nenhum projeto no momento, talvez uma linha no lugar do Expresso Tiradentes, do Pq Dom Pedro até São Mateus.

Se vc gostou, detestou, concorda ou discorda de alguma coisa, postem aí, sei que não é perfeito o esquema, mais é bem melhor que o atual

Abraços

BrunoVix
March 16th, 2006, 02:20 AM
Bom eu como não conheço a região pra comentar sobre o que é bom ou não, então nem vou falar nada hehehe... mas é tudo reto assim mesmo? as linhas?

Seja bem vindo!

Roque
March 16th, 2006, 03:20 AM
..

Roque
March 16th, 2006, 03:21 AM
Haja 'topeira' pra cavar 'tanto buraco'. Acho que o pessoal do assalto ao BC de Fortaleza já tem emprego garantido...

RedB
March 16th, 2006, 04:00 AM
Opa bem vindo.
Não conheço tão bem as necessidades de expansão do metrô de São Paulo (afinal sou de BH), mas gostei da expansão da linha 5 para nordeste da Chácara Kablin. Entretanto, acredito que tenha faltado alguma estação em Congonhas.

Baianóide
March 16th, 2006, 04:03 AM
Seja bem-vindo.

Sou a favor de uma linha na ZL. Por exemplo sairia de uma estação da Linha 3, e cruzaria a região rumo a Diadema, passando por SBC, que eu acho um absurdo não possuir transporte metroferroviário.

Brez
March 16th, 2006, 06:38 AM
Olha vou ser sincero....Pelo que eu vi este projeto é utópico mesmo, alem do mais ele peca por não apresentar NENHUMA estação no parque do Ibirapuera e em Congonhas...e existe no projeto original uma linha saindo da Vila maria terminando no campo belo... podendo chegar em congonhas... e acho que essa linha deveria ser feita o mais rápido possivel....rs eu tambem acho que deve haver um metrô em diadema e em são bernardo, na minha opinião poderiam fazer a linha sudeste sudoeste mesmo ( continuação da linha 4 até São Bernardo) e extender a linha 1 ate Diadema e trocar os corrredores de onibus por VLTs e são mais econômicos a longo prazo...oq vcs acham disso?

DMA Brasil
March 18th, 2006, 09:46 AM
Pessoal, eu não acho o projeto atual ruim não (desde que até 2015 eles terminem as 8 primeiras linhas, porque se não terminarem, podem esperar o caos pra capital...), e isso, incluindo o Expresso Bandeirantes, o Trem de GRU, e o Trem do Aeroporto de Cumbica, acho que não está muito ruim (alguém já fez as contas??? Eu já fiz. Seguindo esse projeto, e essas datas, até 2015 São Paulo vai estar com mais de 500km de trilhos, um dos maiores sistemas de transportes por trilhos do mundo!!!! Quase do tamanho do de Munique, que é considerado o maior... isso sem incluir o Expresso Bandeirantes, que é fora da RM né, mas é na RM que eu chamo de "extendida"). Poxa, alguém me confirma isso: se vão construir um trem pra ligar Congonhas ao metrô??? Tinha ouvido algo sobre isso...

Osasco Station
March 18th, 2006, 03:59 PM
Legal o projeto, porém esses mapas geométricos sempre acabam fugindo da realidade. Na minha opinião, não deveriam expandir as linhas antigas, somente a 2, que ainda não está terminada. A Linha 4 deve ir sim além da Luz, de preferência para uma região sem transporte de massa, sem essa de fazer linhas paralelas, como o Expresso Sudeste.
Agora deveriam construir por prioridade, linhas para Congonhas/Guarulhos são extremamente necessárias, além de expandir a linha 5 e terminar a 4.