View Full Version : Galp investe mais de 1.000 ME em Sines e cria mais 300 postos trabalho

Fern
May 10th, 2006, 04:01 PM
Galp investe mais de 1.000 ME em Sines e cria mais 300 postos trabalho

http://213.58.135.100/images_sid/articles/238171/galppresidente.jpg
José Marques Gonçalves

A Galp Energia vai investir mais de mil milhões de euros na construção de uma nova refinaria de conversão para permitir aumentar a capacidade de produção de gasóleo em 2 milhões de toneladas e criar 300 novos empregos.

A nova refinaria permitirá cobrir as necessidades do mercado nacional em termos de gasóleo em 2010, o que permitirá reduzir as importações e terá um impacte positivo na balança comercial do país num valor superior a 1,2 mil milhões de euros, afirmou o presidente- executivo da Galp, José Marques Gonçalves, em conferência de imprensa.

Segundo o responsável, o projecto, que hoje foi apresentado à Agência Portuguesa de Investimento (API) reúne todas as condições, "e nalguns caso até as ultrapassa", para ser classificado como Projecto de Potencial Interesse Nacional (PIN), o que lhe permitirá receber apoios "claros e transparentes" por parte do Estado.

Em causa estão incentivos financeiros que, segundo a legislação comunitária, poderão atingir os 20 por cento do investimento total, e a atribuição de licenças gratuitas de emissão de dióxido de carbono (C02).

A nova refinaria deverá emitir cerca de 1,8 a 2 milhões de toneladas de C02 por ano que se não forem acomodadas no Plano Nacional de Atribuição de Licenças de Emissão (PNALE) terá um custo que poderá ascender a 60 milhões de euros por ano.

"Não temos a perspectiva de que toda a emissão de C02 nos seja concedida sem encargos e não vamos pedir nada a mais do que temos direito a partir do momento em que o projecto seja classificado como PIN", afirmou Marques Gonçalves.

O presidente executivo da Galp espera obter uma resposta da API relativamente à classificação PIN dentro de dois a três meses, afirmando que a resposta terá de ser rápida pois a empresa tem o projecto de engenharia já muito avançado.

A nova refinaria será construída em terrenos adjacentes à actual refinaria de Sines, numa área total de 30 hectares, cuja utilização terá ainda de ser alvo de negociação conjunta entre a Câmara Municipal de Sines e a API Parques.

A unidade irá implicar também o aumento da capacidade da central de cogeração projectada para a actual refinaria em 70 megawatts adicionais, o que dará um total de 150 megawatts (MW).

Marques Gonçalves afirmou que a capacidade instalada da central de cogeração permitirá responder às necessidades de vapor e de energia eléctrica e que o remanescente será vendido à rede.

As obras de construção da nova unidade estão previstas para avançar no último trimestre de 2007 e vão envolver a criação de 2.000 empregos em permanência até ao primeiro trimestre de 2010, altura em que a unidade entrará em funcionamento.

A Galp estima que durante a fase de maior actividade de construção, o número de trabalhadores ultrapasse os 4.000.

Quanto a empregos directos, a empresa prevê contratar 150 pessoas, estimando que outros 150 postos de trabalho sejam criados por empresas contratadas para trabalhos especializados de manutenção industrial.

Agência LUSA
2006-05-10 11:14:37

Arpels
May 10th, 2006, 04:02 PM
isso não tem nada a ver com o Patrick Monteiro de Barros não Fern? :sly:

Fern
May 10th, 2006, 04:12 PM
Acho que nao.. e' um investimento exclusivamente da Galp!

Arpels
May 10th, 2006, 04:13 PM
espero k desta vez antes de anunciarem o investimento façam um estudo mais alargado k o k fizeram sobre a refinaria k o Patrick de Barros propos :laugh:

Portugues
May 10th, 2006, 04:14 PM
Amanhã vão subir de novo os combustiveis em Portugal?

KNasser
May 10th, 2006, 04:26 PM
parece que sines segundo ouvi dizer vai ter o porto com maior trafego da europa e segundo do mundo!!

Arpels
May 10th, 2006, 04:30 PM
:? quem disse isso?

Fern
May 10th, 2006, 04:32 PM
parece que sines segundo ouvi dizer vai ter o porto com maior trafego da europa e segundo do mundo!!
Acho era a intencao inicial mas nao passou disso, intencao!

Arpels
May 10th, 2006, 04:43 PM
a meu ver as capacidades deste porto estão é mal aproveitadas :yes:

Reflex
May 10th, 2006, 05:29 PM
Digam-me 1 coisa... a GALP pertence ao Estado?
É que se sim, soa-me minimamente estranho o anuncio desta refinaria logo 1 dia depois do suposto chumbo do Governo à refinaria do Monteiro de Barros..:|

Arpels
May 10th, 2006, 05:32 PM
pertencera em parte ao estado? :? :sly:

Fern
May 10th, 2006, 05:39 PM
É que se sim, soa-me minimamente estranho o anuncio desta refinaria logo 1 dia depois do suposto chumbo do Governo à refinaria do Monteiro de Barros..:|
Quem tomou esta decisao deve ter sido o board e nao o governo que acho que tem golden share ou algo do genero!

TeKnO_Lx
May 10th, 2006, 06:20 PM
óptima noticia, keremos mais investimento..
plataforma Sines "Cluster industrial" alentejano já!

:applause:

Portugues
May 10th, 2006, 07:31 PM

Está a perceber como funcionam as coisas em Lisboa? È tudo à base de compadrios. E os tais que vos governam, têm como politica principal: "meter para o bolso".

Estou para saber quem vai pagar os 60 milhões de euros por ano de produção de CO2. Mais, gostaria de saber para onde vão as receitas do CO2. Suponho que não vão ser geridas pela mãe natureza!

Arpels
May 10th, 2006, 07:35 PM
a velha anda a tomar opio outra vez :ohno: não chupa Lisboa mas é Lisboa e Portugal k lhe pagam a reforma.

Portugues
May 10th, 2006, 07:39 PM
não chupa Lisboa mas é Lisboa e Portugal k lhe pagam a reforma. Olha que bom :D Vão pagar que remédio, mas estou certo que não vão pagar nem metade daquilo que eu merecia. Paciencia. Será uma boa e choruda reforma com certeza. Mas eu mereço! Portanto, Sr Arpels, continue a trabalhar que eu quero receber o meu durante muitos aninhos à boa vida na Tailândia...

Mas não respondeu ao principal, estou para saber quem vai pagar os 60 milhões de euros por ano de produção de CO2. Mais, gostaria de saber para onde vão as receitas do CO2. Suponho que não vão ser geridas pela mãe natureza!

Arpels
May 10th, 2006, 07:40 PM
se calhar estão é a pagar o k não merecia mas os criterios são desconhecidos ;) goze-os a vontade k se calhar ja não goza mtos anos, o CO2 e este assunto não posso falar porque ainda não conheço este caso em concreto e o da refinaria do Sr. Patrick ja era concerteza.

fred_mendonca
May 10th, 2006, 09:47 PM
Boa iniciativa. :applause: :applause: Sines prá frente!

Filipe_Golias
May 10th, 2006, 10:48 PM
Realmente, estranho esta decisão da GALP tão em cma do chumbo governamental a uma proposta similar do Monteiro de Barros :sly:

Barragon
May 10th, 2006, 10:55 PM
..... Não sei se era similar... o que vi foi que a proposta do monteiro de barros tinha que ser revista porque ia aumentar muito a emissão de gases poluentes em portugal.

Secalhar a proposta da galp vai fazer com que seja menos... não sie.