View Full Version : Fim dos voos da varig para portugal

KNasser
April 24th, 2006, 10:18 PM
Varig anuncia fim dos vôos para Portugal
Companhia brasileira reduz para 11 o número de rotas internacionais

Brasília - A Varig anunciou o fim dos vôos para Portugal, já a partir de maio, reduzindo para 11 o número de destinos internacionais operados pela companhia. A empresa continuará vendendo e emitindo bilhetes para Lisboa, mas os vôos serão realizados em aviões da aérea portuguesa TAP, num acordo de vôos compartilhados. A empresa afirma que os passageiros que já tiverem comprado bilhetes não terão prejuízo e voarão normalmente pela TAP.
De acordo com a empresa, o fim do vôo para Lisboa faz parte do plano de reestruturação, com o remanejamento da frota para rotas mais rentáveis. Trata-se do segundo destino internacional que a Varig cancela nos últimos quatro meses. No final do ano passado, a empresa também parou de voar para Tóquio, vôo que fazia escala em Los Angeles. O destino se tornou pouco rentável depois dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.
Com a saída da Varig, as ligações entre Brasil e Portugal passam a ser feitas com exclusividade por uma empresa estrangeira. A BRA possui autorização para voar regularmente para Portugal desde o final do ano passado, mas ainda não fez seu vôo inaugural. A Varig operava um vôo diário para Lisboa e sua interrupção deverá contribuir para reduzir ainda mais sua participação no mercado internacional, que foi de 69,6% em março. Há um ano, essa participação passava de 80%.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a Varig ainda não comunicou formalmente a decisão de cancelar os vôos para Portugal a partir de 15 de maio. Segundo a empresa aérea, as reservas serão redirecionadas para a companhia portuguesa TAP. A assessoria de imprensa da Anac explicou que essa operação é legal e não precisa ser aprovada ou não pelo órgão regulador.

CS-TOA
April 24th, 2006, 10:31 PM
GO TAP GO!! :colgate:
Tou a ser mauzinho, é pena a Varig deixar de operar com "metal próprio" para LIS. Mas, mais pontos para a TAP! :colgate:

fred_mendonca
April 24th, 2006, 10:31 PM
bem aquilo na Varig está a saque. Vamos ver qt tempo conseguem aguentar.

Arpels
April 24th, 2006, 10:39 PM
pois pa TAP é bom la isso é, abutreeeeeeeeeeeeeeeeeee (CS) :D

Reflex
April 24th, 2006, 11:45 PM
É pena ver o estado que esta grande companhia está...:(

Portugues
April 25th, 2006, 03:08 AM
É pena ver o estado que esta grande companhia está...:(
Para lá caminha a TAP se alguém não colocar um travão de imediato!

CS-TOA
April 25th, 2006, 07:05 AM
Só me aptece mandar alguém cortar os pulsos na vertical e morrer beeemmm longe!! :lol:

traveler
April 25th, 2006, 11:52 AM
0 Hour(s) ago: Portugals TAP boosts capacity of Brazilian routes to 1 million passengers per year
Portuguese air carrier TAP is in the process of boosting its Brazilaiin routes, and expects to be able to carry 1 million passengers this year taking advantage of Brazilian airline Varig having dropped its routes to Portugal. According to Portuguese financial daily Jornal de Negócios, the increase is due to new flights to Rio de Janeiro and Sao Paulo and an increase in available seats on the Salvador da Bahia route, now served by an Airbus A330 (244 passengers), instead of an A310 (188 passengers

Portugues
April 25th, 2006, 01:17 PM
Só me aptece mandar alguém cortar os pulsos na vertical e morrer beeemmm longe!! :lol:
O "Brazuca" Pinto? ;) Eu compreendo que seja dificil para si aceitar a ideia que a TAP está em pleno declinio e só ainda não fechou porque seria uma vergonha nacional. Eu sinceramente espero que alguém faça um "milagre" pela TAP, mas já chateia ver o dinheiro da minha reforma ser enterrado numa companhia aerea que vive acima das suas possibilidades.

Marco Bruno
April 25th, 2006, 03:00 PM
MD11 da Varig a chegar a LX. Fica para a história...
http://img.photobucket.com/albums/v26/Marco77/VIDEOS/th_MD11Varig_Lisboa.jpg (http://smg.photobucket.com/albums/v26/Marco77/VIDEOS/?action=view&current=MD11Varig_Lisboa.flv)

fred_mendonca
April 25th, 2006, 03:41 PM
grande avião, o MD-11, é um dos meus preferidos.

KNasser
April 25th, 2006, 04:15 PM
o CS-TOA onde é que eu posso ver a lista de destinos das companhias que operam para portugal mais propriamente na portela?

KNasser
April 25th, 2006, 04:18 PM
O "Brazuca" Pinto? ;) Eu compreendo que seja dificil para si aceitar a ideia que a TAP está em pleno declinio e só ainda não fechou porque seria uma vergonha nacional. Eu sinceramente espero que alguém faça um "milagre" pela TAP, mas já chateia ver o dinheiro da minha reforma ser enterrado numa companhia aerea que vive acima das suas possibilidades.
não sabia k a tap estava tão mal??? :uh: :dunno: :dunno:

CS-TOA
April 25th, 2006, 04:20 PM
Não sei se no site da ANA... no timetable deles...

fred_mendonca
April 25th, 2006, 04:25 PM
http://i34.photobucket.com/albums/d130/fred_mendonca/th_1100109730-7.jpg (http://s34.photobucket.com/albums/d130/fred_mendonca/?action=view&current=1100109730-7.flv)

Fern
April 25th, 2006, 07:17 PM
Tou a ser mauzinho, é pena a Varig deixar de operar com "metal próprio" para LIS.
Qual que, o que interessa e' que a tap tenha mais negocio!!

CS-TOA
April 25th, 2006, 07:25 PM
Exacto... mais passageiros... mais lucro... :colgate:

KNasser
April 25th, 2006, 07:54 PM
MÁ NADA!!!força TAP!!!

Portugues
April 26th, 2006, 01:43 AM
MÁ NADA!!!força TAP!!!
Com tanta força ainda se despenha!

Arpels
April 26th, 2006, 10:47 AM

so faltam os cifrões nos teu olhos :D

fred_mendonca
May 7th, 2006, 03:48 PM
Varig já tem 10 empresas interessadas

Já há mais dez interessados em analisar a compra de parte doméstica da Varig – empresa que seria criada, sem dívidas. A informação foi dada sexta-feira pelo executivo Marcelo Gomes, diretor-geral da Alvarez & Marsal no Brasil, que está reestruturando a companhia aérea. O negócio está avaliado, inicialmente, em US$ 700 milhões, com possível financiamento do BNDES.

Sexta-feira, os credores da companhia reuniram-se na sede da empresa para avaliar a alternativa da cisão. Por ela, a Varig Internacional continuará com as dívidas e dentro do plano de recuperação judicial. A injeção de recursos da venda da parte doméstica da companhia serviria para acertar parte do passivo, principalmente recomposição da frota e pagamentos de dívidas.

Gomes não revelou os nomes das empresas interessadas na compra, mas disse que seriam companhias aéreas e fundos de investimento. A TAM, a Gol e a Ocean Air já estiveram no BNDES para levantar informações sobre o assunto. Sexta-feira foi a vez da Trip Linhas Aéreas visitar a instituição para buscar dados sobre a Varig.

A ASM Asset Management está montando um consórcio e haveria um fundo texano e um banco de investimento no grupo de potenciais interessados. A venda terá financiamento em até 50% do valor pelo BNDES, que também deverá conceder um empréstimo-ponte de US$ 100 milhões.

Na segunda-feira serão votadas a proposta da venda da parte doméstica, que, segundo a Alvarez, é de consenso com o governo, além dos projetos do TGV (Trabalhadores do Grupo Varig) e do consultor Jayme Toscano. Há apenas estas três propostas em discussão, garantiu o executivo. Somente elas estão registradas no processo de recuperação judicial da empresa, que tramita na 8ª Vara Empresarial.

Perguntado sobre a existência de interesse do empresário russo Boris Berezovsky, Gomes afirmou que desconhece. Sexta-feira, a Varig Log retirou sua proposta de compra da Varig, no valor US$ 400 milhões, que não considerava solução para o pesado endividamento. Gomes, porém, indicou que a empresa pode vir a ser uma interessada no leilão da Varig Doméstica, que ocorrerá em 60 dias, caso a cisão venha a ser aprovada. O fundo de pensão Aerus é apontado como uma espécie de fiel da balança na aprovação da proposta. Três credores que participaram da reunião sobre o assunto indicaram que a tendência é de o fundo votar favoravelmente.

Fonte: Diário do Grande ABC (http://economia.dgabc.com.br/materia.asp?materia=527478)

fred_mendonca
May 7th, 2006, 03:49 PM
http://photos.airliners.net/photos/middle/2/2/7/1041722.jpg

JohnnyMass
May 8th, 2006, 02:15 AM
Com tanta força ainda se despenha!
é melhor não voares com a TAP então da próxima vez que nos visitares!:lol:

rafa28_alq
May 8th, 2006, 08:28 PM
:)

fred_mendonca
May 8th, 2006, 08:39 PM
Ja agr. hoje ouvi na radio que a TAP quer vender a White pk n consegue arranjar aviões no mercado. Mas td a gente sabe que os melhores aviões para Charter são Boeing. Eles deviam é ir ao deserto e compravam um ou dois 747.

rafa28_alq
May 8th, 2006, 10:30 PM
:)

fred_mendonca
May 8th, 2006, 10:58 PM
Mas concordas comigo que hoje em dia é quase impossível ter uma charter a operar só AIRBUS. Os únicos Airbus que já se vão encontrando são a310 que n são especialmente talhados para operações charter de grande duração pk n têm autonomia suficiente. Por isso, ou a TAP vende a White como me parece que vai fazer ou compra Boeing's.

CS-TOA
May 8th, 2006, 11:15 PM
Como já foi dito, foi um erro da parte da YES/White, na altura do rebranding ter optado pelo Airbus A310. O Airbus A310 é um avião de médio/longo curso com um range limitado.
O avião que devia ter sido escolhido era o "Boring" 767-300ER, como a euroAtlantic tem, que ao mesmo tempo que faz os voos charter, também é apelativo às outras companhias para alugar o avião (vulgo ACMI). A euroAtlantic vive mais dos ACMIs do que propriamente dos charters, por isso é que tem imensos 767 e não tem muitos charters. Grande parte do tempo, estes 767 estão alugados com tripulação a companhias estrangeiras (ou mesmo portuguesas). Lembro-me de várias vezes a TAP ter recorrido à euroAtlantic no caso de avaria de algum avião.

Ou seja... O A310 não é um bom avião para, o mercado charter da White, maioritariamente de Longo Curso. O 767 tem um range maior e tem a vantagem de ser muito apelativo às outras companhias para ser alugado para tapar buracos, coisa que que o A310 é só mesmo em ultima hipotese.

Arpels
May 9th, 2006, 12:44 PM
o boring 767 CS? :sly::runaway: