View Full Version : Site exclusivo do PITU 2025 e + novidades!!

Osasco Station
March 21st, 2006, 05:51 PM
A STM disponibilizou um site somente sobre o PITU(http://www.pitu.stm.sp.gov.br), cheio de novidades, leiam a respeito na STM e no próprio site. Na sessão de apresentações tem um arquivo com as atualizações do PITU que agora é para o horizonte de 2025, vejam que eu acertei que haveria uma linha cortando Osasco, passando pela Vila Yara e por Pirituba, confiram. Também quase acertei a continuação da linha... ou estou muito bem de noção para isso ou eles tem visitado o fórum heeheh.
Veja: http://www.pitu.stm.sp.gov.br/download.php?file=apresentacoes/andreixessencial.pdf

Osasco Station
March 21st, 2006, 05:53 PM
Aquela linha que cruza Itaquera constava num mapa recente que surgiu.. coincidência?

Osasco Station
March 21st, 2006, 05:56 PM
A linha 5 também tem traçado idêntico ao daquele mapa...

Osasco Station
March 21st, 2006, 06:03 PM
Até a bifurcação da linha F é idêntica, aquele mapa deve ter vazado da STM.

DMA Brasil
March 21st, 2006, 11:24 PM
Valeu mesmo pelas informações Osasco Station!!!! Poxa, uma dúvida: tu sabes pra quando que é aquela primeira fase da extensão??? Porque digamos que demore mesmo os 20 anos ditos (de agora, 2006, para 2025), essa primeira fase, no caso, teria que ficar pronta, se formos usar um pouco a consciência, em no máximo 2015, certo??? Poxa, ela vai dobrar o tamanho da rede consolidada, e vai ligar bastante lugares da cidade de forma consciente e inteligente, principalmente sem fazer o que acontece com a grande maioria dos metrôs do mundo, que fazem cruzar várias linhas em uma mesma estação, deixando as estações muito movimentadas e com uma estrutura péssima (vide Chatelet-Les Halles, Bank, Waterloo, Republique, Karlsplatz, entre outras, essas de Paris, Londres e Munique, que são metrôs mais antigos). Poxa, e achei muito legal eles finalmente definirem a situação das linhas da CPTM (linhas C e E) elas vão mesmo ficar com a CPTM, eu acho o melhor, inclusive porque a melhor forma é saber dividir bem a situação dos trens de subúrbio (CPTM) com o metrô, que deve ser mais urbano. Muito obrigado mesmo pelas informações, agora vamos analisar os mapas, o que achas???:)

Osasco Station
March 21st, 2006, 11:27 PM
:) Estamos aqui pra isso ;) O governo é meio desordenado quanto a prazos, mas sim, creio que até 2015 a primeira fase deve estar pronta.. mas terão que acelerar o processo, 3 estações em 2 anos é muito pouco por exemplo...

Vamos analisar os mapas sim... descobri que o mapa que eu tava falando está em um dos documentos, mas muito pequeno.. quando vc amplia fica desfocado..

DMA Brasil
March 21st, 2006, 11:43 PM
Hum, eu ainda não sei o mapa que você está falando, eu baixei 3 documentos, se não me engano, mas só analisei dois... Poxa, eu acho que o metrô vai ficar muito interessante, pois até a primeira fase ao menos, e pelo que eu notei (não sei se estou certo) as estações vão ter no máximo 3 linhas de metrô cruzando (óbvio que as linhas de metrô e trens de subúrbio são muito maiores os cruzamentos), mas eu acho que isso vai deixar o metrô da capital bem parecido com o de Madri, onde, de acordo com um mapa que eu tenho aqui, se cruzam no máximo quatro linhas de metrô em uma mesma estação (salvo engano, na de Nuevos Ministerios), e o metrô de Madri atualmente é considerado o melhor do continente, justamente porque ele foi mais bem planejado, e é muito mais moderno que todos os outros metrôs do mesmo tamanho do mundo. Acho que devemos seguir seriamente a experiência ótima de Madri, usarmos o que eles fizeram, e corrigir os erros deles. Óbvio que essas 3 estações por 2 anos é um passo de tartaruga, temos que encher mesmo o saco do Governo do Estado (e porque não da Prefeitura da Capital, afinal, com a Prefeitura e o Estado nas mãos do mesmo partido, como está pra ocorrer, acho que ambos podem se juntar para fazer desse projeto realidade). Voltando novamente a Madri, lá eles inauguram uma linha a cada 2 anos (a última linha 12 - chamada de Metro Sur - foi inaugurada muito rápido, e ela transformou a vida das cidades ao sul de Madri), e acho que é plenamente possível levar esse ritmo a algo mais rápido, afinal, se Madri conseguiu, porque nós não vamos conseguir??? Acho que é principalmente algo de mandarmos nossas idéias ao Governo do Estado e à Prefeitura quanto ao que concerne na construção das linhas de metrô (por exemplo, em Madri algumas linhas são de superfície, o que fez que a construção tivesse seu valor diminuído drasticamente) e principalmente, enfiar na cabeça dos governantes (acho que alguns já se ligaram disso) que o transporte está mais que atrelado a um bom desenvolvimento da cidade e do país. Então, vamos às nossas análises!!! Primeiro, acho que a extensão da linha 2 está ótima, e acho que é plenamente possível que as construções continuem, afinal, já se está com a "mão na massa", acho que as linhas de arco estão ótimas, elas se parecem um pouco com o sistema de Londres, embora o de Londres não abranja tantas localidades como o de São Paulo, já que ele é principalmente no centro (a chamada Circle Line). A linha 4 em sua expansão pra Guarulhos está boa, mas aí eu entro em uma questão: será mesmo necessário que o metrô chegue à Guarulhos tendo já um trem de subúrbio que vai chegar à cidade??? Não sei, pra mim é algo um pouco "redundante". Como eu já disse, eu achei muito interessante a volta das linhas da CPTM para a CPTM, porque devemos ter muito bem definido o sistema de transportes de subúrbio com o sistema de transporte metropolitano, já que essa é a experiência usada nas cidades européias (todas as grandes cidades do continente mantiveram um sistema de trens de subúrbio eficiente aliado a um metrô eficiente e mais urbano, e de novo eu cito Madri com o sistema do metrô aliado ao eficientíssimo Cercanías). Bem, o que achas??:)

rkj
March 21st, 2006, 11:55 PM
:) Estamos aqui pra isso ;) O governo é meio desordenado quanto a prazos, mas sim, creio que até 2015 a primeira fase deve estar pronta.. mas terão que acelerar o processo, 3 estações em 2 anos é muito pouco por exemplo...

A questão é que a Linha Amarela, que tem mais estações, vai entrar boa parte de uma vez só. Olhando para a expansão 2002-2008, serão um bom número de novas estações (5 na linha verde, 7 na linha amarela) para 6 anos de construção, algo como 2 estações por ano.

Algo que vejo poucos comentários é de expansão de trens; por exemplo, a linha 2 não vai ganhar nenhum trem a mais para atender o trecho até Imigrantes. Isso não comprometerá o intervalo de viagens ? Hoje já tem alguns trens antigos (Mafersa) rodando junto com os Alstom que iniciam eram o total das linhas 2 e 3, será que vão entrar mais ? Já para a expansão até o Alto do Ipiranga estão previstos dois novos trens, e para o trecho até Sacomã e Tamanduateí está previsto um novo pátio, imagin que para colocar mais trens...

Porém, o que mais preocupa nessa questão é a linha 4. Ela tem um enorme potencial de introduzir muito mais passageiros na demanda das linhas com as que ela integra: C, 2, 3 e 1. A linha C (vide tópico específico) tem boa previsão de aumento de trens, a linha 2 tem algo previsto para seu crescimento interno que talvez seja suficiente para suportar a linha 4, mas nada vejo a respeito de aumentar a capacidade das linhas 1 e 3, que hoje já trabalham saturadas.

Tamarindo Cobra
March 22nd, 2006, 12:28 AM
Caramba, sinceramente, não sei de nada que vocês tão falando, hehehehe! To totalmente por fora! :) Ma pela empolgação de vocês, deve ser algo bom, tomará que saia do papel, hehehehe! :)

DMA Brasil
March 22nd, 2006, 01:15 AM
^^ ahahaha Liga não Tarcísio, é meio complicado mesmo... é que é a minha área né...;)

richter30
March 22nd, 2006, 03:40 AM
A questão é que a Linha Amarela, que tem mais estações, vai entrar boa parte de uma vez só. Olhando para a expansão 2002-2008, serão um bom número de novas estações (5 na linha verde, 7 na linha amarela) para 6 anos de construção, algo como 2 estações por ano.

Algo que vejo poucos comentários é de expansão de trens; por exemplo, a linha 2 não vai ganhar nenhum trem a mais para atender o trecho até Imigrantes. Isso não comprometerá o intervalo de viagens ? Hoje já tem alguns trens antigos (Mafersa) rodando junto com os Alstom que iniciam eram o total das linhas 2 e 3, será que vão entrar mais ? Já para a expansão até o Alto do Ipiranga estão previstos dois novos trens, e para o trecho até Sacomã e Tamanduateí está previsto um novo pátio, imagin que para colocar mais trens...

Porém, o que mais preocupa nessa questão é a linha 4. Ela tem um enorme potencial de introduzir muito mais passageiros na demanda das linhas com as que ela integra: C, 2, 3 e 1. A linha C (vide tópico específico) tem boa previsão de aumento de trens, a linha 2 tem algo previsto para seu crescimento interno que talvez seja suficiente para suportar a linha 4, mas nada vejo a respeito de aumentar a capacidade das linhas 1 e 3, que hoje já trabalham saturadas.

Não me lembro exatamente onde li, mas pra inauguração das novas estações estão previstas o acrescimo de mais 4 trens do mesmo modelo dos que estão rodando atualmente (não o antigão da linha 1)

Só o que está ruim é o intervalo atual, 3 min (hora vale), 1 min e 45 seg (pico), não está sendo o suficiente, o ideal é que fosse igual as da linha 1 assim que inaugurar as novas estações, afinal, serão 370 mil usuários por dia....a linha já está muito carregada pros intervalos atuais...

Baianóide
March 22nd, 2006, 04:14 AM
Metrô em São Mateus ! :)

Baianóide
March 22nd, 2006, 04:18 AM
A linha que passará por São Caetano indo para SBC e a para São Mateus serão ótimas, além do fato de que o corredor da EMTU vai virar VLT. Queria saber como vão ser esses trens regionais, que cruzaram a ZL. E terá finalmente uma linha para Congonhas. Tomara que pelo menos 2/3 saia do papel.

Osasco Station
March 22nd, 2006, 05:08 AM
Preciso me aprofundar mais, mas cá entre nós: outra linha paralela à D NÃO! O trecho que não coincide td bem..

pdm
March 22nd, 2006, 05:26 AM
Essa linha Cachoeirinha - S. André passa por Pedro II...

Brez
March 22nd, 2006, 09:27 AM
Pessoal eu não entendi a diferença entre as duas situações propostas a primeira parece com a do mapa antigo do metrõ a segunda é a queles vão acatar? eu não entendi muito.. alguem pode me explicar?por que para falar a verdade se for a segundo o ibira q precisa bastante de metrô continuaria sem linha nenhuma aí seria horrível...

Osasco Station
March 22nd, 2006, 05:09 PM
A linha que passará por São Caetano indo para SBC e a para São Mateus serão ótimas, além do fato de que o corredor da EMTU vai virar VLT. Queria saber como vão ser esses trens regionais, que cruzaram a ZL. E terá finalmente uma linha para Congonhas. Tomara que pelo menos 2/3 saia do papel.

Concordo, essa região também precisa de metrô... aonde diz que o corredor vai virar VLT?

Osasco Station
March 22nd, 2006, 05:10 PM
Essa linha Cachoeirinha - S. André passa por Pedro II...
Então a estação fantasma vai se tornar "real".

Osasco Station
March 22nd, 2006, 05:13 PM
Hum, eu ainda não sei o mapa que você está falando, eu baixei 3 documentos, se não me engano, mas só analisei dois... Poxa, eu acho que o metrô vai ficar muito interessante, pois até a primeira fase ao menos, e pelo que eu notei (não sei se estou certo) as estações vão ter no máximo 3 linhas de metrô cruzando (óbvio que as linhas de metrô e trens de subúrbio são muito maiores os cruzamentos), mas eu acho que isso vai deixar o metrô da capital bem parecido com o de Madri, onde, de acordo com um mapa que eu tenho aqui, se cruzam no máximo quatro linhas de metrô em uma mesma estação (salvo engano, na de Nuevos Ministerios), e o metrô de Madri atualmente é considerado o melhor do continente, justamente porque ele foi mais bem planejado, e é muito mais moderno que todos os outros metrôs do mesmo tamanho do mundo. Acho que devemos seguir seriamente a experiência ótima de Madri, usarmos o que eles fizeram, e corrigir os erros deles. Óbvio que essas 3 estações por 2 anos é um passo de tartaruga, temos que encher mesmo o saco do Governo do Estado (e porque não da Prefeitura da Capital, afinal, com a Prefeitura e o Estado nas mãos do mesmo partido, como está pra ocorrer, acho que ambos podem se juntar para fazer desse projeto realidade). Voltando novamente a Madri, lá eles inauguram uma linha a cada 2 anos (a última linha 12 - chamada de Metro Sur - foi inaugurada muito rápido, e ela transformou a vida das cidades ao sul de Madri), e acho que é plenamente possível levar esse ritmo a algo mais rápido, afinal, se Madri conseguiu, porque nós não vamos conseguir??? Acho que é principalmente algo de mandarmos nossas idéias ao Governo do Estado e à Prefeitura quanto ao que concerne na construção das linhas de metrô (por exemplo, em Madri algumas linhas são de superfície, o que fez que a construção tivesse seu valor diminuído drasticamente) e principalmente, enfiar na cabeça dos governantes (acho que alguns já se ligaram disso) que o transporte está mais que atrelado a um bom desenvolvimento da cidade e do país. Então, vamos às nossas análises!!! Primeiro, acho que a extensão da linha 2 está ótima, e acho que é plenamente possível que as construções continuem, afinal, já se está com a "mão na massa", acho que as linhas de arco estão ótimas, elas se parecem um pouco com o sistema de Londres, embora o de Londres não abranja tantas localidades como o de São Paulo, já que ele é principalmente no centro (a chamada Circle Line). A linha 4 em sua expansão pra Guarulhos está boa, mas aí eu entro em uma questão: será mesmo necessário que o metrô chegue à Guarulhos tendo já um trem de subúrbio que vai chegar à cidade??? Não sei, pra mim é algo um pouco "redundante". Como eu já disse, eu achei muito interessante a volta das linhas da CPTM para a CPTM, porque devemos ter muito bem definido o sistema de transportes de subúrbio com o sistema de transporte metropolitano, já que essa é a experiência usada nas cidades européias (todas as grandes cidades do continente mantiveram um sistema de trens de subúrbio eficiente aliado a um metrô eficiente e mais urbano, e de novo eu cito Madri com o sistema do metrô aliado ao eficientíssimo Cercanías). Bem, o que achas??:)
Já sabíamos que a linha 4 não iria acabar na Luz, mas não imaginava que iria para Guarulhos... mas com certeza será necessário isso, pois o Trem de Guarulhos não tem muita amplitude em relação à área e o corredor Tucuruvi-Guarulhos é uma piada. As linhas C e E não serão do metrô? Por mim tudo bem, pq tem ótimo padrão de serviços.

rkj
March 22nd, 2006, 06:07 PM
Não me lembro exatamente onde li, mas pra inauguração das novas estações estão previstas o acrescimo de mais 4 trens do mesmo modelo dos que estão rodando atualmente (não o antigão da linha 1)

Se você puder encontrar, eu agradeço... todas as referências que encontrei no site do Metrô, da Alstom e arquivos deste fórum falam sempre de sistemas operacionais e de energia, nunca de trens, quando se fala de Ana Rosa - Imigrantes. E só há menções aos 11 trens Alstom, não aos antigões da linha 1 que às vezes aparecem por lá.

Só o que está ruim é o intervalo atual, 3 min (hora vale), 1 min e 45 seg (pico), não está sendo o suficiente, o ideal é que fosse igual as da linha 1 assim que inaugurar as novas estações, afinal, serão 370 mil usuários por dia....a linha já está muito carregada pros intervalos atuais...

Intervalo ou espera média (que é metade do intervalo) ?
Segundo o metrô a espera média em pico é:
- Linha 1-Azul, 61 segundos pela manhã e 60 segundos à tarde;
- Linha 2-Verde, 82 segundos pela manhã e 79 segundos à tarde;
- Linha 3-Vermelha, 53 segundos pela manhã e 55 segundos à tarde;
- Linha 5-Lilás, 192 segundos pela manhã e 192 segundos a tarde.

DMA Brasil
March 22nd, 2006, 07:31 PM
Pessoal, tenho a mesma pergunta do Osasco Station: onde está dizendo que a EMTU vai virar VLT??? Osasco, ao menos o que eu entendi, é que as linhas C e E vão ficar mesmo com a CPTM, afinal a primeira fase já diz de linhas 6 (que seria a E), 7 (que seria a C), e linha 8, então acho que vai ficar mesmo com a CPTM... Só têm que expandir o bom serviço das linhas C e E ao menos pras linhas B (que pra mim é a mais movimentada, depois da E), e pra linha A (que ao menos até onde eu sei, é a pior...). Ah, Brez, até onde eu entendi, o mapa 2 é o que será acatado (e essa primeira fase tem que estar pronta até 2015, afinal, é o mais normal né, porque o sistema vai triplicar em 20 anos, então tem que duplicar em 10 né... cara, quer saber de uma coisa, assim que o Alckmin sair do Governo do Estado vou mandar um e-mail a ele cobrando uma porrada de obras de infra-estrutura pra SP e pro país, quem tiver idéias aí (eu já tenho algumas) vamos mandar esse e-mail em nome do SSC... o que acham???)

richter30
March 22nd, 2006, 09:01 PM
Se você puder encontrar, eu agradeço... todas as referências que encontrei no site do Metrô, da Alstom e arquivos deste fórum falam sempre de sistemas operacionais e de energia, nunca de trens, quando se fala de Ana Rosa - Imigrantes. E só há menções aos 11 trens Alstom, não aos antigões da linha 1 que às vezes aparecem por lá.

Me recordo que li numa matéria que achei vasculhando informações sobre as extensões do metrô e novidades sobre o projeto integração centro (onde inclusive achei esse fórum).
Irei procurar e se achar, posto aqui.

Intervalo ou espera média (que é metade do intervalo) ?
Segundo o metrô a espera média em pico é:
- Linha 1-Azul, 61 segundos pela manhã e 60 segundos à tarde;
- Linha 2-Verde, 82 segundos pela manhã e 79 segundos à tarde;
- Linha 3-Vermelha, 53 segundos pela manhã e 55 segundos à tarde;
- Linha 5-Lilás, 192 segundos pela manhã e 192 segundos a tarde.

Eu conto por intervalo programado e médio entre os trens....
se bem que sempre notei que em alguns trens (por algum atraso provocado pelos usuários), o intervalo acaba sendo maior...

Mas são esses mesmos os intervalos que conheço, mas que da linha 2 acho que deveria ser reduzido pois a demanda já está muito alta, principalmente qdo estiver em operação as 3 novas estações.

Obviamente que é só da linha 2 que está ruim, o da linha 1 e 3 já está no máximo, não tem mais como reduzir....

pdm
March 22nd, 2006, 09:39 PM
Tentei fazer o mais rápido possível, então ainda podem existir erros, principalmente de percurso. Baseado no PDF original e desenhado em cima de um mapa digital das ruas de SP (oculto na versão final).

Clique na imagem para ampliá-la.

http://img458.imageshack.us/img458/7504/tnpitu20253yt.png (http://img458.imageshack.us/img458/4142/mapapitu20251wr.png)

Thanks to ImageShack for Free Image Hosting (http://imageshack.us)

RedB
March 22nd, 2006, 10:58 PM
Valeu pdm, bem melhor olhar o seu mapa.

Porém, acredito que você tenha cometido um equivoco: Esta Linha Rosa do Metrô, chamada no PITU 2025 de Arco Norte, possui um traçado mais ao norte da Linha proposta até então (Corifeu-Bresser). A Linha proposta pelo PITU 2025 não tangencia o Rio Tietê.

DMA Brasil
March 22nd, 2006, 11:32 PM
PDM, está FODA o mapa, muito bom mesmo!!!! Mas além da correção feita pelo Red, você se esqueceu de nomear algumas das linhas (nada demais) e acho que o que aconteceu é que esse mapa está um pouco desatualizado em relação às linhas 6 e 7 (atuais E e C da CPTM) pois como eu disse acima, pelo que eu vi no PITU 2025, elas permanecerão como linhas da CPTM, e terão outras linhas 6 e 7 do metrô (que agora não me lembro direito, depois tente ver lá no PITU quais são), então essas linhas você pode nomear como E-Expresso Leste e C mesmo.:)

Osasco Station
March 22nd, 2006, 11:52 PM
Pessoal, tenho a mesma pergunta do Osasco Station: onde está dizendo que a EMTU vai virar VLT??? Osasco, ao menos o que eu entendi, é que as linhas C e E vão ficar mesmo com a CPTM, afinal a primeira fase já diz de linhas 6 (que seria a E), 7 (que seria a C), e linha 8, então acho que vai ficar mesmo com a CPTM... Só têm que expandir o bom serviço das linhas C e E ao menos pras linhas B (que pra mim é a mais movimentada, depois da E), e pra linha A (que ao menos até onde eu sei, é a pior...). Ah, Brez, até onde eu entendi, o mapa 2 é o que será acatado (e essa primeira fase tem que estar pronta até 2015, afinal, é o mais normal né, porque o sistema vai triplicar em 20 anos, então tem que duplicar em 10 né... cara, quer saber de uma coisa, assim que o Alckmin sair do Governo do Estado vou mandar um e-mail a ele cobrando uma porrada de obras de infra-estrutura pra SP e pro país, quem tiver idéias aí (eu já tenho algumas) vamos mandar esse e-mail em nome do SSC... o que acham???)
A pior linha, em serviços, eh a F.

Osasco Station
March 23rd, 2006, 12:04 AM
^^ O mapa como sempre estah show de bola, mas se vc olhar, vão cometer um grande erro, a linha que passa por Oz não vai passar em Osasco, mas em Presidente Altino, pelo menos é o que parece.
As estações dentro do território de Osasco, de acordo com o traçado apresentado serão Vila Yara, Mutinga, Remédios e Rochdale, mas espero estar errado e a linha passar por Osasco, daí haverão mais estações.

richter30
March 23rd, 2006, 01:33 AM
Uma outra correção.....a estação Julio prestes vai ser desativada pra dar lugar à um centro cultural, e a linha B vai sair da barra funda em direção da Luz e brás (conforme o projeto integração centro), pois está sendo construído um desvio duplo que sai do traçado depois da barra funda e vai pras linhas de francisco morato e expresso leste....(as 4 linhas que seguem sentido luz)

dai a luz vai ser a nova parada....por isso sugiro que mude conforme os novos mapas que estão nos trens, pois se reparar, até consta a estação julio prestes, mas o traçado das linhas já
indicam luz e bras, pois de julio prestes não tem como continuar dali...

fora isso tá perfeito seu mapa....pois dá pra ter uma idéia de como vai ficar se tudo sair do papel.

Outro detalhe: a linha 9 não é a linha 8 - rosa q vai começar no corifeu, passar por cerro corá (onde seria a integração com a linha 2 - verde), e depois seguir o resto do trajeto do mapa, agora mudou???

a linha 2 vai desviar e ir até lá??? putz, não vou dizer que acho dificil, mas achei estranho, apesar que por um lado ela teria uma integração com a linha C da CPTM

e que doideira a linha que vai começar na freguesia do ó e terminar em conceição, antes ela iria seguir por outro caminho, passando por aclimação, são joaquim....

bom, enfim...se metade sair do papel até lá já é um bom ganho....

se souber os traçados daqueles "trens regionais" tb fica ai como sugestão pra acertar os detalhes do mapa, pq de resto realmente volto à dizer: ficou mto bom

Osasco Station
March 23rd, 2006, 01:54 AM
^^ vai ser mto bom e diferente qdo a linha B chegar na Luz...

eu achei estranho a linha 2 indo pra Corifeu, mas pensando bem faz mais sentido quando se pensa em demanda... outras mudanças eu ainda n sei o q dizer..
eu keria saber mais tb sobre os trens regionais... e o traçado deles..

RRC
March 23rd, 2006, 03:10 AM
Nossa que eficiência!! Valeu pdm seu mapa está excelente, eu estava perdido no site do pitu, agora está tudo claro, Valeu!!

pdm
March 23rd, 2006, 03:33 AM
Porém, acredito que você tenha cometido um equivoco: Esta Linha Rosa do Metrô, chamada no PITU 2025 de Arco Norte, possui um traçado mais ao norte da Linha proposta até então (Corifeu-Bresser). A Linha proposta pelo PITU 2025 não tangencia o Rio Tietê.Tem razão, não tinha notado isso! E a estação V. Maria não é no mesmo lugar que a da proposta do Metrô, é mais a nordeste. Vou arrumar esses erros...

Mas além da correção feita pelo Red, você se esqueceu de nomear algumas das linhas (nada demais) e acho que o que aconteceu é que esse mapa está um pouco desatualizado em relação às linhas 6 e 7 (atuais E e C da CPTM) pois como eu disse acima, pelo que eu vi no PITU 2025, elas permanecerão como linhas da CPTM, e terão outras linhas 6 e 7 do metrô Sabia que tinha esquecido alguma coisa :)

O mapa como sempre estah show de bola, mas se vc olhar, vão cometer um grande erro, a linha que passa por Oz não vai passar em Osasco, mas em Presidente Altino, pelo menos é o que parece.Nem um nem outro. Ela passa ENTRE as duas estações, um pouco antes/depois da curva acentuada entre P. Altino e Osasco... Nova estação nas linhas C e B?

Outro detalhe: a linha 9 não é a linha 8 - rosa q vai começar no corifeu, passar por cerro corá (onde seria a integração com a linha 2 - verde), e depois seguir o resto do trajeto do mapa, agora mudou???Falha nossa, a linha 9 da proposta do Metrô não existe no PITU, eu deletei a linha mas mantive a indicação... Mas isso que você chamou de linha 9 é o que mais perto chega da linha 8 - rosa sim, mas o trajeto não mudou. O PITU não mostra como será a região metropolitana no futuro, é uma proposta. O Metrô pode ou não aceitá-la. Ele pode construir a linha 8 como quiser, ou aceitar a idéia do PITU - assim como poderia aceitar a idéia de qualquer um de nós, por exemplo. No fim, acaba funcionando assim: o PITU inventa 50 novas linhas passando pelos mais variados lugares, aí o Metrô pega os trechos mais importantes de cada e faz apenas duas ou três linhas... (que são construídas no triplo do tempo previsto e com metade das estações e inauguradas em ano de eleição às pressas...)

rkj
March 23rd, 2006, 05:21 AM
Uma outra correção.....a estação Julio prestes vai ser desativada pra dar lugar à um centro cultural, e a linha B vai sair da barra funda em direção da Luz e brás (conforme o projeto integração centro), pois está sendo construído um desvio duplo que sai do traçado depois da barra funda e vai pras linhas de francisco morato e expresso leste....(as 4 linhas que seguem sentido luz)

dai a luz vai ser a nova parada....por isso sugiro que mude conforme os novos mapas que estão nos trens, pois se reparar, até consta a estação julio prestes, mas o traçado das linhas já
indicam luz e bras, pois de julio prestes não tem como continuar dali...

O problema é que o projeto "Integração Centro" foi paralisado. Em http://www.cptm.sp.gov.br/e_projetos/default.asp pode-se ler que eles dão o projeto como sido entregue em 2004, e ele não consta mais lá... só está pendente na visão deles o "Trecho Lapa-Barra Funda", que é aproximar as linhas A e B, unificar as estações e liberar o trecho morto entre os leitos.

Eu mandei um e-mail para a CPTM reclamando disso, vamos ver se eles respondem.

rkj
March 23rd, 2006, 05:42 AM
Eu conto por intervalo programado e médio entre os trens....
se bem que sempre notei que em alguns trens (por algum atraso provocado pelos usuários), o intervalo acaba sendo maior...

Mas são esses mesmos os intervalos que conheço, mas que da linha 2 acho que deveria ser reduzido pois a demanda já está muito alta, principalmente qdo estiver em operação as 3 novas estações.

Obviamente que é só da linha 2 que está ruim, o da linha 1 e 3 já está no máximo, não tem mais como reduzir....

Se não tem como reduzir o intervalo das linhas 1 e 3, e o número de carros num trem é fixo em 6, como fazer para elas suportarem a maior demanda que a linha 4 vai jogar nelas ? A linha 4 pode até aliviar o trecho Luz-Paraíso da linha 1, mas vai aumentar a demanda em Luz-Tucuruvi e em Paraíso-Jabaquara... a linha 3 nos dois sentidos a partir da República também será "inundada".

richter30
March 23rd, 2006, 05:47 AM
Engraçado que a plataforma 4 está praticamente pronta faz tempo, e principalmente agora que foi inaugurado o museu, e percebi que já tiraram os tapumes dos acessos à plataforma e já organizaram quase tudo, como se fosse começar a usar a plataforma pra embarque e desembarque de passageiros como já acontece nas outras 3 plataformas, pois até os limites de cada lado já estão demarcados...

richter30
March 23rd, 2006, 05:51 AM
Se não tem como reduzir o intervalo das linhas 1 e 3, e o número de carros num trem é fixo em 6, como fazer para elas suportarem a maior demanda que a linha 4 vai jogar nelas ? A linha 4 pode até aliviar o trecho Luz-Paraíso da linha 1, mas vai aumentar a demanda em Luz-Tucuruvi e em Paraíso-Jabaquara... a linha 3 nos dois sentidos a partir da República também será "inundada".

Mas o trecho luz paraíso que é o trecho critico, pois qdo chega na luz, pelo menos metade desce por causa da integração com a CPTM, e ai ficaria melhor distribuido....

em paraiso tb desce muita gente....e a linha 3 tb será desafogada pq mta gente vai pegar a linha 4 na estação republica deixando de baldear na sé...

mas é ver pra crer, acredito que vai distribuir melhor os passageiros, senão metrôs no mundo como NY, Mexico e toquio por exemplo teriam parado já....

Osasco Station
March 23rd, 2006, 05:36 PM
[QUOTE=pdm]
Nem um nem outro. Ela passa ENTRE as duas estações, um pouco antes/depois da curva acentuada entre P. Altino e Osasco... Nova estação nas linhas C e B?

[QUOTE]
Será que é a Estação Continental que consta no Plano Diretor de Osasco? Lá diz que haveria uma estaçao na face sul de P. Altino para atender a demanda da região, mas e a Estação Vila Yara? Vai ficar muito próxima...

Osasco Station
March 23rd, 2006, 05:38 PM
Engraçado que a plataforma 4 está praticamente pronta faz tempo, e principalmente agora que foi inaugurado o museu, e percebi que já tiraram os tapumes dos acessos à plataforma e já organizaram quase tudo, como se fosse começar a usar a plataforma pra embarque e desembarque de passageiros como já acontece nas outras 3 plataformas, pois até os limites de cada lado já estão demarcados...
Acho que vão remanejar por causa da Linha B, que vai chegar até lá..

richter30
March 23rd, 2006, 07:10 PM
O problema é que o projeto "Integração Centro" foi paralisado. Em http://www.cptm.sp.gov.br/e_projetos/default.asp pode-se ler que eles dão o projeto como sido entregue em 2004, e ele não consta mais lá... só está pendente na visão deles o "Trecho Lapa-Barra Funda", que é aproximar as linhas A e B, unificar as estações e liberar o trecho morto entre os leitos.

Eu mandei um e-mail para a CPTM reclamando disso, vamos ver se eles respondem.

Bom, se vc receber resposta, posta aqui....

aproveitei e tb mandei um email pra eles perguntando à respeito por exemplo qdo tem previsão da plataforma 4 entrar em operação e a extensão do expresso leste até barra funda e a linha B até a luz e brás....vamos ver se tb me respondem

pdm
March 24th, 2006, 01:53 AM
Fiz as devidas correções. Ainda é preciso arrumar alguma coisa?
(Logo depois que acabei e exportei a imagem final vi que ainda tinha um erro: não tirei a estação Mackenzie da linha Freguesia - Oratório, portanto, desconsiderem-na.)

Clique na imagem para ampliar.

http://img458.imageshack.us/img458/7504/tnpitu20253yt.png (http://img458.imageshack.us/img458/4142/mapapitu20251wr.png)

Tamarindo Cobra
March 24th, 2006, 01:56 AM
Podiam pra contratar essa empresa pra fazer o VLT não??? Nacional e à ar!!! :)http://www.aeromovel.com.br/

Tamarindo Cobra
March 24th, 2006, 02:00 AM
Pdm: Quando que você acha que esse mapa representará a realidade, em que ano???

RRC
March 24th, 2006, 02:37 AM
Como eu frequento muito a Av. Rebouças no trecho entre a Paulista e a Av. Brasil acho que será uma grande falha do projeto não haver a estação Brasil na linha amarela, a distância entre as estações Oscar Freire e Fradique Coutinho vai ser enorme

Osasco Station
March 24th, 2006, 02:40 AM
^^ Cortaram um monte de coisas e ainda assim demoram séculos pra tirar a bunda da cadeira e fazer algo..

Osasco Station
March 24th, 2006, 02:42 AM
De acordo com um dos documentos do site do PITU, na linha Arco Oeste vai ter as estações Vila Jaguara, Mutinga e Vila Yara com certeza...

DMA Brasil
March 24th, 2006, 02:57 AM
Pessoal, alguém posta aí quais são as obras da primeira fase (presumida por mim - com muita esperança, diga-se de passagem - para 2015) e da segunda fase...

Baianóide
March 24th, 2006, 03:01 AM
Pessoal, tenho a mesma pergunta do Osasco Station: onde está dizendo que a EMTU vai virar VLT???

No site do PITU. Na página principal tem um link para um mapa que mostra isso.
Gostaria de saber como serão esses trens regionais/aproximadores e sua finalidade. Percebi que a maioria sai do Pari.

DMA Brasil
March 24th, 2006, 03:18 AM
^^Valeu Gabriel...:)

RedB
March 24th, 2006, 03:37 AM
O mapa está muito bom.

Tenho 3 críticas a proposta do PITU 2025:

(1) Esta Linha 8 (Magenta) fica muito similar ao futuro Expresso Sudeste na parte ao sul da Vila Prudente. Portanto, eu acho que deveriam manter a Linha 2 (Verde) indo até o Tatuapé do jeito que esta no projeto de hoje.

(2) Acho um exagero a Linha 4 (Amarelo) até Guarulhos uma vez que já vai ser construído o Expresso Aeroporto. Até a Vila Maria eu acho bom.

(3) Esta Linha 7 (Vinho) está muito próxima da Linha Celeste ao sul da Vila Madalena, gerando uma sobreposição de linhas.

No mais acho que gostei.

Osasco Station
March 24th, 2006, 04:09 AM
^^ concordo com a primeira crítica.
não concordo com a segunda pq Guarulhos é grande em área e tem uma grande população, então acho a extensão necessária.
não concordo com a terceira pq esse eixo é importante e precisa de metrô.

richter30
March 24th, 2006, 04:17 AM
Fiz as devidas correções. Ainda é preciso arrumar alguma coisa?
(Logo depois que acabei e exportei a imagem final vi que ainda tinha um erro: não tirei a estação Mackenzie da linha Freguesia - Oratório, portanto, desconsiderem-na.)

Clique na imagem para ampliar.

faltou retirar a estação julio prestes que vai ser desativada e a linha B vai desviar pra luz e brás....

a ponte orca tb será desativada com a inauguração da linha 4, pois já não será mais necessário, tendo em vista que pra acessar a linha C e a barra funda/ luz, a linha 4 já estará dando acesso....

o governo desistiu de construir a estensão até taboão da serra, sendo definido que será feito por onibus gratuito (a não ser que seja uma desistencia só de momento, ficando em projeto pro futuro)

e por fim, se der, diminuia um pouco a resolução pra poder ampliar mais a visão total do alcance das linhas A,C,D e E da CPTM, obtendo assim a visão da extensão já pronta do "Expresso leste até suzano"

tirando esses detalhes, seu mapa ficou tudo de bom cara!!

meus parabéns!!!!

Osasco Station
March 24th, 2006, 05:07 AM
Fiz um prospecto das estações de Osasco da linha Arco Oeste e algumas próximas de Osasco..
http://i18.photobucket.com/albums/b125/osascostation/oz11.jpg

Heilig
March 24th, 2006, 05:11 AM
Para mim essa linha lilas devia ser outra depois da Klabin.

Isso ai tem uns 40km :eek:

Osasco Station
March 24th, 2006, 05:14 AM
^^ bem surrealista... hehehe

som942
March 24th, 2006, 05:31 AM
Eu não acredito que a linha lilás que sai do CAPÃO REDONDO vai passar atrás da minha casa em ARTUR ALVIM : |

Heilig
March 24th, 2006, 05:38 AM
Antes dessa rede ficar pronta vai ter terremoto em SP...

som942
March 24th, 2006, 05:40 AM
Não precisa ser estraga prazeres né Bruno, deixa a gente ser feliz :p

RedB
March 24th, 2006, 06:44 AM
^^ concordo com a primeira crítica.
não concordo com a segunda pq Guarulhos é grande em área e tem uma grande população, então acho a extensão necessária.
não concordo com a terceira pq esse eixo é importante e precisa de metrô.

Não sei se eu me expressei corretamente sobre a Linha 7 (Vinho). Eu sou favorável a construção da mesma, até porque atenderia Congonhas. Porém, acho que ela deveria ter um traçado um pouco mais para leste - para não gerar uma sobreposição com a Linha Celeste.

Oque você acha Osasco Station?

Heilig
March 24th, 2006, 06:45 AM
^^

é serio, o metro de SP evolui em escala de tempo geologico!

rkj
March 24th, 2006, 11:01 AM
Bom, se vc receber resposta, posta aqui....

aproveitei e tb mandei um email pra eles perguntando à respeito por exemplo qdo tem previsão da plataforma 4 entrar em operação e a extensão do expresso leste até barra funda e a linha B até a luz e brás....vamos ver se tb me respondem

Responderam a minha:

Em atenção à sua consulta, informamos que o Projeto Integração Centro, prevê a chegada dos trens das Linhas A e B na Estação Luz e as Linhas D e E na Estação Barra Funda. Entretanto, contrariando nossas expectativas esse projeto sofreu significativos atrasos, razão pela qual não temos como apontar a data para adoção desse novo modelo operacional.

Atenciosamente.

Atendimento ao Usuário

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM

som942
March 24th, 2006, 05:27 PM
Essa arco leste vai passar pela Águia de Haia?

Osasco Station
March 24th, 2006, 05:52 PM
Não sei se eu me expressei corretamente sobre a Linha 7 (Vinho). Eu sou favorável a construção da mesma, até porque atenderia Congonhas. Porém, acho que ela deveria ter um traçado um pouco mais para leste - para não gerar uma sobreposição com a Linha Celeste.

Oque você acha Osasco Station?
Entendi seu ponto de vista, mas vai passar pela Faria Lima eu acho, que tem pontos importantes sem metrô.

Osasco Station
March 24th, 2006, 05:53 PM
Responderam a minha:

Em atenção à sua consulta, informamos que o Projeto Integração Centro, prevê a chegada dos trens das Linhas A e B na Estação Luz e as Linhas D e E na Estação Barra Funda. Entretanto, contrariando nossas expectativas esse projeto sofreu significativos atrasos, razão pela qual não temos como apontar a data para adoção desse novo modelo operacional.

Atenciosamente.

Atendimento ao Usuário

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM
Típico do Brasil... já até mudaram o texto, a linha B não ia até o Brás?

DMA Brasil
March 24th, 2006, 10:13 PM
Osasco (ou alguém...:) ) tu podes mandar um e-mail pro Governo do Estado perguntando de prazos pra Primeira Fase??? :)

rsalome
March 24th, 2006, 10:23 PM
bOM DIA DIA PESSOAL SOU NOVO AQUI, E COMO VOCES SOU UM APAIXONADO PELO PELO METRO, TANTO QUE MINHA MÃE TRABALHA NAS OBRAS DO PATIO VILA SONIA DO METRO E JÁ FUI LÁ VARIAS VEZES VER O ANDAMENTO DA OBRA.
O PLANO PITU 2025 É UM PLANO QUE SÓ PODERÁ SER CONCLUIDO SE AS POLITICAS INICIADAS PELO EX-GOV. MARIO COVAS FOREM CONTINUADS, MAS EU ACHO QUE BAO PARTE DELE VAI SER FEITA , POIS O ESTADO HJ TEM CONDIÇÃO DE REALIZA-LO.

Heilig
March 25th, 2006, 01:45 AM
^^

Será? acho que voce esta falando do PITU 2170.

pdm
March 25th, 2006, 04:58 AM
Pdm: Quando que você acha que esse mapa representará a realidade, em que ano???Com essas linhas, nunca. O Metrô não pretende seguir o PITU à risca. Por exemplo, é bem provável que a linha Magenta não seja construída como está no mapa, já que o trecho V. Prudente - Tatuapé fará parte da linha 2, e por aí vai. Agora, se você quer saber quando teremos a mesma extensão total do PITU 2025, respondo que depende dos nossos governantes... Entre 2040 e 2050, se mantivermos o ritmo de hoje.

Tenho 3 críticas a proposta do PITU 2025:

(1) Esta Linha 8 (Magenta) fica muito similar ao futuro Expresso Sudeste na parte ao sul da Vila Prudente. Portanto, eu acho que deveriam manter a Linha 2 (Verde) indo até o Tatuapé do jeito que esta no projeto de hoje.

(2) Acho um exagero a Linha 4 (Amarelo) até Guarulhos uma vez que já vai ser construído o Expresso Aeroporto. Até a Vila Maria eu acho bom.

(3) Esta Linha 7 (Vinho) está muito próxima da Linha Celeste ao sul da Vila Madalena, gerando uma sobreposição de linhas.1 - Acontece que a estação Tamanduateí do Metrô vai ter saída apenas pro Ipiranga. O outro lado da linha do trem e do rio será de difícil acesso pra quem chegar nessa estação. Parece que a construção de uma nova linha foi a saída mais burra e cara que eles encontraram. Será que é impossível construir uma passarela que seja entre V. Prudente e Ipiranga, e fazer um novo edifício de entrada nesse outro lado?

2 - Eu acho que depois da Luz a linha amarela poderia fazer uma curva para o sudeste e ir para o centro-sul da Zona Leste, terminando em Vila Formosa ou Aricanduva.

3 - Pra mim, a linha vinho piorou na proposta do PITU. Na do Metrô, passa por dentro do aeroporto e ao lado do parque do Ibirapuera, lugares que precisam bem mais de transporte público decente que a região que já é servida pela linha C...

o governo desistiu de construir a estensão até taboão da serra, sendo definido que será feito por onibus gratuito (a não ser que seja uma desistencia só de momento, ficando em projeto pro futuro)

e por fim, se der, diminuia um pouco a resolução pra poder ampliar mais a visão total do alcance das linhas A,C,D e E da CPTM, obtendo assim a visão da extensão já pronta do "Expresso leste até suzano"Eu sei, mas veja no PDF do PITU, lá prevê a extensão até Taboão...
Fazer esse novo mapa é impossível... Eu tenho um mapa digital apenas da cidade de São Paulo, pode ver inclusive que todas as linhas fora da cidade perdem um pouco o detalhe de suas curvas...

Para mim essa linha lilas devia ser outra depois da Klabin.

Isso ai tem uns 40km :eek: As linhas do PITU 2020 também eram bem maiores que qualquer uma já existente no Metrô paulista... Agora imagina, se pra essa linha 5 chegar até Chácara Klabin já vai ser uma batalha, quando será que ela chegará aos confins da Zona Leste? Ano 3000?

Essa arco leste vai passar pela Águia de Haia?Exatamente.

Será? acho que voce esta falando do PITU 2170.Essa resposta me motivou a perguntar... O que vocês acham que de fato estará pronto em 2025?

Osasco Station
March 25th, 2006, 05:21 AM
^^ poderíamos jogar na cara deles que nem nossos tatatataranetos vão ver tudo isso construído, se continuar assim...

Heilig
March 25th, 2006, 05:56 AM
Celodias15???

em 2025 quem sabe uns 90km.

richter30
March 25th, 2006, 02:58 PM
Eu sei, mas veja no PDF do PITU, lá prevê a extensão até Taboão...
Fazer esse novo mapa é impossível... Eu tenho um mapa digital apenas da cidade de São Paulo, pode ver inclusive que todas as linhas fora da cidade perdem um pouco o detalhe de suas curvas...

Essa resposta me motivou a perguntar... O que vocês acham que de fato estará pronto em 2025?

Hum, entendi....lembrei que vc mesmo falou que pegou o PDF e editou, e o mapa em si já estava assim, mas valeu pelos exclarecimentos sobre a extensão pra Taboão...

como tinha dito, ficou realmente em projeto futuro, mas de momento vai ser só por onibus gratuito.

agora só vamos ter em 2025 algumas linhas de metrô prontas (nem pensar que vai estar como no mapa), se tivermos politicos com a visão e preocupação que o Alckmin teve, e continuar construindo no ritmo...vai acabando uma, começa outra...e seguindo por etapas, sem aquela interrupção de anos!

tem que estar construindo metrô todo ano, initerrupto, só assim SP terá uma rede de metrô de respeito em 2025.

mas ouvi falar que o Alckmin vai deixar pra disputar a eleição desse ano pra governador uma pessoa de extrema confiança dele, assim como o Mario covas fez...lembram que o Alckmin foi a pessoa de confiança escolhida pra ficar no lugar dele?

Osasco Station
March 25th, 2006, 03:24 PM
^^ é a unica esperança que temos..