View Full Version : TAP regista prejuízos de 9,9 milhões em 2005

TeKnO_Lx
April 3rd, 2006, 07:11 PM
A TAP registou prejuízos de 9,9 milhões de euros em 2005, contra lucros de 8,6 milhões de euros em 2004. O desvio no custo com os combustíveis foi o principal factor apontado pela administração da empresa, em conferência de imprensa, para explicar o regresso aos prejuízos no ano passado.

--------------------------------------------------------------------------

A TAP registou prejuízos de 9,9 milhões de euros em 2005, contra lucros de 8,6 milhões de euros em 2004. O desvio no custo com os combustíveis foi o principal factor apontado pela administração da empresa, em conferência de imprensa, para explicar o regresso aos prejuízos no ano passado.

Apesar de uma factura com os combustíveis que subiu 87 milhões de euros em relação ao ano anterior, dos quais 83 milhões se devem unicamente ao aumento do preço, o resultado operacional da transportadora, embora negativo, melhorou ligeiramente face a 2004, tendo-se cifrado em 9,5 milhões de euros, contra uma perda operacional de 10,6 milhões em 2004.

Os proveitos operacionais cresceram 9,9%, para 1.359 milhões de euros. Os custos de exploração subiram 10,8%, para 1.237 milhões de euros. No entanto, sem o peso do combustível, esta rubrica subiu apenas 3,8% no ano passado, enquanto que a operação do transporte aéreo cresceu 5,3%.

Entre 2000 e 2005, o número de efectivos caiu 9%.

Para 2006, há expectativa de regressos aos lucros, mas ainda sem números definitivos. A TAP conta aumentar a oferta em 6% a 7% e espera uma subida da receita de 11%.

A TAP tem um programa de protecção contra o preço do combustível que cobre actualmente 40% do consumo no primeiro semestre. O objectivo é aumentar essa percentagem no segundo semestre.

Concorrer com as «low cost» pelo preço e oferta

A par com os combustíveis, o presidente do conselho de administração, Pinto Barbosa, referiu a intensificação da concorrência das «low-cost» como um factor que marcou a actividade em 2005.

Existem actualmente 12 companhias de baixo custo a operar a partir do aeroporto de Lisboa, das quais oito concorrem directamente com a TAP. No Porto, há quatro «low-cost» das quais duas concorrem directamente.

Segundo Fernando Pinto, a TAP tem feito um grande esforço para se tornar mais competitiva, ao nível da oferta, mas também do preço. «Hoje, a TAP é muito competitiva», disse, apelando aos passageiros que antes de comprarem uma passagem em «low cost» comparem com o preço da TAP.

A descida das tarifas e o aumento das vendas por Internet são as armas da TAP que conta também com uma rede de ofertas a nível mundial e o programa de fidelização de clientes como argumentos para concorrer com as «low-cost».

in "Jornal de Negócios"
ganda barraca..

JohnnyMass
April 3rd, 2006, 07:26 PM
acho bem que diminuam os preços, continuam a ser uns careiros de todo o tamanho.

CS-TOA
April 3rd, 2006, 07:40 PM
Acho bem a diminuição das Tarifas, aliás, muito bem... However, para descer num lado tem que se descer necessariamente no outro, e a TAP está a necessitar bastante disso, tem um excesso de trabalhadores a nível de terra (quase 3 trabalhadores fazem o trabalho de 1) em que reina a desorganização, e obviamente os custos são mais elevados.

A nivel do esforço da equipa do Fernando Pinto, de facto é de louvar. Quando chegou à TAP a convite da Swissair, a TAP tinha um passivo enormissimo, e ele conseguiu diminuir esse passivo substancialmente (não sei como está agora, não tenho paciência de ir ver o relatório de contas), como também aumentou a frota em 35% e aumentou o número de rotas e de frequencias servidas pela TAP. Já para não falar que participou na saída do Qualiflyer Group, algo polémica, numa altura em que a Swissair e a Sabena faliram, e teve de recuperar imensos passageiros perdidos durante esses anos na Qualiflyer, que foram para a Swissair. A aposta no Brasil, foi sem dúvida a melhor, tornando-se a companhia com mais voos entre o Brasil e a Europa (passando a própria Varig), e estando em 2ºlugar nas ligações ao resto da América do Sul (ultrapassada pela Iberia que detém o 1ºlugar).
Mais tarde, iniciou o processo de renovação de imagem, entrada na STAR ALLIANCE e a renovação de frota há muito tempo desejada.

Por isso digo, o Fernando Pinto, foi a única coisa boa que a TAP recebeu do casamento TAP/Swissair.

Arpels
April 3rd, 2006, 07:42 PM
o preço dos combustiveis tb não tem ajudado mto :sleepy:

CS-TOA
April 3rd, 2006, 07:49 PM
^^
É obvio k não tem ajudado, mas a desculpa do preço dos combustiveis já começa a cheirar mal e a não colar muito. Em vez de fazerem previsões muito optimistas de lucro de milhoes de euros, deviam prever qualquer tipo de oscilações que o combustivel possa ter e então diminuir as despesas.

Arpels
April 3rd, 2006, 07:51 PM
mandar mais malta embora por exemplo?

CS-TOA
April 3rd, 2006, 07:56 PM
Sim é uma das opções, infelizmente não das melhores, mas muitos deles passeiam-se pelos corredores daqueles belos edificios dos anos 70 (ahaha :lol: ) e pouco ou nada fazem. Faz-me lembrar em Fevereiro quando fui pedir um bilhete para Londres, fui atendido por 4 pessoas!!. Um deu o papel da facilidade de passagens, outro veio-me perguntar os dias, outro perguntou-me o tipo de tarifa que queria e outro emitiu-me o bilhete! Uma coisa que é só inserir o NºTAP e o voo, coisa que demora nem 1 min, e escolher a tarifa e o pagamento que nem 5 min demora, demorou mais de uma hora, com a confusão que estava nos balcões com a sucessiva passagem da bola de ping-pong para cada um dos funcionários.

Arpels
April 3rd, 2006, 08:00 PM
fica carissimo o serviço administrativo assim :uh:

CS-TOA
April 3rd, 2006, 08:01 PM
^^
Exacto, e não é só nessa área. Isso é o menos, imagina tudo... bem nem tudo, a parte dos tripulantes está com falta deles... lol! :rofl:

Arpels
April 3rd, 2006, 08:02 PM
la ia metade po desemprego :D

CS-TOA
April 3rd, 2006, 08:06 PM
Só para comparar...

TAP - 46 aviões - 5683 trabalhadores = approx 123 trabalhadores por avião
Spanair - 64 aviões - 3219 trabalhadores = approx 50 trabalhadores por avião
SAS - 200 aviões - 9254 trabalhadores = approx 46 trabalhadores por avião

Arpels
April 3rd, 2006, 08:09 PM
credex :uh: sera k um informatização dos serviços com pes e cabeça não resolvia esse problema de pessoal a mais?

CS-TOA
April 3rd, 2006, 08:19 PM
Grande parte já está informatizado, e re-informatizado, mas... eles continuam lá a criar pó nas cadeiras da TAP... :rofl:

Arpels
April 3rd, 2006, 08:22 PM
lol a solução é desemprego mesmo :lol:

Reflex
April 3rd, 2006, 08:37 PM
Reformas antecipadas e afins...:|

Arpels
April 3rd, 2006, 08:40 PM
pois, montes de massa!!

CS-TOA
April 4th, 2006, 03:13 AM
Pois... o problema é as indemnizações :doh:

Marco Bruno
April 5th, 2006, 02:24 PM
Só para comparar...

TAP - 46 aviões - 5683 trabalhadores = approx 123 trabalhadores por avião
Spanair - 64 aviões - 3219 trabalhadores = approx 50 trabalhadores por avião
SAS - 200 aviões - 9254 trabalhadores = approx 46 trabalhadores por avião

:eek2: ganda diferença, até na aviação gostamos de complicar

Barragon
April 5th, 2006, 02:26 PM
São espertos...

Arpels
April 5th, 2006, 02:39 PM
porque é k a aviação seria diferente do resto? :uh:

daniel322
April 5th, 2006, 03:00 PM
acho q sim.. o pessoal precisa de ordenados p esta economia recuperar :runaway:

Arpels
April 5th, 2006, 04:18 PM
sem duvida mas isto (os numeros) revelam uma ma politica de recrutamento de pessoal e assim as empresas não vão a lado nenhum.

daniel322
April 5th, 2006, 04:37 PM
a tap ainda pertence ao estado?

isto d empresas estatais ou ex-estatais tem mt q s lhe diga.. é tachos por todo o lado..

Portugues
April 6th, 2006, 06:48 PM
Essa empresa de nome TAP há muito que tinha sido posta na linha, mas como está infestada dos "meninos bonitos" continua a bandalheira do costume e nem o canarinho a mete na ordem.

CS-TOA
April 6th, 2006, 09:35 PM
Já viste? Que chatice... :lol:

Arpels
April 6th, 2006, 10:58 PM
que azar :ohno:

CS-TOA
April 6th, 2006, 11:21 PM
Uma pessoa já nem dorme... :lol:

Portugues
April 7th, 2006, 12:36 PM
Já viste? Que chatice... :lol:

Não é você cujo o papá trabalha lá ou tem lá um taxo? As minhas desculpas se o ofendi.

CS-TOA
April 7th, 2006, 01:31 PM
Eu tenho vários tachos...

Arpels
April 7th, 2006, 01:39 PM
eu tenho a cozinha cheia deles lol

Portugues
April 7th, 2006, 02:11 PM
Então a sua cozinha assemelha-se à TAP!

Reflex
April 7th, 2006, 02:56 PM
Se fosse só na TAP...:|

Portugues
April 7th, 2006, 03:02 PM
Se fosse só na TAP...:|Este tópico é sobre a companhia aerea nacional que merece a nossa reprovação pelos resultados que dá! Vergonhoso!

Filipe_Golias
April 7th, 2006, 08:21 PM
E seguindo a sua típica incoerência, merece tb a nossa aprovação por...? :|

Barragon
April 8th, 2006, 04:17 PM
:lol: ainda respondes.

Portugues
April 8th, 2006, 09:18 PM

Diz-me se essa palavra aí não está singularmente vestida e poderás ver todas as tuas nuas antes das coisas que meditas as teres coberto com uma libré. É uma vergonha que a maior parte dos seus comentários sejam instrumentos de que se fez, outrora, mau uso e que, muitas vezes, conservem o cheiro da imundície em que as emporcalharam os anteriores proprietários. Queres trabalhar com palavras novas ou então - tens necessidade para isso de menor ar do que uma ave exala nos seus cantos - nunca mais falar, a não ser de ti para ti por toda a eternidade...

Filipe_Golias
April 8th, 2006, 09:34 PM
:blahblah: :blahblah: :blahblah: :blahblah: :blahblah: :blahblah: :blahblah: :blahblah:

Seja concreto e responda às coisas, uma vez na vida.

Portugues
April 8th, 2006, 10:14 PM

:weirdo: :toilet:

Filipe_Golias
April 8th, 2006, 10:48 PM
Uuuuuh! Consegui por sua excelência a responder ao nível do grafismo básico e rudimentar! :hilarious Não tem resposta, está visto! :lol: