View Full Version : Prédio giratório é vitrine para empreendedores

damiao
March 26th, 2006, 05:56 AM
Prédio giratório é vitrine para empreendedores
Imóvel está muito a frente do mercado curitibano em nível tecnológico e em preço; construtora já aplicou mais de R$ 20 milhões

Mauro Frasson

Prédio tem o giro de 360 graus do piso e de espaços como sala, quartos e escritório

Curitiba O prédio giratório localizado no bairro Ecoville, em Curitiba, e com a patente mundial de Suíte Vollard, está sendo utilizado pela Construtora Moro como uma ''vitrine'' ou show-room para investidores nacionais e internacionais. Em entrevista exclusiva à Folha, o presidente e filho do fundador da empresa, Alcir Moro, afirma que a companhia fez uma análise depois que o prédio estava pronto e concluiu que era impossível vender o empreendimento comercialmente. De acordo com ele, o imóvel está muito a frente do mercado curitibano em nível tecnológico e em preço.

''Não teríamos cliente para comprar os apartamentos no valor que teria que ser vendido'', conta. Até hoje ainda não foi vendida nenhuma das 11 unidades de 270 m2 cada. A Moro já aplicou mais de R$ 20 milhões no empreendimento. A meta, segundo ele, é que o prédio seja constantemente atualizado em tecnologia. Também há um projeto, que ainda não tem data para entrar em vigor, para que o prédio seja utilizado em hospedagens exclusivas. Para isso, a idéia é uma possível parceria com uma rede hoteleira. No entanto, Moro não revelou os custos que a construtora tem com gastos de energia elétrica, água, elevadores e segurança para manter o empreendimento.

Ainda neste ano, deve acontecer o lançamento do projeto da construção de prédios giratórios nas capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia em parceria com investidores brasileiros e internacionais. As obras devem começar no primeiro semestre de 2007. Cada prédio terá 30 andares, com apartamentos de 600 m2. O preço de custo de cada um será de US$ 100 milhões. O preço do metro quadrado dos prédios que serão construídos em São Paulo e Rio de Janeiro é de US$ 5,5 mil. Em Curitiba, o valor do metro quadrado é de cerca de US$ 4 mil, o que daria um valor por apartamento de R$ 2,289 milhões (considerando a cotação de fechamento do dólar do dia 14 de março que foi de R$ 2,12).

Além de todos estes planos para o prédio giratório, Moro conta que há conversações para transferência de tecnologia e construção de empreendimentos semelhantes no mercado americano, em países da América Latina e na Europa.

O início do projeto do prédio giratório de Curitiba começou há dez anos. ''Na época vislumbramos um novo produto, um prédio que girasse'', lembrou. Há obra propriamente dita foi iniciada há sete anos.

De acordo com Moro, o prédio não é uma obra totalmente acabada mas, está em constante evolução. ''Nos últimos dois anos aplicamos a parte de automação'', disse. A idéia é que o Suíte Vollard seja um prédio conceito.

O prédio tem o giro de 360 graus do piso e de espaços como sala, quartos e escritório. Com isso, o ocupante tem acesso a uma visão panorâmica sobre toda a linha do horizonte da cidade de Curitiba. No eixo central, que permanece fixo, estão localizados o banheiro, a lareira e a cozinha. As dependências de seviços como churrasqueira e elevadores estão em uma unidade fixa integradas à torre giratória.

O apartamento gira de forma individual com controle remoto e também através de comando de voz, de palm top e de celular. Também pode ser comandado e visualizado à distância através de celular e internet de qualquer lugar do mundo. O prédio permite o controle da temperatura e das persianas e faz o giro completo em uma hora. A velocidade do giro também pode ser programada e tem um consumo mínimo de energia equivalente ao de uma banheira de hidromassagem.

Tamarindo Cobra
March 26th, 2006, 06:21 AM
Caramba!!! É uma notícia legal, ma é chata ao mesmo tempo! Pensei que já tinham vendido tudo desse prédio!

Infelizmente, por ele ser no Brasil, me soa a lavagem de dinheiro! :(

Diogo_Gardoni
March 26th, 2006, 07:06 AM
Fantástico!

Brasil Guy
March 26th, 2006, 02:53 PM
Prédios giratórios espalhados pelo Brasil!! Ótimo!

RenatoJG
March 26th, 2006, 08:17 PM
^^ Só pra promover o Brasil mesmo, porque, pelo visto, ninguém se interessa por esse tipo de prédio...

tkr
March 26th, 2006, 08:40 PM
^^ nda a ver.. eh um projeto interessante e que pode dar certo sim..

RenatoJG
March 26th, 2006, 09:08 PM
^^ Assim espero... hehehe

Paulo
March 26th, 2006, 09:44 PM
Já tinha ouvido falar que nenhum apartamento foi vendido. E pra mim isso não é uma surpresa. É apenas a prova da incompetência e falta de realismo da construtora(pelo menos neste empreendimento).

Quem compraria um apartamento giratório, sendo que o próprio apartamento possui uma vista de 360°(já que é 1 por andar)??? Acho que só seria vendido se o preço fosse muito baixo.

A idéia é inovadora, mas é estúpida ao mesmo tempo.

E o pior, é que qualquer construtora/incorporadora que se preze, não dá um tiro no escuro como essa fez. Obviamente não houve planejamento e agora ela tá tentando botar a culpa no mercado curitibano...tsc tsc.

Ninguém comprou os apês pq a idéia é idiota e o preço é absurdo, só por isso. Se a vista ainda fosse lindíssima, como no caso do Rio, talvez seria UM POUCO mais viável.

Paulo
March 26th, 2006, 09:51 PM
ah... acho pouco provével que esse modelo de edifício se espalhe pelo país.

É muito caro e pouco funcional.

JaMBa
March 26th, 2006, 09:55 PM
Tinha feito um thread sobre ele:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=314728

Eu concordo com o Paulo .. não vejo porque um Ap tem que girar!!

Ja falei isso e vou repetir, não pagaria nenhum real a mais para ter meu AP girando!

Douglas
March 26th, 2006, 10:06 PM
/\ Tb não

RRC
March 26th, 2006, 10:12 PM
Eu acho que só não vendeu porque está em Curitiba, se fosse em SP, Rio, ou NE, onde aptos milionários vendem como água esse aí já estaria esgotado.

Romanini
March 26th, 2006, 11:00 PM
^^ Pq ?

RRC
March 26th, 2006, 11:08 PM
Não conheço CTBA, mas acho que o mercado de aptos milionários aí provavelmente é menor do que o das cidades que eu citei. Em SP por exemplo os aptos muito caros geralmente esgotam antes do fim das construções. Um apto desse valor ($ 2,289 milhões para 270 m2) encontra mercado fácil aqui, e acho que no Rio tb e nas grandes cidades do NE tb, especialmente pelos estrangeiros que vão morar nessas cidades e pagam diretamente em dólar. Curitiba apesar de ter bairros lindos e caros acho que ainda não dispõe dessa grande procura por imóveis excessivamente caros, já que por esse valor, imagino que existam opçoes de aptos de 400 ou 500 m2 na cidade, ou seja, quase o dobro do tamanho pelo mesmo preço.

RG
March 30th, 2006, 05:51 AM
Sinceramente, acho besteira...

Marcio4Ever
March 30th, 2006, 05:55 AM
Não conheço CTBA, mas acho que o mercado de aptos milionários aí provavelmente é menor do que o das cidades que eu citei. Em SP por exemplo os aptos muito caros geralmente esgotam antes do fim das construções. Um apto desse valor ($ 2,289 milhões para 270 m2) encontra mercado fácil aqui, e acho que no Rio tb e nas grandes cidades do NE tb, especialmente pelos estrangeiros que vão morar nessas cidades e pagam diretamente em dólar. Curitiba apesar de ter bairros lindos e caros acho que ainda não dispõe dessa grande procura por imóveis excessivamente caros, já que por esse valor, imagino que existam opçoes de aptos de 400 ou 500 m2 na cidade, ou seja, quase o dobro do tamanho pelo mesmo preço.

Será??? Não concordo.

Regi
March 30th, 2006, 01:54 PM
Esse prédio já está pronto a muito tempo, e completamente encalhado.
Com certeza foi um desperdício de dinheiro nesse edifício.

Brasil Guy
March 30th, 2006, 02:28 PM
Será que foi desperdício de dinheiro?
O prédio é conhecido no mundo inteiro, a construtora ganhou reconhecimento, desenvolveu tecnologia construtiva.
Pensando bem, não acho que a construtora tenha perdido dinheiro, talvez tenha ganhado, em valor de mercado, na percepção que as pessoas têm da empresa (uma empresa moderna, arrojada, com tecnologia, etc), além de poder estar vendendo know-how para os outros.
Talvez a construção do prédio tenha sido uma jogada de marketing, não devemos fazer construções simplórias sobre a real estratégia da construtora, o que ela REALMENTE visava quando construíu o Suíte Voillard.

ACWB
March 30th, 2006, 04:13 PM
^^ Pior que o que aconteceu foi que a construtora FALIU! Era, junto com a Tha, a mais conhecida da cidade. Tinha uma mega sede num local super valorizado (hoje virou uma faculdade de medicina e biologicas pra se ter a ideia do tamanho da sede), e, hoje, tem uma casa pra controlar tudo que deve. Tem 5 construcoes paradas, ou andando a passos de formiga. E ainda devem pra curitiba inteira.

Mas uma coisa boa eh a patente da tecnologia desenvolvida, que eles estao vendendo bem nos EUA.
O site da construtora eh www.moro.com.br pra quem quiser visitar

Mas, apesar de tudo, eu ADORO ter esse predio na minha cidade e fico feliz pela construtora ter feiro essa baita cagada heheh

André
March 30th, 2006, 05:49 PM
Em São Paulo com certeza ia ter quem o adquirisse... O que não falta aqui é dondoca estilo Daslu querendo ser uma melhor que a outra..

anzo
March 30th, 2006, 06:15 PM
No Rio até vai, um prédio desses numa localidade que pudesse abranger vistas p/ duas praias, ou p/ a praia e a mata-atlêntica ia ser muito legal, e os gringos iriam ficar loucos mesmo. Em SP quem sabe, mas não tenho certeza se vendia tudo não viu...

Mesmo estas cidades estando cheias de gente bilionária querendo mostrar isso, ainda assim é uma extravagância em termos mundiais se gastar 1 milhão de dólares numa espécie de loft que gira.

Até porque o apto tem um quarto só, ou seja, é p/ um público muito específico e limitado: solteiros milionários, já que é impossível uma família morar ali tranquilamente. E não é tão fácil juntar 20 pessoas com tanto gosto pela extravagância.

Foi um erro de estratégia da construtora, na minha opinião, pois por este valor se compram apartamentos na faixa de 500 metros quadrados com vistas lindas da cidade na região do campo de golfe do Graciosa ou no Ecoville mesmo. Acho que o prédio quebrou a construtora, mas pode salvá-la se ela vender a patente lá fora, e pelo que eu sei é isso que eles estão fazendo...

Quanto ao mercado de alto-padrão em Curitiba, os imóveis estão se valorizando muito nos últimos anos, há cinco anos eram poucos prédios com aptos que valiam mais de 1 milhão, hoje já tem uns 20 prontos e mais uns 5 em construção nesta faixa de milhões de reais. O mercado de alto-padrão aqui é mais voltado à condomínios de casas.

[s]

Hed
March 30th, 2006, 06:30 PM
Concordo com o Brasil Guy, mas é uma pena saber que a construtora faliu.
O motivo pode não ter sido a construção do predio, mas...

O prédio em si não é muito bonito (o acabamento é fraco), mas a idéia é muito interessante e inovadora!

Tomara que com a venda da patente eles consigam se reestruturar, remodelar esse modelo de prédio, e contruir novas versões dele pelo Brasil.

Regi
March 30th, 2006, 09:25 PM
Na cidade de São Paulo com certeza venderia tudo.
Se existe um lugar no Brasil, onde a maioria dos investimentos dão certo, é São Paulo.

RenatoJG
March 30th, 2006, 11:09 PM
^^ Não sei, talvez... No Rio teria mais chances de 'ir pra frente'...

Esse prédio já está pronto a muito tempo, e completamente encalhado.
Com certeza foi um desperdício de dinheiro nesse edifício.Acho que foi um bom investimento pro nome da construtora...