View Full Version : Abaixo-Assinado cancelou estação Três Poderes
mopc May 21st, 2006, 06:47 PM Ontem passei pela estação da Luz e descobri que perto do canteiro de obras da linha 4 tem um posto de informações do metrô sobre a linha. Perguntei várias coisas inclusive porque haviam cancelado a construção da estação Três Poderes, responderam que foi devido a um abaixo-assinado da população local (de alto poder aquisitivo), hoje procurei algo no Google e achei o texto abaixo que confirma a história. Ah, e nesse posto de informações há uma série de panfletos sobre as expansões do metrô, peguei todos!
http://kobashi.com.br/blog/index.php?catid=15&blogid=1
Xô, gentalha!
"Em meio à pressão de alguns moradores de classe média alta, a administração Geraldo Alckmin (PSDB) desistiu de construir uma estação do Metrô prevista há praticamente dez anos no projeto da linha 4-amarela (Luz-Vila Sônia). O Estado afirma que a queixa da população foi somente uma das razões que pesaram para a decisão —mas não a determinante.
Diferentemente da maioria dos paulistanos, que reivindicam mais transporte coletivo perto de casa, parte da vizinhança de bairros residenciais como Instituto Previdência, Jardim Christie e Guedala, na zona oeste de São Paulo, avaliava que a estação Três Poderes, integrada a um terminal de ônibus, poderia causar alguns transtornos e descaracterizar a região —com a presença intensa de camelôs e tráfego de coletivos.
Inserida nos mapas da rede divulgados ao longo dos últimos anos e prevista originalmente para receber 50 mil passageiros por dia, ela foi excluída da segunda fase da linha 4 ao mesmo tempo em que houve a decisão de antecipar a obra da estação Vila Sônia.
A alteração de planos foi formalizada há um mês, sem alarde. Na avaliação da gestão tucana, a nova estação, programada para ser entregue até 2012, terá melhor função social —já que concentrará um grande terminal de ônibus e se tornará a mais movimentada da linha 4, com 150 mil usuários. Pelos projetos originais, ela só sairia do papel numa terceira fase.
Por outro lado, a exclusão da estação Três Poderes, na esquina da av. Prof. Francisco Morato com a Três Poderes, vai abrir um 'buraco' de 2,4 km entre as paradas Butantã e Morumbi, a maior distância entre estações da linha 4. Os técnicos do Metrô geralmente planejam uma distância de 1 km entre cada parada dos trens
--------------------------------------
Mais um texto, que não explicar porque, mas menciona a dada da exclusão:
http://www.grupo1.com.br/15.07.05.html
Estação Três Poderes do Metrô está excluída
Em reunião aberta ao público, promovida pela Distrital Butantã da Associação Comercial de São Paulo para tratar de assuntos relacionados às obras da Linha 4 – Amarela do Metrô, que liga a Luz à Vila Sônia, relembramos que foram esclarecidos os seguintes aspectos:
A Estação Três Poderes está definitivamente excluída do projeto da Linha 4 – Amarela. Na atual fase de construção da Linha 4, a última estação de passageiros deste lado do Rio Pinheiros será a Butantã, na esquina da Avenida Vital Brasil com Rua Pirajuçara. Nesta estação será construído terminal rodoviário, para onde demandarão muitos ônibus que hoje vão pra Pinheiros. Não será necessário a alteração do trânsito na região, pois a construção acontece exclusivamente dentro da área do canteiro de obras; da Estação Butantã até a Vila Sônia somente está garantida a construção dos túneis de tráfego, poços de ventilação e do pátio de manobras Vila Sônia; a Estação Morumbi e Vila Sônia, previstas pelo projeto, dependem de detalhamentos de engenharia, verbas e novas licitações, sendo objeto da fase 2, sem data prevista. Ficou também muito claro que, tanto o Metrô como o governo do Estado, consideram importante a construção de Estação Vila Sônia.
Participaram da reunião o secretário dos Negócios Metropolitanos do Metrô, Jurandir Fernandes; o diretor de Obras, Sérgio Salvatore e o diretor de Planejamento, Sérgio Viegas.
Osasco Station May 21st, 2006, 08:28 PM ^^ que imbecilidade, vão preferir ficar entalados no trânsito por horas e horas lendo um livro ou ouvindo um CD... levando em consideração que $ pra eles não é problema, podem gastar gasolina à vontade, mais com certeza perderão qualidade de vida. E quem vê pensa que teriam camelôs na porta de casa.. que ignorância... fico pensando quais são as outras razões que impediram a Estação... 2,4 km é muito... porque não fazem uma estação mais pra dentro do Butantã ou na Vila Gomes? Talvez até no Jd. Bonfiglioli.. isso se estiver no mesmo eixo..
DMA Brasil May 21st, 2006, 08:30 PM Deixa eles, esses IMBECIS vão reclamar depois com certeza!
Heilig May 21st, 2006, 08:35 PM "nao foi a determinante" mas eles nao falam qual foi. acredito :no:
acho que é o espaço mais longo entre estaçoes do sistema! 2,4km é uma monstruosidade. Em sistemas como o de Buenos Aires exitem no minimo 3 estaçoes nesse intervalo. Só aqui mesmo :clap: :mad:
RRC May 21st, 2006, 08:49 PM Sò no Brasil pra alguem não querer uma estação de metrô perto de sua casa... Ainda se fosse um terminald e ônibus entenderia, pois traria mais barulho e poluição, mas uma estação de metrô, caramba...
Mas como disseram 2,4 km é bastante, daria para ter planejado uma outra estação em outro local dentro desse espaço.
Aliás uma coisa que percebo é que a linha amarela vai ter estações bem distantes umas das outras. Entre a Oscar Freire e a Fradique coutinho vai ser uma eternidade, daria muito bem para fazer uma estação no meio, na região da Av. Brasil/Henrique Shaumann.
CH May 21st, 2006, 09:06 PM Pode ter certeza, eles vão mesmo reclamar no futuro...qdo o trasito de SP piorar mais ainda, ele vão ver que a saída éo metrô, em qualquer megacidade do mundo, posso ter o carro mais luxuoso, mais caro, mas não vai resolver, a não ser que esses passem a usar a via aérea. Será que eles tem tanta grana assim???:D
som942 May 21st, 2006, 09:35 PM Não é a primeira vez que isso acontece. Não tenho como provar mas, um amigo meu disse que participou de algumas discussões na época da construção da estação jardim são paulo, em associações de bairro, e essa estação não tem terminal de ônibus exatemente por isso...
Esses caras estão certos por defenderem seus interesses, o Estado que está errado de defender o interesse de meia dúzia de habitantes e prejudicar milhares de pessoas.
Osasco Station May 21st, 2006, 09:56 PM Sò no Brasil pra alguem não querer uma estação de metrô perto de sua casa... Ainda se fosse um terminald e ônibus entenderia, pois traria mais barulho e poluição, mas uma estação de metrô, caramba...
Mas como disseram 2,4 km é bastante, daria para ter planejado uma outra estação em outro local dentro desse espaço.
Aliás uma coisa que percebo é que a linha amarela vai ter estações bem distantes umas das outras. Entre a Oscar Freire e a Fradique coutinho vai ser uma eternidade, daria muito bem para fazer uma estação no meio, na região da Av. Brasil/Henrique Shaumann.
Ali eu não acho muito longe, mas a região faria jus à estação... e seria muito chique "Estação Henrique Shaumann, desembarque pelo lado esquerdo do trem"... :)
Paulo May 21st, 2006, 10:01 PM Sò no Brasil pra alguem não querer uma estação de metrô perto de sua casa... Ainda se fosse um terminald e ônibus entenderia, pois traria mais barulho e poluição, mas uma estação de metrô, caramba...
Nossa, seria muito bom!
Hoje eu levo uns 15/20 minutos a pé, quando preciso usar o metrô e opto por ir andando até a estação Sumaré.
Mas com uma estação aonde vc sugeriu, daria uns 5 minutos...
rkj May 21st, 2006, 10:44 PM Pelo que eu lembro das reportagens da época, o que os moradores não queriam era o terminal. O metrô disse que sem terminal não haveria demanda por estação, e os moradores disseram que era melhor sem metrô que metrô com terminal.
richter30 May 21st, 2006, 11:03 PM Ta bom que não haveria demanda....
nessa região não tem metrô e o unico acesso ao centro é o ônibus ou carro....
e qto a reportagem tb me lembro de ter visto que reclamaram é do terminal e não da estação em si....
Tanta gente querendo metrô e outros recusando, só aqui mesmo!!!
Mas um dia desses vão cuspir no prato que comeu...
mopc May 21st, 2006, 11:08 PM Aliás uma coisa que percebo é que a linha amarela vai ter estações bem distantes umas das outras. Entre a Oscar Freire e a Fradique coutinho vai ser uma eternidade, daria muito bem para fazer uma estação no meio, na região da Av. Brasil/Henrique Shaumann.
Originalmente havia mais uma estação entre a Paulista e a Pinheiros, e as outras tinham outro nome. A linha 4 até +- 2000 era assim:
Luz
Rio Branco
República
Incor
Brasil
(??)
Faria Lima
Pinheiros
Butantã
Três Poderes
Morumbi
Osasco Station May 22nd, 2006, 04:35 AM ^^
http://i18.photobucket.com/albums/b125/osascostation/yelmap.jpg
Alexpira May 22nd, 2006, 05:02 AM Só no Brasil mesmo...outra estação que quase não saiu foi a Chacara Klabin...os moradores do bolsão de classe média-alta chiaram tanto que a estação (que iria sair bem no meio do Bolsão) foi desviada rumo ao Norte, próximo ao Hospital Sepaco, em área mais comercial...
rkj May 22nd, 2006, 05:07 AM Só no Brasil mesmo...outra estação que quase não saiu foi a Chacara Klabin...os moradores do bolsão de classe média-alta chiaram tanto que a estação (que iria sair bem no meio do Bolsão) foi desviada rumo ao Norte, próximo ao Hospital Sepaco, em área mais comercial...
Então ainda bem que eles reclamaram, pq faz muito mais sentido ter o metrô perto de escolas (Liceu Pasteur) e hospitais (Sepaco) do que no meio de uma área residencial, pelo simples critério de demanda. E eu prefiro acreditar que o critério final tenha sido esse... eu acho mesmo que foi melhor ter saído a CK do que a prevista estação conjugada com a Vila Mariana.
Osasco Station May 22nd, 2006, 05:13 AM ^^ conjugada? q história eh essa?
Osasco Station May 22nd, 2006, 05:15 AM ^^ Ah, a estação Lins...
rkj May 22nd, 2006, 05:21 AM Quanto ao mapa previsto da linha Amarela...
1) Eu lembro que a previsão do metrô é que a Rua Arthur de Azevedo fosse usada para o metrô. Acabaram usando a Rua Pinheiros.
2) Eu também lembro da estação Mourato Coelho... mudaram para Fradique Coutinho, que é a primeira paralela na direção da Av. Brasil.
3) A estação Oscar Freire é a estação Incor, não acho que tenham mudado nem a previsão de lugar.
4) A estação Higienópolis que consta não é, eu acho, a que saiu... eu acho que ela era onde estão fazendo o estacionamento subterrâneo. Já a Maria Antonia é que foi um pouco deslocada e virou Higienópolis.
5) Sumiram as estações Rio Branco, Brasil, uma na Consolação (ítem anterior) e a Três Poderes... a sensação que dá é que mudaram o perfil da linha 4 para uma linha rápida de alta vazão entre o centro e a região Largo da Batata/Butantã/Vila Sônia/Taboão(futuramente). Quase que um trem.
som942 May 22nd, 2006, 05:30 AM É impressão minha ou segundo esse mapa, a Três Poderes não teria integração com ônibus?
rkj May 22nd, 2006, 06:10 AM É impressão minha ou segundo esse mapa, a Três Poderes não teria integração com ônibus?
De fato não... mas fazer um terminal no Morumbi não rolava: shopping, avenidas de muito movimento... deve ser(fique claro: chute) da mudança desse terminal pra Três Poderes que começou o motivo deste tópico.
JoseRodolfo May 22nd, 2006, 07:22 AM Essa gente que manda no Brasil é uma merda mesmo!! Depois vem o GRGM chiar quando critico a elite deste país.
Segundo o Gilberto Dimenstein, se cogitou construir um sistema de metrô ainda na década de 1930, porém a elite de SP achou desnecessário e prefiriu investir nas grandes avenidas.
Parece-me que o sistema de metro/trêns metropolitanos (que ao final a intenção é integrá-los por completo) vai ser um sistema que dá pouca independência ao usuário, que sempre necessitará usar o ônibus.
Assim, poucos serão os lugares em que se pode chegar somente entrando numa estação e saindo na outra, como é na linha azul por exemplo, se vc pega em uma estação, e vai pra algum lugar sobre a linha do metro, se pode descer e ir caminahndo tranquilamente. Com as novas estações poucos lugares estarão tão proximos às estações sendo quase sempre necessário o uso de mais um ônibus, devido, claro, à grande distância entre elas (ou ficar mesmo camelando distâncias enormes pela cidade). Isso é muito lamentável. Será um sistema de grandes distâncias dependente dos ônibus. Sendo que mais estações não atrasariam tanto as viagens (pq as paradas são muito rápidas) e dariam mais independência aos usuários.
rkj May 22nd, 2006, 08:03 AM Assim, poucos serão os lugares em que se pode chegar somente entrando numa estação e saindo na outra, como é na linha azul por exemplo, se vc pega em uma estação, e vai pra algum lugar sobre a linha do metro, se pode descer e ir caminahndo tranquilamente. Com as novas estações poucos lugares estarão tão
Cuidado com a relação de causa e efeito embutida aí. A linha 1-Azul tem mais de 30 anos; muitos dos destinos que tantos usuários buscam se estabeleceram lá em função da presença do metrô: faculdades, edifícios comerciais...
O mesmo não aconteceu com a linha 3-Vermelha porque ela seguiu uma linha da cidade já degradada pela presença de trilhos de superfície. (apesar de que há hospitais novos na ZL que me parece terem escolhido proximidades de metrôs para se instalarem).
Eu percebo o mesmo potencial de que novos atratores de usuários se estabeleçam nas áreas das estações Imigrantes e Alto do Ipiranga. Chácara Klabin não deve ter grande aumento em relação ao que já tem hoje, e Sacomã e Tamanduateí já vão contribuir muito mais com passageiros entrando do que destinos para esses passageiros.
O mesmo potencial eu já não vejo na linha 4-Amarela; ela é mais uma linha de deslocamento de usuários do viário para o subterrâneo. O que também é um papel importante, mas lembra mais a linha 3-Vermelha.
As poucas estações da linha 4 com essa tendência são justamente da Fase II(especialmente Fradique Coutinho), e mesmo que consigam isso, levará muito tempo até mudem o panorama da cidade.
Por enquanto, torçamos para Imigrantes e Alto do Ipiranga melhorarem a distribuição da cidade.
JoseRodolfo May 22nd, 2006, 08:16 AM ^^ mas eu comparei com a lina azul justamente por ela ser subterranea e passar por lugares já bem estabelecidos economica e socialmente, pq a pesar das mudanças ocorridas com o tempo, boa parte da região que ela corta já era antiga e densamente povoada, sendo que suas estações estando entre distancias razoáveis só facilitaram o transporte, sem criar complicações. O mesmo esperava eu da linha 4, mas com tantas modificações ela mudou de perfil, e como vc disse, vai ficar parecida com uma linha que passa por região degradada, e não, como deveria ser, uma linha de perfil de lugar povoado e bem estabelecido.
GRGM May 22nd, 2006, 09:02 AM Concordo com o RRC, entendo quem mora lá e não quer o terminal! Quem muda pra um bairro de casas bem distante do centro, já não tá muito importado com facilidades, quer mais é sossego mesmo... aí se o governou achou que não valia a pena fazer a estação sem o terminal, é outra coisa...
Mas se o governo sacrifica o plano "pensado" pra toda a cidade, por causa de um abaixo-assinado de meia-dúzia, aí a culpa é do governo, que é frouxo!
E quanto ao que o José Rodolfo disse sobre "a elite" de São Paulo ter negado o metrô em 1930, só queria saber que elite é essa... fala como se "a elite" fosse um grupo de pessoas que se reune e decide os rumos do país em todas as áreas... como se dentro "da elite" não tivesse uma série de pessoas que pensam de uma forma, outro grupo que pensa de outra... e engraçado como "a elite" nunca é responsável por coisas boas, só por decisões egoístas, mesquinhas... não foi "a elite" que se mobilizou pela construção do MUBE em vez da de um shopping, por exemplo, né... :|
rkj May 22nd, 2006, 09:50 AM Para quem quer ver a linha 4-Amarela ainda com a estação Três Poderes, links para as apresentações do Metrô em 2002:
http://www.metro.sp.gov.br/expansao/expansao/download/capitulo1.ppt
http://www.metro.sp.gov.br/expansao/expansao/download/capitulo2.ppt
http://www.metro.sp.gov.br/expansao/expansao/download/capitulo3.ppt
http://www.metro.sp.gov.br/expansao/expansao/download/capitulo4.ppt
http://www.metro.sp.gov.br/expansao/expansao/download/capitulo5.ppt
http://www.metro.sp.gov.br/expansao/expansao/download/capitulo6.ppt
http://www.metro.sp.gov.br/expansao/expansao/download/capitulo7.ppt
http://www.metro.sp.gov.br/expansao/expansao/download/capitulo8.ppt
http://www.metro.sp.gov.br/expansao/expansao/download/capitulo9.ppt
A página que continha essas referências não está mais disponível no site, mas foi uma das que eu achei usando o Wayback Machine (www.archive.org) no site do Metrô.
(Eu fiz o download de todos esses arquivos, caso o webmaster do Metrô esteja de :lurker: no fórum e tire esses arquivos do ar... )
Os arquivos tem relatos interessantes das diversas configurações, imagens de como serão trens, túneis e estações, cortes da cidade de SP com a linha 4 nelas... leitura recomendada.
rkj May 22nd, 2006, 09:56 AM Uma das diversas imagens interessantes dessa apresentação:
http://static.flickr.com/47/151033895_b7dd6707e6_d.jpg
mopc May 22nd, 2006, 10:41 AM ^^ um trem qualquer, só para ilustrar como é a passagem entre carros que parece que haverá nos trens da linha 4. Já tinha visto esses documentos faz tempo, obrigado por achá-los de novo, o mais interessante é a planta das esatações em mais detalhe.
Heilig May 22nd, 2006, 12:02 PM Quem planejava o metro em 1930 eram os ingleses ou canadenses da Light, que tambem administrava os bondes.
Nao foi para a frente pois nao teve acordo com o governo de entao.
JoseRodolfo May 22nd, 2006, 03:11 PM Quem planejava o metro em 1930 eram os ingleses ou canadenses da Light, que tambem administrava os bondes.
Nao foi para a frente pois nao teve acordo com o governo de entao.
e pq não houve acordo!? pq não interessou ao governo! ainda hj sabemos que metrô é obra caríssima, mas num tem mais jeito, ou é metrô ou o caos. Daí não tem jeito, e os projetos, de uma maneira ou de outra (com menos estações por exemplo) saem do papel, em prazos constantemente postergados.
JoseRodolfo May 22nd, 2006, 03:20 PM Concordo com o RRC, entendo quem mora lá e não quer o terminal! Quem muda pra um bairro de casas bem distante do centro, já não tá muito importado com facilidades, quer mais é sossego mesmo... aí se o governou achou que não valia a pena fazer a estação sem o terminal, é outra coisa...
Mas se o governo sacrifica o plano "pensado" pra toda a cidade, por causa de um abaixo-assinado de meia-dúzia, aí a culpa é do governo, que é frouxo!
E quanto ao que o José Rodolfo disse sobre "a elite" de São Paulo ter negado o metrô em 1930, só queria saber que elite é essa... fala como se "a elite" fosse um grupo de pessoas que se reune e decide os rumos do país em todas as áreas... como se dentro "da elite" não tivesse uma série de pessoas que pensam de uma forma, outro grupo que pensa de outra... e engraçado como "a elite" nunca é responsável por coisas boas, só por decisões egoístas, mesquinhas... não foi "a elite" que se mobilizou pela construção do MUBE em vez da de um shopping, por exemplo, né... :|
Pois é, muito bom deixar um bairro menos acessível ao conjunto da população quando alí se planejara uma estação só porque quem mora lá "quer mais é sossego". Isso sim que é pensar uma cidade em seu conjunto, uma cidade que serve a todos a seus habitantes. Ótima maneira de pensar, bom mesmo.
Pro governo é muito fácil "achar que não valia a pena" fazer a estação, afinal assim a linha sai mais barata e facilita a vida de quem ta governando. Se vcs fizererem as contas, de 15 a linha passou a 11 estações com a mesma distância, imaginem em quando o custo da linha não baixou!!
O exemplo do MUBE foi ótimo! hehe Essa obra sim fez a maior diferença pra mim, minha família e milhões de outras.
E tbém é aquilo que te digo GRGM, que adianta a cidade tem vários MUBEs se ela é um lugar desagradável, em que uma simples locomoção de um bairro a outra se trona um transtorno, é urbanamente escrota, etc, etc?
rkj May 22nd, 2006, 04:23 PM ^^ um trem qualquer, só para ilustrar como é a passagem entre carros que parece que haverá nos trens da linha 4. Já tinha visto esses documentos faz tempo, obrigado por achá-los de novo, o mais interessante é a planta das esatações em mais detalhe.
Sim, mas um trem também de bitola internacional(me pareceu ligeiramente mais estreito que os nossos atuais), e com o espaço necessário para ter os 6 passageiros por m2 previstos... o trem específico vai ser escolha da concessionária, mas esse modelo já sai de cara como um forte candidato.
Alguém com paciência CSi poderia ampliar o mapa de linha e descobrir de que cidade do mundo é o trem da foto...
Mas porque as passagens entre carros ? É pela ausência de via de emergência na linha, e só estariam abertas em casos de emergência ou vai ser a festa dos ambulantes que nem vão precisar correr de um carro pro outro ?
som942 May 22nd, 2006, 05:53 PM Acho que na São Paulo de hoje, ou daqui a cem anos, metrô sem ônibus é utopia. Talvez na região central não se precise mais de onibus, mas nos arredores da cidade ( lê-se também a periferia de São Paulo ) não há necessidade de metrô pra todos os cantos, já que a cidade é bem dispersa. Metrô é bom mas em certos contextos, em outros, é jogar dinheiro fora.
Quanto à linha 4, não acho tão abominável o abaixo assinado, o que acho tosco, como já disse, foi o governo ter cedido tão facilmente.
O metrô sempre traz impacto. Pra quem não conhece a zona leste, já conversei com moradores mais antigos e eles me disseram que ante stinham que tomar ônibus pra comprar as coisas mais básicas, já que não havia comércio nenhum na região. Depois que o metrô veio, a qualidade de vida das populações locais mudou muito, e mudou para melhor. Por ser socio/economicamente mais isolada da cidade, talvez o impacto tenha sido melhor, mas shoppings, universidades, hospitais, condomínios, estabelecimentos comerciais, várias coisas vieram junto com o metrô. Não se pode comparar com outras regiões da cidade, mas comparando com o que era antes, mudou muito...
JoseRodolfo May 22nd, 2006, 06:15 PM Acho que na São Paulo de hoje, ou daqui a cem anos, metrô sem ônibus é utopia. Talvez na região central não se precise mais de onibus, mas nos arredores da cidade ( lê-se também a periferia de São Paulo ) não há necessidade de metrô pra todos os cantos, já que a cidade é bem dispersa. Metrô é bom mas em certos contextos, em outros, é jogar dinheiro fora.
Quanto à linha 4, não acho tão abominável o abaixo assinado, o que acho tosco, como já disse, foi o governo ter cedido tão facilmente.
O metrô sempre traz impacto. Pra quem não conhece a zona leste, já conversei com moradores mais antigos e eles me disseram que ante stinham que tomar ônibus pra comprar as coisas mais básicas, já que não havia comércio nenhum na região. Depois que o metrô veio, a qualidade de vida das populações locais mudou muito, e mudou para melhor. Por ser socio/economicamente mais isolada da cidade, talvez o impacto tenha sido melhor, mas shoppings, universidades, hospitais, condomínios, estabelecimentos comerciais, várias coisas vieram junto com o metrô. Não se pode comparar com outras regiões da cidade, mas comparando com o que era antes, mudou muito...
Claro que metrô sem ônibus é utopia, e nem é essa a idéia que defendo. Quis dizer que, se estão construindo uma linha, então que ao menos na superficie da linha não seja necessário usar ônibus, o que me parece bastante plausível. Ou a distância entre estações deve ser tão grande que, para ir a um lugar, mesmo q esse esteja exatamente em cima da linha tenha que se pegar um ônibus!? Ta certo que quem pega metro ta acostumado a andar, mas há limites pra isso né. E, como já disse, comparar essa linha com a da zona leste não dá.
JoseRodolfo May 22nd, 2006, 11:20 PM "nao foi a determinante" mas eles nao falam qual foi. acredito :no:
acho que é o espaço mais longo entre estaçoes do sistema! 2,4km é uma monstruosidade. Em sistemas como o de Buenos Aires exitem no minimo 3 estaçoes nesse intervalo. Só aqui mesmo :clap: :mad:
Falando nisso, o projeto da linha H, a mais importante em construção no sistema portenho, ganhou mais uma estação ao invés de perder. Aqui informações do Urbanrail.net :
"Line H: planned to run parallel to Line C, from Retiro to Nueva Pompeya (11 km), to be built in various stages. Construction on the first section between Plaza Once and Inclán (3,5km, 4 stations) started in 2001. A fifth station, Caseros, was added to the project in 2003. Construction on the section Caseros - Hospitales and Onze - Corrientes began in spring 2006."
fonte: http://www.urbanrail.net/am/buen/buenos-aires.htm
Heilig May 23rd, 2006, 01:05 PM 5 estacoes em menos em 3500m? Muito bom!
So aqui em SP voce encontra um "metro-de-suburbio" :mad:
GRGM May 23rd, 2006, 03:05 PM Pois é, muito bom deixar um bairro menos acessível ao conjunto da população quando alí se planejara uma estação só porque quem mora lá "quer mais é sossego". Isso sim que é pensar uma cidade em seu conjunto, uma cidade que serve a todos a seus habitantes. Ótima maneira de pensar, bom mesmo.
Pro governo é muito fácil "achar que não valia a pena" fazer a estação, afinal assim a linha sai mais barata e facilita a vida de quem ta governando. Se vcs fizererem as contas, de 15 a linha passou a 11 estações com a mesma distância, imaginem em quando o custo da linha não baixou!!
O exemplo do MUBE foi ótimo! hehe Essa obra sim fez a maior diferença pra mim, minha família e milhões de outras.
E tbém é aquilo que te digo GRGM, que adianta a cidade tem vários MUBEs se ela é um lugar desagradável, em que uma simples locomoção de um bairro a outra se trona um transtorno, é urbanamente escrota, etc, etc?
Como eu disse, entendo os moradores! Se o governo é frouxo e cedeu assim por outros interesses, vá esculhambar o governo, não vá culpar "a elite"! E aquilo que você fez de culpar "a elite" pela não construção do metrô em 30 foi brincadeira de mau gosto... achar que os governos são simplesmente "a elite" é a coisa mais absurda do mundo, assim fica fácil culpar "a elite" por tudo... afinal, somos um países em desenvolvimento, logo, não somos desenvolvidos, isso quer dizer que nossos governos fizeram muitas merdas... e aí atrelar os governos à elite fica muito fácil pra tipos como você, ou seja, a elite é a culpada pelo nosso atraso, e pronto! E por que a maravilhosa Argentina não é desenvolvida, então? Ou lá o governo não cede aos nefastos interesses da elite???
E a cidade ser urbanisticamente escrota não é culpa do MUBE, ou é? São coisas diferentes... entre uma cidade urbanisticamente escrota com o MUBE ou urbanisticamente escrota sem o MUBE, eu prefiro a que tem o MUBE! E não é culpa "da maldita elite" que a cidade seja urbanisticamente escrota, porque te garanto que por ela, PELO MENOS os bairros em que ela mora seriam agradáveis, teriam calçadas decentes e etc! Mas parece que dessa vez o governo não se curvou aos interesses da infernal elite, né?
GRGM May 23rd, 2006, 03:07 PM Pra vocês que entendem de metrô, me confirmem uma coisa: depois que uma linha já está pronta e em funcionamento, é fácil construir novas estações nela? Não que eu acredite que fariam isso, mas pelo menos fica sempre o alento de as distância serem tão grandes, que daria perfeitamente pra abrir mais uma estação no intervalo entre as estações planejadas atualmente...
BrunoFoca May 23rd, 2006, 03:23 PM Ate onde eu sei nunca foi feito.
rkj May 23rd, 2006, 05:51 PM A CPTM está fazendo isso na linha F... mas uma das coisas que eles fazem para isso é alterar a rota dos trilhos, algo que é simples de fazer em superfície, não em túneis.
No caso da linha 4, várias ex-estações se tornam saídas de emergência. Me parece mais simples transformar uma saída em estação do que cavar uma estação no meio do nada.
Mas mesmo mais simples, talvez ainda sim não seja possível.
richter30 May 23rd, 2006, 07:32 PM Lembrando que as estações da fase 2 da linha 4 do metrô estarão 70% de suas obras brutas concluídas,que estão sendo construidas agora na 1º fase, pronto para continuarem a construção e conclusão dessas estações na 2º fase, por isso, tirando a estação 3 poderes que foi excluída, as demais só serão terminadas, com excessão das estações Morumbi e Vila Sônia que estão depois do Butantã e como na 1º fase a linha só vai estar indo até Butantá, é lá que será o ponto final da linha 4, sendo assim tranquilo para poderem construir as 2 estações finais do trecho oeste....
Qto aos ambulantes que o rkj citou, não será festa nem em sonho, com ou sem porta entre os vagões, já que estamos falando de metrô e não da CPTM, e todos sabem o rigor que é a segurança e a organização do nosso metrô paulistano, então que tenham as passagens entre os vagões, pois isso existe em qualquer metrô dos paises desenvolvidos e é uma praticidade para quem quer acessar os vagões mais vazios e tb ajudar a distribuir melhor os passageiros....
richter30 May 23rd, 2006, 10:02 PM afinal, somos um países em desenvolvimento, logo, não somos desenvolvidos, isso quer dizer que nossos governos fizeram muitas merdas... e aí atrelar os governos à elite fica muito fácil pra tipos como você, ou seja, a elite é a culpada pelo nosso atraso, e pronto! E por que a maravilhosa Argentina não é desenvolvida, então? Ou lá o governo não cede aos nefastos interesses da elite???
Quer dizer, eternamente em desenvolvimento....já morei em um país desenvolvido e sinto em dizer que, infelizmente o brasil nunca será desenvolvido, ou seja 1º mundo....não enquanto o povo não aprender a votar e a cobrar seus direitos, além de uma educação que deixa muito a desejar. O grande problema aqui é o nacionalismo e o povo que aceita tudo que lhe és imposto....
Isso sem contar a corrupção que não acaba nunca e a não valorização do trabalho no país,gerando assim mais dindim na economia....
Sonho meu...Sonho meu.... :runaway:
rkj May 23rd, 2006, 11:07 PM Lembrando que as estações da fase 2 da linha 4 do metrô estarão 70% de suas obras brutas concluídas,que estão sendo construidas agora na 1º fase, pronto para continuarem a construção e conclusão dessas estações na 2º fase, por isso, tirando a estação 3 poderes que foi excluída, as demais só serão terminadas, com excessão das estações Morumbi e Vila Sônia que estão depois do Butantã e como na 1º fase a linha só vai estar indo até Butantá, é lá que será o ponto final da linha 4, sendo assim tranquilo para poderem construir as 2 estações finais do trecho oeste....
Mesmo na primeira fase já vão estar prontos e funcionando o pátio (inicialmente só para 15 trens), e o trecho Vila Sônia - Butantã... mas fora dos horários de início e término de serviço da linha até deve dar para considerar o trecho sem uso.
Alexpira May 24th, 2006, 03:26 AM Não sei que história é esta que o Metrô traz ambulantes e violência...os ambulantes são atraidos por pontos de grande movimento da cidade, sejam eles estações de metrõ ou pontos de ônibus (exemplos: Largo da Batata em Pinheiros, Largo 13, Largo da Concordia)...o Metrô trouxe progresso e desenvolvimento por onde passou, ou até mesmo auxiliou a deter a decadência de algumas regiões...a Zona Leste deve o seu relativo revival graças a Linha 3, que finalmente ligou o suburbio ao resto da cidade e trouxe ao seu lado shoppings (Metrô Tatuapé e Penha), universidades, reurbanização (Itaquera), tudo em uma região que até os anos 70 tinha indices quase africanos de vida (o Tatuapé, até então de classe media baixa e industrial era o segundo lugar mais poluido do Brasil, só perdendo para Cubatão)...não podemos imaginar a Paulista sem a Linha 2 e a Sé ainda é uma polaridade para a cidade graças ao entroncamento das linhas do Metrô.
Outro exemplo será o crescimento que o Ipiranga certamente registrará com a Linha 2 em sua região...o Ipiranga e o canto da Saude entre a Jafé e a Cursino ficaram praticamente segregados da cidade com a abertura da Av. do Estado e da Ricardo Jafé (sair de carro da Cursino ou da Vergueiro baixa rumo ao Centro é um inferno de ruas truncadas, falta de avenidas etc...) e isto paralizou o bairro por mais de trinta anos...certamente, com a ligação destes bairros com a Paulista e o Centro, o Ipiranga e a Cursino despontarão como área de lançamentos residenciais para a classe média...
RRC May 24th, 2006, 03:49 AM Vc realmente não conhece o Ipiranga hein, essa região onde o metrô vai passar agora não é parada não, pelo contrário, é um bairro bem agradável, com boas casas de classe média e um comércio bem variado na Rua Vergueiro e Av. do Cursino. O que o metrô vai fazer, infelizmente, é aumentar a especulação imobiliária no local, trazendo prédios feios no lugar agradáveis casas :(
E sobre as ruas realmente não há avenidas muito largas, mas a Vergueiro é uma ligação direta, ainda que seja cheia de curvas, pois antes era a chamada "estrada do Vergueiro", saindo da Via Anchieta e indo até a Av. Liberdade, no centro ;)
E da região do Cursino há a Av. Bosque da Saúde, que sai na Ricardo Jafet, e daí pro centro é um pulo.
Andar nessa região só é um inferno só pra quem não conhece a cidade ;)
Alexpira May 24th, 2006, 03:55 AM Trabalhei na Cursino e Vergueiro por 3 anos, portanto acredito que conheço bem a região...o que eu falo é a reprodução de muitos moradores, que julgam que o Ipiranga ficou com pouco esquecido do resto da cidade (principalmente se comparado ao boom de crescimento registrado na Saude e na Chacara Klabin)...quanto aos prédios, concordo com você, mas também uma infinidade de casinhas podem levar a deterioração da região, com as casinhas virando comércio miudo ou semi-cortiços (vide Liberdade)
Quanto a ligação viária, não considero a Vergueiro uma ligação rápida e eficaz com o Centro..possui uma infinidade de curvas, semaforos, cruzamentos e trechos de mão unica que impossibilitam um deslocamento rápido e curto rumo ao Centro....a Bosque da Saúde liga a metade sul da Cursino com o fim da Jafet, portanto também não é uma via rápida rumo ao centro...
RRC May 24th, 2006, 04:10 AM A liberdade sofreu deterioração por outros fatores, especialmente pela proximidade com o centro velho, não foi mesmo pelas casas, pois há ainda no bairro algumas áreas muito agradáveis, inclusive sua parte nobre, a Aclimação, ainda tem sua maior parte de casas.
Se for pro Ipiranga virar uma Saúde vou ficar muito triste, é um dos bairros mais sem graça da cidade, um mar de commieblocks... já o Klabin foi totalmente diferente, pois foi um novo bairro planejado e começado do zero, já previsto para ter muitos prédios.
mopc May 24th, 2006, 11:53 PM Acho possível a adição futura da Três Poderes, alargando o poço de ventilação.... acho que vão fazer, talvez numa fase III quando a linha ganhar as estações Vila Jussara e Taboão da Serra. Em 2040..........
Highcliff May 27th, 2006, 02:59 AM "nao foi a determinante" mas eles nao falam qual foi. acredito :no:
Também acho. É um espaço longo demais. Será zona "morta" da cidade entre Butantã e Morumbi, pois crescerá pouco.
krypton July 1st, 2006, 06:10 AM Pra vocês que entendem de metrô, me confirmem uma coisa: depois que uma linha já está pronta e em funcionamento, é fácil construir novas estações nela? Não que eu acredite que fariam isso, mas pelo menos fica sempre o alento de as distância serem tão grandes, que daria perfeitamente pra abrir mais uma estação no intervalo entre as estações planejadas atualmente...
Sim, é possivel, isso foi feito com a Estação Anhangabau do Metrô, quando Republica e Sé ja existiam e ela foi construida posteriormente. E' uma esperança que nutro, ja que em Paris eu olho para o metro, e a distancia média entre as estações é de 350, 400m... aqui até os bairros ricos mais ermos tem uma linha de metrô, o que é louvavel. E não é necessario construir saidas faraônicas para o Metrô, como o imenso edificio da Klabin, basta umas "bocas de metrô" como as da Paulista e pronto, até evita desapropriações.
JoseRodolfo July 1st, 2006, 08:18 PM ^^ exato, aqui em SP além de desapropriar grandes áreas, ainda destroem construções antigas e belas. Na avenida consolação tão demolindo uma casa antiga, vi isso ontem, lamentável.
Pesquisadorbsb July 1st, 2006, 11:21 PM Cara isso é natural, eu cito o exemplo aqui em Brasilia, mas não é uma estação de metrô em si, mas uma ponte ligando o Lago Norte a Asa Norte, encurtaria a distancia de outros bairros, como o Paranoá em 40 KM, mas por causa de 25 mil pessoas, 500 mil pagaram o preço da comodidade dos 25 mil, se eu fosse o governo, em vez de fazer a ligação por ponte passando pelo Lago Norte, faria um tunel por baixo do mesmo, mas no dia que a única ponte deles cairem, só de helicoptero para ir ao Plano Piloto, e olha que o projeto da ponte está desde o inicio da construção da nova capital e até mesmo algumas listas telefonicas assinalam a mesma ponte.
Bruhno BSB July 2nd, 2006, 12:08 AM ^^^^ Kvey... tô de cara com isso... Uma ponte ali seria ótimo... Mas porque o Lago sul comemorou a 3ª ponte em vez de reclamar então? Vc sabe?
som942 July 2nd, 2006, 07:27 PM Com relação a Paris, eu acho que as estações são tão próximas porque talvez antes as distâncias eram "maiores" ( não havia carros, asfalto, etc )
300, 400 m acho uma distância muito pequena, 1 km ta de ótimo tamanho, estudando a demanda que vai ter é claro... ainda não sei se vale a pena construir estações como Pedro II e Sumaré só pra encurtar a distância entre as estações.
Eu também acho que a região do Morumbi/Butanta não vao "deixar de crescer", já que é ocupada em sua maioria por casas grandes, ruas arborizadas, etc, ninguém lá quer que o bairro cresca verticalmente, se eu morasse lá também apoiaria o abaixo assinado...
Tenho certeza de que nesse caso, pro mercado imobiliário é melhor que não haja metrô mesmo ( isso não significa que eu concorde com isso ) Ouvi falar que o centrão de Santana é bem mais desvalorizado nas quadras imediatamente próximas do metrô e nas ruas que passam muitos ônibus, e o valor do terreno aumenta bastante nos lugares onde a "demanda" do metrô não passa.
gomessobral July 3rd, 2006, 08:51 PM Só acho de de forma geral devemos tomar cuidado para que toda a cidade não fique contra as estações de metro achando que trará regresso, pois metro é progresso e as estação bem estudadas e sem muita distancia principalmente na região do centro espandido é sinonimo de integração pois se não hoverem estações o povo vai preferir o Onibus e São Paulo precisa de Trilhos + Metro + Integraçào e sim + e + e + estações SIM.
JoseRodolfo July 3rd, 2006, 09:10 PM ^^ É isso aí!!!!
som942 July 4th, 2006, 02:56 AM Eu nunca ouvi falar de um movimento anti metro aqui na zona leste
mopc July 4th, 2006, 03:12 AM Pudera, na zona leste tem 95% de pobre e classe média, e aliás nenhuma linha nova em construção atualmente....
som942 July 4th, 2006, 05:07 AM O que eu quis dizer é que movimentos anti metro nao vao pipocar nunca por toda a cidade... so em determinados bairros residenciais, de preferencia, horizontais, como jardim sao paulo ( esse conseguiu tirar terminal de onibus ) e essa parte do butanta/morumbi que eu nao sei o nome
Highcliff July 23rd, 2006, 07:06 PM Já que foi cancelada a estação Três Poderes, por que não reativar a estação Caxingui, que fica entre Morumbi e Três Poderes?
Jorge July 23rd, 2006, 07:58 PM Essa gente que manda no Brasil é uma merda mesmo!! Depois vem o GRGM chiar quando critico a elite deste país.
Segundo o Gilberto Dimenstein, se cogitou construir um sistema de metrô ainda na década de 1930, porém a elite de SP achou desnecessário e prefiriu investir nas grandes avenidas.
Esse sistema que você citou acho que é a proposta de metrô da Light, da década de 20. Seria um metrô construído pela iniciativa privada, sem dinheiro público, mas foi vetado pelo governo porque naquela época já se dava prioridade ao desenvolvimento do transporte automotivo.
Aqui está um desenho da proposta da Light:
http://www.stm.sp.gov.br/pitu2020/retrospec/g17.gif
JoseRodolfo July 24th, 2006, 07:20 PM ^^ Lastimável.
Obrigado pela informação.
Highcliff August 20th, 2006, 05:12 PM Será que a região de Três Poderes vai ser pra sempre uma zona de ocupação horizontal? Não poderia haver mudanças nas leis de zoneamento?
:rofl::evil::wallbash::sleepy:
|
|