View Full Version : Prefeitura inaugura túnel da Radial Leste em Itaquera

som942
March 26th, 2006, 05:01 PM
Prefeitura inaugura túnel da Radial Leste em Itaquera

A intervenção na Radial Leste ainda prevê o prolongamento da avenida até a Marginal Tietê, um trecho de cerca de 2,5 km.

O prefeito de São Paulo inaugurou neste sábado (25/03) o túnel Jornalista Odon Pereira, localizado sob a Linha E da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), ao lado da estação Corinthians Itaquera do Metrô, interligando a antiga Radial com a nova Radial Leste, atual Av. José Pinheiro Borges.

Até este sábado, os veículos que chegavam pela velha Radial Leste, na altura de Itaquera, para chegar à nova via eram obrigados a utilizar estreitas ruas no centro de Itaquera, congestionando o bairro. A intervenção na Radial Leste ainda prevê o prolongamento da avenida até a Marginal Tietê, um trecho de cerca de 2,5 km.

''Essa é uma obra fundamental para a Zona Leste da cidade. É o primeiro importante túnel dos bairros mais afastados de São Paulo, nos bairros onde moram as classes trabalhadoras. É uma obra que custou R$ 57 milhões, que vai aumentar a velocidade dos ônibus e veículos de 18 km/h para 30 km/h e permitirá que o trem ande mais depressa em direção a Itaquera e Guaianases'', disse o prefeito.

Foram ao todo 398 funcionários responsáveis pela construção do túnel, dos quais a maioria contratada na região, beneficiando os bairros vizinhos à obra. Com a inauguração do túnel, estima-se um volume equivalente inicial na hora pico na ordem de aproximadamente 2.500 veículos, nos dois sentidos de tráfego e aumento da velocidade média 30 km/h.

O túnel possui seção de 6m de altura por 25m de largura e 200 m de extensão, com três faixas de rolamento em cada sentido de tráfego. É iluminado por 204 luminárias internas e 39 externas. A sua cobertura foi executada através do processo não destrutivo, eliminando qualquer risco de paralisação da linha E da CPTM. Por medida de segurança os trens passavam com velocidade reduzida.

O volume de escavação do túnel corresponde a aproximadamente 60.000 m³, equivalente a 4.000 viagens de caminhão, calculando que cada caminhão transporta 15m³. A escavação foi iniciada em setembro/05. Ao todo o túnel consumiu 10 mil metros cúbicos de concreto, 2.200 toneladas de aço, e foram pavimentados 15 mil m².

Homenagem

O jornalista Odon Pereira da Silva foi vereador nos anos 60, em São Paulo. Morreu aos 63 anos, em 2001. Trabalhou no jornal Folha de S. Paulo entre 1969 e 1983, onde exerceu diversos cargos, inclusive o de Secretário de Redação e o de Editor de Assuntos Urbanos. Considerado um dos mais competentes jornalistas especializados em problemas urbanos, Odon Pereira militou no Partido Comunista Brasileiro na década de 60.

EricoWilliams
March 26th, 2006, 05:08 PM
Que legal, ótimo para são paulo continuar "funcionando"!!

rkj
March 26th, 2006, 05:17 PM
''Essa é uma obra fundamental para a Zona Leste da cidade. É o primeiro importante túnel dos bairros mais afastados de São Paulo, nos bairros onde moram as classes trabalhadoras. É uma obra que custou R$ 57 milhões, que vai aumentar a velocidade dos ônibus e veículos de 18 km/h para 30 km/h e permitirá que o trem ande mais depressa em direção a Itaquera e Guaianases'', disse o prefeito.

O túnel possui seção de 6m de altura por 25m de largura e 200 m de extensão, com três faixas de rolamento em cada sentido de tráfego. É iluminado por 204 luminárias internas e 39 externas. A sua cobertura foi executada através do processo não destrutivo, eliminando qualquer risco de paralisação da linha E da CPTM. Por medida de segurança os trens passavam com velocidade reduzida.

Essa foi legal: o Serra dizendo que "olha, esta obra permitiu que o trem ande mais depressa"... mas na verdade, a obra é que tinha diminuído a velocidade de operação dos trens! Coloque um elefante no meio da sala, e quando você tira a situação parece melhor! :bash:

De qualquer forma, a obra é bem interessante.

som942
March 26th, 2006, 05:23 PM
Eu queria achar alguma noticia sobre esse tunel, mas a unica que encontrei foi no site da prefeitura, logo é *natural* que tenha uma puxaçãozinha de saco né... mas considere só a parte informativa, heheheh

Heilig
March 26th, 2006, 06:29 PM
^^

ZL fora da midia totalmente :(

som942
March 26th, 2006, 07:43 PM
O que não é nenhuma novidade... só aparece na mídia pra mostrar coisa ruim e mostrar pro resto da cidade como a vida aqui é "selvagem" ( quero deixar bem claro que não concordo com isso )

RRC
March 26th, 2006, 09:07 PM
Eu queria achar alguma noticia sobre esse tunel, mas a unica que encontrei foi no site da prefeitura, logo é *natural* que tenha uma puxaçãozinha de saco né... mas considere só a parte informativa, heheheh

Aqui fala - uma notícia da época do começo da construção http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?referrerid=39159&t=251311

som942
March 26th, 2006, 09:21 PM
Vc sabe alguma noticia atual? ( tirando essa do site da prefeitura )
Gostaria de ver alguma materia de algum orgao de midia nao estatal

som942
March 27th, 2006, 01:45 AM
Acabei de ir ver o túnel, ficou bem legal =)

mopc
March 27th, 2006, 03:27 PM
Mas a linha E já não era isolada da rua? Como um túnel aumenta a velocidade da linha?

Osasco Station
March 27th, 2006, 03:58 PM
Mas a linha E já não era isolada da rua? Como um túnel aumenta a velocidade da linha?

Sim, o Serra se perdeu nas palavras, o túnel não influi em nada na linha.

legal
March 27th, 2006, 04:11 PM
Que bom que, segundo o Celodias que foi ver, o tunel ficou legal!

Boa noticia para a ZL.

DMA Brasil
March 27th, 2006, 06:21 PM
Essa foi legal: o Serra dizendo que "olha, esta obra permitiu que o trem ande mais depressa"... mas na verdade, a obra é que tinha diminuído a velocidade de operação dos trens! Coloque um elefante no meio da sala, e quando você tira a situação parece melhor! :bash:

De qualquer forma, a obra é bem interessante.

ahahaha Gostei da analogia...:) Poxa, mais uma obra pra deixar, como disseram, a capital "funcionando"...

richter30
March 27th, 2006, 07:04 PM
O que eu sei os trens passavam devagar por medida de segurança, já que como o tunel estava sendo feito embaixo da ferrovia, o peso dos trens passando em alta velocidade poderia abalar a estrutura recem construída...

gamatrom
March 28th, 2006, 10:49 AM
não tem uma foto não?

Alexpira
March 29th, 2006, 02:49 AM
Uma duvida....como será a interligação da Radial com a Marginal Tietê /??

som942
March 29th, 2006, 04:44 AM
Esse túnel vai ajudar bastante mesmo. Uma comparação que dá pra fazer é a seguinte: Imaginem o tunel ahangabau. Imaginem se, ao sair da 23 de maio para pegar a Prestes Maia, ao inves do tunel vc tivesse que passar pelas ruas do centro da cidade... era mais ou menos isso que acontecia aqui ( com menos veiculos, é claro, mas mesmo assim, se perdia muito tempo no centro de Itaquera ). Agora com o túnel, o trânsito todo vai direto pela radial, sem ter que passar pelo centro. Só não entendi porque os comerciantes de lá comemoraram, eles vão perder muitos clientes de passagem.
Gamatrom, procurei foto na net e não achei, juro que se tivesse maquina digital já teria postado várias aqui no fórum. A única foto ( bem medíocre pro sinal ) tem no link de onde tirei essa notícia ( http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=8547 ).
Alex, a interligação será feita através da Avenida Calim Eid ( ou seja lá como se escreva isso ), que atualmente vai até o Jardim Três Marias se não me engano. O projeto é pegar a Radial Leste em Artur Alvim e ligar com essa avenida que já vai até a Marginal Tietê. Não é tão difícil pois a maior parte da avenida já está pronta, o que vai custar mesmo será passar por cima desse trecho próximo à estação Artur Alvim, que já está ocupado e tem um terreno um tanto acidentado, além de obstáculos viários consideráveis ( a própria radial leste, avenida águia de haia, passagem subterranea, metro e trem, terminal de onibus, acho q lembrei todas )

Alexpira
March 30th, 2006, 01:36 AM
Interessante...iria ajudar a desafogar o complexo viário do Viaduto Aricanduva....mas será que com Kassab sai?? (alías, será que Kassab sabe aonde fica a ZL e a ZN??)

som942
March 30th, 2006, 04:39 AM
Tomara que saiba. Mas eu acho que sai de um jeito ou de outro, os problemas de Infra-estrutura da ZL já tão incomodando o resto da cidade.

gomessobral
April 10th, 2006, 04:21 PM
Oi Pessoal até que em fim depois de muitos meses lendo os comentários parece que vou conseguir colaborar com o forum.
Agora que consegui me comunicar, rs rs rs, vou sair a campo e tirar algumas fotos aqui do tunel da Radial e estarei postando nos próximos dias para voces.
Agora uma informação interesante é que não sei se devido a necessidade eleitoreira de inauguração ou por problemas técnicos não verificadas o bonito tunel já apresenta uma infiltração de média intensidade na parede interna sentido centro.
Outra curiosidade é que logo que inalgurarm o tunel o terreno subsequente que será o futuros Shopping metro Itaquera virou um enorme canteiro de obras a todo vapor será que o interesse privado do futuro shopping é que esta alavancando todo esse processo de reestruturaçào viaria aqui na região, pois tanto proximo ao tunel continuacao da radial até a marginal e as obras de reformulacao viaria no centro de itaquera esta a todo vapor, será que o Shopping podria estar "molhando" a mão de alguem, pensem nisso pois afinal o shopping vai custar + ou + R$ 180 milhoes...

som942
April 11th, 2006, 01:07 AM
Eu não sei se estão molhando a mão de alguem... mas pelo menos essa preparação de infra-estrutura pré-shopping é um avanço, pois acho que muitos aqui sabem o terror que ficou o acesso ao Shopping Aricanduva, que não teve planejamento viário quase que nenhum.