View Full Version : Brasil produzirá 1 bilhão de litros de biodiesel até 2008


silvios
March 17th, 2006, 05:31 AM
15/03/2006 - Brasil produzirá 1 bilhão de litros de biodiesel até 2008

Daqui a três anos, o Brasil terá condições de produzir 1,118 bilhão de litros de biodiesel - 39,75% acima da demanda de 800 milhões esperada para suprir a mistura de 2% ao diesel de petróleo, a B2.

A previsão foi divulgada nesta quarta-feira (15) pelo coordenador da Comissão Executiva Interministerial do Biodiesel, Rodrigo Augusto Rodrigues, durante simpósio sobre o tema na Feira de Negócios do Setor de Energia, em Araçatuba (SP).

Os volumes são somente do combustível com selo social, ou seja, os que têm como matéria-prima grãos produzidos pela agricultura familiar e os únicos que podem ser adquiridos por leilões públicos.

De acordo com Rodrigues, o volume disponibilizado em 2008 será a soma dos 49 milhões de litros/ano oferecidos pelas cinco unidades já existentes, dos 61 milhões de litros a serem produzidos por empresas em fase de regularização e pelas 24 em construção ou em projeto.


Oferta
Esses novos projetos serão responsáveis pela maior parte da oferta prevista, ou 1,008 bilhão de litros ao ano. Para garantir a compra do produto, a Petrobras lançará leilões, ainda em março, para 110 milhões de litros a serem entregues de julho de 2006 a junho de 2007.

Em abril, a empresa fará uma nova rodada de compra, para adquirir, segundo Rodrigues, 400 milhões de litros a serem entregues ao longo do próximo ano.
"Com isso, o governo espera que sejam incorporadas 250 mil famílias de pequenos agricultores até 2008 na produção de oleaginosas para o biodiesel", afirmou o coordenador.

Ainda segundo Rodrigues, até o final de 2006, o número de postos de combustíveis que comercializam a mistura B2 deve saltar de 80 para mais de 1 mil, com a entrada da Petrobras na distribuição do combustível.

Com informações da Agência Estado.