View Full Version : Adão da Fonseca desenha nova ponte sobre o Douro
TeKnO_Lx March 25th, 2006, 01:03 PM http://thumbs.sapo.pt/?pic=http://jn.sapo.pt/2006/03/25/9721143.jpg&H=250&W=250&errorpic=http://jn.sapo.pt/images/lusomundo/jn/errorpic.gif
ambição de ligar as duas margens do rio Douro faz nascer uma nova ponte pedonal. Depois da estrutura em aço inoxidável a 11 metros da ponte de Luís I não ter vingado, o engenheiro Adão da Fonseca volta a assinar o projecto para uma segunda travessia entre as ribeiras, reservada aos peões.
O desafio foi lançado pela Câmara de Gaia, que encomendou o projecto ao professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto - embora exista um entendimento coma Câmara portuense. Após a controvérsia pela excessiva proximidade à ponte de Luís I, a nova estrutura é distinta da primeira proposta de Adão da Fonseca (ler caixilho). Nascerá a 500 metros da travessia centenária, a cota baixa e a jusante da praça da Ribeira, no Porto, e da praça Sandeman, na marginal de Gaia, num local onde o leito do rio se torna mais largo.
"O Douro tem 250 metros de largura nesse local. Havia que garantir a passagem das embarcações, que cruzam o rio, e isso foi alcançado", explica, ao JN, Adão da Fonseca. A ponte suspensa com cinco metros de "largura útil para os peões" é mais alta do lado do Porto e começa a baixar na chegada à margem esquerda. A apresentação oficial da maqueta está marcada para as 11 horas de hoje, nas Caves Calém.
"A principal preocupação era que a ponte fosse transparente para não criar uma obstrução na paisagem. E penso que é absolutamente transparente", indica o autor, que, no processo de concepção, contou "com a ajuda dos colegas da Faculdade de Engenharia" e trocou impressões com o arquitecto Álvaro Siza. Suspensa por cabos verticais e com apenas um pilar próximo da margem gaiense, a estrutura em aço alcança um recorde "é o maior vão numa ponte pedonal no Mundo", sublinha Adão da Fonseca, recordando a arquitectura da desaparecida ponte pênsil (projectada por Stanislas Bigot e aberta ao trânsito no ano de 1843), que se destacava pela leveza na integração na paisagem.
Só hoje será conhecido o custo da construção da travessia pedonal entre Gaia e Porto e o modelo de financiamento. À apresentação oficial, seguir-se-á um periodo de discussão pública. O projecto é revelado à cidade a pensar na troca de opiniões.
Ligação em Massarelos de Duarte Castel-Branco
Estava prevista no extinto Plano Director Municipal de 1993. Duarte Castel-Branco, arquitecto que liderou a equipa responsável pela elaboração do PDM de 1993, propôs a execução de uma ponte pedonal sobre o Douro, a nascer em frente à igreja de S. Francisco, em Massarelos. Com um vão de 290 metros, ligaria Gaia e Porto a cota baixa. A ideia nunca foi concretizada, apesar de ter figurado no Plano de Médio Prazo da Câmara do Porto entre 1995 e 1999, no mandato de Fernando Gomes.
Travessia em aço a 11 metros da ponte Luís I
Apresentada em Novembro de 2000, a primeira ponte pedonal sobre o rio Douro, desenhada pelo engenheiro Adão da Fonseca, não saiu do papel. A estrutura em aço inoxidável, com 160 metros de comprimento , gerou controvérsia pela localização ficaria a apenas 11 metros da ponte de Luís I.
fonte (http://jn.sapo.pt/2006/03/25/porto/adao_fonseca_desenha_nova_ponte_sobr.html)
Wow que ponte tão eskisita, parece-me aquela de Bilbao, kek voces axam?
Barragon March 25th, 2006, 01:04 PM Meti primeiro !!! :lol:
TeKnO_Lx March 25th, 2006, 01:28 PM lol não tinha visto agora caga
Puto March 25th, 2006, 01:37 PM :lol: é bem.. dá pa ver que temos forumers empenhados :D
Barragon March 25th, 2006, 01:41 PM Falamos neste.. caga no meu !!!
A ponte parece-me estranha... não sei se ficará bem mesmo ali no meio do cais e da ribeira!
Puto March 25th, 2006, 01:48 PM eu sinceramente acho-a fixe ;) assim bem light.
TeKnO_Lx March 25th, 2006, 01:48 PM pareceme aquela de Bilbao.-- espero que vá vante mas mais baixa, o projecto antigo "colada" á ponte D. Luis ficava bastante mal.. esta já deixa respirar a paisagem da ponte, além de poder ser um marco arquitectonico moderno na zona, além do Cais de Gaia
Barragon March 25th, 2006, 02:32 PM Acho que devia ficar um pco mais em direcção à Foz.
Reflex March 25th, 2006, 02:40 PM Então e os barcos passam??
:D
Barragon March 25th, 2006, 04:19 PM Este é que é duplicado do meu :rant:
daniel322 March 25th, 2006, 04:42 PM sinceramente não gosto.. parece-me contemporaneo demais para uma zona com uma componente tão historica como a ribeira
TeKnO_Lx March 25th, 2006, 06:51 PM vamos esperar por mais fotos e informações..
Phobos March 25th, 2006, 08:24 PM Eu quando vi o render pensei logo na antiga ponte pensil.
Eu gostei do estilo da ponte,que é muito melhor do que aquela outra merda e também está mais bem localizada.Eu acho que poderá ser um projecto bastante bom para unir ainda mais as duas margens.
Paulo2004 March 25th, 2006, 08:31 PM Linda!!!!!!!!!!!! Tb em Londres se precedeu à construção de obras contemporâneas perto e até ao lado de zonas históricas e no entanto ficaram de matar!!
Daniel_Portugal March 25th, 2006, 08:52 PM nao percebo porque se vai fazer uma ponte ai.. tao pertinho da outra.. o cais de gaia e a ribeira tao um em frente do outro.. com uma ponte a ligar uma das extremidades... o que se vai fazer eh uma ponta a ligar a outra extremidade, tanto dum, como do outro! tanto a ribeira como o cais de gaia têm 400 metros de comprimento... sera k eh necessario uma ponte "tao perto"?.. isto eh mais ou menos como termos uma casa com a porta da frente.. e construirmos uma porta atras.. pra podermos ir ao lado de tras sem termos que dar a volta pela frente.. quando a nossa casa é um T3.. mas pronto...
quanto à ponte, acho-a engraçada :) gostei dela! e acima de tudo gostei da atitude! mais um bom exemplo que o porto eh a "cidade que quer e nao pode!".. pro galego de merda que escreveu aquilo.. nem sei se vai ser ou nao aprovada.. provavelmente nao.. mas ha uma constante vontade em construir coisas novas aqui.. e isso eh optimo.. por mim.. que se faça esta.. e aquela outra que se tava a pensar fazer.. e mais uma perto da foz.. nao era mal pensado tambem.. podia nao ser mesmo ali na boca da foz do douro.. mas mais perto que a arrabida pelo menos... eh que a arrabida so tem passagem em cima.. portanto a primeira passagem em baixo.. eh MUITOOOOOOOOOO longe da foz.. sao vamos supor k tou na foz e kero ir pro outro lado.. sao 6km ate a ponte d. luiz.. e depois 6km pra tras :lol: foz-lavadores sao 12km! kuando poderiam ser 1 ou 2 :D
Viriatox March 25th, 2006, 09:28 PM Eu gosto da estetica, esta muito leve. O bom que tem é que contribuiriam para a uniao das duas ribeiras convertindo tudo num so espaço, o mau é o risco de ter um alto impacto na paisagem. Temos de ver mais renders e perspectivas.
Daniel_Portugal March 25th, 2006, 09:38 PM um espaço unico já é viriato ;) como disse tanto uma como outra têm 400 metros de comprimento.. apesar de nao serem pequenas tambem nao sao gigaaaaaaaantes.. e quem vai a um vai a outro.. é 99,99% garantido. mas pronto.. com uma dum lado. e outra no outro.. era realmente ainda mais junto.
mas achas que pode ter um impacto NEGATIVO na paisagem?
Viriatox March 25th, 2006, 09:54 PM Pode ser negativo ja que ou representa um obstaculo na visao do conjunto do rio e a cidade (as cidades) ou entao integrasse nessa paisagem e ate a pode valorizar, depende do projecto. A que ter em atençao que é uma marca da cidade :|
Uma ponte com um uso exclusivamente pedonal sempre contribui e muito a fusao dos espaços. A ponte D. Luis permite a pasagem entre os dois lados, mas nao faz uma integraçao. É o que me parece vendo de fora
JohnnyMass March 25th, 2006, 11:06 PM as imagens da maquete que mostraram na tv são bem mais beneficiadoras que esta imagem. não desgosto. de qq forma mesmo que seja aprovada só daqui a 3 anos, no mínimo, é que estará pronta...:|
Filipe_Golias March 25th, 2006, 11:08 PM Só soube desta noticia agora, pois vi na TV (ontem sai e nem vim aqui senão já estava avisado...).
Digamos que quando vi o render fiquei :shocked: com a bonita simplicidade da estrutura e com o seu enorme e curvo vão :) É em si, uma ponte muito bonita. O que eu temia era que fosse demasiado próxima da ponte D. Luís, como a anterior proposta (agora a milhas atrás desta segunda) e contribuisse para um impacto bastante negativo na paisagem a que estamos habituados. As boas noticias, para mim, são o seu aspecto leve e pouco "opaco" e a já maior distância em relação à ponte seguinte ;)
Não posso concluir ainda nada enquanto não vir renders bastante realistas, mas a primeira impressão é positiva ;)
TeKnO_Lx March 25th, 2006, 11:12 PM pois, será que ninguém arranja melhores fotos?
julho que este projecto poderá ser benefico juntando as duas margens e não influenciando muito nas "vistas" de ambos os lados, ao contrario do projecto anterior que não tinha cabimento nenhum
temos que perceber que antes da ponte d.luis ser construida muita gente tinha essas duvidas de ser um "objecto estranho"
suponho que seja uma questão de habito, mas o facto de ser uma ponte pedonal e "transparente" poderá ser uma boa ideia..
e não se questão que inda há um projecto de teleférico a juntar Porto e Gaia.. duvido que sejam ambas feitas
JohnnyMass March 25th, 2006, 11:15 PM pode ser que saiam no público as imagens da maquete. a pôrra é que ainda ontem estive nas caves da Cálem!:bash:
TeKnO_Lx March 25th, 2006, 11:47 PM alguns exemplos no mundo
a ponte de Bilbao, já aqui referida, uma obra de referencia na cidade
tera poucos metros.. uns 5o prai?
http://www.ngp1.com/PASO/Spain/Bilbao/bridge/images/b%20full%20span-2_jpg.jpg
http://www.photos-of-the-year.com/image/gallery/579/8612867700-md-med.jpg
Londres, Millenium bridge 325m
http://www.williams.edu/dean/oxford/galleries/London/the%20millenium%20bridge%20(view%20from%20the%20tate).JPG
http://www.williams.edu/dean/oxford/galleries/London/millenium%20bridge.JPG
http://yacht.zamok.net/DV/Potter/Posters/Snape/Real/Engelund/small/millenium_bridge_st_pauls.jpg
JohnnyMass March 25th, 2006, 11:51 PM pessoalmente não gosto muito da de londres.
Portugues March 26th, 2006, 01:14 AM QUal o real objectivo desta ponte? Roubar trafego à da Arrabida e à do Freixo?
Daniel_Portugal March 26th, 2006, 01:16 AM es tao ridiculo! a arrabida e freixo sao auto estrada... e tu tas a comparar pontes que sao auto estrada.. a uma ponte pedonal? tu es ridiculo! :lol:
Filipe_Golias March 26th, 2006, 01:17 AM Realmente... antes de criticar, LEIA.
JohnnyMass March 26th, 2006, 01:25 AM qual é o REAL objectivo de qq ponte?...não é dificil, ou é?:hilarious
Portugues March 26th, 2006, 01:34 AM Você, os cérebros deste fórum, não conseguiram atingir o alcance da minha pergunta. Vou tentar de novo: QUal o real objectivo desta ponte? Existe necessidade de construir uma com estas caracteristicas na localização pretendida?
Aka March 26th, 2006, 01:35 AM Existe: passar para a outra margem.
Próxima bestialidade?
daniel322 March 26th, 2006, 01:37 AM Você, os cérebros deste fórum, não conseguiram atingir o alcance da minha pergunta. Vou tentar de novo: QUal o real objectivo desta ponte? Existe necessidade de construir uma com estas caracteristicas na localização pretendida?
Isso é a primeira pergunta.. pq na segunda enterra-se todo!
Mas isso é algo q tb pergunto.. Com a ponte D Luis ali ao lado será necessário uma ponte pedonal nesse sítio? Eu n conheço bem a zona, não sei s fica longe a travessia pela D.Luis..
Filipe_Golias March 26th, 2006, 01:38 AM Acho que o alcance da sua pergunta...
QUal o real objectivo desta ponte? Roubar trafego à da Arrabida e à do Freixo?
... foi bem atingido, tendo em conta que é ponte P-E-D-O-N-A-L :lol:
Filipe_Golias March 26th, 2006, 01:41 AM Com a ponte D Luis ali ao lado será necessário uma ponte pedonal nesse sítio?
O tabuleiro inferior da ponte Dom Luís é principalmente rodoviário. Nunca me deu grande conforto nem segurança quando quis atravessar para Gaia e regressar, com quantidade de carros que por lá passa, principalmente agora, que é a única travessia para a parte ribeirinha de Gaia.
JohnnyMass March 26th, 2006, 01:44 AM os passeios da d.luis são muito estreitos e não oferecem protecção nenhuma ao peão.
Portugues March 26th, 2006, 01:44 AM Acho que o alcance da sua pergunta...
... foi bem atingido, tendo em conta que é ponte P-E-D-O-N-A-L :lol:
Português para Crianças: o cidadão em vez de se deslocar de carro, aumentado o tráfego nas duas outras pontes, opta por ir pela ponte pedonal, diminuindo o volume de veiculos nas outras duas pontes. Percebeu agora?
Filipe_Golias March 26th, 2006, 01:45 AM Lógica para Crianças: o cidadão, para deslocar-se às Ribeiras de Porto e Gaia, não vai de carro pelas pontes Arrábida e do Freixo. Percebeu agora... ou quer um desenho?
Paulo2004 March 26th, 2006, 01:47 AM Oh pessoal, ainda não perceberam que o que o professor quer é estar no contra.... tentem não lhe ligar que pode ser que mude de Forum.
daniel322 March 26th, 2006, 01:49 AM os passeios da d.luis são muito estreitos e não oferecem protecção nenhuma ao peão.
sendo assim parece-m util uma ponte nesse sítio. vai ligar a ribeira aos novos bares ribeirinhos em gaia, né?
JohnnyMass March 26th, 2006, 01:55 AM sim.
TeKnO_Lx March 26th, 2006, 02:20 PM Mais Info
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/up/artigos-bin_imagem_1_jpg_0610536001143323121-346.jpg
A Câmara de Gaia deu o pontapé de saída para uma nova ponte pedonal entre as ribeiras de Gaia e Porto com a encomenda do projecto a Adão da Fonseca. Engenheiro apresentou a obra, avaliada em 10,5 milhões de euros, numa cerimónia marcada pela ausência da Câmara do Porto.
Ana Magalhães
Dentro de um mês a Câmara de Gaia e a do Porto vão protocolar a construção de uma nova ponte pedonal sobre o Rio Douro entre as duas ribeiras. O anúncio foi feito ontem pelo vereador das Obras Públicas de Gaia, Firmino Pereira, durante a apresentação pública do projecto da autoria do engenheiro Adão da Fonseca. Apesar de a Câmara do Porto não estar representada, o autarca avançou que Rui Rio teve conhecimento esta semana do projecto e considerou ser uma obra “muito interessante”. Orçada em 10,5 milhões de euros, a construção da ponte é justificada por Firmino Pereira pela importância turística e económica que terá.
“É uma promessa com muitos anos, é altura de dar o pontapé de saída”, comentou o vereador das Obras Públicas, confiante que este novo projecto não será sujeito a tantas críticas pejorativas como o projecto anterior do mesmo autor. Para ultrapassar a proximidade em relação à Ponte D. Luís, um dos ataques feitos no passado já que essa ponte pode ser atravessada por peões, Adão da Fonseca alargou a distância de 11 metros para 500 metros e pensou numa ligação entre a Praça da Ribeira, do lado do Porto, e o meio da Avenida Diogo Leite, do lado de Gaia. De Gaia o acesso será feito por uma rampa com quatro por cento de inclinação e do Porto por uma rampa com dez por cento de inclinação ou através de um elevador.
O engenheiro assume também a intenção de diluir a estrutura na paisagem e apresenta “uma ponte transparente, típica das pontes suspensas”. Em vez do uso predominante do ferro como na Ponte D. Luís, esta terá cabos verticais muito finos que tendem a desaparecer na paisagem. “É uma ponte muito grande que no entanto parece pequena no cenário onde é colocada”, resumiu.
Segundo o projecto de Adão da Fonseca, a ponte terá um só pilar do lado de Gaia, onde ganha uma curva e permite a circulação de mais pessoas, e liga as duas margens numa zona onde o rio Douro tem 250 metros de largura. Para explicar a altura da obra, o engenheiro compara o tabuleiro inferior ao da Ponte D. Luís e o único pilar ao tabuleiro superior, 62 metros acima do nível das águas. “É uma ponte do princípio deste século pelos materiais a usar e pelas capacidades de cálculo e construtivas”, adiantou, reconhecendo que houve coragem para ir mais além da experiência adquirida.
Se houver entendimento sobre o projecto, reconhecido já como um trabalho excelente pelo arquitecto Álvaro Siza, o engenheiro estima que seja necessário um ano para a realização de estudos técnicos e dois anos para a construção da ponte. Adão da Fonseca prevê que a ponte seja muito sensível ao tempo nomeadamente ao vento e, ainda que seja segura, justifica a necessidade da elaboração de estudos experimentais.
-------------------------------
Duas autarquias
Financiamento
Apesar de o estudo prévio encomendado a Adão da Fonseca, avaliado em 100 mil euros, ter sido suportado integralmente pela Câmara de Gaia, Firmino Pereira avançou que a intenção é que as duas autarquias envolvidas dividam em 50 por cento o custo da obra. “Dá cinco milhões de euros para cada lado, um valor insignificante face à utilidade da ponte”, comentou. O autarca disse ainda ter confiança que o projecto possa ser inscrito no IV Quadro Comunitário de Apoio, reduzindo assim o esforço do investimento público. O vereador não hesitou mesmo em dizer que ontem foi um “dia histórico” para o município pela apresentação do projecto de Adão da Fonseca, encomendado há quatro meses pela Câmara de Gaia.
in o Primeiro de Janeiro
Meus amigos ..se isto for para a frente vai ser mais um marco na cidade.. como a Casa dA mUSICA, EstadioO DO dRagão, metro etc
se o Siza diz que é bom então é mesmo bom!! :D
Barragon March 26th, 2006, 02:28 PM Boa Tekno :okay:
Arpels March 26th, 2006, 02:37 PM k bem, parece-me bem :) não gosto muito é do design mas prontos, prefiro o da de Bilbau!!
Viriatox March 26th, 2006, 04:47 PM Gosto!! :D. Por mim ja ta aprovado.(faltam alumas imagens mais elucidativas)
Vai marcar positivamente toda a zona e este tipo de construçoes quando feitas com disign como é o caso valorizam muito o espaço :okay:
JohnnyMass March 26th, 2006, 08:14 PM Meus amigos ..se isto for para a frente vai ser mais um marco na cidade.. como a Casa dA mUSICA, EstadioO DO dRagão, metro etc
se o Siza diz que é bom então é mesmo bom!! :D
o querido do Siza, uma vez que é amigo do querido do Adão e se calhar até mandou bitaites, diz que é bom porque assim as probabilidades de o projecto passar são muito maiores e assim pode ser que ainda fique com algumas "migalhas" do pagamento...:D
Daniel_Portugal March 27th, 2006, 01:50 AM cool :okay:
Filipe_Golias March 27th, 2006, 02:11 AM Estou a começar a adorar a forma do vão, a rampa que ela faz, paralela à ribeira de Gaia :okay: Mas lá, está, há a preocupação com os ventos e é preciso ter cuidado com isso... já temos histórias disso com a ponte pênsil.
Aka March 27th, 2006, 02:14 AM Agora ponham-se a encher o rio de terra...
Filipe_Golias March 27th, 2006, 02:15 AM Para?
Daniel_Portugal March 27th, 2006, 02:16 AM filipe, sabe bem ver grandes projectos na nossa cidade :D e nao sao sonhos impossiveis, sao realidades que se constatam.. dizme la se custava muito investir num hotel de 7 estrelas? ;) ia ser optimo a todos os niveis ;) acredita!
Aka March 27th, 2006, 02:19 AM Para?
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=7772766#post7772766
Filipe_Golias March 27th, 2006, 02:19 AM Daniel, ninguém está a falar disso... um ponte pedonal não é nenhuma megalomania.
Filipe_Golias March 27th, 2006, 02:23 AM Aka, mas isso deveu-se ao facto da nova ponte pedonal de Coimbra ser suportada por vários pilares no rio e, por isso, o aterro ser bastante extenso sobre o rio, não? Aqui no douro, esta só terá um pilar e perto da margem de Gaia; não me parece que haverá grande assoreamento do rio, só por causa daquele pilar.
Aka March 27th, 2006, 02:26 AM Deixa que eu trato disso. Digam adeus ao Amo-te Porto.
JohnnyMass March 27th, 2006, 02:31 AM Agora ponham-se a encher o rio de terra...
não será certamente necessário...e as margens do douro estão algo mais consolidadas que as do mondego.
Daniel_Portugal March 27th, 2006, 02:33 AM nem um hotel de 7* filipe. eh so um predio :lol:
Aka March 27th, 2006, 02:35 AM não será certamente necessário...e as margens do douro estão algo mais consolidadas que as do mondego.
O problema é mesmo na zona do parque.
JohnnyMass March 27th, 2006, 02:38 AM eu sei, mas esse risco não existe em gaia.
Filipe_Golias March 27th, 2006, 02:45 AM nem um hotel de 7* filipe. eh so um predio :lol:
Pra ser só um "prédio", não vale a pena ser hotel de 7*.
Daniel_Portugal March 27th, 2006, 02:47 AM eh so um "Predio" ;) nao eh tao megalomano assim. por mais moderno e caro que seja.. nunca jamais se irá aproximar do custo dum aeroporto, ou dum metro ;) nem da casa da musica secalhar.. talvez esses dois fiquem ela por ela ;) sendo a casa da musica mais cara um "pouco".
Filipe_Golias March 27th, 2006, 02:49 AM Acho que os requisitos de um hotel de 7* superam por demais os standards máximos para um hotel de 5* e em trmos estéticos e arquitectónicos, presumo que isso implique uma dose de audácia ;)
Daniel_Portugal March 27th, 2006, 02:52 AM ^^ coisa que nao falta na cidade ;) temos excelentes arquitectos, e estamos com a pujança toda no que toca a construir ;) seria uma bela altura para um belo hotel de 7* o seu estatuto de vice-pioneiro por si só.. traria imensa fama ao hotel, e por conseguinte ao turismo na cidade :) penso que isso eh por demais evidente :yes:
Filipe_Golias March 27th, 2006, 02:56 AM Pujança até podemos ter (no meu caso, não a vejo) mas em última instância é a CMP que decide.
Daniel_Portugal March 27th, 2006, 03:03 AM quem me dera que se decidissem mesmo :(... ja pensei em mandar a sugestão por carta à camara... apresentando os lados positivos do projecto. mas como o povo nao tem voz.. mais vale a pena nao mandar.. se o efeito vai ser o mesmo.. mais vale nao perder tempo :ohno:
Filipe_Golias March 27th, 2006, 03:18 AM Se não mandares nunca vais saber...
Daniel_Portugal March 27th, 2006, 03:21 AM as pessoas que fizeram alarido nos aliados tambem estavam na minha posiçao.. e de pouco lhes serviu. e eu sou apenas uma voz, nao sou "Muitas" como foram nos aliados :| eis uma coisa que acho mal no porto. para nao dizerem k so digo bem. a voz do povo deveria ser mais ouvida. mas tambem isso eh problema de todo o lado..
JohnnyMass March 27th, 2006, 03:22 AM bom...a minha experiencia com a CMP é muito má, não só me barraram a entrada a uma assembleia municipal como não me deixaram fazer uma reclamação...tive de puxar o livro a ferros...e é claro que ainda não obti resposta.
Filipe_Golias March 27th, 2006, 03:29 AM Pois... isso tb eu tenho noção e tenho muita pena que assim o seja.
Daniel_Portugal March 27th, 2006, 03:43 AM por isso a que estou céptico em mandar a carta... :|
Puto March 27th, 2006, 01:43 PM podes sempre tentar.. mal tb não vai fazer ;)
JohnnyMass March 27th, 2006, 03:52 PM o mais que pode acontecer é ficares meses à espera...:D
daniel322 March 27th, 2006, 06:30 PM mas enviares uma carta prá câmara construir um hotel? não tou a perceber... não cabe à câmara esses investimentos...
Daniel_Portugal March 27th, 2006, 06:43 PM nao eh pa mandar fazer um hotel... eh sugerir que façam um projecto que chame MUITO a atençao do mundo.. e nao apenas algo que atraia turismo.. e que seja agradavel para os turistas..
algo que seja agradavel sim.. mas que disperte a atençao.. a titulo de exemplo, um hotel de 7 estrelas.
daniel322 March 27th, 2006, 06:47 PM algo agradável.... como isto?
http://www.euroskyscrapers.it/milano/mi/velasca.jpg
:hilarious :hilarious :hilarious
Lss911 March 27th, 2006, 06:49 PM Ena que boa notícia! Linda a ponte!! Digna de uma cidade como Amsterdão!!
Daniel_Portugal March 27th, 2006, 06:51 PM isso eh em lyon nao eh dani? eh mesmo feio :lol:
NAOOO nada desse genero ;) esse pra fechar o tasco so faltava ser viscoso.. de resto ja ta ideal :hilarious
daniel322 March 27th, 2006, 06:54 PM tu gostas é de clusters viscosos.... :lol: :lol: :lol:
axo q este é em milão :D
Lss911 March 27th, 2006, 06:57 PM sim é...tá noutro thread qualquer aqui no fórum
daniel322 March 27th, 2006, 06:59 PM Lss.. Digna de uma cidade como Amsterdão?
Barragon March 28th, 2006, 01:27 PM Eu acho que ele queria dizer Roterdão... mas de quealquer forma amsterdão também tem muitos canais largos.
TeKnO_Lx May 26th, 2006, 01:05 AM alguns renders... :D
http://img135.imageshack.us/img135/4172/pontedouro018iw.jpg (http://imageshack.us)
http://img514.imageshack.us/img514/8526/pontedouro029tp.jpg (http://imageshack.us)
http://img49.imageshack.us/img49/834/pontedouro4oe.jpg (http://imageshack.us)
http://img.photobucket.com/albums/v625/TeKnO_Lx/pontedouro3.png
http://img98.imageshack.us/img98/4665/douro1ab.jpg (http://imageshack.us)
Reflex May 26th, 2006, 01:16 AM Epah, não tinha ideia que partisse mesmo da Ribeira, pensei que foi mais para a zona da Igreja de S.Francisco.
De qualquer modo parece-me interessante, é discreta, como se pede!;)
Daniel_Portugal May 26th, 2006, 01:17 AM belos renders :)
adoro aquela foto em que a cidade se extende até à linha do infinito :)
Phobos May 26th, 2006, 04:25 AM Obrigado pelos renders.A ponte vai ficar muito bem lá :okay:
Arpels May 26th, 2006, 12:23 PM bom pessoalmente acho k se afasta um pouco do tipo de ponte k conhecemos nesta cidade mas como é discreta parece-me bem :yes:
|
|