View Full Version : Feira de Santana - BA

Will_NE
March 29th, 2006, 01:41 AM
Feira de Santana é a maior cidade do interior do Nordeste, com quase 550.000 habitantes. Possui um comércio fortíssimo, e seu setor industrial é bastante diversificado, tendo um dos maiores centros industriais do Nordeste.
As fotos foram tiradas neste ano de 2006, são do webshots. Morei lá durante uns 12 anos.

Praça João Pedreira, com a Igreja Senhor dos Passos ao fundo.
http://img62.imageshack.us/img62/8143/feira164ut.jpg
Prefeitura Municipal, com a Praça João Pedreira em primeiro plano.
http://img140.imageshack.us/img140/2184/feira153ex.jpg
Praça Bernardino Bahia, com coreto e o antigo prédio do INSS.
http://img80.imageshack.us/img80/6986/feira147pm.jpg
Mercado de Arte Popular, inaugurado em 1914.
http://img80.imageshack.us/img80/9216/feira10rc.jpg
Fundação Senhor dos Passos.
http://img143.imageshack.us/img143/2263/feira129yq.jpg
Avenida Getúlio Vargas, a principal da cidade.
http://img95.imageshack.us/img95/3536/feira65mq.jpg

http://img143.imageshack.us/img143/1374/feira55go.jpg

http://img143.imageshack.us/img143/7506/feira71rf.jpg

http://img143.imageshack.us/img143/5254/feira85wm.jpg

http://img143.imageshack.us/img143/2852/feira91hs.jpg

http://img143.imageshack.us/img143/9856/feira109cb.jpg

http://img59.imageshack.us/img59/4263/feira118yi.jpg

http://img143.imageshack.us/img143/9789/feira135in.jpg
Avenida Maria Quitéria.
http://img59.imageshack.us/img59/5898/feira25iq.jpg

http://img143.imageshack.us/img143/9149/feira39bk.jpg

Baianóide
March 29th, 2006, 01:46 AM
Legais as fotos, belo trabalho Will.

EricoWilliams
March 29th, 2006, 01:52 AM
Me pareceu ampla, gostei de ver!

Fortal
March 29th, 2006, 02:28 PM
bem legal, gostei dos prédios históricos..

Will_NE
March 29th, 2006, 09:47 PM
Foto aérea da cidade, de 2004:
http://img236.imageshack.us/img236/7679/fotoaereafeira3gp.jpg

Makroman
March 29th, 2006, 10:09 PM
Kra, fui pra Fiera de Santana domingo agora. A cidade nem é ruim, mas eh MUITO, MUITO quente de dia. De noite o clima ja eh bem agradavel, mas eu n gosto mt de la n... Aquela avenida Getulio Vargas eh bem legal. Tem umas lanchonetes no meio e a noite eh bem legal ir lar comer um hamburger e talz. xD ;)

Marcio4Ever
March 29th, 2006, 11:01 PM
Não esperava nem 25 %, me surpreendeu muito.

Roque
March 29th, 2006, 11:37 PM
Vou passar em Feira na segunda ou terça-feira, tentarei tirar umas fotos de lá (caso eu passe durante o dia).

Luis_RiodeJaneiro
March 29th, 2006, 11:57 PM
Fui em Feira de Santana só para pernoitar durante viagem ao nordeste , e me surpreendi com uma cidade ampla, largas avenidas, bem planejada, bom comércio,...Parabéns, Feira de Santana !

Tamarindo Cobra
March 30th, 2006, 12:33 AM
Carmba, que cidade dahora do cacete!!! Por favor, arranjem fotos do rodoanel de feira de Santana, pelo oque eu vi é o mais perfeito do Brasil, olhem só:
http://i83.photobucket.com/albums/j318/FLOYD_ALBATROIZ/FeiradeSantana.jpg

Alguém tem foto desse anel viário??? :)

Roque
March 30th, 2006, 01:13 PM
Nâo é essa perfeição toda não. A pista é simples (mão dupla) na maioria dos trechos e ainda existem muitas áreas a serem urbanizadas.

Muitas vezes passar por dentro de Feira é melhor que circundar a cidade.

Mas temos um alento, a parte que liga a BR 324 à BR 116 já está sendo duplicada, e em alguns momentos triplicada.

Tamarindo Cobra
March 30th, 2006, 03:14 PM
Ahhh, que pena! Bom, ma pelo menos ele existe, é só duplicar que fica beleza! :)

Marcio4Ever
March 30th, 2006, 03:43 PM
Vendo aquela foto do google earth, alguem poderia me dizer se tem alguma outra cidade brasileira que esta bem detalhada.

André
March 30th, 2006, 05:55 PM
Caramba.. Não pensei que a cidade fosse tão grande! Bonita! A catedral que aparece na primeira foto tb parece ser muito bonita!

Expugnator_VDC
March 30th, 2006, 08:37 PM
Ouvi dizer que Feira não é muito densa por causa do solo que dificulta construir prédios altos, é verdade?

Will_NE
March 30th, 2006, 09:37 PM
^^
A conversa q rola lá em Feira, Expugnator, é q tem um lençol freático na cidade q fica bastante próximo do solo, e que impede a construção de vários edifícios próximos um do outro, mas... não sei se isso é verdade. De qualquer forma, não se vê em Feira nenhuma concentração de edifícios, a cidade tem um skyline muuuito disperso e espalhado.

PapaiNoel
March 31st, 2006, 01:31 AM
Nossa tu morou 12 anos, não consigo ficar 1 dia lá =/

Danzin
March 31st, 2006, 02:53 PM
Certa vez foi alvo de uma certa discussão que tive em um dos meus cursos "trancados"(rsrs), que o fato de Feira não ter tantos edificios, é o fato de as fundações lá serem altamente custosas, devido a justamente este problema do lençol. O gasto nas fundações é muito alto o que acaba por muitas vezes inviabilizando a construção de edificios mais altos. Vitória da Conquista por exemplo com pouco mais da metade da população de Feira, acredito, já ter um skyline mais denso que de Feira. Obs: em se tratando de planejamento Feira é excelente, pena que não é aproveitado e a cidade deu azar de cair em cima de um lençol f. muito proximo da superficie.

Expugnator_VDC
March 31st, 2006, 06:12 PM
Uma coisa que eu gostei de ter confirmado em relação a Feira, pelo menos pela foto aérea que WillCorrea postou, é q a cidade eh razoavelmente plana. Eu adoro cidades planas, Conquista é bem plana, só tem a serra mas não tem muitos morros. Eu acho que em cidades planas tudo fica mais visível, o skyline, o urbanismo, sem falar que pro pedestre dá pra andar bem mais...Eu, morando em BH, sofro com as ladeiras, já que tô acostumado com Conquista.

cmmatos
March 23rd, 2007, 04:38 AM
Certa vez foi alvo de uma certa discussão que tive em um dos meus cursos "trancados"(rsrs), que o fato de Feira não ter tantos edificios, é o fato de as fundações lá serem altamente custosas, devido a justamente este problema do lençol. O gasto nas fundações é muito alto o que acaba por muitas vezes inviabilizando a construção de edificios mais altos. Vitória da Conquista por exemplo com pouco mais da metade da população de Feira, acredito, já ter um skyline mais denso que de Feira. Obs: em se tratando de planejamento Feira é excelente, pena que não é aproveitado e a cidade deu azar de cair em cima de um lençol f. muito proximo da superficie.

Meu amigo, essa história de lençol atrapalhar edificação é coisa do "Ronca". No Japão só tá faltando é se construir dentro d'água. Aguardem que em breve estará compondo o Skyline da Cidade Princesa nada mais nada menos que um gigante de 27 andares e toda uma estrutura de lazer a bordo. O condomínio ocupa um quarteirão inteiro, coisa de cinema.

Soteros
March 23rd, 2007, 06:29 PM
ötimas fotos de FSA... Muito bom Will, PARABÉNS!

Cerrado
March 23rd, 2007, 10:22 PM
Cheguei hoje (23/03/07)em Palmas, passei em Feira de Santana e tirei muitas fotos, inclusive do alto de um prédio, aguardem, vou terminar de postar as fotos de Salvador para começar as do interior, são 15 cidades.

Samuel - VDC
March 23rd, 2007, 11:05 PM
Passei no anel de Feira semana passada e nada dessas obras de duplicação. Isso ainda vai demorar anos pra acontecer, pois a privatização entra em junho, e a duplicação do trecho que liga a 324 à 116 e em seguida até Sto. Estevão tem um prazo de 15 anos pra ser feita. Ou seja, deve estar duplicado no máximo até 2022. Vamos ver...

Samuel - VDC
March 23rd, 2007, 11:06 PM
Ah, sim! Belo thread, Will! Ressaltou bem uma área de poucos prédios, que se não fosse você, pouca gente iria fotografar.

Will_NE
March 24th, 2007, 12:30 AM
Cheguei hoje (23/03/07)em Palmas, passei em Feira de Santana e tirei muitas fotos, inclusive do alto de um prédio, aguardem, vou terminar de postar as fotos de Salvador para começar as do interior, são 15 cidades.
Que massa!!! Tô doido para ver essas fotos de Feira e das demais cidades do interior da Bahia. Quero as fotos de TODAS essas cidades por aqui, cerrado! Sei que vai dar um trabalhão pra vc, mas vale a pena divulgar o interior da Bahia, que é tão pouco mostrado na net.

Danzin
March 24th, 2007, 03:41 AM
Meu amigo, essa história de lençol atrapalhar edificação é coisa do "Ronca". No Japão só tá faltando é se construir dentro d'água. Aguardem que em breve estará compondo o Skyline da Cidade Princesa nada mais nada menos que um gigante de 27 andares e toda uma estrutura de lazer a bordo. O condomínio ocupa um quarteirão inteiro, coisa de cinema.

Tiraram a água do lençol e encheram de concreto? Acorda rapaz, fundações em solos instaveis são mais caras, consequentemente prefere-se nao construir se o custo ficar muito elevado. Tu nao sabe nem interpretar uma frase. Tem mais aqui nao é Japao... :ohno:

Detalhe, não sou seu amigo.

cmmatos
June 17th, 2007, 06:32 PM
Tiraram a água do lençol e encheram de concreto? Acorda rapaz, fundações em solos instaveis são mais caras, consequentemente prefere-se nao construir se o custo ficar muito elevado. Tu nao sabe nem interpretar uma frase. Tem mais aqui nao é Japao... :ohno:

Detalhe, não sou seu amigo.

Companhiro, até hoje sempre fui gentil e educado com vc, parece que vc não entende isso. É uma pena que um espaço desse, para se discutir, compartilhar e saber das novidades de nossas cidades seja usado para esse tipo de coisa.
Aliás, eu não sei o que vc faz aqui, com seus comentários!!!!

Aguarde só, pra vc ver o que vai acontecer nos próximos anos com a verticalização da Cidade Princesa. Tá começando agora. Aguarde só!

Cerrado
June 17th, 2007, 09:07 PM
Feira está passando por um processo de verticalização muito grande, em pouco tempo será a cidade mais verticalizada do interior do Nordeste, não tenho a menor dúvida, primeiro pela sua grande população e também pela sua forte economia, que entre as cidades acima de 200 mil habitantes na região é a maior e uma das que mais se desenvolve.

porotto
June 17th, 2007, 09:31 PM
bonitas fotos de feira

damiao
June 17th, 2007, 10:50 PM
essa cidade tem muito chao pra rodar ainda, mas vai se tornar uma puta metropole!!
valeu pelas fotos!!

IvoJP
June 18th, 2007, 02:17 AM
Que cidade surpreendente, pelas fotos percebe-se a pujança da cidade.
Tem tudo para se tornar a primeira metrópole do interior nordestino.

Cerrado
June 18th, 2007, 02:37 AM
Fotos da cidade de Feira em 2007

http://i152.photobucket.com/albums/s173/paty_uly/FeiradeSantana042.jpg

http://i152.photobucket.com/albums/s173/paty_uly/FeiradeSantana045.jpg

http://i175.photobucket.com/albums/w143/bruna1990/feiradesantana1zx6.png

IvoJP
June 18th, 2007, 03:24 AM
Valeu pelas fotos, Cerrado.
Gostei dessa avenida, bem moderna e com bastante árvores.

cmmatos
June 19th, 2007, 04:38 PM
Que cidade surpreendente, pelas fotos percebe-se a pujança da cidade.
Tem tudo para se tornar a primeira metrópole do interior nordestino.

IvoJP, nós que conhecemos bem a cidade e sabemos do potencial econômico de FSA e a região, não temos a menor dúvida disso!
Só para vc ter uma idéia do que é FSA: existe uma avenida na cidade onde estão instaladas mais de 60 revendoras de carro usado! Isso sem levar em consideração as autorizadas e mais algumas que estão em outras em vias.
Agradecemos seu gentil elogio.

Conheço João Pessoa e digo ser uma bela cidade. Muito bela e acolhedora.
Sempre estou indo a JP. Passando até férias.
Gosto muito desta cidade. Muito agradável. Praias ótimas e povo educado.

MasterPE
June 19th, 2007, 08:57 PM

Como esse povo aqui é difícil de entender as coisas......................Não achei que vc foi agressivo com ninguem.Vc postou as informações que possuia,só isso.

Ora, se existe esse fato que torna as fundações mais caras , não significa que elas não possam ser feitas.O problema pode ser econômico ,não técnico. Se existir terreno suficiente ,bem localizado e barato para construir ,porque iriam investir em torres residenciais?

Mesmo com esse "probleminha" , se algum Bilionário excêntrico resolver fazer um de 500 metros em FS , poderá fazer desde que jogue uma quantia considerável e consiga quem compre as mesmas por milhões.Pode, mas é pouco provável.Se pode fazer túnel por baixo do rio como no canal da mancha ,porque ainda construímos pontes e viadutos?

A CIDADE

Bem melhor do que eu imaginava .Aliás ,pelas fotos poderia estar situada em qualquer local do Brasil.

BrunoInteriorano
June 19th, 2007, 09:05 PM
Feira é a maior cidade do interior nordestino, a décima maior de todo o nordeste. Tem tudo para crescer, se desenvolver e muito. Colocamos Feira ao lado de Londrina, essa menor do que Feira mas muito mais desenvolvida, Feira ainda chega lá...

Triangulense
June 19th, 2007, 10:22 PM
Pelas tres fotos do Cerrado dá para perceber que a cidade está aos poucos se transformando numa potência!

Kelsen
June 20th, 2007, 01:37 AM
Essas últimas fotos estão bem agradáveis :yes:

cmmatos
June 20th, 2007, 03:43 PM
Como esse povo aqui é difícil de entender as coisas......................Não achei que vc foi agressivo com ninguem.Vc postou as informações que possuia,só isso.

Ora, se existe esse fato que torna as fundações mais caras , não significa que elas não possam ser feitas.O problema pode ser econômico ,não técnico. Se existir terreno suficiente ,bem localizado e barato para construir ,porque iriam investir em torres residenciais?

Mesmo com esse "probleminha" , se algum Bilionário excêntrico resolver fazer um de 500 metros em FS , poderá fazer desde que jogue uma quantia considerável e consiga quem compre as mesmas por milhões.Pode, mas é pouco provável.Se pode fazer túnel por baixo do rio como no canal da mancha ,porque ainda construímos pontes e viadutos?

A CIDADE

Bem melhor do que eu imaginava .Aliás ,pelas fotos poderia estar situada em qualquer local do Brasil.

Caro jamy, em algumas regiões da cidade de Feira de Santana o lençol freático é realmente mais próximo da superfície entretanto, isso não se constitiu num problema para inviabilizar qualquer construção de edifício por maior que seja.

A Santa Mônica é um dos bairros onde mais se constroem espigões atualmente na cidade e é justamente onde o lençol é mais perto. Em outras áreas as garagens são construídas em sub-solo, já neste bairro elas são erguidas para cima, em andares complementares. O Maison Parc de France em construção, com seus 28 pavimentos é um bom exemplo.

Além do mais se essa questão aumenta significamente o valor do projeto e os apts são todos vendidos rapidamente, mostra-se mais do que nunca, que FSA é uma grande potencia econômica.

MasterPE
June 20th, 2007, 04:24 PM
Caro jamy, em algumas regiões da cidade de Feira de Santana o lençol freático é realmente mais próximo da superfície entretanto, isso não se constitiu num problema para inviabilizar qualquer construção de edifício por maior que seja.

A Santa Mônica é um dos bairros onde mais se constroem espigões atualmente na cidade e é justamente onde o lençol é mais perto. Em outras áreas as garagens são construídas em sub-solo, já neste bairro elas são erguidas para cima, em andares complementares. O Maison Parc de France em construção, com seus 28 pavimentos é um bom exemplo.

Além do mais se essa questão aumenta significamente o valor do projeto e os apts são todos vendidos rapidamente, mostra-se mais do que nunca, que FSA é uma grande potencia econômica.

Quem falou em inviabilizar????.Encarecer e inviabilizar são coisas completamente diferentes.

Ninguem desqualificou o potencial econômico da cidade.O mérito da questão é outro levantada pelo Xdaniels.Não vamos misturar as coisas.Se vende , ótimo.

...

cmmatos
June 20th, 2007, 04:48 PM
Quem falou em inviabilizar????.Encarecer e inviabilizar são coisas completamente diferentes.

Ninguem desqualificou o potencial econômico da cidade.O mérito da questão é outro levantada pelo Xdaniels.Não vamos misturar as coisas.Se vende , ótimo.

...

Calma companheiro, estou entendendo as suas colocações, válidas inclusive.

Olha aqui o que o xdanielz disse:

"Certa vez foi alvo de uma certa discussão que tive em um dos meus cursos "trancados"(rsrs), que o fato de Feira não ter tantos edificios, é o fato de as fundações lá serem altamente custosas, devido a justamente este problema do lençol. O gasto nas fundações é muito alto o que acaba por muitas vezes inviabilizando a construção de edificios mais altos. Vitória da Conquista por exemplo com pouco mais da metade da população de Feira, acredito, já ter um skyline mais denso que de Feira. Obs: em se tratando de planejamento Feira é excelente, pena que não é aproveitado e a cidade deu azar de cair em cima de um lençol f. muito proximo da superficie."

Va não entendeu o que ele disse?

MasterPE
June 20th, 2007, 04:59 PM
Calma companheiro, estou entendendo as suas colocações, válidas inclusive.

Tudo bem, mas por um lado feira tem uma população enorme em comparação com outrras cidades.Mas , a palavra final sobre isso só através de alguem do mercado imobiliário da cidade.

Danzin
June 20th, 2007, 06:15 PM

A CIDADE

:okay:

cmmatos
June 20th, 2007, 10:21 PM
Tudo bem, mas por um lado feira tem uma população enorme em comparação com outrras cidades.Mas , a palavra final sobre isso só através de alguem do mercado imobiliário da cidade.

Prezado jamy, blza suas colocações. O Lukas ja falou alguma coisa sobre esse assunto aqui no thread e eu mesmo fiz um comentário passando muitas informações. Em resumo, esse fato da pouca verticalização de Feira, apesar da grande população, está muito mais ligado a uma questão cultural do que a esse papo de lençol freático. Os habitantes da cidade nunca se interessaram muito em morar engaiolados, principalmente enquento haviam terrenos disponíveis. Eu conheço até a história que deu origem a esse folclore.

Atualmente é que está surgindo a necessidade de morar nas alturas devido as distãncias cada vez maiores e a inexistência de terrenos, cada vez mais escassos. A verticalização da cidade não esá sendo por modismo e sim por necessidade. O feirense, com sua modestia, sempre achou também que morar em grandes predios era coisa de lugar grande, capital. Portanto, não fazia o menor sentido morar engaiolado.

E é por essas e outras que as residencias feirenses sempre foram destaque, inclusive, até em revista de Arquitetura da Editora Abril, devido aos arrojados projetos que sempre foram aqui edificados.

Valeu irmãozinho, um abraço.

Danzin
June 21st, 2007, 12:37 AM
Prezado jamy, blza suas colocações. O Lukas ja falou alguma coisa sobre esse assunto aqui no thread e eu mesmo fiz um comentário passando muitas informações. Em resumo, esse fato da pouca verticalização de Feira, apesar da grande população, está muito mais ligado a uma questão cultural do que a esse papo de lençol freático. Os habitantes da cidade nunca se interessaram muito em morar engaiolados, principalmente enquento haviam terrenos disponíveis. Eu conheço até a história que deu origem a esse folclore.

Atualmente é que está surgindo a necessidade de morar nas alturas devido as distãncias cada vez maiores e a inexistência de terrenos, cada vez mais escassos. A verticalização da cidade não esá sendo por modismo e sim por necessidade. O feirense, com sua modestia, sempre achou também que morar em grandes predios era coisa de lugar grande, capital. Portanto, não fazia o menor sentido morar engaiolado.

E é por essas e outras que as residencias feirenses sempre foram destaque, inclusive, até em revista de Arquitetura da Editora Abril, devido aos arrojados projetos que sempre foram aqui edificados.

Valeu irmãozinho, um abraço.

Procure um Engenheiro de Solos experiente na sua cidade e pergunte a ele sobre isso, ELE é que tem conhecimento técnico e o que ele fala dificilmente sera baseado em achismos ou leitura de revistas Abril.

Quem me disse isso nao foi um Indio nao tá? Varios engenheiros inclusive o Sr. Leandro Fonseca, vice presidente do CREA-BA que não é nenhum índio contador de histórias.

mayaman
June 21st, 2007, 01:09 AM
Acabei de receber uma messagem:

A Donelisa Contruções e Inc. tem sim programação de novos lançamentos de Edifícios na cidade. Trata-se de empreendimento de Alto Padrão e Luxo, que será localizado na Av. São Domingos.Este lançamento está programado para o mês de setembro/2007 e possui configuração com 4/4 suítes e uma gama de atrativos para o lazer, entretenimento na busca da melhor qualidade de vida.

Oia hehe o negocio ta indo mais rapido do que previsto.

Abraços

cmmatos
June 21st, 2007, 10:47 PM
Acabei de receber uma messagem:

A Donelisa Contruções e Inc. tem sim programação de novos lançamentos de Edifícios na cidade. Trata-se de empreendimento de Alto Padrão e Luxo, que será localizado na Av. São Domingos.Este lançamento está programado para o mês de setembro/2007 e possui configuração com 4/4 suítes e uma gama de atrativos para o lazer, entretenimento na busca da melhor qualidade de vida.

Oia hehe o negocio ta indo mais rapido do que previsto.

Abraços

Eu não disse que "o couro vai cumer". Aguardem só nos próximos anos. Aliás, essa é uma característica muito particular de Feira. Aqui, as vezes leva-se anos para ter uma novidade. Mas, quando ela aparece, vira caminho de roça como se diz. E a verticalização é uma delas.

Nós nunca tivemos uma casa de Show no estilo da Spazio em Campina Grande-Pb ou tipo uma que tem em Caruaru, até bem pouco tempo atrás. De um momento para outro surgiram 4 dessas casas e mais uma que um empresário começou a construir no centro e parece que a PMFSA paralizou a obra alegando inadequação do local.

São elas:

1- Garagem
2- Coliseu (Área para 10 mil pessoas)
3- Mega Fest (Área coberta para 12 mil pessoas)
4- Estação da Música (Área coberta para 15 mil pessoas)
5- Mais uma em construção (Obra parada)

Cacique
June 21st, 2007, 10:49 PM
Ótimo Thread Will!! :applause:
conheço varias fotos de Feira! é muito bonita sim!
abração! :)

cmmatos
June 21st, 2007, 11:08 PM
Ótimo Thread Will!! :applause:
conheço varias fotos de Feira! é muito bonita sim!
abração! :)

Valeu raonidantas! Grato pela parte que nos toca como feirenses.
Eu também gostei bastante do que tenho visto nos threads sobre Imperatriz. Bela cidade.
Não conhecia quase nada de imperatriz. Fiquei surpreso!
Um forte abraço

Felipe_MA
June 21st, 2007, 11:32 PM
legal trzr esse thread de volta a tona!!!!
feira é muito bonita!!
as fotos tb ficaram de otima qualidade!!!
parabens will!