View Full Version : Extensão de linha da CPTM - Jurubatuba- Grajaú
richter30 March 18th, 2006, 09:10 PM Extensão de linha da CPTM provoca remoção e protesto de moradores - SÃO PAULO - Setenta moradores protestaram contra a desapropriação de terreno da CPTM - Cerca de 70 moradores protestaram contra a desapropriação de um terreno da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na Cidade Dutra, zona sul da capital, na manhã desta sexta-feira, 17. Segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), um grupo de 15 moradores se recusou a receber indenização ou apartamentos da CDHU. A reintegração de posse e o protesto, que acabou às 13 horas, foram pacíficos, segundo informou a Polícia Militar.
A maioria das casas da "Cheba", como é conhecida a favela que circunda a linha ferroviária, já foi numerada e terá de ser removida. Muitas já foram derrubadas. Alguns moradores já receberam notificações de remoção há muitos anos.
Maria de Lourdes da Silva, cuja casa fica em frente à Avenida Matias Beck, vive há quinze anos no local e já havia recebido a visita de um oficial de justiça dez anos atrás, quando a FEPASA, que administrava as linhas de trem, tentou remover seu imóvel. Na época, a justiça acabou cedendo e deixou que ela continuasse a morar no local, pois tinha filhos pequenos e não possuía condições de sair. Atualmente o imóvel tem dois andares, e até um comércio. Eles foram novamente notificados e terão de sair.
Já a moradora Andréa Silva, que vive há doze anos na Cheba, diz que não está sentindo firmeza nas opções que a CPTM apresenta. "O que eles estão oferecendo nós não estamos sentido firmeza" destaca.
CDHU - Segundo Sérgio Carvalho Júnior, gerente de atendimento ao usuário da CPTM, a empresa fez um convênio com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) para a construção de 420 moradias para as famílias removidas. Contratou também a empresa Prime Engenharia para cadastrar essas famílias, em torno de 600, e fazer a avaliação das moradias para poder pagar possíveis indenizações. A empresa apresenta duas propostas aos moradores. Primeiro ela sugere que a família vá morar de aluguel, até que o imóvel da CDHU esteja pronto. Esse aluguel será pago pela CPTM. O apartamento da CDHU será financiado à família conforme já ocorre para pessoas de baixa renda.
A segunda opção é a indenização, que é paga conforme o tamanho do terreno e o tipo de construção. Há imóveis que possuem avaliações em torno de R$ 20 mil, outros porém foram avaliados em R$ 1,5 mil.
A empresa sugere, nos casos em que as indenizações são muito baixas, que as famílias optem pelo aluguel e, posteriormente, pelo apartamento, pois só assim poderiam obter uma moradia digna. A CPTM quer evitar que esses moradores invadam outros terrenos irregulares e que o número de favelas cresça. Em casos de extrema pobreza, quando a família não pode se comprometer com o financiamento da CDHU e a indenização é muito baixa, a Prime encaminha o caso para a assistência social, para tentar outras alternativas.
Outro problema levantado pelos moradores é quanto a construção de CDHU no Itaim Paulista, na zona leste, pois a maioria nasceu na Capela do Socorro, estuda ou trabalha na região, que não quer deixar. Carvalho alega que nas proximidades não existem áreas para a construção de CDHU, e que infelizmente é possível que algumas famílias tenham de ir para a zona leste.
Obras - O terreno onde está localizada a Cheba dará lugar à extensão da Linha C da CPTM, que abrange um trecho de 8,5 quilômetros e prevê a construção das estações Autódromo, Interlagos e Grajaú, que se integrará ao terminal Grajaú de ônibus.
Fonte: http://paginas.terra.com.br/servicos/maca/ferrovia.html#clipping
rkj March 18th, 2006, 09:58 PM Bom sinal de que a linha C está andando...
Heilig March 18th, 2006, 11:19 PM poem pra correr!!!
BrunoFoca March 18th, 2006, 11:26 PM Choque neles.
RRC March 18th, 2006, 11:42 PM Bah, oq ue me dá nos nervos é o pessoal simplesmente INVADIR o terreno, ou seja, não pagar nada a ninguem para morar lá, sabendo que o terreno tem um dono, e quando este o reincindica para fazer fazer uma obra de interesse coletivo, oferecendo indenização essa gente ainda acha ruim e não quer mudar de região onde o governo oferece financiamento habitacional. Ah, dá um tempo, sei que são pobres, que não tem muitas opções, mas a lei é para todos, há de ser cumprida.
Bom, de todo modo é muito bom ver a extensão da linha C
richter30 March 19th, 2006, 12:11 AM Bah, oq ue me dá nos nervos é o pessoal simplesmente INVADIR o terreno, ou seja, não pagar nada a ninguem para morar lá, sabendo que o terreno tem um dono, e quando este o reincindica para fazer fazer uma obra de interesse coletivo, oferecendo indenização essa gente ainda acha ruim e não quer mudar de região onde o governo oferece financiamento habitacional. Ah, dá um tempo, sei que são pobres, que não tem muitas opções, mas a lei é para todos, há de ser cumprida.
Bom, de todo modo é muito bom ver a extensão da linha C
O que eles querem é só complicar...
-----------------------------------------------------
Extensão da Linha C até Grajaú
Aumentar a oferta de lugares e melhorar a acessibilidade com a ampliação da rede trens integrados da região metropolitana de São Paulo
Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos
Gerente: Henriqueta Giolito Porto
Três novas estações vão integrar 580 mil moradores da zona sul à rede Metro-ferroviária
A construção de 3 novas estações (Grajaú, Autódromo e Interlagos) até o bairro de Grajaú vai permitir o acesso à rede metro-ferroviária da população dos bairros de Socorro, Interlagos, Cidade Dutra e Parelheiros. Estação Jurubatuba será reformada e 12 trens da unidade 5500 serão recuperados
Projeto:
Construção de 3 novas estações: Grajaú, Autódromo e Interlagos. Início em agosto de 2005 e conclusão em julho de 2006.
Reforma da estação Jurubatuba, incluindo vedação de faixa, passarelas e obras de arte. Início em novembro de 2004 e conclusão em abril de 2006.
Complementação da via permanente, estendendo a Linha C desde Jurubatuba até Grajaú em via dupla de bitola larga, com extensão de 8,5 km. Início em agosto de 2005 e conclusão em julho de 2006.
Remobilização/modernização de 12 trens da série 5500. Início em março de 2006 e conclusão em julho de 2006.
Implantação da sinalização e telecomunicação. Início em agosto de 2005 e conclusão em março de 2007.
Conclusão do projeto:Março de 2007
Custo do projeto: Total de R$ 215,4 milhões (2005 - 2006).
Estágio atual: Contratado Consórcio para a execução das obras.
Licença de instalação parcial emitida em novembro de 2005, do Rio Pinheiros até Grajaú.
pdm March 19th, 2006, 01:20 AM Eu estudo nas proximidades da estação Jurubatuba. Lá tinha apenas uma plataforma, agora a segunda já está quase pronta. Falta só a cobertura e a passarela ligando os dois lados.
Os trilhos já somem de vista rumo a Interlagos. Se o resto da obra estiver no mesmo ritmo, poderá ser entregue até julho sem nenhum problema.
richter30 March 19th, 2006, 02:53 AM Vamos torcer pra que as estações saiam ainda esse ano, pq pelo q eu li, vai ser inaugurada em 2 etapas, sendo a 1º a ligação direta até grajau sem paradas na estações de autodromo e interlagos, e até março de 2007 entram em operação as 2 estações.....
brandi March 19th, 2006, 03:55 AM http://img161.imageshack.us/img161/4850/20060318linhastoamarojurubatub.jpg
Osasco Station March 19th, 2006, 04:44 AM Impressionante, gente pra atrapalhar tem uma fila, será que eles não enxergam os benefícios?
Osasco Station March 19th, 2006, 04:45 AM Ah e realmente dá pra perceber q a obra está andando..
Heilig March 19th, 2006, 06:07 AM essa linha vai ser a mais europeia hehehehe
trem alemao, frances e o porco espanhol Lol
gamatrom March 20th, 2006, 09:07 AM Acho uma puta babaquisse ir até o grajaú, porque não estenderam até a estação Varginha?
Acho que seria de mais valia ir até o extremo-sul dando vazão de transporte para aquela região.
O que o pessoal do forum acha?
mopc March 20th, 2006, 02:39 PM Varginha acho que não tem demanda.
gamatrom March 20th, 2006, 05:40 PM Acho que sim, ainda mais que tem o Term Varginha
pdm March 20th, 2006, 11:06 PM Sim, tem o terminal Varginha, mas, se não estou enganado, a distância entre Grajaú e Varginha é gigantesca, não é?
gamatrom March 21st, 2006, 06:11 AM sim
Osasco Station March 21st, 2006, 04:10 PM Deveria ir até Varginha como antes, que construam mais estações.
gamatrom March 22nd, 2006, 07:38 AM Concordo com o OSACO
Tamarindo Cobra March 22nd, 2006, 03:58 PM Também concordo com o Osasco! :)
DMA Brasil March 22nd, 2006, 06:23 PM Alguém sabe se há esse projeto da extensão até o extremo sul??? (não o vi no mapa do PITU que estamos analisando em outro thread...)
richter30 March 22nd, 2006, 08:08 PM O que eu sei é só até o Grajaú...
Não vi nenhum projeto de extensão até varginha, se bem que tb acho uma boa extender até lá, pra atender o povo que mora na sofrida zona sul....
pdm March 22nd, 2006, 08:47 PM Pelo tamanho da linha C naquele mapa, parece que no PITU estão contando a extensão até Varginha sim...
Osasco Station March 23rd, 2006, 12:20 AM ^^ tomara
richter30 March 23rd, 2006, 12:24 AM ah é, eu tb vi lá no novo site sobre o PITU
tem que ver se atualmente iria ter demanda, pq muitos pegam pra vir pro centro, e não pra marginal pinheiros, onde pra acessar o centro de SP teriam que dar mó volta, pegando ponte orca, depois linha 2, linha 1 e seguir....ou ir até presidente altino, depois baldear p/ a linha B e seguir até barra funda, baldeando mais uma vez pro metro linha 3 ....
agora se já tivesse a linha 5 pronta seria uma vantagem fazer logo de imediato, futuramente acho mais viavel do que agora...
Osasco Station March 23rd, 2006, 01:05 AM ^^ sim, infelizmente ainda estamos naquela fase de colocar transporte pra quem nao tem nada... e nao de melhorar o existente.
RRC March 23rd, 2006, 01:52 AM Uma eventual extensão até Varginha seria muito útil sim, vcs já viram como andam super lotados os ônibus que vão pra lá (detalhe que são ônibus articulados e bi-articulados, com capacidade para 180 e 300 passageiros respectivamente), todo dia tem gente pendurada nesses ônibus!!
Com a conclusão da linha amarela do metrô haveria apenas uma baldeação pra chegar no centro, e tudo por trilhos, muito melhor
richter30 March 23rd, 2006, 03:08 AM Uma eventual extensão até Varginha seria muito útil sim, vcs já viram como andam super lotados os ônibus que vão pra lá (detalhe que são ônibus articulados e bi-articulados, com capacidade para 180 e 300 passageiros respectivamente), todo dia tem gente pendurada nesses ônibus!!
Com a conclusão da linha amarela do metrô haveria apenas uma baldeação pra chegar no centro, e tudo por trilhos, muito melhor
Com a linha 4 pronta ai será viavel sim, mas por hora não seria muito viavel não, pois quem quiser ir pra republica vai ter que dar mó rolê...
qto aos onibus, é só a SPtrans tomar vergonha na cara e colocar mais onibus pra cobrir a demanda dessa região (pelo menos pra amenizar, pois os intervalos são mto grandes e retirar os trocentos onibus que vejo circular vazio aqui na minha região, (Centro) mas o que eu vejo nos noticiarios são gente reclamando da demora dos onibus em virem em pleno horario de pico....
Deveriam seguir o bom exemplo do corredor metropolitano da EMTU e do metrô, cujo intervalos do corredor variam entre 3 e 5 min, por isso que tem forte preferencia dos usuários....
RRC March 23rd, 2006, 03:19 AM ^^ Mas tem MUITO õnibus pra lá!, eles saem ali da Pça da Sé e do Terminal Bandeira a cada 5 minutos nos horários de pico, é o tempo do povo entrar e o busão sai, a quantidade de gente que vai pra lá é mesmo impressionante.
richter30 March 23rd, 2006, 03:32 AM vixe, então é complicado....só que 5 min ainda é um intervalo alto demais pra hora de rush...deveria vir um atras do outro como no metrô, ainda mais por onibus ser um sistema de baixa capacidade, diferente do metrô que é de alta capacidade!
enquanto um onibus está enchendo, teria que ter pelo menos mais 2 logo atras pra qdo um tiver saindo, outro já está enchendo e mais outro logo atras, só assim amenizaria um pouco, mas esperam lotar o onibus até as portas, por isso que demora pra sair....
o metrô já não....da estação corinthians itaquera sai um atras do outro, enchendo ou não....o erro é esperar encher até não caber mais ninguém pra sair do que estabelecer um intervalo e dado o mesmo, mandar as pessoas pro proximo logo atras, enquanto o da frente saisse....mas como falta competencia, então dá nisso, como se todo mundo fosse tomar o onibus só naquele lugar....
Osasco Station March 23rd, 2006, 04:32 PM ^^ concordo plenamente, por isso subway all the way!
richter30 March 23rd, 2006, 05:08 PM Metrô é o bicho....ainda mais que li uma matéria sobre os novos trens da linha 4
ar condicionado, bancos estofados, sistema de isolamento acustimo mais potente do que os trens do expresso leste e linha 5 e outras tecnologias de ponta....outro dia vi um trem parado na estação pirituba da CPTM, desci e olhei de perto, e pelo design, lembra mto os trens do metrô e nada da CPTM....só estava cru, sem a pintura simbolo da CPTM ou a do metrô....
a unica coisa que lamento é de que não estar com a minha digital naquele momento, senão teria tirado e postado aqui pra vcs verem....mas se passar lá de novo e o trem estiver lá, ai estarei dessa vez com a digital e vou tirar as fotos na moita :)
o trem era mó moderno, mó louco por dentro e tudo mais.....coisa de 1º mundo!
enfim...é ver pra crer
Osasco Station March 23rd, 2006, 10:18 PM Metrô é o bicho....ainda mais que li uma matéria sobre os novos trens da linha 4
ar condicionado, bancos estofados, sistema de isolamento acustimo mais potente do que os trens do expresso leste e linha 5 e outras tecnologias de ponta....outro dia vi um trem parado na estação pirituba da CPTM, desci e olhei de perto, e pelo design, lembra mto os trens do metrô e nada da CPTM....só estava cru, sem a pintura simbolo da CPTM ou a do metrô....
a unica coisa que lamento é de que não estar com a minha digital naquele momento, senão teria tirado e postado aqui pra vcs verem....mas se passar lá de novo e o trem estiver lá, ai estarei dessa vez com a digital e vou tirar as fotos na moita :)
o trem era mó moderno, mó louco por dentro e tudo mais.....coisa de 1º mundo!
enfim...é ver pra crer
AAAAh entao acho q esses foram os trens que eu vi parados numa linha do lado da estação Piqueri...
Heilig March 23rd, 2006, 11:24 PM ^^
^^
Esses trens rodam em Santiago do Chile, foram feitos aqui em SP.
Osasco Station March 24th, 2006, 01:37 AM ^^ sério? Q merda, o Brazil importa trem e exporta o que nós fabricamos?
richter30 March 24th, 2006, 03:22 AM É o brasil no eterno contra mão da coisa... :(
Heilig March 24th, 2006, 03:55 AM ^^
O Brasil nao, a Alstom :( Nao tem tecnologia nossa ali.
Heilig March 24th, 2006, 04:00 AM http://www.alstom.com.br/Jornal/006-03-2005/IMG/Fotos%2025/santiago.jpg
"Carro da Linha 4 do Metrô de Santiago em testes, em São Paulo"
http://www.alstom.com.br/Jornal/006-03-2005/Chile.asp
rkj March 24th, 2006, 06:56 AM ^^ sério? Q merda, o Brazil importa trem e exporta o que nós fabricamos?
Isso é normal de globalização... quanto à linha 4 de São Paulo, que trem vai ser usado aqui vai depender do consórcio ganhador. Se for um consórcio com fabricante no meio (ex: Alstom), óbvio que vai ser desse fabricante... senão, quem ganhar vai ao mercado e quem der melhores condições, leva. Pode ser algo fabricado aqui ou não, pode ser de tecnologia nacional (existe?) ou não... mas como é de um padrão muito usado internacionalmente (vide thread "Tecnologias da Linha Amarela"), o número de possíveis fornecedores é relativamente alto. Só quem eu gostaria que fosse impedido de fornecer trens para a linha amarela é a Bombardier, a mesma empresa canadense que vive tentando sacanear a Embraer.
richter30 March 24th, 2006, 11:56 PM Isso é normal de globalização... quanto à linha 4 de São Paulo, que trem vai ser usado aqui vai depender do consórcio ganhador. Se for um consórcio com fabricante no meio (ex: Alstom), óbvio que vai ser desse fabricante... senão, quem ganhar vai ao mercado e quem der melhores condições, leva. Pode ser algo fabricado aqui ou não, pode ser de tecnologia nacional (existe?) ou não... mas como é de um padrão muito usado internacionalmente (vide thread "Tecnologias da Linha Amarela"), o número de possíveis fornecedores é relativamente alto. Só quem eu gostaria que fosse impedido de fornecer trens para a linha amarela é a Bombardier, a mesma empresa canadense que vive tentando sacanear a Embraer.
Tomara que sejam trens tão bons qto os da linha 5, com isolamento acustico, paineis eletrônicos que mostram o itinerário, ar condicionado e aquecedor entre outros itens de conforto...
o trem do expresso leste e o da linha 5 qdo entram no tunel é uma beleza, parece um colirio para os ouvidos a ausencia daquele "barulhão" horrivel que faz os trens mais antigos do metrô (linhas 1, 2 e 3)
Osasco Station March 25th, 2006, 12:21 AM ^^ hehe eh verdade, e eu achava q esses de Santiago eram nossos :(
richter30 March 25th, 2006, 02:04 AM ^^ hehe eh verdade, e eu achava q esses de Santiago eram nossos :(
bem que poderiam fazer pra gente tb, mas agora fiquei curioso...e agora? se a possibilidade de ser esse trem para a linha 4 - amarela já não é mais, qual será o trem que irá rodar na nova linha???
Só o que sei é que os trens que vão rodar na linha 4 tb serão de tecnologia de ponta, e ainda melhores que os do expresso leste e da linha 5, pois pago mó pau pra aquele trem e o expresso leste, principalmente no calor, o ar condicionado e o isolamento acustico é tudo de bom hehehe
Bom, mas se alguém descobrir, posta aqui...
som942 March 25th, 2006, 02:19 AM Eu não cheguei a andar nesse trem de Santiago, mas andei num da Alstom que dizem que é parecido em Buenos Aires e não vi nenhuma diferença entre aquele trem e o nosso da linha Lilás
rkj March 27th, 2006, 04:18 AM Eu estava vendo as apresentações do edital da linha 4-Amarela, e achei algo curioso nele:
"CONCESSÃO PATROCINADA PARA EXPLORAÇÃO DA OPERAÇÃO DOS SERVIÇOS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS DA LINHA 4 – AMARELA DO METRÔ DE SÃO PAULO, ABRANGENDO DE LUZ ATÉ TABOÃO DA SERRA.
IMPLANTAÇÃO EM DUAS FASES:
Fase I
RESPONSABILIDADE DO PODER CONCEDENTE:
(...) Diversas responsabilidades que podem ser resumidas para "Construção da Linha 4-Amarela" (exceto as estações da Fase II)
. Extensão da operação da Linha C da CPTM
até Grajaú."
Ou seja, o governo assume como parte da licitação da linha 4-Amarela, que a extensão da linha C esteja concluída no máximo até sua inauguração(Dez/2008). Apesar da previsão ser Fev/2007 e o andamento confirmá-la, é curioso que o governo tenha dado isso como garantia de que um certo fluxo de passageiros seja alcançado.
Estranhamente, outros fatores de fluxo de passageiros na linha 4-Amarela não são citados:
- Conforme a linha 5-Lilás for sendo extendida, quando chegar na linha 1-Azul será uma interessante opção para chegar ao centro da cidade, talvez mais rápida que a combinação linha C-linha 4 para quem estiver de Jurubatuba em diante, e quase certamente mais rápida para quem estava usando linha 5-linha C-linha 4 para chegar ao centro. Será que a combinação Celeste-Amarela vai ser mais confortável (ar-condicionado, trens novos) e atrair passageiros ? De qualquer forma, uma opção sempre tira passageiros da outra combinação.
- Conforme a linha 2-Verde for sendo extendida para o Leste, aumentam os passageiros da Linha 4-Amarela enquanto ela não chegar na linha D da CPTM na estação Tamanduateí. Quando isso acontecer, quem fazia Linha D até Luz, Linha 4 até Paulista, Linha 2 até destino na linha 2, certamente vai fazer Linha D até Tamanduateí, linha 2 até destino na linha 2.
- Quando daqui a uns tantos anos a linha 2 chegar no Tatuapé, quem fazia linha 3-Vermelha até República e depois Linha 4 até Paulista talvez pegue a linha 2 direto. Quer seja para ir só pra linha 2 (e aí a concessionária perde passageiros), quer seja para a linha 4 via Consolação, e aí a concessionária não perde passageiros e ainda tem que gastar menos para transportá-los.
Eu chuto que a linha 2 já esteja operacional na Tamanduateí quando da inauguração da Linha 4, ou venha a estar poucos meses depois. Mas a linha 5 até Santa Cruz vai demorar mais, e a linha 2 até Tatuapé ainda mais... de toda forma, o prazo de concessão é de 30 anos, então tudo que se discute do PITU 2025 é extremamente relevante para quem precisa calcular o retorno do investimento na linha 4. E as propostas vão têr que estimar várias dessas variáveis, além dos cenários econômicos como tem no PITU (crescimento, estagnação), mas já definir agora um valor.
Bom, capitalismo é assim mesmo, tem risco.
rkj April 1st, 2006, 04:52 AM Curiosidade 1: se a antiga ramal da linha Sul fazia Jurubatuba - Varginha com bitola métrica (como o Itapevi - Amador Bueno na atual linha B), porque a extensão da linha C agora só vai até Grajaú ao invés de ir até Varginha ?
Curiosidade 2: o trecho Jurubatuba - Autódromo - Interlagos - Grajaú vai ser ramal ou uma extensão real da linha ? Mesmo sendo uma extensão, todos os trens irão até Grajaú ao alguns só ate Jurubatuba ?
Heilig April 1st, 2006, 05:34 AM Linha unica Osasco - Grajau.
Tamarindo Cobra April 1st, 2006, 05:47 AM Alguém sabe dizer quanto custaria pra tirar do papel o PITU 2025??? Alguém tem esse valor, mesmo que seja só uma média, base, aproximação???
|
|