View Full Version : Conclusão do projecto de Alqueva pode ser antecipada em dez anos

Reflex
March 17th, 2006, 09:16 PM
O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou hoje que a conclusão do projecto global de Alqueva, no Alentejo, vai ser antecipada em dez anos, para 2015, tendo em conta a prioridade nacional atribuída pelo Governo ao empreendimento.

"Vamos antecipar o calendário de execução das obras para termos o Alqueva mais depressa concluído, para criar mais oportunidades na região e, em consequência, para o país", afirmou José Sócrates.

Questionado sobre a antecipação do calendário das obras, o primeiro-ministro explicou que o objectivo passa por concentrar no empreendimento "aquilo que são as disponibilidades" financeiras do país, tanto ao nível de fundos nacionais, como comunitários.

"Acho que devemos antecipar o calendário, que inicialmente apontava para a conclusão em 2025, e concentrar aqui um forte investimento, para que Alqueva sirva também de referência ao país, como projecto exemplar", considerou José Sócrates, citado pela Lusa.

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro durante a inauguração da Barragem e da Central Hidroeléctrica de Pedrógão, no concelho da Vidigueira, em Beja, dois equipamentos integrados no projecto global de Alqueva.

O chefe do Executivo destacou a importância do empreendimento para a modernização agrícola, a criação de regadio, a aposta turística, a produção de energia eléctrica e a disponibilização de água numa região ciclicamente afectada pela seca.

José Sócrates sublinhou igualmente a necessidade de o investimento público acompanhar o que considerou serem os "bons sinais" que estão a surgir da parte de investidores privados.

O primeiro-ministro anunciou ainda que o Plano de Ordenamento das Albufeiras de Alqueva e de Pedrógão (POAAP), que está em revisão, vai entrar em fase de discussão pública até ao dia 12 do próximo mês.

"Vamos pôr à discussão pública o novo POAAP, que prevê já a possibilidade de construção de alguns empreendimentos turísticos e que mantém elevados padrões ambientais", disse José Sócrates.
Fonte: Publico

Barragon
March 17th, 2006, 09:42 PM
Boa :applause: assim pelo menos dá o exemplo de um projecto acabado.

Arpels
March 17th, 2006, 09:45 PM
e começa tb a gerar lucro mto mais cedo :applause:

[Smeagol]
March 18th, 2006, 12:31 AM
como é q pode dizer q esta a antecipar..... se a barragem teve 40 anos pa ser feita... :lol:

Reflex
March 18th, 2006, 12:36 AM
Como raio tencionam eles fazem isso...ou melhor, que megalomano projecto é esse, que tinha inicialmente uma previsão de quase 25 anos de prazo??? (entre o final da construção da barragem e 2025)

Portugues
March 18th, 2006, 03:41 AM
Promessas....Promessas...acredita quem quer!

[Smeagol]
March 18th, 2006, 03:54 AM
eu sei mais ou menos por alto.... a albufeira do alqueva, sendo a maior da europa tem uma capacidade de abastecimento enorme, mas mesmo enorme, tipo da pa abastecer metade do alentejo. mas para isso tem de ser costruidos kms e kms de condutas para levar a água do alqueva até às barragens mais pequenas... tipo o q os espanhoies fizeram à 20anos atrás em q trazem água do norte de espanha para o sul....

Dado a envergadura da obra n me espanta q demore 20anos a concretizar... :okay:

Portugues
March 18th, 2006, 03:56 AM
O Engº diz que faz aquilo em 10 anos....

.... daqui a 10 anos ele já não está na cadeira do poder, nem ninguém se lembra da tal promessa ;)

Reflex
March 18th, 2006, 04:24 AM
@Smeagol: sim, eu sei disso, mas na altura da inauguração do Alqueva tinha ouvido dizer que em 2008/09 isso estaria pronto, ptt julguei que isto agora fosse outra coisa qualquer...

TeKnO_Lx
March 18th, 2006, 05:55 AM
mas qual regadio.. o xor SOcrates tanos a enfiar o barrete.. pareceme claro para o que vai ser o Alqueva , emprendimentos turisticos como o do Roquete, aproveitando a vertente nautica e usando a água para o Golf

JohnnyMass
March 18th, 2006, 06:10 AM
pois tb acredito mais nisso que outra coisa...bem que ele quer saber é dos agricultures empobrecidos do alentejo.

Barragon
March 18th, 2006, 02:24 PM
Ele ontem foi inaugurar a barragem de pedrógão ... que faz parte do empreendimento do alqueva e disse que o projecto todo dos canais iria estar pronto em 2015... para começarem cedo as obras dos golfes e isso só pode.

JohnnyMass
March 18th, 2006, 10:39 PM
o alentejo é de facto o sítio mais propício para campos de golfe...:bash:

Arpels
March 18th, 2006, 11:11 PM
eu pessoalmente numca acreditei k a barragem fossa beneficiar outra coisa k não fosse principalmente o turismo isto pk os agricultores a decadas k basaram pa Lisboa e para o estranjeiro, eles esperaram anos pela barragem e tanto esperaram k se canssaram e deixaram de acreditar nela, ate k foi construida mas agricultores so meia duzia e k ficaram.

Reflex
March 19th, 2006, 02:50 AM
Também não podemos ser assim tao extremistas... O Alqueva vai ajudar a agricultura alentejana, agora a questão dos canais de rega terá que ser tratada de forma célere e responsável...
Quanto à vertente turistica, nao me oponho, desde que os empreendimentos não comecem a nascer como cogumelos...

Barragon
March 19th, 2006, 03:47 PM
Arpels claro que vai ajudar a agricultura.... e sou da mesma opinião do reflex referente aos empreendimentos, já que estes poderão também trazer riqueza.

Portugues
March 19th, 2006, 05:08 PM
O Engº que está sentado na cadeira do poder quer lá saber do pobretanas que anda de saxola e pá na mão! Quer é sim saber dos magnatas do Turismo que metem bom dinheirinho nas suas campanhas partidárias e na sua conta privada na Suíça! De boas acções como esta está o Inferno cheio!
Daqui a 25 anos a pequena agricultura de Portugal está extinta e será riscada dos livros de "Estudo do Meio".

Barragon
March 19th, 2006, 11:25 PM
Assim já não há problemas no planeamento urbano :lol:

Reflex
March 19th, 2006, 11:41 PM
No meu tempo ainda era "Meio Físico e Social"...:D

Barragon
March 20th, 2006, 01:04 AM
A sério?? :lol: eu já apanhei com o Estudo do Meio.

Reflex
March 20th, 2006, 01:29 AM
Como é que isso é possivel?? Se eu tive MFS, pelo menos, na 2ª, 3ª e 4ª classe e tu és 1 ano mais novo que eu, algures no teu percurso tiveste que apanhar com esta designação...:|

Filipe_Golias
March 20th, 2006, 06:34 AM
Eu tb tive MFS :yes:

Arpels
March 20th, 2006, 01:31 PM
eu tb tive MFS mas parece-me k foi so no ciclo :sly: na primaria dava-mos os rios as serras e cenas do genero mas não era uma disciplina concreta visto na altura a primaria não ser dividida em disciplinas :yes:

Barragon
March 21st, 2006, 01:16 AM
A minha primária deve ter ido lg pelo estudo do meio.

JohnnyMass
March 21st, 2006, 01:28 AM
isso já foi há tanto tempo...não me lembro!:lol:

Portugues
March 21st, 2006, 03:08 AM
Como eu tenho arte e engenho para baralhar a geração "Morangos com Açucar"...

Filipe_Golias
March 21st, 2006, 04:18 AM
E soberba e arrogância pra dar e vender tb...

Barragon
March 21st, 2006, 10:28 AM
Não baralhaste ninguém seu presunçoso.

Arpels
March 21st, 2006, 12:02 PM
isso já foi há tanto tempo...não me lembro!:lol:

loiro :rofl::rofl:

Paulo2004
March 22nd, 2006, 09:09 PM
Espero que o seja realmente.