View Full Version : Rede Consolidada: eminente mentira?

Osasco Station
March 30th, 2006, 05:22 PM
Falando-se somente em metrô, a rede consolidada contempla a linha 2 até Tamanduateí, a 5 até CK e a 4 de Vila Sônia até a Luz. Tudo isso até 2010. A linha 2 chegar em Tamanduateí eu não duvido, nem acabarem a 4, por causa da concessão, mas eu D U V I D O que a 5 chegue em CK, porque nada foi feito até agora, e faltam menos de 4 anos.. e a obra toda é em subterrâneo, e pensando-se no ritmo da 4 então..

rsalome
March 31st, 2006, 12:34 AM
SEGUNDO AS ULTIMAS INFORMAÇÕES DO METRO O INICIO DAS OBRAS DA LINHA 5 DEVEM COMEÇAR EM 2007, JÁ AS OBRAS DA LINHA TIVERAM SUA VELOCIDADE DIMINUIDA POR IMPOSIÇÃO DAS CONSTRUTORAS QUE ESTÃO PAGANDO MUITO EM HORAS EXTRAS, SEI DISSO POIS TENHO FAMILIARES TRABALHANDO NESSA OBRA, MAS ESPERANÇA É O QUE RESTA.
P.S. VC ESQUECEU DE FALAR DO TREM DE GUARULHOS "ESSE EU DUVIDO"

mopc
March 31st, 2006, 04:50 AM
^^ que últimas informações?

Osasco Station
March 31st, 2006, 05:10 AM
Exato, que informações? Agora quanto às obras da CPTM, elas são mais rápidase baratas, mas o Expresso Aeroporto/Trem de Guarulhos eu duvido mesmo.

rkj
March 31st, 2006, 05:15 AM
Falando-se somente em metrô, a rede consolidada contempla a linha 2 até Tamanduateí, a 5 até CK e a 4 de Vila Sônia até a Luz. Tudo isso até 2010. A linha 2 chegar em Tamanduateí eu não duvido, nem acabarem a 4, por causa da concessão, mas eu D U V I D O que a 5 chegue em CK, porque nada foi feito até agora, e faltam menos de 4 anos.. e a obra toda é em subterrâneo, e pensando-se no ritmo da 4 então..

Eu também peço truco nessa história da linha 5 em Santa Cruz e CK em 2010. Acredito mais da linha 2 chegar na Vila Prudente em 2010, pq tendo chegado em 2009 na Tamanduateí, que já é praticamente na Vila Prudente, ir até lá não é difícil.

Eu espero que o Serra pegue o embalo da inauguração do metrô ter sido o último compromisso dele como prefeito, que ele tenha brincado bastante de trenzinho quando criança (se é que ele um dia foi criança), se empolgue e inaugure muitas estações de trem e metrô na gestão dele. Ele já começa inaugurando a linha C até Grajaú, e tem ainda linha 4-Amarela, Expresso-Aeroporto, e eventualmente alguma coisa da linha Lilás caso ela seja feita de forma incremental.

Osasco Station
March 31st, 2006, 05:17 AM
^^ exato. Hehe coitado do Serra, mas é verdade, tomara que ele possa inaugurar muitas estações...

som942
March 31st, 2006, 06:24 AM
Não se esqueçam que essa história de "estações prontas" já virou piada. Pedro II tá lá, demoliram a República e a Paraíso também vai ficar lá, estrutura morta. Não duvido nada que o mesmo possa acontecer com a CK e sua plataforma lilás, que aliás, era pra ir pra Paraiso há muitossss anos. Eu tinha um guia que meus pais compraram quando eu nasci, e nele tinha um mapa bem interessante que dizia: "Linha Sudeste-Sudoeste - Inauguração: 1996" :P

rkj
March 31st, 2006, 06:32 AM
Não se esqueçam que essa história de "estações prontas" já virou piada. Pedro II tá lá, demoliram a República e a Paraíso também vai ficar lá, estrutura morta. Não duvido nada que o mesmo possa acontecer com a CK e sua plataforma lilás, que aliás, era pra ir pra Paraiso há muitossss anos. Eu tinha um guia que meus pais compraram quando eu nasci, e nele tinha um mapa bem interessante que dizia: "Linha Sudeste-Sudoeste - Inauguração: 1996" :P

O caso da República foi de alteração de método construtivo; improvável que em poucos anos aconteça o mesmo com CK. Mas não é impossível.

Pedro II foi mudança de traçado, com a linha 4-Amarela não mais indo pra lá. Apesar de que se fosse, teria o mesmo destino da República... vocês acham que a linha precisava ir pra lá ? Eu concordo com a alteração de fazer integração com a linha 3-Vermelha só na República; mesmo pensando no VLP, ele vai poder ser acessado pela linha 2-Verde na estação Sacomã. É melhor mesmo deixar a possibilidade da linha 4-Amarela ir na direção da Vila Maria.

Da Paraíso eu não sabia... o que tem nas catacumbas de lá ?

som942
March 31st, 2006, 06:49 AM
O que eu quis dizer é que acho uma burrice construir coisas sem se ter certeza absoluta de que se vai construi-las ( frase estranha mas espero que de pra entender ). Também acho que a linha 4 não deva passar pela Pedro II, mas os super planejadores do metrô deveriam ter pensado isso mil vezes antes de mandarem construir todas as catacumbas. Li não sei aonde que essa brincadeira custou 100 milhões. A catacumba da Paraiso está na plataforma que vai pra Tucuruvi. Quando vc sair da linha verde e ir pra Tucuruvi, repare que nessa plataforma há duas linhas amarelas. Olhando lá da pra delimitar as plataformas laterais e o sentindo da linha ( que ia por baixo da 23 de maio )

som942
March 31st, 2006, 06:51 AM
Ah, com relação ao "improvável de que aconteça o mesmo com CK", eu confio tanto nesses caras de hoje quanto confiei nos caras que iam inaugurar a linha 4 em 96 ou levar a linha 1 pro Jaçanã, ou ainda levar a linha 3 até a Lapa, etc.

Heilig
March 31st, 2006, 07:24 AM
Eu corto meu braço direito se tiver linha lilas em 2010.

Sobre as obrasque nao sao concluidas, vejam aqui a da estaçao Paraíso, voces passam por cima dela (plataforma sentido Tucuruvi) todo diae nem reparam :D

http://xs74.xs.to/pics/06135/ramal_moema_01.jpg

http://xs74.xs.to/pics/06135/ramal_moema_02.jpg

Reparem na "plataforma" sumindo embaixo do muro.

som942
March 31st, 2006, 07:49 AM
Vale lembrar que fui eu que fiz essa observação né? Aliás foi por minha causa que vc tirou aquelas fotos da plataforma fantasma :P ( ô humildade, hahauhaua )

som942
March 31st, 2006, 07:50 AM
Aliás, posta aê as fotos da fantasma

rkj
March 31st, 2006, 07:59 AM
Tinha essa foto do Heilig dos 300m de túnel fantasma no arquivo da SSC:
http://img366.imageshack.us/img366/4370/ramalmoema5km.jpg

Heilig
March 31st, 2006, 08:02 AM
^^

hehehe, valeu pela ajuda :D

Arquivo da SSC? como assim, quero ver !!!

rkj
March 31st, 2006, 08:08 AM
^^

hehehe, valeu pela ajuda :D

Arquivo da SSC? como assim, quero ver !!!
http://skyscrapercity.com/archive/index.php/t-285789.html

Heilig
March 31st, 2006, 08:13 AM
http://skyscrapercity.com/archive/index.php/t-285789.html

eu lembro do topico, mas como voce abriu ele? aqui só tem topicos até a pagina 3, tudo de 2006 em Infra-estrutura de trnsporte...

Queria ver os topicos de 1999, essas coisas :yes:

rkj
March 31st, 2006, 08:18 AM
eu lembro do topico, mas como voce abriu ele? aqui só tem topicos até a pagina 3, tudo de 2006 em Infra-estrutura de trnsporte...

Queria ver os topicos de 1999, essas coisas :yes:

Os tópicos em archive estão indexados no Google, é só procurar termos para eles, ou chutar números de tópico. No arquivo, tem "view full version" no começo da página, que aí mostra o tópico como ele era, e dá até pra responder... e aí o tópico que renasce.

Por acaso eu acabei de ressucitar esse tópico do Metrô de Moema.

richter30
March 31st, 2006, 06:25 PM
Como vc conseguiu entrar nessa parte "fantasma" e obscura da estação paraíso para poder tirar as fotos?

pdm
March 31st, 2006, 11:58 PM

Queria ver os topicos de 1999, essas coisas :yes:Dá uma olhada na tabela abaixo da lista de tópicos, na página principal do Infra-estrutura de Transporte, tem um "Display options". Em "From the", selecione "beginning" e clique em "Show Threads". Você poderá ver todas as 19 páginas do fórum.

Se quiser ver o Arquivo mesmo, desce toda a página e clica em "Archive", que fica na faixa azul escura, e então procura nosso fórum. Poderá ver todos os 453 tópicos. Se não quiser ter esse trabalho, aqui está o endereço: http://skyscrapercity.com/archive/index.php/f-562.html

Heilig
April 1st, 2006, 12:09 AM
Dá uma olhada na tabela abaixo da lista de tópicos, na página principal do Infra-estrutura de Transporte, tem um "Display options". Em "From the", selecione "beginning" e clique em "Show Threads". Você poderá ver todas as 19 páginas do fórum.

Se quiser ver o Arquivo mesmo, desce toda a página e clica em "Archive", que fica na faixa azul escura, e então procura nosso fórum. Poderá ver todos os 453 tópicos. Se não quiser ter esse trabalho, aqui está o endereço: http://skyscrapercity.com/archive/index.php/f-562.html

nossa, animal!!! valeu colega :D

rsalome
April 1st, 2006, 06:17 AM
informações internas do metro

rkj
April 1st, 2006, 06:23 AM
informações internas do metro

Mas a Linha 5 começar em 2007 não é conflitante com a opinião da maioria de não chegar em CK em 2010, dada o ritmo esperado. O ritmo seria de obras elevadas para uma obra subterrânea, algo que nunca aconteceu até hoje... se acontecer, fantástico.

Mas se você conseguir nesses canais internos algo sobre a estratégia de inauguração da linha 5-Lilás (uma estação de cada vez, a linha inteira duma vez, a linha inteira com estações intermediárias depois), esse é um ponto que eu tenho curiosidade.

mopc
April 4th, 2006, 05:38 PM
E se o PT ficar com prefeitura e/ou estado?

rkj
April 4th, 2006, 05:48 PM
E se o PT ficar com prefeitura e/ou estado?

Para prefeitura não é eleição; ela está sob comando da aliança PFL-PSDB.

Para o estado, é uma possibilidade remoto. Um conhecido que está na campanha do PT estava comemorando há um mês atrás "vamos ganhar, qualquer dos nossos candidatos bate de lavada esses do PSDB, e o Quércia tem alta rejeição." "Mas se o Serra se candidatar... melou. Perdemos"

Nenhum jogo está decidido antes do final, mas o desfecho provável na visão do PT é vitória do Serra. Tanto que eles não falam mais comigo sobre governo do estado, só sobre reeleição do Lula... :-)

O que motiva a disputa pela indicação do PT é a exposição na campanha eleitoral que o candidato tiver, o que ajudará na próxima campanha para prefeito de São Paulo 2008.

RedB
April 4th, 2006, 06:05 PM
Se o PT ganhar o governo do estado, ele vai cortar os investimentos públicos para o metrô, estradas entre outros. Sendo assim vai aumentar os gastos correntes através de mais concursos públicos, mais cargos políticos (cabide de emprego), criar secretarias para os "companheiros" (até secretaria da pesca) etc.

som942
April 5th, 2006, 02:33 PM
/\ Que injustiça cara, a administração do PT na prefeitura foi uma das que mais investiu em transportes. Acho que ia ser exatamente ao contrario, ele ia aumentar os investimentos publicos para o metro, ao contrario do que é feito hoje, já que o governo ao inves de fazer linhas importantes de uma vez, fica fazendo prolongamento e linhas fantasmas que em geral, só dão defict pro estado. ( com o dinheiro gasto na linha lista, extensoes norte e oeste da linha 2, já estariamos andando na linha 4 há anos )

rkj
April 5th, 2006, 03:14 PM
/\ Que injustiça cara, a administração do PT na prefeitura foi uma das que mais investiu em transportes. Acho que ia ser exatamente ao contrario, ele ia aumentar os investimentos publicos para o metro, ao contrario do que é feito hoje, já que o governo ao inves de fazer linhas importantes de uma vez, fica fazendo prolongamento e linhas fantasmas que em geral, só dão defict pro estado. ( com o dinheiro gasto na linha lista, extensoes norte e oeste da linha 2, já estariamos andando na linha 4 há anos )

Como "consumidor" dos serviços de administração pública dos diversos partidos que já passaram pelo poder, eu te digo que não tenho a menor idéia de como seria o PT no âmbito estadual. Os problemas das diferentes esferas (municipal, estadual, federal) são muito díspares, e cada partido tem uma postura nada similar entre um nível e outro.

Sobre a administração no PT na prefeitura, eu não acho que eles tenham feito muito pelos transportes não. A Erundina melou o sistema de ônibus da cidade e até hoje ele não foi consertado; a Marta também não resolveu, e o Serra também não. Taí uma oportunidade pro Kassab dizer a que veio.

mopc
April 6th, 2006, 03:12 PM

O dinheiro não daria mais chegaria perto. As extensões que o PSDB fez (linha 1 até Tucuruvi, linha 2 até Vila Madalena e até Ipiranga) dariam metade do custo da linha 4, eu estimo.

E o que exatamente que a administração do PT melhorou nos transportes???

Heilig
April 6th, 2006, 05:06 PM
^^
Nao esqueça da linha lilas.

mopc
April 6th, 2006, 05:23 PM
^^ AÉ!!!!!!!!!!!! Quanto ficaria o custo somado de todos os cotocos do PSDB????

Heilig
April 7th, 2006, 12:14 AM
^^

650 milhoes de dolares na lilas (dolar de 98)
900 da linha verde (reais, 2004)
nao tenho os custos das tres estaçoes da ZN.

Mas colocando em valores atuais, juros e todas as correçoes daria a linha amarela, quase certeza.

rsalome
April 7th, 2006, 03:40 AM
PESSOAL, TODA OBRA RELACIONADA AO METRO É IMPORTANTE, AUNICA COISA QUE NÃO PODE ACONTECER É CONSTRUIR LINHAS ISOLADAS COMO O CASO DA LINHA 5, TODA EXTENSÃO DE LINHA TEM QUE SER BEM VINDA, AGORA É FAZER PRESSÃO PARA A EXTENSÃO DA LINHA 5 ATÉ A CK.

P.S. ESTAÇÃO CERRO CORA, LINHA 2, PREVISÃO DE ENTREGA 2018.INFORMAÇÕES INTERNAS DO METRO.

RedB
April 7th, 2006, 03:43 AM
^^
Puxa vida, você poderia colocar todas estas notícias internas do metrô para agente aqui.

rsalome
April 7th, 2006, 03:44 AM
Mas a Linha 5 começar em 2007 não é conflitante com a opinião da maioria de não chegar em CK em 2010, dada o ritmo esperado. O ritmo seria de obras elevadas para uma obra subterrânea, algo que nunca aconteceu até hoje... se acontecer, fantástico.

Mas se você conseguir nesses canais internos algo sobre a estratégia de inauguração da linha 5-Lilás (uma estação de cada vez, a linha inteira duma vez, a linha inteira com estações intermediárias depois), esse é um ponto que eu tenho curiosidade.

DEVE SER CONSTRUIDA COMO A LINHA 4, PRIMEIRO OS TUNEIS COM ALGUMAS ESTAÇÃO ESTRATEGICAS MAIS NA REGIÃO DO IBIRAPUERA E DEPOIS O RESTO, ATRAVES DE PPP´s.

rsalome
April 7th, 2006, 03:48 AM
SÓ TENHO ALGUMAS INFORMAÇÕES QUE COLETEI, DESDE QUE UM PARENTE, INGRESSOU NO DEPARTAMENTO DE OBRAS DO METRO, MAS SEMPRE QUE SOUBER DE NOVIDADES IREI PUBLICA-LAS AQUI.

Osasco Station
April 7th, 2006, 04:29 AM
^^ q legal, mas vc n sabe mais nada? Estamos curiosos...

Heilig
April 7th, 2006, 05:30 AM
rsalome, arruma sua caixa alta.

rkj
April 7th, 2006, 05:55 AM
DEVE SER CONSTRUIDA COMO A LINHA 4, PRIMEIRO OS TUNEIS COM ALGUMAS ESTAÇÃO ESTRATEGICAS MAIS NA REGIÃO DO IBIRAPUERA E DEPOIS O RESTO, ATRAVES DE PPP´s.

Saquei. E é até menor que a linha 4-Amarela, 11,6 km contra 12,8 km, apesar de ter mais estações (14 ao total do trecho, sendo 3 já existentes: Largo 13, Santa Cruz, Chácara Klabin).

Então fazer os túneis e algumas estações estratégicas deve ser rápido; essa linha já seria extremamente útil mesmo que fosse sem paradas do largo 13 até Santa Cruz e CK.

mopc
April 7th, 2006, 04:12 PM
A continuação da linha 5 deve ser iniciada apenas após a conclusão da linha 4 em 2010-2012. Não haveria orçamento para começar tal obra, de 3 bilhões de reais, enquanto a linha 4 está sendo construída.

Ar-Nimruzîr
April 10th, 2006, 03:13 PM
Creio que a linha 5 não seja refém da 4, pois essa última é tocada com financiamento (do BNDES ou de instituição estrangeira).

Daí vejo 2 situações:

1) O GESP buscar financiamento pra linha, e assim começar as obras independente do andamento da linha 2;

2) Não conseguindo financiamento, uma vez terminado Tamanduateí, destinar recursos do Estado para construir a linha 5.