View Full Version : Postais antigos de vistas aéreas: Caxias, Bagé, Criciúma, Santos, Salvador e Curitiba
Fortal March 26th, 2006, 03:00 AM fotos do excelente: http://www.rss.colecionismo.nom.br/
Curitiba, década de 60...
http://img93.imageshack.us/img93/4750/postal18ae.jpg
Curitiba, meados de 1910
http://img95.imageshack.us/img95/8487/cur4qs.jpg
Salvador, em 1927
http://img113.imageshack.us/img113/6126/s3ab.jpg
Bagé, década de 60
http://img159.imageshack.us/img159/3566/bage5bw.jpg
outra, de Bagé!
http://img113.imageshack.us/img113/889/b29tq.jpg
Criciúma, década de 60
http://img113.imageshack.us/img113/9980/cri8rd.jpg
Caxias do Sul, década de 50...
http://img93.imageshack.us/img93/4679/postal22nl.jpg
As de Santos abaixo são do: www.novomilenio.inf.br/santos/
Santos, 1900
http://img93.imageshack.us/img93/3136/postal3santos0ad.jpg
Santos, 1930
http://img93.imageshack.us/img93/9148/postalsantos19309jk.jpg
Santos, 1955, José Menino
http://img104.imageshack.us/img104/5039/postalsantos553ps.jpg
Baianóide March 26th, 2006, 03:02 AM Gostei ! Valeu Fortal ;) O de Salvador, o Lacerda era ainda o modelo inicial.
Douglas March 26th, 2006, 03:06 AM /\ É, legal!
GersonLDN March 26th, 2006, 03:08 AM Legal estas imagens historicas das nossas cidades........
Eu tenho varios postais do "tempo da vovoh" da minha colecao de +12.000 postais.....um dia desses escaneio alguns!!
Douglas March 26th, 2006, 03:13 AM /\ Espero ancioso.
;D
BrunoVix March 26th, 2006, 03:13 AM Perfeitas! Já disse que gosto desses threads :)
Will_NE March 26th, 2006, 03:25 AM Que interessante! Bagé já tinha uma boa quantidade de edifícios na década de 60, e nessa mesma época Curitiba parecia Belo Horizonte e Porto Alegre no mesmo período. Já Salvador, obviamente, mudou muita coisa nessa foto, em relação aos tempos de hoje; principalmente o Elevador Lacerda, q teria a sua arquitetura atual 3 anos depois dessa foto colocada pelo Fortal ter sido tirada, em 1927.
Fortal March 26th, 2006, 03:49 AM verdade, Will! Bagé me surpreendeu!
Farrapo March 26th, 2006, 03:55 AM Se for comparar com hoje, Bagé tem quase o mesmo número de prédios que possuía na década de 60...
AcesHigh March 26th, 2006, 05:59 AM Que interessante! Bagé já tinha uma boa quantidade de edifícios na década de 60, e nessa mesma época Curitiba parecia Belo Horizonte e Porto Alegre no mesmo período. Já Salvador, obviamente, mudou muita coisa nessa foto, em relação aos tempos de hoje; principalmente o Elevador Lacerda, q teria a sua arquitetura atual 3 anos depois dessa foto colocada pelo Fortal ter sido tirada, em 1927.
Curitiba era BEM menor q POA naquela época...
POA entre 1950 e 1960
http://www.portoimagem.com/fotosantigas/novas5/vistaaerea1950.jpg
http://www.portoimagem.com/fotosantigas/novas5/vistaaerea1950-2.jpg
http://www.portoimagem.com/fotosantigas/novas5/vistaaerea1950-3.jpg
http://www.portoimagem.com/fotosantigas/poadecada50.jpg
Kato March 26th, 2006, 06:04 AM pois é... ERA... uheuheuehue
AcesHigh March 26th, 2006, 07:19 AM /\ é q POA, 1o mundo, controlou as taxas de natalidade, enquanto vcs se reproduzem feito coelhos!! :D :D :D
EricoWilliams March 26th, 2006, 02:55 PM Gentem!(mommento descontrole), não briguem, voce sabem bem que Poa não é uma super cidade, muito menos Curitiba. Franca é super cidade!
Brincadeirinha :D
Fotos legais, Bagé naquela época se mostrava muito promissora, imaginem se a cidade tivesse mantido aquele crescimento nos anos seguintes? Provavelmente teriamos uma metrópole hoje que rivalizaria com Poa!
Fortal March 26th, 2006, 03:45 PM fantástico essas vistas de POA!
BrunoVix March 26th, 2006, 04:50 PM Iiii já vão brigar? Vai começar a fofurada denovo....
Kato March 26th, 2006, 05:23 PM brigar?! que coisa ridicula! hahahaha!!
Nossa gente, poa é linda não tenho nada contra!! Na verdade quero conheçer muito la!! Não há o porque ter briga!! Amo todo o sul!! E não é porque reproduzimos feito coelhos, e sim porque muitos aqui do proprio sul vieram pra Curitiba pois a cidade possui uma otima qualidade de vida... hum, acho que não precisamos de estupidez no site não acham?! Outra, Curitiba é a unica capital considerada modelo em cidades internacionais como Nova York, e a unica entrar no seculo XXI com qualidades de 1º mundo... ah sim, possuindo prédios muito melhores do que de qualquer cidade do sul :s
EricoWilliams March 26th, 2006, 05:40 PM ^^ Epa! Os fofos já começaram de novo!
Kato March 26th, 2006, 05:52 PM hahahaha chega entao né people!! =)
noize March 26th, 2006, 07:06 PM Belos postais Fortal! :)
Kato, concordo q em questões urbanísticas Curitiba é show, eu mesmo já conferi, apesar destas qualidades não qualificarem CWB a "1o mundo", até pq para isto precisa ir muito além dessas questões... no qual mesmo POA está melhor q CWB em algumas, sabia??? índice de desenvolvimento humano, percentual de pobres na população. ;)
Quanto aos empresariais curitibanos eu concordo, são os melhores do Sul mesmo, em contrapartida a arquitetura antiga de POA é mais rica e imponente. :)
David de andrade March 26th, 2006, 07:32 PM na decada de 60 , joinville nao tinha nenhum predio acima de 6 andares , nesse ano a cidade tinha apenas 71 mil habitanmtes.
bage surpeendente mesmo para epoca , acho que a cidade deve ter parado no tempo , nao sei como ela esta hj, alguem tem uma fotos dos predios de bage na atualidade para a gente conferir ?
Farrapo March 26th, 2006, 07:45 PM Fotos legais, Bagé naquela época se mostrava muito promissora, imaginem se a cidade tivesse mantido aquele crescimento nos anos seguintes? Provavelmente teriamos uma metrópole hoje que rivalizaria com Poa!
Que exageeeeeeeeeeeeeeero! :D
Bagé parou no tempo mesmo... Como grande parte das cidades da Metade Sul do RS, estagnou a partir das décadas de 80, 90... Procurei umas fotos aéreas atuais da cidade, mas só achei umas péssimas, então não vou postar... :colgate:
diogoap March 27th, 2006, 12:19 AM Belos postais é incrível ver como as cidades evoluíram!
Caio C. March 27th, 2006, 12:28 AM Nussa, lindas antigas!
Marcio4Ever March 27th, 2006, 03:30 PM Gostei do de Curitiba na década de 60, olhando os postais de POA, até parece que ela parou no tempo.
RG March 30th, 2006, 05:47 AM Curitiba era e continua sendo BEM menor do que Poa... Ou, pelo menos, é a impressão que dá... Você anda em Curitiba e só vê mato em grande parte da cidade, é incrível!!!
Marcio4Ever March 30th, 2006, 05:51 AM ^ Ta noiadão???
Romanini March 30th, 2006, 03:12 PM Vexiiiii o RG tá louco ??? Faz tempo que ctba passou Poa mas isso não importa .. Só tem mato se você tiver como base fotos aéreas , porque aqui agente cuida da cidade mesmo .. tem que conhecer mais hein .. é só dar uma olhada nos Threads de Curitiba aí .
diegoodorizzi March 30th, 2006, 04:56 PM Já morei em poa e conheço ctba mais ou menos, mas a sensação que dá, tanto em fotos quando ao caminhar pela cidade, é de Curitiba ser bem maior. Quando ao "mato", são na maioria áreas de preservação se não me engano, o que mostra que além de forte é inteligente. E não há o que contestar, Curitiba é maior que Porto Alegre sim (população), basta dar uma olhadinha no site do IBGE.
RG March 30th, 2006, 08:57 PM Conheço muito bem as duas cidades (Curitiba e Poa) e Poa parece bem maior sim... Só pelo fato de Curitiba ter prédios mais altos do que os de Poa, Ctba, logicamente, já fica mais concentrada... Poa se espalha um monte, pois não é uma cidade tão vertical quanto Ctba...
Quando você anda em Ctba, tem a sensação de que a parte verdadeiramente "urbana" é bem pequena... O resto, são bairros com casas e com muita vegetação, etc. Os bairros parecem "ilhados" no mato, é algo bem interessante... Em Poa, ao contrário, como os prédios, no geral, são de altura média ou baixa, você anda dezenas de kilômetros e a cidade não acaba (a população espalha-se horizontalmente), não tem esse matagal no meio, é tudo conurbado...
Além disso, a sensação de cidade grande é muito maior em Poa... Vale lembrar que, apesar de Curitiba ter mais habitantes do que Poa, a região metropolitana de Poa é a 4* mais populosa do país (4 milhões de hab.), praticamente o dobro da de Curitiba, e isso dá um clima diferenciado à cidade... Poa tem muito mais gente circulando, uma quantidade de carros incomparável com a de Curitiba (1 milhão de carros circulam diariamente em Poa, sem contar nas cidades da região metropolitana; para se ter uma idéia, em Sampa são 3,5 milhões de carros diariamente, considerando que o rodízio tira muita gente de circulação), avenidas largas, etc., além do espírito cosmopolita, que também é incomparável...
Marcio4Ever March 30th, 2006, 09:22 PM ^Foi a coisa mais idota que li na minha vida, você não conhece Curitiba coisa nenhuma, dizer que parece que só tem mato na rua, que a parte "realmente" urbana é mto pequena?? Se mato pra você é um parque, um ajardim botânico ou memso uma praça bastante arborizada, então Curitiba tem muito mato.
Fortal March 31st, 2006, 12:10 AM achei mais uma aérea de Curitiba, desta vez, da década de 40! :)
eis a foto:
http://img234.imageshack.us/img234/2909/cur1yp.jpg
RG March 31st, 2006, 02:43 AM ^Foi a coisa mais idota que li na minha vida, você não conhece Curitiba coisa nenhuma, dizer que parece que só tem mato na rua, que a parte "realmente" urbana é mto pequena?? Se mato pra você é um parque, um ajardim botânico ou memso uma praça bastante arborizada, então Curitiba tem muito mato.
Bom, acho que vc precisa conhecer uma cidade realmente grande para entender o que eu tô falando... É claro que, comparando com interior, e mesmo com algumas pequenas capitais brasileiras, Curitiba é enorme...
BrunoVix March 31st, 2006, 03:02 AM Eu conheço Curitiba e andei muito bem pelas avenidas da cidade. Veja, o trânsito da minha cidade por exemplo, é bem mais complicado que o de Curtiba, e aqui você tem a sensação de que Vitória tem uma frota mais movimentada e maior que Curitiba, eu posso falar isso pq conheço a capital paranaense. Outra coisa que também queria falar, talvez nem vem ao caso do assunto do thread, mas aqui quando pensamos em "Vitória" não incluímos apenas a pequena ilha sem mais espaço para nada, a capital, e sim todo o seu redor, a RM. Temos uma RM muito colada, todas as cidades dependem de vias urbanas das outras, serviços, transportes públicos, tudo! A grande Vitória é mesmo uma cidade só, nós, os moradores, consideramos assim. Os serviços, comércios também... uma simples prova é você assistir alguns comerciais de lojas, sempre usam o termo "Grande Vitória".
Aqui temos parques e hortos municipais, a maioria deles estão na ilha, Vitória é bem urbanizada, não precisa andar muito para ver algum verde, os bairros são bem urbanizados. No horto municipal a prefeitura tem o seu viveiro de mudas, onde tem os mais diversos tipos de plantas e árvores que são plantadas pela cidade.
Romanini March 31st, 2006, 03:13 AM Veja, o trânsito da minha cidade por exemplo, é bem mais complicado que o de Curtiba, e aqui você tem a sensação de que Vitória tem uma frota mais movimentada e maior que Curitiba, eu posso falar isso pq conheço a capital paranaense.
Essa sensação se deve pelo grande uso do transporte público da cidade pela população curitibana, com certeza se em Curitiba não houvessem as canaletas e todo esse sistema dos ônibus biarticulados,teria uma frota super movimentada também.
Marcio4Ever March 31st, 2006, 06:42 AM Bom, acho que vc precisa conhecer uma cidade realmente grande para entender o que eu tô falando... É claro que, comparando com interior, e mesmo com algumas pequenas capitais brasileiras, Curitiba é enorme...
Existe urbanismo e caos urbano, quando vc descobrir a diferença entrea as 2, fale comigo.
AcesHigh March 31st, 2006, 12:33 PM anda dezenas de kilômetros e a cidade não acaba (a população espalha-se horizontalmente), não tem esse matagal no meio, é tudo conurbado...
olha, o único meio de andar dezenas de km em POA e a cidade não acabar é se vc for na direção norte, pela BR 116, pq dae tem conurbação por 45km (até o final de Novo Hamburgo. Mesmo em Sampa, o máximo q vc anda sem a cidade acabar são 7 dezenas de km :)
AcesHigh March 31st, 2006, 12:36 PM ^Foi a coisa mais idota que li na minha vida, você não conhece Curitiba coisa nenhuma, dizer que parece que só tem mato na rua, que a parte "realmente" urbana é mto pequena?? Se mato pra você é um parque, um ajardim botânico ou memso uma praça bastante arborizada, então Curitiba tem muito mato.
acho q vc não consegue nem chegar perto de entender oq ele tá falando...
AcesHigh March 31st, 2006, 12:40 PM Gostei do de Curitiba na década de 60, olhando os postais de POA, até parece que ela parou no tempo.
tu tem essa impressão rapaz, pq os postais mostram o CENTRO, e o centro não mudou nunca. Se vc olha-se em direção à oeste, ia notar q era só casa, e agora eh tudo prédio.
POA parou tanto no tempo qto Sampa ou Rio de Janeiro. Curitiba é q mudou muito pq passou de vilazinha pra cidade grande.
Se vc passar de 1 pra 2, aumentou 100%. A diferença salta aos olhos. Se vc passar de 100 pra 101, aumentou 1%, nem percebe. Mas na verdade cresceu tanto qto o outro.
Marcio4Ever March 31st, 2006, 01:42 PM tu tem essa impressão rapaz, pq os postais mostram o CENTRO, e o centro não mudou nunca. Se vc olha-se em direção à oeste, ia notar q era só casa, e agora eh tudo prédio.
POA parou tanto no tempo qto Sampa ou Rio de Janeiro. Curitiba é q mudou muito pq passou de vilazinha pra cidade grande.
Se vc passar de 1 pra 2, aumentou 100%. A diferença salta aos olhos. Se vc passar de 100 pra 101, aumentou 1%, nem percebe. Mas na verdade cresceu tanto qto o outro.
Eu falei que parece, não falei que parou.
Nat_Mac December 14th, 2008, 06:56 PM A área Urbana de Curitiba possui 319,4 Km² o que a faz ser a 4ª maior cidade do País em extensão da área Urbana,enquato Porto Alegre tem 160,7 Km²,o que a faz 11ª maior,E em população,Curitiba possui 1.828.092 Habitantes,enquanto Porto Alegre têm 1.430.220 habitantes.Sendo assim,que CURITIBA É MAIOR QUE PORTO ALEGRE,Comparando os Dados das RMs.A de Porto Alegre Ficaria com 537Km² e Curitiba com 442²Km² e A População da RM de Porto Alegre com 4.035.194 habitantes e Curitiba com 3.260.292,portanto A GRANDE Porto Alegre é maior que a GRANDE Curitiba.
Uma supera a outra em alguma coisa,portanto as duas são legais,gosto das duas.Sem brigas.
tonyssa December 15th, 2008, 12:11 AM Salvador, em 1927
http://img113.imageshack.us/img113/6126/s3ab.jpg
^^
Lindo esse postal, impressionante como a cidade conseguiu preservar a maior parte das construções mostradaas na foto! :)
Njggah'z Heppin' December 15th, 2008, 01:27 AM ^^
Pouca coisa mudou dessa foto. Acho que um ou dois prédios foram removidos e o Elevador Lacerda mudou. As construções foram preservadas, e a maioria está de pé até hoje, mas acho que não por muito tempo.
tonyssa December 15th, 2008, 01:29 AM ^^
Essa região da Conceição foi tombada recentemente pela prefeitura. :)
Njggah'z Heppin' December 15th, 2008, 01:31 AM ^^
Pode ter sido tombada, mas não é preservada. Pelo menos até agora.
Caruaruense December 15th, 2008, 01:39 AM Fortal, você merece um prêmio por representar tão bem o passado de tantas cidades! Valeu por compartilhar!
Fortal December 15th, 2008, 01:55 AM Fortal, você merece um prêmio por representar tão bem o passado de tantas cidades! Valeu por compartilhar!
Muito obrigado! :):):) eu que agradeço
esse thread faz muito tempo que eu fiz, acho que em 2006 hehe
Vittariano December 15th, 2008, 03:07 AM Realmente Bagé não teve um grande desenvolvimento...em compensação suas construções antigas estão preservadas hj em dia! A memória continua viva!
Rekarte December 15th, 2008, 11:25 PM Poxa,Bagé e Criciuma já tinha um bom skyline para a decada de 60
catarina de Curitiba January 31st, 2009, 05:33 AM Quem vê as imagens da antiga Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (primeiro nome de Ctba) na década de 60, não imaginava a transformação que viria nas décadas seguintes.
A cidade cresceu muito e é hoje, a maior do Sul. Tem a terceira frota de veículos de país, o 3º lugar em prédios altos. A 3º Rede Hoteleira. Nestes quesitos, perde apenas para São Paulo e Rio.
Mas ganha em qualidade de vida, educação, transporte urbano, urbanismo (referência internacional). Curitiba cresce e expande seu crescimento para a RM, que em breve também se tornará a maior do Sul.
Que orgulho desta cidade! Parabéns a Curitiba e aos curitibanos!
bixuru February 3rd, 2009, 06:16 PM Curitiba era menor sim... em 20 anos a população da cidade cresceu 500 e poucas mil pessoas... imaginem???
Lógico... seria uma hecatombe num período como esse uma cidade crescer tanto assim... mas CTBA mostrou que é possível ter um desenvolvimento urbano sustentável...
Lógico que os ínidces de POA podem estar melhor ... 0,865... IDH com 400 mil pessoas a menos... 400 mil i migrantes a menos... CTBA tem 0,856... que é elevadíssimo....
Poa deveria ter pelo menos 2 ou 3 pontos na frente... Curitiba sofreu um monte com seu inchaço populacional, e mesmo assim não perdeu o requebrado...
Pobrs na população??? é lógico que devido a tudo isso os pobreas são em maior quantidade aqui sim... e olha que temos um sistema público de transporte incrível e sustentabilidade urbana...
Arquitetura histórica... Curitiba tem mais de 315 anos de história... Poa tem 230 e poucos... Amigo... desconheces a arquiteura daqui hein?? faça um tour pelo largo da ordem, centro histórico, ruínas e ruas históricas de CTBA...
vc vai se surpreender...
Mas... não quero mais criar polêmica com gaúchos... POA, FLORIPA e CTBA são jóias do sul do Brasil....
gaucho February 11th, 2009, 12:58 AM Curitiba era menor sim... em 20 anos a população da cidade cresceu 500 e poucas mil pessoas... imaginem???
Lógico... seria uma hecatombe num período como esse uma cidade crescer tanto assim... mas CTBA mostrou que é possível ter um desenvolvimento urbano sustentável...
Lógico que os ínidces de POA podem estar melhor ... 0,865... IDH com 400 mil pessoas a menos... 400 mil i migrantes a menos... CTBA tem 0,856... que é elevadíssimo....
Poa deveria ter pelo menos 2 ou 3 pontos na frente... Curitiba sofreu um monte com seu inchaço populacional, e mesmo assim não perdeu o requebrado...
Pobrs na população??? é lógico que devido a tudo isso os pobreas são em maior quantidade aqui sim... e olha que temos um sistema público de transporte incrível e sustentabilidade urbana...
Arquitetura histórica... Curitiba tem mais de 315 anos de história... Poa tem 230 e poucos... Amigo... desconheces a arquiteura daqui hein?? faça um tour pelo largo da ordem, centro histórico, ruínas e ruas históricas de CTBA...
vc vai se surpreender...
Mas... não quero mais criar polêmica com gaúchos... POA, FLORIPA e CTBA são jóias do sul do Brasil....
Então o IDH de SP deveria ser de 1 milhão...
Aumento da população também pode muito bem trazer desenvolvimento e POA pode não ter recebido muitos imigrantes de outros estados do Brasil, mas recebeu milhares do interior e da metade Sul do RS, que é uma das regiões mais pobres do Sul do Brasil. A RMPOA cresce a passos largos e continua sendo uma das mais desenvolvidas do país.
Essa conversa de que POA parou no tempo é besteira e q não recebeu imigrantes é uma besteira maior ainda...
Poni February 23rd, 2009, 09:39 PM Aquela foto de Salvador de 1927,se vc for lá hj em 2009 vai tá praticamente a mesma coisa.
sul_mp February 24th, 2009, 09:55 PM não consigo ver a foto de Curitiba de 1960!
|
|